You are on page 1of 11

81

Reverberar: cidades invisveis


Fernanda Cristina De Paula

REVEBERAR: CIDADES INVISVEIS


Fernanda Cristina de Paula1 Apresentao Toda Potica traz em si a re-apresentao de algo Verdadeiro do mundo. No livro Cidades Invisveis, talo Calvino apresenta poeticamente a urbe. As descries das cidades esto divididas em temas. E, de determinada perspectiva, o tema Cidades Delgadas percorre relaes entre morfologia de cidades e seus moradores. Releitura: tentar desenhar o que se l esforo de devolver, graficamente, sentimentos suscitados pela potica das palavras. Escrever microcontos com base nessa releitura , a partir do mesmo ncleo, traar mais caminhos de reflexo: reverberar a potica.

Reverberar uma potica do espao: um ensaio (desenho e micro-conto) para cada Cidade Delgada.

1 Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professora da Rede Municipal de Ensino de Jaguarina. depaula.fernandac@yahoo.com.br. R. Joo Pires Germano, 744. Mau II. 13820-000. Jaguarina, SP. Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

82

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

83

ARMILA
O Imperador. A, ele me disse: uma cidade feita de tubulaes. S de tubulaes, s de chuveiros, banheiras, gua que escorre, que se encorpa, sobe, escoa, gua, banheiras, canos, canos, canos. bvio: uma cidade assim s s ninfas cabe morar. Todo o escoar, todo o encorpar, todo o subir, todos os escorreres por canos, tubulaes, banheiras servem s ninfas: as peles delas, sem gua, morte. Elas precisam (assim) estar, para ser. Repito: uma cidade (um modo de estar) feita para elas (ser). E eu mantive os olhos neutros e a boca fechada numa linha fina de exasperao. E ele continuou: e tua cidade? E essas fiaes tensionadas entre os postes e cortando os cus? E esses coqueiros, ordenados, enfileirados, solitrios? E esses cimentos? E esse tanto, tanto, tanto de asfalto? Cimentos? E essa acimentao de todo, de um tudo? Vocs, sem asfalto, morte? Na tua cidade: que estar para ser? Mantive a boca fechada numa linha fina de exasperao, mas meus olhos se crisparam dvidas. Dvida sempre medo.

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

84

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

85

ISAURA
Ficamos a observar Isaura. Os dois, hirtos e solitrios, no meio do deserto noturno. Ver Isaura. Se embasbacar Isaura. E tm duas religies, como podem? Murmurei, pela trigsima segunda vez. Pela quadragsima terceira vez, ele sentenciou baixinho (embora estivssemos lado a lado, falvamos, na verdade, com ns mesmos): Alguns pensam que Deus est nas profundezas dos poos que, misteriosamente, lhes fornecem gua. A outra religio cr que Deus est nos fios, cordas, roldanas, alas, baldes que levam as guas para cima, at todos. Duas religies. Ns dois nos assustamos e tropeamos alguns passos pra trs em um ensaio de fuga. Ambos estvamos longe da cidade, mas ridiculamente medrosos. A guerra entre as duas religies de Isaura no nos alcanaria. Mais e mais bolas pesadas de fogo subiam pelo ar. Cidados contra cidados. Isaura contra Isaura. Aquietamos e continuamos observando Isaura (ns, dois corpos eretos perdidos no meio da noite-deserto). Nossos olhos brilhando e se agigantando a cada bola assassina de fogo assoviando pelo ar, destroando pedras, baldes, casas, cidados. Cheiro de carne queimada no deserto. De qualquer forma, ele continuou falando pra mim-si mesmo, ambas as religies so fundadas pela relao deles com o espao. Uma a religio agarrada ao sinistro que o mistrio das guas sob o cho. A outra agarrada estupefao feliz, alegria subserviente da gua sair do cho e chegar aos seus cus. Concordei com ele fazendo sinal afirmativo com a cabea, ele no viu (mas no fazia diferena). Ele continuou: Embora dspares, ambas as religies esto baseadas na relao deles com espao. necessrio algum que (bolas furiosamente pesadas de fogo, subindo para o cu e destroando a cidade em uma queda de esmigalhamento de torres). necessrio algum que os faa entender que ambas as religies tm o mesmo fundamento. Algum que clarifique o mecanismo das guas subterrneas, aliviando o sinistro do mistrio do lenol fretico (afrouxando a ortodoxia da religio). Algum que desmistifique as dinmicas socioespaciais das distribuies dos baldes e das consequncias dessa distribuio na vida dos cidados (desmistificando o funcionamento da sociedade). A primeira vez que realmente falamos um com o outro foi quando lhe respondi, ponderando: E, ento, um Gegrafo seria o Sacerdote Possvel? A chave para o fim da guerra? Ele explicaria, para ambas as religies, seu fundamento no espao. E ele deu um passo pra trs, tropeando, balbuciando (outras trs bolas de fogo cortando o cu: cidade contra cidade): No... No... Um Gegrafo. As pessoas adulariam-no. Um Gegrafo, em Isaura, se tornaria Deus.

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

86

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

87

ZENBIA
Estvamos os dois, as roupas sujas e fedorentas por causa dos longos dias de viagem, embaixo de Zenbia, entre as palafitas de dezenas de metros de altura. Ele estava sentado sobre o cho plano e seco, as costas apoiadas em uma das palafitas, retirando comida do bornel. Eu estava em p, com a cabea voltada para cima, no rosto uma careta desesperada de incompreenso. No sei se fazia dois ou treze dias que estvamos assim: ele sentado, encostado na palafita e eu em p, olhando para cima. Nada, de um nada, coisa alguma me fazia compreender porque a cidade estava sobre palafitas se o terreno sob ela era seco. Nada permitia a compreenso. Eu observava as casas, equilibradas sobre as palafitas, as pessoas equilibrando-se em pontezinhas estreitas, o castelo esplendoroso da prefeitura apoiado sobre quatro varas de madeira. Por que equilibrada sobre palafitas se a cidade est sobre terreno seco? Por qu? Por que assim? Hein? Por que assim? Hein? Hein? Cuspia minha indignao, minha incompreenso pro cu (Zenbia em cu, sem ter porqu). No sei se no segundo ou no dcimo sexto dia em que estvamos ali e... Por todos os dias, eu como esttua, queixo rgido, olhos loucos perguntadores percorrendo-furiosos-dardeando Zenbia. No sei, talvez no terceiro ou no dcimo sexto dia em que estvamos ali, ele me respondeu: Os pais de todos os pais dos pais dos pais j conheceram Zenbia assim: sobre palafitas, mas com terreno seco sob a cidade. Eu como esttua suja, empoeirada de viagem, esttua m, incompreensiva. Ele continuava: Dos pais e pais dos papais, todos a conheceram j assim. E quando imaginam Zenbia ou qualquer cidade, imaginam com palafitas, sobre terreno seco. Zenbia assim: o mundo assim. Mesmo quando se pede para imaginar uma cidade feliz, imaginam-a sobre palafitas. Trinta e sete dias depois (esttua m), dei-me conta do que ele falava e retruquei: Pois ento nascem e tomam por mundo, tomam por verdadeiro, tomam por certo a cidade equilibrada em palafitas, sobre terreno seco. Para eles, isso mundo. Pois ento nascem e a cidade, o formato da cidade anula seus desejos por outra cidade, por outro formato de cidade. Diferente de mim, ele no demorou treze dias para responder: Zenbia no anula o desejo dos homens; so os homens que no se perguntam profundamente sobre seu ser e, assim, no anulam as palafitas. Ele riu com escrnio e continuou: Assim como voc, que sempre que imagina uma cidade feliz, ainda a povoa de prdios e ruas largas. Voc nunca, em sua obtuso, conseguiu imaginar uma cidade feliz sem ruas largas. E por onde andar os carros? voc perguntaria. Em sua obtuso, nunca lhe ocorreu uma cidade sem carros e, consequentemente, sem desmesuradamente largas belas ruas? Sua civilizao no conseguiria existir sem seus hipermodernos carros? S imaginaria uma cidade sem eles se os odiasse, no? Os moradores de Zenbia odeiam fora-da-existncia suas palafitas? Sempre: para criar uma outra cidade necessrio um outro projeto de existncia.
Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

88

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

89

SOFRNIA
Enquanto seguamos viagem (roupas de linho, corpos frescos e sonolentos, embalados pelo balanar da liteira) em direo Sofrnia, ele recontou. Ento, Sofrnia est dividida em duas partes: uma feita de ministrios, hospitais, fbricas, paos dos poderes pblicos, mercados, refinarias, escolas. A outra parte feita de montanhas-russas, correntes, carrossis, rodas-gigantes, banca de algodo-doce. Uma parte da cidade fixa, a outra itinerante. Sorri e bocejei: sonolenta e satisfeita com o farto almoo. Dei de ombros e quase dormia. Ele, com voz tambm sonolenta, continuou: todo ano os pedreiros chegam e comeam a desmontar a cidade itinerante: retiram os pregos que unem as madeiras, destacam os pilares, desmontam os pisos de mrmores dos paos, as paredes dos ministrios e levam a parte itinerante embora. Levantei-me da almofada e sentei, costas eretas, corpo trmulo em assustado: mas ento, um desespero, um horror, uma incredulidade na voz, chegaremos a uma cidade de mortos? Leva-me numa cidade de mortos?! Todos sujeitos a viver em uma cidade feita apenas para diverso? O grito suspenso no trenzinho, a boca escancarada na montanha-russa, todos espera da parte funcional da cidade, sem entender que sem o lado funcional a nica coisa que podem esperar a morte? Quando chegamos ao alto do morro que dava vista Sofrnia, vi o intricado de pedaos metlicos lindamente coloridos de um parque de diverso, mas dispostos de tal forma que pensei estarem apenas entulhados, talvez tmulos. S quando ele riu e continuou a me explicar que compreendi aquelas formas: no h ningum, morto, minha querida. Apesar dos grandes templos da funcionalidade terem ido embora, o urbano persiste. V? No labirinto do parque de diverso, cada esquina pode guardar o fortuito: o encontro inesperado com algum, a viso inesperada de um acidente, o inesperado amor quadragsima oitava vista, o fechamento inesperado do carrossel preferido. A gentileza urbana (que s existe em contraponto ao descompromisso urbano) s vezes surge (como em toda cidade): em meio multido, algum cede a vez na fila da roda-gigante para o velhinho, veja o agradecimento malandro e claro-de-sinceridade do mendigo fortuito que pediu cigarro moa, olhe, olhe!, os escusos e raros bons-dias aos estranhos. V? Quando o costume de observar (enquanto se conversa calmamente sobre qualquer coisa) as pessoas gritando na montanha-russa se tornou concreo espaotemporal, desmontaram o carrossel quebrado e com os pedaos dele fizeram uma praa frente montanha-russa. As cidades no so s feitas de templos da funcionalidade, minha medrosa querida, mas so feitas tambm por pequenos atos. Na espera de seus templos, o aglomerado urbano que Sofrnia mais do que sobrevive. Ele se perpetua.

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

90

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

91

OTVIA
Odeio-o. Uma raiva quente, que asfixia. Odeio-o. beira do abismo, ele me obrigava a olhar Otvia: construda no abismo, casas, torres, ruas, tudo sustentado por corda finas, tudo pendurado. Toda a cidade suspensa sobre o abismo, tudo suspendido, sustentado, sustentado, sustentado por cordas! Depois de alguns minutos eu no queria mais olhar Otvia, mas ele me obrigava. Violentamente me obrigava. Ficou atrs de mim, torcia meu brao esquerdo em minhas costas, imobilizando meu corpo; e com a outra mo segurava meu queixo, fora de desprender minha mandbula, me obrigando a olhar. Violentamente. Eu cuspia, gritava, tentava morder sua mo, esperneava. No sei se chorava. No queria, depois de alguns minutos, no queria mais olhar Otvia. Suspendida sobre o abismo. Por mais que se acostumem, tropear quando se anda do homem; e cada tropeo, em Otvia, morte. Cada tropeo desequilbrio e morte. Caem, despencam os moradores, no gritam. Morrem. Eu disse: morrem. Dentro da cidade, entre o apinho de multido, um tropeo s um acontecimento dentro tantos dos fervores-correrias das ruas apinhadas. Mas, do alto do penhasco, eu podia ver todos os tropeos. A cada minuto um tropeo, annimo, em um canto diferente da cidade. O annimo, quando visto em conjunto, turba. Uma turba de mortos. Cada tropeo uma morte. Eu no queria mais olhar, mas violentamente. Ele me disse: eles no choram, eles no dramatizam, no gritam como voc. O corriqueiro da cidade so as cordas; o corriqueiro das cordas, a morte. So o espao que esto. Voc no precisa aceitar, sua estpida. S precisa compreend-los. No quero que aceite, quero que os compreenda. Eles no choram os tropeos, no desesperam. Olhe! Eles so o mesmo tanto que a cidade deles . Me segurava pelo queixo, me quebraria o rosto. Me subia garganta: um horror (lquido e espesso, grasnando entranhas acima) das mortes. Exceto as pessoas, tudo suspendido por cordas. Violentamente.Ele me disse: eles no choram, eles no dramatizam, no gritam como voc. O corriqueiro da cidade so as cordas; o corriqueiro das cordas, a morte. So o espao que esto. Voc no precisa aceitar, sua estpida. S precisa compreend-los. No quero que aceite, quero que os compreenda. Eles no choram os tropeos, no desesperam. Olhe! Eles so o mesmo tanto que a cidade deles . Me segurava pelo queixo, me quebraria o rosto. Me subia garganta: um horror (lquido e espesso, grasnando entranhas acima) das mortes. Exceto as pessoas, tudo suspendido por cordas. Violentamente.

Geograficidade | v.2, n.1, Vero 2012 ISSN 2238-0205

EXPeRIMeNTAeS

You might also like