You are on page 1of 28

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Informtica de Gesto

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Sistemas de Informao

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
Pgina

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

2 2 3 3 6 6

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A Internet tem sido, nos ltimos anos, um factor decisivo na evoluo da sociedade da informao e na banalizao do acesso global s fontes de informao e uma nova oportunidade de comunicao e de prestao de servios interactivos. A publicao de informao na Internet e o seu acesso de modo universal por parte do cidado tornouse neste momento um imperativo poltico em toda a parte do Mundo. Actualmente, imprescindvel que todos os sistemas de comunicao de uma empresa ou grupo de empresas estejam em permanente ligao entre si. Desenvolver diversas aplicaes para Web e ferramentas de software empresarial e multimdia personalizveis em funo dos seus desejos e necessidades, de forma a agilizar a empresa a nvel de comunicaes e tarefas, facilita os servios que esta presta aos seus clientes e fornecedores. neste ambiente que as tecnologias Web surgem como uma alternativa a ter em conta no desenvolvimento de aplicaes para a Internet. Com essas tecnologias possvel criar pginas interactivas incluindo a disponibilizao dinmica de informao alojada nos mais diversos sistemas de bases de dados.

Neste sentido, esta disciplina tem como finalidade formar profissionais que, apoiados nos conceitos e tcnicas de informtica, teoria de sistemas e administrao, contribuam na soluo de problemas de tratamento de informao nas organizaes, por meio da concepo, construo e manuteno de modelos informatizados.

2. Viso Geral do Programa


Esta disciplina oferece aos alunos uma panormica sobre as Bases de Dados (SGBDs) incluindo um forte suporte terico sobre os tpicos fundamentais desta rea de conhecimento. Paralelamente, uma componente prtica garante a aplicabilidade de tal conhecimento. Pretende-se dar uma slida formao de base ao nvel terico abordando um conjunto de assuntos considerados fundamentais nomeadamente, os conceitos associados s bases de dados relacionais, a integridade relacional e normalizao, as linguagens de bases de dados, dando-se especial nfase linguagem standard SQL e s arquitecturas distribudas. A componente terica ser acompanhada de uma parte prtica, na qual os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos. Para isso, serviro de suporte alguns servidores de dados (SGBD Access, SGBD SQL Server da Microsoft, o Oracle, entre outros). Com estas ferramentas os alunos construiro de raiz uma base de dados com base numa especificao que lhes ser fornecida. A construo de sistemas baseados na Web, permitem a disponibilizao, a 2

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

pesquisa e actualizao de bases de dados quer na Internet quer na Intranet de uma empresa. Para uma maior integrao e disponibilidade da informao, os alunos utilizaro ferramentas de gesto e manuteno de uma Web e as diversas tecnologias disponveis para a criao de um sistema de informao nela baseada.

O programa integra um conjunto de mdulos (todos juntos e no um por si) capazes de desenvolver uma formao na rea de recursos humanos para a automao dos sistemas de informao das organizaes, com nfase na informtica e nas suas aplicaes, e formar profissionais empreendedores, capazes de projectar, implementar e gerir toda a infra-estrutura de tecnologia de informao, envolvendo computadores, comunicao e dados em sistemas organizacionais.

3. Competncias a Desenvolver
Utilizar as potencialidades e caractersticas das bases de dados relacionais nas suas mltiplas funes; Desenhar e construir uma base de dados relacional; Executar operaes em bases de dados relacionais; Definir interfaces de utilizador incluindo queries complexos; Instalar e configurar um servidor de bases de dados; Administrar, gerir e aplicar politicas de segurana num servidor de base de dados; Criar cpias de segurana; Disponibilizar contedos e informao na web; Criar aplicaes baseadas em browsers; Criar um site com recurso a bases de dados remotas; Desenvolver uma soluo web completa que permita disponibilizar informao, de um modo simples e o mais flexvel possvel; Cooperar com os outros e saber trabalhar em equipa; Saber utilizar novas tecnologias de comunicao e informao; Saber gerir o tempo;

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Os alunos, ao iniciarem a disciplina de Sistemas de Informao, apresentam j alguns nveis de conhecimento na rea de informtica, que ajudar na compreenso num mundo to grande como o dos Sistemas de Informao. Assim, no incio do ano lectivo, o professor dever efectuar uma avaliao diagnstica com o propsito de poder orientar as suas planificaes, de modo a permitir o desenvolvimento de competncias mais avanadas aos alunos que mostrem j algumas das competncias essenciais, bem como, se necessrio, fazer uma breve reviso dos pr-requisitos. 3

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

Esta disciplina tem um carcter predominantemente prtico e experimental, tornando-se necessrio implementar actividades que incidam sobre a aplicao prtica dos contedos, a experimentao, a pesquisa e a resoluo de problemas.

O professor dever adoptar estratgias que permitam aos alunos estimular e desenvolver a autonomia, a iniciativa e a pesquisa. Neste sentido, dever ser utilizada uma metodologia orientada para a prtica experimental e para a pesquisa, de forma flexvel e ajustvel s diferentes situaes e fases de aprendizagem.

Apresentao de contedos
aconselhvel que o professor utilize uma apresentao electrnica, com o auxlio de um projector de vdeo ou datashow, sempre que se abordem contedos de cariz mais terico.

Introduo a uma nova ferramenta


O professor dever proceder a exemplificaes e/ou demonstraes prticas, recorrendo a um projector de vdeo, de forma visvel para toda a turma.

Iniciao a um novo tema


Numa primeira fase, depois da apresentao de contedos mais tericos, o professor poder e dever demonstrar com alguns exemplos, a utilizao prtica dos contedos abordados inicialmente. Numa segunda fase mediante fichas de trabalho que contm o resultado final e alguns dos passos a dar, os alunos devero descobrir, experimentar e completar os passos em falta, de forma a conseguiram atingir o resultado pretendido.

Consolidao de contedos
O professor dever utilizar a metodologia de resoluo de exerccios. Ser fornecido unicamente o resultado a atingir ou o enunciado do problema que se pretende resolver.

Aprofundamento dos saberes


4

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

O professor dever solicitar ao aluno o desenvolvimento de um ou mais projectos que integrem todos os contedos e saberes adquiridos nos mdulos anteriores, bem como em disciplinas do curso que sejam significativas para o aluno e que permitam aplicar os seus conhecimentos em situaes concretas.

Desenvolvimento de competncias mais avanadas


Os alunos que demonstrem possuir saberes e competncias elevadas, relativamente aos contedos de um determinado mdulo, devem ser sensibilizados a fazerem pesquisas bibliogrficas e a produzir trabalho autnomo e de investigao, para que desta forma possam ter um maior ritmo de aprendizagem, atingindo um elevado desempenho escolar. Assim, o professor deve: Proceder demonstrao do funcionamento de uma nova ferramenta; Exemplificar com a ajuda de um computador; Privilegiar as aulas prticas e sempre que possvel utilizando os computadores; Estimular o trabalho de grupo; Propor aos alunos actividades de carcter experimental e de pesquisa; Realizar trabalhos prticos, onde os alunos tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos; Apresentar situaes, mais reais possveis, onde os alunos necessitaro de aplicar as competncias adquiridas; Sensibilizar os alunos a utilizar outras ferramentas ou outras solues, equivalentes s utilizadas nas aulas.

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

5. Elenco Modular
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8

Anlise de Sistemas Tecnologias de Bases de Dados Programao SQL Servidor de Dados Gesto de contedos partilhados Aplicaes baseadas em browsers Acesso remoto a bases de dados Projecto

21 36 36 27 24 36 36 36

6. Bibliografia
Wiley, John, System Analysis and Design, 1 ed.. Dennis and Wixom. Wiley, John, System Analysis and Design, 2 ed.. Dennis and Wixom. Wiley, John Systems Analysis and Design: An Object-Oriented Approach with UML. Wixom and Tegarden. Marakas, George, Systems Analysis and Design: An active approach, 1 ed.. Prentice Hall 2001. Hoffer Jeffrey et al, Modern Systems Analysis and Design, 3 ed.. Prentice Hall, 2002. Kendall, Julie;Kendall, Julie , Systems Analysis and Design, 5 ed.. Prentice Hall, 2002. Wazlawick, Raul, Anlise e Projecto de Sistemas de Informao Orientados a Objectos. Editora Campus, 2004. Robertson and Robertson, 1999, Mastering Requirements Process, Addison-Wesley. Carrio, Jos; Carrio, Rui, Desenho de bases de dados e linguagem SQL em Access. C.T.I. Damas, Luis, SQL Structed Query Language. FCA. Waymire, Richard, Aprenda em 21 dias Microsoft SQL Server 7.0 . Pereira, Jos Lus, Tecnologia de bases de dados. FCA Vieira, Joo, Programao em ASP.NE,T Vol. 1.FCA. Vieira, Joo, Programao em ASP.NE,T Vol. 2. FCA. Coelho, Pedro Alexandre , Javascript - Animao e Programao em Pginas Web. FCA Garrot , Joo; Ferreira, Antnio Miguel, Programao na World Wide Web com CGI's. FCA Lcio, Levi; Amaral Vasco, Programao em Perl. FCA. Mendes, Ana de Jesus P.B. ; Oliveira, Srgio Vasconcelos; Guimares, Francisco, Programao de Bases de Dados com Visual Basic.net 2003 - Curso Completo. FCA Sousa, Artur Afonso de, Bases de Dados, Web e XML. FCA. Bentrum, Jason, Desenvolvendo sites de e-commerce com .net. Makron Books. Garrot, Joo, Programao na World Wide Web. FCA. Coelho, Pedro ,Criao de pginas na world wide web com HTML 4 & Java. FCA. Gosselin, Don, Javascript ,(Third Edition). Thomson Learning. Riehl, Mark, XML and Perl. New Riders Publishing. 6

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

Vrios, Pearl & Essential. OReilly. Goodman, Danny, Javascript Examples Bible (c/ cd-rom). Hungry Minds Inc. Saucier, Christine, Animao e interactividade na Web. Editora Market Books. Vrios, Pearl, CGI and Javascript Complete. Sybex. Negrino, Tom, Javascript na World Wide Web, Editora Campus. Horn, John W., MySQL Essential Skills. Osborne / McGraw-Hill. Soares, Walace ,PHP5 - Conceitos, Programao e Integrao com Banco de Dados. Editora rica. Carrio Jos ; Carrio, Antnio, Desenho de Bases de Dados e Linguagem SQL. Edies Chambel. Petroutsos, Evangelos, ASP 3 - Guia de Referncia. Makron Books. Russel, Jones, A., ASP 3 Active Server Pages 3 - "A Bblia" (c/cd-rom). Makron Books. Powers, Shelley, Developing ASP Components.OReilly. Vrios, ASP, ADO, and XML Complete. Sybex. Serro, Carlos, Programao com PHP 4. FCA. Ullman, Larry ,PHP para a World Wide Web. Editora Campus. Castagnetto, Jesus, Professional PHP programando. Makron Books. Welling, Luke, MySQL Toturial. Sams. Vrios, MS SQL Server 2000 Resource Kit (c/2 cd-rom). Microsoft Press. Gilfillan, Ian, Mastering MySQL 4. Sybex Ullman, Larry, PHP and MySQL for Dynamic Web Sites. Peachpit Press Vrios, SQL Server 2000 Stored Procedures, Handbook. Apress. Nielsen, Paul, Microsoft SQL Server 2000 - Bible (c/cd-rom). Wiley & Sons. Suehring, Steve, My SQL - Bible (c/cd-rom). Hungy Minds Inc.

SITES DE APOIO (Disponveis em Setembro de 2005) www.apostilando.com www.truquesedicas.net www.apostilasdeinformatica.hpg.com.br www.portalcursos.hpg.com.br/ www.aulaclic.es www.macoratti.net

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Pgina

Mdulo 1 Anlise de Sistemas Mdulo 2 Tecnologias de Bases de Dados Mdulo 3 Programao SQL Mdulo 4 Servidor de Dados Mdulo 5 Gesto de contedos partilhados Mdulo 6 Aplicaes baseadas em browsers Mdulo 7 Acesso remoto a bases de dados Mdulo 8 Projecto

9 11 13 15 17 20 23 25

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 1 Anlise de Sistemas


Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se efectuar uma abordagem inicial ao planeamento e desenvolvimento de sistemas de informao. A apresentao de metodologias para descrever a informao, bem como o seu fluxo dentro das organizaes fornece uma viso global do sistema de informao, sistematizando e documentando o desenvolvimento do prprio sistema.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: conhecer o ciclo de desenvolvimento de software permitir ao aluno conhecer as tcnicas de anlise e desenvolvimento de software para que possa interpretar e implementar as especificaes fornecidas pelos analistas dotar o aluno de ferramentas que lhe permitam abordar e desenvolver projectos de software de pequena dimenso

3. mbito dos Contedos


Sistemas de Informao: conceito arquitectura objectivos

Ciclo de desenvolvimento de software: deciso - Identificao das necessidades; Produo das especificaes iniciais; Estudo de viabilidade - Especificao inicial anlise de requisitos. Anlise dos processos - Modelos dos processos do utilizador; Modelos dos processos do sistema (Diagramas de fluxo de dados, dicionrio de dados, mini - especificaes); anlise dos dados - Modelos dos dados ( Diagramas de entidade - relacionamento ) 9

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 1: Anlise de Sistemas

Cursos Profissionais

especificao de projecto. Orientao para processos -diagramas de estrutura de dados (conceitos de Acoplamento e coeso; factorizao, decomposio e aspecto do sistema; Converses DFD Diagramas de Estrutura) implementao. Gerao do cdigo dos mdulos; Teste (revises estruturadas); integrao do cdigo; testes; correces verso Beta - Verso Beta disseminao e apoio ao utilizador

4. Bibliografia / Outros Recursos


Wiley, John, System Analysis and Design, 1 ed.. Dennis and Wixom. Wiley, John, System Analysis and Design, 2 ed.. Dennis and Wixom. Wiley, John , Systems Analysis and Design: An Object-Oriented Approach with UML. Wixom and Tegarden. Marakas, George , Systems Analysis and Design: An active approach, 1 ed.. Prentice Hall. 2001. Hoffer, Jeffrey et al, Modern Systems Analysis and Design, 3 ed.. Prentice Hall , 2002. Kendall, Julie; Julie Kendall, Julie, Systems Analysis and Design, 5 ed.. Prentice Hall, 2002. Wazlawick, Ral 2004, Anlise e Projecto de Sistemas de Informao Orientados a Objectos. Editora Campus. Robertson and Robertson, Mastering Requirements Process. Addison-Wesley .1999. Schach, Stephen, Object-Oriented and Classical Software Engineering. McGrawHill 2002. Vidgen et al., Developing Web Information Systems. Butterworth-Heinemann 2002

10

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 2 Tecnologias de Bases de Dados


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo, tem como objectivo fornecer os elementos conceptuais e instrumentais adequados extraco de informao e conhecimento de bases de dados, apresentando os seus fundamentos tericos e a diversidade de formas de utilizao, bem como as suas potencialidades ao nvel da produo de informao de apoio ao processo de deciso.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: compreender e aplicar o conceito de dados, campo, registo e ficheiro compreender e distinguir os conceitos de ficheiros de dados e bases de dados compreender e aplicar o conceito de chaves primrias e chaves estrangeiras apreender e aplicar os conceitos de campo chave e ficheiros de indexao compreender e aplicar os conceitos de modelao e normalizao de dados apreender e aplicar o conceito de fuso de tabelas e filtros projectar e planear uma base de dados

3. mbito dos Contedos


Conceito de dados, campo, registo, tabelas e bases de dados Esquema da Base de Dados Noes Bsicas do Modelo Relacional Domnios Relaes Tipos de relaes Bases de dados relacionais Integridade relacional: Candidate Keys, Primary Keys e Foreign Keys

Modelo Relacional Regras de converso do diagrama de classes para o modelo relacional Dependncias funcionais Normalizao

11

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 2: Tecnologias de Bases de Dados

Cursos Profissionais

Planeamento de uma base de dados

4. Bibliografia / Outros Recursos


Ullman, J.; Widom, J. A First Course in Database Systems. Prentice-Hall. Elmasri and Navathe, Fundamentals of Database Systems, 2nd ed.. Benjamin/Cummings Pub. Korth and Silberschatz, Database Systems Concepts, 3rd ed.. McGraw-Hill. Pereira, Jos Luis Tecnologia de Base de Dados. FCA. Carrio, Jos; Carrio, Antnio, Desenho de Bases de Dados e Linguagem SQL. Edies Chambel

12

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 3 Programao SQL


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo ir permitir ao aluno compreender e utilizar a linguagem SQL, na construo e manuteno de uma base de dados.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: utilizar sem ambiguidades a terminologia da linguagem SQL saber efectuar consultas a uma base de dados atravs da linguagem SQL efectuar relacionamentos de tabelas atravs do SQL adicionar, alterar e remover dados de uma base de dados usando o SQL sumariar informao existente numa base de dados atravs das consultas de sumrio

3. mbito dos Contedos


Breve evoluo histrica do SQL e futuras tendncias. O SQL como standard Estrutura bsica Operaes entre conjuntos Operaes com mltiplas tabelas Operaes entre um elemento e um conjunto Comparaes com conjuntos Clculos sobre grupos de registos Modificao da Base de Dados Definio da estrutura da Base de Dados Ferramentas de apoio administrao de BDs

13

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 3: Programao SQL

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Damas, Lus, SQL Structed Query Language. FCA. Pereira, Jos Luis ,Tecnologia de bases de dados. FCA. Carrio, Jos ; Carrio, Antnio, Desenho de Bases de Dados e Linguagem SQL. Edies Chambel. Forrest Houlette, SQL - A Beginner's Guide. Osborne/McGraw Hill.

14

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 4 Servidor de Dados


Durao de Referncia: 27 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem por objectivo proporcionar aos alunos um entendimento terico e prtico dos servidores de bases de dados, considerando a instalao, a configurao, a monitorizao e a aplicao de uma politica de segurana, que possibilitam, a interaco remota entre aplicaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: conhecer e definir os princpios da arquitectura Cliente/Servidor saber estabelecer ligaes com servidores remotos conhecer e saber configurar drivers ODBC para estabelecer ligaes a dados a partir do cliente saber instalar, configurar e administrar um servidor de bases de dados definir e aplicar polticas de segurana saber monitorizar ocorrncias no servidor de dados definir e aplicar estratgias coerentes de cpias de segurana de dados

3. mbito dos Contedos


Princpios bsicos da arquitectura Cliente/Servidor Vantagens e desvantagens da arquitectura Cliente/Servidor Instalao e configurao do servidor. (ex: SQL Server, MySQL,etc.) Definio de polticas segurana Administrao de servidor de dados Ficheiros de monitorizao (log files)

15

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 4: Servidor de Dados

Cursos Profissionais

Estratgias de cpias de segurana Ligaes a um servidor de dados remoto

Transaces (StartTransaction, Commit, Rollback) Stored Procedures Drivers ODBC

4. Bibliografia / Outros Recursos


Vrios, SQL Server 2000 Stored Procedures Handbook. Apress. Nielsen, Paul, Microsoft SQL Server 2000 - Bible (c/cd-rom). Wiley & Sons. Suehring, Steve, My SQL - Bible (c/cd-rom). Hungy Minds Inc. Gilfillan, Ian, Mastering MySQL 4. Sybex. Welling, Luke, MySQL Toturial. Sams. Vrios, MS SQL Server 2000 Resource Kit (c/2 cd-rom). Microsoft Press. Horn, John W., MySQL Essential Skills. Osborne / McGraw-Hill.

16

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 5 Gesto de contedos partilhados


Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo, ir fornecer conhecimentos ao aluno, para que este utilize as instrues que lhe permitam superar as limitaes do HTML e seja capaz de construir um site cujo contedo seja esttico e/ou dinmico e interactivo com o utilizador.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: enumerar e distinguir as Tags do HTML compreender e definir as limitaes do HTML utilizar uma linguagem de script para superar essas limitaes criar e manipular layers utilizar estruturas de controlo utilizar mtodos, eventos e propriedades de objectos utilizar eventos do rato manipular imagens numa pgina web, utilizando eventos gerados pelo utilizador criar documentos; utilizar objectos pr-definidos; personalizar as barras de estado e os elevadores verticais e horizontais; criar formulrios electrnicos para a Internet criar pginas e sites interactivos utilizando linguagens de script integrar e criar Applets nas pginas de Internet

17

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 5: Gesto de contedos partilhados

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Tags do HTML Limitaes do HTML Variveis e operadores Estruturas de controlo Funes, propriedades e eventos

Criao de janelas, documentos e cenas em VRML; Fechar janelas A barra de estados (statusbar); Timeouts e o Scroller Objectos Pr-definidos Formulrios (Forms); manipulao de formulrios de entrada. Operaes especiais O Image-object; Imagens numa pgina WEB; Carregar e pr carregar novas imagens; mudar imagens baseado em eventos gerados pelo utilizador Layers; criao e manipulao de layers; clipping; layers aninhados; efeitos com layers transparentes Novos eventos; o event-object; captura de eventos Eventos do mouse Integrao e criao de Applets CSS Display

4. Bibliografia / Outros Recursos


Vieira, Joo, Programao em ASP.NET, Vol. 1. FCA. Vieira, Joo , Programao em ASP.NET, Vol. 2. FCA. Coelho, Pedro Alexandre ,Javascript - Animao e Programao em Pginas Web. FCA. Garrot, Joo; Ferreira, Antnio Miguel Programao na World Wide Web com CGI's. FCA. , Lev, Lcio i; Amaral, Vasco, Programao em Perl. FCA. Bentrum, Jason ,Desenvolvendo sites de e-commerce com .net. Makron Books. Garrot, Joo Programao na World Wide Web. FCA. Coelho, Pedro Criao de pginas na world wide web com HTML 4 & Java. FCA. Gosselin, Don, Javascript (Third Edition). Thomson Learning. Riehl , Mark ,XML and Perl. New Riders Publishing. Vrios, Pearl & Essential. OReilly. Goodman, Danny Javascript Examples Bible (c/ cd-rom). Hungry Minds, Inc. Saucier, Christine Animao e interactividade na Web. Editora Market Books.

18

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 5: Gesto de contedos partilhados

Cursos Profissionais

Vrios, Pearl, CGI and Javascript Complete. Sybex. Negrino, Tom ,Javascript na World Wide Web. Editora Campus. Soares, Walace, PHP5 - Conceitos, Programao e Integrao com Banco de Dados. Editora rica. Petroutsos, Evangelos ,ASP 3 - Guia de Referncia. Makron Books. Jones, A. Russel ,ASP 3 Active Server Pages 3 - "A Bblia" (c/cd-rom). Makron Books. Powers, Shelley, Developing ASP Components. OReilly. Vrios, ASP, ADO, and XML Complete. Sybex. Serro, Carlos ,Programao com PHP 4. FCA. Ullman, Larry , PHP para a World Wide Web. Editora Campus. Castagnetto, Jesus ,Professional PHP programando. Makron Books.

19

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 6 Aplicaes baseadas em Browsers


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo permitir aos alunos desenvolveram aplicaes baseadas em browsers, aplicando os conceitos de programao de aplicao e sesso disponibilizados pelas tecnologias web.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: compreender e distinguir scripts de servidor e scripts de cliente utilizar a linguagem de script definir e utilizar variveis de sesso e de aplicao utilizar operadores e funes intrnsecas aos tipos definir expresses simples e compostas utilizar as diversas instrues da linguagem de script utilizar subprogramas utilizar e definir classes e objectos utilizar cookies numa aplicao baseada em browsers criar e inserir formulrios numa aplicao web; utilizar e aplicar funes; aplicar o conceito de SSI (server side includes) criar sites dinmicos recorrendo a uma linguagem de script

20

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 6: Aplicaes baseadas em browsers

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


Estrutura da linguagem de script Manipulao de dados com a linguagem de script Variveis de sesso e aplicao constantes operadores Controlo de programas expresses instrues subprogramas Classes e objectos Cookies Multi Purpose Pages

Forms Funes e SSI (Server Side Includes) Componentes

4. Bibliografia / Outros Recursos


Vieira, Joo, Programao em ASP.NET Vol. 1. FCA. Vieira, Joo, Programao em ASP.NET Vol. 2. FCA. Garrot, Joo; Ferreira Antnio Miguel, Programao na World Wide Web com CGI's. FCA. Lcio Levi; Amaral Vasco, Programao em Perl. FCA. Jason Bentrum, Desenvolvendo sites de e-commerce com .net. Makron Books. Garrot ,Joo, Programao na World Wide Web. FCA. Gosselin, Don, Javascript (Third Edition). Thomson Learning. Riehl, Mark, XML and Perl. New Riders Publishing. Vrios, Pearl & Essential. OReilly. Christine Saucier, Animao e interactividade na Web. Editora Market Books. Vrios, Pearl, CGI and Javascript Complete. Sybex. Walace Soares, PHP5 - Conceitos, Programao e Integrao com Banco de Dados. Editora rica. Evangelos Petroutsos, ASP 3 - Guia de Referncia. Makron Books. Jones, A. Russel, ASP 3 Active Server Pages 3 - "A Bblia" (c/cd-rom). Makron Books. 21

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 6: Aplicaes baseadas em browsers

Cursos Profissionais

Powers, Shelley, Developing ASP Components. OReilly. Vrios, ASP, ADO, and XML Complete. Sybex. Serro, Carlos ,Programao com PHP 4. FCA. Ullman, Larry , PHP para a World Wide Web. Editora Campus. Castagnetto, Jesus ,Professional PHP programando. Makron Books.

22

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 7 Acesso remoto a bases de dados


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo permitir aos alunos desenvolveram aplicaes web com acesso a bases de dados, disponibilizando a informao de uma forma dinmica e verstil.

2. Objectivos de Aprendizagem
Com este mdulo pretende-se que o aluno seja capaz de: compreender e enumerar as necessidades de se desenvolverem aplicaes com recurso a bases de dados remotas utilizar a linguagem de script na ligao remota a bases de dados criar sites dinmicos e versteis recorrendo a uma linguagem de script e a bases de dados

3. mbito dos Contedos


Estrutura da linguagem de script Manipulao de dados com a linguagem de script Ligao a bases de dados Expresses SQL; Interaco dos resultados das consultas com o cdigo da linguagem de script Fases de desenvolvimento de uma aplicao com recurso a bases de dados

4. Bibliografia / Outros Recursos


Vieira, Joo ,Programao em ASP.NET Vol. 1. FCA. Vieira, Joo ,Programao em ASP.NET Vol. 2. FCA. Garrot, Joo; Ferreira, Antnio Miguel ,Programao na World Wide Web com CGI's. FCA. Lcio, Levi; Amaral, Vasco, Programao em Perl. FCA. Mendes, Ana de Jesus P.B.; Oliveira, Srgio Vasconcelos; Guimares, Francisco ,Programao de Bases de Dados com Visual Basic.net 2003 - Curso Completo. FCA. Sousa, Artur Afonso de, Bases de Dados, Web e XML. FCA. Bentrum, Jason, Desenvolvendo sites de e-commerce com .net, Makron Books. Soares, Walace, PHP5 - Conceitos, Programao e Integrao com Banco de Dados. Editora rica. 23

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 7: Acesso remoto a bases de dados

Cursos Profissionais

Ullman, Larry, PHP and MySQL for Dynamic Web Sites, Peachpit Press. Ullman, Larry, PHP para a World Wide Web, Editora Campus. Castagnetto, Jesus ,Professional PHP programando, Makron Books.

Petroutsos, Evangelos, ASP 3 - Guia de Referncia, Makron Books. Jones, A. Russel, ASP 3 Active Server Pages 3 - "A Bblia" (c/cd-rom), Makron Books

24

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

MDULO 8 Projecto
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo dever ser um projecto pessoal estruturante e centrado num tema ou em temas e problemas perspectivados pelo aluno. Nele devem ser investidos saberes e competncias adquiridas nos mdulos desenvolvidos na disciplina. Dever ainda, sempre que possvel ser um projecto transdisciplinar, integrador de saberes, capacidades e competncias desenvolvidas ao longo da formao. O projecto dever ser focalizado num ou vrios temas/problemas correlacionados, por escolha do aluno, preferencialmente como resposta a um desafio concreto resultante de negociao com o(s) formador(es), devendo ser facilitador de preparao para o mundo do trabalho e estar, sempre que possvel, directamente relacionado com as competncias desenvolvidas nos mdulos anteriores permitindo assim, a consolidao dos conhecimentos e competncias. So intervenientes no desenvolvimento deste mdulo: a)O aluno, que sempre o principal responsvel pelo projecto; b)O formador da disciplina, com o papel de acompanhamento e superviso; c) Outros professores, quando chamados a dar apoio tcnico e especfico. Numa primeira fase caber ao aluno, com o acompanhamento e orientao do professor, elaborar um ante-projecto, do qual devero constar, entre outros, os elementos seguintes: a) identificao do aluno; b) identificao, objectivos e descrio do projecto; c) relao com o contexto curricular; d) metodologias a utilizar; e) material ou outros elementos de apoio necessrios; f) calendarizao.

Na segunda fase, (fase de desenvolvimento) o aluno implementar o projecto respeitando a calendarizao prevista no ante-projecto. No final de todo o processo, o aluno dever apresentar o projecto, que para alm da aplicao desenvolvida, incluir o relatrio final e documentao tcnica anexa aplicao. Caber ainda ao aluno apresentar e defender o projecto perante o professor e os restantes elementos da turma.
A avaliao deste mdulo incidir, nomeadamente sobre: a) concepo e desenvolvimento do projecto, nomeadamente quanto sua qualidade, inovao e pertinncia tcnica;

25

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO Mdulo 8: Projecto

Cursos Profissionais

b) experincias realizadas durante o desenvolvimento do projecto e sua aplicao ou aplicabilidade prtica; c) complexidade do projecto; d) atitude do aluno, durante as diferentes fases de desenvolvimento, principalmente no que respeita motivao, empenho, criatividade e rigor na concretizao das metas propostas, nomeadamente os prazos; e) grau de autonomia demonstrado pelo aluno no desenvolvimento do projecto; f) qualidade do relatrio final e outra documentao;

g) qualidade da expresso oral.

2. Objectivos de Aprendizagem
Verificar a aplicao conjunta dos conceitos apreendidos. Extrapolar os conceitos apreendidos para reas prprias dos seus conhecimentos e/ou experincias pessoais. Articular os conhecimentos adquiridos conjuntamente com novos conhecimentos para fomentar um esprito crtico relativamente a formas de organizao instituda. Sensibilizar os alunos para problemtica da introduo dos sistemas de informao nas organizaes

3. mbito dos Contedos


Anlise e desenvolvimento de um sistema de informao para a Web com acesso a bases de dados.

4. Bibliografia / Outros Recursos


Toda a bibliografia referida nos mdulos anteriores.

26

Programa de Sistemas de Informao TCNICO DE INFORMTICA DE GESTO

Cursos Profissionais

ndice Geral
Parte I Orgnica Geral
Pgina

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterizao da Disciplina Viso Geral do Programa Competncias a Desenvolver Orientaes Metodolgicas / Avaliao Elenco Modular Bibliografia

2 2 3 3 6 6

Parte II Mdulos
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7 Mdulo 8 Anlise de sistemas Tecnologia de Bases de Dados Programao SQL Servidores de dados Gesto de contedos partilhados Aplicaes baseadas em browsers Acesso remoto a bases de dados Projecto 9 11 13 15 17 20 23 25

27

You might also like