You are on page 1of 2

Alternativa ecoamigvel

Energia elica a tecnologia melhora e o mercado cresce


Os ambientalistas descrevem o melhor dos mundos possvel como aquele movido por energia que ao mesmo tempo limpa, verde e renovvel. A indstria persegue essas trs qualidades e descobre que existe um quarto adjetivo, porque construir um mundo melhor pode ser lucrativo.

Usar a energia do vento para produzir eletricidade tem se revelado uma das solues mais promissoras,

e a indstria tem apostado forte no desenvolvimento dessa tecnologia, acreditando que o resultado ser um mundo melhor no futuro e um bom mercado desde j. O governo alemo, por exemplo, quer modificar a matriz energtica do pas para que a energia elica atenda 15% das suas necessidades energticas em 2030. Especialmente promissores so os mercados da ndia, Estados Unidos e China e, de maneira geral, as indstrias do setor trabalham com crescimentos da ordem de dois dgitos, que consideram realista mesmo em ambiente econmico turbulento. O fsico e matemtico italiano Torricelli foi o primeiro, em meados do sculo XVII, a explicar cientificamente a natureza dos ventos: ...ventos so provocados pelas diferenas de temperatura do ar e, portanto, de sua densidade, entre duas regies da terra. O sol aquece a Terra de forma desigual devido s diferenas que existem na superfcie da Terra e seu prprio movimento de rotao. A energia elica a converso da energia do vento em eletricidade, obtida por meio de turbinas elicas que convertem a energia cintica do vento em energia eltrica. Essa converso, de maneira geral, obedece seguinte rotina: O vento faz girar as lminas de um rotor. O rotor, suas lminas e o hub que as solidariza giram um eixo de baixa velocidade, entre 30 e 60 rotaes por minuto. O eixo de baixa velocidade, por sua vez, conecta-se a 2 ou 3 caixas de mudana que elevam a rotao para cerca de 1.000 a 1.800 rpm, em um eixo de alta rotao. Essa a rotao que a maioria dos geradores elicos exige para produzir eletricidade. O eixo de alta velocidade aciona o gerador que produz a eletricidade. Um processo limpo, ambientalmente seguro e renovvel enquanto o sol continuar a brilhar. Turbinas elicas em uso variam de 500 kW at 6 MW. As turbinas de maior capacidade tm sido agrupadas em campos de vento que geram grandes quantidades de energia para comercializao no mercado. A maioria das turbinas elicas comercialmente disponveis hoje em dia fabricada conforme projeto dinamarqus eixos horizontais, rotor de trs lminas e um sistema que mantm o rotor orientado para a direo do vento. A quantidade de energia produzida pela turbina elica depende da velocidade do vento. Ela comea a gerar energia em velocidades de aproximadamente 4 m/s e para de produzir energia se a velocidade do vento for maior do que 25 m/s. Como a velocidade do vento aumenta com a altura, as turbinas so montadas sobre torres de aproximadamente 30 metros de altura, garantindo acesso a maior energia elica. Ao contrrio de outras indstrias, as turbinas elicas operam sem superviso direta. Os componentes so levados ao alto da torre e l podem permanecer por seis meses antes da primeira manuteno. Elas operam sob diferentes condies climticas, incluindo condies extremas como 100% de umidade e temperaturas ambientes que podem variar de -40C a 85C.

Seus componentes eltricos devem ser capazes de suportar altos surtos de voltagem e estar imunes a rudos eltricos que podem irradiar-se dos geradores e comutadores da rede. A proteo das turbinas elicas com para-raios revela como a questo da segurana crtica. Para que as turbinas se mantenham operacionais e seguras, os componentes precisam ser cuidadosamente monitorados e protegidos. Um aspecto crtico da segurana das turbinas o seu sistema de controle. Sem ele, as turbinas vo exceder as capacidades para as quais foram construdas durante grandes ventanias. Velocidades que excedam as especificaes da turbina danificam componentes crticos, e o sistema de segurana deve ser capaz de rapidamente recuperar o controle e parar a turbina. Isso obtido, primariamente, atravs de um sistema aerodinmico de freios que impede as lminas do rotor de aumentar a potncia. O sistema de controle da turbina elica desempenha mltiplas funes: participa de praticamente todos os processos de deciso relativos segurana, supervisiona o desempenho normal da turbina, monitora centenas de funes, rene medies estatsticas, comunica-se com os operadores e prov informaes internas. Esse sistema de controle consiste de computadores que monitoram as condies das turbinas ao mesmo tempo que controlam comutadores, vlvulas, bombas hidrulicas, etc. Devido ao difcil acesso aos componentes, vital que os controladores sejam capazes de monitoramento interno e autorregulao. Existem controladores na base da torre bem como na nacele, no topo da torre. Um terceiro controlador pode ser encontrado nas turbinas mais modernas. Sensores so empregados para acompanhar cerca de 500 parmetros nas turbinas modernas. Alguns exemplos: voltagem do gerador e frequncia da corrente, velocidade de rotao do eixo de baixa e alta rotao, ngulos de rotao de cada lmina, vibrao na nacele, nas lminas e nos rolamentos, temperatura externa e temperaturas de componentes eletrnicos e temperatura do leo nas caixas de mudana.

Melhores componentes A indstria pesquisa e introduz novos avanos na tecnologia envolvida nesse processo de gerao energtica. Os sistemas de rolamentos para as turbinas, por exemplo, ganharam verses feitas de uma borracha anticorroso, mais flexvel, com melhor vedao e de maior durabilidade. A qualidade dos componentes de importncia decisiva para os projetos de gerao elica. A eficincia das turbinas depende da manuteno e da vida til dos componentes, geralmente expostos a ambientes hostis nas reas costeiras ou dentro do mar. Neste ltimo caso, a vida til especialmente relevante, desde que os servios de manuteno nas instalaes martimas so muito caros. Os novos rolamentos tm vida til muito maior e, por consequncia, caem as necessidades de manuteno. So tambm ecoamigveis, porque reduzem os nveis de rudo. A indstria trabalha ainda no controle das vibraes das turbinas. Sistemas de suspenso passiva tm aplicaes limitadas quando as condies do ambiente so muito variveis. Eles precisam ser complementados por sistemas de suspenso ativos, que podem compensar um espectro maior de frequncia. O princpio desse sistema ativo est baseado na captao da energia eltrica que um atuador utiliza para gerar vibraes compensatrias. Essas vibraes so ento dirigidas para componentes que precisam reequilibrar as vibraes. A crescente ampliao dos campos de gerao de energia elica e da capacidade das turbinas aumentou a voltagem operacional dos campos de gerao elica e tambm a necessidade de manter as perdas na transmisso nos menores nveis possveis. Para atender essas necessidades surgiram os switchgears isolados a gs, que podem ser facilmente instalados na torre das turbinas.
Veja este e outros artigos no site

www.nei.com.br

Crdito:
O artigo Energia elica a tecnologia melhora e o mercado cresce resume informaes da Application Note-120 da empresa Dataforth; Wind Power perfects its swing da Continental Contitech e do Energy Sector Power Distribution Division da Siemens. Para mais informaes sobre este assunto, remetemos o leitor para www.dataforth.com, www.contitech.de/press, www.siemens.com/energy.

You might also like