You are on page 1of 5

O que Kanban:

Kanban um termo de origem japonesa e significa literalmente carto ou sinalizao. um conceito relacionado com a utilizao de cartes (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produo em empresas de fabricao em srie. Nesses cartes so colocadas indicaes sobre uma determinada tarefa, por exemplo, para executar, em andamento ou finalizado.

A utilizao de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produo com informaes sobre quando, quanto e o que produzir. O mtodo Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricao em srie e est estreitamente ligado ao conceito de just in time. A empresa japonesa de automveis Toyota foi a responsvel pela introduo desse mtodo devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produo em srie. O Kanban eletrnico (e-Kanban) utilizado em substituio ao mtodo fsico evitando alguns problemas como a perda de cartes e proporcionando mais rapidez na atualizao do quadro de tarefas.

O que Just in time?


Just in time (JIT) significa no momento certo. um modelo japons que procura eliminar estoques e agilizar a produo. Armazena-se o mnimo de matria prima em estoque, apenas em quantidade que permita manter o processo produtivo no momento. O nmero de fornecedores tambm reduzido para o modelo funcionar de forma eficiente.

KANBAN
O Sistema KANBAN, embora no seja algo novo (as primeiras implementaes no Brasil datam das dcadas de 80 e 90), vem sendo muito difundido e utilizado na indstria brasileiras nos ltimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso tambm na indstria de softwares.

O que KANBAN
Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de KANBAN e Just in Time (mais detalhes no artigo "Just in Time vs Kanban - As Diferenas"). O Sistema KANBAN foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicao da gesto visual no controle de produo e estoques ("Kanban" significa "carto visual" em japons) com a funo primordial de viabilizar a produo "Just in Time". Portanto o ganho real no sistema produtivo advm do funcionamento "Just in Time" da operao e no necessariamente da aplicao ou no de Kanbans.

O Sistema KANBAN
O Sistema Kanban usualmente composto por quadros e cartes visuais que auxiliam o planejamento da produo e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartes disponveis nos quadros, so tomadas as decises priorizao de produo, setup de mquinas e at mesmo de paradas de linha para manuteno. (veja vdeo explicativo do funcionamento do Sistema Kanban). O Sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produo ou por Kanbans de Produo + Kanbans de Movimentao

Kanban de Produo
O Sistema Kanban composto apenas pelos Kanbans de Produo muito mais simples e, por este mesmo motivo, muito mais utilizado pelas empresas. O Loop de movimentao dos cartes simples e a lgica do sistema direta: ou os cartes esto no quadro, ou esto no estoque junto com o produto acabado.

TUDO PRONTO
Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idias de Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espao de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade. um sistema de informao que foi desenvolvido para organizar os vrios departamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produo e a movimentao do material em processo produtivo. Kanban significa carto, literalmente, um registro visvel o placa visvel, usada como meio de comunicao, transmisso de dados e informaes.

1 ORIGENS DO SISTEMA KANBAN


O Sistema de Produo desenvolvido pela Toyota iniciou filosofia de produo Justin-Time. Seu objetivo eliminar os elementos desnecessrios referente a produo,

reduzindo assim os custos. A idia bsica neste sistema produzir os tipos de unidades necessrias no tempo necessrio, e na quantidade necessria. A reduo de custos a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de trs metas secundrias para garantir seu objetivo original: Controle de Qualidade, Qualidade Assegurada e Respeito Condio Humana. O sistema kanban baseado nos seguintes princpios: produo nivelada, reduo de tempo de preparao, layout de mquinas, padronizao dos trabalhos, aperfeioamento das atividades. Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informao, posteriormente conhecido como kanban.

2 - CARACTERSTICAS DO SISTEMA KANBAN


Recorrendo aos conceitos anteriores e focalizando suas caractersticas bsicas, pode-se dizer que o sistema kanban um sistema de controle do fluxo de informaes e produo em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produo dos produtos necessrios nas quantidades e no tempo necessrio, reduzindo os tempos de espera, diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operaes de produo interna na fbrica e os processos de fornecimento de materiais de fornecedores externos.

3 - O KANBAN COMO SISTEMA DE CONTROLE DA PRODUO


O kanban um mtodo de adaptao s alteraes devido as variaes da demanda de produtos, sendo que os processos devem produzir os produtos necessrios, no tempo e quantidade necessrias. Assim sendo, a primeira necessidade para a produo no tempo exato conhecer as caractersticas de todo o processo produtivo sobre o tempo e quantidades necessidade em cada estao de trabalho. Ao contrrio do sistema convencional, a produo JIT utiliza o sistema de puxar. Puxar significa no processar at a solicitao, isto sob pedido. O sistema de puxar consiste em retirar as peas necessrias do processo precedente, iniciando o cicio na linha de montagem final, pois aqui que chega a informao com exatido de tempo e quantidades necessrias de peas para satisfazer s demandas.

4 - OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN


Como objetivos bsicos do sistema kanban pode-se salientar os seguintes: 1. Minimizar o inventrio em processo e os estoques de produtos acabados; 2. Minimizar a flutuao dos materiais em processo, visando simplificar o seu controle; 3. Reduzir o "lead time" de produo, 4. Evitar a transmisso de flutuaes ampliadas de demanda ou do volume de produo entre processos; 5. Descentralizar o controle da fbrica, fornecendo aos operadores e supervisares de rea tarefas no controle de produo e de estoque;

6. Permitir uma maior capacidade reativa do setor produtivo mudana da demanda; 7. Reduzir os defeitos atravs da diminuio dos lotes de fabricao; 8. Permitir o controle visual ao longo das etapas de fabricao; e 9. Fornecer os materiais sincronizadamente, em tempo e quantidade, conforme sua necessidade, no local certo.

5 - KANBAN DE PRODUO
Este carto determina o tipo e a quantidade que o processo precedente deve produzir. O kanban de ordem de produo frequentemente chamado de kanban em processo ou simplesmente kanban de produo. O kanban de produo usado apenas no centro de produo que produz a pea, e usualmente contm as seguintes informaes:

Descrio da pea, com a identificao do cdigo e nome desta; Descrio do processo e do centro de trabalho onde a pea fabricada; Capacidade do contenedor, o que indica quantas peas devem ser produzidas para este contenedor especfico; Local para estocagem, indicando o local onde as peas devem ser colocadas uma vez fabricadas

6 - PR-REQUISITOS PARA O KANBAN


Repetitividade da produo; Lotes de tamanhos reduzidos, de fato, os menores possveis; Pequenos tempos de preparao de mquinas e troca de ferramentas; Fluxos bem definidos de materiais, com disposio funcional das mquinas; Contenedores padronizados para cada tipo de pea; Produtos com ndices de qualidade o mais prximos a cem por cento; Mo-de-obra treinada e motivada para trabalhar em equipe para atingir objetivos e metas do sistema; Estabilidade do projeto de produtos, isto , so toleradas poucas mudanas; Manuteno preventiva para evitar paradas no programadas de mquinas.

CONCLUSO
Ao final deste trabalho, conclumos que o sistema de produo Kanban que tem por objetivo aplicar mtodos que visa melhorar o trabalho, evitando e diminuindo assim desperdcios no sistema de produo, melhorando o sistema produtivo, dando nfase na qualidade no produto final. Esta tcnica de produo de grande importncia no mundo atual, onde focada a qualidade no processo produtivo e na qualidade dos produtos acabados e oferecidos ao mercado, fazendo com que a empresa que possui este sistema se solidifique no mercado e possa se manter competitiva.

You might also like