You are on page 1of 16

O INCONSCIENTE FREUDIANO: AS MARCAS DA SEGUNDA TPICA

Juan Carlos Cosentino

Psicanalista; professor titular da Universidad Nacional de Buenos Aires. Traduo de Paloma Vidal

RESUMO: Interrogaremos os alcances e os limites da prxis analti-

ca com a incluso da Eindruck freudiana, em sua relao e diferena com os rastros mnmicos. Enquanto os rastros remetem pura diferena que cada um introduz em relao a si mesmo e a outros, a Eindruck nos antecipa que o inconsciente no faz um todo, no completa um universo. Assim, situaremos qual o modo de inscrio desse inconsciente estruturado como uma linguagem, que obedece a uma lgica na qual domina o Um, pois cada marca uma. Isto , o modo de inscrio desse Zeitlos, to no sabido como o inconsciente. Palavras-chave: Eindrucksvolle, Eindruck, Spur, Zeitlos.
ABSTRACT: The Freudians unconscious: the marks of the second theory. We will analyze the scopes and limits of the analytical praxis including the Freudian Eindruck, in relation to and in comparison with the mnemic traces. While the traces lead to the pure difference that each one introduces in relation to itself and to another; on the other hand, the Eindruck tells us in advance that the unconscious does not constitute a whole; it does not complete a universe. Therefore, we will inquire into the modus of inscription of the unconscious structured like a language, which responds to a logic ruled by the One, since each mark is one. So, the modus of inscription of that Zeit-los, as unknown as the unconscious. Keywords: Eindrucksvolle, Eindruck, Spur, Zeitlos.

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

236

JUAN CARLOS COS ENTINO

INTRODUO

Freud encontra no material do sonho recordaes de experincias impressionantes (eindrucksvolle Erlebnisse) da primeira infncia, marcas (Eindrcke)1 visuais que exercem um influxo determinante sobre a conformao do texto do sonho, operando como um ponto de cristalizao, com efeitos de atrao e distribuio sobre o material onrico. Assim, a situao do sonho no passa de uma repetio modificada de uma dessas experincias contundentes, e s muito raramente uma reproduo de cenas reais (FREUD, 1901). No entanto, o sonho como repetio ou como reproduo o substituto, modificado por transferncia com algo recente, da cena (Szene) infantil (Freud 1900, Cap. VII, p. 552 [AE, V, 540]). No h lugar ainda para o fracasso da funo onrica. Anos depois, produz-se uma modificao que envolve uma virada. Freud continua utilizando o termo Erlebnis, mas seus referentes so acontecimento e tempo. Em 1926, ele reconstri com o material das anlises outros processos que escapam cadeia associativa (no se trata de Spur ou Erinnerungsspur, isto , de rastro ou rastro mnmico), denominando-os de acontecimentos impressionantes (eindrucksvolle Ereignisse) da infncia. A reconstruo dessas experincias infantis esquecidas sempre tem um grande efeito, admitam elas ou no uma corroborao objetiva, 2 tal como se antecipa na anlise conduzida com o sonho do Homem dos lobos: o que nessa noite se ativou do caos dos rastros de marcas (Eindrucksspuren) inconscientes foi a imagem de um coito entre os pais sob circunstncias no inteiramente habituais e particularmente favorveis observao (FREUD, 1918).3 Assim, esses acontecimentos (Begebenheiten) devem seu valor circunstncia de ter ocorrido cedo, num tempo (Zeit) em que podiam ter um efeito traumtico sobre o eu ainda fraco (FREUD, 1926a). Algo mudou. No h continuidade entre 1901 e 1926. Do que se trata? De marcas (Eindrcke) capazes de influir de forma permanente sobre a vida sexual germinal da criana. Em primeiro lugar, observaes de atos sexuais ou experincias
Lpez Ballesteros como Echeverry traduzem Eindruck por impresso. Propomos marca. Inicialmente, Freud relaciona tais marcas com experincias impressionantes e a partir da virada de 1920 com acontecimentos impressionantes. Justamente nessa palavra eindruckvoll reaparece o termo Eindruck. Posteriormente, acrescenta-se sua conexo com o tempo (Zeit), o visto, o ouvido e o momento traumtico (traumatischer Moment). Druck impresso e tambm gravura. Drucken imprimir e estampar. E Eindruck tanto marca, rastro, trao, como impresso. 2 Lacan o retoma no Seminrio da Angstia: essa coisa que se produz e que para ele jamais chega conscincia, e que de certo modo s pode ser reconstruda como um elo de toda determinao ulterior, a turbao (moi) anal e seu produto: o modo primeiro como intervm a emergncia do objeto a (aula de 25/06/1963) 3 Um pouco depois Freud esclarece: a ativao (Aktivierung) dessa cena (a propsito, evito o termo recordao) tem o mesmo efeito de uma vivncia recente.
gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250 1 Tanto

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

237

sexuais prprias; isto , intervm em seu alcance traumtico tanto o visto freudiano como as experincias no prprio corpo. Em segundo lugar, a escuta de conversas que a criana compreendeu na hora ou somente a posteriori, das quais acreditou extrair informao sobre coisas secretas ou sinistras (unheimlich); isto , irrompe o ouvido e, junto com esse resto verbal, o objeto freudiano atravessado pelo desprazer da inquietante estranheza. E, em terceiro lugar, exteriorizaes e aes da prpria criana, que comprovam uma atitude tenra ou hostil para com outras pessoas, ou seja, o efeito que exerce, a partir do inconsciente, o complexo nuclear de toda neurose. Assim, na anlise, particularmente importante fazer emergir a atividade sexual esquecida da criana, como a interveno, que lhe ps fim, dos adultos (Idem). Desde a primeira clnica freudiana, a cadeia associativa regulada pela lei da sobredeterminao e as representaes inconscientes esto infalivelmente4 articuladas com o mbito da vivncia sexual, isto , com o que foi experimentado pelo sujeito, embora sem ter as palavras para compreend-lo ou para diz-lo. Freud o reafirma em Moiss e o monotesmo: os traumas so experincias no prprio corpo ou bem percepes sensoriais, a maioria das vezes do que foi visto ou ouvido, ou seja, experincias ou marcas (FREUD, 1939, p. 179-80 [AE, p. 71-2]). Trata-se de Erlebnisse ou Eindrcke que ocorrem muito cedo, pertencem ao perodo da amnsia infantil e se referem, junto com o masoquismo primrio ergeno e a pulso de morte autodestrutiva, a impresses de natureza sexual e a danos precoces do eu. O trauma nomeia a impossibilidade de que os restos do visto e ouvido sejam incorporados ao simblico, isto , sua limitao inerente. O encontro com o sexual sempre errado, e o trauma o buraco para o qual convergem as representaes inconscientes sem poder, no limite, represent-lo. Assim, o inconsciente consiste na operao de substituio, realizada pela via do recalque, ao redor do buraco real do sexo, isto , de seu ponto de fracasso. Tais restos5 nos levam materialidade do inconsciente. Intervm a palavra ouvida do Outro e, enquanto tal, no sabida. Palavras impostas, vindas de fora, com as quais se pode enunciar que o inconsciente o discurso do Outro. Isto , nesses acontecimentos impressionantes, produz-se o encontro entre estrutura de linguagem e imposio de palavras do Outro. Trata-se, para Freud, de restos verbais, muitas vezes incompreensveis, que constituem esses pontos de fixao que formam o ncleo do inconsciente propriamente dito, esse ncleo real de nossa vida anmica ncleo da neurose.
4

Eis aqui o resultado mais importante com que tropea por causa de uma conseqente perseguio analtica: no importa o caso ou o sintoma do qual haja partido, infalivelmente acaba-se chegando ao mbito do vivenciar sexual [Freud, 1896). 5 Coisas (Dinge) que tinham visto ou ouvido e que tinham entendido parcialmente (Freud, Carta 12 (24); Viena, 30 de maio de 1983, p. 42).

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

238

JUAN CARLOS COS ENTINO

Palavras que constituem a escrita no inconsciente da maneira como o sujeito foi desejado ou no, e que to s por esse fato o situam de certa maneira na linguagem. Conseqentemente, a materialidade do inconsciente est constituda por restos de palavras do Outro, que nos afetam e continuam em ns, como marcas indestrutveis (o desejo indestrutvel). So essas fendas que abrem caminhos (Bahnen)7 definitivos e nunca ficam desertas. No so apenas marcas de passagem de quantidade, j que fcil comprovar em quo grande extenso a sensibilidade sexual da criana despertada por tais experincias, e como suas prprias tendncias sexuais so dirigidas por rastros que abrem vias (Bahnen) que ela no poder mais abandonar (FREUD, 1940, p. 110 [AE, p. 183-7]). So tambm marcas em que opera um excedente do princpio do prazer, como o comprova a ganncia de prazer ou Lustgewinn. Ocorre tanto com a formao de um chiste como com uma irrupo, isto , com uma queda no campo de algo que a da ordem do gozo: um excedente.8 Convm, pois, interrogar os alcances e os limites da prxis analtica com a incluso da Eindruck freudiana, em sua relao e diferena com os rastros mnmicos.
LGICA DO EIN

Em O esquema da psicanlise, Freud se refere a experincias acidentais, marcas e experincias externas e tambm a experincias traumticas (Idem). As neuroses traumticas retornam e, com elas, aquilo que a experincia analtica transmite e o alcance das excitaes externas. A experincia (Erfahrung) analtica, quando nos ensina que de fato existe uma exigncia ou demanda pulsional, cujo domnio em princpio fracassa ou se obtm apenas de maneira incompleta, e uma poca da vida que conta de maneira exclusiva ou prevalecente para a formao de uma neurose.9
Bahnung foi inapropriadamente traduzido por facilitao; trata-se no de vias facilitadas, mas do ato pelo qual se abre a brecha que produz o caminho. Ou seja, de um abrir caminho decisivo na estruturao do sujeito, constituindo uma escrita inaugural de cadeias em que a quantidade metaforiza a incidncia de um exterior radicalmente Outro. Quer dizer que opera no campo da linguagem e onde o Outro determinante em sua constituio. Um registro da marca de passagem da quantidade. A experincia de satisfao um Bahnung dessa ordem: consiste em caminhos (Bahnungen) duradouros que nunca ficam desertos e que sero reativados cada vez que a excitao inconsciente for reinvestida: S podem ser aniquilados da mesma maneira que as sombras do mundo subterrneo na Odissia, que ganhavam nova vida assim que bebiam sangue. 7 Ver Lacan (1992, p.18). O que a anlise mostra que precisamente nada se transgride. 8 Ambos os fatores, natureza pulsional e poca da vida, tm bastante a ver um com o outro, embora demandem ser abordados em separado. 9 Mitgebracht um termo coloquial. o particpio passado do verbo mitbringen literalmente trazer com que significa aportar, trazer consigo algo quando se chega a algum lugar.
gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250 6

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

239

As excitaes externas, quando so suficientemente fortes para abrir uma brecha (Durchbruch) na barreira do contra-estmulo. Assim, as neuroses traumticas introduzem uma novidade: no derivam da histria individual do sujeito (a histria secreta do indivduo que a anlise traz luz, ou seja, a histria de uma neurose). At aqui, o complexo de dipo o genuno ncleo da neurose e a sexualidade infantil, que culmina nele, a condio efetiva da mesma. Enquanto isso, a neurose da infncia pode se tornar manifesta por um breve lapso ou at passar despercebida, e a posterior contrao da neurose se une em todos os casos quele preldio infantil; talvez a neurose denominada traumtica (causada por terrores extremamente intensos ou graves comoes somticas, como choques ferrovirios, soterramentos por deslizamento de terra, etc.) constitua uma exceo nesse ponto (Idem). Qual seu princpio? No o complexo de dipo. Isto , no o universal. Ento, h algum nexo com a condio infantil? As exigncias pulsionais de dentro, assim como as excitaes do mundo exterior, exercem seu efeito traumtico que leva respectiva neurose, particularmente se so solicitadas por certas predisposies que a criana traz consigo (mitbringen).10 Essas exigncias introduzem outra ordem de inscrio no fantasmtica: a identificao com um rastro como terceira forma da fixao pulsional. E essa mesma exceo constitui a ocasio, para Freud, de situar algo alheio quele territrio operatrio cujo limite anteciparemos. Indiquemos trs aspectos. A irrupo do no-ligado e a redefinio da pulso. Afinal, a pulso no est regida s pelo princpio do prazer. H na pulso um mais-alm que urge (Drang) a buscar sem fim a satisfao. A reconsiderao da estrutura do conflito que determina a neurose. A reorganizao dos obstculos que se opem anlise, isto , as resistncias maiores, a do isso e a do supereu. Em Moiss e o monotesmo, Freud fala de certas experincias e marcas que reconhece como traumas etiolgicos. De que modo essas marcas precoces se afirmam contra todas as ingerncias de pocas mais maduras? A influncia compulsiva mais intensa provm daquelas marcas que atingem a criana num tempo (Zeit) em que no possvel outorgar plena capacidade receptiva a seu aparelho psquico (FREUD, 1939, p. 233-36 [AE, p. 121-23])
Evidentemente, quando chegamos ao mundo, trazemos algo prprio conosco e provvel que Freud esteja se referindo a isso: o que vem conosco ao nascer (s vezes utiliza mitgeboren, que descreve isso mais literalmente). Ver Cosentino (2003, p.12-13, nota 9). 10 E que em algum momento irrompe em sua vida com impulsos obsessivos, dirige suas aes, impe-lhes simpatias e antipatias e, com muita freqncia, decide sobre sua escolha amorosa, quase sempre impossvel de fundamentar com o uso da razo.
gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250

240

JUAN CARLOS COS ENTINO

Finalmente, o sonho traz colao marcas que no podem provir da vida madura nem da infncia esquecida do sonhante. Como consider-las? No Esquema, so parte da herana arcaica que a criana traz ao mundo, antes de qualquer experincia prpria, influda pelas experincias de seus antepassados. Trata-se do passado herdado e do passado assumido por outros, que como veremos no pertence ao passado. herana por vir. Antecipemos que a satisfao pulsional inscrita nesse momento diferente da do perodo prvio a 1920. Com Alm do princpio do prazer so introduzidos a pulso de morte, o masoquismo primrio ergeno, o no-ligado, ocorrendo assim uma transferncia da psicologia individual de massas. Com essa virada, torna-se patrimnio comum saber que as experincias dos primeiros cinco anos adquirem um poder de mando sobre a vida que nada posterior contrariar (Idem). Assim, aquilo que as crianas experimentaram, sem ento compreender,11 pode ser que jamais recordem, a no ser em sonhos (Idem), e apenas mediante um tratamento psicanaltico. Com essa outra modalidade de satisfao e com a transferncia psicologia de massas, redefine-se tambm a funo do sonho. O inconsciente, estruturado dessa maneira, obedecer a uma lgica em que domina o Um (Ein), j que cada Eindruck uma. Os rastros podem ser remetidos pura diferena que cada um introduz em relao a si mesmo e a outros; j a Eindruck nos indicar que o inconsciente no faz um todo. Essa marca vale como um Um que no completa um universo. Para Freud, no h Weltanschauung que provenha do discurso psicanaltico. Sustentando a experincia do Um, o analista escutar algo novo a cada vez: um que no tem equivalente. Assim, Eindruck no um rastro entre outros. Essa marca como Um ir alm, ampliando os limites do campo analtico, j que s do entre-dois possvel supor o sujeito.
MOMENTO INAUGURAL

No captulo II de Alm do princpio do prazer, tropeamos reiterada vezes com a seguinte pergunta: a urgncia (Drang) de processar psiquicamente algo impressionante, de se apossar por completo disso, pode se exteriorizar de maneira primria e independente do princpio do prazer? Uma segunda pergunta faz-se necessria: que experincia impressionante essa, o que esse algo impressionante (etwas Eindrucksvolles)? Observemos que a
11 Em outra observao, ao p da pgina, relata que um dia, quando a me estivera ausente durante vrias horas, a criana a saudou ao voltar dizendo Beb o-o-o-o. Durante essa longa solido, a criana encontrara um recurso para fazer desaparecer a si mesma (sich selbst verschwinden zu lassen): descobrira, do lado de fora de um grande espelho que chegava quase at o cho, sua imagem, e depois se ajoelhara, de modo que a imagem no interior do espelho fosse embora (fort). Ver Cosentino, 2003, p. 40.

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

241

criana no se centra, tal como o indicam Wallon primeiro e Lacan em seguida, na partida da me nem em vigiar seu retorno para v-la de novo ali. Essa operao impressionante, que Freud no constri completamente, marca o sujeito como dividido, mas no o representa. Trata-se da inscrio de uma marca no visvel, como afirmao (Bejahung) de uma satisfao extrada pela raiz que, por sua vez, deixa um resto no mensurvel. Beb o-o-o-o o testemunho dessa diviso e dessa privao.12 Como operao fundante, o grito o primeiro efeito de cesso que coincide com a emergncia no mundo daquele que ser o sujeito.13 Reafirma que a criana perdeu algo, emerge como testemunha dessa experincia, isto , do lanar-se (werfen), do desaparecer, no designa o objeto14 e vale como fort. Nesse ponto, trata-se de um nico fonema que se encontra espera de um outro: Da. Como se inscreve o sujeito dividido? Produzida a perda, o sujeito se representa como falta no campo do Outro. Depois desse momento, a linguagem, que antecede a criana, devolve-lhe o Da, isto , a primeira oposio pronunciada. Uma terceira observao, acrescentada como nota Traumdeutung em 1919 o primeiro sonho de seu neto, de 20 meses, de que teve notcia mostra que o trabalho do sonho, apesar da nfase dada por Freud, capaz de transformar seu material num cumprimento falho do desejo, de modo que o afeto correspondente se impe, imutvel, tambm no dormir. Na noite anterior ao dia em que seu pai deveria partir para a o front, a criana exclamou entre fortes soluos: Papai, papai... nenm! (FREUD, 1900, Cap. VI, p. 463-4, nota 1 [AE, V, p.458-9, nota 3]) Nessa terceira observao, o sonho s pode significar que papai e nenm como cumprimento de desejo permaneceriam juntos, enquanto que o choro momento de fracasso da funo do sonho admite a iminente despedida.
Esse entre-dois, Otro ... Sujeto cede alguma coisa. Momento inaugural: em continuao, j nada pode fazer com esse grito que escapa dele, j nada o une a esse grito. Funo da angstia: o sujeito ignora profundamente esse instante momento constitutivo do objeto a em que se produz a causa de sua diviso. Produzida essa cesso, o sujeito se inscreve como falta: fica cindido e implicado no fantasma, suporte do desejo. Ver Cosentino, 2001, p.13-22. 13 O interesse desse objeto, que Freud no conseguiu construir conceitualmente, reside em nos mostrar o lugar da voz nos diz Lacan na topografia da relao com o Outro; voz que nos apresentada sob a forma exemplar de se encontrar de certo modo em potncia, de forma separada. Trata-se de saber, como objeto separado do sujeito, onde se insere, em que domnio, no na oposio interior-exterior, cuja insuficincia o prprio Freud adverte, mas em referncia ao Outro, sobre esse campo de enigma que o Outro; em que momento pode intervir tal espcie de objeto em seu rosto por fim revelado sob sua forma separvel, o nvel em que aparece a forma de a que se chama voz. Algo que conhecemos bem como fenmeno: seus dejetos, suas folhas mortas, sob a forma das vozes extraviadas da psicose, ou seu carter parasitrio, sob a forma dos imperativos interrompidos do supereu (LACAN, 1963). 14 Quer dizer, o objeto a diante desse espelho, em suma inexistente, do Outro (LACAN, 1966).
gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250 12

242

JUAN CARLOS COS ENTINO

O conceito da separao, fort, substitudo por um longo o-o-o, adquirido muito cedo (Idem) como inscrio de uma marca que no e de uma perda inicial de gozo, retorna no sonho. Com o sonho, adverte-se a toro ocorrida. Seu texto reintroduz o intervalo, indicado pelos pontos suspensivos que Freud coloca quando transcreve a frase do mesmo: Outro ... sujeito, Papai ... nenm. Com a ajuda de seu prprio neto, a constituio do espao se torna lingstica: esse entre-dois delimita o sujeito como falta no campo de enigma que o Outro. Assim, o significante se articula representando um sujeito para um outro significante, enquanto o choro, esse afeto que para Freud se impe imutvel, recorta a descontinuidade e descobre o lugar do real. Uma vez que o espao se torna heterogneo, a distino exterior-interior est perdida: o carretel lanado por cima da beira da cama desaparece fortsein do lado de l des Lustprinzips.15 A abertura impressionante derruba as coordenadas do espao kantiano. O prprio Freud o adverte ao assinalar no captulo IV que a tese de Kant segundo a qual tempo e espao so formas necessrias de nosso pensar pode hoje ser submetida a uma reviso luz de certos conhecimentos psicanalticos: os processos anmicos inconscientes esto fora-do-tempo (Zeit-los) (FREUD. 1920). Vale dizer, um tempo-perdido ou mesmo um tempo-desligado, no instante em que se produz essa perturbao menor da operao onrica.16 E como a experincia analtica nos convenceu sobre o pleno acerto da tese segundo a qual a criana psicologicamente o pai do adulto, e as experincias de seus primeiros anos possuem uma significao inigualvel para toda sua vida posterior, existe algo que lcito designar a Erlebnis central desse perodo da infncia: os efeitos de certos influxos que no atingem todas as crianas, embora se apresentem com bastante freqncia, como o abuso sexual e sua comoo,17 ao serem partcipes de testemunhos auditivos e visuais de processos sexuais entre adultos, na maioria das vezes num tempo em que no lhes atribudo interesse nem inteligncia para tais marcas, nem a capacidade de record-las mais tarde (FREUD, 1940,
15 Segundo Freud (1933b), a neurose traumtica nos mostra um caso extremo do fracasso da funo do sonho, mas preciso conceder carter traumtico tambm s experincias infantis, e no ser de espantar se surgirem perturbaes menores da operao onrica tambm sob outras condies. Por exemplo, nos sonhos que se apresentam nas anlises e que nos trazem de novo (wiederbringen) a lembrana dos traumas psquicos da infncia, como lemos no captulo IV de Alm do princpio do prazer. Ver Cosentino, 2003, p.62. 16 Ergriffensein: emoo, comoo, perturbao, turbao. 17 No captulo III de Alm do princpio do prazer (FREUD, 1920), lemos que o fato de a experincia (Erlebnis) original no ter produzido prazer no seu tempo no serviu como experincia (Erfahrung) para evitar que ressurja a repetio como se fosse uma experincia (Erlebnis) nova (COSENTINO, 2003, p.48-9).

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

243

p. 113-14 [AE, p. 187]). E assim, podem no recordar nunca o que experimentaram (erlebt), sem entend-lo ento, com a idade de dois anos (FREUD, 1939, Cap. III, Parte II, p. 234 [AE, XXIII, 121-22]), a no ser que seja ativado em algum sonho e somente mediante um tratamento psicanaltico. Em 1920, o fato de que a Erlebnis original no tenha produzido prazer no seu tempo no serve como experincia (Erfahrung) no h progresso e ressurge a repetio operando como uma nova Erlebnis.18 O inconsciente assinalamos est estruturado como uma linguagem. Uma linguagem o modo como alngua recebe e aprisiona a criana, como o desejo da me marca seu corpo. Esse intervalo, Papai... nenm, essa abertura como um o lugar onde, via desejo do analista, o sujeito ter a oportunidade de interrogar sua particularidade na escuta de um Zeitlos, to no sabido (FREUD, 1930) como o inconsciente.
TEMPORALIDADE DO TRAUMA

Na 32 conferncia, Angstia e vida pulsional, Freud retoma o trauma e o redefine em sua acepo temporal. Ele denomina de momento traumtico (traumatischer Moment) uma situao em que fracassam os empenhos do princpio do prazer. S a magnitude da soma de excitao faz de uma marca (Eindruck) um momento traumtico (quer dizer, transforma-a numa marca de gozo), paralisa a operao do princpio do prazer, confere sua significao situao de perigo (FREUD, 1933a).19 A experincia clnica lhe diz de maneira categrica que momentos traumticos dessa espcie de fato acontecem na vida anmica sem relao com as supostas circunstncias de perigo e ento, por causa deles, a angstia no surge como sinal, mas nasce como algo novo com um suporte prprio. Uma origem dupla da angstia: como conseqncia direta de momentos traumticos ou como sinal de que um momento assim uma ameaa. S os recalques mais tardios mostram que a angstia surge como sinal de uma situao anterior ao perigo (COSENTINO, 1998, p.71 e 84-86; COSENTINO, 2003a, p.70). Ao invs disso, as primeiras irrupes muito intensas de angstia se produzem antes da diferenciao do supereu. Fatores quantitativos, tais como a intensidade hipertrfica da excitao e o rompimento ou a brecha aberta (Durchbruch) na barreira contra-estmulo, constituem as ocasies imediatas dos recalques primrios (FREUD, 1926b).

Denominaremos traumticas aquelas excitaes do exterior que so fortes o suficiente para abrir brecha na barreira contra-estmulo, no captulo IV de Alm do princpio do prazer. Ver Cosentino, 2003, p.58. 19 Ver tambm Cosentino, 1998, p.161-2.

18

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

244

JUAN CARLOS COS ENTINO

Trata-se, nessas primeiras irrupes, de um momento captulo IV, Alm do princpio do prazer em que a barreira abordada por estmulos de tanta intensidade que a perfuram. A Urverdrngung constitui-se como diviso ante algo da ordem do intolervel que ultrapassa, por sua intensidade, as defesas simblicas da proteo do sujeito. Freud situa ali, produzindo essa diviso, a ao da angstia do nascimento, quer dizer, da castrao na me, um momento logicamente anterior prpria constituio do sujeito como sujeito sexuado. Essa angstia (do nascimento) anterior ao recalque o momento crucial de falta de recurso no qual a castrao como desamparo alcana o Outro. Acontecimento impressionante: falham as defesas simblicas. Lugar de abertura, conseqncia de uma imperfeio do aparelho psquico, que se situa no ncleo da estrutura e se conecta com o ncleo da neurose (COSENTINO, 1998, p.70-1). Os primeiros recalques originrios criam sua angstia como algo novo, nascem diretamente do encontro do eu com uma exigncia libidinal hipertrfica que provm de momentos traumticos (Idem). Na 29 conferncia (FREUD, 1933b, p. 29-31),20 essa exigncia da libidoresto reafirma a importncia das primeiras experincias sexuais da criana que envolvem outras formas de retorno, via sonho, numa anlise: marcas dolorosas (schmerzlichen Eindruck) de angstia, de proibio, de desengano e de castigo que, em funo disso, denominam-se traumticas e situam o que no pode ser ligado: uma estranha satisfao que vai da pulso de morte ou destruio ao masoquismo primrio. Isto , o gozo pulsional em seu retorno como momento traumtico quando falha e se produzem perturbaes menores da operao onrica nos pacientes em anlise. Dor e prazer deixaram de ser advertncias para se tornarem, eles prprios, metas. E com esse momento que retorna, o carter desprazeroso e a tendncia do sonho realizao de desejo parecem se conciliar muito mal: que impulso de desejo poderia se satisfazer mediante esse retrocesso experincia traumtica, extremamente penosa? (Freud 1933b).21 Com a virada freudiana, afirma-se a orientao do econmico (LACAN, 1976). Enquanto real traumtico, tambm fundado por um discurso, ali onde no h inscrio da diferena dos sexos.
20 A fixao inconsciente num trauma parece estar entre os principais impedimentos da funo do sonho. Assim como quem dorme se v levado a sonhar porque o relaxamento do recalque permite que se torne ativa a pulso que emerge da fixao traumtica, ao falhar a operao de seu trabalho do sonho, ele prefere transformar os rastros mnmicos do episdio traumtico num cumprimento de desejo (FREUD, 1933b). 21 Na Carta 52 (112) lemos: A denegao (Versagung) da traduo aquilo que clinicamente se chama de recalque. Seu motivo sempre a liberao de desprazer que seria gerada por uma traduo, como se esse desprazer convocasse uma perturbao do pensar que no consentisse o trabalho de traduo (FREUD, 1897, p. 210-20 [AE,I, 276-7]).

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

245

O NOVO CONFLITO

A condio do conflito na Metapsicologia a sexualidade infantil. Agora so a pulso de morte e o no-ligado, em sua oposio ao ligado, que esto se redefinindo. Assim, a partir da introduo do masoquismo ergeno, produz-se uma nova mudana independente da intensidade do trauma ou da magnitude da soma de excitao. Um passo ulterior na experincia analtica Anlise terminvel e interminvel o leva a resistncias de outra ndole, que ele j no consegue localizar e que parecem depender de condies fundamentais dentro do aparelho anmico. Freud individualizou parte dessa fora. Por um lado, certo grau de inrcia psquica, quando o trabalho analtico abriu caminhos novos no impulso pulsional, isto , a resistncia do isso e o masoquismo feminino. Por outro lado, como conscincia de culpa e necessidade de castigo. Aquilo que ligado pelo supereu e pelo masoquismo moral. Mas outros montantes (Betrge) dessa mesma fora podem estar operando sabe-se l onde, de forma ligada ou livre (FREUD, 1937): a presena na vida anmica de um poder que, por suas metas, ele denomina de pulso de agresso ou de destruio e deriva da pulso de morte originria, ou seja, os fenmenos do masoquismo imanente de tantas pessoas. Assim,
tem-se toda a impresso de que a tendncia ao conflito algo especial, algo novo que, independentemente da quantidade de libido, vem se somar situao. E semelhante tendncia ao conflito, que aparece de maneira independente (da intensidade do trauma ou da magnitude da soma de excitao), dificilmente pode ser atribuda a outra coisa alm da interveno de um fragmento de agresso livre que derivamos da pulso de morte originria, prpria da matria animada. (FREUD, 1937)

Ou seja, intervm, como novidade, o no-ligado. A condio do conflito mudou: da sexualidade infantil, cujo campo operatrio a relao princpio do prazer-princpio de realidade, ao no-ligado. Surge um ponto fora do territrio do princpio. Como conseqncia da ruptura da barreira, produz-se o no-ligado que abre passagem para algo que no se reduz ao campo em que se produz: apresenta-se como um exterior, sempre excludo. Essa mudana se antecipa na Carta 52. Que a defesa termine ou no num recalque no pode depender da magnitude da liberao de desprazer. Se A (a recordao), ao surgir de novo, libera um desprazer novo, ento se comporta como algo atual. Isso ocorre quando no se produz a traduo. Assim, toda vez que a reescrita posterior falta, a excitao tramitada segundo as leis psicolgicas
gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250

246

JUAN CARLOS COS ENTINO

que valiam para o perodo psquico anterior e pelos caminhos de que ento se dispunha (FREUD, 1887-94). Com a falta de traduo e de reescrita, subsistir um anacronismo: em certa provncia regero ainda uns foros (antigas leis vigentes destinadas a garantir privilgios imemoriais) e assim retornar o que havia sado de moda, o que havia cado em desuso, os restos,22 quer dizer, o noligado. H algo novo no campo analtico: a interveno de um fragmento de agresso livre, quer dizer, nosso masoquismo imanente,23 conseqncia de ter sido franqueada, numa anlise, a neurose de transferncia. O conflito mudou: sua nova condio a pulso de morte e o no-ligado em oposio ao ligado, que tambm se redefine. H ento uma nova orientao. Mas essa orientao no um sentido. E a novidade que a experincia do Icc no a experincia de um no-saber, mas de um saber regulado pela resistncia interna do sujeito, isto , pelo noligado. O saber, ento, est vinculado ao sexual e a resistncia indica enodamento, no no-ligado, do saber ao gozo. S poder existir um acesso a esse saber se o sujeito elabora (Durcharbeiten) as condies dessa resistncia.
O PARTICULAR DO SINTOMA

Na passagem que Freud faz, no captulo III de Alm do princpio do prazer, dos fenmenos de transferncia dos neurticos ao que pode ser encontrado na vida de pessoas no neurticas, aparece a compulso de destino. Surgem ali as primeiras referncias substituio de um modo de satisfao ajustado neurose de transferncia (o prprio tratamento como satisfao substitutiva) por outro modo: a
Freud (1937, Cap. VI, 88-9 [244-6]). Na 23 conferncia, Freud (1916) emprega Anlage, disposio, para designar o que est presente ao nascer, quer dizer, o inato, e Disposition, predisposio, para o adquirido na primeira infncia. Mas, paralelamente a esses termos, utiliza archaische Erbschaft, herana arcaica, e phylogenetische Erbschaft, herana filogentica. Com a Metapsicologia (1915), a herana arcaica ser universal e determinada pela cicatriz deixada pelo naufrgio do complexo de dipo. Como ncleo da neurose, ela se fixar nos fantasmas primordiais, herdados filogeneticamente. De onde vm pergunta-se na 23 conferncia a necessidade de alcanar (herrhren) tais fantasmas e o material com o qual se constroem? No resta dvida de que sua fonte est nas pulses, mas falta explicar por que em todos os casos se criam (schaffen) os mesmos fantasmas com idntico contedo. Acredito responde que esses fantasmas primordiais so um patrimnio filogentico. Neles, o indivduo excede seu vivenciar (erleben) prprio em direo ao vivenciar dos tempos pr-histricos (Erleben der Vorzeit), nos pontos em que o primeiro foi rudimentar demais: a criana fantasiosa no faz nada alm de preencher (ausfllen) as lacunas da verdade individual com uma verdade pr-histrica. Qual sua funo? A fantasia de espancamento e outras fixaes anlogas, precipitaes do complexo de dipo, cicatrizes que o processo deixa depois de encerrado (abgelaufener Proze), constituem o ncleo das neuroses. Um modo de satisfao masoquista investido na estrutura gramatical de Bate-se numa criana (1919). O salto lgico que Freud introduz com Alm do princpio do prazer (1920), como aparece nesse trabalho, redefine e transforma o valor conceitual da herana arcaica.
23 gora v. VII n. 2 jul/dez 2004 235-250 22 Ver

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

247

fixao num rastro como novo lugar de satisfao substitutiva, nessa transferncia da psicologia individual de massas. Por isso, tais processos, que envolvem outras formas de retorno diferentes do recalcado, so menos transparentes e mais inacessveis anlise do que os processos neurticos, a neurose de transferncia e a dimenso fantasmtica. Ali operar outra ordem de lao: a identificao a um rastro como rplica e substituio renncia pulsional, fazendo as vezes, inscrevendo, de um modo diferente, a frase superegica ou o fantasma, o genuno masoquismo ergeno primrio. Uma marca (Eindruck) de gozo da mais precoce infncia que o circunscreve e o localiza e que, no entanto, no est representada no inconsciente (COSENTINO, 2003, p.87-102). Com Alm do princpio do prazer, o valor da herana arcaica se modifica. Intervm como novidade a pulso de morte atuante no interior do organismo. Com Moiss e o monotesmo, retorna como herana o ato do assassinato do pai primordial: a vontade de gozo do pai se prolonga aps sua eliminao. A renncia pulsional paradoxal que a substitui no nada alm da vontade de gozo continuada do pai primordial, fazendo as vezes, inscrevendo, como identificao ao rastro, de um modo diferente o fantasma ou a frase superegica, o masoquismo ergeno no-ligado (COSENTINO, 2003). Trata-se de fenmenos excedentes ou residuais da anlise da neurose de transferncia que representam um novo limite na clnica e envolvem uma interveno sobre os resduos transferenciais da neurose de transferncia. Incorpora-se, dessa forma, a segunda hiptese freudiana sobre a herana filogentica.24 E com essa inscrio a construo de um trao , adquirem-se numa anlise essas marcas particulares, estendendo o campo transferencial.
SONHO

Assim, em certos momentos privilegiados de uma anlise, produz-se via sonho, cujo estatuto tambm mudou, a ativao de marcas que no podem provir da vida madura nem da infncia esquecida do sonhante. Como consider-las? Como parte da herana arcaica que a criana traz consigo (mitbringen)25 ao mundo antes de qualquer experincia prpria, influda pelo vivenciar dos antepassados. Trata-se do passado herdado e do passado assumido por outros, que paradoxalmente no pertence ao passado. herana por vir. Como entend-la? Tal como Freud prope, citando Goethe: O que herdaste de teus pais, adquiri-o para possu-lo (Freud, 1940, p. 138 [AE, p. 208-9]). preciso adquiri-la, inscrever essa aquisi24 O sonho se erige, assim, a respeito da pr-histria humana, numa fonte que no deve ser desconsiderada. Para mitbringen, ver nota 9. 25 Em consonncia com Marx e com o Lustgewinn, o material no substncia, produo.

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

248

JUAN CARLOS COS ENTINO

o como produo26 da anlise, a partir da nova funo que os sonhos assumiram. Assim, com a ativao da herana em alguns sonhos, somente se inscreve porque adquirida: passado por vir, no trajeto que Freud percorre do universal ao particular no Esquema da psicanlise. Em 1933, ao se referir s provas dessa participao na formao do sonho, Freud escreve outra vez que no isso se percebe com surpresa a exceo ao enunciado kantiano, segundo o qual espao e tempo so formas necessrias de nossos atos anmicos.
No isso no se encontra nada que corresponda representao do tempo, nenhum reconhecimento de um decurso temporal e nenhuma modificao do processo anmico pelo transcurso do tempo. Impulsos de desejo que nunca atravessaram o isso, mas tambm marcas que foram afundadas (o que caiu no fundo) no isso, so virtualmente indestrutveis, conduzem-se durante dcadas como se fossem acontecimentos novos. (FREUD, 1933c)

Lacan (1975a) nos assinalou que o significante Um no um significante entre outros. Essa Eindruck se repete, mas no se totaliza com essa repetio; quando o analisante aprende o modo como o Icc est estruturado, comea a se dar conta de que esse inconsciente seu. O enunciado da regra fundamental aponta para esse algo de que o sujeito menos est disposto a falar, a saber, de seu sintoma, de sua particularidade (LACAN, 1975b; COSENTINO, 2003, p.99-101). Mas o real do sintoma pe em jogo a falha do particular para nomear o universal. (LACAN, 1978/1994). E assim, indica-nos que no h lei de fechamento. Para inscrever uma marca indestrutvel preciso a particularidade, quer dizer, um sonho. Vale a pena se deslizar atravs de toda uma srie de particulares para que algo do singular no seja recalcado. possvel denomin-lo encontro. Mas no um encontro verdadeiro. O real o impossvel de escrever... esperando contingentemente sua reescrita: Outro ... sujeito, Papai ... nenm. O intervalo nos indica o lugar onde um analista faz falta e onde o sujeito ter a oportunidade de se deslizar atravs de uma linguagem para que algo do singular esses retalhos (Stck) (FREUD, 1920, cap. III; COSENTINO, 2003, p.46) de saber, tal como os achamos no inconsciente no seja suprimido. O modo como esse um da Eindruck no faz um todo.
Recebido em 5/7/2004. Aprovado em 9/8/2004.

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

O I NCON SC I ENTE FRE UDIANO: AS MARCAS DA S EGU N DA TPICA

249

REFERNCIAS
COSENTINO, J. C. (1998) Angustia, fobia, despertar. Buenos Aires: Eudeba. . (2001) Variaciones del horror: el destino de la neurosis, in Lo siniestro en la clnica psicoanaltica. Buenos Aires: Imago Mundi. . (2003) El giro de 1920. Buenos Aires: Imago Mundi. . (2003a) Nota sobre herencia, in Primera clnica freudiana. Buenos Aires: Imago Mundi. FREUD, S. A traduo do alemo remete a Gesammelte Werke (GW), Frankfurt am Main, Fischer Verlag, 1999. As remisses entre parnteses correspondem a O. C., Buenos Aires, Amorrortu Editores (AE.). (1893/1986) Carta 12 in Sigmund Freud Briefe an Wilhelm Fliess, Frankfurt-am-Main, S. Fischer Verlag. (1896) La etiologa de la histeria, GW, I, 434 (AE, III, 198). (1897-94) Carta 52 (112), in Sigmund Freud Briefe an Wilhelm Fliess, p.21920 (AE, I, 276-7). (1900) La interpretacin de los sueos GW, II-III (AE., V). (1901//1978-85). Sobre el sueo (parte VI), GW, II-III, 672 (AE., V, 641). (1916/1917) 23 Conferencia. Los caminos de la formacin de sintoma.AE, XVI, p. 326-343, Buenos Aires: Amorrortu, 1996. (1918) De la historia de una neurosis infantil (cap. IV), GW, XII, 63 (AE., XVII, 36). (1919) Pegan a un nio. AE, XVII, p.173-200, Buenos Aires: Amorrortu, 1996 (1920) Ms all del principio de placer (cap. IV) AE, XVIII, p.1-62, Buenos Aires: Amorrortu, 1996. (1920a) Sobre la psicognesis de un caso de homosexualidad femenina, GW, XII, 294 (AE, XVII, 158). (1926) Pueden los legos ejercer el anlisis? (cap. IV), GW, XIV, 242 (AE., XX, 202). (1926b) Inhibicin, sntoma y angustia, GW, XIV, 121 (AE, XX, 90). (1930) Premio Goethe, GW, 14, 548 (AE, XXI, 209. (1933a) 32 conferencia. Angustia y vida pulsional, GW, XV, 100-1 (AE, XXII, 87-8). (1933b) 29 conferencia. Revisin de la doctrina de los sueos, op. cit., 2931 XV, 31 (AE, XXII, 26-28). (1933c) 31 conferencia. La descomposicin de la personalidad psquica, GW, XV, 80-1 (AE., XXII, 68-9). (1937) Anlisis terminable e interminable, GW , XVI, 88-90 (AE, XXIII, 244-6). (1939) Moiss y la religin monotesta GW, XVI (AE, XXIII). (1940) Esquema del psicoanlisis GW, XVII (AE., XXIII). LACAN, J. (1963) El Seminario, libro X, La angustia, indito, aula de 22 de maio. . (1966). El Seminario, libro XIII, El objeto del psicoanlisis, indito, aula de 1 de junho. . (1975a) Reseas de enseanza, in .Ou pire. Paris: Scilicet 5

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

250

JUAN CARLOS COS ENTINO

. (1975b) Intervencin luego de la ponencia de Andr Albert acerca del placer y de la regla fundamental, in Lettres de lcole Freudienne n. 24, Paris, junho. . (1976) El Seminario, libro XXIII, Le sinthome (Pedaos-de-real), indito, lio de 16 de maro. . (1978/1994) El sueo de Aristteles, conferncia pronunciada no Hospital Sainte Anne (Paris) no ano de 1978, publicada em Estudios Psicoanalticos n.2, Madrid. . (1992) O que a anlise mostra que precisamente nada se transgride, in El Seminario, libro 17, El reverso del psicoanlisis. Buenos Aires: Paids.

Juan Carlos Cosentino jccosenti@infovia.com.ar

gora v. VII n. 2 jul/dez 2004

235-250

You might also like