You are on page 1of 58

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO

1 PERODO

ANTONIO IANOWICH FILHO CHRISTIANO MOTA E SILVA

PALMAS-TO/ 2005

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

APRESENTAO

Prezado (a) Acadmico (a),

O objetivo deste material instrucional acompanhar voc nos seus estudos pois, alm de ser um material que subsidia o seu curso, um suporte para voc na modalidade de educao distncia. Ateno para a formatao do material e a seqncia de estudos nessa disciplina que estamos sugerindo a voc. Os contedos esto distribudos em duas grandes unidades temticas:

UNIDADE TEMTICA I PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS DA CINCIA POLTICA. UNIDADE TEMTICA II BASES CONSTITUCIONAIS DO ESTADO MODERNO.

Para sua melhor compreenso, observe que a primeira Unidade Temtica vai discutir temas que giram em torno da poltica enquanto cincia, e das relaes da poltica com outras esferas da experincia humana em mtua interferncia.

A segunda Unidade Temtica trata do Estado enquanto centro de emanao do poder poltico, discutindo sua concepo, bem como a sua atividade e a dos cidados perante ele, mostrando, ademais, como o direito se vincula idia de sociedade poltica organizada. . Esperamos que voc faa boas reflexes, consiga especializar seus conhecimentos e aperfeioar a sua prtica!

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

PLANO DE ENSINO CURSO: Fundamentos e Prticas Judicirias DISCIPLINA: ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO ANO/SEMESTRE: 2005/2 CH TOTAL: 20 H PROFESSORES: Antonio Ianowich Filho / Christiano Mota e Silva EMENTA A Cincia da Poltica. A poltica como Cincia autnoma. Elementos de poltica. Partidos Polticos. Poltica e direito constitucional. Moral e Poltica. Concepo de Estado. O Estado e o Cidado. Fundamentos do Estado Moderno. Formas de Governo e de Estado. Estado Povo e Nao. O Estado e o Direito. Papel histrico do Estado. Contedo Social e Formas de Estado. Soberania e Governo. O Estado e a Ordem Econmica e Social. CONTEDO PROGRAMTICO UNIDADE TEMTICA I PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS DA CINCIA POLTICA. 1.1 O carter cientfico do estudo da poltica. 1.2 Perspectivas de anlise do fenmeno poltico. 1.3 A conexo entre poltica e direito. 1.4 A justificao da ao poltica diante da moral.

UNIDADE TEMTICA II BASES CONSTITUCIONAIS DO ESTADO MODERNO 2.1 A idia e concepo de Estado. 2.2 Perspectivas de atuao estatal na esfera econmico-social. 2.3 O Estado sob o domnio do Direito. 2.4 Elementos e Estrutura do Estado. 2.5 A cidadania e a sua atuao no mbito do poder poltico BIBLIOGRAFIA BSICA BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica. 6 Edio, So Paulo: Celso Bastos Editora, 2004. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5 Edio, So Paulo: Malheiros, 2004. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado, 25 Edio, So Paulo: Saraiva. 2005.

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

SUMRIO

Tema 01 Os Fundamentos da Cincia Poltica Tema 02 Poltica e Moral Tema 03 Poltica e Direito Constitucional Tema 04 Concepo de Estado Tema 05 .O Estado e a Ordem Econmica e Social Tema 06 O Estado e o Direito Tema 07 _ O Estado e o Cidado Tema 08 Partidos Polticos Tema 09 Elementos do Estado

05 11 17 24 30 36 42 47 53

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

UNIDADE TEMTICA I PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS DA CINCIA POLTICA

TEMA 01

OS FUNDAMENTOS DA CINCIA POLTICA


Introduo Caro(a) Acadmico (a), Voc est iniciando o Curso Seqencial em Fundamentos e Prticas Judicirias e j deve estar pensando: - Vou ter aulas de poltica, j no basta encontrar essa palavra todos os dias nas conversas de todos??? Pois bem, este primeiro tema vai trabalhar justamente sobre a Poltica, enquanto cincia, sua essncia, seu carter cientfico e os valores que esto ao seu redor. Muitas vezes, na sua prtica no Cartrio, na Delegacia, nos diversos rgos do Poder Judicirio ou em outras atividades, voc trabalha to mecanicamente com aspectos legais, que no tem tempo para pensar nesses importantes conceitos. Ento, vamos pouco a pouco trabalhando conceitos de suma importncia para que voc possa integr-los aos seus conhecimentos do dia a dia no trabalho. Assim, voc saber o que Poltica. Objetivos: Conceituar poltica e mostrar como ela pode ser uma cincia; Mostrar aspectos da evoluo histrica do estudo da poltica; Entender a relao entre poltica e direito. 1. PODER E POLTICA: ESSA DUPLA COMPLICADA Voc pode perceber que a palavra poder empregada em tantas situaes, que acaba possuindo vrias acepes. Em uma delas, poder fazer valer, por qualquer meio, a vontade pessoal. E a, reside um problema, esse Ser est consciente do poder que quer exercer? E quando o tem, exerce-o com equilbrio, proporo, com justa medida? O poder pode ser exercido por dois meios: a coero (a obrigao pela fora ou imposio sobre outros para que faam aquilo que voc deseja) e a influncia (a persuaso pela retrica e outros dispositivos voltados para a sociabilidade, capazes de fazer com que os outros ajam como se fosse por vontade prpria). Dessa maneira, existe um jogo de dominao includo no poder. Ter recursos e estratgias so dois outros elementos que se fazem presentes na discusso sobre o poder. Os recursos so as condies imediatas para o exerccio do domnio, podendo eles serem simblicos (imagem pessoal, quantidade de informao, conhecimento, posio ocupada etc.), subjetivos (das qualidades e
5

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Voc j reparou como muita gente exerce o poder e a autoridade que tem?

competncias pessoais), econmicos ( da materialidade dos insumos) e coercitivos (da fora da vigilncia, coero e punio).

Veja o quadro abaixo sobre alguns tipos de autoridade:


Autoridade Tradicional O seu poder est baseado na tradio, nos costumes e valores arraigados no modo de viver e de ver o mundo de uma comunidade dada. A obedincia exercida por um sentimento de fidelidade. Muitas vezes, pode-se perceber a presena dessa concepo de autoridade tradicional quando se escuta: as coisas devem continuar assim, porque sempre foram assim. E somos ns que damos reconhecimento a isso. Autoridade Legal- O seu poder est baseado na lei, isto , da sociedade racional que se estrutura e permite que um conjunto de valores sejam normatizados, descritos e escritos em constituio, estatutos, regimentos e outros atos normativos. A autoridade legal-racional muitas vezes pode ser reconhecida quando se escuta: No gosto muito daquela pessoa naquele cargo, mas competente, tcnico... Autoridade O seu poder est baseado em suas qualidades pessoais Carismtica e do reconhecimento que possui em meio ao grupo. Essa autoridade enquanto liderana estabelecida por faculdades mgicas, revelaes, herosmos, carisma, poder intelectual ou oratria. Enquanto o carisma do lder se mantm, ele obedecido.

O poder assimtrico quando nem todas as pessoas compartilhamno na mesma quantidade e intensidade. O exerccio do poder traz a influncia (a possibilidade de indicar direcionamentos e intervenes), o controle (obter sem resistncia da partes. O poder uma necessidade humana e possui faces do Bem e do Mal. O oposto do poder a impotncia (o no ter controle da situao, nem influncia ou capacidade de resistncia). O poder sem controle gera desequilbrio na sociedade. Por exemplo, se o indivduo pensar que os fins justificam os meios, a reside grande perigo, pois somente uma tica ser estabelecida, isto , no se baseia em valores morais, mas percebendo apenas que se deseja dominar, vencer e ganhar. Situaes de opresso, explorao e regimes totalitrios embasam-se nesse princpio. (http://www.politica.pro.br/especial/socioem/socem/poder.rtf) E A POLTICA FRENTE AO PODER? A palavra poltica filha da civilizao grega em seu perodo clssico. Poltica se refere vida na e da cidade (polis), ou seja, todo o conjunto de regras de ordenamento que garantem consensualmente a convivncia, as tomadas de decises pelos cidados por meio de seus representantes no governo. Mas o termo possui vrias interpretaes: arte do possvel, arte e cincia do governo, estudo do poder, cincia do Estado e por a afora.
6

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Contudo, no se deve esquecer que a poltica passa por aquela dimenso que est na organizao da sociedade, garantindo a execuo de seus objetivos e funcionamento. Destacaremos agora o carter cientfico da poltica. 2. O carter cientfico do Estudo da Poltica Os fatos polticos podem ser diversos, mas eles sempre possuem efeitos na vida das pessoas. Segundo Miguel Reale (1996, p. 552), dentro da sociedade, as decises polticas se traduzem em normas de eficcia obrigatria, sendo possvel verificar os mltiplos valores que condicionam a escolha dessas regras jurdicas. V-se acostumando com este nome, Miguel Reale, pois ele referncia para ns, estudiosos das prticas judicirias e do Direito. Reale (1992, p. 552) reala que sempre haver necessidade da presena do poder poltico no processo de discusso dos valores e dos fatos. esse poder que, por fim, faz a composio desses valores e fatos, criando as normas jurdicas que vigoraram na sociedade. 3. Uma primeira definio de Cincia Poltica Cincia Poltica o ramo do conhecimento humano que tem por objetivo estudar os acontecimentos, as estruturas e os pensamentos que tm a ver com a poltica. Impeachment de presidentes, Comisses Parlamentares de Inqurito, disputas entre os poderes executivo, legislativo e judicirio, pelejas eleitorais e eleitoreiras, at as conversas dentro de casa entre o casais sobre a vida do pas e os projetos de casa prpria fazem parte da Cincia Poltica. Entrou gente no meio, vivendo num espao social sob condies especficas, com normas, costumes e tradies a observar ou no...a poltica est a. E no se esquea: a poltica filha da cidade... As reflexes da Cincia Poltica tm como objeto principal o poder poltico, suas fontes e suas realizaes. Assim, por mais amplo que seja o mbito dos estudos que se realizam em tal rea do saber humano, tudo girar ao redor do que se tem chamado de ordem e movimento da coisa pblica ou, dito de forma diferente, o enfoque bsico dever consistir no ser e agir da organizao poltica (Estado). 4. Qual a essncia da Poltica ?

SER QUE A POLTICA TEM UM SENTIDO??? VAMOS DAR UMA ESTUDADA !!!!
Alguns critrios so utilizados para se chegar compreenso do que a essncia da poltica ou poder poltico. Vamos focalizar o Estado, como um dos objetos da Cincia Poltica. Muitos pensadores se referem finalidade do Estado como sendo o bem comum, o bem da comunidade. Outros preferem levar em conta as funes
7

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

exercidas pelo Estado ou pela comunidade poltica para o resguardo do bem comum. Assim, eles vislumbram, por exemplo, as leis, enxergadas na sua funo de impor, permitir ou proibir determinados comportamentos, bem como as polticas pblicas, como educao e sade e, tambm, as decises dos tribunais e juzes, que solucionam os conflitos entre os membros do corpo social. E ns nos perguntamos: Ser que esses critrios so os melhores para compreender a essncia do fenmeno poltico? Norberto Bobbio, jurista e cientista poltico italiano, assinala que o uso da fora o que apreende corretamente a essncia da poltica ou do poder poltico, uma vez que o seu aspecto mais evidente o de determinar, de modo obrigatrio para todos, os rumos que os membros da sociedade devem seguir. (BOBBIO, 2000, p. 216) Perigoso isso, no ? 5. Como surgiu e progrediu historicamente a Cincia Poltica? Quando a coisa boa, todo mundo quer ter a posse e a propriedade sobre ela! E assim aconteceu com a Cincia Poltica. Pela filosofia, muitos defendem que o filsofo grego Aristteles (384 322 a.C) foi quem lanou as bases de criao da Cincia Poltica. Outros defendem que ela moderna, surgida com o desenvolvimento das cidades e progresso cientfico-social, no sculo XX. O intuito aqui no discutir essas controvrsias, o importante perceber que: Aristteles, em sua obra clssica intitulada Poltica, lanou os fundamentos tericos de que os estudiosos at hoje se utilizam para a compreenso da realidade poltica. A obra Poltica composta por oito livros, os quais tratam de variados assuntos como a origem do Estado, as idias polticas anteriores sua, sobretudo a do filsofo grego Plato (428347 a.C) e as passagens de uma forma de governo para outra, alm de citar as melhores dentre elas. So inmeros os autores que, no decorrer dos sculos, se destacaram na avaliao do fenmeno poltico, mostrando-se apropriado dizer que grandes filsofos da humanidade se lanaram, em alguma medida, ao exame dos critrios de legitimao do dever de obedincia poltica, ou proposta do que cada um teve como o modelo ideal de Estado ou, quando menos, com os limites entre a poltica e outros domnios, como o direito, a religio, a moral etc. 6. Perspectivas de Anlise do Fenmeno Poltico So algumas as perspectivas a partir das quais se procura avaliar o fenmeno poltico. Sendo elas: - A perspectiva filosfica orienta-se para a busca e o exame das consideraes inerentes ao surgimento, fundamentos, legitimao e finalidades do Estado ou, em outras palavras, das comunidades sociais em que se manifesta o poder poltico. - A perspectiva sociolgica verifica as comunidades polticas e os seus pressupostos histricos, culturais e naturais especficos. - A perspectiva jurdica, a qual parte da concepo de que o poder poltico uma construo jurdica, na medida em que o seu exerccio obedece a princpios e regras que lhe impem restries e limites. Por isso
8

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

se fala em Direito Poltico como aquele que composto de normas que regem a organizao das instituies polticas e o seu funcionamento dentro dos parmetros juridicamente predeterminados. 7. Poltica e Direito Ouvimos e lemos comumente, quando nos deparamos com o noticirio, expresses como o ato do governo ilegal ou uma certa lei inconstitucional porque contraria a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos etc. Ora, isso traz nossa mente alguma reflexo? Certamente. Todo aquele que exerce o poder poltico dentro de um Estado, ou de uma comunidade poltica democrtica, segue regras e procedimentos legais que controlam e disciplinam a suas atividades, tudo com o objetivo de impedir o uso arbitrrio do poder. O direito responsvel por determinar em que ocasies e em que condies o poder do Estado (poder pblico) pode e deve ser exercido; quem, ou seja, que pessoas podem us-lo; como, ou seja, quais os procedimentos a serem empregados para usar do poder e em quais circunstncias; e finalmente, a intensidade de poder que se dever utilizar, em nome da coletividade, em determinadas circunstncias. Conforme Norberto Bobbio (2000, p. 238), poder e direito so duas faces da mesma moeda. Uma sociedade bem organizada necessita dos dois. Onde o direito fraco, a sociedade corre o perigo de lanar-se na anarquia; onde o poder no incontrolvel, corre o risco do outro extremo, ou seja, do despotismo. O melhor modelo o do casamento entre direito e poder, segundo a concepo do Estado democrtico de Direito, no qual, por meio de leis constitucionais, todo poder, sem distino de hierarquia, est sujeito a normas, sendo controlado pelo direito, o qual expresso do comum acordo ativo da generalidade dos cidados. Em suma, na relao entre o poder poltico e o direito como se o direito fosse um controle de qualidade das prticas dos poderes polticos, para que s se oferea ao pblico aquilo que se achar de acordo com as suas normas. Atividades Veja bem, a partir do quadro das caractersticas das autoridades, procure fazer o seguinte caminho: - como voc percebe a existncia dessas autoridades em sua casa/famlia, sala de aula/escola, local de trabalho, rua/bairro/cidade, pas/mundo? Tipo de Casa/famlia Sala de Rua/bairro/cidade Pas/mundo Autoridade aula/escola Autoridade Tradicional Autoridade Legal-racional Autoridade Carismtica O espao acima pequeno para as respostas, sugerimos que voc reproduza a tabela numa folha de papel A-3.
9

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Frente aos contedos construdos, explique-nos, ento, por que to difcil construir comunidade poltica? ( uma resposta difcil, pois envolve muitas circunstncias e detalhes, mesmo assim, procure respond-la.) Voc pode complementar esta temtica, buscando mais contedos nas seguintes obras: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica. Traduo de: Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000. _____. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. 4. ed. Traduo de: Alfredo Fait. Braslia: Unb, 1997. _____. A Teoria das Formas de Governo. 10. ed. Traduo de: Srgio Bath. Braslia: Unb, 1997. _____. O Positivismo Jurdico: Lies de Filosofia do Direito. So Paulo: cone, 1995. BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 10. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. _____. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. REALE, Miguel. Teoria do Direito e do Estado. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. _____.Filosofia do Direito. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 1996.

10

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 02

POLTICA E MORAL
Introduo Caro (a) Acadmico (a), Voc, com certeza, j se deparou com cenas de agitao social diante da revelao, principalmente atravs dos meios de comunicao de massa, de notcias de corrupo dentro da esfera do poder pblico. Nesses momentos, comum ouvir falar expresses como isso uma imoralidade, poltico tudo sem-vergonha etc. Tais manifestaes de indignao popular pem em destaque juzos positivos e negativos sobre o agir dos exercentes da funo poltica e, com eles, o difcil problema da relao entre poltica e moral, o qual tem desafiado, no decorrer dos sculos, os mais variados tericos. A poltica e a moral tm, em comum, o fato de que so ambas ligadas ao domnio da ao humana. Mas, a atuao poltica est sujeita s regras da moral, seguidas pelo homem em outros campos de sua vivncia? Tem sido atribuda a Maquiavel (1469-1527) a distino entre poltica e moral, expressa na compreenso de que a poltica se satisfaz com a obteno dos fins buscados pelo governante (prncipe), ou seja, os fins justificam os meios. Mas, por qual razo a poltica estaria margem da moral, alheia sua influncia? Como se tm posicionado os tericos da poltica sobre tal questo? O objetivo dessa aula introduzi-lo nas mais diversas perspectivas de soluo da questo das fronteiras entre a poltica e a moral. Objetivos: Compreender as interrelaes entre poltica e moral; Estudar as teorias de justificao da ao poltica; Introduzir a concepo filosfica sobre a autonomia da poltica. 1. A poltica e a tica social Segundo Maquiavel, autor da famosa obra O Prncipe, na moral vale a busca do bem pelo bem, enquanto na poltica tudo se resume em manter e reforar o prprio domnio exercido pelo detentor do poder. Modernamente, o socilogo Max Weber (1864-1920) fez distino entre o que chamou de tica da convico e tica da responsabilidade. A primeira a tica de quem age segundo critrios pessoais do que admite como certo ou errado. A segunda a tica de quem age tendo em conta as conseqncias, o resultado, pelo qual tem responsabilidade e segundo o

11

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

qual h de responder pelos atos praticados ou de cuja efetivao se absteve. A primeira das ticas, a da convico, corresponde perspectiva pessoal de agir. A segunda delas, a tica da responsabilidade corresponde tica de grupo, ou seja, aquela que diz respeito ao agir com objetivos sociais como, por exemplo, a ordem pblica, no caso da poltica. 2. As vrias teorias de justificao da ao poltica Em virtude da disparidade entre o universo das aes polticas e o que se esperaria como moralmente lcito, surge a inteno de justificar as aes concretas de exerccio e prtica do poder poltico. Num primeiro momento, nota-se que o que geralmente conta em poltica o que foi feito ou se deixou de fazer. Por isso, comumente observado que os candidatos a cargos polticos querem fazer com que as obras realizadas sejam uma verdadeira moeda de troca para garantir o voto do eleitorado. Assim, sai-se em busca de grandes realizaes, relegando-se os princpios ao plano secundrio. Outra observao o fato de que, historicamente, o cristianismo se institucionalizou a ponto de ver-se ainda hoje o Vaticano como Estado soberano, como uma sombra ainda presente do grande domnio exercido pela Igreja durante grande perodo da Idade Mdia e da Idade Moderna. Ademais, ainda observvel, principalmente em pases de predomnio da f islmica, a relao de profundas ligaes entre o Estado e certas vises religiosas, chegando a haver uma confuso entre o credo e comunidade poltica. Todos esses fatores continuam chamando a ateno ao problema das ligaes entre poltica e religio que tm desafiado, por sculos, o pensamento filosfico. Assim, podemos ver vrias teorias a respeito das fronteiras entre os dois domnios, ou seja, teorias de justificao da ao poltica. 3. A poltica sujeita moral ou vice-versa?
Erasmo de Roterd (1469-1536), telogo e filsofo holands, em sua obra Educao de um Prncipe Cristo, de 1516, sustenta que o prncipe deve se sujeitar aos princpios cristos para uma atuao poltica eficaz.

Primeiramente, vamos falar da concepo segundo a qual, ora a poltica submissa moral, ora a moral obediente aos critrios tidos como prprios da poltica. Pode-se citar como representante do primeiro tipo de monismo rgido o pensamento de Erasmo de Roterd. Convm dedicar ateno a um trecho da referida obra, no qual se v com clareza a submisso do exerccio do poder poltico a critrios de moral que qualificariam o prncipe cristo: O prestgio de um prncipe, sua grandeza e sua dignidade rgia no devem ser estabelecidas e conservadas mediante demonstraes ruidosas de posio privilegiada, mas mediante a sabedoria, a integridade e a ao correta [...] O bom prncipe tem a obrigao de cuidar do bem-estar de seu povo, at mesmo custa de sua prpria vida, se preciso for. Porm, quando o prncipe perde sua vida em tal causa, ele no morre realmente. Todas aquelas coisas a que as pessoas comuns se apegam como fonte de prazer, ou respeitam como excelentes, ou adotam como teis devem ser avaliadas pelo critrio nico de seu valor moral. (ROTERD, 1516).

12

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Transparece na leitura do trecho citado que o governante deve ter em mente o bem de todos e que o nico critrio para julgamento de suas aes o seu valor moral. Quanto concepo de que a moral se submete poltica, podemos nos lembrar do pensamento de Thomas Hobbes (1588-1679), para quem somente o soberano (rei, prncipe) julga o que justo ou injusto. Alm disso, todas as leis derivam de seu governo absoluto, a ele se sujeitando, inclusive as leis da Igreja. Na sua obra Leviat, Hobbes, ao tratar da lei civil, expe que o nico legislador o soberano, o qual no est sujeito s prprias leis que impe. Segundo ele, qualquer costume no se torna lei apenas pela prtica prolongada no tempo. O costume s se torna lei pela vontade do soberano, expressa por seu silncio e enquanto durar o seu silncio ou o seu consentimento. Partindo da idia de que o Estado formado a partir de um pacto inicial, no qual so conferidos ao que governar, soberanamente, todos os poderes necessrios obteno da paz e defesa de todos. Celebrado o pacto, torna-se ele indissolvel, cabendo ao soberano a tarefa de juiz supremo de quais as opinies e doutrinas so contrrias paz, e quais lhe so propcias. Assim, para Hobbes, o soberano que igualmente escolhe as ocasies, qual o assunto e at que ponto do assunto se pode conversar com as multides. Alm disso, ele deve determinar pessoas encarregadas de examinar as doutrinas de todos os livros, antes de serem publicados. O pensamento de Hobbes traz a ao poltica livre de juzos morais, uma vez que o soberano detm o poder e a responsabilidade de gerir, como melhor entender, as coisas do Estado.

PRESTE BEM ATENO NAS TEORIAS DE JUSTIFICAO POLTICA!!!!!!

4. Estado de Necessidade Nesta corrente terica, tendo como um de seus representantes Jean Bodin (1530-1596), o sistema poltico se submete s regras da moral social, contrariando-as, apenas, em situaes excepcionais em que se justifiquem aes polticas divorciadas de seus princpios. So dois os pressupostos bsicos do monismo flexvel: 1) o sistema moral se compe de leis universais de conduta; 2) h situaes que se mostram como um verdadeiro estado de necessidade, ficando revogada a norma moral e justificada a ao poltica, imprescindvel para resolver certa situao em que se encontra o Estado ou a comunidade poltica; 3) se ao Estado tambm so proibidas condutas ou atos permitidos aos cidados, tambm a ele, em ocasies de necessidade extrema, devem ser permitidos atos que so proibidos moralmente. Logo, no correto dizer que o prncipe tirnico quando, em estado de necessidade, ele utiliza meios violentos.

13

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

5. tica Especial SERIA A POLTICA UMA ATIVIDADE ESPECIAL, SUJEITA A REGRAS ESPECIAIS?

O pensador Norberto Bobbio (2000, p. 189) questionou se a atividade poltica uma atividade com caractersticas especficas que exigem um regime normativo particular e com a mesma razo de ser de qualquer outra tica profissional, para refletir sobre a razo do consentimento de prticas especiais aptas a atingir um fim prprio poltica. A tica poltica torna-se, dessa maneira, a tica do poltico e, enquanto tica do poltico, tica especial, pode ter os seus motivos justificados para a provao de uma conduta que pessoa comum pode parecer imoral, mas que ao filsofo parece, simplesmente, a necessria conformao do indivduo-membro tica do grupo. Para essa teoria de justificao da ao poltica, h uma distino necessria entre a moral e a tica de grupo em que se encaixa a prxis poltica. Enfim, o terreno da ao poltica o lugar onde vigora uma tica especial, semelhante s diversas ticas profissionais. 6. Relacionadas, mas independentes Segundo tal teoria de justificao, a poltica e a moral so postas como separadas, mas no totalmente independentes uma da outra. A respeito, podemos citar o pensamento de Hegel (1770-1831), para quem o Estado tem uma razo de ser concreta e somente essa existncia concreta pode servir e valer como princpio condutor de sua ao. Nunca poderemos sujeitar a ao poltica a imperativos de moral abstrata que se distanciam das exigncias que o movimento histrico impe ao Estado. Segundo o Paulo Bonavides, o Estado da filosofia hegeliana um fim em si mesmo, a totalidade moral, que no serve a nenhum outro fim. 7. Poltica e moral totalmente separadas Chegamos aqui ao pensamento de MAQUIAVEL !!!!

O pensamento de Maquiavel mostra a mais extrema separao entre a poltica e a moral. O que est no alicerce desse pensamento? 1) o que importa atingir as finalidades; 2) o atingir das finalidades que torna legtimas as aes; 3) quando se decide o bem-comum, no cabe considerao sobre justo e injusto. O importante que o Estado cumpra a sua tarefa. Maquiavel parte da distino entre aes finais e aes instrumentais. Enquanto as aes finais so julgadas com base no valor por elas buscado,
14

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

como, por exemplo, o socorro ao necessitado, as aes instrumentais so julgadas com base no resultado obtido. A poltica seria o domnio das aes instrumentais. Como exposto por Maquiavel, ao falar do que deve estar na mente do prncipe (do governante): E h de se entender o seguinte: que um prncipe, e especialmente um prncipe novo, no pode observar todas as coisas a que so obrigados os homens considerados bons, sendo freqentemente forado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a f, a humanidade, a religio. necessrio, por isso, que possua nimo disposto a voltar-se para a direo a que os ventos e as variaes da sorte o impelirem e, como disse mais acima, no partir do bem, mas, podendo, saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado [...] Nas aes de todos os homens, mxime dos prncipes, onde no h tribunal para que recorrer, o que importa o xito bom ou mau. Procure, pois, um prncipe, vencer e conservar o Estado. Os meios que empregar sero sempre julgados honrosos e louvados por todos, porque o vulgo levado pelas aparncias e pelos resultados dos fatos consumados, e o mundo constitudo pelo vulgo, e no haver lugar para a minoria se a maioria no tem onde se apoiar. (MAQUIAVEL, 1996, p. 102) 8. possvel separar a poltica e a moral? Embora sejam vrias as correntes de pensamento que tentam resolver a questo das relaes entre poltica e moral, oportuno considerar certos fatores. Primeiro, a prpria existncia de teorias de justificao de exerccio do poder poltico mostram que existem exigncias morais, valores e fins dos quais no se pode libertar a prtica histrica poltica. Subsiste ainda o questionamento sobre o que o bom governo. Se aquele que realiza o bem comum, ento nem toda finalidade lcita, e nem todo resultado merecedor de aplausos. indispensvel que a cidadania reflita e distinga a ao poltica boa da ao poltica m. Mas, voc pode perguntar, por quais critrios se h de fazer essa distino? nesse ponto que entra nossa segunda considerao. O caminho para a resposta pode estar no Estado de Direito, na acepo do moderno constitucionalismo, o qual condiciona a atuao do poder poltico, impondo diversas normas que vinculam a atividade poltica. Veio ento, no rumo do constitucionalismo, a idia de Estado de Direito, segundo a qual todas as estruturas do poder poltico e a organizao da sociedade devem observar as normas de direito presentes, acima de tudo, na Constituio, que a lei suprema e fundamental. Na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, encontramos, por exemplo, uma norma que diz que a administrao pblica obedecer, dentre outros, ao princpio da moralidade. Logo, existe uma moralidade tpica de uma repblica, a qual, conforme exposto por Montesquieu, a virtude. Quando perdida, reina apenas a ambio e o tesouro pblico se torna patrimnio de particulares.

O constitucionali smo pode ser exposto como uma tcnica de rompimento do arbtrio ou do abuso de poder. Para isso, props-se a definio de direitos fundamentais do cidado, bem como a diviso dos poderes nas mos de diversos rgos, com o intuito de refrear e impedir os excessos no mbito do Estado.

15

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Atividades Relacione as colunas, associando as idias a seus respectivos pensadores: ( A ) Maquiavel ( B ) Erasmo de Roterd ( C ) Thomas Hobbes ( ) O costume s se torna lei pela vontade do soberano, expressa por seu silncio e enquanto durar o seu silncio ou o seu consentimento. ( ) O bom prncipe tem a obrigao de cuidar do bem-estar de seu povo, at mesmo custa de sua prpria vida, se preciso for. ( ) O prestgio de um prncipe, sua grandeza e sua dignidade rgia no devem ser estabelecidas e conservadas mediante demonstraes ruidosas de posio privilegiada, mas mediante a sabedoria, a integridade e a ao correta. ( ) Procure, pois, um prncipe, vencer e conservar o Estado. Comentrio: A atividade tem por finalidade reforar o estudo do texto. Portanto, se voc encontrou alguma dificuldade na resoluo deste exerccio, releia o texto com mais ateno, pois a resposta est na compreenso do mesmo, ficando a segunda coluna assim relacionada C; B; B e A. Para um conhecimento mais aprofundado do assunto tratado na presente aula, voc pode consultar as seguintes obras: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. Traduo de: Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. CONSELHOS aos Governantes. Braslia: Senado Federal, 1998. MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

16

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 03

POLTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUO Caro (a) Acadmico (a), Voc j dever ter notado que a todo momento, pessoas vo aos tribunais, reclamam seus direitos, exigem o cumprimento das leis e, sobretudo, pem-se contra atos dos poderes pblicos tidos como ilegais. comum tambm ouvir expresses como vou recorrer ao Supremo Tribunal Federal, se necessrio, o judicirio declarou inconstitucional a lei nmero tal, o poder judicirio anulou contratao ilegal de pessoal, por ausncia de concurso pblico. Na tramitao de qualquer projeto de lei, podemos notar tambm que, antes de sua eventual avaliao pelo plenrio das casas legislativas, ele passa obrigatoriamente pela Comisso de Constituio e Justia, para ser avaliado pelo ngulo de sua conformidade com os ditames da Constituio Federal ou Estadual. Por ltimo, os escndalos ligados ao uso indevido do dinheiro pblico tm gerado o ajuizamento de muitas aes penais e aes civis pblicas, tudo visando responsabilizao dos agentes pblicos desonestos. Em todas as situaes lembradas, podemos ver que h um conjunto de regras que delimitam a ao do Estado, assegurando que o poder poltico se mover dentro dos padres exigidos pelo interesse pblico. Nesta aula, partiremos de algumas informaes bsicas, as profundas ligaes entre poltica e direito, em ordem a tornar mais clara a sua compreenso. Objetivos: Esclarecer que a Constituio, como lei fundamental do Estado, interfere na formao de sua estrutura; Mostrar aspectos da evoluo histrica da idia de Estado de Direito; Entender os diversos aspectos do carter poltico da Constituio. 1. ESTADO CONSTITUCIONAL A Constituio tem sido definida como a ordem jurdica fundamental do Estado ou como o estatuto jurdico do poltico. A palavra ordem d a idia de organizao, ou seja, das coisas em seus devidos lugares. A palavra estatuto faz a gente lembrar que tudo no Estado deve seguir os passos de um sistema de regras criado para facilitar o andar harmonioso das coisas.
17

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

As definies apontadas nos fazem concluir que o objetivo da Constituio conferir as regras de conduta do poder poltico, dando-lhe os parmetros que estabelecem os seus rgos e as atividades para as quais eles so institudos. Assim como o arquiteto desenha uma casa, cuidando dos seus detalhes, a Constituio projeta o Estado, cuidando de cada aspecto dele, com a finalidade de dar uma estrutura para o funcionamento normal do poder poltico. 2. O CONSTITUCIONALISMO Para melhor esclarecer o fato de que a Constituio uma lei que tem por finalidade fundamental regulamentar o poder poltico, preciso estudar um pouco o constitucionalismo. Deve-se deixar claro, em primeiro lugar, que so vrios os momentos e os lugares em que surgiram aspiraes no sentido de limitar o exerccio do poder, submetendo-o ao cumprimento de regras jurdicas. Mesmo assim, possvel definir o constitucionalismo como teoria que sustenta o princpio do governo limitado como sendo imprescindvel salvaguarda dos direitos dos cidados, os quais so imprescindveis dentro do Estado.
PRESTE ATENO NO QUE VAI SER DITO !!!

Fala-se, ademais, em constitucionalismo moderno e constitucionalismo antigo. A expresso constitucionalismo moderno designa todo um movimento filosfico e poltico de questionamento das bases de legitimao do uso tradicional do poder poltico. O constitucionalismo antigo o conjunto de princpios escritos ou costumeiros, cristalizados principalmente entre o fim da Idade Mdia e o sculo XVIII, que constavam as limitaes do uso do poder pelo monarca soberano. Embora o monarca estivesse sob o dever de observar certos preceitos, ele era o nico legitimado a aferir do seu cumprimento ou no, de nada podendo ser responsabilizado perante seus sditos. Em outras palavras, era como entregar as chaves do galinheiro nas mos da raposa, j que s, ao soberano caberia dizer se cometeu ou no abuso de poder.

Vrios fatores se uniram para a formao da idia moderna de Constituio: jusnaturalismo, com a concepo de direitos inatos ao homem e anteriores ao Estado, cabendo-lhe respeita-los, a luta contra o absolutismo poltico, levada a efeito por fortes movimentos de contestao, e o iluminismo, com a busca pelo uso racional do poder poltico. (DALLARI, 2005, 168) Aos fatores assinalados correspondem trs grandes exigncias: ao jusnaturalismo, a supremacia do indivduo; s lutas contra o absolutismo, a de limitao ao poder poltico; e ao iluminismo, o uso racional do poder atravs do cumprimento do poder poltico.

18

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

A Constituio na acepo moderna a organizao sistemtica e racional da comunidade poltica atravs de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direito e se fixam os limites do poder poltico. (CANOTILHO, 2003, p. 52) 3. ESTADO CONSTITUCIONAL E O ESTADO DE DIREITO O que Estado de Direito? Por Estado de Direito entende-se, basicamente, a limitao do poder poltico por meio de regras jurdicas. Partindo-se da constatao de que, no curso da histria, os que exercem o poder poltico tm cometido abusos e excessos, criou-se um conjunto de regras jurdicas com a inteno de manter o Estado dentro de limites de atuao justos e razoveis. So bem variados os momentos e condies histricos, bem como os padres culturais, que resultaram na formao do Estado de Direito e, com isso, de Estado Constitucional. Em 1215, foi imposta a Magna Carta ao rei Joo Sem Terra, determinando-se que, antes de tirar a liberdade ou os bens de qualquer cidado, deveria ser observada a utilizao de um processo justo, regulamentado pelas leis. A partir de ento, os cidados ingleses tm direito de acesso aos tribunais, para se defenderem contra as ilegalidades praticadas em nome do INGLATERRA Estado ou contra as aes indevidas de outros cidados. As leis e os costumes do pas passaram a estar acima do poder soberano do rei. Alm disso, todos os atos do poder executivo passaram a ser controlados pelo Parlamento. E quanto aos Estados Unidos? Como era de se esperar, eles foram demasiadamente influenciados pela sua ptria me, ou seja, pela Inglaterra. A prtica constitucional norte-americana mostrou uma idia de Constituio como lei fundamental que trazia os esquemas fundamentais do governo e seus respectivos limites. Na concepo dos tericos norte-americanos, o poder legtimo o que cumpre a obrigao constitucional de governar segundo as normas DA postas na Constituio, as quais so obrigatrias e duradouras. Alm disso, o sistema norte-americano pe grande confiana nos tribunais, encarregando-os de fazer valer o imprio do direito, principalmente a autoridade mxima da Constituio. Para compreendermos o tamanho do crdito recebido pelos tribunais nos Estados Unidos, eles podem at declarar que uma lei nula e sem eficcia em razo de contrariar a Constituio.

ESTADOS UNIDOS AMRICA

19

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

FRANA

ALEMANHA

Na Frana, durou por muito tempo o chamado Estado de Polcia. O Estado de Polcia aquele que se diz protetor da felicidade e do bem-estar social, assumindo clara posio de protetor, dizendo ter o direito de compreender melhor que as pessoas aquilo que dissesse respeito sua felicidade. Para a teoria do Estado Policial, qualquer interveno do Estado nos direitos individuais deveria ser aceita, desde que visasse a realizao e a proteo do bem social. Depois, o Estado de Direito substituiu o Estado Policial. No Estado de Direito h a primazia da lei sobre todo e qualquer ato do poder executivo (princpio da legalidade da administrao). Enquanto o chamado Estado de Polcia acabou reforando a autoridade e a consolidao do poder do rei, prevalecendo o Estado sobre o direito, o Estado de Direito ou Estado Jurdico fez regras jurdicas limitadoras dos poderes e definidoras dos direitos dos cidados. Na Alemanha, o Estado de feio liberal substituiu o Estado de Polcia. O Estado passou a ter a atividade limitada defesa da ordem e da segurana pblicas, enquanto os aspectos econmico e social andariam segundo as regras da liberdade individual e da liberdade de concorrncia. So caractersticas do Estado de Direito alemo: a lei votada pela representao popular deve ser respeitada em qualquer interveno do Estado na liberdade individual e na propriedade privada; limitao do poder soberano atravs de regras jurdicas; a administrao pblica tem o dever de obedecer s leis (princpio da legalidade da administrao); atuao do poder poltico dentro dos limites do necessrio e do que for adequado e proporcional para solucionar os problemas; controle dos atos da administrao pblica pelo poder judicirio, para fazer valer as regras do direito.

20

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

4. O ESTADO CONSTITUCIONAL E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS A definio na prpria Constituio de direitos fundamentais do povo elemento integrante da noo de Estado Constitucional. O nome de tal fenmeno constitucionalizao, pelo qual se entende a incorporao de direitos do homem em normas da Constituio, dandolhes a proteo mais efetiva, j que a Constituio a lei de maior hierarquia. Tais direitos so fundamentais no sentido formal e material. 4.1 Fundamentalidade Formal A fundamentalidade formal significa que as normas que estabelecem os direitos fundamentais esto em patamar superior a todas as normas das outras leis. Assim, elas no podem ser revisadas por outras leis e as normas constitucionais que os definem no podem ser alteradas. 4.2 Fundamentalidade Material Os direitos fundamentais so materialmente fundamentais no sentido de que por eles se exprime princpios que so bsicos no Estado e na sociedade. 5. O ESTADO CONSTITUCIONAL E A SEPARAO DOS PODERES Para estabelecer a sua doutrina de diviso dos poderes, Montesquieu parte da constatao de que todo aquele que detm o poder tende a dele abusar. Logo, para o filsofo francs, somente o poder pode deter o poder. O pensador francs Montesquieu (1689-1755) tornou-se famoso por sua notvel obra O Esprito das Leis, de 1748, a qual pode ser considerada uma teoria geral da sociedade, j que o seu objetivo a descoberta das leis que governam o movimento e as formas das sociedades humanas. (BOBBIO, 1997, p. 128) Os trs poderes so o legislativo, o executivo e o judicirio. O poder legislativo cria as leis que sero aplicadas a todos os cidados, o poder executivo aplica essas leis com o objetivo de realizar o bem comum, e o poder judicirio aplica as mesmas leis para resolver os conflitos que ocorrem entre os membros do corpo social. Assim, cria-se a limitao do poder como meio, indispensvel, para assegurar a liberdade poltica. Para assegurar essa liberdade, a separao dos poderes seria o meio indispensvel. Podemos resumir o pensamento de Montesquieu da seguinte forma: Se o poder legislativo e o poder executivo forem exercidos pelo mesmo titular, seja um monarca ou um grupo de indivduos, haver leis tiranas aplicadas tiranicamente, ao invs de liberdade. Inexistir liberdade se o poder judicirio estiver nas mos da mesma autoridade que exerce o poder legislativo ou o poder executivo, j que teramos um juiz legislador, com poder absoluto sobre a vida dos cidados, ou um juiz com a fora de um opressor. O princpio da separao dos poderes se transformou numa verdadeira inspirao para as mais diversas Constituies contemporneas, sendo tido, desde a Declarao dos direitos francesa, de 1789, como essencial em todos os sistemas constitucionais.

21

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

6. O ESTADO CONSTITUCIONAL E A DEMOCRACIA Outro trao fundamental da Constituio e da sua ligao com a poltica o fato de que ela estabelece um governo democrtico. A democracia , essencialmente, o governo do povo. Todo poder poltico outorgado pelo povo e por ele ou em seu nome ser exercido. O princpio democrtico tem duas espcies bsicas de dimenses, sendo elas a dimenso material, pela qual o Estado democrtico se obriga a perseguir determinados fins como a realizao do pluralismo poltico e dos direitos fundamentais, e a dimenso formal, entendida esta como aquela em que o Estado democrtico vincula a legitimao do exerccio do poder poltico observncia das regras e procedimentos estabelecidos pelo direito. (CANOTILHO, 2003, p. 287) Pluralismo poltico a concepo que, levando em conta a diversidade de grupos e interesses dentro de uma comunidade, procura estabelecer meios de manifestao de todas as idias, procurando atender os anseios e harmoniz-los efetivamente. Em um Estado pluralista, os vrios grupos ou centros de poder social tem a funo de limitar e controlar as vontades isoladas dos detentores do poder poltico. 7. FUNES CLSSICAS DA CONSTITUIO Os laos entre poltica e direito ficam mais claros quando pensamos sobre a questo das funes da Constituio. Com efeito, todas as funes conferidas Constituio dizem organizao e ao exerccio do poder poltico. Vejamos suas funes. (CANOTILHO, 2003, p. 1438) 7.1 Funo de consenso fundamental A Constituio mostra a concordncia fundamental dos cidados em torno de princpios, valores e diretrizes que servem de padres de conduta poltica em uma determinada comunidade. 7.2 Funo de legitimidade e legitimao da ordem jurdicoconstitucional A Constituio regulamenta o poder com base em valores jurdicos encontrados na conscincia jurdica geral de uma determinada comunidade, obtendo a a sua legitimidade. J que a Constituio regulamenta o exerccio e o uso do poder poltico, todo ele constitudo pela Constituio. Essa realidade se traduz em verdadeira legitimao do poder poltico. 7.3 Funo de garantia e proteo A Constituio garante os direitos e liberdades fundamentais. Assim, a Constituio como uma placa de sinalizao de trnsito, na qual dito ao Estado que se dirija de certa forma, sempre em busca do bem comum. Ou seja, a Constituio pe limites atuao do poder poltico, com vista a proteger a liberdade dos cidados. dever de todas autoridades respeitar os direitos fundamentais do povo, j que a Constituio possui hierarquia superior a todas as demais leis e atos das autoridades estatais (princpio da supremacia da Constituio). 7.4 Funo de ordem e ordenao O Estado estruturado com rgos distintos e interdependentes, alm das atribuies dos rgos pblicos que compem a estrutura do Estado. na Constituio que se encontrar tambm o fundamento de toda ordem jurdico-poltica. A Constituio fixa o valor, a fora e a eficcia do restante das normas.
22

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

7.5 Funo de organizao do poder poltico na Constituio que se acha a definio das competncias e atribuies dos rgos que compem a estrutura do Estado. A Constituio define a estrutura de organizao do Estado, estabelecendo a separao dos poderes ou funes polticas (poder legislativo, poder executivo e poder judicirio), bem como as relaes de convvio entre eles. Por ltimo, a Constituio a lei que trata, a ttulo exclusivo, da determinao das competncias, as quais so somente aquelas postas na prpria Constituio (princpio da tipicidade da competncia). Atividades Marque V, se a afirmativa for verdadeira e F, se for falsa ( ) A Constituio tem sido definida como a ordem jurdica fundamental do Estado ou como o estatuto jurdico do poltico. ( ) Pluralismo poltico a concepo que, levando em conta a diversidade de grupos e interesses dentro de uma comunidade, procura estabelecer meios de manifestao de todas as idias, procurando atender os anseios e harmoniz-los efetivamente. Em um Estado pluralista, os vrios grupos ou centros de poder social tem a funo de limitar e controlar as vontades isoladas dos detentores do poder poltico. ( ) A Constituio regulamenta o poder com base em valores jurdicos encontrados na conscincia jurdica geral de uma determinada comunidade, obtendo a a sua legitimidade. ( ) na Constituio que se acha a definio das competncias e atribuies dos rgos que compem a estrutura do Estado. ( )A Constituio define a estrutura de organizao do Estado, estabelecendo a separao dos poderes ou funes polticas (poder legislativo, poder executivo e poder judicirio), bem como as relaes de convvio entre eles. Comentrio As afirmaes acima esto todas corretas, se voc teve dvidas, revise seus estudos, voltando leitura do texto, de forma mais atenta. Voc poder obter mais informaes sobre o assunto tratado nesta aula, lendo os seguintes livros: BOBBIO, Norberto. Teoria das Formas de Governo. Traduo de: Srgio Bath. 10. ed. Braslia: UnB, 1997. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional Constituio. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003. e Teoria da

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado.25. ed. So Paulo: Saraiva, 2005.

23

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

UNIDADE TEMTICA II BASES CONSTITUCIONAIS DO ESTADO MODERNO

TEMA 04

CONCEPO DE ESTADO.
INTRODUO Caro (a) acadmico (a), A presente aula tem por finalidade, tecer alguns comentrios sobre o moderno conceito de Estado, definindo primeiramente o que Estado e dando a vos uma noo mais precisa deste e sua importncia em nosso cotidiano. Objetivos:

Esclarecer a noo de Estado, a partir de suas origens; Conceituar Estado; Trabalhar sobre o tema da justificao do Estado.

1. O QUE ESTADO? Para que possamos entender a organizao do Estado, precisamos preliminarmente conhecer o que Estado. Para isso, precisamos conceitulo e para obtermos um Conceito de Estado devemos partir de um questionamento inicial: O que Estado? Para respondermos a esta questo, nos filiamos ao entendimento de Celso Ribeiro Bastos onde diz:
O Estado , portanto, uma espcie de sociedade poltica, ou seja, um tipo de sociedade criada a partir da vontade do homem e que tem como objetivo a realizao dos fins daquelas organizaes mais amplas que o homem teve necessidade de criar para enfrentar o desafio da natureza e das outras sociedades rivais. O Estado nasce, portanto, de um ato de vontade do homem que cede seus direitos ao Estado em busca da proteo e para que este possa satisfazer suas necessidades sempre tendo em vista a realizao do bem comum. Na medida em que comeam a se alargar as esferas de atuao do poder coletivo, dizer, na medida em que a prpria complexidade da vida social comea a demandar uma maior quantidade de decises por parte dos poderes existentes, faz-se portanto imprescindvel que um nico rgo exera esse poder.(BASTOS, 2004, p. 42/43)

Como vimos, o Estado nasce da necessidade do homem diante das dificuldades enfrentadas, seja pelo meio hostil em que vive, seja pelo conflito
24

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

com outros humanos. Diante dessas situaes e das necessidades da organizao da vida em sociedade, que a cada dia se torna mais dinmica e complexa, o homem viu-se compelido a delegar poderes para um rgo abstrato que serviria para dirimir os conflitos e organizar e gerir a sociedade. Mas o homem no viveu sempre em sociedade e, mesmo nas comunidades primitivas, no se conhecia o Conceito de Estado, surgindo este num momento histrico bem definido, tendo surgido no sculo XVI, momento de transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna. No podemos negar que as Cidades Estado Gregas, bem como o Imprio Romano, na Antiguidade Clssica, j apresentavam primrdios e indcios de uma organizao estatal, mas no contemplavam todas as caractersticas prprias de Estado que so, na definio de Celso Ribeiro Bastos: Povo, Territrio e Poder Soberano (Bastos, 2004). Assim, o surgimento do moderno conceito de Estado fica localizado, historicamente, no incio dos Tempos Modernos, mais Entendemos que a corrente mais correta a precisamente no Sculo XVI. Um dos pontos segunda, que considera o Estado como uma divergentes sobre o conceito espcie de Sociedade Poltica, sendo que o de Estado diz respeito a sua Estado Moderno que conhecemos que relao com a sociedade pode ser definido pelo conjunto de seu povo, poltica. Alguns defendem que territrio e poder poltico apenas um dos Estado e sociedade poltica se vrios tipos de Estado existentes, conforme identificam, outros entendem estudaremos nas prximas aulas. que o Estado uma das espcies de Sociedade Poltica, considerado o mais importante destas espcies. Devemos portanto, ao estudar o fenmeno estatal, ter em mente duas correntes diferentes. A primeira d maior importncia aos caracteres materiais do Estado: seu povo e seu territrio. A segunda corrente prioriza a organizao normativa ou, o poder coercitivo que possui o Estado. Esta segunda corrente, considera que no h Estado sem povo ou territrio. Na prtica, no possvel se distinguir as duas correntes, uma vez que estas se complementam, mas para fins didticos, importante haver essa distino, neste sentido manifestou Bastos:
No fundo, no entanto, o Estado simultaneamente as duas coisas e s por convenincia de estudo, ou em virtude das limitaes da cincia que no se consegue dar conta do real seno secionando-o ou restringindo-o a uma nica dimenso, que se h de reduz-lo a alguma de suas mltiplas manifestaes, mas a verdade que o Estado simultaneamente um fato social e como tal passvel de estudo pela sociologia, como tambem um fenmeno normativo e, nessas condies, conhecvel e estudvel pelo Direito. (BASTOS, 2004, p. 44)

bom lembrar que o moderno conceito de Estado nasceu na conturbada transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna, influenciando esse contexto social e poltico na sua formao. Concluindo, podemos dizer, de acordo com Bastos:
[...]que o Estado a organizao poltica sob a qual vive o homem moderno. Ela caracteriza-se por ser resultante de um povo vivendo sobre um territrio delimitado e governado
25

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

por leis que se fundam num poder no sobrepujado por nenhum outro externamente e supremo internamente. (BASTOS, 2004, p. 48).

2. ORIGEM DO ESTADO Para que possamos nos aprofundar na origem do Estado, comearemos por entender a origem etmolgica da palavra Estado. Estado deriva da palavra latina status, que pode ser traduzida como estado, posio e ordem. J em seu sentido ontolgico, a palavra Estado , de acordo com Bastos: um organismo prprio dotado de funes prprias, ou seja, o modo de ser da Os povos antigos no utilizavam a palavra sociedade politicamente Estado para definir a sua organizao organizada, uma das social, ela foi introduzida por Maquiavel em formas de manifestao sua obra O Prncipe de 1531. do poder. (BASTOS, 2004, p.49). Quanto origem, vrios foram os autores que discutiram o seu surgimento ou a sua origem, sendo que estes autores formularam diversas teorias com a finalidade de explicar o surgimento do Estado, entre elas podemos destacar: 2.1 Doutrina Teleolgica: Seus principais estudiosos foram So Toms de Aquino, Santo Agostinho e Jaques Bossuet. Essa doutrina defendia que o poder advinha de Deus e, dessa forma, o Estado era criao divina, assim como todas as coisas. Dentro da Doutrina Teleolgica, haviam duas correntes: a Teoria Pura do Direito Divino Sobrenatural, que teve seus maiores defensores na Frana, durante a Idade Mdia e que defendia, segundo Bastos, que o Estado era obra imediata de Deus, e que ele prprio designaria o homem ou a famlia que deveria exercer a autoridade estatal(BASTOS, 2004, p.51), o que servia para reforar a fora do rei e das monarquias absolutistas, um de seus maiores defensores foi o rei Lus XIV da Frana, que afirmava que todo Poder advinha de Deus, e portanto, tal poder no poderia ser contestado e s caberia ao rei (que representava todo o Poder Estatal) prestar contas a Deus, que era quem lhe conferia o poder e s Ele poderia tir-lo. A Outra corrente era a da Teoria do Direito Divino Providencial que, segundo Bastos, defendia a idia de que o estado foi institudo pela providncia divina, que o dirigia de maneira indireta atravs da direo providencial dos acontecimentos e das vontades humanas (livrearbtrio)(BASTOS, 2004, p.52), a maior defensora dessa corrente foi a Igreja Catlica. 2.2 Doutrina Jusnaturalista: Essa teoria surgida no final da Idade Mdia incio da Idade Moderna, vinha para contraditar a teoria teleolgica, uma vez que buscava separar os valores humanos da religio, defendia que o Estado surgia das prprias exigncias da natureza humana, bem como de suas necessidades, baseando-se no fato de que anterior ao Direito Positivo, havia um Direito Natural, inerente aos seres humanos. Partindo desses pressupostos, os jusnaturalistas defendiam que o Estado surgia da prpria necessidade do homem de viver em sociedade e era o aperfeioamento natural dessa vida comum, j que os princpios de solidariedade e amizade eram inerentes ao homem, servindo o Estado apenas para normatizar aquilo que j era inerente ao ser humano e de tornar exigvel esses princpios,
26

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

servindo o Estado como o meio para se atingir o bem comum, sendo o Estado uma forma de aperfeioamento da vida em sociedade, surgindo naturalmente de forma necessria a continuidade da busca de uma sociedade perfeita, em busca de uma formao jurdica que desse ao homem a garantia da proteo a seus direitos individuais dentro da coletividade. Assim, Segundo Bastos, No direito natural os princpios que imperavam eram os de que ninguem deve prejudicar nnguem e que deve se dar a cada um o que seu(BASTOS, 2004, p.52). 2.3 Doutrina do Contrato Social: A base desta doutrina se deu com Aristteles na Grcia Antiga, sendo retomada e intesificada na Idade Mdia. Para os defensores desta doutrina, o Estado surgia por meio de um pacto celebrado entre os homens, onde estes abrem mo de seus interesses pessoais em prol da coletividade. Dessa forma, o Estado surge da vontade do homem, que diante das necessidades celebra com a coletividade um pacto com a filnalidade de criar um Estado forte, dotado de personalidade jurdico poltica, capaz de proteger os interesses individuais ao mesmo tempo em que busca o bem comum. E atravs destes pactos, que o homem construiu o Estado. Estes, assim como os jusnaturalistas, defendem o progresso do Estado natural para um estado social. Essa teoria teve como seus principais expoentes, Jean Jaques Rousseau, Thomas Hobbes e Jonh Locke. Hobbes [...]defendia a idia de que a sociedade poltica foi criada a partir da celebrao de um contrato social firmado entre os homens, em busca de harmonia, paz, segurana e proteo de direitos e bens(BASTOS, 2004, p. 53). Locke dizia que [...]o que instituiu a sociedade poltica foi o consentimento de todos os homens em unir-se para fundar um s corpo social, dotado de poder (Bastos, 2004, p. 56). J para Rousseau, no contrato social [...]o homem cede todos os seus direitos naturais em prol da sociedade poltica, pois dando cada um o todo inteiro, a condio passa a ser igual para todos e sendo assim ningum ter interesse em torn-la onerosa aos outros. (BASTOS, 2004, p. 57). 2.4 Doutrina da Fora do Estado: Para os defensores desta teoria o Estado nasce da supremacia dos mais fortes sobre os mais fracos, sendo que os mais fortes impem sua vontade aos mais fracos atravs do Estado, sendo portanto este, simples instrumento de dominao. Os principais defensores desta teoria foram Jean Bodin e Luwig Gumplowicz. Bodin, admitia a possibilidade de o Estado nascer atravs de duas formas distintas, atravs da fora do mais forte sobre o mais fraco, ou pelo contrato social, mas tendo por princpio de que qualquer uma das formas tinha por finalidade principal a manuteno da vida. J Gunplowicz defendia que o Estado era nascido naturalmente da luta do mais forte para subjugar o mais fraco, constituindo-se em uma forma de manuteno dessa soberania. 2.5 Teoria Familiar: Esta teoria defende que o Estado surge diretamente da famlia que atravs de sua expanso surge como sociedade poltica, em que o poder estatal exercido pelo chefe da famlia, sendo portanto um poder patriarcal, que teria como base a transferncia do poder divino para a pessoa do pai, fundando-se em caractersticas divinas. Diversas so as teorias que buscam explicar a origem do Estado, mas nenhuma delas sozinha consegue explicar satisfatoriamente a origem deste,
27

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

uma vez que o surgimento do Estado est ligado a numeros fatores, sociais, religiosos, econmicos entre outros, e no h unicamente um destes como defendem as diversas teorias apresentadas. Portando, podemos concluir que a origem do Estado deve ser estudada sem nos filiarmos a nenhuma destas teorias, uma vez que todas elas possuem parte da razo, pois o Estado surge de um somtorio de fatores que devem ser estudados juntos para se concluir todo o desenvolvimento, desde o seu surgimento at o que ele atualmente. Tais teorias serviam como forma de legitimao dos Estados, que sempre precisaram destas para garantir a obedincia as suas normas. 3 JUSTIFICAO DO ESTADO Bastos assim define a justificao do Estado:
No que se refere a justificao do Estado, pode-se dizer que ele se justifica na segurana jurdica que transmite, todavia isso no implica em dizer que est ele restringido a uma mera organizao judicial ou at mesmo a simples elaborao de uma legislao. Na verdade isso significa apenas que o Estado tem como uma de suas funes aplicar e tambm executar os princpios gerais do direito. Nesse sentido cumpre dizer que o Estado tem como um de seus fins o jurdico, dizer, cabe a ele garantir e proteger o Direito. (BASTOS, 2004, p. 60)

Diante disso, fica claro que o Direito inerente ao Estado, sendo este um meio para se chegar a um dos fins que o Direito, e consequentemente a organizao da sociedade e o alcane do bem comum. Constitui-se, portanto, como uma das finalidades do Estado a busca do bem comum, mas sem deixar de valorar os interesses pessoais dos membros da coletividade. Os interesses do Estado no podem se sobrepor aos valores da pessoa humana, sendo o Bem Comum, a finalidade permanente do Estado.

Atividades 1) De acordo com o texto que trata sobre a concepo de Estado, defina em trs linhas o que voc entende como conceito Estado? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 2) Caracterize as cinco doutrinas que tratam sobre a origem do Estado, de acordo com texto: Doutrina Teleolgica.______________________________________________ ________________________________________________________ ______ Doutrina Jusnaturalista.____________________________________________ ________________________________________________________ Doutrina do Contrato Social.______________________________________ ____________
28

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

________________________________________________________ Doutrina Fora do Estado.__________________________________________________ ________________________________________________________ ______ Doutrina Familiar._________________________________________________ ________________________________________________________ Comentrios: Faa essa atividade como uma forma de releitura do texto, colocando os pontos principais de cada doutrina, assim voc fixar melhor os pontos relevantes. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica. 6 Edio, So Paulo: Celso Bastos Editora, 2004. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5 Edio, So Paulo: Malheiros, 2004. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado, 25 Edio, So Paulo: Saraiva. 2005. ALVES, Ricardo Luiz. A Concepo de Estado de Thomas Hobbes e John Locke. Disponvel em <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=6181>. Acesso em: 26 de junho de 2005.

29

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 05

O ESTADO E A ORDEM ECONMICA E SOCIAL


Introduo Caro (a) Acadmico (a), O poder poltico se estende por um vasto domnio da atividade humana, fazendo-se sentir sua ingerncia normatizadora inclusive no domnio econmico e social. Assim, ouve-se sempre falar em coisas como reforma previdenciria, nova lei de falncias, emenda constitucional do sistema financeiro nacional etc. Bem, por isso se convencionou falar em ordem econmica e social, fazendo-se referncia existncia de padres fixados no direito positivo do Estado, com aplicao diretiva da movimentao das pessoas no referido plano. O objetivo da presente aula refletir sobre o Estado e a ordem econmica e social, procurando mostrar aspectos de sua evoluo poltica. Objetivos: Compreender as bases histricas e filosficas das diversas posturas de atuao do Estado na ordem econmica e social; Especificar as formas de Estado Social nas Constituies. 1. O jusnaturalismo lockeano O jusnaturalismo lockeano est na base da prpria concepo liberal poltica e econmica, a qual, por sua vez, sendo uma das chaves de compreenso do modo de produo capitalista, est estreitamente ligado s origens do Estado Moderno. Modo de Produo a totalidade das foras produtivas e das relaes de produo de uma certa sociedade, ou seja, a maneira como a sociedade produz seus bens e servios, e, bem assim, o modo como os utiliza e a forma como os distribui. Capitalismo o modo de produo que se baseia na propriedade privada dos meios de produo e distribuio de bens e riquezas, num mercado em que haja livre concorrncia entre as empresas, na busca do lucro e no trabalho livre e assalariado. Meios de Produo so os meios empregados por qualquer tipo de trabalho para a produo de bens. As instalaes (edifcios, armazns etc), os instrumentos de produo (mquinas, ferramentas), as vrias formas de energia e os meios de transporte utilizados na produo de qualquer bem. O principal meio de produo na agricultura a terra. Fazem parte dos meios de produo tambm as jazidas e outros recursos naturais. (OLIVEIRA, 2004, pp. 242, 251-252)
30

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

As diferentes formas de pensamento jusnaturalista tm como ponto em comum a afirmao de que todos os homens, sem distino, so, por fora da prpria natureza e, independentemente de sua prpria vontade, detentores de certos direitos fundamentais. O jusnaturalismo pode ser definido como doutrina segundo a qual existem leis no postas pela vontade humana, das quais derivam, como em toda e qualquer lei moral ou jurdica, direitos e deveres que so, pelo prprio fato de serem derivados de uma lei natural, direitos e deveres naturais. (BOBBIO, 2005, p. 11) John Locke (1632-1704) parte do estado de natureza, no qual o homem possua perfeita liberdade e igualdade e, ao ser governado pela lei da natureza, ele sabia que ningum poderia provocar danos vida, sade, liberdade ou propriedade das outras pessoas. Toda uma formulao terica foi elaborada para justificar a proteo, diante do soberano detentor do poder poltico, de esferas pessoais de ao humana e de propriedade privada. Para Locke, o poder que as pessoas tinham sobre as coisas decorria do estado de natureza, ou seja, nada tinha a ver com o Estado e a instituio da sociedade poltica. Em outras palavras, o estado de natureza seria o momento econmico anterior e determinante do poder poltico. Em suma, no estado de natureza ou na sociedade natural, os homens vivem segundo as leis naturais, inclusive as da livre concorrncia econmica. Logo, para Locke, a poltica est a servio da economia. Esse mesmo pensamento que ajuda a construir o pensamento liberal. 2. O que liberalismo? A essncia do pensamento liberal ou liberalismo a limitao do poder do Estado na ordem poltica e na ordem econmica. Na compreenso dos liberais, o poder no pode ser absoluto, ou seja, existem limites sua atuao. O Estado tem poderes e funes limitados. Deve-se ter em conta que essa limitao dos poderes e funes estatais se desdobra em dois aspectos que precisam ser distinguidos. Um deles a distribuio dos poderes entre rgos polticos diversos, com o objetivo de impedir o abuso e o excesso de poder, protegendo a sociedade de danos ao regime de liberdades gozado por ela. A esse primeiro aspecto corresponde a idia de Estado de Direito, como sendo aquele em que as decises polticas se tomam com observncia das normas, de cuja observncia as autoridades no podem se descuidar. O outro aspecto o da limitao de atuao do Estado no campo da propriedade privada, revelando-se ilegtima qualquer intromisso no mbito de livre disposio das coisas ou dos bens pelos particulares, ou seja, qualquer empecilho ao livre comrcio e gozo. O ideal era, assim, o do Estado mnimo, ou seja, aquele que intervem somente para garantir a ordem pblica interna e externa, protegendo os cidados de ilegalidades praticadas por outros, bem como zelando pela estabilidade da ptria no plano das relaes internacionais. O liberalismo revela uma concepo individualista da sociedade.

31

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

O individualismo sugere que primeiro existe o indivduo isoladamente considerado, com as suas necessidades e os seus interesses e, depois, vem a sociedade. Assim, o indivduo considerado na sua capacidade de autoformao, de desenvolvimento, de progresso intelectual e moral num regime de mxima liberdade em relao a qualquer norma externa que lhe seja imposta pela fora. Reinvidica-se, ento, plena liberdade individual na esfera espiritual e na esfera econmica. 3. As Revolues Liberais A mais notvel conseqncia histrica da efetivao da concepo liberal foi o surgimento de revolues voltadas derrocada dos regimes monrquicos de poder absoluto. Consoante assinalado por Bobbio, o resultado das revolues comandadas por certas foras sociais contra a monarquia foi a celebrao de novos acordos ou pactos entre o soberano e os sditos, nos quais se vislumbrava um novo sistema de direitos e deveres, onde se passava a resguardar de abusos do poder a vida, a liberdade e a propriedade privada. Assim, a mais famosa revoluo liberal se confunde com o maior acontecimento do sculo XVIII: a Revoluo Francesa. Pelas revolues liberais veio a se afirmar o rol dos direitos fundamentais de primeira gerao ou dimenso. Ou seja, direitos de prestao negativa, os direitos de liberdade civil e poltica, enfim, direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado, no dizer de Bonavides. No meio dos direitos ento assegurados e constitucionalizados, se encontra o da liberdade econmica dos cidados. 4. O que socialismo? A Revoluo Francesa, inspirada pelos ideais liberais, muito embora tenha gerado vrias transformaes na idia de Estado e de suas relaes com os cidados, acabou se contentando com uma sociedade dividida em classes e cheia de desigualdades econmicas e culturais. Revoluo Francesa foi um movimento poltico-social liderado pela burguesia, que marcou a ruptura com o Estado absoluto, estabelecendo, na Frana, uma srie de limitaes ao exerccio do poder poltico, expressas na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, de 27 de agosto de 1789. Ao lado do prevalecimento das teorias liberais, a revoluo industrial, com todas as profundas mudanas por ela operadas nas relaes econmicas, levou a um quadro de explorao do proletariado, transformando homens em mquinas de trabalho e produo, em terrveis condies de vida. Nesse quadro, fortalece-se o socialismo utpico o qual, se constitua num protesto contra a sociedade dividida entre possuidores dos meios de produo e trabalhadores semi-escravizados. O socialismo utpico, representado por Proudhon, Fourier, Owen, Babeuf, entre outros, teceu uma srie de crticas de cunho negativo, visando uma sociedade mais igualitria, criticando a discrepncia observvel entre liberdade e igualdade formal asseguradas nas Constituies e a liberdade e igualdade reais, que no se verificavam nas situaes do dia a dia da maior parte da populao.
32

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Com a passagem do tempo, sobreveio o socialismo cientfico, cujas bases cientficas foram propostas pelos alemes Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), os quais tinham em comum com o socialismo utpico a busca por uma sociedade igualitria, mas deste se diferenciava pelo fato de seguir um mtodo de observao e de avaliao das relaes econmico-sociais. No pensamento de Marx e Engels, a sociedade mecanicista, servindo como instrumento de poder da classe forte e privilegiada, enquanto a sociedade, em nada orgnica, a expresso de classes irreconciliveis e antagnicas entre si. Como proposta poltica e cientfica estava a extino do Estado e, portanto, da opresso de uma classe sobre as outras, entrando em jogo a teoria da superao das classes e a dialtica marxista. O socialismo cientfico propunha que, atravs da tomada violenta do poder pelo proletariado, os meios de produo passariam propriedade estatal, e o Estado, aps isso, diante de sua inutilidade, seria automaticamente extinto, acabando assim qualquer luta de classe. 5. As Revolues Socialistas Os ideais socialistas tambm se traduziram, historicamente, em revolues que mudaram radicalmente a prpria concepo de Estado, reclamando-se da em diante um Estado intervencionista, o qual agiria na esfera tida at ento como privada, tencionando o estabelecimento de condies de vida igualitrias e justas. A grande revoluo socialista foi um dos maiores acontecimentos do sculo XX, a Revoluo de Outubro na Rssia, a qual destronou os czares. A obra revolucionria socialista resultou no reconhecimento, em diversos sistemas constitucionais, de direitos econmicos, sociais e culturais, bem como de direitos coletivos ou de coletividades. Assim, o resultado foi a formao de vrias espcies de Estado Social, os quais dominaram o cenrio principalmente aps a segunda guerra mundial. 6. As diversas formas de Estado Social nas Constituies E nos nossos dias, quais resultados podemos ver do confronto entre os ideais liberal e socialista? Podemos dividir em quatro os Estados, cujas Constituies os descrevem como sociais: o Estado Social conservador, o Estado Social da concretizao da igualdade e da justia social, o Estado Social transformador do status quo, que abre caminho concretizao do socialismo, e o Estado Social das ditaduras. 7. Estado Social conservador aquele em que a Constituio o define como social, mas o seu compromisso mais profundo com os princpios do liberalismo econmico, cujo cumprimento reclamado pela ingerncia do capital e de seus fatores reais de poder, os quais acabam por prevalecer na interpretao da Constituio, fazendo-a pea decorativa de um Estado conservador de cunho efetivamente liberal. Nesses sistemas, geralmente se deixa ao legislador a tarefa de concretizar os princpios de justia social e igualdade. Pois a Constituio, embora os proteja, acaba por colocar nas mos do legislador a definio de
33

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

uma poltica. Assim, entra aquela frase de Kelsen, no sentido de que a Constituio finge dar com uma das mos enquanto retira com a outra. , ento, um Estado Social apenas no nome e na proposta, a qual se torna sem resultado no plano dos anseios populares de igualdade e justia social. 8. Estado Social da concretizao da igualdade Nessa espcie de Estado Social, v-se o compromisso e a prtica efetiva, atravs de polticas pblicas da igualdade, criando-se condies sociais melhores, nos mais diversos mbitos: educao, sade, moradia, trabalho, previdncia social etc. 9. Estado Social transformador do status quo O Estado Social transformador do status quo uma concepo que, sem abrir mo da perspectiva democrtica, do livre embate e debate das idias e dos meios constitucionais de ascenso ao poder poltico, prope que a Constituio no somente enseja a concretizao da igualdade, mas vai alm, dando abertura substituio do sistema capitalista e a adoo estatal de um socialismo. 10. Estado Social das ditaduras O Estado Social das ditaduras , na verdade, a afirmao de justia social e igualdade por parte de regimes totalitrios que se querem legitimar no poder atravs do uso de um aparente compromisso transformador da sociedade. Enquanto as Constituies liberais so marcadas pela falta de aluso aos direitos sociais, no Estado Social das ditaduras ocorre, em nome de projetos de justia social, a eliminao da democracia e do pluralismo poltico. 11. Significado constitucional do Estado Social Por muito tempo foi sustentada a tese, segundo a qual, as normas constitucionais referentes a direitos sociais como a moradia, a educao, o trabalho seriam meramente programticas, destitudas de eficcia, j que somente poderiam servir de conselho ou de regra de boa conduta para os exercentes do poder poltico. Sendo assim, nunca poderia sequer ser ajuizada uma ao para resolver o problema da falta ou omisso do poder pblico no tocante concretizao desses direitos. Porm, o moderno constitucionalismo democrtico rejeita esse posicionamento, entendendo, segundo J. J. Gomes Canotilho, que as normas constitucionais, referentes ao Estado Social, contm uma imposio obrigatria dirigida aos rgos de direo poltica. Desse carter impositivo derivam vrias conseqncias jurdicopolticas. Em primeiro lugar, o legislador est autorizado a concretizar a transformao e a modernizao das estruturas econmicas, usando, para isso, dos meios necessrios. Em segundo lugar, impedido o retrocesso social, ou seja, desde que obtido um certo grau de realizao dos direitos sociais e econmicos, o Estado no pode criar polticas pblicas ou fazer normas que resultem na aniquilao dessas vantagens sociais, sem que, em troca, fornea efetiva e justa compensao ao desgaste criado.
34

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Em terceiro lugar, as normas constitucionais asseguradoras do Estado Social devem ser tidas em conta na interpretao da Constituio, levando o poder pblico a se abster de fazer leis que firam os projetos constitucionais de igualdade e justia social. Atividades Diga se as afirmaes so verdadeiras ou se so falsas ( ) O Estado Social das ditaduras , na verdade, a afirmao de justia social e igualdade por parte de regimes totalitrios que se querem legitimar no poder atravs do uso de um aparente compromisso transformador da sociedade. ( ) Podemos dividir em quatro os Estados cujas Constituies os descrevem como sociais: o Estado Social conservador, o Estado Social da concretizao da igualdade e da justia social, o Estado Social transformador do status quo, que abre caminho concretizao do socialismo, e o Estado Social das ditaduras. ( ) O socialismo utpico, representado por Proudhon, Fourier, Owen, Babeuf, entre outros, teceu uma srie de crticas de cunho negativo, visando uma sociedade mais igualitria, criticando a discrepncia observvel entre liberdade e igualdade formal asseguradas nas Constituies e a liberdade e igualdade reais, que no se verificavam nas situaes do dia a dia da maior parte da populao. ( ) A mais notvel conseqncia histrica da efetivao da concepo liberal foi o surgimento de revolues voltadas derrocada dos regimes monrquicos de poder absoluto. Comentrio As afirmativas acima visam fixar o contedo do texto, portanto, so todas verdadeiras, de forma que se vocs consideraram difceis de serem resolvidas leiam mais uma vez o texto. Voc pode complementar seu estudo buscando mais informaes nas seguintes obras: BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. Traduo de: Marco Aurlio Nogueira. So Paulo: Brasiliense, 2005. _____. Locke e o Direito Natural. 2. ed. Traduo de: Srgio Bath. Braslia: Unb, 1997. BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 2001. _____. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. _____.Curso de Direito Constitucional. 6. ed. So Paulo: Malheiros, 1996. OLIVEIRA, Prsio Santos. Introduo Sociologia. 25. ed. So Paulo: tica, 2004. KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. Traduo de: Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 1995.

35

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 06

O ESTADO E O DIREITO.
Introduo Nestas duas prximas aulas iremos discutir a interao e interdependncia entre Estado e Direito, demonstrando o quanto cada um importante e necessrio para a existncia e sobrevivncia do outro, proporcionando a vocs um maior conhecimento dessa relao, que interfere diretamente no cotidiano de todo cidado mas, acima de tudo, entre os operadores do Direito. Objetivos:

Mostrar que a idia de Estado pressupe uma ordem jurdica


que organiza a vida dentro da sociedade poltica organizada; Introduzir o acadmico no conhecimento das teorias jusnaturalista e liberal do Estado e do Direito. 1. O DIREITO NATURAL E O ESTADO O Direito Natural ou Jusnaturalismo discutido desde a antiguidade, na Grcia Antiga e em Roma, mas o moderno pensamento Jusnaturalista, segundo Jellinek, era fruto da ao de alguns fatores:
o individualismo germnico, a concentrao da vida poltica medieval em inmeras corporaes, a influncia do cristianismo, metendo a personalidade humana em plano significativamente transcendental e lanando as bases ao individualismo da idade moderna, e a Igreja, que ao contrrio do culto antigo, j no coincide com o Estado, e se torna autnoma, tutelar ou rivalizante, conforme o afiaam as lutas do Santo Imprio Germnico com o Papado.

(BONAVIDES, 2004, p. 119) Dessa forma, como o Direito para o Jusnaturalismo um dos fundamentos do Estado e, partindo do indivduo, o fim do Estado est diretamente ligado ao individualismo. Assim, pelo pensamento jusnaturalista, seria o indivduo a matriz do Estado e do Direito, no havendo at ento uma noo exata de sociedade como a conhecemos. E, diante desta filosofia individualista do Jusnaturalismo, era o indivduo que legitimava a existncia do Estado, baseando-se este em verdades eternas e imutveis que deveriam nortear todos os Estados de forma semelhante, visto que, para os jusnaturalistas,
36

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

este direito natural era inerente a todos os homens, indiferente de suas caractersticas culturais. Enquanto durou esse pensamento individualista do Jusnaturalismo, acabou por produzir diversas consequncias tanto no campo da poltica como do direito, havendo portanto, duas fases distintas do pensamento jusnaturalista: Uma que corresponde preponderncia do esprito escolstico, outra que entende com a secularizao do Sistema Estatal.(BONAVIDES, 2004, p. 120) O Jusnaturalismo Escolstico tinha como seus maiores expoentes So Toms de Aquino e Santo Agostinho, que defendiam que o homem tinha duas faces distintas, uma boa e outra m. E, portanto, negavam a possibilidade da democracia, uma vez que esta seria uma sociedade utpica em virtude de que seria formada apenas por homens redimidos e puros, o que era inconcebvel no plano terreno, sendo a Monarquia a melhor forma de governo, e o Estado um mal necessrio. De outra ponta, havia o Jusnaturalismo Racional, do qual um dos precursores foi Rousseau, mas antes dele, outro pensador, Hugo Grotius, j havia admitido a possibilidade de se desvincular o direito natural da teologia crist, defendendo a idia de que mesmo para aqueles que no acreditam em Deus havia um Direito Natural inerente, ligando a idia de Jusnaturalismo a natureza humana que seria estvel e constante. Para Grotius, a jurisprudncia deveria estudar, principalmente, a determinao dessa essncia humana imutvel, que legitimasse todo o direito positivo com ela acorde(BONAVIDES, 2004, p. 122) Segundo ainda Grotius, esse direito teria validade em qualquer lugar, tempo e espao, de forma absoluta sendo portanto incontestvel, pois para este:
[...]a doutrina que se identifica com a natureza humana no se sujeita nunca as limitaes impostas pelo Estado, forma jurdica de associao confinada no espao e, portanto, necessariamente invlida para abranger direito que lhe anterior e superior,(BONAVIDES, 2004, p. 122).

Conceito de Jusnaturalismo: Por Jusnaturalismo se entende uma doutrina segundo a qual existe e pode ser conhecido um direito natural (ius naturale), ou seja, um sistema de normas de conduta intersubjetiva diversa do sistema de normas fixadas pelo Estado.(CORR A, 2002, p. 34)

Mas Grotius, assim como seus sucessores at o sculo XIX, esqueceram-se de determinar a forma de especificar qual seria a natureza humana que serviria de base a suas teorias jusnaturalistas, pergunta esta que veio a ser feita pelos empiristas como Savigny, o que acabou por desacreditar as teorias de Grotius. Torna-se, portanto, o maior percalo da teoria jusnaturalista a definio do que seria a essncia humana imutvel que definida por cada pensador de forma particular, uma vez que est no demonstrvel e pode portanto ser adaptada conforme as convenincias de quem a estiver interpretando. Com isso, concluiu-se que as verdades eternas e os direitos imutveis seriam sempre divergentes, conforme se tomasse por princpio essa ou aquela suposta esncia humana. (BONAVIDES, 2004, p. 123) O Jusnaturalismo tinha o Estado como contrrio a liberdade, buscando traar a este, limites rgidos de ao, fazendo com que esse intervsse o mnimo possvel na liberade dos indivduos. Segundo Paulo Bonavides, o Jusnaturalismo, de acordo com a doutrina estatal jusnaturalista, [...] no passou de um momento na dinmica do direito.(BONAVIDES, 2004, p. 124)
37

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Ainda, diz Bonavides: Nele se esteou o liberalismo individualista, que inteiramente derrogado na esfera poltica e econmica, teve, para o progresso consequncias positivas de cunho espiritual, anotadas por Max Ernst Mayer, como a lliberdade de confisso religiosa, de pesquisa cientfica e de conscincia poltica. (BONAVIDES, 2004, p. 124) Essas idias foram adotadas pelo direito positivo em quase todas as Constituies dos pases, delimitando as reas consideradas imutveis, vedando expressamente ao poder estatal modific-las ou revog-las, dando a estas regras constitucionais o status de direitos inalienveis da pessoa humana. Esses aspectos teleolgicos individualistas do direito natural tiveram sua discusso acentuada, diante das indagaes de Rousseau a respeito da liberdade humana, uma vez que mesmo nascendo livre, o homem, se via preso pela sociedade e por suas regras.
Da o carter supostamente revolucionrio que teria o direito natural, como teoria modificadora da realidade humana e social, essa tese, sustentada, entre outros por Jellinek, que assevera estarem indescritivelmente vinculados o chamado etado natural e direito de resistncia, , todavia, combatida ao presente por Kelsen, cuja doutrina a esse respeito merece ser atentamente considerada.( BONAVIDES, 2004, p. 125)

Kelsen, em seus estudos, concluiu que o Estado , necessariamente, constitudo por uma ordem jurdica positiva, no admitindo um Estado jusnaturalista, uma vez que este direito inerente a todos, era carente de coao de sua aplicao, sendo que quando se tornasse exigvel por meio de imposio estatal estava este automaticamente tornando-se positivado, Kelsen contestava no somente o Estado jusnaturalista, mas todo o direito que no fosse positivado. Kelsen afirmava, ainda, que os defensores do jusnaturalismo, como: So Toms de Aquino e Kant consideravam o direito positivo, na sua tica e essncia, nas suas leis e manifestaes objetivas, oriundo do direito natural e a este subordinado, por falecer ao positivismo jurdico capacidade criadora ou autonomia para a livre produo de valores.(BONAVIDES, 2004, p.126/127) Preocupavam-se estes pensadores em criar mtodos para confirmar a superioridade do Direito Natural sobre o Direito Positivo, independente da realidade, fazendo com que essas questes acabassem se tornando objeto de estudo da cincia do direito e da filosofia. Diante disso, o direito natural no pode ser considerado revolucionrio, segundo Kelsen, como queriam alguns de seus defensores, nesse sentido manifesta-se Bonavides:
O mais profundo na percuciente anlise de Kelsen a verificao feita por este de que, quando se d a desnaturao conservadora do direito natural, na ocasio em que deixa de possuir o sentido de fora estvel em que
38

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

repousam a Sociedade e o Estado por ele tutelados, para converter-se, na conscincia dos povos, em instrumento de transformao e reforma, de progresso e revoluo, perde o mesmo, historicamente, como aconteceu depois da comoo revolucionria do sculo XVIII, o seu valor para a ordem poltica que o vinha utilizando. Urge, ento, substiu-lo a todo transe. Foi o que fez a reao conservadora, ao produzir , segundo Kelsen, a ideologia da escola histrica. Em vez da natureza ou da razo, tinha por fonte do novo direito o chamado Volksgeist, o esprito popular, nacional. (BONAVIDES, 2004, p. 128)

Com isso, concluimos que o direito natural no foi um direito revolucionrio, nem tampouco pode ser considerado como a base da criao do Estado, diante das dificuldades conceituais que este apresenta, e diante da impossibilidade de sua exigibilidade, a no ser quando adquire caracterstica de direito positivo ao ser aplicado ao caso concreto. 2. O ESTADO JURDICO SEGUNDO KANT Durante a trasio do mercantilismo para o liberalismo, houve um crescimento exacerbado do individualismo, dando grande dimenso as liberdades individuais, deixando de lado as teorias absolutistas, que negavam a liberdade individual atraves de normas e regulamentos que tinham por finalidade limitar as aes humanas para assim alcanar a felicidade, para assumir uma doutrina mais liberalista, que defendia a ausncia de interveno do Estado na vida da sociedade, dando ao indivduo total liberdade. Diante disso, havia a necessidade de se reavaliar os estudos at ento realizados, pois frente a esse neo-individualismo, coube a Kant presidir e direcionar tais pesquisas, estudando o Estado sobre um outro prisma, fazendo um estudo do [...] Estado como fato Absoluto e no do Estado como fenmeno histrico e realidade concreta no tempo, presente ou futuro[...]. (BONAVIDES, 2004, p. 132) Neste momento histrico, bem como com a Revoluo Francesa que modificava os conceitos de Estado ento vigentes, este novo Estado necessitava de uma teoria jurdica que lhe desse a sustentao necessria a sua manuteno, sendo Kant, um dos formuladores desta teoria. Para isso, partia-se do pressuposto, de acordo com Kant, que o Estado deveria ser mantido o mais longe possvel, uma vez que este era considerado um mal. Ento, imperativo era impor-lhe restrioes constitucionais, e a mais defendida e privilegiada era a da separao dos poderes. As idias de Kant assemelham-se ao Estado Constitucional de Montesquie, que fazia da liberdade o princpio fundamental do Estado, que deveria ser mantido mediante as garantias legais. 2.1 A proteo do direito como finalidade suprema do Estado Para o Estado kantiano, a nica finalidade do Estado seria a de manter e estabelecer a ordem jurdica, segundo afirma Paulsen (Bonavides, 2004, p. 134), j que essa ordem era considerada ideal, quanto maior for a liberdade individual dentro da segurana jurdica. Dessa forma, poderamos resumir a teoria do estado Jurdico de Kant, segundo Bonavides, dessa forma:
39

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Nega a doutrina de Kant a teoria eudemonstica do iluminismo. Abstm-se o Estado de qualquer interveno a favor da ventura humana que fica de todo arredada de suas cogitaes, ao contrrio do que preconizava a teoria wolfiana. Em Kant, o Estado ordem neutra e, se nos for lcita a comparao antropomrfica, poder-se ia compar-lo figura de um inspetor de quarteiro ou guarda de trnsito. Consiste a misso do mesmo num protecionismo benigno, paternal. Protege os indivduos contra a violncia interna ou externa. Seria completa sua funo de alheamento, se anteriormente no houvesse Kant reconhecido por justa alguma participao do direito no progresso espiritual de cada ser humano. [...] Em suma, a teoria do Estado de kantiano a expresso jurdica do liberalismo, que lhe atribui, conforme observa judiciosamente Jellinek, a funo cpital e nica de garantir a coexistncia dos homens em sociedade.(BONAVIDES, 2004, p. 135/136)

Um dos principais pontos do pensamento de Kant a teoria contratual, que no se constiui em uma simples manifestao emprica, mas em norma para a funo estatal, sendo que, segundo Bonavides, Paulsen afirma que: o contrato social de Kant, ao contrrio de Hobbes e Rousseau, no refere a fato histrico, mas exprime to somente uma idia racional. Kant no indaga a histria da origem do pacto, mas a razo de ser do Estado, para derivar do contrato social aquela norma de cunho teleolgico (jurdico) a que alude Windelband.(BONAVIDES, 2004, p. 137) Assim, podemos concluir que a relao entre Estado e direito muito prxima e interdependente, pois serve o Estado para aplicar o direito e fazer valer as grantias individuais, e por sua vez o Direito serve de sustentculo ao Estado, uma vez que lhe confere autoridade e credibilidade, servindo este de meio de resoluo de conflitos e forma de se alcanar o fim maior do Estado que a busca do bem comum.

Atividade De acordo com o texto, faa um resumo do contedo abordado neste, tecendo comentrio e abordando os pontos que vocs consideram importantes. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
40

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ Comentrio A presente atividade tem por finalidade exercitar a escrita ao mesmo tempo que faz com que vocs retomem o texto, fixando os pontos importantes e compreendendo melhor este. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica. 6 Edio, So Paulo: Celso Bastos Editora, 2004. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5 edio, So Paulo: Malheiros, 2004. CORRA, Darcsio. A Construo da Cidadania: Reflexes HistricoPolticas. 3 Edio, Iju: UNIJUI, 2002.

41

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 07

O ESTADO E O CIDADO.
Introduo Dando continuidade ao nosso estudo sobre o Estado, vamos agora abordar a o tema referente ao Estado e o cidado, para termos uma viso mais ampla da interao destes, de sua importncia bem como de suas funes em nosso cotidiano, entrando na discusso e definindo cidadania. Objetivo:

Mapear as origens histricas do conceito de cidadania, bem


como as suas dimenses e, conseqente, importncia no mbito do Estado.

1. ORIGEM HISTRICA DA CIDADANIA O conceito de cidadania comeou a ser formulado na Grcia e Roma antigas, mas o conceito moderno de cidadania tem sua origem na revoluo francesa, diante da luta da burguesia para sair de seus status de servido, caracterstico da poca medieval, sendo importante ressaltar que a que o moderno conceito de cidadania moderna origem da esta diretamente ligado ao direito, em cidadania est diretamente funo das idias jusnaturalistas que ligada questo dos direitos embasaram as revolues. Uma vez que humanos, uma vez que sua base conceitual comeou a ser buscava sair da condio de desenvolvida com o crescimento do servido caracterstica do mercantilismo, ou seja, com a criao da feudalismo para uma burguesia que se comea a formular o condio de liberdade, conceito de cidado, uma vez que o sendo esta a base da burgus no se adaptava ao sistema Revoluo Francesa. feudal. A formao do conceito de cidadania se deu de forma evolutiva, no sendo formulado de forma precisa e definitiva em um dado momento:
Segundo autores como Marshall e outros o desenvolvimento histrico da cidadania vem ligado as trs fases ou elementos dos direitos humanos: o elemento civil, relacionado com os direitos civis de liberdade individual; o elemento poltico, consubstanciado pelos direitos ligados participao no exerccio do poder poltico; e o elemento social, concernente aos direitos ligados ao bem estar econmico e a herana social. Os direitos civis surgiram no sculo XVIII; os
42

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

polticos, no sculo XIX; e os econmicos-sociais no sculo XX.(CORRA, 2002, p. 214) 2. CONCEITO DE CIDADANIA

A conceituao de cidadania se torna matria difcil em virtude de sua estreita ligao com o direito, pois que poderia se definir cidado como o portador de direitos e deveres dentro do Estado, e partindo-se desse conceito chegaramos ao conceito de cidadania formulado por Souza Junior:
Nesse sentido pode-se falar em cidadania como a representao universal do homem emancipado, fazendo emergir a autonomia de cada sujeito histrico, como a luta por espaos polticos na sociedade a partir da identidade de cada sujeito. (Apud, CORRA, 2002, p. 217)

2.1 Dimenso Jurdica da Cidadania Essa conceituao est diretamente ligada questo dos direitos humanos, mas para que possamos conceituar, de forma mais clara, a cidadania, devemos deixar de adjetiv-la e passar a analis-la apenas em sua essncia, passando a analis-la com base em sua concepo jurdica e sua relao com o Estado. Para isso, devemos nos ater aos estudos do escritor francs Sieyes, que foi um dos protagonistas da revoluo francesa. Para Sieyes, havia dois tipos de cidadania, a cidadania civil ou passiva e a cidadania poltica ou ativa. Cidadania civil ou passiva constitui o lao jurdico que liga todos os indivduos a um Estado, sendo estes detentores de direitos e deveres, independente de suas condies financeiras. Cidadania poltica ou ativa era aquela exercida pelos membros do Estado que possuiam bens e que, portanto, podiam exercer a administrao do Estado atravs da do voto e da elegibilidade que era somente admitida a burguesia, conforme defendia Sieyes. Mas foi o conceito de cidania civil que possibilitou o moderno entendimento da cidadania, estendendo esta a todos os membros do Estado. 2.2 Dimenso Poltica da Cidadania Para podermos exercer a cidadania, devemos necessariamente estar ligados a um Estado e, consequentemente, termos uma nacionalidade, que um dos pressupostos da cidadania. Pois, para que o indivduo seja um cidado, necessita estar ligado a um Estado, como sujeito de direitos, e esta ligao se d pela nacionalidade. Sendo reconhecida a cidadania somente queles que esto integralmente ligados a sociedade em que vivem, recebendo, ento, o status de cidado e sendo portanto iguais em direitos e deveres. Essa definio de cidadania est diretamente ligada condio pblica do cidado, uma vez que este composto por suas particularidades, visto que estas somente interessam a ele em seu carter privado, pois na esfera pblica h uma presuno de igualdade entre todos, indiferente de suas condies pessoais, ficando estas restritas ao interesse privado.
43

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

3. DIFERENA ENTRE CIDADO E POVO Para nosso estudo, importante ainda diferenciarmos o cidado do povo, para isso, vamos nos valer dos ensinamentos de Celso Ribeiro Bastos, que diz:
[...] Esta uma distino importante, embora, por fora do prinpio denmocrtico que estende o exerccio do poder ao povo em geral (superadas as fases iniciais em que prevaleceu o voto censitrio ou capacitrio), encontres-e reconhecida a universalidade do direito de voto, e, consequentemente, da participao ativa do indivduo na vida do Estado. Ao assumir esta feio, ele tido como cidado, deixando no ar a pergunta: e aqueles que, por quaisquer razes, inclusive por no ter atingido a idade necessria para o exerccio dos direitos polticos, se encontram privados destes? Aqui podem ocorrer duas posies: os estados que preferem reservar o termo cidado exclusivamente para aqueles que esto no gozo e no exerccio dos direitos polticos; j aqueles que os tivessem cassados, que estivessem deles destitudos, ou que nunca os tivessem adquirido, no seriam cidados. Parece ser esta a soluo do texto constitucional brasileiro; quando se refere aos cidados, esta a significar o nacional na posse dos direitos polticos. Ainda no conhecida posio diversa, consiste em reconhecer a todos os nacionais a condio de cidado, simplesmente fazendo a distino entre cidado ativo e passivo. (BASTOS, 2004, p. 81)

, portanto, cidado aquele indivduo pertencente a um Estado e que possua o pleno gozo de seus direitos polticos. Isso de acordo com a Constituio Federal de 1988. 4. A RELEVNCIA DA CIDADANIA PARA O ESTADO Diante do que foi exposto at o momento nesta aula, vemos a necesidade do exerccio efetivo da cidadania para o bom andamento da atividade estatal, Bastos, muito bem resumiu a questo da cidadania:
Antes de mais nada cumpre dizer aqui que diante do Estado, todos so basicamente nacionais ou estrangeiros. Entende-se por nacional aquela pessoa vinculada a um Estado ou em virtude do jus sanguinis, ou em virtude do jus solis. Em outras palavras uma pessoa que se encontra vinculada a um Estado e, razo de ser filho de pai nacional (paternidade), ou em razo de ter nascido dentro do territrio daquele Estado. O estrangeiro aquela pessoa que se encontra dentro de um determinado Estado, por motivos mltiplos, s que esta vinculada a um outro Estado. Cumpre aqui adensar um tanto conceito de nacional, introduzindo uma distino usualmente feita entre aqueles que desfrutam dos direitos polticos e aqueles a quem no so conferidas tais prerrogativas. Aos primeiros d-se o nome de cidados. A cidadania implica a nacionalidade, na medida em que todo cidado tambm nacional. Nem todo
44

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

nacional todavia cidado. Basta que no esteja em gozo dos direitos polticos, quer ativos, consistentes na prerrogativa de eleger seus representantes para integrar rgos do Estado, quer passivos, substanciados na possibilidade de ser eleito. certo que a distino ignorada numa linguagem comum e at mesmo por alguns ordenamentos jurdicos, que denominam cidados, todos os que integram o Estado, sem considerar o problema dos direitos polticos. A melhor doutrina agasalha esta diferenciao, assim como nosso direito constitucional, que registra uma ntida separao entre direitos extensveis a todos os nacionais e direitos restritos ao cidado. Rousseau escreveu sobre o cidado em sua obra O Contrato Social: os associados, os membros de um Estado tomam coletivamente o nome de povo e chamam-se em particular, cidados enquanto participantes na atividade soberna e sditos enquanto sujeitos s leis do Estado. A cidadania consiste na manifestao das prerrogativas polticas que um indivduo tem dentro de um Estado democrtico. Em outras palavras a cidadania um estatuto jurdico que contm os direitos e as obrigaes da pessoa em relao ao Estado. J a palavra cidado voltada a designar o indivduo na posse de seus direitos polticos. A cidadania, portanto, consiste na expresso dessa qualidade de cidado, no direito de fazer valer as prerrogativas que defluem de um Estado Democrtico. O exerccio da cidadania fundamental, pois sem ela, no se pode falar em participao poltica do indivduo nos negcio dos Estado e mesmo em outras reas do interesse pblico, portanto no h que se falar em democracia. (BASTOS, 2004, p. 80/81)

A cidadania a forma de exerccio da democracia, o meio pelo qual o cidado pode interferir na gesto pblica, decidir os rumos do Estado e at mesmo fazer valer a sua vontade. Diante de todo o exposto, est demonstrada a importncia do exerccio dirio da Democracia, sendo que este exerccio no se consolida somente atravs do voto no dia das eleies, mas com a participao efetiva nas decises, cobrando e fiscalizando o trabalho daqueles que foram eleitos para representar os cidados que neles votaram, fazendo de seus mandatos um instrumento da busca do bem comum, e no uma forma de alferir ganhos e vantagens pessoais. Somente com a conscincia de todos os cidados de nossa sociedade e da importncia desse exerccio efetivo da cidadania, que conseguiremos atingir os fins primordiais do Estado, dirimindo os conflitos decorrentes da vida em sociedade e com busca do bem comum. Mas, para que isso acontea, devemos assumir nosso papel de cidado e tomar as rdeas da democracia em nosso pas, uma vez que somente mediante o exerccio efetivo e dirio da cidadania, como forma de poder poltico, que conseguiremos os avanos necessrios, atingindo, dessa forma, a mais ampla definio da democracia.

45

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Atividade A obra O Cidado de Papel, de Gilberto Dimenstein, aborda o problema do desrespeito aos direitos dos cidados, que apenas so garantidos no papel, ou seja, nas leis. Levando em conta tal afirmao, comente nas linhas abaixo os aspectos da realidade brasileira que mostram a ineficcia dos direitos sociais estabelecidos na Constituio Federal, principalmente nos seus artigos 6 e 7 (para essa atividade, consulte no site: www.planalto.gov.br, o texto da Constituio Federal). _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

Comentrios: A atividade em tela tem por finalidade acostumar o aluno no manuseio do texto legal, ao mesmo tempo em que faz uma comparao crtica entre realidade e teoria. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica. 6. ed. So Paulo: Celso Bastos, 2004. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. CORRA, Darcsio. A Construo da Cidadania: Reflexes HistricoPolticas. 3. ed. Iju: Unijui, 2002. ALVES, Ricardo Luiz. A Concepo de Estado de Thomas Hobbes e John Locke. http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=6181, 26 de junho de 2005. 21:00 hs.
46

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 08

PARTIDOS POLTICOS
Introduo Caro (a) Acadmico (a), um dado da vida poltica moderna, notado com muita facilidade, que o poder poltico exercido com a mediao dos partidos. Eles so como uma ponte de utilizao necessria pelos candidatos a cargos polticos eletivos, j que uma das condies para ser eleito estar filiado a algum partido poltico, conforme dispe a Constituio da Repblica Federativa do Brasil (art. 14, 3, V). Na presente aula, temos como objetivo compreender melhor o que um partido poltico, a histria de sua institucionalizao e o seu lugar no dia a dia da poltica. Objetivos:

Introduzir o acadmico no conhecimento cientfico dos partidos


polticos, enquanto agremiao de representao de interesses que objetiva conquistar o poder poltico e influenciar na tomada das decises estatais; Classificar os partidos polticos segundo os vrios critrios propostos pelos estudiosos; Compreender o que sistema partidrio e suas formas. 1. Conceito de Partido Poltico OS PARTIDOS POLTICOS SO TO IMPORTANTES PARA ENTENDER A DEMOCRACIA !!! VAMOS ESTUDAR ATENTAMENTE ESSE ASSUNTO ? Muitas definies tm sido propostas com o intuito de expressar a essncia de um partido poltico, ou seja, revelar os elementos bsicos que o integram e compem a sua razo de ser. O partido poltico uma organizao formada por pessoas que, motivadas por ideais e interesses comuns, tencionam, observando

47

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

normalmente os meios legais, conquistar o poder e nele se conservarem, visando a efetivao dos seus objetivos. (BONAVIDES, 2004, p. 346) Para ele, os elementos bsicos de definio de um partido poltico sempre envolvem: um grupo social organizado, um conjunto de idias comuns, o intuito de tomada e conservao do poder poltico. 2. Grupos de Presso e Partido Poltico Convm distinguir, para evitar confuso, as noes diversas de grupos de presso e partido poltico. A expresso grupos de presso traz mente, a um s tempo, a existncia de uma organizao formal de pessoas congregadas em torno de interesses e uma modalidade de ao do prprio grupo em vista da consecuo de seus fins: a presso. Por presso se pode indicar a possibilidade de utilizao de sanes negativas, as quais soam como verdadeiras punies, e sanes positivas, de que so tpicos as ddivas e privilgios, no intuito determinar em certo sentido os rumos do poder poltico. Assim como os partidos polticos, os grupos de presso so organismos colocados entre os cidados e o Estado, bem como representam ambos os interesses dos seus membros, fazendo-os conhecidos no mbito do poder poltico. Ento, voc pode se perguntar: o que distingue os grupos de presso dos partidos polticos? Alguns doutrinadores elencam vrios critrios de distino, vejamos alguns. 1) os partidos polticos buscam assumir o poder, enquanto os grupos de presso tencionam apenas influir sobre o processo de tomada das decises polticas, pretendendo assegurar os seus interesses; 2) os partidos polticos sustentam uma viso global da sociedade e do Estado, enquanto os grupos de presso se restringem aos interesses, cujo prevalecimento se dedicam; 3) enquanto os grupos de presso exercem uma atividade sem responsabilidade social e com propsitos muitas vezes ocultos, os partidos polticos tm uma responsabilidade poltica e expem seus programas aos olhos do todos. Observa-se, no entanto, que muitas vezes se confundem as aes e propsitos dos partidos polticos e dos grupos de presso, no se podendo furtar ao reconhecimento de que existem verdadeiros grupos de presso base de partidos polticos. Diante desse quadro, alguns pensadores tm sugerido que as marcas que distinguem os partidos polticos dos grupos de presso podem ser encontradas somente naquelas atividades que os partidos exercem sozinhos, ou seja, a ttulo exclusivo. Colocam-se, assim, as funes de competio eleitoral e participao direta no poder, atravs dos titulares cargos polticos neles filiados. O problema passa a ser, ento, de direito e da maneira como as normas jurdicas definem o campo de atuao isolada dos partidos.

48

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

3. Resistncia criao dos Partidos Polticos A primeira e mais fundamental resistncia histrica criao dos partidos polticos vem dos tericos do poder poltico absoluto. Assim, Thomas Hobbes (1588-1679) via os partidos como fontes geradoras de seduo e violncia, sendo os verdadeiros responsveis pelo dio e violncia sociais. Mas o interessante que mesmo entre tericos importantes da democracia representativa, nomes influentes na histria da poltica como Abraham Lincoln, John Marshall e John Adams se posicionaram contra a instituio de partidos, vendo-os como causa de constante perigo para a mantena da unidade da comunidade poltica e subsistncia do prprio regime democrtico. No captulo X da obra intitulada Federalista, no se poupou palavras duras sobre o que chamou de violncia das faces, tratando como vcio perigoso a tendncia de formao de partidos. Para ele, as faces ou os partidos so dirigidos por homens dominados pelos impulsos de paixes contrrias aos direitos dos outros cidados e ao interesse constante e geral da sociedade. Tais resistncias chamam nossa ateno para uma colocao de Norberto Bobbio, no sentido de que a concepo originria de democracia nunca admitiu ou levou em conta a existncia de partidos polticos. A referida oposio aos partidos polticos gerou, por muito tempo, lacuna na literatura poltica e jurdica, sendo considervel tambm o silncio guardado nas Constituies democrticas a respeito de tais agremiaes. 4. A admisso doutrinria dos Partidos Polticos Quando se concebeu a democracia, sempre se teve o cuidado de afirmar que por ela se instauraria o governo da vontade geral, ou seja, do interesse de todos e no de alguns. Rousseau (1712-1778), terico da democracia direta, recusava toda idia de intermediao de que resultasse empecilho participao imediata de todo povo no processo de tomada das decises polticas. Porm, os tericos da democracia representativa acentuavam a necessidade de rgos de representao da soberania popular, compostos de pessoas eleitas pelo povo, segundo regras previamente estabelecidas. O que nenhuma das perspectivas de governo democrtico via com bons olhos era a formao de partidos polticos. Entretanto, o seu crescimento acompanhou o prprio desenvolvimento da democracia e de suas instituies. (BONAVIDES, 2004, p. 350) 5. Classificao dos Partidos Polticos Vrias classificaes de partidos polticos tm sido esboadas no mbito terico. David Hume (1711-1776) dividiu os partidos polticos em pessoais e reais. Os partidos polticos pessoais so aqueles fundados sobre sentimentos de amizade pessoal ou hostilidade com os membros de partidos diversos. J os partidos polticos reais so aqueles que se assentam em distines reais de opinio e interesse poltico.
49

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Georges Burdeau importante constitucionalis ta francs, notvel pelas suas incurses no campo da Cincia Poltica.

Os reais se subdividem em trs: partidos de interesse, partidos de princpio e partidos de afeio. Nos partidos de interesse, o que domina a busca pelos interesses econmicos dos integrantes de cada uma das agremiaes polticas. Nos de princpio, a agremiao tem origem em concepes abstratas e especulativas de vida. Nos de afeio, tudo se assenta na dedicao especial dos homens a certas famlias e indivduos, pelos quais desejam ser governados. Max Weber divide os partidos polticos em dois grupos, os partidos de patronagem e os partidos ideolgicos. Nos partidos de patronagem, o objetivo galgar o poder a fim de satisfazer meros interesses de posies polticas e de vantagens materiais, notadamente empregos pblicos para os correligionrios e beligerantes. Nos partidos ideolgicos, a tnica de sua ao est em transformar a estrutura estatal e social, com base em concepes de cunho filosfico. Para Georges Burdeau, as agremiaes polticas so classificadas em partidos polticos de massa e partidos polticos de opinio. Os partidos de massa partem da noo de uma sociedade dividida em classes e da necessidade de participao popular ativa para o refazimento das estruturas de poder. Assim, o que neles se busca a defesa de interesses econmicos e ideologias de transformao social. Os partidos de opinio so aqueles em que, pelas mais diversas formas, se disfara o mero interesse na mantena do status quo social, ou seja, a subsistncia das coisas como esto. 6. A concepo kelseniana de Partido Poltico Hans Kelsen (1995, p. 287), ao falar sobre a importncia dos partidos polticos dentro de uma democracia, deixou claro que essencial num regime democrtico que seja assegurada liberdade ampla na formao de partidos polticos. Alm disso, no pensamento de Kelsen, tambm vemos que, embora a Constituio pudesse sujeitar a formao e a atividade dos partidos a algum controle do governo, jamais poderia dar a algum deles uma posio privilegiada ou mesmo um monoplio. Essas proposies doutrinrias kelsenianas derivavam de sua slida convico democrtica e da democracia como relativismo poltico, em cujo mbito as minorias so sempre protegidas contra a maioria, havendo tcnicas que possibilitam a alterao das normas e decises polticas segundo novas composies de fora. 7. Sistemas Partidrios

Hans Kelsen foi importante jurista e filsofo austraco, o qual deixou profundo legado no direito, sobretudo atravs de sua obra Teoria Pura do Direito e de seus estudos em direito internacional e jurisdio constitucional.

GUARDE NA CABEA AS ESPCIES DE SISTEMAS PARTIDRIOS !!!!

No decorrer da histria partidria moderna, encontram-se basicamente trs sistemas partidrios, sendo eles o do partido poltico nico, o sistema bipartidrio e o sistema multipartidrio.
50

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

- No partido nico ou totalitrio, a ordem imposta de cima e tem a qualidade de ser indiscutvel. O partido e o Estado se confundem, virando uma s realidade de domnio poltico. Como exemplo histrico dessa espcie de sistema partidrio, a experincia nacional-socialista alem, comandada por Hitler. O sistema do partido nico tem sido o preferido dos regimes totalitrios, a ponto de se poder dizer, com Paulo Bonavides, que as ditaduras do sculo XX encontraram nele o mais poderoso instrumento de mantena do poder, interditando a liberdade e o pluralismo poltico. - No sistema bipartidrio, parte-se do pressuposto que a sociedade, em suas questes polticas fundamentais, tem sempre a tendncia de se dividir em duas correntes. Por isso, tambm h somente a necessidade de dois partidos. Para o sucesso desse sistema, dois pressupostos so necessrios. 1) acordo quanto s regras bsicas do jogo democrtico, havendo respeito mtuo no consenso e no dissenso; 2) acordo quanto aos fundamentos bsicos de organizao da comunidade poltica, ou seja, quanto estrutura constitucional do Estado. O sistema multipartidrio se encontra quando trs ou mais partidos disputam o domnio do poder poltico dentro de certo Estado. 8. Os Partidos Polticos nas Constituies modernas Por muito tempo, dada a resistncia no reconhecimento dos partidos polticos como algo natural atividade poltica num regime democrtico, as Constituies se silenciaram sobre eles. Contudo, j se pode falar numa realidade de constitucionalizao dos partidos polticos, sendo que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil reserva tratamento especial aos partidos polticos. Segundo a doutrina lusitana, por causa do reconhecimento constitucional dos partidos polticos e da sua influncia para a formao da vontade poltica, alguns j disseram que os partidos exerciam funes de rgos do poder poltico, sendo rgos do Estado. A constitucionalizao dos partidos polticos ou a sua incorporao constitucional apenas fez com que eles deixassem de ser somente uma realidade sociolgica e poltica, passando a ser entidades jurdicoconstitucionais de relevo. O reconhecimento constitucional da relevncia dos partidos, que no corresponde sua transformao em entidade estatal, ou seja, pertencente estrutura do Estado. Os partidos gozam de liberdade externa e liberdade interna. Por liberdade externa, indica-se que livre tanto a criao de partidos polticos, quanto a sua atuao. Por liberdade interna dos partidos polticos, sugere-se, em primeiro lugar, que essas agremiaes so livres de qualquer controle ideolgico e de qualquer manipulao de seus programas e, tambm, que tm autonomia para estruturarem a sua organizao externa. Na Constituio Federal brasileira, os partidos polticos so tratados no artigo 17, o qual assegura aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento, devendo seus estatutos estabelecer normas de fidelidade e disciplina partidrias. Tambm diz a Constituio brasileira que livre a criao, fuso, incorporao e extino dos partidos polticos.
51

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Ressalte-se, ainda, que os partidos polticos devem ter carter nacional, sendo-lhes vedada a utilizao de organizao paramilitar. Atividade

Diferencie de acordo com o texto, Grupos de Presso e Partido Poltico:

Grupos de Presso

Partido Poltico

Comentrios: Esse exerccio visa dar a voc uma viso crtica do texto, acostumando-o a analisar criticamente um texto, verificando os pontos diferentes de diversas teorias. Para complementar as informaes expostas na presente aula, voc pode consultar os seguintes livros: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. Traduo de: Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. _____.Reflexes: poltica e direito. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. _____.Cincia Poltica. 10. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. So Paulo: Martins Fontes, 1995. _____. A Democracia. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

52

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

TEMA 09

ELEMENTOS DO ESTADO MODERNO.


Introduo Nesta aula iremos trabalhar os fundamentos do Estado Moderno, discorrendo sobre os mesmos e dando a vocs uma noo mais aprofundada dos pilares que sustentam o Estado como o conhecemos, para isso iremos retomar uma parte do histrico do surgimento do Estado, trazendo ele desde sua criao no sculo XVI at a atualidade. Objetivo:

Compreender quais so os fundamentos do Estado Moderno e


o significado de Povo, Territrio e Poder Soberano. 1. OS FUNDAMENTOS DO ESTADO MODERNO Os principais fundamentos do Estado Moderno so o Povo, o Territrio e o Poder Soberano, sendo que passaremos anlise de cada um destes fundamentos, de forma a conceitu-los e dar uma maior noo de estado. 1.1 Territrio O territrio pode ser definido como a base geogrfica de um Estado, constitui-se este no elemento material do Estado, uma vez que este no existe sem uma localizao e um espao fsico, que constitui-se no local onde se encontram os membros do Estado (povo) e onde este exerce sua soberania. Este espao fsico necessrio existncia do Estado no se limita s fronteiras geogrficas deste, compreende ainda o ar, o subsolo e suas guas, sendo que dentro deste espao geogrfico, vige apenas a sua ordem jurdica, no sendo permitido a outros Estados imporem suas legislaes fora de suas fronteiras, sendo essa interveno ilcita. A essa garantia da vigncia somente de sua legislao se d o nome de impenetrabilidade da ordem jurdica estatal (Bastos, 2004, p. 70). Diante disso, est a importncia da existncia do territrio na concepo do Estado. Pois segundo Celso Ribeiro Bastos: precisamente a circunstncia de dispor ele de uma poro de terra sobre a qual apenas o seu poder reconhecido que permite ao Estado ser soberano.
Para o Burdeau o Territrio no passa de um limite natural a ao dos governantes, no se configurando em um limite caracterizador do Estado. Hans Kelsen define territrio como sendo o mbito de validade da norma jurdica. O territrio tem que ser visto sob o prisma de um conceito poltico-jurdico e no apenas geogrfico. Tambm no se deve confundir o conceito de territrio com o de propriedade, pois no territrio encontramos o poder de imperium, ou melhor sua competncia jurisdicional e na propriedade o poder de domnio. (BASTOS, 2004) 53

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

(BASTOS, 2004, p. 70) 1.1.1 Principio da Territorialidade Pelo princpio da territorialidade se entende que naquele local s vige a legislaao do Estado ao qual pertence tal espao fsico, conforme j mencionado, tendo que obrigatoriamente todos os indivduos que al viverem obedecer a essa ordem jurdica, o que no impede de haver algumas distines, como por exemplo quando se d tratamento diferenciado a nacionais e estrangeiros, sendo que estes por sua vez no podem se eximir de seguir o ordenamento jurdico do local em que se encontram. Existe ainda a possibilidade de o Estado, por sua prpria vontade, fazer valer um direito estrangeiro, mesmo que contrrio ao seu prprio, sendo que nesse caso no haver qualquer quebra ao princpio da soberania ou da territorialidade, uma vez que essa aplicao se deu por vontade prpria do Estado e no por fora da lei estrangeira. A exceo a esta regra a das Embaixadas, aeronaves e navios, uma vez que nestes locais se aplica a legislao de seu pas de origem, independentemente do local em que se encontram, sendo que tal situao no fere o princpio da territorialidade, uma vez que estes locais so considerados por tratados internacionais como extenses de seus territrios de origem, e assim esto submetidos a suas leis. 1.1.2 Limites Territoriais: Os limites territoriais ao contrrio do que se pensa, no se limitam ao seu espao fsico consistente de sua superfcie, mas tambm a todo o espao acima do solo, ou seja, o espao areo, bem como tudo aquilo abaixo do solo, sendo este limitado a possibilidade de explorao, atravs da moderna tecnologia. 1.1.3 Espao Areo O espao areo todo aquele acima de sua extenso geogrfica, sendo que modernamente tem se discutido a extenso deste em virtude do uso de satlites que passam sobre todos os pases sem autorizao expressa desses, sendo que quanto a essa discusso, ainda no se chegou a um consenso. Sendo, portanto, o territrio um espao geogrfico formado pela unio de sua extenso, altura e profundidade. Demarcado pelo chamados limites que ocorrem ou pelo encontro com outro Estado ou com o mar. Uma vez que essas divisas, no que diz respeito ao encontro com outro Estado, podem ser artificiais ou naturais, as naturais so rios, montanhas, entre outras e as artificiais so aquelas feitas pelo homem, como por exemplo uma estrada. 1.1.4 Mar Territorial Nos casos em que os Estados fazem limite com o mar, existe uma grande discusso a respeito da poro de guas ocenicas que pertencem a estes, formando o mar territorial, alguns no se contentam com as 12 milhas e adotam duzentas milhas, como o caso do Brasil, j que essa controvrsia se estende h diversos anos, no sendo possvel se chegar a um consenso, uma vez que essa deciso decorre de um ato de soberamia de cada Estado, lembrando que no caso de fronteira formada por rio, o territrio de cada Estado interessado vai at a metade do rio.

54

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

1.1.5 Plataforma Continental Assim como no mar territorial, grande a discusso a respeito dos limites da plataforma continental, ficando tambm essa definio a cargo de cada Estado, mas podendo ser conceituada a plataforma continental como a poro de solo marinho que apresenta idntica constituio geolgica dos terrenos no cobertos pelas guas. (BASTOS, 2004, p. 75) 2. Povo Enquanto o territrio o elemento material de um Estado, o povo pode ser definido como seu substrato humano (BASTOS, 2004, p. 77). O Povo constitudo por todas as pessoas que fazem parte de um Estado, indiferente de suas caractersticas culturais, sendo que sobre esse tema iremos nos ater de forma mais aprofundada em uma aula prxima, e portanto, passaremos a estudar o terceiro fundamento do Estado, que seu poder soberano. 3. Poder Soberano Em todas as formas de sociedade existe o poder, uma vez que este deriva da organizao social, e a forma de coeso desta, servindo de forma de organizao do Estado, impondo a vontade deste sobre os demais. A existncia desse poder se desenvolveu de diversas formas dependendo da sociedade em que estava inserido, primeiramente na sociedade patriarcal o poder estva ligado a pessoa do pai, que aos poucos vai se estendendo as outras famlias, nas sociedades primitivas o poder era ligado nica e exclusivamente a fora fsica, sendo o poder pertencente ao mais forte, posteriormente o poder foi vinculado a cpacidade econmica dos individuos, ficando o poder na mo dos detentores do capital. Chegou-se, ento a vinculao do poder s foras divinas, sendo este exercido pelos individuos que serviam de intermedirios entre a sociedade e as divindades. Uma vez que, inicialmente, s tinha a posse do poder, segundo Bonavides, aquela pessoa que em razo de sua superioridade de posio social, ou de recursos tenha primeiramente praticado atos de soberania, dizer, tenha fora suficiente para ser obedecido pelos demais. (BASTOS, 2004, p. 90) Na Idade Mdia no havia o conceito de poder soberano, uma vez que diversoso indivduos reivindicavam esse poder, mas nenhum tinha a condio de fazer valer sua vontade sobre os demais de forma a consolidar a soberania, mas a no sculo XVI, os reis passam a consolidar sua liderana dentro de seus territrios, de forma incontestvel, assumindo assim o poder soberano sobre sua territorialidade, no mais o dividindo com outro setores, como o religioso, manifestado pelo poder do Papa. Surge, portanto, com o aparecimento do Estado moderno, o conceito de poder estatal, que se sobrepem aos outros poderes sociais. Dessa forma constituindo esse poder estatal em um ordenamento superior, com capacidade de coordenao da sociedade e dos interesses individuais, consolidando-se na busca do bem comum. 3.1 Poder Social O poder est inserido em todas as relaes humanas, no relacionamento de pai para filho, patro para empregado, sendo que este
55

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

poder no se resume a mera fora fsica, mas sim em uma relao de respeito as normas, uma vez que esse poder pode derivar da simples persuaso daquele que se sujeita, mas sempre havendo uma forma de coero, ou pelo menos o temor das consequncias de no se sujeitar ao poder. Neste sentido, manifesta-se Bastos a respeito do Poder:
Assim amplamente estendido o poder extravasa os campos da teoria do Estado para interessar mais a sociologia e at mesmo a psicologia. Para a compreenso do Estado, interessa mais diretamente o poder poltico. Para a inteligncia desta urbe lembrar que em toda organizao ou sociedade h de comparecer uma certa dose de autoridade para impor aqueles comportamentos que os fins sociais esto a exigir. Neste sentido o poder poltico no outro seno aquele exerccido no Estado e pelo Estado. H inegavelmente algumas notas individualizadoras do poder estatal. A que chama mais ateno a supremacia do poder do Estado sobre todos os demais que se encontram em seu mbito de jurisdio. Todavia a criao do Estado no implica na eliminao desses outros poderes sociais, quais sejam, o poder econmico, o poder religioso e o poder sindical. (BASTOS, 2004, p. 91/92)

Esses poderes continuam existindo, mas no possuem o poder coercitivo, sendo esse de exclusividade do poder estatal, tendo que estes poderes se valer da fora coercitiva do poder estatal para alcanar a aplicabilidade de seus conceitos. 3.2 Poder Jurdico e Poltico Conforme Bastos (2004, p. 92), O Poder Poltico aquele exercido no Estado pelo Estado. Diante disso, uma das principais caractersticas desse poder a sua supremacia sobre todos os outros poderes sociais j anteriormente citados. Essa supremacia se d em virtude de que este poder estatal o detentor da fora coercitiva, sendo ele quem detm as condies necessrias para fazer respeitar a vontade do Estado, preponderando o interesse coletivo sobre o particular. Esse poder coercitivo no pode ser exercido com base nica e exclusiva na fora bruta, mas sim alicerado em fundamentos que demonstrem sua necessidade e convena os indviduos que compem o seu povo a respeit-lo, e nesse discurso de validao do poder coercitivo que este adquire caractersticas de juridicidade, tornando-se um poder jurdico. Nesse sentido j manifestou-se Miguel Reale citado por Bastos:
O poder, por conseguinte, nunca deixa de ser substancialmente poltico para ser pura e simplesmente jurdico. Quando dizemos que o poder jurdico, fazemo-lo relativamente a uma graduao de juridicidade, que vai de um mnimo, que representado pela fora ordenadamente exercida como meio de certos fins, at a u mximo, que a fora empregada exclusivamente como meio de realizao do Direito e segundo normas de direito.
56

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Isto quer dizer que o poder no existe sem o Direito, mas pode existir com maior ou menor grau de juridicidade. Por outro lado, assim como poder no existe sem o Direito, o Direito no se positiva sem o poder, um implicando o outro, segundo o princpio da complementariedade, de tanto alcance nas cincias naturai e humanas. De maneira geral no h poder que se exera sem a presena do Direito, mas da no se deve concluir que o poder deva ser puramente jurdico, tal como entendido no Estado de Direito. A expresso poder de direito o resultado de uma comparao entre os diversos graus de juridicidade do exercicio do poder. No significa como pensam alguns que o poder se torna todo substancialmente jurdico (o que equivaleria a identificar Estado e Direito), mas que o poder, em regra, se subordina s normas jurdicas cuja positividade foi por ele mesmo declarada. (Apud, BASTOS, 2004, p.

53) Importante lembrar que esta vinculao entre poder e direito no ocorre somente com a elaborao do texto constitucional, mas em todo o funcionamento do Estado, que atravs de seus orgos fazem valer o poder estatal na busca do bem comum. A questo da soberania do Estado ser discutida posteriormente em uma aula especfica sobre o tema, em virtude de sua importncia.

Atividade Marque V se a afirmativa for verdadeira e F se a afirmativa for falsa. ( ) O poder est inserido em todas as relaes humanas, no relacionamento de pai para filho, patro para empregado, sendo que este poder no se resume a mera fora fsica, mas sim em uma relao de respeito as normas, uma vez que esse poder pode derivar da simples persuaso daquele que se sujeita, mas sempre havendo uma forma de coero, ou pelo menos o temor das consequncias de no se sujeitar ao poder. ( ) Enquanto o territrio o elemento material de um Estado, o povo pode ser definido como seu substrato humano. ( ) Sendo portanto o territrio um espao geogrfico formado pela unio de sua extenso, altura e profundidade. ( ) O espao areo todo aquele acima de sua extenso geogrfica, sendo que modernamente tem se discutido a extenso deste em virtude do uso de satlites que passam sobre todos os pases sem autorizao expressa desses, sendo que quanto a essa discusso, ainda no se chegou a um consenso.

57

EAD UNITINS - ORGANIZAO POLTICA E JUDICIRIA DO ESTADO FUNDAMENTOS E PRTICAS JUDICIRIAS

Comentrios: Todas as afirmativas da questo acima so verdadeiras, uma vez que a finalidade do presente exerccio a fixao do texto. Se voc localizou alguma afirmativa que considera incorreta, releia o texto de forma mais atenta.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica. 6. ed. So Paulo: Celso Bastos, 2004. BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2004. ALVES, Ricardo Luiz. A Concepo de Estado de Thomas Hobbes e John Locke. http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=6181, 26 de junho de 2005. 21:00 hs.

58

You might also like