You are on page 1of 2

19/11/13

Antispam.br ::

Comit Gestor da Internet no Brasil NIC.br | CETIC.br | Antispam.br | CEPTRO.br


Incio - Adm inistradores de redes - Estatsticas - Sobre o Antispam .br

Imprensa

O que spam? Problemas causados pelo spam Origem e curiosidades Tipos de spam Como identificar Preveno Boas prticas Dicas Como reclamar FAQ Vdeos educativos Links Glossrio Crditos Mapa do site Mais informaes podem ser encontradas na Cartilha de Segurana para Internet Captulo 4: Cdigos Maliciosos (Malware)

O que spam?
Spam o termo usado para referir-se aos e-mails no solicitados, que geralmente so enviados para um grande nmero de pessoas. Quando o contedo exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem chamada de UCE (do ingls Unsolicited Commercial E-mail).

O que so spam zombies?


Spam zomb ies so computadores de usurios finais que foram comprometidos por cdigos maliciosos em geral, como worms, b ots, vrus e cavalos de tria. Estes cdigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a mquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usurio. Enquanto utilizam mquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificao da origem do spam e dos autores tambm. Os spam zomb ies so muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege.

Motivadores de envio de spam


A Internet causou grande impacto na vida das pessoas, tornando-se um veculo de comunicao importante, evoluindo para revolucionar a maneira de fazer negcios e buscar e disponibilizar informaes. Ela viabiliza a realidade da globalizao nas diversas reas da economia e do conhecimento. Por outro lado, esse canal acabou absorvendo diversas prticas, boas e ruins. O spam uma das prticas ruins. Ele ficou famoso ao ser considerado um tormento para os usurios de e-mail, impactando na produtividade de funcionrios e degradando o desempenho de sistemas e redes. No entanto, poucos se lembram de que j enfrentaram
1/2

NIC.br

Antispam.br

www.antispam.br/conceito/

19/11/13

Antispam.br ::

CERT.br

Registro.br

algo semelhante, antes de utilizar o e-mail como ferramenta de comunicao. As cartas de correntes para obteno de dinheiro fcil, encontradas nas caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas esquinas e as ligaes telefnicas oferecendo produtos so os precursores do spam. A principal diferena, extremamente relevante, o fato de que para enviar cartas ou panfletos e ligar para nossas casas, o remetente tinha de fazer algum investimento. Este muitas vezes inviabilizava o envio de material de propaganda em grande escala. Com o surgimento e a popularizao da Internet e, conseqentemente, do uso do e-mail, aquele remetente das cartas de corrente ou propagandas obteve a oportunidade e a facilidade de atingir um nmero muito maior de destinatrios. Tudo isso com a vantagem de investir muito pouco ou nada para alcanar os mesmos objetivos em uma escala muito maior. Por essa razo, esse um dos maiores motivadores para o envio de spam. Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa prtica tem evoludo, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de novas aplicaes e tecnologias. Atualmente, o spam est associado a ataques segurana da Internet e do usurio, propagando vrus e golpes. To preocupante quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, a sua natureza e seus objetivos. O spam ganhou popularidade, tema tratado em vrios sites e protagonista de notcias na imprensa, muitas vezes abordando mecanismos de preveno ou defesa. O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de preveno e proteo tornaram-se servios de destaque oferecidos por provedores de acesso e empresas fabricantes de software/hardware. Toda essa movimentao em torno do tema fez com que surgissem diferentes fontes de informao e muitas controvrsias a respeito do spam. No por acaso que tornou-se um assunto quase sempre acompanhado de polmicas. Com o objetivo de ser uma fonte de referncia idnea, imparcial e embasada tecnicamente que foi criado o site Antispam.br. Ele tem o compromisso primordial de informar o usurio e o administrador de redes sobre o spam.

Vlido XHTML - CSS

www.antispam.br/conceito/

2/2

You might also like