You are on page 1of 20

O Fado: caractersticas meldicas, rtmicas e de performance.

Marcos Jlio Sergl Universidade So Judas Tadeu/Unesp Resumo O Fado pode ser considerado uma das marcas mais importantes da produo musical portuguesa, sobretudo das cidades de Coimbra e de Lisboa, um elemento de auto-afirmao da cultura lusitana e uma das formas mais autnticas de externar o seu jeito de ser, de sentir e de lidar com questes do cotidiano, em particular, as relativas a relaes amorosas. Gnero inicialmente popular no Brasil, migra para Portugal provavelmente em 1821, no retorno da Famlia Imperial a esse pas; passa por diversas reestruturaes literrias e musicais; recebe influncias de outros gneros musicais portugueses, dos quais mescla elementos prprios de cada um em si mesmo; recria-se constantemente por interferncia das diversas geraes de compositores e se abre para um leque de sutis, porm definidas diferenas. Por estas diferenas, pode ser classificado em fado castio, mais antigo e tradicional, que, por sua vez, se subdivide em: menor, corrido e mouraria; e fado-cano, mais recente. nosso propsito analisar esse percurso e essa segmentao, comparar concluses de pesquisadores que se dedicaram a esse estudo e analisar canes fundamentais de cada segmento a partir da recopilao, respaldada em critrios cientficos estabelecidos por tericos da msica popular, estabelecendo assim, um quadro de referncia para futuros estudos a respeito desse gnero musical.

Primeiros relatos
As palavras so a essncia do fado. As palavras esculpidas pela voz, metamorfoseadas em melodias em seu dilogo com as guitarras, mergulhando msicos e pblico em emoes intensas, evocando lugares ou vidas, passadas ou presentes, vidas traadas pelo fado (Branco, 1997:75).

O fado1 um dos cones culturais da nacionalidade portuguesa. Surge em Portugal no sculo XIX e se firma como o gnero musical mais significativo da msica popular lusitana. A partir do ltimo quartel do sculo XVIII, a burguesia j havia incorporado a prtica do sarau em suas residncias. Nesses eventos, notada a preferncia por danas
Cano popular portuguesa, para voz acompanhada, aborda temas relacionados principalmente ao amor. At o sculo XIX, a fado sinnimo da palavra latina factum sina, destino. sob este vis de olhar que ela aparece na literatura portuguesa anterior ao sculo XIX. (Nery, 2005:18) No Brasil, surge em 1822, escrita por Adriano Balbi, em seu Essai statistique sur le royaume de Portugal; porm, como dana de influncia negra (Idem:19/23). Pinto de Carvalho (1903) e Joaquim Pais de Brito (1994) definem quatro fases de evoluo do fado: a) primeira fase (1830-1869) marcada pela espontaneidade e popularidade, associada com a prostituio e a marginalidade; b) segunda fase (1868-c.1890) ascenso aristocrtica e literria do gnero, que adentra os sales das residncias da burguesia lisboeta; c) terceira fase (18901920) diversificao do contexto social e da transmisso do fado, que se integra ao teatro de revista: d) quarta fase (a partir de 1930) definio do profissionalismo do fado, que se transforma em expresso artstica e introduo de inovaes nos textos e no estilo de composio.
1

locais como o Lundu e o Fandango e pela Modinha2, tipo de cano estruturada em modo menor, em geral, sobre a alternncia dos acordes de tnica e dominante (Nery, 2005:32), com textos saudosistas, sentimentais e de lamentao, muito prxima dos primeiros fados, tanto pela estrutura musical quanto pelo carter de improvisao3. As transformaes ocorridas em Portugal com a fuga da Famlia Real para o Brasil geram quatro dcadas de lutas polticas e de profundas mudanas sociais. A burguesia enriquece com a compra dos bens eclesisticos, esplio da extino das ordens religiosas, e com o investimento no comrcio, na indstria e na explorao colonial. Lisboa abriga uma imensa populao proletria advinda das mais diferentes classes sociais, portanto, multifacetada em sub-grupos4, o que gera uma economia paralela baseada no contrabando, no jogo, no roubo e na prostituio (Nery, 2005: 40). Um universo marginal, masculino e bomio, no qual a presena feminina sentida apenas pela prtica da prostituio. Na dcada de 1830, os locais ocupados para a diverso desses bomios e para a moradia das prostitutas so identificados como casas de fado, sinnimo de sina, de destino. Esses bordis e tabernas so os espaos ideais para se cantar as amarguras, as tristezas e os desencontros dessa classe marginalizada5. Como gnero performativo, o fado se recria nessas casas lisboetas na dcada de 1840, a partir da raiz da vertente brasileira danada6. Os estudantes de Coimbra aderem ao gnero e o tornam popular tambm nessa cidade.
Termo genrico que designa nesse momento desde as canes de salo de autores eruditos portugueses como Joo de Souza Carvalho e Marcos Portugal, sobre textos de poetas da Arcdia Lusitana, para uma ou duas vozes e cravo, com acompanhamento elaborado, at cantigas de camponeses da regio de Lisboa e canes dos cegos esmoleiros, acompanhadas por viola em base harmnica simples. A fronteira entre as modinhas dos sales, sempre de suporte escrito, e a das canes populares, de transmisso essencialmente oral, no de modo algum estanque (Nery, 2005: 31). H uma migrao muito intensa, seja da aristocracia para a plebe, como tambm da rua para as casas nobres. Predomina a liberdade de improvisar por meio da ornamentao, o que s vezes dificulta o reconhecimento da mesma cano. Da mesma forma, h troca em ambos os sentidos na rota atlntica, da elite brasileira imitando a msica da Corte, e esta sendo seduzida pelas canes e danas brasileiras. 3 Dois exemplos analisados por Ruy Nery (2005:32/33) so significativos dessas caractersticas: Tempo Breve que Passaste, de Antnio da Silva Leite, publicada em 1794, e Cruel saudade, de Manuel Jos Vidigal. Em ambas, a linha meldica indica uma dentre muitas possibilidades de estilar (improvisar com ornamentaes). 4 Essa imensa massa proletria formada pelas tradicionais categorias profissionais do pequeno comrcio (tabernas, restaurantes, artesanato, trabalho porturio, transporte e venda ambulante), acrescidas de agricultores, de regressados do Brasil, do clero regular secularizado, de criados, de negros escravos e libertos. 5 Inserem-se aqui tanto a prostituta quanto o marginal sem profisso fixa, que vive do jogo, do roubo, do contrabando e da explorao das prprias prostitutas. Algumas prostitutas se tornam clebres cantadoras: Maria Severa, Carlota Scarniccia e Custdia Maria (Nery, 2005: 49-74). 6 Pesquisadores deste gnero musical so unnimes em confirmar a dcada de 1840 como a fase inicial do fado lisboeta. (Ver Nery, 2005: 52/53)
2

Estrutura formal dos primeiros fados Nessa fase de nascimento do fado lisboeta, notamos algumas constncias. No h diferena substancial entre fados somente cantados e fados danados. A estrutura musical assentada na alternncia de acordes de tnica e dominante (raramente surgem acordes de subdominante para preparar a cadncia), indiferentemente em tons maiores ou menores, ou at mesmo na alternncia entre ambos os modos em uma mesma cano; na freqncia de figuras sincopadas no desenho rtmico da melodia e do acompanhamento7; no uso de andamento predominantemente em Andante, ou seja, em pulsao relativamente lenta, o que permite ao intrprete realizar improvisos sem perder o carter triste e, ao mesmo tempo, no deixar que a msica soe demasiadamente arrastada8; e no fato de que a melodia construda em perodos musicais de oito compassos, apoiada pela alternncia dos acordes de tnica e dominante a cada dois compassos, sendo cada perodo, constitudo de dois membros de quatro compassos, onde cada membro subdividido em dois versos, cada um com dois compassos 9. O primeiro membro de quatro compassos (A) tem a funo de lanamento da linha meldica e o segundo membro de quatro compassos (B), de resposta conclusiva ao primeiro. H fados que possuem apenas um perodo, repetido com variaes meldicas. Rui Nery (2005:78) esquematiza essa estrutura da seguinte forma 10: a) Quadra sem repeties internas - AB P1----------------------------Ma----------- Mb----------v1---- v2---- v3---- v4---c1 c2 c3 c4 c5 c6 c7 c8 c9 ... I------- V------ I------ V-------

Aqui, trata-se da sncopa interna, na qual a figurao subdivide a unidade de tempo em um valor curto, um valor longo com o dobro do primeiro e outro valor curto, semelhante ao primeiro. 8 Os editores definem como unidade de tempo a velocidade em torno de 72 a 84. 9 Nery d uma descrio a respeito desta estrutura: Visto que a medida potica dominante no Fado o verso de sete slabas (redondilha maior) agrupado em quadras, cada verso , por conseguinte, cantado sobre dois compassos da melodia (ora o primeiro na tnica e o segundo na dominante, ora, logo no verso seguinte, o movimento harmnico inverso) e cada quadra, desde que nenhum de seus versos se repita, corresponde a um perodo musical de oito compassos (Nery, 2005: 71). 10 As abreviaturas correspondem a: P = perodo; M = membro; v = verso; c = compasso; I = tnica; V = Dominante.

Dois pares de versos, ou somente o segundo, podem ser repetidos aps sua apresentao, somando ento trs membros musicais (se s o ltimo dstico11 for repetido) ou quatro (se ambos so repetidos), resultando na estrutura ABB` ou AA`BB`. Tambm, pode-se repetir somente o primeiro dstico, resultando na estrutura AA`B. Essas distines referem-se mais ao texto potico do que msica, uma vez que os perodos da linha meldica esto assentados sobre a base harmnica estvel de alternncia entre tnica e dominante, e constituem improvisaes ou reelaboraes, que vo indicar os estilos de performance de cada intrprete. Algumas improvisaes caram no gosto dos ouvintes e se fixaram (Nery, 2005: 74-82). Sobre essa estrutura estvel e simples so usados inmeros poemas, que mantm estrutura mtrica e estrfica similar12. Quadras de carter lamentoso so alternadas com outras de carter satrico, desgosto amoroso misturado com humor. Os perodos regulares de oito compassos representam o paradigma da poca. O fadista repete os dois ltimos versos de cada dcima, determinando a quadra glosada em dcimas. Quanto ao acompanhamento do fado, a preferncia recai sobre a viola e a guitarra13 como suporte para o canto, tocadas pelo prprio cantor ou por um acompanhante, de p ou apoiada no joelho. O apoio harmnico realizado pela nota fundamental no primeiro tempo e arpejos do acorde nos demais tempos. O ritmo marcado por estalos de dedos ou batidas de ps. A adoo progressiva da guitarra para acompanhamento do fado determina sua nova afinao14. Essa utilizao especificamente portuguesa assegura a perenidade do instrumento, notadamente nos meios populares. Nos sales, ela sofre concorrncia da viola e do piano.
Estrofe mnima, composta de dois versos (Houaiss, 2001: 1061). A temtica do fado gira em torno do cotidiano da prostituta, do amor sensual, da paixo, do desejo, do sofrimento, da traio, da saudade, da ausncia; dos cdigos de honra, de virilidade, de feminilidade; das normas de convvio entre sociedade e marginalidade; da evocao saudosista do ambiente rural e da descrio do ambiente urbano no qual o fadista vive; da denncia da explorao e da misria do trabalhador; da narrao de escndalos polticos, crimes, morte de personalidades, desastres naturais, da histria de Portugal; da descrio de festas religiosas e civis; da devoo religiosa e de trechos da Bblia. 13 A viola utilizada no Fado, de origem francesa, semelhante ao violo, com uma caixa de ressonncia em forma de oito, com seis cordas simples de arame ou cordas fiadas para os bordes e as demais de tripa. A guitarra, de origem inglesa, tem a caixa de ressonncia em forma de pra, com o fundo chato e um brao curto, dividido cromaticamente por trastes de metal, contendo cinco pares de cordas de metal nessa primeira fase do fado. Sofre transformao com o acrscimo de mais um par de cordas, sendo designada a partir de ento como guitarra portuguesa. 14 Possui doze cordas metlicas (trs delas de cobre) dispostas em seis ordens. Existem vrias afinaes, sendo a mais comum em Lisboa: si3; l3; mi/3; si2; l2; r2; e em Coimbra: l3; sol3; r3; l2; sol2;d2. A guitarra de Lisboa menor que a de Coimbra, a caixa mais arredondada e com acabamento mais requintado. A guitarra de Coimbra maior, a caixa mais aguada e de confeco mais simples. tocada com unhas postias (Henrique, 1994: 163-167).
12 11

A partir de 1870, as edies impressas de fado tm em sua maioria acompanhamento de piano, imitando-se nele, porm, o som da guitarra na mo esquerda, pelo desenho de arpejos ou baixos de Alberti. A mo direita reproduz a melodia do canto. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, a guitarra portuguesa penetra no ambiente seleto da aristocracia como instrumento a ser aprendido pelos jovens, tendo o prprio prncipe herdeiro D. Carlos recebido aulas desse instrumento com Joo Maria dos Anjos. Reforando a divulgao da guitarra portuguesa, so impressos mtodos de aprendizagem para ampliar o crculo de instrumentistas. Quanto performance, destacam-se alguns aspectos, como o carter de lamentao do canto, intercalado por ais soluantes. Expresses maliciosas, obscenas e vulgares povoam os textos dos fados.

Repercusso do gnero No ltimo quartel do sculo XIX, o fado includo na prtica musical das casas da classe mdia urbana. Essa classe freqentadora dos teatros, onde conhece e aceita esse gnero de cano expressiva, que se adapta perfeitamente ao esprito romntico do momento. Msicos eruditos, como o pianista Alexandre Rey Colao (1854-1928), utilizam em suas composies o fado como representante do nacionalismo portugus, divulgando-o nos circuitos musicais eruditos. Tambm as edies musicais fazem circular esse gnero, ampliando o gosto dos pequeno-burgueses pelo fado, que, agora, tem como suporte instrumental o piano, outro cone dessa classe social.
... o Fado entra agora, progressivamente, mesmo nos sales mais reservados, umas vezes nas verses impressas destinadas a serem executadas pelos prprios membros desse circuito, outras vezes ao vivo, pela atuao de um ou outro fadista popular expressamente convidado para o efeito... (Nery, 2005:121).

Temos que acrescentar, ainda, a importncia da aceitao e da divulgao do fado pelos estudantes universitrios, em particular da Universidade de Coimbra15. Oriundos da classe burguesa ou aristocrtica, eles o levam para suas residncias nas frias escolares. Em Coimbra, a performance, aliada sofisticao tcnico-musical,

Fadistas conceituados saem da Universidade de Coimbra. Jos Dria (1824-1869) o primeiro a se tornar conhecido. Estudante de Medicina e depois clnico estabelecido na cidade, o autor do Fado de Coimbra. Nessa cidade, ele ganha ritmo ternrio. A temtica gira em torno do cotidiano estudantil (da iniciao amorosa, do desregramento e da juventude, cones referenciais de saudade de um tempo especial na vida dos estudantes) e da passagem para a vida adulta. Em Coimbra, os poemas refletem a formao erudita de autores como Guerra Junqueira, Antnio Nobre e Hilrio Costa Alves.

15

ganha caractersticas prprias, sobretudo a partir de Hilrio Costa Alves (1864-1896), estudante de medicina dessa universidade.
A julgar pelas descries da poca, no de excluir... que j em Hilrio tenha existido, no que respeita tcnica interpretativa, alguma raiz do tipo de colocao de voz semi-opertica e de linguagem expressiva ultra-romntica nomeadamente no que respeita liberdade rtmica do enunciar da frase musical e s suspenses nas notas agudas que vir a marcar como caracterstica identitria o estilo da Cano coimbr (Nery, 2005: 116).

Manasses de Lacerda (1885-1962) imprime o carter de canto lrico voz do cantor e a partir da gerao de Antnio Menano (1895-1969) o fado de Coimbra constitui um gnero especfico de cano urbana estudantil, dominado pelos modelos poticos eruditos. Tanto em Coimbra quanto em Lisboa, os poemas ganham caractersticas formais artificiais e rebuscadas, dando origem ao fado esdrxulo16 e ao fado de repetio17.

A comunidade operria e o Fado O fado est ligado classe operria na medida em que se desenvolve na regio prxima zona do porto, cujas condies de vida so precrias. A conscientizao dessa desigualdade de classes leva formao do Partido Socialista, com uma corrente sindicalista anrquica muito atuante, que busca mudanas sociais radicais. Dessa ala surgem fados com textos de militncia, os fados operrios ou fados socialistas. Muito prximos a hinos, so cidos na crtica aos abusos da igreja, em uma postura anticlerical explcita, embora mantenham a permanncia de uma religiosidade popular.

O incio do sculo XX A gravao de discos vem possibilitar algumas concluses a respeito da composio e da performance dos fadistas no incio do sculo XX: a manuteno da melodia original nas diversas estrofes, observando-se alteraes na articulao do texto, e conseqentemente, a flexibilidade rtmica exigida pela mudana das palavras; pulsao rtmica uniforme, quebrada apenas por suspenso em notas agudas de clmax de curvas meldicas prolongadas, quase sempre coincidindo com a nota mais longa da
Nesta vertente do fado, cada verso precisa terminar em uma palavra proparoxtona, sendo utilizadas palavras solenes, comuns nos discursos eruditos, tais como: argentrios, dialticos, sofsticos, cinegticos, pitagricos, elegacos, esquipticos, perdulrios. 17 O fado de repetio tem construo rebuscada, com aluses literrias com pretenses eruditas, com um forte sabor popular em muitas das imagens adotadas (Nery, 2005:119), como no exemplo: ... O ponto, rei dos sinais; Rei das canas, o alcauz; Rainha das cores, a luz; Leo, rei dos animais.
16

sncopa; variedade de acompanhamento instrumental, com predominncia do piano, seguido por guitarra e viola e algumas com orquestra; introduo de uma seo instrumental, com melodia diferente da melodia vocal, em andamento mais rpido, que intercala cada estrofe e acentuada diferena de interpretao entre os fadistas de Coimbra e de Lisboa. O aspecto que mais chama a ateno a forma como os mesmos fados so cantados em Coimbra e Lisboa. Enquanto na capital as suspenses so menos freqentes e curtas, inseridas como prolongamento da quarta ou quinta slabas no heptasslabo, em Coimbra, elas aparecem sobre a slaba Ai!, acrescentadas entre dois versos e prolongadas enquanto durar o flego do intrprete, sendo ainda ligadas ao verso seguinte, sem respirao, demonstrando controle e virtuosismo vocal, influncia da pera18. Nas duas primeiras dcadas do sculo XX, a agitao social, sobretudo na Primeira Repblica, resulta em textos de ideologia radical, tanto republicana quanto socialista. Ao lado dessa disputa, buscam-se novos esquemas formais mais sofisticados, em uma tentativa de libertar o fado de suas origens no universo marginal, aproximandoo do repertrio erudito, como um mecanismo de qualificao cultural e de legitimao social.
h... uma preocupao com a procura de novos modelos formais, novos padres mtricos e novos esquemas de rima, que sem pretenderem destronar o uso majoritrio da quadra em redondilha maior simples ou glosada em quatro dcimas visam agora diversificar os recursos poticos disponveis no repertrio fadista (Nery, 2005: 166).

Dentre as novidades introduzidas, encontramos o acrscimo de um hemistquio de trs slabas ao primeiro e ao terceiro versos da quadra em redondilha maior. A resultante desta extenso necessita ser rimada com o verso original e essa duplicao da rima d origem ao chamado fado duplicado. A juno de um hemistquio19 de trs slabas, no somente ao primeiro e terceiro versos, mas aos quatro heptasslabos da quadra original, cria uma nova categoria potica, o fado versculo. Essa categoria torna
Nery (2005:179) analisa o ambiente fadista quanto performance: Qualquer assistente habitual, mesmo que ele prprio no cante ou toque, conhece a maioria das melodias interpretadas, domina as convenes de interpretao vocal e instrumental e os cdigos de improvisao meldica e/ou potica, identifica os modelos performativos consagrados e as suas transformaes individuais, partilha de uma sensibilidade geral s grandes temticas tradicionais abordadas. A sua aprovao ou rejeio, expressa de forma bem explcita em termos de encorajamento ou desagrado, uma parte decisiva do desenrolar da execuo e da criao de um ambiente ao mesmo tempo festivo e de forte concentrao emocional. 19 Corresponde a cada uma das metades (iguais ou desiguais) em que a cesura (pausa) divide o verso... (Houaiss, 2001: 1515).
18

complexa a construo potica, na medida em que a quadra em heptasslabos deve ter seu sentido mantido e ter rima prpria. Os hemistquios formam um segundo alinhamento de rimas. A juno de dois hemistquios de trs slabas no primeiro e terceiro versos da quadra, que precisam rimar entre si e com o heptasslabo que os precede, determina a criao do fado triplicado.20
Claro est que o encadeamento dos dois hemistquios assim acrescentados acaba por gerar, independentemente do fato de haver entre eles uma rima, um heptasslabo intercalar no seio do primeiro e do segundo dstico de cada quadra, originando deste modo, na prtica, dois tercetos que, por sua vez, formam uma sextilha. O Triplicado resulta, assim na passagem de uma seqncia de quadras subdivididas em dois dsticos, como era tradicional no Fado desde o seu perodo mais remoto, a uma de sextilhas subdivididas em dois tercetos. E, pela mesma lgica, a distribuio habitual do texto pela msica segundo a forma AABB ou ABB, com o primeiro dstico da quadra colocado na seco musical A e o segundo dstico na seco B, aplica-se agora, de forma anloga, aos dois tercetos da sextilha. A par com esta estrutura em sextilhas resultante do duplo hemistquio inserido pelo Triplicado, encontramos tambm, a partir de finais da dcada de 1910, o uso da sextilha simples, sem subdivises ou rimas internas desse tipo, segundo um sistema idntico de distribuio musical (Nery, 2005:171).

O fado bacalhau surge do uso sistemtico da sextilha glosada em estrofes de quinze versos, subdivididos em 6 + 6 + 3. Se o terceto final tambm for cantado duas vezes, resulta em trs sextilhas. Essa forma desaparece por ser demasiado longa, ideal para textos descritivos. Na dcada de 1930, por influncia do rdio, o mote em sextilha com as quatro glosas de quinze versos cada, d lugar a uma seqncia de quatro a cinco sextilhas simples. Os fados triplicado, de sextilhas simples e bacalhau, substituem a subdiviso em dsticos pelo terceto como unidade potico-musical. Da unio de ambas as unidades (dstico + terceto) surge a quintilha, adotada nessa dcada. Todas as formas poticas at aqui descritas se baseiam na redondilha maior. A apropriao de recursos poticos eruditos leva os poetas do fado adoo de outros suportes mtricos, como o verso de doze slabas, que d origem ao fado alexandrino, e obriga o poeta a uma construo mais elaborada, com acentuao na sexta e na dcima segunda slaba de cada verso.

20

O exemplo demonstrado por Nery (2005:169) torna clara a construo do fado triplicado. quadra popular Se o Padre Santo soubesse / O gosto que o fado tem, / Vinha de Roma a Lisboa / Bater o fado tambm so acrescentados Se quisesse, / Se aprendesse / Vinha toa / Madragoa, resultando em: Se o Padre Santo soubesse, / Se quisesse, / Se aprendesse / O gosto que o fado tem, / Vinha de Roma a Lisboa, / Vinha toa / Madragoa / Cantar o fado tambm!

Todos os fados compostos nas novas mtricas e formas ganham o nome de fadocano, em contraposio aos cantadores mais velhos que tendem a permanecer fiis s quadras e dcimas tradicionais da redondilha maior. Na dcada de 1930, o nome fadocano passa a ser aplicado aos novos fados com refro e estribilho.

A Ditadura e as artes O Decreto-Lei n 13564, de 6 de maio de 1927, regulamenta o funcionamento e a fiscalizao das casas de espetculo e institui a obrigatoriedade da licena para o exerccio da profisso de artista dramtico, sendo discriminados nas carteiras profissionais os artistas dramticos, lricos ou de variedades. Os fadistas profissionais so includos nesta ltima categoria. A partir desse momento, so institucionalizadas as casas de fado. Desta forma, a ditadura acelera o processo de profissionalizao que j estava acontecendo informalmente nos recintos de apresentao do fado. A censura ditatorial rigorosa contra textos polticos indesejados, sendo alvo principal os fados operrios, forando os letristas ao retorno temtica do melodrama social e ao abandono da improvisao potica e musical, uma vez que os textos necessitavam de pr-autorizao e de peas de durao padronizada para serem inseridas no programa, e da separao entre pblico e intrprete.
Condicionado por este novo enquadramento profissional na prpria essncia da sua tradio enquanto processo scio-comunicativo, severamente limitado na sua expresso temtica pela censura prvia dos textos cantados e pelo controle da concesso da carteira profissional, o Fado sofre aqui uma das mais drsticas reconfiguraes de toda a sua histria (Nery, 2005:201).

Os fados castios O repertrio fadista tambm se estabiliza. Grande parte dos fados mais antigos desaparece, com exceo de melodias nucleares como as dos fados mouraria, corrido e menor, considerados os mais rigorosos, puros ou castios, representantes de uma memria identitria e um testemunho de continuidade essenciais da prtica fadista mais remota, em contraposio ao fado-cano, tambm denominado canto de fado (Nery, 2005: 207). interessante notar que podemos considerar estas duas categorias como as duas extremidades de um contnuo que vai de um mnimo de elementos fixos, e com grande liberdade de improvisao (no caso do fado castio) a uma fixidez mxima na maior parte dos elementos que permitem uma contribuio mnima por parte dos artistas.

O fado castio, tambm chamado pelos intrpretes como fado fado, fado clssico ou fado tradicional, considerado o mais antigo e o mais autntico. As trs espcies possuem esquemas rtmicos e harmnicos fixos (I-V) e diversos esquemas de acompanhamento que consistem em um motivo meldico constantemente repetido, com pequenas variaes em alguns momentos. A melodia, composta ou improvisada, se baseia nesses esquemas. Os textos seguem em geral as estruturas poticas de quadras ou estrofes de cinco, seis e dez versos. O tipo de acompanhamento, a combinao harmnica (I-V) e o compasso 4/4 so os elementos distintivos e fixos desses fados. Todos os demais elementos so variveis.

Ex. 1 Fado Mouraria (Rui Nery - 2005: 208)

Ex. 2 Fado Corrido (Rui Nery - 2005: 208)

Ex. 3 Fado Menor (Rui Nery - 2005: 208)

O fado menor, como o prprio nome indica, composto em tonalidade menor e sobre um tempo lento; o fado corrido, em tonalidade maior e executado muito rpido e o fado mouraria, tambm em tonalidade maior, porm mais tranqilo e cantante. Sobre esses modelos podem se adaptar, ento, diferentes poemas e melodias variadas. Quando um cantor anuncia um fado aos guitarristas, ele pede na tonalidade que melhor se adapta sua extenso vocal. Sobre essa base musical, o cantor interpreta o poema de sua escolha. Um mesmo poema tambm pode ser cantado sobre diversas msicas diferentes, conforme o esquema de acompanhamento escolhido, o qual depende da interpretao dos guitarristas. Os fados tradicionais so todos baseados em uma estrutura repetitiva ao infinito, cada estrofe se apoiando sobre o mesmo esquema de acompanhamento da estrofe precedente. Se o poema escolhido pouco conhecido, o cantor indica sempre o momento em que ele vai atacar a ltima estrofe (por um sinal da mo ou da voz) de forma que os msicos possam finalizar a cano com toda a intensidade necessria. Esse repertrio de fados tradicionais transmitido at hoje pela prtica oral, por meio da memria dos cantores e dos guitarristas. Para saber qual o esquema correto a ser utilizado, cantores e guitarristas se valem do nome dos compositores (por ex. Fado Vianinha, composto por Francisco Viana); do tema do poema para o qual a msica foi composta originalmente (Fado Cravo) ou do poema que lhe deu o nome. Com pequenas variaes, diversos outros fados giram em torno desses trs que formam o ncleo do fado castio21. Esta estabilizao em torno de melodias
Essas variaes recorrem ao acrscimo da subdominante tradicional seqncia harmnica tnica/dominante; modulaes para tonalidades prximas, como as relativas maiores e menores; a adoo
21

bsicas determina um repertrio restrito, que facilita ao ouvinte identificar as caractersticas interpretativas do cantor, do qual se espera uma verso pessoal, que parte da escolha de quais versos decide cantar e como se apropria da linha meldica bsica e a recria. O bom fadista estila a melodia, ou seja, modifica o seu desenho meldico a cada estrofe, introduzindo pontos de maior tenso emocional em passagens onde o texto tem maior contedo desta espcie ou em momentos de clmax fraseolgico, em particular antes da cadncia final de uma estrofe, momento em que o acompanhamento interrompido e o intrprete ornamenta livremente sobre a nota suspensa, sendo o melisma22 improvisado antes da cadncia final da linha vocal mais extenso e de maior intensidade. Amlia Rodrigues e Maria Teresa de Noronha sistematizam essa forma de interpretao23 (Pellerin, 2003: 129-131).
Um fadista pode cantar com acompanhadores com quem nunca atuou mas sabe que se lhes indicar qualquer destes fados na tonalidade que mais lhe convm (bastalhe pedir, por exemplo, O Vitria em R menor) ter no s um suporte instrumental com a base harmnica e o andamento adequados, mas muitas vezes mesmo introdues e contracantos instrumentais caractersticos entre as frases cantadas dessa melodia (Nery, 2005: 209).

O intrprete pode ainda dividir o texto, ou seja, alterar o ritmo, enfatizando palavras-chave ou expresses; introduzir rubatos24, pausas e respiraes com o intuito de separar ou agrupar palavras e acelerar ou retardar a declamao para intensificar o sentido do texto. Porm, esses improvisos devem estar inseridos dentro da pulsao rtmica constante do acompanhamento instrumental, a no ser em momentos de suspenso. Outro exemplo de improviso recai sobre a sncopa, raramente ouvida em sua estrutura original, surgindo mais freqentemente como tercina25, sendo uma delas um pouco mais alongada que as demais, o que exige encurtar o valor das outras notas para
da forma ABC, em contraposio s formas tradicionais ABB ou AABB; o uso de quintilhas e sextilhas assentadas na base mtrica da redondilha maior; estrofes em decasslabos (quadras, quintilhas ou sextilhas) e quadras em dodecasslabos (alexandrinos). So castios os fados versculo; duplicado; triplicado; bacalhau. 22 Trecho meldico com vrias notas para uma mesma slaba (Houaiss, 2001:1887). 23 Agnes Pellerin (2003:131-133) cita ainda o fado desgarrada, a forma mais improvisada e mais interativa das espcies de fados. Forma especfica do canto de desafio, se reporta s tradies rurais portuguesas. Constitui um desafio verbal entre dois ou mais cantores, caracterizado por um ritmo enlevado e uma sucesso de quadras independentes, mais ou menos improvisadas, fundadas sobre o heptasslabo. Um dilogo estabelecido entre os cantores que se desafiam a partir de temas dados, e partem para jogos de palavras, zombarias e caricaturas a respeito do outro cantor. A autora cita ainda o fado humorstico, cujo objetivo causar riso, por meio de gestos e mmicas; e o fado falado, no qual o cantor declama o poema com voz calma e lenta, conferindo a esta espcie uma dimenso de intimidade. 24 Trecho executado com grande liberdade rtmica, tendo algumas notas arbitrariamente estendidas e outras, analogamente, encurtadas ou vice-versa (Houaiss, 2001: 2479). 25 Grupo de trs notas de durao igual.

que sejam enquadradas na estrutura do acompanhamento. A cada mudana de inteno do texto, corresponde a alterao da nota mais alongada da tercina.
Os clientes habituais das novas casas de Fado depressa se convertem num pblico especializado, capaz de identificar e valorizar precisamente estas nuances expressivas que so consideradas, ao seu mais alto nvel, a marca pessoal e intransmissvel dos melhores fadistas (Nery, 2005: 212).

O fado-Cano A flexibilidade musical dos fados tradicionais, que permitem a combinao aleatria de um tipo de acompanhamento e de um poema, se ope s formas mais fixas do fado-cano, surgido mais recentemente, associado s novas formas de espetculo urbano, notadamente o teatro de revista. Os autores de revistas privilegiam a forma de alternncia entre refro e estrofes, caracterstica da cano teatral, em detrimento das formas castias do fado. As melodias, justapondo tonalidades maiores e menores, so mais elaboradas e so geralmente associadas a um texto fixo. O refro deve ser composto com um desenho meldico cativante, fcil e capaz de ser reproduzido imediatamente pelo pblico. O retorno ao fim de cada estrofe sem preparo para o refro, implica em coerncia interna do texto, que rompe com a dinmica de improvisao fundada sobre o carter repetitivo da estrutura musical. Letra e msica so indissociveis pela caracterstica narrativa do texto, que exige melodias prprias para seu discurso. Assim surge o fado-cano moderno, que vai ser adotado como parte fundamental do repertrio de grandes fadistas, em particular de Amlia Rodrigues. O acompanhamento enriquecido e muitas vezes executado em verso orquestral, em que o violo assume a posio da voz, substitui a sobriedade acstica das guitarras. As estruturas harmnicas so mais complexas que as do fado castio. As melodias so fixas, mas os acompanhamentos podem ser alterados de acordo com o gosto do instrumentista, na medida em que o esquema harmnico de base respeitado. A improvisao vocal mais limitada que no fado castio.

A voz no fado O fado exige grande domnio e diversidade de emisso vocal, com timbres, energia e fragilidade diversos. Em geral, o cantor de fado possui uma ampla extenso vocal. Outros, com extenso mais limitada, revelam delicadeza. Contrariamente voz

do fado de Coimbra, mais lrico, os fadistas de Lisboa geralmente tm a voz aveludada, com ressonncia de emisso de cabea, mais do que emisso de peito. A voz do fado marcada por rudeza e pela rouquido, associada imagem do fumante e do notvago. Os estilos vocais variam de acordo com a ornamentao, a liberdade rtmica, o timbre e a dico. Mais do que caractersticas prprias vocais, a originalidade fundamental na voz do fadista, a maneira como ele estila, como ele improvisa meldica e ritmicamente, improvisaes estas movidas pela sensibilidade, pela espontaneidade, pelo humor e pela ambincia da sala. A qualidade de um fadista se caracteriza por sua capacidade de surpreender o pblico, por meio de estilizaes absorvidas pela tradio oral. A grande maioria dos cantores de fado no l partituras; os fados so transmitidos oralmente e sua interpretao memorizada pela observao da performance. No h uma forma padro de cantar determinada melodia. Um cantor pode ter interpretaes muito diferentes sobre um mesmo fado. A ornamentao improvisada enriquece a melodia. O trinado26 prolonga determinadas notas por meio de entoaes livres muito diversas. O glissando27, a partir de uma interjeio, demonstra o ataque enrgico da voz, e serve de transio entre um verso e o prximo, notadamente em mudanas de tonalidade. Por meio de improvisaes melismticas, a voz utiliza as nuances de uma mesma nota sobre as nfimas parcelas de quartos de tom, aspecto que distancia o fado do campo da msica exclusivamente tonal. Alm disso, as diversas possibilidades de intensidade do volume da voz, com quedas de dinmica bruscas, ou de nfase na entonao de determinadas palavras, criam um universo muito rico de intenes emocionais. Quaisquer que sejam as entonaes meldicas da voz, a arte fadista se caracteriza constantemente por um tipo de improvisao de ordem rtmica que lhe prpria. Na introduo do canto, ou preldio instrumental, as guitarras determinam a pulsao bsica da cano. A guitarra portuguesa anuncia o tema principal, convidando o fadista a preparar seu canto. A regularidade da pulsao rtmica assegurada pela viola fornece uma base estvel a partir da qual vrios tipos de variaes rtmicas se desenvolvem, predominando a estrutura sincopada do canto.

26 27

Repetio alternada muito rpida de duas notas em grau conjunto ou muito prximas. Cantar deslizando sobre as diversas notas de uma escala, sem interrupo de uma nota para outra.

Certos fados alternam partes rpidas e partes lentas. Enquanto as guitarras mantm um tempo regular, o cantor ralenta28 e acelera, criando expectativas surpreendentes, intensificadas pelos rubatos. Em todos os fados, a ltima repetio do refro ou da ltima estrofe sempre anunciada pela voz que faz uma suspenso na nota de pice da frase. Os instrumentos, neste momento, param de tocar. Para encerrar, a voz reinicia o discurso com nfase, acompanhado de uma ligeira acelerao, sobre um crescendo reforado pelos acordes da guitarra em dinmica forte. O pblico no espera a concluso instrumental para aplaudir o cantor.

O acompanhamento Uma sesso de fado implica um cantor solista, homem ou mulher, o fadista, um ou vrios msicos e o pblico. O cantor solista, chamado fadista ou artista, acompanhado por um ou at quatro instrumentos: uma guitarra, uma viola, uma segunda guitarra e uma viola baixo. O acompanhamento instrumental, em particular a guitarra, considerado pelos artistas e pela platia como um elemento indispensvel do fado. A interao entre os artistas desse gnero regida por trs princpios: a hierarquia, a individualidade e a conivncia. Esses princpios afetam os aspectos musicais da sesso e constituem uma distino social e econmica entre os executantes. O fadista a figura dominante. Os instrumentistas so geralmente dirigidos pelo primeiro guitarrista, se bem que o violista um artista consagrado e pode tambm assumir a direo do conjunto. Os estilos instrumentais se diferenciam pelos dedilhados utilizados, e incluem o vibrato29, o ataque e o relaxamento nas cordas, a ornamentao, o trmulo e o domnio da sonoridade. A msica do fado absolutamente indissocivel das guitarras que acompanham o canto. Elas funcionam como um verdadeiro emblema. Os guitarristas, geralmente sentados, tm o olhar e a escuta absolutamente atentos ao cantor. So as guitarras que definem o clima emocional, a paisagem sonora, o caminho para a interpretao do cantor. Os guitarristas, receptivos ao menor sinal para ralentar ou tocar forte ou piano, evidenciam as variaes do canto. A guitarra desempenha um papel fundamental:
28 29

Ato de diminuir a velocidade de determinado trecho musical. Oscilao de altura (freqncia) sobre uma determinada nota, produzindo, conseqentemente, oscilao no som resultante.

dotada de recursos mgicos, o guia do cantor, introduzindo o canto, tanto no aspecto rtmico quanto na inteno musical. Os guitarristas so tradicionalmente sempre homens. Sua arte reconhecida como fruto de uma aprendizagem e de uma transmisso familiar feita de perseverana. Cantores e msicos no tm uma formao fixa. Constituem uma associao aleatria e efmera, que resulta equilibrada graas escuta mtua ou entendimento. Essa unidade resultado de regras fixas de execuo e de interpretao do fado. O primeiro guitarrista considerado habitualmente como o segundo solista, coordenando os demais instrumentos. Ele fornece o contraponto meldico ou a sustentao harmnica da melodia principal da voz. Para marcar a transio entre duas frases vocais, ele improvisa curtas melodias ou breves motivos (contracantos) figurativos que ilustram sonoramente a imagem evocada no texto. Ele sustenta a voz do cantor com figuras meldicas, esquemas ou seqncias meldicas, acordes e arpejos, progresses harmnicas, curtas evocaes ou citaes de fados corrido, menor ou mouraria, notas ou motivos meldicos tocados com um vibrato intenso, imitando um gemido e uma variao ornamentada da melodia vocal. A viola fornece o suporte harmnico e rtmico e funciona como um elemento regulador, uma base para as variaes improvisadas pelo cantor e pela guitarra. Executa um esquema harmnico fixo sobre acordes e arpejos em frmulas rtmicas contnuas, em alternncia com as progresses meldicas do baixo. Os instrumentistas dizem que a viola deve dar cho ao grupo. A maioria dos fados inicia-se com um preldio instrumental, que indica a velocidade e a tonalidade da cano, de acordo com a tessitura do fadista; fornece o esquema de acompanhamento no caso dos fados castios, ou introduz a melodia principal, no caso dos fados-cano. Quando a voz silencia para mudar a quadra, a primeira guitarra, acompanhada pelos demais instrumentos, executa contracantos, curtas melodias ou breves motivos que marcam a transio de uma frase vocal para outra. Alguns contracantos utilizam tcnicas de figuralismo, para evocar emoes ou exprimir idias do texto, tais como figuras meldicas ascendentes ou descendentes para evocar pssaros em vo, ou o trinado para lembrar um gemido. As partes exclusivamente instrumentais do fado compreendem as introdues, os contracantos e o primeiro segmento do ltimo refro, antes da apario final do cantor.

Para a concluso, em geral executada com um rallentando, um acelerando e um crescendo na cadncia final em V-I.

As casas de Fado Aps o final da Segunda Guerra Mundial, as casas de fado esto no auge de suas atividades, com elencos de fadistas e guitarristas estveis atuando em regime de exclusividade e com pblico cativo, atestando a consolidao de um mercado profissional. Colabora para esse crescimento o afluxo de turistas interessados nas praias do sul de Portugal e da Espanha, que buscam conhecer casas tpicas ou restaurantes tpicos. No final da dcada de 1950, fadistas mais conhecidos realizam, nos meses de vero, turns por cafs, teatros, auditrios e festas populares em todo o territrio de Portugal e por outros pases nos quais as comunidades de imigrantes so mais numerosas, tornando-se conhecidos e reforando a venda de seus discos. Por outro lado, o rdio tambm contribui para a consagrao de determinados intrpretes. Obviamente, em paralelo, coexiste a prtica amadora enraizada nos bairros populares de Lisboa, nas associaes culturais, no ambiente familiar e em espaos pblicos improvisados para concursos locais. Dois nomes emergem como expoentes do fado: Maria Teresa de Noronha e Amlia Rodrigues. Enquanto Maria Teresa conquista popularidade por meio da apresentao de um programa na Emissora Nacional, transmitido por duas dcadas a partir de 1938, Amlia se destaca pela atuao em casas de fado. Maria Teresa canta quase exclusivamente fados castios, representando a sntese da tradio de repertrio e prtica interpretativa. Amlia Rodrigues, ao contrrio, o cone da renovao do fado. Amlia Rodrigues herda um estilo prprio de ornamentao vocal melismtica da me, de quem ouve as cantigas da Beira Baixa. Em 1939, com apenas dezenove anos, j atua como profissional na casa de fado Retiro da Severa. Sua carreira meterica, recebendo altos cachs para atuar em casas de fado e peas de teatro de revistas. Seguem-se apresentaes e gravaes pela Europa e Amrica, elevando-a como a maior representante viva do fado. A cantora lisboeta influencia decisivamente na recepo do gnero, desde o uso sistemtico do vestido e do chal pretos, como ao posicionamento frente dos guitarristas (o hbito era o cantor ficar atrs dos instrumentistas) e criao de uma linguagem corporal prpria, com a cabea descada para trs, oscilando ao sabor do

fraseado, os olhos semi-cerrados, as mos em orao ou os braos a abrirem-se para acompanharem o clmax final da obra (Nery, 2005: 236). No incio da carreira, canta fados estrficos tradicionais, porm com um estilo vocal apoiado em suspenses e melismas, o que far os puristas acusarem-na de espanholismo. Porm, por sua atuao em Revistas, conhece os fados-cano compostos em especial por Frederico Valrio, que lhe proporcionam muitos xitos na dcada de 1940. At finais de 1950, Amlia canta predominantemente fados castios, sobre poemas de Luis de Macedo e David Mouro Ferreira. No incio da dcada de 1960, Amlia introduz reformas fundamentais, que apontaro o caminho do fado at o final do sculo XX. O contato com o compositor francs nascido em Portugal, Alain Oulmain abre novas perspectivas a Amlia. Ele compe para o tipo de voz e de declamao potico-musical caractersticos dela. A partir de sua composio Vagamundo, Oulmain mantm a estrutura musical bsica do fado-cano,
...com a segunda estrofe do poema a ser repetida aps a terceira de modo a constituir um refro, mas com exceo desta estrutura de algum modo tradicional todo o resto parece ser novo. A mtrica do poema irregular, distante das redondilhas, decasslabos e alexandrinos estveis da lrica fadista, e o uso da rima, que escasso, serve apenas para pontuar a estrutura macro-formal dos dois dsticos da primeira e terceira estrofes e dos dois tercetos da estrofe intermediria. Musicalmente, no s h um contraste de claro-escuro entre o modo menor das coplas e o maior do refro como o percurso harmnico inesperado, com modulaes imprevisveis que jogam tambm elas com a criao de sonoridades mais luminosas ou mais fechadas de acordo com as nuances expressivas do texto (Nery, 2005: 242).

Em 1962, Amlia grava juntamente com essa composio mais oito fados de Oulmain, sobre poemas de Lus de Macedo, pseudnimo de Chaves de Oliveira ou de Mouro Ferreira. A riqueza do vocabulrio potico erudito, acrescentada pela juno de piano, da guitarra e da viola no LP lbum de Busto, de 1963, causa espanto no meio fadista tradicional, que no considera essas composies como fados. A nova gerao que surge nos anos 60 assume uma postura oposta ao experimentalismo de Amlia e Oulmain. Joo Ferreira Rosa regressa aos fados estrficos castios sobre letras de exaltao monarquia, sendo chamados, por isso, de fados aristocrticos. Joo Braga busca o regresso s razes castias do gnero. A esquerda encontra o seu ideal na cano militante e Carlos do Carmo faz a ponte entre a tradio e o experimentalismo. Filho de Luclia do Carmo, no nega a tradio da me, mas acrescenta ao seu repertrio fados castios e fados-cano,

incluindo a Gaivota de Oulmain. Mesmo quando executa um repertrio mais tradicional, Carlos do Carmo afasta-se um pouco do gnero, gravando com orquestra e apresentando-se com o conjunto do guitarrista alemo Thilo Krasmann, com tendncias jazzsticas. Depois de Amlia, o primeiro fadista que insere o gnero nas mdias, com gravaes para a televiso em cenrio semelhante aos shows de outros gneros de cano.

A Revoluo dos Cravos e o Fado Os anos que antecedem tomada do poder em 25 de abril de 1974, so de exaltao generalizada cano revolucionria. Entre essa data e o golpe militar de 25 de novembro de 1975, o fado foi banido das mdias sob interveno estatal. Em 1976, com o retorno da democracia, ocupa novamente seu lugar no contexto cultural portugus. Carlos do Carmo lana o lbum Um homem na cidade, com introdues e contracantos instrumentais de carter temtico que influenciaro as geraes seguintes. Cantores novos e grupos como o Madredeus apiam muito de sua sonoridade na esttica sonora fadista.
Direta ou indiretamente, aps dcadas de isolamento no seu reduto prprio, o Fado afirma-se aqui como referncia inspiradora para um grande nmero de discursos musicais alternativos cujo nico trao comum parece ser o da busca multidireccional de uma identidade nacional bem reconhecvel na Msica popular portuguesa (Nery, 2005: 262).

O fado um dos traos mais marcantes da unidade cultural portuguesa, pois traduz mais do que qualquer outra arte, as formas como o lusitano reage diante das questes fundamentais da vida, dos seus dramas, dos seus problemas, das suas escolhas. Como afirma Salwa Branco (1997: 75):
Uma sesso de fado um ritual de contemplao. A noite cai, as luzes so atenuadas. O pblico espera. A fadista se posta de p, os olhos fechados, cabea para trs, seu vestido preto e seu chal acentuam a solenidade do momento, o silncio invade o espao, as guitarras comeam seu dilogo. Ela entoa o primeiro fado da noite. Os ouvintes reconhecem a melodia e as palavras, que traduzem tudo do fado.

Referncias Bibliogrficas
AIRE, Teresa Castro d`. O Fado. Lisboa: Temas e Actualidades, 1996. ANDRADE, Mrio de. Msica, doce msica. So Paulo: L. G. Miranda, 1934.

__________ Dicionrio Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. BRANCO, Salwa El-Shawan Castelo. Voix du Portugal. Paris: Actes-Sud, 1997. __________ Fado, in SADIE, Stanleu, dir. The New Grove Dictionary of Music and Musicins. 2 ed. Londres: Macmillan, 2001. Vol, 8, pp. 508-510. BRITO, Joaquim Pais de. Fado: vozes e sombras. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 1994. CARVALHO, Irene da Silva Mello. O Fado: um problema de aculturao musical lusobrasileira. In: Boletn Latino-Americano de Msica. Ano VI, Tomo VI. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. CARVALHO, Pinto de. Histria do fado. Lisboa: Publicaes Don Quixote, 1903. CARVALHO, Rben de. Um sculo de fado. Prefcio de Rui Vieira Nery. Lisboa: Ediclube, 1999 GRAA, Fernando Lopes. A cano popular portuguesa. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1953. HENRIQUE, Lus. Instrumentos Musicais. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2 ed., 1994. HOUAISS, Antnio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. NERY, Rui Vieira. Para uma histria do fado. Lisboa: MaiaDouro, 2005. PELLERIN, Agnes. Le Fado. Paris: ditions Chandeigne Librarie Portugaise, 2003. SUCENA, Eduardo. Lisboa, o Fado e os seus censores. 2 ed. Lisboa: Veja, 2002. TIN, Paulo Jos de Siqueira. Trs compositores da msica popular brasileira: Pixinguinha, Garoto e Tom Jobim. So Paulo: Edusp, 2001. TINHORO, Jos Ramos. Fado: dana do Brasil, cantar de Lisboa. Lisboa: Caminho, 1994. Acrescentar as partes de: Alexandre Franceschini - Unesp Rafael Eduardo Gallo - Unesp

You might also like