You are on page 1of 37

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Introduo Documentao da auditoria (papis de trabalho) Representaes formais Partes relacionadas Lista de questes Bibliografia

01 02 16 24 29 37

Introduo

Prezado Aluno, Dando continuidade ao nosso Curso de Auditoria Exerccios, chegamos aula 6. para AFRFB - Teoria e

Seguindo o cronograma inicialmente proposto, trataremos hoje de 3 assuntos: documentao da auditoria (papis de trabalho), representaes formais e partes relacionadas. Como de costume, colocaremos as questes discutidas durante a aula no final do arquivo, caso voc queira tentar resolver as questes antes de ver os comentrios. No esquea, participe do Frum de dvidas, que um dos diferenciais do Ponto. L voc poder tirar suas dvidas, auxiliar outras pessoas e nos ajudar no aprimoramento dos nossos cursos. Bom... chega de papo e mos obra!

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Documentao da auditoria (papis de trabalho)

Comearemos nossa aula falando sobre documentao de auditoria. Vimos que o auditor, para emitir opinio sobre as demonstraes contbeis, deve colher elementos comprobatrios suficientes (evidncias) a fim de apoiar suas concluses. Essas evidncias so fornecidas pela documentao de auditoria. Esse assunto est tratado na NBC TA 2301, que no trouxe muitas mudanas em relao s normas antigas. A documentao de auditoria (tambm denominada papis de trabalho 2 ) fornece as evidncias para uma concluso quanto ao cumprimento do seu objetivo global, bem como de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e exigncias legais e regulamentares aplicveis. Ou seja, papis de trabalho so os registros mantidos pelo auditor sobre os procedimentos aplicados, os testes realizados, as informaes obtidas e as concluses tiradas durante a auditoria, a fim de apoiar sua opinio sobre as demonstraes financeiras. Alm disso, possvel listar um rol documentao de auditoria, que incluem: de finalidades adicionais para a

assistir a equipe de trabalho no planejamento e execuo da auditoria e aos responsveis pela direo e superviso do trabalho de auditoria; permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; manter registro de assuntos de importncia recorrente para auditorias futuras; e permitir a conduo de revises e inspees de controle de qualidade internas e externas em conformidade com as exigncias legais e regulamentares aplicveis.

Portanto, o objetivo do auditor preparar documentao que fornea registro suficiente e apropriado do embasamento do seu relatrio do auditor e evidncias de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigncias legais e regulamentares aplicveis.

1 2

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Resoluo CFC 1.206/09. Essa denominao est presente nas normas revogadas de auditoria (NBC T 11 e seus complementos).
2

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Mas, de onde vem essa documentao? Tudo isso resulta da documentao preparada pelo auditor (tabelas, anotaes, grficos, relatrios, etc.) e/ou fornecida a este pela administrao (balancetes, balanos, razo, atas, contratos etc.) ou por terceiros (cartas de confirmaes, respostas a entrevistas etc.) durante a execuo da auditoria. Assim, nesse emaranhado de informaes, a elaborao dos papis de trabalho deve integrar um processo organizado de registro de evidncias da auditoria por intermdio de informaes em papel, filmes, fotos, meios eletrnicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. Ou seja, "papis de trabalho" no so apenas papis, representam, na verdade, qualquer meio idneo de transmisso de informaes. Deve-se destacar que, atualmente, existem softwares especficos que so utilizados para a preparao dos papis de trabalho que facilitam muito a vida dos auditores. A documentao de auditoria deve ser preparada tempestivamente, de forma a aprimorar a qualidade da auditoria e facilitar a reviso e a avaliao eficazes das evidncias e das concluses obtidas antes da finalizao do relatrio do auditor, pois, caso seja elaborada aps a execuo do trabalho, tende a ser menos precisa do que aquela elaborada no exato momento em que o trabalho executado. Portanto, essa documentao deve registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que chegou s suas concluses, pois somente assim, outro auditor conseguir entender essas concluses. O auditor deve preparar documentao de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda: a natureza, poca executados; e extenso dos procedimentos de auditoria

os resultados dos procedimentos evidncia de auditoria obtida; e

de

auditoria

executados

assuntos significativos identificados durante a auditoria, as concluses obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas concluses.

Assim, a documentao de auditoria consiste em um instrumento de trabalho do auditor e futuramente servir de prova do trabalho realizado em todas as fases da auditoria, desde o planejamento, passando pela execuo, indo at o relatrio.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
3

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Dessa forma, Constituem-se partir de sua auditor que os

os papis de trabalho constituem a memria da auditoria. no roteiro, no mapa do caminho que leva s concluses. A anlise, outro auditor deve poder chegar s concluses que o elaborou chegou.

Como os papis de trabalho so a base para as concluses do auditor, eles devem incluir seu juzo acerca de todas as questes significativas, principalmente nas reas que envolvem questes de princpio ou de julgamento difcil. Em virtude dos objetivos expostos e da importncia dos papis de trabalho, nem seria necessrio frisar que eles devem ser organizados, claros, ntidos, legveis, limpos etc. Outro ponto que merece destaque o de que a quantidade, o tipo, enfim, a extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional do prprio auditor. O auditor deve avaliar o que necessrio o outro auditor saber, para que este ltimo possa chegar s concluses que o primeiro chegou. Ora, no necessrio nem prtico documentar todas as questes que foram tratadas, uma grande quantidade de papis poderia dificultar sua interpretao, portanto, o julgamento do auditor deve levar em conta a relevncia da matria tratada em relao s suas concluses, todo documento relevante deve gerar um papel de trabalho, de outro lado, os documentos que no ajudam a esclarecer as concluses no so necessrios (o auditor deve ser racional na elaborao dos papis). Cada auditoria tem suas peculiaridades, uma diferente da outra, ento os papis de trabalho de uma auditoria sero diferentes dos de outra, pois so elaborados, estruturados e organizados para atender s circunstncias do trabalho e satisfazer as necessidades do auditor para cada uma. A forma e o contedo dos papis de trabalho podem ser afetados por questes como a natureza do trabalho; a natureza e a complexidade da atividade da entidade; a natureza e a condio dos sistemas contbeis e de controle interno; as necessidades de direo, superviso e reviso do trabalho executado pela equipe; e a metodologia e a tecnologia utilizadas. Os papis de trabalho, normalmente so divididos nos seguintes tipos: Programa de auditoria ^ Normalmente, as firmas de auditoria preparam programas-padres, a serem preenchidos pelos auditores, para todas as reas das demonstraes financeiras e tambm para outros assuntos relacionados com o exame auditorial.

Davi

Barreto

Fernando

Graeff

www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Papis elaborados pelo auditor ^ representam os papis de trabalho que o auditor vai elaborando medida que analisa as contas contbeis, com o objetivo de ter um registro dos servios executados. Outros papis de trabalho ^ cartas de confirmao de terceiros (contas correntes bancrias; aplicaes financeiras; contas a receber; fornecedores a pagar; advogados etc.) e cpias de documentos importantes (estatuto social; contratos; manuais; atas etc.).

Quanto sua natureza os papis de trabalho podem ser classificados como correntes ou permanentes. Os correntes so utilizados em apenas um exerccio social - p. ex. extratos bancrios - j os permanentes so utilizados em mais de um exerccio social p.ex. estatuto social da empresa. Por fim, vamos ressaltar um ltimo detalhe acerca da documentao de auditoria - o prazo de guarda dos papis de trabalho. De acordo com a NBC PA 01, firmas de auditoria devem estabelecer polticas e procedimentos para a reteno da documentao de trabalhos. O perodo de reteno para trabalhos de auditoria geralmente no pode ser inferior a 5 (cinco) anos a contar da data do relatrio do auditor ou, se posterior, da data do relatrio do auditor do grupo. Destacamos que essa regra no mudou em relao s normas antigas de auditoria. Assim, todos os papis de trabalho produzidos pelo auditor devem ser arquivados e conservados adequadamente por, pelo menos, 5 (cinco) anos. Guarde esse nmero! Vejamos, agora, algumas questes sobre o assunto... 01. (ESAF/Analista de Normas Contbeis e Auditoria - CVM/2010) Na elaborao da documentao de auditoria (Papis de Trabalho), no que se refere forma, ao contedo e a extenso, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto: a) b) c) d) e) importncia da evidncia de auditoria obtida. tamanho e complexidade da entidade auditada. riscos identificados de distores relevantes nas demonstraes contbeis. natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados. volume dos recursos das transaes auditadas.

Resoluo: Segundo o item A2 da NBC TA 230:


Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

A forma, o contedo e a extenso da documentao de auditoria dependem de fatores como: (a) tamanho e complexidade da entidade; (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; (c) riscos identificados de distoro relevante; (d) importncia da evidncia de auditoria obtida; (e) natureza e extenso das excees identificadas; (f) necessidade de documentar a concluso ou a base da concluso no prontamente determinvel a partir da documentao do trabalho executado ou da evidncia de auditoria obtida; (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas. Sendo assim, a nica assertiva que no representa um fator a ser observado pelo auditor na elaborao da documentao de auditoria a E. Gabarito: E. 02. (ESAF/APOFP/Sefaz-SP/2009) adaptada Compostos pela documentao preparada pelo auditor ou a ele fornecida na execuo da auditoria, a documentao de auditoria possui as seguintes caractersticas, exceto: a) sua disponibilizao a terceiros permitida, desde que formalmente autorizada pela entidade auditada. b) apenas abrigam informaes em papel, sendo vedadas as evidncias obtidas por meios eletrnicos. c) sua confidencialidade dever permanente do auditor. d) devem ser mantidos sob a custdia do auditor por um prazo de cinco anos, a partir da data de emisso do relatrio de auditoria. e) sua padronizao no obrigatria. Resoluo: Vamos analisar item a item: Item A - O auditor tem o dever de guarda e sigilo da documentao de auditoria, e somente pode disponibiliz-la com autorizao expressa da entidade. Contudo, existem duas ocasies em que o auditor pode divulgar as informaes obtidas durante o seu trabalho, sem requerer autorizao do auditado: quando houver obrigaes legais que o obriguem a faz-lo; e quando solicitado, por escrito e fundamentadamente, pelo Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

O auditor pode ainda, a seu critrio, disponibilizar partes ou trechos da documentao do trabalho entidade auditada, desde que essa divulgao no prejudique a validade do trabalho realizado ou a independncia da firma ou do seu pessoal. Item B - Na realidade, a documentao de auditoria (=papis de trabalho) pode se revestir em qualquer formato: impressa, eletrnica ou outro meio, e em qualquer desses formatos o dever de sigilo o mesmo. Portanto, essa assertiva est errada e o gabarito da questo. Item C - Perfeito, a obrigao de manter a confidencialidade se mantm mesmo depois de terminados os compromissos contratuais. Item D - Em regra, o perodo de reteno da documentao para trabalhos de auditoria no inferior a cinco anos a contar da data do relatrio do auditor. Item E - Apesar de desejvel a padronizao da documentao de auditoria ou papis de trabalho no obrigatria, muitas vezes, nem possvel, pois a forma, o contedo e a extenso da documentao de auditoria dependem de fatores que variam de entidade para entidade, tais como: seu tamanho e complexidade; a natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; os riscos identificados etc. Gabarito: B. 03. (ESAF/ATM/Natal/2008) A empresa objetivo manter um arquivo completo sobre o do auditor que fornea cpia de todos os seus trabalho elaborados durante a execuo de que: Documental S.A., tendo como seu processo de auditoria, exige arquivos eletrnicos e papis de seus servios. Pode-se afirmar

a) a referida solicitao pertinente, uma vez que a empresa tambm responsvel pela guarda e sigilo dos papis de trabalho. b) a solicitao da empresa indiferente, pois os papis de trabalho so de acesso pblico, conforme determinado por resoluo da Comisso de Valores Mobilirios. c) indevida a solicitao, visto que a guarda e sigilo dos papis so de responsabilidade do auditor. d) permitido empresa solicitar os papis de trabalho, visto estar sujeita a questionamentos por parte dos acionistas ou de terceiros. e) a solicitao irregular, j que em nenhuma hiptese os papis de trabalho podem ser disponibilizados, seja para a empresa seja para qualquer usurio. Resoluo:

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

A documentao do trabalho de auditoria (=papis de trabalho) de propriedade do auditor, e ele pode, a seu critrio, disponibilizar partes ou trechos da documentao do trabalho aos clientes, desde que essa divulgao no prejudique a validade do trabalho realizado ou a independncia da firma ou do seu pessoal. Ou seja, a disponibilizao da documentao uma liberalidade do auditor, a empresa auditada no pode exigir seu fornecimento. Portanto, a solicitao a que se refere o enunciado indevida. Assim, as assertivas A, B e D esto erradas, uma vez que a exigncia da empresa foi indevida. J, a assertiva E est errada ao afirmar que em nenhuma hiptese os papis de trabalho podem ser disponibilizados, vimos que o auditor pode, a seu critrio, disponibiliz-los empresa auditada e, ainda, a terceiros, quando tiver autorizao expressa da entidade; ou houver obrigao legal. Gabarito: C. 04. (ESAF/CGU - Correio/2006) - adaptada - A documentao de auditoria o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que no se aplica documentao de auditoria (papis de trabalho). (A) Devem ser conservados em boa guarda pelo perodo de no mnimo cinco anos a partir da data da emisso do relatrio a que serviram de fundamento. (B) Quando podem ser utilizados por mais de um perodo, so classificados como 'permanentes'. (C) Arquivos mantidos em meios pticos ou magnticos no podem ser classificados como papis de trabalho. (D) Devem conter informaes relativas ao planejamento da auditoria. (E) Podem ser padronizados ou no. Resoluo: O enunciado pede qual das assertivas no se aplica aos papis de trabalho. Tome muito cuidado com os enunciados, principalmente, aqueles que trazem uma negativa. Vamos analisar cada um dos itens: Item A - O auditor, em regra, deve reter, ou seja, manter a custdia da documentao de auditoria por no mnimo cinco anos a contar da data do seu
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
B

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

relatrio ou, se posterior, da data do relatrio do auditor do grupo. Portanto, item correto. Item B - Quanto a sua utilizao os papis podem ser classificados como correntes e permanentes, so permanentes aqueles que podem ser utilizados por mais de um perodo. Portanto, item correto. Item C - A "documentao de auditoria" pode ser apresentada em qualquer meio: papel, documentos eletrnicos, fitas, fotos, etc. Portanto, item errado. Item D - Vimos que a documentao de auditoria deve conter informaes sobre todas as fases da auditoria, inclusive, da fase inicial, ou seja, do planejamento. Portanto, item correto. Item E - Apesar de desejvel a padronizao da documentao de auditoria ou papis de trabalho no obrigatria, muitas vezes, nem possvel, pois a forma, o contedo e a extenso da documentao de auditoria dependem de fatores que variam de entidade para entidade, tais como: seu tamanho e complexidade; a natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; os riscos identificados etc. Portanto, item correto. Logo, o gabarito a letra C. 05. (ESAF/AFC/rea: Auditoria e Fiscalizao/CGU/2006) - adaptada Segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custdia dos papis de trabalho a) b) c) d) e) pelo pelo pelo pelo pelo prazo prazo prazo prazo prazo de de de de de cinco anos, a partir da data de emisso do seu relatrio. trs anos, a partir da data de emisso do seu relatrio. cinco anos, a partir da data de finalizao da auditoria. trs anos, a partir da data de finalizao da auditoria. dois anos, a partir da data de finalizao da auditoria.

06. (ESAF/AFRE/MG/2005) - adaptada - O prazo normal para guarda dos papis de trabalho pelo auditor : a) b) c) d) e) 5 anos da data da emisso do relatrio (=parecer) de auditoria. 6 anos da data da publicao do balano pela empresa. 5 anos da data do encerramento das demonstraes auditadas. indeterminado, enquanto a empresa for cliente. aquele pelo qual a firma de auditoria for contratada.

Resoluo:

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

O auditor, em regra, deve reter, ou seja, manter a custdia da documentao de auditoria por no mnimo cinco anos a contar da data do seu relatrio ou, se posterior, da data do relatrio do auditor do grupo (NBC PA 01, item A61). Gabarito: 05 - A e 06 - A. 07. (ESAF/ATM/Fortaleza/2003) Com relao s caractersticas dos papis de trabalho, assinale, nas opes abaixo, a assertiva incorreta. a) o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas detectadas pelo auditor. b) de propriedade exclusiva do auditor, sendo este responsvel por sua guarda e sigilo. c) preparados de forma manual, por meios eletrnicos, ou por meio de cpias de documentos. d) a base no processo de fiscalizao realizado pelos rgos pblicos por serem de livre acesso. e) a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio para emisso do parecer de auditoria. Resoluo: Os papis de trabalho representam o conjunto de documentos e apontamentos coletados pelo auditor durante o trabalho de auditoria, contm informaes, evidncias e provas detectadas que iro fundamentar sua opinio. So de sua propriedade exclusiva, sendo o auditor responsvel por sua guarda e sigilo. A documentao de auditoria pode ser preparada de forma manual, por meios eletrnicos, por meio de cpias de documentos ou, ainda, qualquer outro meio fidedigno. Assim, a nica assertiva que no representa uma caracterstica dos papis de trabalho a D, pois so sigilosos, ou seja, no so de livre acesso. Gabarito: D. 08. (FMP/APE - TCE RS/2011) Acerca dos papis de trabalho incorreto afirmar que: (A) so de propriedade exclusiva do auditor. (B) informaes sobre a estrutura organizacional e legal da entidade se constituem em bom exemplo de papis de trabalho. (C) a extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional do auditor. (D) na elaborao dos papis de trabalho, o auditor deve levar em conta se so completos por si s.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

10

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

(E) o auditor pode, em razo do seu juzo profissional e aps o trmino da auditoria, desfazer-se dos seus papis de trabalho, desde que tenha concludo a elaborao do relatrio e dado cincia entidade auditada. Resoluo: Item A - Diferente do que muitos pensam, os papis de trabalho (documentao de auditoria) so de propriedade exclusiva do auditor (e no da entidade auditada). Item B - A estrutura organizacional (ex.: organograma) e legal (estatutos, leis e regulamentos do setor) da entidade so papis de trabalho importantes para que o auditor entenda o funcionamento da instituio e o ambiente em que est inserida. Agora, uma correntes? pergunta: trata-se de papis de trabalho permanentes ou

So papis de trabalho permanentes, pois podem ser utilizados ao longo de vrias auditorias, dado que em regra essas estruturas no se alteram com frequncia ao longo do tempo. Item C - A quantidade e o detalhamento das informaes dos papis de trabalho uma deciso que o auditor toma com base em sua experincia profissional. Item D - O auditor deve procurar produzir papis de trabalho que so completos por si s, ou seja, permitir que outro auditor possa chegar s mesmas concluses que o auditor que os elaborou chegou. Item E - Vimos que o prazo de guarda dos papis de trabalho de no mnimo 5 anos, a partir da data de emisso do relatrio de auditoria. Logo, o gabarito o item E. 09. (FMP/APE - TCE RS/2011) Os papis de trabalho devem ser elaborados de tal forma que se entenda aonde o auditor quer chegar. Essa caracterstica pode ser definida como sendo relacionada ao seguinte atributo: (A) (B) (C) (D) (E) conciso. limpeza. lgica. objetividade. completos.

Resoluo:

Davi

Barreto

Fernando

Graeff

www.pontodosconcursos.com.br

11

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Essa bem tranquila, no? Os papis de trabalho devem ser objetivos, ou seja, se claros e diretos, de forma a permitir que se entenda as concluses do auditor. Gabarito a letra D. 10. (FGV/SEFAZ RJ - Fiscal de Rendas/2008) - adaptada - Os papis de trabalho constituem o conjunto de documentos e apontamentos que o auditor colige antes, durante e aps a aplicao dos procedimentos de auditoria. Assim, so exemplos de "papis" de trabalho: cpia de contratos de financiamento, de emprstimos, relao de fornecedores, de clientes, mapa de apurao de impostos, de dividendos e de participaes, cpia de documentos fiscais, arquivos magnticos, cartas de circularizao, etc. A esse respeito, considerando o disposto pelo CFC, em especial a Resoluo 1.206/09, no correto afirmar que: (A) a extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional. (B) no necessrio nem prtico documentar todas as questes de que o auditor trata. (C) facilitam a reviso do trabalho de auditoria. (D) a documentao de auditoria dever arquiv-lo pelo prazo de trs anos a contar da publicao do relatrio com a opinio do auditor. (E) registram as evidncias do trabalho executado. Resoluo: Vamos analisar cada um dos itens: (A) a extenso profissional. dos papis de trabalho assunto de julgamento

Vimos que a quantidade e o tipo dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional do prprio auditor, que deve avaliar o que necessrio o outro auditor saber, para que este ltimo possa chegar s concluses que o primeiro chegou. (B) no necessrio nem prtico documentar todas as questes de que o auditor trata. Realmente, no necessrio nem prtico documentar todas as questes tratadas pelo auditor, mas somente aquelas, que a critrio do auditor, sejam relevantes. (C) facilitam a reviso do trabalho de auditoria.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

12

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

A documentao de auditoria essencial para reviso dos trabalhos da equipe e do auditor, pois registra todos os passos, anlises e concluses obtidas. (D) pertencem ao auditor independente, que dever arquiv-lo pelo prazo de cinco anos a contar da publicao do relatrio com a opinio do auditor. O prazo de guarda dos papis de trabalho no pode ser inferior a cinco anos a contar da data do relatrio do auditor ou, se posterior, da data do relatrio do auditor do grupo. (E) registram as evidncias do trabalho executado. Por fim, esse item tambm est certo, pois os papis de trabalho so as evidncias do trabalho do auditor independente. Logo, como a questo pedia o item incorreto, o gabarito D. 11. (FGV/Senado Federal - Analista Legislativo: Contabilidade/2008) adaptada - Sobre a documentao de auditoria, de acordo com as normas de auditoria interna do CFC, no correto afirmar que: (A) a auditoria deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. (B) os papis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informaes e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. (C) a documentao de auditoria se limita aos registros elaborados pelo auditor e no podem incluir registros elaborados pelo pessoal da entidade. (D) anlises, demonstraes ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papis de trabalho. (E) os papis de trabalho devem ter abrangncia e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreenso do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extenso dos procedimentos de auditoria aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das concluses alcanadas. Resoluo: Essa questo trata daquilo que j falamos nas questes anteriores - note como isso se repete ao longo dos concursos... Vamos comentar item a item. (A) a auditoria deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

13

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Est correto. A auditoria documentada nos papis de trabalho, que, apesar do nome, no so necessariamente papis e podem existir nas mais diversas mdias (papel, arquivos digitais, fotografias, microfilme etc.) (B) os papis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informaes e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. Perfeito. A documentao de auditoria evidencia o trabalho do auditor e serve de suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. (C) a documentao de auditoria se limita aos registros elaborados pelo auditor e no podem incluir registros elaborados pelo pessoal da entidade. Na realidade, a NBC T 230 afirma que a documentao no se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros, como minutas de reunies elaboradas pelo pessoal da entidade. Logicamente, desde que acordado com o auditor. Ora, todas as evidncias de auditoria devem ser constitudas na forma de papis de trabalho. Portanto, caso funcionrios da entidade forneam evidncias de auditoria, essas sero devidamente documentadas. (D) anlises, demonstraes ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papis de trabalho. Esse item complementa o anterior, ou seja, papis de trabalho produzidos por fontes externas ao auditor devem ser verificados, quanto sua integridade, autenticidade e adequao. (E) os papis de trabalho devem ter abrangncia e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreenso do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extenso dos procedimentos de auditoria aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das concluses alcanadas. Est correto. J falamos que a documentao de auditoria deve ser suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os detalhes do trabalho do seu antecessor. Temos ento que o nico item errado a letra C.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

14

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

12. (Cesgranrio/Consultor Leg. Auditoria Interna - T0/2005) Na realizao de uma auditoria, o auditor consulta o estatuto social da empresa. Pode-se afirmar que o auditor est examinando um papel de trabalho: (A) (B) (C) (D) (E) Do patrimnio lquido De reviso analtica De controle Permanente Corrente

Resoluo: Vimos que os papis permanentes so utilizados durante vrios exerccios sociais, enquanto os correntes so apenas usados no ano-base em que foi realizada a auditoria. O estatuto social da empresa um exemplo clssico de papel de trabalho permanente, pois pode ser utilizado em vrios exerccios sociais. Logo, o gabarito o item D.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

15

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Representaes formais (carta de responsabilidade da administrao)

Com a entrada em vigor das novas normas de auditoria, a figura da carta de responsabilidade da administrao da empresa, disciplinado pela Resoluo CFC n 1.054/05, ora revogada, deixou de existir. Ela foi substituda pela "representao formal", instituda pela NBC TA 5803. Inicialmente, vamos fazer uma comparao entre as definies trazidas nas normas antigas e nas novas: Representao formal Carta de responsabilidade da administrao

uma declarao escrita pela um documento emitido pelos cujas administrao, fornecida ao auditor, administradores da entidade, para confirmar certos assuntos ou Demonstraes Contbeis esto sendo suportar outra evidncia de auditoria. auditadas.

Da mesma forma, vamos recorrer s normas revogadas e s em vigor para comparar a utilidade dessa evidncia: Representao formal Entre outros usos, o auditor deve solicitar administrao que fornea representao formal de que ela cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, incluindo quando relevante a adequada apresentao, como estabelecido nos termos do trabalho de auditoria. Carta de responsabilidade da administrao A administrao da entidade deve encaminhar a carta ao auditor independente, confirmando as informaes e os dados a ele fornecidos, assim como as bases de preparao, apresentao e divulgao das Demonstraes Contbeis submetidas para exame de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis.

Comparando os quadros acima chegamos seguinte concluso: s mudou a denominao. Ou seja, tanto a representao formal, quanto a carta de responsabilidade, representa evidncia de que a administrao reconhece a responsabilidade
3

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

Resoluo CFC n 1.227/09 - Representaes Formais

16

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

pela preparao e apresentao adequada, assim como pela aprovao das Demonstraes Contbeis objeto da auditoria. Bom, sempre que o auditor no possa ter uma expectativa razovel quanto existncia de outra evidncia de auditoria pertinente, ele deve obter declaraes por escrito da administrao sobre os assuntos significativos para as Demonstraes Contbeis. As declaraes devem ser feitas por escrito, pois declaraes verbais so de difcil comprovao e a possibilidade de mal-entendidos entre o auditor e a administrao reduzida quando a evidncia escrita. Desta forma, uma declarao por escrito uma evidncia de auditoria melhor do que uma declarao verbal. Por uma questo de eficincia e praticidade as declaraes por escrito solicitadas da administrao podem estar limitadas aqueles assuntos considerados, individual ou coletivamente, como significativos para as Demonstraes Contbeis. Nesse sentido, muitas vezes caber ao auditor esclarecer a administrao a necessidade da representao formal, visto entender relevante o assunto em relao s Demonstraes Contbeis tomadas em conjunto. Sempre que, no decorrer da auditoria, a administrao da entidade auditada fizer declaraes ao auditor, espontaneamente ou em resposta a indagaes especficas, sobre assuntos significativos para as Demonstraes Contbeis, ele deve (o auditor deve ser prudente, por natureza um ser desconfiado...): buscar evidncia comprobatria de auditoria com base em fontes dentro e fora da entidade; avaliar se as declaraes feitas pela administrao so razoveis e consistentes com outras evidncias de auditoria obtidas, incluindo outras declaraes; e analisar se as pessoas que fazem as declaraes podem ser consideradas bem informadas sobre assuntos especficos sob os quais emitiram suas declaraes.

Importante ^ As declaraes da administrao no substituem outras evidncias de auditoria. O auditor no pode deixar de realizar os procedimentos necessrios de auditoria para obter as evidncias em troca de representaes formais. (O auditor no pode ser preguioso, na maioria das vezes, as evidncias mais fceis de serem obtidas so as mais fracas...).
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
17

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Assim, constituir uma limitao de escopo da auditoria o fato do auditor no conseguir obter uma evidncia de auditoria adequada e suficiente, que seja esperado que esteja disponvel, sobre um item que tenha ou possa ter um efeito significativo sobre as Demonstraes Contbeis, mesmo que a administrao emita uma declarao sobre isso (a declarao no substitui uma evidncia que deveria existir). Porm, em certos casos, uma declarao da administrao pode ser a nica evidncia de auditoria que, normalmente, est disponvel, como por exemplo, para corroborar a inteno da administrao de manter um investimento especfico a longo prazo. Devido natureza das fraudes (que resultam de aes deliberadas, de conluios) e das dificuldades inerentes em detect-las, o auditor deve obter declaraes formais da administrao de que ela reconhece sua responsabilidade na elaborao e na implementao dos controles para prevenir e detectar sua ocorrncia. Alm disso, o auditor deve obter a declarao da entidade de que ela no tem conhecimento de qualquer fraude ou suspeita de fraude que pudesse ter efeito relevante nas demonstraes contbeis. Caso a declarao da administrao seja conflitante com outra evidncia de auditoria, o auditor deve investigar as circunstncias e, se necessrio, reconsiderar a confiabilidade de outras declaraes feitas pela administrao. 13. (ESAF/AFRFB/2009) - adaptada - O auditor, ao realizar auditoria na empresa Construo S.A., aplicou todos os procedimentos de auditoria necessrios ao trabalho, realizando os trabalhos em conformidade com as normas de auditoria. Ao solicitar administrao representao formal de que ela cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, esta deve ser emitida na data a) de encerramento das demonstraes contbeis. b) do trmino dos relatrios de reviso. c) da publicao das demonstraes contbeis. d) to prxima quanto praticvel, mas no posterior data do relatrio do auditor sobre as demonstraes contbeis. e) em que o auditor finalizar os trabalhos em campo. Resoluo: Cabe ressaltar que com a entrada em vigor das novas normas de auditoria a figura da carta de responsabilidade da administrao foi substituda pela "representao formal", instituda pela NBC TA 580.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
18

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Representao formal uma declarao escrita pela administrao, fornecida ao auditor, para confirmar certos assuntos ou suportar outra evidncia de auditoria. Entre outros usos, o auditor deve solicitar administrao que fornea representao formal de que ela cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, incluindo quando relevante a adequada apresentao, como estabelecido nos termos do trabalho de auditoria. A data das representaes formais deve ser to prxima quanto praticvel, mas no posterior data do relatrio do auditor sobre as demonstraes contbeis. Ou seja, a data deve ser o mais prxima possvel da data do relatrio de auditoria, no precisa ser a mesma data (Obs.: As normas antigas dispunham que a data da carta de responsabilidade da administrao deveria ser a mesma do parecer do auditor independente). Gabarito: D. 14. (ESAF/AP0FP/Sefaz-SP/2009) - adaptada - Sempre que no possa ter expectativa razovel quanto existncia de outra evidncia de auditoria pertinente, deve o auditor obter declaraes por escrito da administrao, sobre os assuntos significativos para as Demonstraes Contbeis, por meio da(o) chamada(o): (A) (B) (C) (D) (E) Representao Formal. Circularizao dos Consultores Jurdicos. Carta de Responsabilidade da Administrao. Termo de Diligncia. Carta de Conforto.

Resoluo: Como vimos, com as modificaes trazidas pelas normas de auditoria que entraram em vigor a partir de 1/1/2010, foi instituda a NBC TA 580, que trata das representaes formais. Estas so declaraes escritas pela administrao, fornecidas ao auditor, para confirmar certos assuntos ou suportar outras evidncias de auditoria. Gabarito da questo: Letra A. 15. (ESAF/Analista Tcnico rea: Controle e Fiscalizao Aturia/SUSEP/2006) - adaptada - A ao a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administrao da empresa auditada no fornecimento de representao formal
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

19

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

(A) (B) (C) (D) (E)

modificar a sua opinio emitir opinio sem ressalva, desde que conste das notas explicativas. emitir uma opinio com absteno de opinio ou adversa. recusar os trabalhos, e no emitir nenhuma opinio. emitir uma opinio sem ressalva ou adversa.

Resoluo: Quando as representaes solicitadas no forem fornecidas, o auditor deve: (a) discutir o assunto com a administrao; (b) reavaliar a integridade da administrao e avaliar o efeito que isso pode ter sobre a confiabilidade das representaes (verbais ou escritas) e da evidncia de auditoria em geral; e (c) tomar aes apropriadas, inclusive determinar o possvel efeito sobre a sua opinio no relatrio de auditoria (opinio com ressalva ou adversa). Se a representao formal versar sobre as responsabilidades da administrao o auditor pode abster-se de emitir opinio no relatrio sobre as demonstraes se: (a) concluir que h dvida suficiente a respeito da integridade da administrao; ou (b) a administrao no fornecer as representaes formais exigidas. Ou seja, dependendo da relevncia da omisso e do assunto da representao formal, o auditor pode alterar sua opinio para com ressalva, adversa, ou ainda, abster-se de opinar. Portanto, o gabarito a letra A. 16. (ESAF/AFRE Sefaz MG/2005) O no fornecimento, pela administrao da empresa auditada, da Carta de Responsabilidade ao auditor independente caracteriza (A) (B) (C) (D) (E) limitao de escopo. impossibilidade de auditoria. suspenso da auditoria. fraude em auditoria. a renncia ao trabalho.

Resoluo:

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

20

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Pelo que vimos da importncia das representaes formais como evidncia de auditoria, se o auditor concluir que as representaes formais no so confiveis, ou se a administrao no fornec-las, o auditor no ter condio de obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente. Existe o que chamamos de limitao de escopo. Os possveis efeitos sobre as demonstraes contbeis de tal limitao no se limitam a elementos, contas ou itens especficos das demonstraes contbeis e, portanto, esto disseminados. Assim, o auditor deve se abster de opinar sobre as demonstraes contbeis em tais circunstncias. Logo, temos que o gabarito letra A. 17. (ESAF/AFTE/Sefaz-RN/2004-5) - adaptada - O auditor, ao no solicitar representao formal de que a administrao cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, no estaria atendendo a) b) c) d) ao contedo da documentao de auditoria. aos princpios contbeis brasileiros. ao processo de emisso adequada de opinio. s demonstraes contbeis.

e) aos procedimentos ligados aos testes de superavaliao. Resoluo: O objetivo do auditor obter representaes formais da administrao, e quando apropriado, dos responsveis pela governana, de que eles cumpriram com suas responsabilidades pela elaborao das demonstraes contbeis e pela integridade das informaes fornecidas ao auditor. Assim, ao no solicitar o referido documento, o auditor no estaria atendendo, mais especificamente, s disposies da NBC TA 580 - Representaes Formais. No entanto, ao no solicitar a representao formal referente s responsabilidades da administrao, pode-se considerar que ele no est atendendo tambm ao contedo da "documentao de auditoria" (= papis de trabalho), pois essas declaraes fazem parte integrante dos papis de trabalho. Gabarito: A.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

21

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

18. (ESAF/AFTE/Sefaz-RN/2004-5) - adaptada - A representao formal da Administrao (carta de responsabilidade) deve ser emitida com a data a) b) c) d) e) do encerramento das demonstraes contbeis. em que for redigida e emitida pela administrao. em que o auditor iniciou os trabalhos na entidade. mais prxima possvel da data de emisso do relatrio emitido pelo auditor. da publicao das demonstraes contbeis.

19. (ESAF/AFRF/2003) - adaptada - A representao formal (carta de responsabilidade) deve ser emitida pelos administradores da empresa auditada e datada com: a) a mesma data das demonstraes contbeis elaboradas pela empresa. b) a data em que a administrao efetivamente emitir a carta e assinar. c) a data mais prxima possvel da data de emisso do relatrio emitido pelo auditor. d) a mesma data da publicao das demonstraes contbeis nos jornais. e) a data que a empresa de auditoria solicitar que seja emitida. Resoluo: A data de emisso das representaes formais deve ser o mais prxima possvel da data da emisso do relatrio do auditor sobre as demonstraes contbeis, no podendo ultrapass-la. Gabarito: 18 - D e 19 - C. 20. (ESAF/AFRF/2003) - adaptada - Dos objetivos a seguir relacionados, qual no corresponde aos objetivos do auditor na obteno da Representao Formal (Carta de Responsabilidade da Administrao). a) b) c) d) e) Atender s normas contbeis geralmente aceitas. Obter evidncia auditorial por escrito. Delimitar as responsabilidades do auditor e da administrao. Dar mais confiabilidade s informaes verbais obtidas. Atender s normas de auditoria independente.

Resoluo: A obteno de representao formal visa satisfazer as normas de auditoria e no as normas contbeis, portanto, a assertiva A falsa. O auditor tem por objetivo obter evidncias escritas, delimitar responsabilidades e dar sustentao as evidncias verbais obtidas. Gabarito: A.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

22

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

21. (ESAF/AFRF/2002.2) - adaptada - Assinale a opo que no se refere ao objetivo de obteno, pelo auditor independente, de representao formal (=carta de responsabilidade da administrao). a) b) c) d) e) Atendimento s normas de auditoria independente. Delimitao de responsabilidade do auditor e da administrao. Obteno de evidncias de auditoria por escrito. Esclarecimento de pontos no constantes nas demonstraes contbeis. Confirmao da exatido e fidedignidade dos nmeros.

Resoluo: As assertivas de A a D representam alguns dos objetivos do auditor ao solicitar representaes formais administrao, por sua vez, a confirmao da exatido e fidedignidade dos nmeros deve ser aferida por intermdio dos procedimentos substantivos (testes substantivos). Gabarito: E. 22. (ESAF/Analista Recursos Financeiros - Serpro/2001) - adaptada No caso de a administrao da entidade auditada recusar-se a confirmar, em uma Representao Formal (=Carta de Responsabilidade), uma informao verbal relevante fornecida ao auditor independente, a) o auditor deve aumentar os testes substantivos, de maneira a comprovar a informao. b) tal fato constitui uma limitao de escopo do exame do auditor. c) no h problema, porque a entidade auditada no tem essa obrigao para com o auditor. d) o auditor deve relatar tal fato no seu relatrio de recomendaes de melhorias. e) o auditor deve adicionar um pargrafo de nfase no seu parecer, destacando o fato. Resoluo: Se o auditor concluir que as representaes formais no so confiveis, ou se a administrao no fornec-las, o auditor no ter condio de obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente. Nesse caso, h limitao de escopo. Gabarito: C.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

23

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Partes Relacionadas

O assunto partes relacionadas tratado pela NBC TA 550, aprovada pela Resoluo CFC 1.224/2009. Segundo referida norma, as empresas em geral podem efetuar transaes com partes relacionadas no curso normal de seus negcios. Mas, o que so partes relacionadas? A norma define parte relacionada como a pessoa fsica ou jurdica que exerce controle ou influncia significativa na entidade auditada. Preste bastante ateno no quadro abaixo nas definies de "controle" e "influncia significativa": Controle Influncia significativa Poder de participar das decises (que Poder de governar as polticas financeiras e operacionais de uma entidade de modo a obter benefcios de suas atividades. pode ser conseguida por meio de propriedade de aes, estatuto ou acordo) de poltica financeira e operacional de uma entidade, mas no tem controle sobre essas polticas.

A existncia dos seguintes relacionamentos controle ou influncia significativa: (a) participaes diretas ou financeiros na entidade;

pode

indicar

presena

de

indiretas no capital ou outros interesses

(b)

participaes em capital direto ou indireto da entidade ou outros interesses financeiros em outras entidades; ser parte dos responsveis pela governana ou administrao-chave (isto , os membros da administrao que detm a autoridade e responsabilidade pelo planejamento, direo e controle das atividades da entidade);

(c)

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

24

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

(d) (e)

ser parente prximo de qualquer pessoa mencionada em (c); ter relao de negcios significativa com qualquer pessoa mencionada em (c).

Assim, so partes relacionadas: > uma pessoa ou outra entidade que tem controle ou influncia significativa, direta ou indiretamente, por meio de um ou mais intermedirios, sobre a entidade que reporta; > outra entidade sobre a qual a entidade que reporta tem controle ou influncia significativa, direta ou indiretamente, por meio de um ou mais intermedirios; ou > outra entidade que est sob controle comum juntamente com a entidade que reporta, por ter: a. controlador comum; b. proprietrios que so parentes prximos; ou c. administrao-chave comum. Contudo, entidades que esto sob o controle comum de um estado (isto , governo nacional, regional ou local) no so consideradas partes relacionadas a menos que se envolvam em transaes significativas ou compartilhem recursos em medida significativa. Mas porque relacionadas? importante o conhecimento das transaes com partes

Na maioria das vezes, essas transaes so consideradas normais, no representam um risco de distoro relevante maior do que o de transaes similares com partes no relacionadas. Contudo, a natureza do relacionamento e transaes com partes relacionadas em algumas circunstncias pode dar origem a riscos de distoro relevante nas demonstraes contbeis maiores do que os de transaes com partes no relacionadas. Isso pode ocorrer por vrios motivos, a norma cita como exemplos: partes relacionadas podem operar por meio de uma srie extensa e complexa de relacionamentos e estruturas, com um aumento correspondente na complexidade das transaes;
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

25

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

os sistemas de informao podem ser ineficazes na identificao e resumo de transaes e saldos em aberto entre a entidade e as suas partes relacionadas; as transaes com partes relacionadas podem no ser conduzidas nos termos e condies normais de mercado. Desta forma, o conhecimento das transaes com partes relacionadas importante, pois, essas transaes podem ser difceis de identificar e no ocorrer em condies normais de mercado. Ou seja, podem no ser conduzidas em termos e condies como aquelas entre um comprador e um vendedor, que no so relacionados e esto agindo de maneira mutuamente independente e buscando os seus melhores interesses. Assim, o objetivo do auditor independente atingir entendimento suficiente dos relacionamentos e transaes com partes relacionadas para que ele seja capaz de reconhecer fatores de risco de fraude e concluir, com base nas evidncias de auditoria obtidas, se as demonstraes contbeis, afetadas por esses relacionamentos e transaes atingem a apresentao adequada (como requerido pela estrutura aplicvel no Brasil); ou, no so enganosas (para estar de acordo com a estrutura de conformidade (compliance)). Vamos ver como esse assunto normalmente cobrado: 23. (ESAF/AFRFB/2009) - O auditor externo, ao realizar auditoria na empresa Participaes S.A., constatou contrato de mtuo entre companhias coligadas, com taxas de juros de 4% a.m. e sem o recolhimento do IOF sobre a operao. Considerando que a taxa de juros praticada no mercado, no perodo do contrato, era de 2% a.m., o auditor pode afirmar que a transao: a) normal e est dentro das prticas estabelecidas pelo mercado para operaes dessa natureza. b) normal, exceto quanto ao no recolhimento do IOF, que obrigatrio nas operaes de crdito. c) est irregular, por ter condies superiores s praticadas pelo mercado, bem como sem a reteno do IOF, obrigatrio em todas as transaes financeiras. d) normal, visto que operaes feitas entre companhias do mesmo grupo devem praticar taxas de juros superiores s praticadas pelo mercado. e) irregular por no ser permitido emprstimos entre companhias do grupo, mas que est correta sobre o no recolhimento do IOF, o qual no incide em operaes feitas entre empresas no financeiras. Resoluo:

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

26

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Segundo a NBC TA 550, a elaborao das demonstraes contbeis requer da administrao que fundamente a afirmao de que uma transao com parte relacionada foi conduzida em termos equivalentes aos vigentes em uma transao em condies normais de mercado. As operaes realizadas entre companhias do mesmo grupo so consideradas transaes com partes relacionadas e, consequentemente, devem ser praticadas pelas mesmas condies de mercado. Uma vez que a transao de mtuo foi feita fora das condies normais de mercado, ela foi feita de forma irregular, alm disso, no houve a reteno devida do IOF, obrigatria, segundo a legislao especfica do referido tributo, em todas as operaes de mtuo entre partes relacionadas, ou seja, em todas as transaes financeiras dessa natureza. Portanto, o gabarito da questo a letra C. 24. (ESAF/ATM/Teresina/2001) No transcorrer dos seus trabalhos, o auditor independente de demonstraes contbeis identificou vendas de mercadorias para uma empresa coligada, em condies usuais de mercado. Assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) e) A A O A A transao comercial realizada fere os direitos dos acionistas minoritrios. situao um exemplo tpico de transaes com partes relacionadas. auditor deve adicionar um pargrafo de nfase no seu parecer. situao requer uma ressalva de limitao de escopo no parecer. transao ilegal e provoca a constituio de proviso de contingncias.

Resoluo: A situao descrita no enunciado um caso tpico de transao com parte relacionada, contudo, como foi feita em condies usuais de mercado, a transao legal e, portanto, no cabe qualquer ressalva. Gabarito: B. 25. (ESAF/ATM/Natal/2001) De acordo com as normas de auditoria, a identificao de partes relacionadas e o exame das transaes relevantes efetuadas entre estas e a entidade auditada: a) impe ao auditor independente de demonstraes contbeis a emisso de parecer com pargrafo de nfase. b) resulta na evidncia em notas explicativas e ressalva no parecer do auditor independente de demonstraes contbeis. c) uma tarefa de responsabilidade exclusiva do auditor interno, na condio de empregado da entidade auditada.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

27

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

d) uma obrigao precpua do auditor independente das demonstraes contbeis da entidade auditada. e) no obrigao do auditor independente a identificao das partes relacionadas, mas somente o exame das transaes com estas. Resoluo: Segundo a NBC TA 550, que trata desse assunto, o objetivo do auditor independente atingir entendimento suficiente dos relacionamentos e transaes com partes relacionadas para que ele seja capaz de reconhecer fatores de risco de fraude e concluir se as demonstraes contbeis, afetadas por esses relacionamentos e transaes, atingem a apresentao adequada (como requerido pela estrutura aplicvel no Brasil). Gabarito: D. Bom, por hoje s A gente se v na prxima aula. Um grande abrao, Davi e Fernando.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

28

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Lista de Questes

01. (ESAF/Analista de Normas Contbeis e Auditoria - CVM/2010) Na elaborao da documentao de auditoria (Papis de Trabalho), no que se refere forma, ao contedo e a extenso, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto: a) b) c) d) e) importncia da evidncia de auditoria obtida. tamanho e complexidade da entidade auditada. riscos identificados de distores relevantes nas demonstraes contbeis. natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados. volume dos recursos das transaes auditadas.

02. (ESAF/AP0FP/Sefaz-SP/2009) adaptada Compostos pela documentao preparada pelo auditor ou a ele fornecida na execuo da auditoria, a documentao de auditoria possue as seguintes caractersticas, exceto: a) sua disponibilizao a terceiros permitida, desde que formalmente autorizada pela entidade auditada. b) apenas abrigam informaes em papel, sendo vedadas as evidncias obtidas por meios eletrnicos. c) sua confidencialidade dever permanente do auditor. d) devem ser mantidos sob a custdia do auditor por um prazo de cinco anos, a partir da data de emisso do relatrio de auditoria. e) sua padronizao no obrigatria.

03. (ESAF/ATM/Natal/2008) A empresa objetivo manter um arquivo completo sobre o do auditor que fornea cpia de todos os seus trabalho elaborados durante a execuo de que:

Documental S.A., tendo como seu processo de auditoria, exige arquivos eletrnicos e papis de seus servios. Pode-se afirmar

a) a referida solicitao pertinente, uma vez que a empresa tambm responsvel pela guarda e sigilo dos papis de trabalho. b) a solicitao da empresa indiferente, pois os papis de trabalho so de acesso pblico, conforme determinado por resoluo da Comisso de Valores Mobilirios. c) indevida a solicitao, visto que a guarda e sigilo dos papis so de responsabilidade do auditor. d) permitido empresa solicitar os papis de trabalho, visto estar sujeita a questionamentos por parte dos acionistas ou de terceiros.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

29

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

e) a solicitao irregular, j que em nenhuma hiptese os papis de trabalho podem ser disponibilizados, seja para a empresa seja para qualquer usurio.

04. (ESAF/CGU - Correio/2006) - adaptada - A documentao de auditoria o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que no se aplica documentao de auditoria (papis de trabalho). (A) Devem ser conservados em boa guarda pelo perodo de no mnimo cinco anos a partir da data da emisso do relatrio a que serviram de fundamento. (B) Quando podem ser utilizados por mais de um perodo, so classificados como 'permanentes'. (C) Arquivos mantidos em meios pticos ou magnticos no podem ser classificados como papis de trabalho. (D) Devem conter informaes relativas ao planejamento da auditoria. (E) Podem ser padronizados ou no.

05. (ESAF/AFC/rea: Auditoria e Fiscalizao/CGU/2006) - adaptada Segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custdia dos papis de trabalho a) b) c) d) e) pelo pelo pelo pelo pelo prazo prazo prazo prazo prazo de de de de de cinco anos, a partir da data de emisso do seu relatrio. trs anos, a partir da data de emisso do seu relatrio. cinco anos, a partir da data de finalizao da auditoria. trs anos, a partir da data de finalizao da auditoria. dois anos, a partir da data de finalizao da auditoria.

06. (ESAF/AFRE/MG/2005) - adaptada - O prazo normal para guarda dos papis de trabalho pelo auditor : a) b) c) d) e) 5 anos da data da emisso do relatrio (=parecer) de auditoria. 6 anos da data da publicao do balano pela empresa. 5 anos da data do encerramento das demonstraes auditadas. indeterminado, enquanto a empresa for cliente. aquele pelo qual a firma de auditoria for contratada.

07. (ESAF/ATM/Fortaleza/2003) Com relao s caractersticas dos papis de trabalho, assinale, nas opes abaixo, a assertiva incorreta.

Davi

Barreto

Fernando

Graeff

www.pontodosconcursos.com.br

30

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

a) o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas detectadas pelo auditor. b) de propriedade exclusiva do auditor, sendo este responsvel por sua guarda e sigilo. c) preparados de forma manual, por meios eletrnicos, ou por meio de cpias de documentos. d) a base no processo de fiscalizao realizado pelos rgos pblicos por serem de livre acesso. e) a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio para emisso do parecer de auditoria.

08. (FMP/APE - TCE RS/2011) Acerca dos papis de trabalho incorreto afirmar que: (A) so de propriedade exclusiva do auditor. (B) informaes sobre a estrutura organizacional e legal da entidade se constituem em bom exemplo de papis de trabalho. (C) a extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional do auditor. (D) na elaborao dos papis de trabalho, o auditor deve levar em conta se so completos por si s. (E) o auditor pode, em razo do seu juzo profissional e aps o trmino da auditoria, desfazer-se dos seus papis de trabalho, desde que tenha concludo a elaborao do relatrio e dado cincia entidade auditada.

09. (FMP/APE - TCE RS/2011) Os papis de trabalho devem ser elaborados de tal forma que se entenda aonde o auditor quer chegar. Essa caracterstica pode ser definida como sendo relacionada ao seguinte atributo: (A) (B) (C) (D) (E) conciso. limpeza. lgica. objetividade. completos.

10. (FGV/SEFAZ RJ - Fiscal de Rendas/2008) - adaptada - Os papis de trabalho constituem o conjunto de documentos e apontamentos que o auditor colige antes, durante e aps a aplicao dos procedimentos de auditoria. Assim, so exemplos de "papis" de trabalho: cpia de contratos de financiamento, de emprstimos, relao de fornecedores, de clientes, mapa de apurao de impostos, de dividendos e de participaes, cpia de documentos fiscais, arquivos magnticos, cartas de circularizao, etc.

Davi

Barreto

Fernando

Graeff

www.pontodosconcursos.com.br

31

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

A esse respeito, considerando o disposto pelo CFC, em especial a Resoluo 1.206/09, no correto afirmar que: (A) a extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional. (B) no necessrio nem prtico documentar todas as questes de que o auditor trata. (C) facilitam a reviso do trabalho de auditoria. (D) a documentao de auditoria dever arquiv-lo pelo prazo de trs anos a contar da publicao do relatrio com a opinio do auditor. (E) registram as evidncias do trabalho executado.

11. (FGV/Senado Federal - Analista Legislativo: Contabilidade/2008) adaptada - Sobre a documentao de auditoria, de acordo com as normas de auditoria interna do CFC, no correto afirmar que: (A) a auditoria deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. (B) os papis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informaes e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. (C) a documentao de auditoria se limita aos registros elaborados pelo auditor e no podem incluir registros elaborados pelo pessoal da entidade. (D) anlises, demonstraes ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papis de trabalho. (E) os papis de trabalho devem ter abrangncia e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreenso do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extenso dos procedimentos de auditoria aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das concluses alcanadas.

12. (Cesgranrio/Consultor Leg. Auditoria Interna - T0/2005) Na realizao de uma auditoria, o auditor consulta o estatuto social da empresa. Pode-se afirmar que o auditor est examinando um papel de trabalho: (F) (G) (H) (I) (J) Do patrimnio lquido De reviso analtica De controle Permanente Corrente

13. (ESAF/AFRFB/2009) - adaptada - O auditor, ao realizar auditoria na empresa Construo S.A., aplicou todos os procedimentos de auditoria necessrios ao trabalho, realizando os trabalhos em conformidade com as
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
32

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

normas de auditoria. Ao solicitar administrao representao formal de que ela cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, esta deve ser emitida na data a) de encerramento das demonstraes contbeis. b) do trmino dos relatrios de reviso. c) da publicao das demonstraes contbeis. d) to prxima quanto praticvel, mas no posterior data do relatrio do auditor sobre as demonstraes contbeis. e) em que o auditor finalizar os trabalhos em campo.

14. (ESAF/AP0FP/Sefaz-SP/2009) - adaptada - Sempre que no possa ter expectativa razovel quanto existncia de outra evidncia de auditoria pertinente, deve o auditor obter declaraes por escrito da administrao, sobre os assuntos significativos para as Demonstraes Contbeis, por meio da(o) chamada(o): (A) (B) (C) (D) (E) Representao Formal. Circularizao dos Consultores Jurdicos. Carta de Responsabilidade da Administrao. Termo de Diligncia. Carta de Conforto.

15. (ESAF/Analista Tcnico rea: Controle e Fiscalizao Aturia/SUSEP/2006) - adaptada - A ao a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administrao da empresa auditada no fornecimento de representao formal (A) (B) (C) (D) (E) modificar a sua opinio emitir opinio sem ressalva, desde que conste das notas explicativas. emitir uma opinio com absteno de opinio ou adversa. recusar os trabalhos, e no emitir nenhuma opinio. emitir uma opinio sem ressalva ou adversa.

16. (ESAF/AFRE Sefaz MG/2005) O no fornecimento, pela administrao da empresa auditada, da Carta de Responsabilidade ao auditor independente caracteriza (A) (B) (C) (D) (E)
Davi

limitao de escopo. impossibilidade de auditoria. suspenso da auditoria. fraude em auditoria. a renncia ao trabalho.
Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br
33

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

17. (ESAF/AFTE/Sefaz-RN/2004-5) - adaptada - O auditor, ao no solicitar representao formal de que a administrao cumpriu a sua responsabilidade pela elaborao das demonstraes contbeis de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel, no estaria atendendo a) b) c) d) e) ao contedo da documentao de auditoria. aos princpios contbeis brasileiros. ao processo de emisso adequada de opinio. s demonstraes contbeis. aos procedimentos ligados aos testes de superavaliao.

18. (ESAF/AFTE/Sefaz-RN/2004-5) - adaptada - A representao formal da Administrao (carta de responsabilidade) deve ser emitida com a data a) b) c) d) e) do encerramento das demonstraes contbeis. em que for redigida e emitida pela administrao. em que o auditor iniciou os trabalhos na entidade. mais prxima possvel da data de emisso do relatrio emitido pelo auditor. da publicao das demonstraes contbeis.

19. (ESAF/AFRF/2003) - adaptada - A representao formal (carta de responsabilidade) deve ser emitida pelos administradores da empresa auditada e datada com: a) a mesma data das demonstraes contbeis elaboradas pela empresa. b) a data em que a administrao efetivamente emitir a carta e assinar. c) a data mais prxima possvel da data de emisso do relatrio emitido pelo auditor. d) a mesma data da publicao das demonstraes contbeis nos jornais. e) a data que a empresa de auditoria solicitar que seja emitida.

20. (ESAF/AFRF/2003) - adaptada - Dos objetivos a seguir relacionados, qual no corresponde aos objetivos do auditor na obteno da Representao Formal (Carta de Responsabilidade da Administrao). a) b) c) d) e) Atender s normas contbeis geralmente aceitas. Obter evidncia auditorial por escrito. Delimitar as responsabilidades do auditor e da administrao. Dar mais confiabilidade s informaes verbais obtidas. Atender s normas de auditoria independente.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

34

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

21. (ESAF/AFRF/2002.2) - adaptada - Assinale a opo que no se refere ao objetivo de obteno, pelo auditor independente, de representao formal (=carta de responsabilidade da administrao). a) b) c) d) e) Atendimento s normas de auditoria independente. Delimitao de responsabilidade do auditor e da administrao. Obteno de evidncias de auditoria por escrito. Esclarecimento de pontos no constantes nas demonstraes contbeis. Confirmao da exatido e fidedignidade dos nmeros.

22. (ESAF/Analista Recursos Financeiros - Serpro/2001) - adaptada No caso de a administrao da entidade auditada recusar-se a confirmar, em uma Representao Formal (=Carta de Responsabilidade), uma informao verbal relevante fornecida ao auditor independente, a) o auditor deve aumentar os testes substantivos, de maneira a comprovar a informao. b) tal fato constitui uma limitao de escopo do exame do auditor. c) no h problema, porque a entidade auditada no tem essa obrigao para com o auditor. d) o auditor deve relatar tal fato no seu relatrio de recomendaes de melhorias. e) o auditor deve adicionar um pargrafo de nfase no seu parecer, destacando o fato.

23. (ESAF/AFRFB/2009) - O auditor externo, ao realizar auditoria na empresa Participaes S.A., constatou contrato de mtuo entre companhias coligadas, com taxas de juros de 4% a.m. e sem o recolhimento do IOF sobre a operao. Considerando que a taxa de juros praticada no mercado, no perodo do contrato, era de 2% a.m., o auditor pode afirmar que a transao: a) normal e est dentro das prticas estabelecidas pelo mercado para operaes dessa natureza. b) normal, exceto quanto ao no recolhimento do IOF, que obrigatrio nas operaes de crdito. c) est irregular, por ter condies superiores s praticadas pelo mercado, bem como sem a reteno do IOF, obrigatrio em todas as transaes financeiras. d) normal, visto que operaes feitas entre companhias do mesmo grupo devem praticar taxas de juros superiores s praticadas pelo mercado. e) irregular por no ser permitido emprstimos entre companhias do grupo, mas que est correta sobre o no recolhimento do IOF, o qual no incide em operaes feitas entre empresas no financeiras.

Davi

Barreto

Fernando

Graeff

www.pontodosconcursos.com.br

35

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

24. (ESAF/ATM/Teresina/2001) No transcorrer dos seus trabalhos, o auditor independente de demonstraes contbeis identificou vendas de mercadorias para uma empresa coligada, em condies usuais de mercado. Assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) e) A A O A A transao comercial realizada fere os direitos dos acionistas minoritrios. situao um exemplo tpico de transaes com partes relacionadas. auditor deve adicionar um pargrafo de nfase no seu parecer. situao requer uma ressalva de limitao de escopo no parecer. transao ilegal e provoca a constituio de proviso de contingncias.

25. (ESAF/ATM/Natal/2001) De acordo com as normas de auditoria, a identificao de partes relacionadas e o exame das transaes relevantes efetuadas entre estas e a entidade auditada: a) impe ao auditor independente de demonstraes contbeis a emisso de parecer com pargrafo de nfase. b) resulta na evidncia em notas explicativas e ressalva no parecer do auditor independente de demonstraes contbeis. c) uma tarefa de responsabilidade exclusiva do auditor interno, na condio de empregado da entidade auditada. d) uma obrigao precpua do auditor independente das demonstraes contbeis da entidade auditada. e) no obrigao do auditor independente a identificao das partes relacionadas, mas somente o exame das transaes com estas.

GABARIT0S: 01 E 11 C 21 E 02 B 12 D 22 C 03 C 13 D 23 C 04 C 14 A 24 B 05 A 15 A 25 D 06 A 16 A 07 D 17 A 08 E 18 D 09 D 19 C 10 D 20 A

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

36

Curso On-Line: Auditoria Teoria e Exerccios para a RFB Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 06

Bibliografia

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.203/09 - NBC TA 200 (Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria). BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.206/09 - NBC TA 230 (Documentao de Auditoria). BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.224/09 - NBC TA 550 (Partes Relacionadas). BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.227/09 - NBC TA 580 (Representaes Formais). BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. NBC T 11 (Normas de Auditoria Interna). ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. So Paulo: Ed. Atlas, 2007. ATTIE, Wiliam. Auditoria - Conceitos e Aplicaes. So Paulo: Ed. Atlas, 2009. BARRETO, Davi; GRAEFF, Fernando. Auditoria: teoria e exerccios comentados. So Paulo: Ed. Mtodo, 2011. BARRETO, Davi; GRAEFF, Fernando. Auditoria: Esaf. So Paulo: Ed. Mtodo, 2011. BOYNTON, Marcelo Willian C. Auditoria. So Paulo: Ed. Atlas, 2002.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

37

You might also like