You are on page 1of 39

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 03 (1 parte)

ASSUNTO: Lei n 8.112/90 (parte 3) 120 questes

(CESPE/Boa Vista-RR/2010) De acordo com a Lei n. 8.112/1990, que trata do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, julgue os itens a seguir. 241. (CESPE/Boa Vista-RR/2010) O chefe imediato do servidor tem a faculdade de autorizar ou no a compensao de horrio. No havendo tal compensao, o servidor perder a parcela da remunerao correspondente ao atraso, sem que, nessa hiptese, se caracterize violao ao princpio da irredutibilidade de vencimentos. Comentrios: CERTO. O servidor perder a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas, ressalvadas as concesses de que trata o art. 97, e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata (art. 44, I). As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio (art. 44, pargrafo nico).

LEI N 8.112/90, ART. 97: Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio (art. 97): Por 1 dia, para doao de sangue; Por 2 dias, para se alistar como eleitor; Por 8 dias consecutivos em razo de : Casamento; Falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos (tio(a), av() no!).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

IMPORTANTE: O chefe imediato do servidor tem a faculdade de autorizar ou no a compensao de horrio. No havendo tal compensao, o servidor perder a parcela da remunerao correspondente ao atraso, sem que, nessa hiptese, se caracterize violao ao princpio da irredutibilidade de vencimentos.

242. (CESPE/Boa Vista-RR/2010) A comisso de sindicncia no prrequisito para a instaurao do processo administrativo disciplinar Comentrios: CERTO. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa (art. 143). Portanto, a sindicncia necessariamente, preced-lo. no etapa do PAD, nem deve,

IMPORTANTE: A sindicncia no etapa do processo administrativo disciplinar, nem deve, necessariamente, preced-lo.

243. (CESPE/ANAC/2009) A readaptao, a reverso e a reconduo so formas de provimento de cargo pblico. Comentrios: CERTO. So formas de provimento de cargo pblico (NomAproPro4Re): Nomeao, Aproveitamento, Promoo, Readaptao, Reconduo, Reintegrao e Reverso (art. 8).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 244. (CESPE/ANAC/2009) permitida a acumulao de vencimento de cargo ou de emprego pblico efetivo com proventos de inatividade, considerando que no haver incompatibilidade de horrios. Comentrios: ERRADO. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade (art. 118, 3).

245. (CESPE/ANAC/2009) As vantagens e os benefcios concedidos aos servidores em atividade so estendidos aos inativos, salvo quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo. Comentrios: ERRADO. So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria (art. 189, pargrafo nico).

246. (CESPE/ANAC/2009) O presidente de comisso de processo disciplinar dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: CPAD = 3 servidores estveis Presidente da CPAD = ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel OU ter escolaridade igual ou superior ao indiciado (acusado).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ATENO: Os requisitos para a designao do defensor dativo so quase os mesmos exigidos para a designao do Presidente da CPAD. Isto , em relao ao indiciado, ambos devero: Ser ocupante de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel; OU Ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

Todavia, para o defensor dativo, a Lei exige apenas que seja servidor, podendo no ser estvel. Lembrem-se de que a CPAD ser composta por 3 servidores estveis.

247. (CESPE/ANAC/2009) vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, de estado, do Distrito Federal (DF) e de municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica. Comentrios: CERTO. vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica (art. 103, 3). Por exemplo, caso um mdico acumule duas matrculas por um perodo de 5 anos, esse tempo no ser contado como 10 anos para a aposentadoria.

248. (CESPE/ANAC/2009) De acordo com a Lei n. 8.112/1990, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fica sujeito a estgio probatrio por um perodo de vinte e quatro meses, aps o que, caso aprovado, adquire estabilidade no servio pblico. Comentrios: ERRADO. Segundo o art. 20 da Lei n 8.112/90, ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores (RAPID): Responsabilidade; Assiduidade; Produtividade; Iniciativa; Disciplina. durao do estgio probatrio, cabem as seguintes

Em relao observaes:

Desde a EC n 19/98, que alterou a redao do art. 41 da CF, ampliando o prazo para aquisio de estabilidade de 2 para 3 anos de efetivo exerccio, iniciou-se uma discusso acerca do perodo do estgio probatrio. Pois, enquanto uma parte da doutrina e dos Tribunais defendem que o prazo de estgio probatrio seria de 24 meses (conforme texto original da Lei n 8.112/90), outra parte defende que o prazo passou a ser de 36 meses, em funo da mudana do prazo de estabilidade. Em 2004, a AGU editou parecer, aplicvel ao Poder Executivo Federal, segundo o qual a durao do estgio probatrio seria de 36 meses. Em 2008, a MP n 431 fixou o prazo de estgio probatrio em 36 meses. Todavia, o artigo da MP que trazia essa regra no foi convertido em lei. Por conseguinte, manteve-se a redao do art. 20 do Estatuto dos Servidores. Recentemente, o STJ mudou seu entendimento acerca do tema e decidiu que a durao do estgio probatrio de 36 meses. Enfim, o tema deveras controverso. Por isso, as questes de provas no costumam abordar esse tema. A maioria das que cobram esse assunto traz como resposta o perodo de 36 meses.

Por fim, acerca da estabilidade, convm citar as seguintes regras previstas na CF/88: So estveis aps 3 anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico (art. 41). O servidor pblico estvel s perder o cargo (art. 41, 1): Em virtude de sentena judicial transitada em julgado;
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Exonerao decorrente do excesso de despesa com pessoal (art. 169, 4). Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade (art. 41, 4). Portanto, a estabilidade no adquirida automaticamente, aps o decurso dos 3 anos de efetivo exerccio ou aps a aprovao em no estgio probatrio.

ATENO: O gabarito dessa questo sofreu a seguinte alterao: gabarito preliminar - Certo gabarito definitivo Errado

Por oportuno, reproduzo a justificativa aduzida pelo CESPE: mesmo que se considerasse o cumprimento do estgio de 24 meses, e sua consequente aprovao, a estabilidade no servio pblico no automtica, s sendo adquirida aps 3 anos de efetivo exerccio, nos exatos termos do art. 41 da Constituio Federal, com redao dada pela EC n. 19/1998, que, dessa forma, alterou o art. 21 da Lei n. 8.112/1990.

249. (CESPE/MEC/2009) Em regra, o servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, com a ressalva de que, para o primeiro perodo aquisitivo de frias, so exigidos doze meses de exerccio. Comentrios: CERTO. O servidor far jus a 30 dias de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica (art. 77). Para o 1 perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 meses de exerccio (art. 77, 1). Por exemplo, supondo que um servidor entrou em
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ exerccio no dia 12/05/2010, ele ter direito a frias a partir de 12/05/2011. Moleza, n?

250. (CESPE/MEC/2009) Concede-se horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo e da obrigatoriedade de compensar o horrio no rgo ou entidade em que tiver exerccio. Comentrios: CERTO. Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Nesse caso, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou entidade que tiver exerccio, respeitada a durao semanal do trabalho (art. 98)

251. (CESPE/MEC/2009) A investidura em cargo pblico ocorre com a nomeao pela autoridade competente. Comentrios: ERRADO.

IMPORTANTE: A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (e no com a nomeao ou com a entrada em exerccio).

252. (CESPE/STJ/2008) Qualquer servidor pblico concursado e estvel, ainda que demonstre competncia na execuo de suas atribuies, estar sujeito demisso por faltas reiteradas ao trabalho. Comentrios: CERTO. Uma das hipteses de aplicao da penalidade de demisso a inassiduidade habitual (art. 132, III).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

IMPORTANTE: A inassiduidade habitual caracterizada pela falta ao servio, sem causa justificada, por 60 dias, interpoladamente, durante o perodo de 12 meses (art. 139).

Ainda que a conduta do servidor no configure a inassiduidade habitual, pode ficar caracterizada a desdia. Pois, o servidor que proceder de forma desidiosa tambm est sujeito demisso (art. 132, XIII).

IMPORTANTE: Configura-se a desdia com a injustificvel conduta continuada, repetitiva e reiterada por parte do servidor, caracterizada pela ineficincia, desateno, desinteresse, desleixo ou descaso no desempenho das atribuies do seu cargo. No obstante a definio de desdia exigir o comportamento reiterado, com habitualidade e continuado no tempo, h autores que admitem que uma nica conduta, ainda que culposa, mas por grande dano, j possa configurar desdia. Mas, em regra, a desdia requer habitualidade. Para aplicao de responsabilizao ao servidor deve-se ter demonstrado o nimo subjetivo do agente. Assim, deve estar configurado que o prejuzo ao servio pblico decorreu de postura imprudente, imperita ou negligente do servidor.

253. (CESPE/STJ/2008) A referida lei estabeleceu, para algumas carreiras especficas, denominadas carreiras de Estado, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. Comentrios: ERRADO. O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade (e no vitaliciedade) no servio pblico (art. 21). Ademais, em seu art. 36, pargrafo nico, a Lei prev hipteses de deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede (remoo).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

IMPORTANTE: A Lei n 8.112/90 no estabeleceu, para os servidores pblicos federais, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. A vitaliciedade e a inamovibilidade so prerrogativas de algumas carreiras especficas e, por isso, no se encontram entre os direitos dos servidores pblicos relacionados na Lei n 8.112/90, que a norma geral.

254. (CESPE/STJ/2008) Considere a seguinte situao hipottica. Um servidor pblico foi punido, em maio de 1999, com suspenso de quinze dias, em decorrncia de processo administrativo disciplinar, e, desde ento, esteve em efetivo exerccio sem incorrer em nova infrao disciplinar. Nessa situao, o registro da punio aplicada dever ser cancelado pela administrao. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: Cancelamento de registros: Advertncia: 3 anos de efetivo exerccio Suspenso: 5 anos de efetivo exerccio O servidor no pode ter cometido nova infrao disciplinar no perodo. O cancelamento no surtir efeitos retroativos.

Em ambos os casos:

255. (CESPE/STJ/2008) Um servidor pblico ocupante de funo de direo no Ministrio das Comunicaes, ao tirar frias regulamentares, somente receber o adicional de um tero tambm sobre a funo que exerce se fizer solicitao formal nesse sentido ao setor de recursos humanos. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 da remunerao do perodo das frias (art. 76).

(CESPE/STJ/2008) Maria, servidora pblica federal, ingressou com ao na justia, visando diminuir o valor da sua contribuio social ao regime prprio de previdncia social. A liminar foi deferida, razo pela qual, durante dois anos, sua contribuio social foi de 6%, ao passo que a lei de regncia determinava 11%. Pedro, servidor pblico federal, marido de Maria, passou a ter exerccio, no interesse da administrao, em nova sede do rgo em que trabalha, localizado em outro estado da Federao, mudando o seu domiclio em carter permanente. Segundo o regime dos servidores pblicos, na forma da Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem, relacionados situao hipottica acima descrita. 256. (CESPE/STJ/2008) Pedro far jus a ajuda de custo destinada a compensar as despesas de sua instalao no novo domiclio, calculada sobre a sua remunerao, no podendo exceder ao equivalente a trs meses. Comentrios: CERTO. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede (art. 53). A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 meses (art. 54).

257. (CESPE/STJ/2008) Diante do deslocamento de Pedro, Maria poder ter exerccio provisrio em rgo ou entidade da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, desde que exera atividade compatvel com seu cargo. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. No deslocamento de servidor cujo cnjuge ou companheiro tambm seja servidor pblico, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com o seu cargo (art. 84, 2).

258. (CESPE/INSS/2008) Prescreve em dois anos a ao disciplinar de suspenso, contados a partir da data em que o fato se tornou conhecido. Comentrios: CERTO.

PRESCRIO DA AO DISCIPLINAR PENAS CAPITAIS SUSPENSO ADVERTNCIA 5 ANOS 2 ANOS 180 DIAS

IMPORTANTE: O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido (art. 142, 1). Ateno: no da data em que o fato foi praticado.

259. (CESPE/INSS/2008) De acordo com essa lei, vedado ao servidor pblico recusar f a documento pblico. Comentrios: CERTO. Ao servidor proibido recusar f a documentos pblicos (art. 117, III).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Os documentos pblicos originais tm presuno de legitimidade, at prova em contrrio. Assim, desde que o documento pblico seja apresentado em via original e no contenha sinais de falsificao, dever do servidor aceit-lo. Essa regra no se aplica a documento apresentado em qualquer forma de cpia.

260. (CESPE/INSS/2008) vedado a chefe de repartio pblica, em qualquer situao, cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa. Comentrios: ERRADO. Ao servidor proibido cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias (art. 117, XVII).

IMPORTANTE: Esse inciso visa a coibir o chamado desvio de funo. Assim, em regra, ao TFC/CGU no podem ser cometidas as atribuies especficas de AFC/CGU. Ressalta-se que situaes emergenciais e transitrias, que obrigam a desviar servidor de suas funes, com motivao e interesse pblico, tm afastadas seu carter ilcito.

261. (CESPE/ICMBio/2008) Sempre que um servidor estiver respondendo penal e administrativamente por um mesmo fato disciplinar e houver, na ao penal, absolvio por falta de provas, esta absolvio se estende ao processo administrativo. Comentrios: ERRADO.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. A absolvio criminal por falta responsabilidade administrativa. de provas no afasta a

(CESPE/PC-TO/2008) Todo trabalhador, independentemente do regime a que se vincula, tem direitos mas tambm est sujeito a obrigaes. Julgue os itens seguintes, que dizem respeito aos servidores pblicos. 262. (CESPE/PC-TO/2008) O servidor sempre ser remunerado pelo exerccio de dois cargos pblicos, desde que tenha ingressado em ambos mediante concurso. Comentrios: ERRADO. Ressalvados os casos previstos na Constituio, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos (art. 118).

CF, ART. 37, XVI: vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas.

263. (CESPE/PC-TO/2008) Vencimento, remunerao e proventos so sinnimos, nos termos da Lei n. 8.112/1990.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: ERRADO. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei (art. 40). J a remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei (art. 41). Por fim, proventos so os estipndios pagos aos servidores aposentados (art. 186).

264. (CESPE/PC-TO/2008) Caso um servidor seja injustamente demitido e a justia determine o seu retorno, esse retorno caracterizar um caso de reintegrao. Comentrios: CERTO.

Reintegrao (art. 28) a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

265. (CESPE/PC-TO/2008) A Lei n. 8.112/1990 enquadra como ilcito administrativo a revelao de segredo da repartio, cuja sano aplicvel no pode ser a demisso. Comentrios: ERRADO. A demisso ser aplicada no caso de revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo (art. 132, IX).

266. (CESPE/PC-TO/2008) A vitaliciedade e a inamovibilidade so prerrogativas de algumas carreiras especficas e, por isso, no se encontram
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ entre os direitos dos servidores pblicos relacionados na Lei n. 8.112/1990, que a norma geral. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: A Lei n 8.112/90 no estabeleceu, para os servidores pblicos federais, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. A vitaliciedade e a inamovibilidade so prerrogativas de algumas carreiras especficas e, por isso, no se encontram entre os direitos dos servidores pblicos relacionados na Lei n. 8.112/90, que a norma geral.

267. (CESPE/SERPRO/2008) Conforme determina a Lei n. 8.112/1990, prescreve em cinco anos a pretenso punitiva da administrao nos casos de acmulo ilegal de cargos pblicos. Comentrios: CERTO. acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, aplica-se a penalidade de demisso (art. 132, XII).

PRESCRIO DA AO DISCIPLINAR PENAS CAPITAIS SUSPENSO ADVERTNCIA 5 ANOS 2 ANOS 180 DIAS

(CESPE/TRE-MG/2008) Cludio, brasileiro nato, foi aprovado em concurso pblico para o cargo de tcnico judicirio do TRE em determinado estado. Por preencher as condies legais e as previstas no edital, Cludio foi nomeado para o referido cargo, mas, por motivos pessoais, no poder estar presente no

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ dia da posse. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir, luz da Lei n. 8.112/1990. 268. (CESPE/TRE-MG/2008) A investidura de Cludio no cargo pblico ocorreu com a sua nomeao. Comentrios: ERRADO. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (art. 7).

IMPORTANTE: A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (e no com a nomeao ou com a entrada em exerccio).

269. (CESPE/TRE-MG/2008) O prazo para que Cladio tome posse, que no poder ser prorrogado, de quinze dias, contados da publicao da nomeao. Comentrios: ERRADO.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

270. (CESPE/TRE-MG/2008) A posse de Cludio poder ocorrer mediante procurao especfica. Comentrios: CERTO. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

271. (CESPE/TRE-MG/2008) Quando Cludio estiver empossado, ele ter trinta dias para entrar em exerccio. Comentrios: ERRADO.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos Nomeao tornada sem efeito Exonerao

272. (CESPE/TRE-MG/2008) A inspeo mdica oficial a que Cludio dever ser submetido poder ser realizada aps ele ter tomado posse. Comentrios: ERRADO. A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial (art. 14).

(CESPE/TRE-MG/2008) Patrcio, que tem quarenta anos de idade e servidor pblico estvel do TRE de determinado estado, onde exerce cargo h dez anos, foi aposentado por invalidez por ter sido avaliado como incapaz para o servio pblico. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir, com base na Lei n. 8.112/1990. 273. (CESPE/TRE-MG/2008) Se junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria, ocorrer a reverso de Patrcio ao mesmo cargo ou ao cargo resultante de transformao do anteriormente ocupado por ele. Comentrios: CERTO.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Reverso (art. 25) o reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao.

274. (CESPE/TRE-MG/2008) A reverso de Patrcio s poder ocorrer mediante solicitao dele e desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos dez anos anteriores a tal solicitao. Comentrios: ERRADO. Nessa questo, o examinador quis confundir o candidato. Para isso, valeu-se da reverso por invalidez e a reverso a pedido. A reverso o retorno atividade de servidor aposentado (art. 25): Por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou No interesse da administrao (a pedido do aposentado), desde que: Tenha solicitado a reverso; A aposentadoria tenha sido voluntria; Estvel quando na atividade; A aposentadoria tenha ocorrido nos 5 anos anteriores solicitao; Haja cargo vago. Notem que a reverso por invalidez independe de solicitao de servidor. Ou seja, basta que junta mdica oficial declare insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez para que ela ocorra.

275. (CESPE/TRE-MG/2008) No h previso legal que permita a reverso de Patrcio ao cargo que ocupava e, portanto, ele dever permanecer na situao de aposentado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: ERRADO. A reverso por invalidez est prevista no art. 25, I, nos seguintes termos: o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

(CESPE/TRE-MG/2008) Considerando que Joo e Maria sejam casados e ambos sejam servidores pblicos do TRE de determinado estado, julgue os itens a seguir. 276. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo for transferido de sede no interesse do servio, com mudana de domiclio e em carter permanente, Maria poder requerer a sua remoo a pedido, e ambos tero direito a receber ajuda de custo. Comentrios: ERRADO. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor, vier a ter exerccio na mesma sede (art. 53).

277. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo e Maria ocuparem imvel funcional, poder ser concedido auxlio-moradia a ambos. Comentrios: ERRADO. Conceder-se- auxlio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos (art. 60-A): no exista imvel funcional disponvel para uso pelo servidor; o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional; o servidor ou seu cnjuge ou companheiro no seja ou tenha sido proprietrio, promitente comprador, cessionrio ou promitente cessionrio de imvel no Municpio aonde for exercer o cargo, includa a hiptese de lote edificado sem averbao de construo, nos 12 meses que antecederem a sua nomeao; www.pontodosconcursos.com.br 19

Prof. Anderson Luiz

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxliomoradia; o servidor tenha se mudado do local de residncia para ocupar cargo em comisso ou funo de confiana do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes; o Municpio no qual assuma o cargo em comisso ou funo de confiana no se enquadre nas hipteses do art. 58, 3o, em relao ao local de residncia ou domiclio do servidor; o servidor no tenha sido domiciliado ou tenha residido no Municpio, nos ltimos 12 meses, aonde for exercer o cargo em comisso ou funo de confiana, desconsiderando-se prazo inferior a 60 dias dentro desse perodo; e o deslocamento no tenha sido por fora de alterao de lotao ou nomeao para cargo efetivo. o deslocamento tenha ocorrido aps 30 de junho de 2006.

278. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo for removido de ofcio, ficar a critrio da administrao a concesso da remoo de Maria, caso esta a requeira. Comentrios: ERRADO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

279. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo e Maria ocuparem imvel funcional, poder ser concedido auxlio-moradia apenas a um deles. Comentrios: ERRADO. Um dos requisitos para a concesso do auxlio-moradia o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional

280. (CESPE/TRE-MG/2008) Joo, por motivo de sade comprovado por junta mdica oficial, poder ser removido, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da administrao. Comentrios: CERTO. A remoo a pedido ocorre em duas situaes: se houver interesse da administrao (art. 36, pargrafo nico, II). para outra localidade, independentemente Administrao (art. 36, pargrafo nico, III): do interesse da

para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. QUESTO 34 281. (CESPE/TRE-MG/2008) De acordo com o que dispe a Lei n. 8.112/1990, um servidor pblico do TRE de determinado estado, que se tenha afastado do cargo em virtude de mandato eletivo,

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) far jus a ajuda de custo, que, calculada sobre a remunerao como servidor do tribunal, no poder exceder a importncia correspondente a trs meses de trabalho. b) dever receber ajuda de custo para as despesas com passagem, includas as de sua famlia, mas no, para as despesas com bagagem. c) dever receber ajuda de custo para as despesas com o seu transporte, mas no, para as despesas com transporte de sua famlia. d) no far jus a ajuda de custo. e) far jus a ajuda de custo, que, calculada sobre o vencimento como servidor do tribunal, no poder exceder a importncia correspondente a trs meses de trabalho. QUESTO 35 Comentrios:

IMPORTANTE: No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

Portanto, a resposta desta questo a letra d.

282. (CESPE/TRE-MG/2008) Lcia, servidora pblica do TRE de determinado estado h um ano e seis meses, que no tinha ocupado cargo, emprego ou funo pblica anteriormente, est pleiteando que lhe seja concedida uma licena. Nessa situao hipottica, luz da Lei n. 8.112/1990, Lcia far jus concesso de licena para tratar de interesse particular, pelo prazo de trs anos. Comentrios: ERRADO. Infere-se que Lcia est em estgio probatrio. Abaixo, as licenas e os afastamentos que no podero ser concedidos aos servidores nessa condio: Licenas: capacitao, tratamento de interesses particulares, mandato classista. Afastamento: participao de programa de ps-graduao no pas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

283. (CESPE/OAB/2008) O servidor que recusar f a documento pblico sujeita-se penalidade de suspenso. Comentrios: ERRADO. O servidor que recusar f a documento pblico sujeita-se penalidade de advertncia (art. 129).

284. (CESPE/OAB/2008) Em entidade com mais de 30.000 associados, a licena para desempenho de mandato classista ser remunerada. Comentrios: ERRADO. assegurado ao servidor o direito licena sem remunerao para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso ou, ainda, para participar de gerncia ou administrao em sociedade cooperativa constituda por servidores pblicos para prestar servios a seus membros (art. 92).

285. (CESPE/OAB/2008) A licena para tratar de interesse particular, se concedida no perodo de estgio probatrio, no poder exceder o perodo de um ano. Comentrios: ERRADO. O servidor em estgio probatrio no faz jus licena para tratar de interesse particular.

286. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A impossibilidade fsica de entrar em exerccio acarreta a possibilidade de faz-lo por meio de procurao pblica. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3).

287. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Os cargos pblicos so acessveis apenas aos brasileiros natos ou naturalizados. Comentrios: ERRADO. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos da Lei n 8.112/90 (art. 5, 3).

288. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O regime de trabalho do servidor se sujeita ao limite mnimo de 6 horas dirias. Comentrios: CERTO. Os servidores cumpriro jornada de trabalho fixada em razo das atribuies pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a durao mxima do trabalho semanal de 40 horas e observados os limites mnimo e mximo de 6 horas e 8 horas dirias, respectivamente (art. 19).

289. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O concurso de ttulos, mediante seleo por currculos, para provimento de cargo isolado, ter validade de um ano, prorrogvel por igual perodo. Comentrios: ERRADO. O concurso pblico, que ser de provas ou de provas e ttulos (art. 11), ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo (art. 12). Notem que no existir concurso pblico s de ttulos. QUEST O 35

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 290. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Assinale a opo situaes que geram a aplicao de penalidade de demisso. que apresenta

a) Opor resistncia injustificada ao andamento de documento na repartio e revelar segredo do qual se apropriou em razo do cargo. b) Aliciar subordinados a filiarem-se a partido poltico e ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. c) Aceitar comisso ou penso inassiduidade habitual. d) Promover manifestao abandonar o cargo. de de Estado no estrangeiro recinto da e apresentar e

desapreo

repartio

e) Abandonar o cargo e recusar f a documento pblico. Comentrios: A letra a est errada.

Opor resistncia injustificada ao andamento de documento na repartio Revelar segredo do qual se apropriou em razo do cargo

Advertncia Demisso

A letra b est errada.

Aliciar subordinados a filiarem-se a partido poltico Ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato

Advertncia Advertncia

A letra c est certa.

Aceitar comisso ou penso de Estado estrangeiro Apresentar inassiduidade habitual

Demisso Demisso

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra d est errada.

Promover manifestao de desapreo no recinto da repartio Abandonar o cargo

Advertncia Demisso

A letra e est errada.

Abandonar o cargo Recusar f a documento pblico

Demisso Advertncia

Assim, a resposta desta questo a letra c.

291. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Caso um servidor estvel no cargo I seja aprovado em concurso no cargo II e, assim, requeira vacncia do cargo I, tome posse no cargo II e inicie o exerccio, nessa situao, se, em estgio probatrio no cargo II, o servidor for reprovado, ele ser reintegrado ao cargo I. Comentrios: ERRADO. O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado (art. 20, 2).

292. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Agir nos limites da legalidade administrativa a autarquia federal que abrir concurso pblico enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. Comentrios: ERRADO. No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. No entanto, poder ser aberto novo concurso ainda que haja candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade j expirado (art. 12, 2).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

CONCURSO ANTERIOR (ainda h aprovados) Prazo de validade no expirado Prazo de validade expirado

NOVO CONCURSO No Sim

293. (CESPE/TRT-1Regio/2008) s pessoas portadoras de deficincia sero sempre assegurados 20% das vagas oferecidas em concurso pblico. Comentrios: ERRADO. s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% das vagas oferecidas no concurso (art. 5, 2).

294. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Caso um cidado, em razo de tratamento de sade, no possa estar presente no rgo para o qual prestou concurso no dia marcado para a sua posse, ele poder outorgar procurao pblica a um terceiro, com poderes para tomar posse e entrar em exerccio. Comentrios: ERRADO. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3). No entanto, a entrada em exerccio no poder ocorrer mediante este instrumento.

295. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O ocupante de cargo em comisso submete-se a regime de integral dedicao ao servio. Comentrios: CERTO. O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se a regime de integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao (art. 19, 1).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ QUESTO 42 (CESPE/TRT-1Regio/2008) Jos servidor da administrao pblica direta e regido pela Lei n. 8.112/1990. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, ele faltou deliberadamente ao servio por 35 dias ininterruptos, razo por que foi instaurado processo administrativo para julgamento de sua conduta. A partir da situao hipottica acima, julgue os itens abaixo.

296. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A critrio da comisso disciplinar, Jos poder ser removido para outra localidade para no interferir na apurao de sua falta. Comentrios: ERRADO.

IMPORTANTE: AFASTAMENTO PREVENTIVO: Poder (competncia discricionria) ser determinado pela autoridade instauradora do processo disciplinar. At 60 + igual perodo O servidor afastado normalmente permanece recebendo sua remunerao

Terminado o prazo de prorrogao, o servidor retornar ao exerccio de suas atividades, mesmo que o processo no tenha sido concludo.

297. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Na hiptese de demisso, Jos no mais poder voltar ao servio pblico. Comentrios: ERRADO. A demisso decorrente do abandono do cargo no impede o retorno ao servio pblico federal do servidor.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Nos seguintes casos, a demisso ou a destituio de cargo em comisso impede o retorno ao servio pblico federal do servidor (art. 137, pargrafo nico): Crime contra a administrao pblica. Improbidade administrativa. Aplicao irregular de dinheiros pblicos. Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional. Corrupo.

298. (CESPE/TRT-1Regio/2008) No processo administrativo disciplinar, ser apurado o abandono do cargo com indicao da materialidade da ilegalidade praticada pela comprovao do perodo de ausncia intencional ao servio. Comentrios: CERTO.

ABANDONO DE CARGO

INASSIDUIDADE HABITUAL

Ausncia intencional do Falta ao servio, sem causa justificada, servidor ao servio por mais por 60 dias, interpoladamente, durante o de 30 dias consecutivos. perodo de 12 meses. Materialidade (art. 140, I, a): indicao precisa do perodo de ausncia intencional do servidor ao servio superior a 30 dias. Materialidade (art. 140, I, b): indicao dos dias de falta ao servio sem causa justificada, por perodo igual ou superior a 60 dias interpoladamente, durante o perodo de 12 meses.

299. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A penalidade aplicvel ao servidor a de advertncia ou demisso, a critrio da autoridade julgadora. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO.

IMPORTANTE: O rito sumrio aplicvel na apurao de acumulao ilegal de cargos, de abandono de cargo e de inassiduidade habitual, sendo a todas cabvel a pena de demisso. Trata de rito com instruo clere, pois visa a apurar casos em que j se tem materialidade pr-constituda.

300. (CESPE/TRT-1Regio/2008) As penalidades administrativas previstas na Lei n. 8.112/1990 incluem a I demisso. II exonerao. III advertncia. IV dispensa de funo comissionada. V expulso. A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. Comentrios: So penalidades disciplinares (art. 127): Advertncia; Suspenso; Demisso; Cassao de aposentadoria ou disponibilidade; Destituio de cargo em comisso; e Destituio de funo comissionada. Logo, a resposta desta questo a letra b.

Amigos(as), disponibilizarei, nos prximos dias, a 2 parte desta aula. A, sim, encerraremos o nosso curso. Bons estudos!

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA (CESPE/Boa Vista-RR/2010) De acordo com a Lei n. 8.112/1990, que trata do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, julgue os itens a seguir. 241. (CESPE/Boa Vista-RR/2010) O chefe imediato do servidor tem a faculdade de autorizar ou no a compensao de horrio. No havendo tal compensao, o servidor perder a parcela da remunerao correspondente ao atraso, sem que, nessa hiptese, se caracterize violao ao princpio da irredutibilidade de vencimentos. 242. (CESPE/Boa Vista-RR/2010) A comisso de sindicncia no prrequisito para a instaurao do processo administrativo disciplinar 243. (CESPE/ANAC/2009) A readaptao, a reverso e a reconduo so formas de provimento de cargo pblico. 244. (CESPE/ANAC/2009) permitida a acumulao de vencimento de cargo ou de emprego pblico efetivo com proventos de inatividade, considerando que no haver incompatibilidade de horrios. 245. (CESPE/ANAC/2009) As vantagens e os benefcios concedidos aos servidores em atividade so estendidos aos inativos, salvo quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo. 246. (CESPE/ANAC/2009) O presidente de comisso de processo disciplinar dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 247. (CESPE/ANAC/2009) vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, de estado, do Distrito Federal (DF) e de municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica. 248. (CESPE/ANAC/2009) De acordo com a Lei n. 8.112/1990, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fica sujeito a estgio probatrio por
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ um perodo de vinte e quatro meses, aps o que, caso aprovado, adquire estabilidade no servio pblico. 249. (CESPE/MEC/2009) Em regra, o servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, com a ressalva de que, para o primeiro perodo aquisitivo de frias, so exigidos doze meses de exerccio. 250. (CESPE/MEC/2009) Concede-se horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo e da obrigatoriedade de compensar o horrio no rgo ou entidade em que tiver exerccio. 251. (CESPE/MEC/2009) A investidura em cargo pblico ocorre com a nomeao pela autoridade competente. 252. (CESPE/STJ/2008) Qualquer servidor pblico concursado e estvel, ainda que demonstre competncia na execuo de suas atribuies, estar sujeito demisso por faltas reiteradas ao trabalho. 253. (CESPE/STJ/2008) A referida lei estabeleceu, para algumas carreiras especficas, denominadas carreiras de Estado, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. 254. (CESPE/STJ/2008) Considere a seguinte situao hipottica. Um servidor pblico foi punido, em maio de 1999, com suspenso de quinze dias, em decorrncia de processo administrativo disciplinar, e, desde ento, esteve em efetivo exerccio sem incorrer em nova infrao disciplinar. Nessa situao, o registro da punio aplicada dever ser cancelado pela administrao. 255. (CESPE/STJ/2008) Um servidor pblico ocupante de funo de direo no Ministrio das Comunicaes, ao tirar frias regulamentares, somente receber o adicional de um tero tambm sobre a funo que exerce se fizer solicitao formal nesse sentido ao setor de recursos humanos. (CESPE/STJ/2008) Maria, servidora pblica federal, ingressou com ao na justia, visando diminuir o valor da sua contribuio social ao regime prprio de previdncia social. A liminar foi deferida, razo pela qual, durante dois anos, sua contribuio social foi de 6%, ao passo que a lei de regncia determinava
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

32

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 11%. Pedro, servidor pblico federal, marido de Maria, passou a ter exerccio, no interesse da administrao, em nova sede do rgo em que trabalha, localizado em outro estado da Federao, mudando o seu domiclio em carter permanente. Segundo o regime dos servidores pblicos, na forma da Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem, relacionados situao hipottica acima descrita. 256. (CESPE/STJ/2008) Pedro far jus a ajuda de custo destinada a compensar as despesas de sua instalao no novo domiclio, calculada sobre a sua remunerao, no podendo exceder ao equivalente a trs meses. 257. (CESPE/STJ/2008) Diante do deslocamento de Pedro, Maria poder ter exerccio provisrio em rgo ou entidade da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, desde que exera atividade compatvel com seu cargo. 258. (CESPE/INSS/2008) Prescreve em dois anos a ao disciplinar de suspenso, contados a partir da data em que o fato se tornou conhecido. 259. (CESPE/INSS/2008) De acordo com essa lei, vedado ao servidor pblico recusar f a documento pblico. 260. (CESPE/INSS/2008) vedado a chefe de repartio pblica, em qualquer situao, cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa. 261. (CESPE/ICMBio/2008) Sempre que um servidor estiver respondendo penal e administrativamente por um mesmo fato disciplinar e houver, na ao penal, absolvio por falta de provas, esta absolvio se estende ao processo administrativo. (CESPE/PC-TO/2008) Todo trabalhador, independentemente do regime a que se vincula, tem direitos mas tambm est sujeito a obrigaes. Julgue os itens seguintes, que dizem respeito aos servidores pblicos. 262. (CESPE/PC-TO/2008) O servidor sempre ser remunerado pelo exerccio de dois cargos pblicos, desde que tenha ingressado em ambos mediante concurso.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

263. (CESPE/PC-TO/2008) Vencimento, remunerao e proventos so sinnimos, nos termos da Lei n. 8.112/1990. 264. (CESPE/PC-TO/2008) Caso um servidor seja injustamente demitido e a justia determine o seu retorno, esse retorno caracterizar um caso de reintegrao. 265. (CESPE/PC-TO/2008) A Lei n. 8.112/1990 enquadra como ilcito administrativo a revelao de segredo da repartio, cuja sano aplicvel no pode ser a demisso. 266. (CESPE/PC-TO/2008) A vitaliciedade e a inamovibilidade so prerrogativas de algumas carreiras especficas e, por isso, no se encontram entre os direitos dos servidores pblicos relacionados na Lei n. 8.112/1990, que a norma geral. 267. (CESPE/SERPRO/2008) Conforme determina a Lei n. 8.112/1990, prescreve em cinco anos a pretenso punitiva da administrao nos casos de acmulo ilegal de cargos pblicos. (CESPE/TRE-MG/2008) Cludio, brasileiro nato, foi aprovado em concurso pblico para o cargo de tcnico judicirio do TRE em determinado estado. Por preencher as condies legais e as previstas no edital, Cludio foi nomeado para o referido cargo, mas, por motivos pessoais, no poder estar presente no dia da posse. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir, luz da Lei n. 8.112/1990. 268. (CESPE/TRE-MG/2008) A investidura de Cludio no cargo pblico ocorreu com a sua nomeao. 269. (CESPE/TRE-MG/2008) O prazo para que Cladio tome posse, que no poder ser prorrogado, de quinze dias, contados da publicao da nomeao. 270. (CESPE/TRE-MG/2008) A posse de Cludio poder ocorrer mediante procurao especfica.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 271. (CESPE/TRE-MG/2008) Quando Cludio estiver empossado, ele ter trinta dias para entrar em exerccio. 272. (CESPE/TRE-MG/2008) A inspeo mdica oficial a que Cludio dever ser submetido poder ser realizada aps ele ter tomado posse. (CESPE/TRE-MG/2008) Patrcio, que tem quarenta anos de idade e servidor pblico estvel do TRE de determinado estado, onde exerce cargo h dez anos, foi aposentado por invalidez por ter sido avaliado como incapaz para o servio pblico. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens a seguir, com base na Lei n. 8.112/1990. 273. (CESPE/TRE-MG/2008) Se junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria, ocorrer a reverso de Patrcio ao mesmo cargo ou ao cargo resultante de transformao do anteriormente ocupado por ele. 274. (CESPE/TRE-MG/2008) A reverso de Patrcio s poder ocorrer mediante solicitao dele e desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos dez anos anteriores a tal solicitao. 275. (CESPE/TRE-MG/2008) No h previso legal que permita a reverso de Patrcio ao cargo que ocupava e, portanto, ele dever permanecer na situao de aposentado. (CESPE/TRE-MG/2008) Considerando que Joo e Maria sejam casados e ambos sejam servidores pblicos do TRE de determinado estado, julgue os itens a seguir. 276. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo for transferido de sede no interesse do servio, com mudana de domiclio e em carter permanente, Maria poder requerer a sua remoo a pedido, e ambos tero direito a receber ajuda de custo. 277. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo e Maria ocuparem imvel funcional, poder ser concedido auxlio-moradia a ambos. 278. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo for removido de ofcio, ficar a critrio da administrao a concesso da remoo de Maria, caso esta a requeira.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

279. (CESPE/TRE-MG/2008) Se Joo e Maria ocuparem imvel funcional, poder ser concedido auxlio-moradia apenas a um deles. 280. (CESPE/TRE-MG/2008) Joo, por motivo de sade comprovado por junta mdica oficial, poder ser removido, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da administrao. 281. (CESPE/TRE-MG/2008) De acordo com o que dispe a Lei n. 8.112/1990, um servidor pblico do TRE de determinado estado, que se tenha afastado do cargo em virtude de mandato eletivo, a) far jus a ajuda de custo, que, calculada sobre a remunerao como servidor do tribunal, no poder exceder a importncia correspondente a trs meses de trabalho. b) dever receber ajuda de custo para as despesas com passagem, includas as de sua famlia, mas no, para as despesas com bagagem. c) dever receber ajuda de custo para as despesas com o seu transporte, mas no, para as despesas com transporte de sua famlia. d) no far jus a ajuda de custo. e) far jus a ajuda de custo, que, calculada sobre o vencimento como servidor do tribunal, no poder exceder a importncia correspondente a trs meses de trabalho. QUESTO 35 282. (CESPE/TRE-MG/2008) Lcia, servidora pblica do TRE de determinado estado h um ano e seis meses, que no tinha ocupado cargo, emprego ou funo pblica anteriormente, est pleiteando que lhe seja concedida uma licena. Nessa situao hipottica, luz da Lei n. 8.112/1990, Lcia far jus concesso de licena para tratar de interesse particular, pelo prazo de trs anos. 283. (CESPE/OAB/2008) O servidor que recusar f a documento pblico sujeita-se penalidade de suspenso. 284. (CESPE/OAB/2008) Em entidade com mais de 30.000 associados, a licena para desempenho de mandato classista ser remunerada.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 285. (CESPE/OAB/2008) A licena para tratar de interesse particular, se concedida no perodo de estgio probatrio, no poder exceder o perodo de um ano. 286. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A impossibilidade fsica de entrar em exerccio acarreta a possibilidade de faz-lo por meio de procurao pblica. 287. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Os cargos pblicos so acessveis apenas aos brasileiros natos ou naturalizados. 288. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O regime de trabalho do servidor se sujeita ao limite mnimo de 6 horas dirias. 289. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O concurso de ttulos, mediante seleo por currculos, para provimento de cargo isolado, ter validade de um ano, prorrogvel por igual perodo. 290. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Assinale a opo situaes que geram a aplicao de penalidade de demisso. que apresenta

a) Opor resistncia injustificada ao andamento de documento na repartio e revelar segredo do qual se apropriou em razo do cargo. b) Aliciar subordinados a filiarem-se a partido poltico e ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. c) Aceitar comisso ou penso inassiduidade habitual. d) Promover manifestao abandonar o cargo. de de Estado no estrangeiro recinto da e apresentar e

desapreo

repartio

e) Abandonar o cargo e recusar f a documento pblico. 291. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Caso um servidor estvel no cargo I seja aprovado em concurso no cargo II e, assim, requeira vacncia do cargo I, tome posse no cargo II e inicie o exerccio, nessa situao, se, em estgio probatrio no cargo II, o servidor for reprovado, ele ser reintegrado ao cargo I. 292. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Agir nos limites da legalidade administrativa a autarquia federal que abrir concurso pblico enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

293. (CESPE/TRT-1Regio/2008) s pessoas portadoras de deficincia sero sempre assegurados 20% das vagas oferecidas em concurso pblico. 294. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Caso um cidado, em razo de tratamento de sade, no possa estar presente no rgo para o qual prestou concurso no dia marcado para a sua posse, ele poder outorgar procurao pblica a um terceiro, com poderes para tomar posse e entrar em exerccio. 295. (CESPE/TRT-1Regio/2008) O ocupante de cargo em comisso submete-se a regime de integral dedicao ao servio. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Jos servidor da administrao pblica direta e regido pela Lei n. 8.112/1990. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, ele faltou deliberadamente ao servio por 35 dias ininterruptos, razo por que foi instaurado processo administrativo para julgamento de sua conduta. A partir da situao hipottica acima, julgue os itens abaixo. 296. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A critrio da comisso disciplinar, Jos poder ser removido para outra localidade para no interferir na apurao de sua falta. 297. (CESPE/TRT-1Regio/2008) Na hiptese de demisso, Jos no mais poder voltar ao servio pblico. 298. (CESPE/TRT-1Regio/2008) No processo administrativo disciplinar, ser apurado o abandono do cargo com indicao da materialidade da ilegalidade praticada pela comprovao do perodo de ausncia intencional ao servio. 299. (CESPE/TRT-1Regio/2008) A penalidade aplicvel ao servidor a de advertncia ou demisso, a critrio da autoridade julgadora. 300. (CESPE/TRT-1Regio/2008) As penalidades administrativas previstas na Lei n. 8.112/1990 incluem a I demisso. II exonerao. www.pontodosconcursos.com.br 38

Prof. Anderson Luiz

J a n i o

G u i m a r e s ,

C P F : 2 7 6 5 1 3 9 8 4 9 1

CURSO ON-LINE LEI N 8.112/90 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ III advertncia. IV dispensa de funo comissionada. V expulso. A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. GABARITO

241-C 251-E 261-E 271-E 281-D 291-E

242-C 252-C 262-E 272-E 282-E 292-E

243-C 253-E 263-E 273-C 283-E 293-E

244-E 254-C 264-C 274-E 284-E 294-E

245-E 255-E 265-E 275-E 285-E 295-C

246-C 256-C 266-C 276-E 286-E 296-E

247-C 257-C 267-C 277-E 287-E 297-E

248-E 258-C 268-E 278-E 288-C 298-C

249-C 259-C 269-E 279-E 289-E 299-E

250-C 260-E 270-C 280-C 290-C 300-B

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

O contedo deste curso de uso exclusivo de Janio Guimares, CPF:27651398491, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

You might also like