You are on page 1of 4

Transmissor de vdeo e udio

Este pequeno circuito transmissor processa os sinais de udio de uma mesa de som ou microfone, e os sinais de vdeo de uma cmera, ou ainda os sinais de udio e vdeo de um DVD, Vdeo-cassete ou at mesmo se sua placa de vdeo tiver uma sada de vdeo composto, voc poder transmitir direto de seu computador. Jogando-os num canal livre da faixa de VHF. Estes sinais podem ser irradiados com uma antena comum e captados numa distancia de at uns 500 metros que o mais adequado para reas urbanas, lembrando que e necessrio ter muita cautela e cuidado para no interferir em freqncias de outras emissoras, assim como a servios de emergncia. Dependendo das condies locais (existncia ou no de obstculos). Alimentado com tenses de 12 a 15 Volts, o circuito tem excelente desempenho tanto na emisso de sinais monocromticos, como em cores. Um ponto importante deste projeto ' a facilidade com que ele pode ser montado e ajustado, j que so usadas apenas duas bobinas. Ideal para ser usado junto com cmeras de vigilncia tornando as sem fio.

Como Funciona o transmissor de vdeo com lm1889


O corao deste circuito transmissor ' o circuito integrado LM1889N da National Semicondutor, que consiste num Modulador de Vdeo para TV em um invlucro de 18 pinos DIL. Este circuito integrado ' usado em videocassetes e videogames, justamente para processar a informao de imagem e som, de modo que elas possam ser jogadas num canal livre da faixa de VHF. Como se trata de componente que usado em equipamentos comerciais, alm da confiabilidade, temos uma certa facilidade de obteno. Os leitores, com sorte, podem at encontrar este componente disponvel num videogame antigo que esteja fora de uso, e aproveita-lo para montar sua estao de TV comunitria. Podemos ver que o CI, contm todas as etapas necessrias ao processamento dos sinais de vdeo e udio de um transmissor de sinais de TV. A bobina L1 juntamente com o capacitor em paralelo, gera o sinal de 4,5 MHz que, modulado com o som, deve ficar separado da portadora de vdeo desta freqncia. Assim, o ajuste que devemos fazer nesta bobina consiste simplesmente em leva-la a 4,5 MHz, de modo a obtermos som. A modulao de udio ' feita por um varicap de forma muito simples, de modo que a intensidade do sinal de udio obtida na maioria das sadas da mesa de som deve proporcionar uma boa reproduo. O sinal de vdeo, que ' obtido da sada de vdeo de qualquer cmera, videocassete, dvd, aplicado no pino 13 do circuito integrado depois de passar por uma etapa de amplificao com dois transistores. Este sinal vai modular em amplitude a portadora de vdeo cuja freqncia ' determinada por L2 e o capacitor em paralelo. Devemos ajustar a freqncia deste oscilador para o canal livre da faixa de VHF, normalmente um canal baixo(2 a 6) em que a emissora vai operar. A sada de RF, obtida no pino 11 ' levada a uma etapa amplificadora com um transistor e deste para a antena externa ou uma antena telescpica, caso a transmisso seja de curto alcance. Observe que na modulao de udio deste circuito, o sinal gera duas subportadoras sendo uma 4,5 MHz acima da freqncia do canal e outra 4,5 MHz abaixo. Como uma delas, no eliminada, ela pode causar interferncias no canal adjacente. Isso significa que voc deve escolher um canal livre na sua localidade, mas que no tenha canais adjacentes operando.

A alimentao do circuito pode ser feita com tenses de 12 (7812)a 15(7815) Volts de uma fonte com pelo menos 1A e excelente filtragem.Uma filtragem deficiente neste tipo de circuito tanto pode provocar roncos no som, como ondulaes na imagem.

Na figura abaixo temos o diagrama completo do transmissor de TV sem a fonte de alimentao.

Montagem do transmissor de TV com lm1889


Os resistores so de 1/8W ou maiores. A fonte de alimentao tanto pode ser a de 12V/1A, como pode ser feita uma modificao para operar com 15V, bastando para isso trocar o transformador e o circuito integrado. A placa de circuito impresso para a montagem ' mostrada na figura abaixo. As bobinas, como sempre, so os elementos mais crticos do projeto. L1 ' formada por 40 espiras de fio esmaltado fino (30 a 34) numa forma de 5 mm de dimetro e 18 mm de altura, com ncleo de ferrite ajustvel. A forma para esta bobina pode ser obtida em velhos rdios e televisores. A bobina L2 que determina a freqncia do canal pode ter de 2 a 6 espiras de fio 18 a 22, em forma semelhante a usada para L1. Para 2 ou 3 espiras teremos a operao nos canais altos de VHF, entre o 7 e o 13, e para 4 a 6 espiras a operao ficar entre os canais 2 e 6. Para a entrada de udio e vdeo ' importante usar fios blindados e conectores apropriados. Para a antena use um conector para cabo de 75 Ohms. O setor de transmisso no deve ficar na mesma caixa que a fonte. O transmissor deve ser blindado para maior estabilidade de funcionamento e para se evitar a captao de

rudos que afetem a transmisso. O trimpot P1 tem por finalidade ajustar a componente DC do sinal de vdeo, importante para se obter o mximo rendimento na transmisso.

Ajuste e Uso do transmissor de tv usando lm1889n


Para testar e ajustar o transmissor, ligue na sua entrada as sadas de udio e vdeo de um videocassete com uma fita qualquer de boa qualidade. Use cabos apropriados. Ligue o transmissor e, nas proximidades, um televisor com antena interna e sintonizada no canal em que se pretenda fazer a operao. A antena do transmissor pode ser um pedao de alguns centmetros de fio comum encapado. Ajuste inicialmente a bobina L1 de modo que o sinal de mxima intensidade de imagem seja captado. Ajuste o trimpot de modo a obter a melhor imagem. Depois, ajuste vagarosamente a bobina L2 at obter o sinal de som. Obtendo o sinal de som, retoque a sintonia de L1 de modo a obter a mxima transmisso. Se tiver dificuldades em obter a sintonia no canal desejado, altere o valor de C7 ou o numero de espiras de L1. Se tiver dificuldades em sintonizar o som, altere C6 ou ento o nmero de espiras de L2. Comprovado o funcionamento, faa a ligao da antena definitiva (externa ou interna) e refaa os ajustes de modo a obter a melhor qualidade de transmisso. Depois disso, s operar a estao.

A placa tem dimenses de 11,2 x 7,0 cm .

LISTA DE MATERIAL PARA MONTAGEM DO TRANSMISSOR DE TV


Fonte CI1 - 7812 ou 7815 D1 a D4 1n4004 ou equivalente C1 a C4 - 10nF C5 - 2200F a 4700F/ 50 V C6 - 100nF C7 - 100F 35V C8 - 100nF L1 - Choque de RF de 100H / 1 A T1- Transformador, primrio de acordo com a rede (110/220) e secundrio de 18 a 24V/ 1A Diversos - Placa de circuito impresso, fios, caixa, etc. Transmissor Semicondutores: Cl1 - LM1889 - Circuito Integrado - Modulador de Vdeo Q1, Q2, Q4 - BC547 ou equivalente Q3 - BD135 ou equivalente,exemplo 2n2218 (pinagem diferente) D1 - BB809 ou equivalente - varicap Resistores 1/8W, 5% : R1, R15 - 82 Ohms R2 - 120 K Ohms R3 - 27K Ohms R4 - 1,2 K Ohms R5, R13, R14 - 270 R6 - 470 Ohms R7 - 56k Ohms R8 - 68k Ohms R9 - 220 K Ohms R10 - 2,7 K Ohms R11, R17- 1 K Ohms R12, R16. R19 - 10 K Ohms R18 - 47 Ohms x 1W R20 - 22 K Ohms P1 - 10 K Ohms trimpot Capacitores: C1 - 4,7F/1 6V - eletroltico C2, C3 - 10F/1 6V - eletroltico C4, C8 - 1 nF - cermico C5 - 120 pF - cermico C6 - 47 pF - cermico C7 - 56 pF ou 47 pF - cermico Diversos: L1, L2 - Bobinas - ver texto --> Para quem montou o projeto do Lc meter L1- 0.3H e L2 - 7 a 13H. XRF - Choque de 100 H - ver texto. Diversos - Placa de circuito impresso, jaques de entrada e sada de sinais, caixa para montagem, fonte de alimentao, formas para as bobinas, fios esmaltados, etc.

You might also like