You are on page 1of 8

PLANO DE ENSINO 2009

Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Mdio ( ) I. Mdio Profissionalizante ( Profissionalizante ( ) ) Graduao ( X ) Ps-graduao ( )

Dados Identificadores

Curso Disciplina Professor Titulao Semestre / Mdulo Perodo Srie / Ano Carga Horria

Pedagogia Educao Ambiental Valderlei Furtado Leite - Tnia Maria Scapin Murias Mestre/Doutorando Especialista 4o Matutino 2009 Semanal: 4 Semestral: 80 Anual:

II.

Ementa

A disciplina enfoca a definio e conceito de Educao Ambiental, suas relaes para a conquista dos direitos de cidadania, evidenciando os mecanismos determinantes para as condies de vida das pessoas no ambiente, considerando os aspectos biolgicos, meio fsico, socioeconmico e cultural e a sustentabilidade da vida no planeta.

III.

Objetivos

1. Objetivo Geral:

Provocar nos alunos a percepo de que a questo ambiental resultado da forma como a sociedade interage com o meio, ou seja, do processo de transformao da natureza pelos indivduos em nveis locais, globais, individuais e coletivos. Formar um profissional portador de valores ticos, atitudes e comportamento ecologicamente orientados para tornar-se um multiplicador desses valores e virtudes.
2. Objetivos Especficos: Ao final do semestre o aluno ser capaz de: Conhecer as diferentes concepes de Educao ambiental e as prticas delas derivadas que coexistem na sociedade; Demonstrar a dificuldade de diagnosticar e prever os impactos socioambientais devido sua complexidade; Perceber que a Educao Ambiental constri um conhecimento dialgico, recorrendo aos profissionais de vrias reas que atuam em conjunto e buscam formas interdisciplinares de cooperao entre si e de compreenso da realidade; Analisar problemas socioambientais com vistas a incorporarem em seus

conhecimentos as questes ambientais atuais; Enumerar as lutas ecolgicas brasileiras a partir da dcada de 70; Analisar a Poltica Nacional de Educao Ambiental.

IV.

Contedo Programtico As relaes entre sociedade e natureza; Pressupostos terico-metodolgico da Educao Ambiental; Conceitos de Educao Ambiental; Histrico da Educao Ambiental; A interdisciplinaridade na educao Ambiental; Estudo de problemas ambientais que afetam o planeta; Consumo e meio ambiente Agenda 21.

V.

Mtodos/Tcnicas/Recursos

No desenvolvimento do trabalho com os contedos selecionados privilegia-se

mtodo de discusso onde o professor se coloca como mediador entre o aluno e o conhecimento. Haver em nmero menor aulas expositivas, apoiadas em recursos udio visuais, para a introduo e desenvolvimento de alguns temas, sempre

levando em conta os conhecimentos prvios dos alunos, bem como leituras compartilhadas, pesquisa e atividades reflexivas individuais e em grupo.

VI.

Avaliao

AI1 = 0 a 10,0 pontos - interdisciplinar Critrios a serem definidos pelo colegiado de professores AI2 = 0 a 10,0 pontos contedo de aula A avaliao ocorrer durante o processo de ensino e aprendizagem onde fatores como a participao, assiduidade e a realizao das atividades individuais e as de grupo determinaro o conceito final obtido pelo aluno na disciplina.

Mdia (M) para aprovao

M= (AI1*1)+(AI2*2) 3

Se M > ou = 7,0 aprovado se, =ou > 3,0 e < 7,0 exame.

Mdia (Me) para aprovao no exame

Me= M+Ae (avaliao do exame) 2

Se Me> ou = 5,0 promovido, se < 5,0 retido.

VII.

Cronograma das atividades e prticas pedaggicas

Aula 1

Carga Horria 2 horas/aula

Contedo Programtico Recepo dos alunos e apresentao do plano de ensino. Reflexes sobre a relevncia da disciplina de Educao Ambiental para a formao do educador no contexto do curso de Pedagogia. Texto: Universidade, Meio Ambiente e Parmetros Curriculares Nacionais. Texto: Universidade, Meio Ambiente e Parmetros Curriculares Nacionais. O Tema transversal: Meio ambiente. O Tema transversal: Meio ambiente .

Metodologia Expositiva.

Expositiva

- Estudo de texto. - Trabalho em grupo.

- Socializao das reflexes.

- aula expositiva com auxlio do Lab. de Informtica - explorao do volume do PCN sobre o Tema Transversal Meio Ambiente

O Tema transversal: Meio ambiente.

Elaborao de Planos de aula abordando o tema transversal meio ambiente nas diferentes disciplinas do Ncleo comum do Ensino Fundamental (atividade em grupos).

O Tema transversal: Meio ambiente. O Tema transversal: Meio ambiente.

presentao dos Planos de aula. Apresentao dos Planos de aula.

10

Diferentes concepes de Educao ambiental Conceituando: Ecologia, Ecossistemas,Hiptese Gaia, EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental), ISSO (international Organization for Standartization) 14001 Conceituando: Ecologia, Ecossistemas,Hiptese Gaia, EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental), ISSO (international Organization for Standartization) 14001 Conceituando: Ecologia, Ecossistemas,Hiptese Gaia, EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental), ISSO (international Organization for Standartization) 14001 Anlise da Poltica Nacional de Educao Ambiental Lei 9.795 de 27/04/99 Acompanhamento da aprendizagem.

Projeo data show e exposio. Atividade de pesquisa em grupos, nas dependncias da Instituio.

11

12

Apresentao da pesquisa com orientao e interveno do professor.

13

Apresentao da pesquisa com orientao e interveno do professor.

14

Leitura e discusso do texto da Lei 9.795/99.

15

Esclarecimento de dvidas das aulas anteriores. Questes reflexivas(atividade individual)

16

Histrico da Educao Ambiental

Projeo data show

17

Estudo de problemas ambientais. A interdisciplinaridade na Educao Ambiental

Aula expositiva / reflexiva

18

Expositiva/dialgica

19

20

Fontes alternativas de energia. Temas para pesquisa e seminrio: Biogs; biodiesel; elica; fotovoltaica; clulas de hidrognio; geotrmica; lcool; hidreltrica; termoeltrica e nuclear. Fontes alternativas de energia.

Orientao de pesquisa na biblioteca da instituio e internet.

Desenvolvimento de atividade resultante das pesquisas realizadas.

21

Fontes alternativas de energia. Fontes alternativas de energia.

Apresentao dos trabalhos. Temas: gua, Ar e Solo. Apresentao dos trabalhos. Temas: Biomas brasileiros e suas ameaas. Poluio de mares e oceanos

22

23

Acompanhamento da aprendizagem.

Esclarecimento de dvidas das aulas anteriores. Questes reflexivas(atividade individual)

24

Interdisciplinar.

Aula para desenvolvimento do trabalho interdisciplinar Exposio Aula expositiva com auxilio de retro projetor. Atividade em grupo: construindo minha agenda 21

25 26

Apresentao de grupos referente pesquisa. Discutindo a Agenda 21. O Protocolo de Kioto. Agenda 21 e Protocolo de Kioto

27

28

Vdeo: Uma verdade inconveniente. Relao entre consumo e meio ambiente.

Exibio e discusso.

29

Discusso.

30

O significado ideolgico da reciclagem e suas implicaes para Educao ambiental

- Estudo de texto com orientao e interveno do professor.

31

32

33

O significado ideolgico da - Trabalho em grupo. reciclagem e suas implicaes para Educao ambiental O significado ideolgico da - Socializao das reflexes. reciclagem e suas implicaes para Educao ambiental Relao entre consumo e - Estudo do texto Mudana meio ambiente. de hbitos uma necessidade.

34

Interdisciplinar.

Apresentao do trabalho interdisciplinar.

35

Relao entre consumo e - Reflexes sobre o texto da meio ambiente. aula anterior. Postura individual e docente Apresentao da atividade em quanto as necessidades de grupo: construindo minha mudanas agenda 21 Postura individual e docente Apresentao da atividade em quanto as necessidades de grupo: construindo minha mudanas agenda 21 Acompanhamento da aprendizagem. Esclarecimento de dvidas das aulas anteriores. Questes reflexivas(atividade individual)

36

37

38

39

Auto Avaliao dos alunos e divulgao dos resultados finais avaliativos.

- Individual, de forma verbal para o professor.

40

Avaliao da disciplina e - Individual relatrio dos alunos sobre as metodologias desenvolvidas.

VIII.

Bibliografia

Bsica: Sociedade e meio Ambiente A Educao Ambiental em Debate Loureiro, Carlos Frederico e outros. Cortez: So Paulo, 2005.

Complementar: Educao Ambiental Abordagens Mltiplas Ruscheinsky, Alosio Artmed: Porto Alegre; 2005. Educao Ambiental Da Prtica Cidadania Talomi, Jandira L.B Escrituras: So Paulo, 2004. Meio Ambiente e formao de Professores Penteado, Helosa D. Cortez: So Paulo; 2003. Peridicos: Revista Veja Abril, So Paulo, permanente Revista Educao So Paulo, permanente Textos jornalsticos OUTROS Filme/DVD Uma verdade inconveniente.

Assinatura Professores responsveis Tnia Maria Scapin Murias Valderlei Furtado Leite

Assinatura do Coordenador: _______________________________________ Assinatura do Diretor: ____________________________________________ Data: _________________

You might also like