You are on page 1of 6

Anlise da msica Detalhes de Roberto Carlos Com a passagem do dia dos namorados no Brasil, fica difcil ignorar assuntos

relacionados s coisas do corao, especialmente porque nem todas as pessoas atravessam esta data ao lado de algum. Para muitas um dia de muita angstia, pois esto sem ningum. Resta apenas curtir a solido e .... relembrar os DETALHES de um relacionamento que por algum motivo no ocorreu da forma esperada. Para alguns isto tranqilo, pois existem pessoas que conseguem dar a volta por cima e seguir adiante, fazendo da sua dor um degrau para atingir outro objetivo. Mas para outros no to simples assim: o pensamento voa em direo quela pessoa que est distante e os DETALHES mais insignificantes aparecem na tela da memria, pintados em cores vivas. Por que ser que isto ocorre? Por que ser que to difcil esquecer um amor? Vamos tentar esclarecer alguns pontos, usando a letra de Roberto e Erasmo Carlos para exemplificar o sentimento e a Neurocincia para explicar. De acordo com Fabichak (2010):
o sistema de atrao [...] possui trs caractersticas bsicas: sentimentos de felicidades sobre o ser amado; pensamentos intrusivos, ou seja, pensamentos repetitivos sobre o amado [...] e um desejo ardente pela unio emocional com o parceiro (p. 47).

Estes pensamentos intrusivos e repetitivos podem ser encontrados neste trecho: No adianta nem tentar Me esquecer Durante muito tempo Em sua vida Eu vou viver Observe que os compositores esto se referindo a algum que ele sabe que no vai conseguir esquec-lo. Mas como ele pode ter certeza? Quem garante que a pessoa a quem ele se refere no esteja com outro? De fato, no d pra ter certeza sobre o que o outro sente, uma vez que outros sentimentos podem ser confundidos com paixo. Mas d pra ter alguns indcios, que podero apontar na direo correta (ou no). Isto vai depender de como o casal vivencia a relao, do quanto se conhecem e sobretudo, do quanto se compreendem. E um dos elementos que pode colaborar para dar pistas sobre o sentimento do outro, so justamente os:

Detalhes to pequenos De ns dois So coisas muito grandes Pr esquecer Muitas vezes, em um relacionamento intenso, os parceiros tendem a se fundir com o outro, adotando posturas e atitudes, aprendendo novos comportamentos e novas formas de pensar. Ficam to confluentes, que quando vistos de fora, parecem uma s pessoa. E o que os tornam assim? So justamente os pequenos detalhes da vida ntima, os pequenos hbitos que os dois desenvolveram medida que o relacionamento evoluiu. E a toda hora vo Estar presentes Voc vai ver ... Mas a pessoa se foi, e os detalhes ficaram. Parece que tudo o que se faz ainda em funo daquela pessoa. Fabichak (2010) explica muito bem este sentimento:
Os pensamentos se voltam principalmente para as ltimas imagens vivenciadas com o outro. Sente-se ainda a presena dele no ambiente ou nas situaes vividas conjuntamente: a cama est vazia, as atividades feitas juntos no tm a mesma vibrao, as manias do outro no preenchem mais o lar (p. 203).

Isto ocorre porque viver um relacionamento implica em trocas, perdas e ganhos em favor da manuteno do vnculo. Quando este se rompe, a sensao que fica que certos comportamentos esto sem sentido, mas continuam a ser repetidos porque em dado espao de tempo trouxeram ganhos. At que a pessoa abandonada adquira novos repertrios de comportamentos e atitudes leva certo tempo, da a colocao do compositor afirmando que os detalhes a toda hora vo estar presentes, voc vai ver. Se um outro cabeludo Aparecer na sua rua E isto lhe trouxer Saudades minhas A culpa sua O ronco barulhento Do seu carro A velha cala desbotada Ou coisa assim Imediatamente voc vai Lembrar de mim

E isto ocorre porque o crebro da pessoa apaixonada funciona (em alguns casos) como no Transtorno Obsessivo Compulsivo, com idias recorrentes e comportamentos repetitivos, mesmo na ausncia do objeto amado. A neurocincia j fez progressos no sentido de entender os mecanismos da paixo, e muitos pesquisadores conseguiram encontrar diversas semelhanas, chegando concluso que as reas cerebrais envolvidas nos dois casos so as mesmas.
Para investigar por que a paixo capaz de obscurecer as mentes mais lcidas, a hiptese foi considerar que esse sentimento tem carter doentio. Para provar a tese, Donatella e sua equipe selecionaram 20 pessoas apaixonadas e mediram o nvel de serotonina no sangue. Notaram semelhanas entre a paixo e o transtorno obssessivo-compulsivo (TOC). Os nveis do neurotransmissor eram 40% mais baixos (LISBOA, 2007).

Da, a confundir outra pessoa com o ser amado um passo... Eu sei que um outro Deve estar falando Ao seu ouvido Palavras de amor Como eu falei Mas eu duvido! Duvido que ele tenha Tanto amor E at os erros Do meu portugus ruim E nessa hora voc vai Lembrar de mim Negao! Eis o mecanismo de defesa mais frequente nos rompimentos. Fabichak (2010) salienta que A defesa natural do ser humano se esquivar do sofrimento [...] varrendo tal sentimento para baixo do tapete (p. 203). No trecho acima, possvel observar a negao a partir da dvida duvido que ele tenha tanto amor. Claro que esta dvida neste caso se relaciona com a negao do abandono, pois a pessoa rejeitada acredita ser a nica capaz de proporcionar amor e isto (talvez) lhe faa acreditar que a pessoa amada no receber afeto suficiente do rival e acabar voltando, afinal o rejeitado acredita que nessa hora voc vai lembrar de mim.

A noite envolvida No silncio do seu quarto Antes de dormir voc procura O meu retrato Mas da moldura no sou eu Quem lhe sorri Mas voc v o meu sorriso Mesmo assim E tudo isso vai fazer voc Lembrar de mim Se algum tocar Seu corpo como eu No diga nada No v dizer Meu nome sem querer pessoa errada Pensando ter amor Nesse momento Desesperada voc Tenta at o fim E at nesse momento voc vai Lembrar de mim Isto mais comum do que se imagina. E sabe por que acontece? Porque A paixo aciona estruturas do crebro ligadas memria como o hipocampo. (Lisboa, 2007) e por conta disso, as pessoas tendem a associar os estmulos que recebem de outros, aos que receberam das pessoas com quem estabeleceram vnculos. Eu sei que esses detalhes Vo sumir na longa estrada Do tempo que transforma Todo amor em quase nada Mas "quase" Tambm mais um detalhe Um grande amor No vai morrer assim Por isso De vez em quando voc vai Vai lembrar de mim.

Fabichak (2010) explica que durante a formao do vnculo amoroso, uma rede de emoes e expectativas vai se fortalecendo e por isto o rompimento um dos eventos mais dolorosos da vida, pois se trata de uma ruptura no somente com a pessoa amada, mas com toda uma gama de hbitos, comportamentos e atitudes que serviram como sustentculo de uma relao. Por isso, algumas vezes as pessoas negam esta ocorrncia, deixando de acreditar que o parceiro ser mais feliz na prxima tentativa. A autora destaca que o rompimento passa por 08 fases distintas: 1) Deciso - quando um dos parceiros toma a iniciativa de promover a ruptura; 2) Negao da realidade pode durar de horas a semanas. Esta fase marcada pela esperana de que o outro h de voltar; (Um grande amor no vai morrer assim) 3) Anseio e busca fase marcada pela busca incessante do outro (se outro cabeludo aparecer na sua rua, e isto lhe trouxer saudades minhas a culpa sua); 4) Raiva Tendncia a colocar a culpa no outro; fase onde a pessoa rejeitada se coloca na posio de vtima; 5) Barganha Aqui a pessoa rejeitada acredita que se fizer alguma modificao em seu comportamento ou atitudes poder reatar o relacionamento; 6) Depresso a fase onde a ficha cai e a pessoa percebe que todas as tentativas de recuperar o afeto perdido foram em vo. Os sentimentos que permeiam esta etapa so o desamparo, a solido e a impotncia, fazendo com que a auto-estima sofra um grande abalo; 7) Aceitao Nesta fase, a pessoa j est conformada e percebe que a vida pode ganhar um novo colorido, desde que se abra para o novo. Ficam seqelas do rompimento, mas elas j no ocupam o primeiro lugar na ordem das prioridades. Fabichak (2010) aponta que algumas pessoas tendem a manter o vnculo a qualquer preo mesmo que seja o vnculo da briga (p. 206). Isto extremamente nocivo, e a autora adverte no nutrir a vingana ou o dio essencial para a boa manuteno da sua sade fsica e mental, afinal o veneno est exercendo seu efeito sofre voc mesmo (p. 205). Naturalmente, no fcil vivenciar uma ruptura afetiva. um clice amargo que tem de ser tragado at o fim. preciso muita determinao e fora para atravessar

este momento to difcil. Um dos conselhos que Fabichak (2010) oferece evitar todos os detalhes que possam lembrar a pessoa amada. Afinal se os Detalhes to pequenos de ns dois, so coisas muito grande pra esquecer, que tal comear a exclu-los? Um bom comeo pode ser: deixar de receber noticias da pessoa, exclu-la das redes de relacionamentos, apagar mensagens do celular, rasgar fotografias, doar roupas e objetos que lhe remetam quela pessoa.

Referncias

FABICHAK, Cibele. Sexo, Amor, Endorfinas e Bobagens. So Paulo, Novo sculo: 2010. LISBOA, Silvia. A qumica da Paixo: como a neurocincia explica o amor. Jornal Zero Hora, Out. 2007. {Online} http://www.agenciafronteira.com.br/wpcontent/uploads/2012/03/neurobiologia1.pdf ROBERTO Carlos; ERASMO Carlos. Detalhes. Gravadora CBS;1971.

You might also like