You are on page 1of 33

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

COMUNICAO
CADERNO DE EXERCCIOS Professor Rodrigo Soares

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

COMUNICAO

Comunicao para Bateman e Snell (1993, p. 402) " a transmisso de informao e significado de uma parte para outra atravs da utilizao de smbolos partilhados".

Para que a comunicao acontea de forma adequada e eficaz, devemos nos preocupar com vrios de seus elementos, de modo a garantir a transmisso da informao e sua perfeita compreenso.

O modelo clssico de comunicao possui os seguintes elementos:

Sendo:

Emissor A parte que envia a mensagem. Codificao o processo de transformao de pensamentos em linguagem simblica. Mensagem Conjunto de smbolos que um emissor emite. Meio Trata-se dos canais de comunicao por meio dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor. Decodificao O processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem. Receptor a parte que recebe a mensagem emitida por outra parte. Feedback a parte da resposta do receptor que comunicada de volta ao emissor. Rudo Distoro no planejada que ocorre durante o processo de comunicao, que resulta no recebimento, pelo receptor, de uma mensagem diferente da que foi enviada pelo emissor.

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

COMUNICAO INTEGRADA

Comunicao Integrada consiste no conjunto articulado de esforos, aes, estratgias e produtos de comunicao, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a pblicos especficos ou sociedade como um todo.

COMUNICAO EMPRESARIAL

A Comunicao Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, aes, estratgias, produtos e processos desenvolvidos para reforar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, rgos governamentais, ONGs, associaes, universidades etc) junto aos seus pblicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinio, classe poltica ou empresarial, acionistas, comunidade acadmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto opinio pblica. Segundo Rego, (1986) o principal objetivo da Comunicao Institucional est em: (...) combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integrao entre os pblicos ligados a ela, ao mesmo tempo em que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, conseqentemente, os lucros. (Rego, 1986, p. 119)

COMUNICAO INTERNA

Entende-se por Comunicao Interna o esforo de comunicao desenvolvido por uma empresa, rgo ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, gil e transparente, da direo com o pblico interno e entre os prprios elementos que integram este pblico. Deve ficar claro, portanto, que a Comunicao Interna no se restringe chamada comunicao descendente, aquela que flui da direo para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicao horizontal (entre os segmentos deste "pblico interno) e a comunicao ascendente, que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicao. Dentro das empresas, podemos identificar dois tipos de canais: os formais e os informais. Segundo Rego (1986, p. 63), os canais formais "so os instrumentos oficiais, pelos quais passam tanto as informaes descendentes como as ascendentes e que visam a assegurar o funcionamento ordenado e eficiente da empresa (normas, relatrios, instrues...)" ou seja, so todas as informaes que a empresa pode ter atravs de canais que possibilitem seu registro, na maioria das vezes por escrito. Os canais informais seriam, para Rego (1986, p. 63), "todas as livres expresses e manifestaes dos trabalhadores, no controladas pela administrao." Como exemplo podemos citar as conversas paralelas que ocorrem dentro da organizao.
3

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Alm dos canais citados acima, a bibliografia tambm conceitua os chamados fluxos de informao, usados na comunicao interna. Segundo Kunsch (1986, p. 35) "a comunicao organizacional se realiza por meio de trs fluxos (descendentes, ascendente e lateral) e de uma forma bidirecional (vertical e horizontal)".

COMUNICAO MERCADOLGICA

A Comunicao Mercadolgica, de acordo com Pinho (2001, p. 39), "aquela projetada para ser persuasiva, para conseguir um efeito calculado nas atitudes e/ou no comportamento do pblico visado". Trabalha em parceria com o setor comercial da organizao. A comunicao mercadolgica aquela que contempla as aes desenvolvidas por uma empresa no sentido de reforar a imagem das suas marcas, produtos e servios, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extenso, a sua receita. Vale ressaltar que dentro da comunicao mercadolgica, como j discutida anteriormente, temos a comunicao integrada de marketing, sendo uma das suas ferramentas, a propaganda. Entendemos por propaganda toda e qualquer forma de divulgao de um produto, servio, marca, empresa ou idia com o intuito de informar e persuadir um determinado target (pblico-alvo), levando-o ao de adoo, normalmente por meio da compra. (Perez e Bairon, 2002 p. 43)

Devemos destacar que as propagandas podem ser classificadas em vrios grupos, como:

Propaganda Propaganda Propaganda Propaganda

Governamental Eleitoral Institucional Religiosa etc.

COMUNICAO GOVERNAMENTAL

A Comunicao Governamental compreende todas as atividades e aes desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus rgos (secretarias, ministrios) e empresas no sentido de colocar-se junto opinio pblica, democratizando as informaes de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos. O Governo vem, gradativamente, profissionalizando a sua estrutura de comunicao, embora ainda mais lentamente do que se poderia esperar, talvez porque se ressinta de alguns problemas tpicos da esfera poltica, onde nem sempre a transparncia e o interesse pblico prevalecem.
4

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

RELEASE OU COMUNICADOS DE IMPRENSA

RELEASES so documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar,


anunciar, contestar, esclarecer ou responder mdia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou no. , na prtica, uma declarao pblica oficial e documentada do assessorado.

Geralmente, releases so usados para anncios e lanamentos de novidades, que a assessoria tem interesse em que virem notcia. O release deve conter informao jornalstica com objetivo promocional para o assessorado ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalstico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribudo aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado. HOTSITE

Os Hotsites so formatos de propaganda que permitem utilizar mais recursos para dar destaque ao seu produto ou idia. So pequenos websites com um propsito especfico e temporrio que funcionam como uma pea publicitria de apoio a uma campanha de marketing. Geralmente so caracterizados pela nfase no visual e mantm o contedo informal com textos curtos. So voltados para um pblico bem definido e especfico. O Hotsite uma excelente opo para a divulgao de lanamento de servios, promoes, filmes ou eventos, de forma direta e objetiva.

HOUSE ORGAN

House organ a denominao dada ao veculo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente concebido para divulgar os fatos e as realizaes da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configuraes, dependendo do pblico a que se destina.
A maioria dos house organs tem o pblico interno como prioritrio, mas h casos cada vez mais frequentes em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) pblicos distintos.

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

AUDITORIA DE IMAGEM

A auditoria de imagem uma atividade que tem como objetivo verificar como veculos e pblicos (ou a comunidade como um todo) avaliam a empresa, entidade ou pessoa. Em geral, este trabalho realizado por uma empresa externa ( empresa ou entidade), visando garantir a iseno da anlise e obedece a metodologias especficas.

MARKETING SOCIAL

O Marketing Social usa os veculos de comunicao para conseguir apoio aos programas desenvolvidos na organizao pelo setor de Responsabilidade Social. O planejamento das aes deve ser elaborado em conjunto e conter objetivos comuns tanto para Setor de Responsabilidade Social como para o de Marketing, onde um realiza e o outro divulga, defende e explica os resultados alcanados com as aes desenvolvidas. Marketing Social o projeto, a implementao e o controle de programas que procuram aumentar a aceitao de uma idia ou prtica social num grupo-alvo. Utiliza conceitos de segmentao de mercado, de pesquisa de consumidores, de configurao de idias, de comunicao, de facilitao de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reao do grupo-alvo. (Mazzon apud Kunsch, 1986, p. 110)

LISTA DE EXERCCIOS DE COMUNICAO BACEN REA 6

Questo 1 (Comunicao Petrobras 2009) Considerando que, atualmente, as marcas representam um ativo valioso para as empresas, os fatores que influenciam positivamente a fora da imagem expressa pela marca so (A) a homogeneidade grfico-visual e as manifestaes dos parceiros. (B) a inovao de produtos e servios e o imperativo tecnolgico. (C) a intensidade de exposio pblica e as verbas investidas na divulgao. (D) o treinamento constante de funcionrios e a comunicao com fornecedores. (E) os volumes e densidades publicitrios e o arrojo financeiro.

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 2 (Comunicao Petrobras 2009) As organizaes, no momento, defrontam-se com duas grandes transformaes, cujas consequncias determinam o modelo de comunicao contemporneo: a revoluo na informao e as mudanas no sistema de vendas e distribuio. Os efeitos de impacto gerados por essas transformaes so: (A) maior seletividade por parte dos clientes e aumento das despesas com promoo. (B) desenvolvimento de tecnologias digitais e diminuio da oferta de mdias. (C) menor envolvimento do pblico e diminuio dos servios de auto-atendimento. (D) queda acentuada da propaganda clssica e menor conhecimento sobre os clientes. (E) reduo no nmero de mdias especializadas e sofisticao dos pontos de vendas.

Questo 3 (Comunicao Petrobras 2009) Uma companhia petrolfera de grande porte realizou uma pesquisa interna e detectou que cerca de 85% dos materiais impressos produzidos no eram consumidos de maneira eficaz pelo corpo funcional. Esse fato representa um problema de (A) comunicao administrativa. (B) comunicao cultural. (C) comunicao social. (D) sistema de informao. (E) relacionamento interpessoal.

Questo 4 (Comunicao Petrobras 2009) Dentre as novas dimenses que compem a postura de relacionamento da empresa com a imprensa, pode-se destacar a(o) (A) cooptao da imprensa base de fisiologismo. (B) nfase nos dirigentes empresariais. (C) divulgao da empresa como ilha de felicidade. (D) descarte das informaes socialmente significativas. (E) reconhecimento dos problemas e dificuldades da empresa.

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 5 (Comunicao Petrobras 2009) Se uma empresa de transporte de combustvel derrama leo no mar, a atitude correta a ser tomada pelo assessor de imprensa, sob o ponto de vista tico, orientar a direo a (A) avaliar o impacto causado para decidir o nvel de informao a ser divulgado. (B) justificar o problema de forma a preservar a imagem da companhia. (C) prestar informao clara e transparente s autoridades, sem se dirigir populao. (D) providenciar a limpeza, reconhecendo o erro e pedindo desculpas sociedade. (E) restringir-se s providncias previstas na legislao ambiental para casos como esse.

Questo 6 (Comunicao Petrobras 2009) Para um eficaz planejamento de comunicao empresarial, deve-se compreender o posicionamento de cada meio de comunicao, obtendo-se esse conhecimento por intermdio de um(a) (A) estudo das regies e reas geogrficas em que atuam. (B) levantamento do volume de anunciantes que conseguem captar. (C) anlise da realidade social, poltica e econmica. (D) pesquisa de mercado com os consumidores em potencial. (E) avaliao de suas posies sobre temas e questes centrais.

Questo 7 (Comunicao Petrobras 2009) Atualmente, sendo forte o aspecto tico do mercado, a atuao das empresas est cada vez mais sob controle da sociedade. Portanto, as organizaes devem desempenhar suas funes comerciais com (A) nfase em projetos de apoio a causas sociais e ambientais. (B) preocupao com as conseqncias de suas atividades para a sociedade. (C) prioridade ao lucro, acima de qualquer outro fator mercadolgico. (D) polticas de incentivo a atividades artsticas e culturais. (E) investimentos vultosos em desenvolvimento de novos produtos.

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 8 (Comunicao Petrobras 2009) Quando se planeja uma estratgia de promoo, uma das primeiras consideraes a serem feitas sobre o modelo de comunicao, ilustrado na figura abaixo.

Alguns dos elementos desse modelo empresarial, com EXCEO do(a)

tm

equivalncia com

a comunicao

(A) emissor: o responsvel pela comunicao da empresa, podendo ser o diretor de marketing ou cargo relativo. (B) receptor: aquele que recebe a mensagem para que seja decodificada e o estimule ao consumo. (C) feedback: constitudo por comentrios dos clientes, relatrios de vendas e pesquisa de mercado. (D) codificao: enviada pelos veculos usados pela empresa, tais como tev, rdio, jornal e revistas. (E) decodificao: a interpretao do receptor da mensagem, como consumidores e pblico em geral.

Questo 9 (Comunicao Petrobras 2009) Assinale a afirmao correta sobre o processo de gerenciamento da comunicao integrada de marketing. (A) Um dos primeiros passos para a integrao comear pelos veculos de comunicao. (B) Deve-se fazer uma anlise dos hbitos de consumo para a escolha dos pontos de contato com os clientes. (C) Todas as ferramentas usadas devem ser independentes e utilizar mensagens especficas. (D) A comunicao no se caracteriza como uma forma de manter relacionamentos com o pblico. (E) H maior nfase hoje na mdia de massa, em detrimento do uso de mdias segmentadas e promocionais.
9

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 10 (Comunicao Petrobras 2009) Sobre os podcasts correto afirmar que so (A) semelhantes aos ipod. (B) arquivos-texto na memria do computador. (C) dispositivos mveis de informaes. (D) microcomputadores de ltima gerao. (E) arquivos de udio na Internet.

Questo 11 (Comunicao Petrobras 2009) Segundo Wilson Dizard Jr., h trs padres de mdias emergentes: a de massa tradicional, a eletrnica de ltima gerao e as formas modernas de mdia eletrnica pessoal. Sobre esta caracterizao, INCORRETO afirmar que a(s) (A) mdia de massa tradicional pode ser caracterizada por TV, cinema, rdio e impressos. (B) mdia de massa eletrnica envolve bancos de dados de consumo e computadores. (C) mdia eletrnica pessoal envolve grupos que evitam provedores comerciais de informao e entretenimento. (D) novas possibilidades das mdias tendero a centralizar a informao e o processo de comunicao. (E) novas tecnologias potencializam a libertao dos indivduos da mdia centralizada.

Questo 12 (Comunicao Petrobras 2009) As novas formas de comunicao podem contribuir para a coeso social, pois unem as pessoas em torno de interesses compartilhados. Entretanto, a coeso social pode ser corroda porque (A) as mdias eletrnicas pessoais geram interesses mltiplos que tendem fragmentao. (B) as grandes corporaes impediro a democratizao da informao. (C) o poder econmico ser decisivo, levando concentrao da informao. (D) os Estados nacionais tendero a controlar a informao. (E) os oligoplios podem surgir na rea de comunicao e centralizar a informao.

10

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 13 (Comunicao Petrobras 2009) A velocidade do desenvolvimento de tecnologias da informao tende a (A) excluir a maioria da populao do acesso informao. (B) criar novos mecanismos de desemprego estrutural. (C) criar mais possibilidades de acesso informao, democratizando a sociedade. (D) deixar inalterado o estatuto atual de desigualdade no acesso mdia. (E) originar um sistema de castas gerado pelo computador.

Questo 14 (Comunicao Petrobras 2009) Um dos princpios da edio jornalstica a relevncia da informao para o pblico leitor, ouvinte ou espectador, sendo consideradas informaes relevantes aquelas que (A) se somam s informaes j disponveis e produzem informaes novas, at ento no disponveis. (B) apresentam aspectos omitidos em notcias j divulgadas, sem ferir a lgica dos fatos acontecidos. (C) se aproximam mais da verdade observada pelo jornalista que no teve tempo de apurar melhor a notcia. (D) interessam a um grupo da sociedade, mas no a toda a populao de um pas. (E) so sobras da edio anterior, mas continuam vlidas no dia seguinte.

Questo 15 (Comunicao Petrobras 2009) No processo jornalstico, surge, com freqncia, o conflito de interesses, que pode ser definido como (A) agenciamento de verses favorveis a uma fonte mediante a troca de posies ou favores. (B) exigncia, por parte de empresas, da publicao das suas anlises dos fatos. (C) escolha entre o direito pblico informao e eventuais compromissos particulares. (D) obteno de benefcios pessoais em troca de informaes sigilosas e restritas. (E) defesa de um princpio moral em conflito com a maioria da populao de um pas.

11

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 16 (Comunicao Petrobras 2009) Hoje, uma das questes mais controversas em relao ao poder pblico identifica-se com a problemtica da denncia de corrupo ou de abusos de poder por parte dos que trabalham nos prprios servios pblicos. A blogosfera um dos espaos mais propcios para essa prtica, no entanto, para que a notcia possa ser publicada, devese levar em conta que a(o) (A) matria testemunhal, em funo do furo, deve ser apresentada logo, citando a fonte e tentando novos contatos para conferir a veracidade dos fatos. (B) testemunho do cidado deve ser entendido como uma interpretao pronta, ignorando a informao por consider-la uma coisa plantada. (C) testemunho do cidado, inclusive o fotogrfico ou videogrfico, deve ser entendido como fonte e submetido a uma rigorosa checagem. (D) limite da verdade est na evidncia apresentada pela informao visual enviada, mesmo que o ngulo de viso seja restrito. (E) anonimato da fonte serve de anteparo para a transmisso pblica da informao, uma vez que ela conhecida do reprter.

Questo 17 (Publicidade Petrobras 2009) O termo alcance, em publicidade, representa o percentual de indivduos de um universo que foram (ou sero) impactados, ao menos uma vez, por um conjunto de inseres publicitrias, e tambm denominado (A) GRP. (B) CPM. (C) penetrao. (D) audincia bruta. (E) freqncia mdia.

Questo 18 (Publicidade Petrobras 2009) O conceito de posicionamento publicitrio, criado por Al Ries e Jack Trout, indica que necessrio simplificar a mensagem publicitria, visto que estamos em uma sociedade saturada de informao e de ofertas. Esses autores defendem que necessria uma mudana de foco para melhorar a eficincia da comunicao. Nesse contexto, correto afirmar que (A) os produtos que ocupam a liderana de mercado so os maiores beneficiados pela estratgia de posicionamento, pois esto mais visveis no mercado do que a concorrncia.

12

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

(B) o marketing direto a ferramenta de comunicao de marketing mais eficaz para divulgar as caractersticas de um produto e aumentar as vendas em um curto perodo de tempo. (C) o planejamento deve se concentrar em avaliar as aes de comunicao realizadas pela concorrncia, observando e analisando os concorrentes diretos que apresentam approachs semelhantes. (D) a comunicao das vantagens de um produto ou servio deve ser construda a partir de seus atributos e funcionalidades tangveis, criando uma imagem positiva na mente do consumidor. (E) a estratgia de posicionamento, para ter mais efetividade, deve se concentrar nas percepes do cliente potencial, e no na realidade do produto anunciado.

Questo 19 (Publicidade Petrobras 2009) Comumente utilizadas nas fases de desenvolvimento e lanamento de produtos, as pesquisas ad hoc so estudos realizados sob encomenda, planejados para atender um problema ou uma necessidade especfica do cliente. Assinale a afirmativa que NO pode ser caracterizada como um estudo ad hoc encomendado por um cliente a um instituto de pesquisa. (A) Painis de consumidores, para monitorar continuamente os hbitos de consumo de uma populao. (B) Pesquisa de marca, para monitoramento da marca. (C) Pr-teste de propaganda, para avaliao das aes de comunicao. (D) Teste blind de produto, para aprimoramento do produto. (E) Teste de pricing, para estudar a sensibilidade de preos.

Questo 20 (Publicidade Petrobras 2009) A propaganda vem utilizando a Internet como um novo meio de comunicao, aproveitando a ampla possibilidade de formatos e recursos da plataforma web para reforar a experincia interativa entre o consumidor e o produto. Um desses novos formatos o hotsite, que tem, entre as suas principais caractersticas: (A) ausncia de hiperlinks e de mecanismo de busca. (B) construo de fidelizao e manuteno do relacionamento a longo prazo. (C) estrutura de navegao completa e nveis hierrquicos de navegao. (D) navegao intuitiva e uso intensivo de tecnologia. (E) rede em ambiente local e possibilidade de acesso limitado.

13

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 21 (Publicidade Petrobras 2009) Uma marca o maior patrimnio de uma empresa, capaz de transferir valores atravs do produto ou servio oferecido ao pblico. Uma vez implantada, a marca assegura uma slida posio ao seu possuidor, tornando difcil a penetrao de outra concorrente, em funo dos hbitos de consumo criados. Para garantir que a marca seja aplicada de forma que o consumidor sempre a reconhea, necessria a elaborao de um(a) (A) comunicado para os clientes. (B) manual de identidade visual. (C) treinamento com os vendedores. (D) promoo para os fornecedores. (E) visita a todos os pontos de venda.

Questo 22 (Publicidade Petrobras 2009) Uma campanha publicitria ter sua eficcia prejudicada caso os veculos escolhidos no sejam adequados ao pblico consumidor. Considerando que eles so parte fundamental do sucesso de uma campanha publicitria, a estratgia de mdia deve determinar a(o) (A) colocao ou no da marca do cliente e o cronograma de pagamentos aos fornecedores. (B) diviso do oramento entre as mdias e a prioridade intensidade ou freqncia. (C) elaborao do briefing final da campanha e a elaborao da pesquisa de mercado. (D) layout dos anncios veiculados e o texto e msica dos jingles executados nas rdios. (E) tipo de papel, tinta e impresso usados nas peas e a produtora responsvel pelo comercial.

Questo 23 (Publicidade Petrobras 2009) A cada dia, mais e mais produtos e servios so lanados no mercado. Alm de se ter um bom produto ou servio, as estratgias de marketing so fundamentais para diferenciar e consolidar o lugar no mercado. Para atingir essa meta, a promoo de vendas uma ferramenta usada na estratgia de marketing para alcanar os seguintes objetivos: (A) aumento do estoque, mudana de concorrentes e treinamento da fora de vendedores.
14

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

(B) criao de uma nova equipe de vendas, criao de um novo mercado e sugesto da experimentao. (C) gerao de mdia espontnea, eliminao dos concorrentes e modificao dos hbitos dos consumidores. (D) reorganizao da empresa, mudana do target e insero do produto/servio nos meios de comunicao. (E) acelerao das vendas, reativao de um produto em declnio e divulgao de um novo produto.

Questo 24 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) A globalizao dos mercados impe hoje novos e constantes desafios s empresas deste milnio, sendo o desenvolvimento de esforos para manter o cliente um desses desafios. Segundo uma pesquisa realizada pelo US News and World Report, uma importante razo que leva hoje perda do cliente o(a) (A) aumento de preos. (B) adoo de novos hbitos. (C) qualidade dos produtos. (D) mudana de cidade ou pas. (E) insatisfao no atendimento ps-venda.

Questo 25 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) Duas vantagens da comunicao dirigida em relao comunicao de massa so: a possibilidade de reduo de custos e o imediato efeito da mensagem sobre o alvo. Nesta perspectiva, em uma situao de crise, em que se faz necessria uma comunicao direta com os colaboradores internos de uma organizao, os meios de comunicao dirigida mais eficazes so: (A) Outdoor Internet vdeo empresarial. (B) House Organ Release clipping. (C) Intranet Exposies Comercial de TV. (D) Reunies House Organ Caixa de sugestes. (E) Release Jornal Mural Outdoor.

15

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 26 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) Frases do tipo o principal cliente de uma empresa o seu cliente interno ou o marketing comea em casa exemplificam claramente a importncia do marketing interno no contexto das tcnicas de comunicao com pblicos especficos. No mbito de um programa de comunicao institucional, por exemplo, o plano de Endomarketing revela-se indispensvel quando o objetivo direto for o de (A) melhorar a qualidade do servio/atendimento ao cliente. (B) aumentar o volume de vendas e dos negcios da empresa. (C) ampliar o market share da organizao. (D) obter uma imagem pblica favorvel aos produtos oferecidos. (E) construir uma relao slida com os diferentes segmentos de mercado.

Questo 27 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) A Lei no 8313, de 23 de dezembro de 1991, conhecida como Lei Rouanet, integra um conjunto de leis federais criadas com o intuito de incentivar as empresas no apoio cultura e tem como incentivos o(a) (A) abatimento de at 4% no Imposto de Renda, desde que j disponha de 20% do total pleiteado. (B) abatimento nos impostos de at 50% do valor do patrocnio concedidos ao esporte. (C) abatimento de 70% do imposto incidente na remessa de lucros e dividendos decorrentes da explorao de obras audiovisuais estrangeiras no territrio nacional. (D) desconto fiscal de at 30% para quem compra cotas de filmes ainda em fase de produo. (E) concesso de um abatimento de at 15% no Imposto de Renda para pessoas fsicas e de at 10% para pessoas jurdicas no apoio ao teatro e cinema nacionais.

Questo 28 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) Nos planos de comunicao empresarial, percebe-se que o Jornal Mural muitas vezes um instrumento de comunicao subestimado, mas que, quando bem programado e executado, constitui uma das formas mais rpidas e menos caras de comunicao com o pblico interno. Para ser um instrumento eficaz de comunicao, o Jornal Mural deve apresentar: I - dinamismo e riqueza de contedos; II - informaes como datas de aniversrios e comemoraes; III - permanncia de notcias importantes por tempo indeterminado; IV - criatividade e agilidade na divulgao de informaes relevantes.

16

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Esto corretos APENAS os itens (A) I e II (B) I e III (C) I e IV (D) II e III (E) III e IV

Questo 29 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) O Conselho Federal de Profissionais de Relaes Pblicas, atravs do Cdigo de tica que norteia as aes de RP, estabelece que, no exerccio das suas atividades, cabe ao profissional de Relaes Pblicas (A) assumir responsabilidades por qualquer rea para a qual for designado dentro da empresa em que trabalha. (B) guardar sigilo sobre as aes que lhe forem confiadas em razo de seu ofcio. (C) utilizar-se de qualquer mtodo, meio ou tcnica a que tenha acesso para criar motivaes inconscientes nos stakeholders. (D) difundir notcias que no possam ser comprovadas, desde que o principal objetivo seja a resoluo de uma crise. (E) atender a todos os clientes que solicitem seus servios, inclusive aqueles que estejam sendo assistidos por outro colega.

Questo 30 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) No mbito do planejamento de Relaes Pblicas, preciso ter-se em vista o sistema de comunicao existente na organizao e as redes por meio das quais essa comunicao flui. Considerando que, na maioria das organizaes, a comunicao se d em redes formais e informais, correto afirmar que, numa empresa, pertence rede informal de comunicao o(a) (A) jornal mural. (B) Intranet. (C) circular. (D) home page institucional. (E) conversa de corredor.

17

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 31 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) Considere uma situao em que a Petrobras, na sua poltica de expanso, pretende instalar uma distribuidora em uma cidade do litoral, onde se faz realmente necessrio um posto de combustvel. No entanto, desconhece-se o motivo, mas parte da populao se mostra relutante e no aceita a instalao do posto. A empresa, ento, decide realizar um estudo que mostre o que a populao da cidade pensa sobre ela, seus produtos e servios, a fim de elaborar um plano de comunicao com a comunidade local. Neste caso, que tipo de pesquisa se faz necessrio? (A) Auditoria de imagem. (B) Auditoria Social. (C) Pesquisa de Produto. (D) Pesquisa de Mercado. (E) Pesquisa de Concorrncia.

Questo 32 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) A eficcia de um plano de comunicao comea no processo de formulao do planejamento estratgico. Assim, qualquer erro no processo do planejamento pode comprometer todo o esforo de comunicao e ainda desperdiar um investimento financeiro. Por sua importncia, a primeira etapa do planejamento estratgico consiste em (A) estabelecer a misso e a viso da empresa. (B) definir a postura e as aes estratgicas. (C) estabelecer os objetivos e as metas organizacionais. (D) analisar os ambientes e os cenrios que afetam a organizao. (E) identificar o pblico-alvo do plano de comunicao.

Questo 33 (Relaes Pblicas Petrobras 2009) Entre os instrumentos de controle de um plano de comunicao, o cronograma , provavelmente, o mais utilizado pelos profissionais de Relaes Pblicas, sendo o Grfico de Grant um dos modelos de cronograma mais comuns. NO faz parte da elaborao desse Grfico o(a) (A) levantamento das atividades a serem desenvolvidas. (B) alocao dos recursos necessrios em cada etapa. (C) determinao do tempo de durao das tarefas. (D) organizao em sequncia das atividades a serem realizadas. (E) situao em que se encontram as atividades.
18

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 34 (Administrador Petrobras 2008) As empresas utilizam vrios instrumentos para encontrar idias que melhorem um produto ou servio existente. O mtodo denominado ideal acontece quando o profissional de marketing (A) entrevista um grupo de consumidores e pede que eles descrevam uma verso ideal do produto ou servio que consomem. (B) pergunta aos usurios ideais do produto ou servio se tm alguma queixa ou sugesto de melhoria. (C) estuda o comportamento ideal do usurio, em relao aos procedimentos de aquisio, uso e descarte de um produto ou servio. (D) pesquisa o ndice de lembrana da marca por seus usurios e o compara com o da concorrncia. (E) mede o desempenho ideal do produto ou servio relativamente ao desempenho da concorrncia.

Questo 35 (Comunicao Social CAPES 2008) As tecnologias contemporneas configuram novos agentes no processo da informao mundial. A entrada desses sujeitos no campo da comunicao coletiva se faz pela (A) convergncia. (B) autonomia. (C) interatividade. (D) digitalizao. (E) denncia.

Questo 36 (Comunicao Social CAPES 2008) Em relao assessoria de imprensa de uma empresa, correto afirmar que (A) escreve reportagens sobre a empresa. (B) reserva espaos na mdia para a empresa. (C) divulga apenas internamente os resultados da empresa. (D) responsvel pela divulgao da empresa na mdia. (E) contratada para corrigir os textos da empresa.

19

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 37 (Comunicao Social CAPES 2008) No jornalismo, entrevista coletiva a entrevista concedida por (A) uma personalidade a um jornalista. (B) uma personalidade a vrios jornalistas. (C) vrias personalidades a um jornalista. (D) um annimo a um jornalista. (E) um grupo de pessoas a um jornal dirio.

Questo 38 (Comunicao Social CAPES 2008) A comunicao administrativa trata dos fluxos de informaes que percorrem a instituio, de modo a facilitar a comunicao entre a instituio e seus funcionrios. Dentre as opes abaixo, assinale a que NO pode ser considerada como uma barreira comunicao administrativa. (A) Canais e meios de comunicao (B) Aspectos financeiros (C) Atitude individual (D) Relaes interpessoais (E) Cultura organizacional

Questo 39 (Comunicao Social CAPES 2008) Sobre a atuao do profissional de Relaes Pblicas no contexto das empresas, correto afirmar que (A) a espontaneidade da circulao de boatos e rumores um forte indicador de um bom clima organizacional, pois nessa situao a informao flui sem barreiras hierrquicas. (B) o Balano Social o principal instrumento para garantir o perfeito fluxo da comunicao entre a alta administrao e os funcionrios. (C) o profissional de Relaes Pblicas tem o dever de definir as estratgias mercadolgicas e operacionais que sero adotadas pela organizao. (D) o profissional de Relaes Pblicas, no ambiente das empresas, deve controlar a opinio do pblico interno de forma a evitar confrontos administrativos entre grupos homogneos. (E) o profissional de Relaes Pblicas deve trabalhar para que a informao e a comunicao estejam de acordo com as estratgias organizacionais, de modo a criar e manter relaes positivas com todos os pblicos da organizao.

20

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 40 (Comunicao Social CAPES 2008) Prtica comum nos programas de Relaes Pblicas, os encontros de convivncia so organizados com o objetivo de reunir pessoas para momentos de descontrao, integrao ou negcios. Qual o formato de evento mais adequado para reunies empresariais no perodo matutino? (A) Brunch. (B) Coquetel. (C) Coletiva de imprensa. (D) Almoo de adeso. (E) Visitas dirigidas.

Questo 41 (Comunicao Social CAPES 2008) Um evento, quando bem planejado e executado, criar um conceito positivo para a organizao que o promove. Sobre o planejamento de eventos, correto afirmar que (A) a previso dos recursos necessrios para a realizao de um evento inclui no s os recursos financeiros, mas tambm os recursos materiais e humanos. (B) a presena de autoridades e convidados ilustres confere ao evento um carter nico, por isso essas figuras pblicas devem sempre ser convidadas para qualquer tipo de acontecimento, independente de seu objetivo primrio. (C) a divulgao do evento deve ser centrada no contato com a imprensa que, por sua vez, far a divulgao indireta do evento a todo o pblico interessado. (D) a utilizao de pesquisas e auditorias, na fase de avaliao dos resultados, pode ser substituda pelo release, que um instrumento til para medir a eficcia de um evento. (E) o cronograma e o check-list do evento so atividades secundrias, nem sempre necessrias, pois podem acontecer eventualidades no programadas na fase do planejamento.

Questo 42 (Comunicao Social CAPES 2008) Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionrios no tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como nico canal de comunicao com o pblico interno. Em uma situao como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veculo de comunicao interna o(a) (A) Release. (D) Cartilha. (B) Reprinte. (C) Jornal mural.

(E) Caixa de sugestes.

21

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 43 (Comunicao Social CAPES 2008) O levantamento de informaes e a identificao de opinies, conduzidos com o pblico interno, com o objetivo de fazer um diagnstico do ambiente de trabalho denomina-se (A) Auditoria de mercado. (B) Auditoria de imagem corporativa. (C) Pesquisa de mercado. (D) Pesquisa etnogrfica. (E) Pesquisa de clima organizacional.

Questo 44 (Comunicao Social ANP 2008) A tendncia contempornea de utilizao da internet como plataforma para produzir e disseminar informaes est permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicao em rede cujo conceito se denomina (A) mistura de mdias. (D) mdias inovadoras. (B) convergncia das mdias. (E) mdias alternativas. (C) converso das mdias.

Questo 45 (Comunicao Social ANP 2008) Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicao assume um papel central nas sociedades. Agncias governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interao cada vez mais aperfeioados e com tendncia transparncia. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratgia(s) de comunicao que melhor responde(m) a uma situao de conflito entre empresas privadas e setor pblico? (A) Unificao dos discursos, seguindo, rigorosamente, as orientaes oficiais da hierarquia institucional. (B) Respostas imediatas, atravs de portais institucionais e blogs de formadores de opinio. (C) Pesquisa cautelosa e apurao rigorosa dos elementos em jogo para posterior prestao de contas. (D) Controle das informaes internas e discurso da transparncia para a opinio pblica. (E) Comunicados oficiais, dando uma verso prpria para os fatos em questo, pela internet.

22

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 46 (Comunicao Social ANP 2008) Ao responder s necessidades de informao dos indivduos ou grupos, o profissional de comunicao busca tambm a confiana das estruturas nas quais est inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agncia. Deve, portanto, pautar sua ao cotidiana por (A) ter atitudes simpticas para obter apoio s suas iniciativas. (B) encontrar sempre o melhor ngulo de abordagem. (C) ser proativo em todas as situaes e circunstncias. (D) ser preciso nas informaes transmitidas para ter credibilidade. (E) imbuir-se do esprito de verdade na construo de sua verso.

Questo 47 (Comunicao Social ANP 2008) No ensaio Simulacro e Poder: Uma Anlise da Mdia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um rgo de notcias a um rgo de opinio. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a (A) grupos e classes sociais e a partidos polticos. (B) autoridades e a organizaes sociais diversas. (C) eclesisticos e a formadores das universidades. (D) corporaes sindicais e a estados nacionais. (E) organismos representativos e a grupos escolares.

Questo 48 (Comunicao Social ANP 2008) Diversas caractersticas diferenciam o texto publicitrio do texto jornalstico, entre elas: (A) criao de intimidade, ausncia de clichs, busca da neutralidade. (B) depoimentos de autoridades, linguagem formal, busca da neutralidade. (C) linguagem coloquial, uso de clichs, criao de intimidade. (D) presena de clichs, figuras de linguagem, busca da neutralidade. (E) uso de esteretipos, criao de antagonistas, distanciamento.

23

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 49 (Comunicao Social ANP 2008) Anncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente; matria produzida por terceiros com a finalidade de divulgao, que recebe tratamento visual diferenciado e instrues transmitidas aos responsveis pela execuo de um trabalho. Estas trs definies, respectivamente, descrevem: (A) boletim, anncio, informe publicitrio. (B) comunicado, anncio, relatrio. (C) informe publicitrio, anncio, relatrio. (D) teaser, comunicado, informativo. (E) teaser, informe publicitrio, briefing.

Questo 50 (Comunicao Social ANP 2008) A elaborao do questionrio uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definio de contedo e formulao das perguntas, seqncia, formatao e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionrio o(a) (A) pr-teste do questionrio. (B) anlise dos dados secundrios. (C) aplicao em campo. (D) definio de plano de anlise. (E) pesquisa exploratria.

Questo 51 (Comunicao Social ANP 2008) Dados secundrios so dados que j foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NO se caracterizam como fontes de dados secundrios externos os(as) (A) bancos de dados bibliogrficos. (B) dados estatsticos no governamentais. (C) ndices econmicos. (D) relatrios de histrico de clientes. (E) publicaes governamentais.

24

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 52 (Comunicao Social ANP 2008) Campanhas de endomarketing so muito utilizadas no contexto das organizaes para estimular os funcionrios em seu ambiente de trabalho. O veculo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgao desta ao a(o) (A) Intranet, por fornecer uma infra-estrutura que facilita a comunicao corporativa. (B) Internet, pela abrangncia global e instantnea. (C) EDI, pela facilidade de contato direto com fornecedores. (D) jornal de bairro, por incentivar o relacionamento com a comunidade local. (E) rdio peo, pela sua caracterstica informal e de alta credibilidade.

Questo 53 (Comunicao Social ANP 2008) Na atual economia globalizada, as empresas esto cada vez mais suscetveis s foras do ambiente de marketing, adaptando suas estratgias aos constantes desafios, assim como s oportunidades que o mercado oferece. Com relao ao ambiente de marketing, INCORRETO afirmar que (A) as foras do microambiente que influenciam a empresa so o ambiente fsiconatural, o ambiente legal e o tecnolgico. (B) a coleta sistemtica de informaes sobre clientes, mercado e concorrncia auxilia a tomada de decises estratgicas. (C) a empresa pode monitorar as foras do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratgica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado. (D) o ambiente de marketing da empresa tambm inclui diversos pblicos, que devem ser monitorados e atendidos. (E) o microambiente constitudo de foras que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.

Questo 54 (Comunicao Social ANP 2008) O modelo comercial de mdia on-line no qual o anunciante paga para estar presente nas pginas de resultado dos sites de busca chamado de (A) Full banner. (B) Hotsite. (C) Hipertexto. (D) Link patrocinado. (E) Pop up.

25

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 55 (Comunicao Social ANP 2008) A entrevista no estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se d o nome de (A) dados de levantamento. (D) questionrio. (B) entrevista em profundidade. (C) grupo de foco. (E) tcnicas projetivas.

Questo 56 (Comunicao Social ANP 2008) Oramento uma previso dos custos, relacionados durante o desenvolvimento de um projeto ou programa de relaes pblicas, podendo ser fixo ou varivel. Entre as opes abaixo, qual procedimento NO deve ser relacionado como custo? (A) Contratao de empresas terceirizadas. (B) Definio de polticas de comunicao com stakeholders. (C) Elaborao de mailing list. (D) Organizao de recepo. (E) Produo e impresso de material grfico.

Questo 57 (Comunicao Social ANP 2008) Caracterize o Marketing de Relacionamento quanto aos Princpios de Comunicao e Foco, respectivamente. (A) Alto GRP e manuteno de market share. (B) Personalizada e longevidade da relao. (C) Estratgica e curto prazo. (D) Indireta e transao. (E) Promocional e relao no momento da venda.

Questo 58 (Comunicao Social ANP 2008) Entre as opes abaixo, qual o tipo de contedo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo? (A) Base de dados de vendas passadas. (C) Notcias corporativas. (E) Tutorial sobre formas de pagamento. (B) Campanhas de incentivo. (D) Treinamentos on-line.

26

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 59 (Comunicao Social ANP 2008) Por definio, patrocnio de eventos uma forma de promoo de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as caractersticas da prtica de patrocnio de eventos, correto afirmar que (A) a empresa, ao escolher projetos de patrocnio, deve usar como principal critrio de seleo a idoneidade dos participantes. (B) o investimento em patrocnio de eventos garante uma mdia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espao comercial em jornais e revistas. (C) o patrocnio de eventos permite que a comunicao e os esforos promocionais sejam direcionados para regies geogrficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares. (D) o retorno de exposio da marca avaliado pela durao do evento, para que a marca fique em evidncia durante a sua realizao. (E) um evento s deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relao entre seu conceito e o objetivo do evento.

Questo 60 (Comunicao Social REFAP 2007) A Promoo de Vendas um importante elemento do mix de comunicao integrada, tendo recebido ateno crescente nos ltimos anos, quando da elaborao dos oramentos de comunicao de empresas de todos os tipos e portes. Neste contexto, o merchandising no ponto de venda integra o plano de comunicao quando o caso de: (A) diminuir a metragem linear de exposio do produto. (B) reduzir os recursos investidos em equipes de promotores. (C) aumentar a visibilidade do produto na ocasio de compra. (D) aumentar os recursos investidos em venda pessoal. (E) estimular o consumidor a buscar mais informaes no ponto de venda.

Questo 61 (Comunicao Social REFAP 2007) Quando uma agncia de comunicao desenvolve o mix de mdia de uma determinada campanha, seus profissionais devem conciliar os interesses e necessidades do cliente com a disponibilidade oramentria deste, de modo a atingir os objetivos da referida campanha. Para nortear o trabalho da agncia, o perfil das mdias jornal, Internet, revista, outdoor e televiso, respectivamente, possuem como vantagens: (A) possibilidade interativa, alta credibilidade, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo.

27

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

(B) alto grau de seletividade, muitos usurios, cobertura local, uso em massa e alta repetio. (C) alta credibilidade, muitos usurios, longa vida, alto grau de exposio e baixo custo. (D) alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de seletividade e baixo custo. (E) alta credibilidade, possibilidade interativa, longa vida, alto grau de exposio e alta repetio.

Questo 62 (Comunicao Social REFAP 2007) Muitos fabricantes de bebidas alcolicas comunicam-se por meio de propaganda e, ao final dos comerciais de TV, spots de rdio ou mesmo anncios em mdia impressa, so dadas orientaes para que o cliente no dirija aps a ingesto de lcool. Esta caracterstica especfica classifica a propaganda como: (A) pioneira ou informativa. (B) institucional de RP. (C) de proteo ou defesa. (D) de venda persuasiva. (E) de produto-marca.

Questo 63 (Comunicao Social REFAP 2007) Nos ltimos anos, vem-se observando um movimento crescente das empresas na direo da responsabilidade social, que inclui o apoio a eventos culturais e esportivos, bem como a iniciativas filantrpicas. Neste contexto, estimulado por leis federais e estaduais, o chamado marketing cultural bastante utilizado por grandes empresas. Assim, pode-se considerar que o emprego do marketing cultural constitui um investimento: (A) de curto prazo, que impacta diretamente sobre a marca. (B) de consolidao e aumento da simpatia pela empresa. (C) social, sem impacto significativo sobre a imagem da empresa. (D) para gerar vendas imediatas junto a segmentos mais afluentes. (E) que aumenta a eficincia da mdia na exposio da marca.

28

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 64 (Comunicao Social REFAP 2007) As rpidas mudanas tecnolgicas, observadas no processo de comunicao das sociedades, esto dando um novo sentido ao espao e ao tempo do sujeito contemporneo. Esse processo tem por base a: (A) Internet, as redes virtuais e a globalizao. (B) simultaneidade, a edio e a hipermdia. (C) cibercultura, o on-line e o espao fsico. (D) geografia, o deadline e o espao virtual. (E) cronologia, a convergncia e o ciberespao.

Questo 65 (Comunicao Social REFAP 2007) No relacionamento entre a empresa e a mdia, cada vez mais, se exigem posturas novas das assessorias de comunicao. Algumas estratgias vm sendo adotadas para que os representantes empresariais se relacionem com a imprensa de modo competente e adequado. A esse processo d-se o nome de:

(A) Briefing pessoal. (B) Media Training. (C) Clipping dirio. (D) Porta-Vozes. (E) Oratria dirigida.

Questo 66 (Comunicao Social REFAP 2007) Dentre os desafios que as novas tecnologias propem para a comunicao contempornea est o que se convencionou chamar de convergncia das mdias, o que significa: (A) promover a interatividade, num nico meio digital, pela Internet. (B) utilizar a Internet como ferramenta bsica para a informao. (C) passar de uma mdia para outra, reunindo informaes que se completam. (D) fazer rdio, televiso, jornal e propaganda em meios digitais. (E) estabelecer limites para a produo da informao digitalizada.

29

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 67 (Comunicao Social REFAP 2007) Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indstria Cultural, segundo o qual, a produo industrial de bens culturais visava, sobretudo, : (A) democratizao da cultura popular. (B) aproximao das massas chamada alta cultura. (C) padronizao da cultura com fins de rentabilidade econmica e controle social. (D) produo de uma cultura afirmativa. (E) produo de uma cultura que servisse de protesto cultura erudita.

Questo 68 (Comunicao Social REFAP 2007) Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado solicitada quando o objetivo principal do estudo : (A) identificar deficincias e lacunas existentes na comunicao interna da empresa. (B) levantar as necessidades do pblico consumidor e medidas possveis a serem adotadas para sua satisfao. (C) diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organizao empresarial. (D) aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto alta diretoria. (E) verificar a opinio do pblico interno quanto s normas e processos da organizao.

Questo 69 (Comunicao Social REFAP 2007) Dentro de um plano de relacionamento com o pblico interno, a realizao de atividades culturais tem como objetivo(s) imediato(s): (A) preparar o consumidor e todo o staff para o lanamento de novos produtos. (B) promover um clima de cooperao entre funcionrios e diretoria. (C) reforar o share of mind da organizao atravs de uma boa relao com a mdia. (D) diminuir boatos e rudos na comunicao interna e coibir qualquer manifestao de insatisfao por parte dos funcionrios. (E) fortalecer a imagem corporativa e influenciar positivamente a opinio pblica.

30

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 70 (Comunicao Social REFAP 2007) No mbito do planejamento e gesto estratgicos de comunicao empresarial, podese considerar que a viso organizacional um dos elementos norteadores de todo o processo. Partindo desse pressuposto, correto afirmar que um dos objetivos diretos de uma declarao de viso :

(A) estabelecer o foco da organizao em direo ao que se espera do futuro. (B) determinar os programas de ao e o campo de atuao da organizao. (C) determinar os princpios e estratgias mercadolgicas que devem reforar as decises da alta administrao. (D) diagnosticar o cenrio de atuao da organizao, isto , de seus ambientes interno, setorial e externo. (E) definir regras e normas de comportamento que devem orientar a conduta dos funcionrios.

Questo 71 (Comunicao Social REFAP 2007) Uma empresa do setor automobilstico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um pblico jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes mdia e mdia-alta. No intuito de obter uma boa aceitao de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicao, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a: (A) divulgar notcias pagas nos meios de comunicao de massa. (B) convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lanamento. (C) promover campanhas de educao e segurana no trnsito. (D) patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo. (E) reforar as estratgias mercadolgicas com propaganda institucional.

Questo 72 (Comunicao Social REFAP 2007) Considerando o vasto campo da comunicao empresarial, assinale a opo que apresenta instrumentos que permitem uma forma sincrnica de comunicao. (A) Videoconferncia e mala direta. (C) Circular e mala direta. (E) Mala direta e e-mail. (B) E-mail e telefone. (D) Telefone e videoconferncia.

31

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 73 (Comunicao Social REFAP 2007) Durante o planejamento estratgico faz-se necessrio o levantamento dos pontos positivos e negativos de programas de comunicao levados a cabo anteriormente por uma empresa no momento do(a): (A) diagnstico macroambiental. (B) definio da misso organizacional. (C) anlise setorial. (D) determinao das metas e objetivos de comunicao. (E) avaliao do plano de comunicao.

Questo 74 (Administrador Comando da Aeronutica 2006) Clientes buscam melhores servios e melhores produtos. Empresas tm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus servios e produtos o maior valor possvel. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefcios que ele pode receber do produto ou do servio. Os benefcios que o cliente espera do produto podem ter valor econmico, funcional e psicolgico. Este ltimo tipo de valor refere-se a: (A) marca. (B) preo. (C) durabilidade. (D) atributos. (E) design.

Questo 75 (Administrador Comando da Aeronutica 2006) Pode-se compreender marketing como a arte de identificar e desenvolver as melhores formas de ofertas, levando em conta a expectativa dos diferentes pblicos consumidores. Os benefcios e atributos, tangveis e intangveis, devem ser enumerados para que se perceba onde esto a diferenciao e a inovao dos produtos. Assim, um exemplo de atributo tangvel de um automvel conversvel ter: (A) capota removvel. (B) segurana para direo em alta velocidade. (C) possibilidade de compra por pessoas de classe mdia. (D) possibilidade de uso na cidade ou na estrada. (E) preferncia dos jovens.

32

Este material didtico respeita o meio ambiente Economizando at 25% de tinta ou toner ao ser impresso

Questo 76 (Administrador Comando da Aeronutica 2006) O mundo moderno o da era da informao e da comunicao. Organizaes modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vlas como parceiras da organizao. o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas so vistas pelas empresas como: (A) mo-de-obra. (B) executoras de tarefas. (C) preocupadas com normas. (D) participantes e comprometidas. (E) recursos a serem explorados.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

C A A E D E B D B E D A C A C

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C C E A D B B E E D A A C B E

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A D B A C D B B E A A C E B C

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

D A C E A D A A D C B B E C C

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76

E C B A B A C B B A C D E A A D

33

You might also like