You are on page 1of 3

UNIV ERSI DADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE EDUCAO E SADE UNI DADE ACADMICA DE EDUCAO CURSO

DE LI CENCIATURA EM QUMICA

DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENS INO DE QUMICA I PROFESSORA LADJANE PERE IRA DA SILVA R. DE FREITAS

CONCEPES TRADICIONAIS E TENDNCIAS RECENTES

ENSINO TRADICIONAL A tendncia de ensino denominado tradicional assume o conhecimento qumico como
verdades absolutas, cumulativas e excludas do cotidiano dos alunos, cabendo ao professor, potencialmente possuidor desse conhecimento, transmiti-las. A aprendizagem, segundo essa tendncia tradicionalista, ocorre atravs da assimilao desses contedos transmitidos, sendo averiguada atravs de avaliaes, que tm por objetivo quantificar o contedo memorizado, que repetido, confirmando, ento, a eficcia do processo de ensino-aprendizagem. Nesta tendncia a experimentao tem a funo ilustrativa e comprobatria dos conhecimentos transmitidos.

Ensino por Transmisso Recepo


Neste modelo psicopedaggico centrado na transmisso-recepo, os contedos cientficos a serem ensinados so vistos como segmentos de informaes que devem ser depositados pelo professor na "cabea vazia" do aluno. Por isso, o professor o agente ativo no processo, j que fala 90% do tempo em sala de aula tentando "passar" ou "cobrir" o contedo para alunos silenciosos, os quais devem passivamente internaliz-lo e reproduzi-lo nas avaliaes. Acontece, porm, que o aluno no aprende pela simples internalizao de algum

significado recebido de fora, isto , dito pelo professor; mas, sim, por um processo seu, prprio, de atribuio de significado que resulta da interao de novas ideias com as j existentes na sua estrutura cognitiva. Por isso, o professor tem que levarem conta o que o seu aluno j sabe. A importncia desse princpio expressa no que diz Ausubel (1976), "se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um s princpio, diria que o fator isolado mais importante, influenciando a aprendizagem aquilo que o aprendiz j sabe. Determine isso, e ensine-o de acordo".

Embora ensino e aprendizagem no sejam sinnimos, existe uma estreita relao entre saber como o aluno aprende teoria de aprendizagem e saber o que fazer para auxiliar o aluno a aprender melhor teoria de ensino. Neste sentido, no adianta insistirmos na ao de que ao transmitirmos a nossa forma de organizao conceituai, isto , como entendemos a Cincia, ou parte dela, esta estrutura, que nos parece to lgica, e que foi por ns construda durante um longo tempo de formao e atuao profissional docente, possa ser integralmente incorporada pelos nossos alunos. Isto porque as suas concepes prvias lhes faro enxergar e entender tal estrutura de outra forma. Como apontado por Bodner(1992), a organizao dos nossos cursos nos parece lgica porque entendemos os contedos que a constituem. No entanto, isto no significa que os nossos cursos sejam organizados segundo uma ordem psicolgica adequada para os nossos alunos. Isto porque enquanto no assumirmos o nosso aluno como construtor e possuidor de ideias e no organizarmos o nosso ensino a partir dessas ideias que o aluno j possui, pouco estaremos fazendo para facilitar a sua aprendizagem.

enfatizavam a aprendizagem por descoberta e, para tal, propunham o uso do laboratrio para introduzir e explorar problemas, aos quais os alunos, reunidos em grupo, respondiam questes para chegarem s respostas ou generalizaes.

Na tendncia de ensino por descoberta, com marco no incio dos anos 60, aulas experimentais tornam-se fundamentais para a aprendizagem dos alunos, sendo tambm o cerne da avaliao, pois assumem que o conhecimento cientfico/qumico provm de experincias, numa viso positivista/empiricista, cabendo ao aluno, concebido como minicientista, executar rigorosamente o procedimento (mtodo cientfico) proposto pelo professor, e observar minuciosamente os resultados, para que descubram conceitos.

Ensino por Descoberta


Nos primrdios da rea de Educao em Cincias/Qumica, o crescente interesse em pesquisa sobre ensino de cincias/qumica foi resultado do movimento de reforma curricular que ocorreu principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra no incio da dcada de 60. Em oposio aos cursos tradicionais de qumica, fsica e biologia, os novos projetos

As principais crticas a esse movimento e s pesquisas por ele geradas eram a de que se fundamentavam em uma concepo empirista de Cincia, sem preocupaes com a contextualizao social dos conhecimentos cientficos. Tanto nesta tendncia como na tradicional, as concepes prvias dos alunos no so levadas em conta, condio esta assumida pelo movimento das concepes alternativas, vigente no final da dcada de 70 e nos anos 80.

SCHNETZLER, R. P. CONSTRUO DO CONHECIMENTO E ENSINO DE CINCIAS. Em Aberto, Braslia, ano 11, n 55, jul./set. 1992.

CONCEPES TRADICIONAIS E TENDNCIAS RECENTES


Prof. Ladjane Pereira da Silva R. de Freitas

METODOLOGI A DO ENSINO DE QUMICA I

Alunos: _________________________________________________________________________
Entregue em ______/_______/_______ _____________________

Atividade de Anlise e Reflexo - 02

Para a tendncia tradicional classificar os seguintes pontos de acordo com o ensino por transmisso e o ensino por descoberta:

TRANSMISSO Professor

DESCOBERTA

Aluno

Conhecimento

Cont edo

Metodologia

Sala de aula

A valiao

You might also like