You are on page 1of 6

Curso de Introduo ao Projeto de Aeronaves

Prospecto do Curso 2012

Apresentao
O curso de Introduo ao projeto de aeronaves oferecido pelo Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda Jos Rodrigues e pela Equipe Taper de AeroDesign destinado a estudantes de engenharia, tecnologia e profissionais do setor aeronutico. O contedo do curso contempla todos os aspectos tericos para o projeto de uma aeronave, abordando os conceitos de Aerodinmica, Desempenho, Estabilidade e Controle, Anlise de Cargas e Estruturas alm dos fundamentos da estruturao e gerenciamento da equipe de projeto. Todas as aulas so apresentadas com forte fundamentao terica e com a apresentao de exemplos de clculo em cada fundamento atravs da utilizao de modelos matemticos e ferramentas teis para o projeto de um novo avio. O curso de Introduo ao Projeto de Aeronaves j foi ministrado por seis vezes com excelente aceitao por parte dos mais de 250 dos estudantes e profissionais que j participaram.

IFSP Salto/SP Fevereiro de 2011

UFOP/MG Fevereiro de 2011

FAHOR/RS Julho de 2011

UNESP Ilha Solteira/SP Maio de 2011

UFOP/MG Fevereiro de 2011

UCS/RS Maio de 2012

Equipe Taper de AeroDesign A Equipe Taper de Aerodesign foi criada no ano de 2009 com o objetivo do

desenvolvimento tcnico e cientfico de cada um dos integrantes. O nome Taper foi escolhido como forma de homenagear o pssaro smbolo da cidade de Salto, a andorinha do campo, comumente chamada de Taper pela comunidade local. Desde sua criao a equipe vem alcanando resultados de grande expresso na competio SAE-Aerodesign Brasil culminando com a conquista do ttulo de campeo da classe micro em 2011.

Aeronave Taper 2009

Aeronave Taper 2010

Aeronave Taper 2011

Aeronave Taper Baby 2011

Resultados Obtidos desde 2009 pelas Equipes Taper e Taper Baby Resultados 2009 Classe Regular 11 Colocao no relatrio de projeto; 9 Colocao na Apresentao oral; 14 Colocao na classificao final da classe regular; Melhor equipe iniciante da competio.

Resultados 2010 Classe Regular 18 Colocao no relatrio de projeto; 11 Colocao na Apresentao oral; 13 Colocao na classificao final da classe regular; Meno Honrosa de Aeronave de Menor Volume de Transporte. Resultados 2011- Classe Regular 18 Colocao no relatrio de projeto; 15 Colocao na Apresentao oral; 23 Colocao na classificao final da classe regular. Resultados 2011- Classe Micro 9 Colocao no relatrio de projeto; 4 Colocao na Apresentao oral; 1 Colocao na classificao final da classe micro. Taper Baby SAE AeroDesign East 2012 Representante brasileira na categoria micro, a equipe Taper Baby participou da Competio SAE-AeroDesign East entre os dias 27 e 29 de abril de 2012 na cidade de Atlanta nos Estados Unidos da Amrica. Formada por quatorze integrantes do curso de Tecnologia em Gesto da Produo Industrial do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo Campus Salto, a equipe competiu com outras 26 equipes inscritas na classe micro e obteve como resultados o trofu e a medalha de melhor apresentao oral da competio (obtendo nota mxima), o melhor projeto da competio (relatrio + apresentao) entre todas as 75 equipes inscritas nas trs categorias, a medalha de maior peso carregado da categoria micro (40% acima do 2 colocado) e o certificado classe micro. NASA Systems Engineering Award, finalizando sua participao na competio com a 8 colocao na classificao geral da

rea de Concentrao do Curso Engenharia Aeronutica Carga Horria do Curso 20 horas Palestrantes Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Engenheiro Mecnico Automobilstico - FEI 1997. Mestre em Cincia - Instituto Tecnolgico de Aeronutica - ITA 2001 - rea de Dinmica de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrnica. Professor do quadro efetivo do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo. Professor orientador da equipe Taper de AeroDesign desde 2009. Piloto Privado e Comercial de Avies. Estudantes Bruno Tocaceli Fabbri Dbora de Rezende Mestrinari Fabio Augusto Alvarez Biasi Gladston Fermino de Souza Guilherme Siltori Acosta Marcos Galvo Leite das Chagas Murilo Padovani Larissa Carvalho Dantas Rafael Uzilin Francisco Alunos do Curso de Tecnologia em Gesto da Produo Industrial do IFSP - Campus Salto e integrantes da Equipes Taper e Taper Baby de AeroDesign Contedos do Curso Apresentao do curso e dos Contedos. Apresentao da Competio SAE-AeroDesign. Fundamentos Bsicos sobre o Funcionamento de uma Aeronave. Projeto Conceitual de Aeronaves. Fundamentos de Aerodinmica. Caractersticas Aerodinmicas dos Perfis. Anlise Aerodinmica da Asa. Caractersticas do Estol. Distribuio de Sustentao, Arrasto e Efeito Solo. Empenagem e Polar de Arrasto. Anlise de Desempenho Grupo Moto Propulsor e Seleo de Hlices. Foras Atuantes em uma Aeronave, Trao e Potncia. Influncia da Variao da Altitude e Clculo do Desempenho de Subida. Vo de Planeio, Desempenho de Decolagem e de Pouso. Vo em Curva e Envelope de Vo. Anlise de Estabilidade e Controle Introduo ao Estudo de Estabilidade Esttica. Princpios de Estabilidade Longitudinal Esttica. Influncia da Fuselagem e da Superfcie da Empenagem na Estabilidade Longitudinal Esttica. Estabilidade Longitudinal Esttica da Aeronave Completa, Ponto Neutro e Margem Esttica. Estabilidade Direcional Esttica. Estabilidade Lateral Esttica.

Introduo ao Estudo de Cargas nas Aeronaves. Diagrama v-n de Manobra e de Rajadas. Cargas Atuantes nas Asas, na Empenagem, na Fuselagem e no Trem de Pouso. Materiais Aeronuticos. Clculo Estrutural da Asa e da Empenagem. Clculo Estrutural da Fuselagem. Configuraes e Projeto do Trem de Pouso. Gerenciamento de Projeto. Estruturao e Gerenciamento de uma Equipe de projeto para Aerodesign. Tcnicas para o Desenvolvimento do Relatrio de Projeto. Tcnicas para o desenvolvimento dos Desenhos de Projeto. Tcnicas para Estruturao da Apresentao Oral. Palestra Motivacional. Apresentao dos bastidores da Equipe Taper Baby, Campe da Classe Micro na Competio SAE-Aerodesign Brasil 2011. Apresentao do Desempenho da equipe Taper Baby na Competio SAE-Aerodesign East 2012. Material de Apoio Todo o material didtico para acompanhamento das aulas estar disponvel para download em formato .pdf no siteda Equipe Taper de Aerodesign www.engbrasil.eng.br com 15 dias de antecipao ao inicio do curso. Informaes de Contato Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda Jos Rodrigues luizaerodesign@gmail.com Telefone Celular: (11) 9942-5191 Equipe Taper de AeroDesign tapera.aerodesign@engbrasil.eng.br

You might also like