You are on page 1of 114

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ol!

l! Hoje iremos conhecer a organizao e estruturao da Administrao Pblica brasileira, tema muito freqente nas provas do CESPE. Tentei ser o mais sucinto possvel, mas o tpico muito abrangente, o que fez com que a aula ficasse um pouquinho grande. Sei que voc no est preocupado com isso, pois melhor sobrar do que faltar conhecimento, mas, por via das dvidas, prometo que as outras aulas sero um pouco menos extensas. No mais, se voc possui alguma sugesto ou crtica que possam aumentar a qualidade do curso, no deixe de envi-las para o e-mail fabianopereira@pontodosconcursos.com.br ou diretamente para o frum. Lembre-se sempre de que o curso est sendo desenvolvido para que voc possa ter um excelente desempenho na prova de Direito Administrativo. O meu grande desejo que voc tambm possa sentir a gratificante sensao de ser um servidor pblico, assim como sinto, todos os dias, ao exercer as minhas funes no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais. Conte comigo nesta bela jornada! Bons estudos!

Fabiano Pereira. FACEBOOK: (www.facebook.com.br/professorfabianopereira)

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos no seno uma gota de gua no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa de Calcut

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------ORGANIZAO ADMINISTRATIVA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA

1. Conceito de Administrao Pblica ........................................... 2. rgos Pblicos

03

2.1. Teorias que buscam justificar a natureza jurdica da relao entre Estado e agentes pblicos 2.1.1. Teoria do mandato ...................................................... 2.1.2. Teoria da representao .............................................. 2.1.3. Teoria do rgo ........................................................... 2.2. Conceito de rgo pblico .............................................. 2.3. Criao e extino dos rgos pblicos .......................... 2.4. Capacidade processual ................................................... 2.5. Principais caractersticas dos rgos pblicos ................ 2.6. Classificao .................................................................. 3. Centralizao e descentralizao 3.1. Centralizao e descentralizao poltica ....................... 3.2. Centralizao e descentralizao administrativas ......... 3.2.1. Descentralizao Administrativa Territorial ................ 15 16 17 04 04 05 05 10 11 12 13

3.2.2. Descentralizao administrativa por servios ou outorga 17 3.2.3. Descentralizao por delegao ou colaborao ........... 18 4. Administrao Pblica Direta e Indireta 4.1. Administrao Pblica Direta ........................................... 19 4.2. Administrao Pblica Indireta ........................................ 20 4.3. Criao das entidades da Administrao Indireta ............ 21 5. Reviso de Vspera de Prova RVP ............................................ 24

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1. Conceito de Administrao Pblica A expresso Administrao Pblica no apresenta um sentido nico, pois pode ser estudada e analisada sob vrios enfoques diferentes. Dentre os vrios sentidos que podem ser atribudos referida expresso, encontram-se o sentido objetivo, material ou funcional e, ainda, o sentido subjetivo, formal ou orgnico. Em sentido subjetivo, a Administrao Pblica pode ser entendida como o conjunto de rgos, pessoas jurdicas (entidades polticas e entidades administrativas) e agentes pblicos encarregados do exerccio da funo administrativa. Esse um sentido que as bancas examinadoras gostam muito de exigir em suas provas, portanto, necessrio ficar atento. Ao utilizar a expresso Administrao Pblica em sentido subjetivo, a banca examinadora estar se referindo composio e organizao das entidades e rgos que integram a sua estrutura, a exemplo das autarquias, empresas pblicas, entidades polticas (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) etc. De outro lado, em sentido objetivo, material ou funcional, a expresso administrao pblica (que deve ser grafada com as iniciais minsculas), consiste na prpria funo administrativa exercida pelos rgos, entidades e agentes que integram a Administrao Pblica em sentido subjetivo. Nesse caso, estudaremos as atividades finalsticas exercidas pela administrao, a exemplo do fomento, servio pblico, polcia administrativa e interveno administrativa, e no a sua composio e estruturao. A partir de agora, utilizarei a expresso Administrao Pblica somente em seu sentido subjetivo, pois iremos restringir o nosso estudo, neste momento, aos rgos e entidades que a integram. E os agentes pblicos, sero esquecidos? claro que no, iremos estud-los posteriormente, em uma aula especfica, j que tambm integram a Administrao Pblica em sentido subjetivo.

2. rgos pblicos Todos aqueles capazes de contrair direitos e obrigaes so conhecidos como pessoas ou sujeitos de direito, podendo estabelecer relaes jurdicas com outras pessoas ou sujeitos de direito, pois a existncia de uma personalidade que possibilita o estabelecimento de relaes jurdicas. O Estado considerado um ente personalizado, ou seja, dotado de personalidade jurdica. Entretanto, no possui vontade prpria, no consegue se expressar diretamente para estabelecer relaes jurdicas com outras pessoas ou sujeitos de direito.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Sendo assim, obrigado a manifestar a sua vontade atravs da atuao de seus agentes pblicos, cujos atos praticados lhe so diretamente imputados (quando o agente pblico pratica um ato no exerccio da funo pblica como se o prprio Estado o tivesse praticado e, portanto, o ente estatal que inicialmente dever ser responsabilizado pelos prejuzos que eventualmente forem causados a terceiros). Diversas teorias foram criadas para tentar justificar a possibilidade de se atribuir a uma pessoa jurdica (Estado) atos praticados por pessoas fsicas (agentes pblicos). E, como no poderia ser diferente, so frequentes as questes em provas sobre o tema.

2.1. Teorias que buscam justificar a natureza jurdica da relao entre Estado e agentes pblicos 2.1.1. Teoria do mandato Essa teoria considerava o agente, pessoa fsica, como mandatrio da pessoa jurdica. Tem origem no direito civil, sendo a mais antiga das teorias criadas para explicar a ligao do Estado (que uma pessoa jurdica) a uma pessoa natural (agente pblico). Alegavam os seus defensores que os agentes pblicos atuavam em nome do Estado em virtude de uma suposta procurao fictcia que lhes havia sido outorgada. Vrias crticas surgiram em oposio teoria do mandato. A principal delas afirma que, como o Estado no tem vontade prpria, no poderia outorgar uma procurao a algum. Assim, a teoria restou superada e voc precisa saber de sua existncia apenas para fins de concurso pblico.

2.1.2. Teoria da representao Se comparada com a teoria anterior, possui critrios mais sensatos e razoveis, pois afirma que a atuao dos agentes pblicos expressaria a vontade do Estado em decorrncia de lei. O agente pblico seria equiparado a um tutor ou curador e o Estado seria um incapaz. Essa teoria tambm foi muito criticada, tendo sido descartada doutrinariamente, pois apresentava a ideia de que o Estado estaria escolhendo os seus prprios representantes, o que no acontece na tutela ou curatela. Ademais, se o representante ultrapassasse os poderes de representao e causasse prejuzo a terceiros, o Estado no poderia ser responsabilizado, o que inadmissvel.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.1.3. Teoria do rgo Criada pelo jurista alemo Otto Gierke, a teoria do rgo declara que o Estado manifesta a sua vontade atravs de seus rgos pblicos, que so titularizados por agentes pblicos. Os atos praticados pelos rgos so imputados pessoa jurdica a cuja estrutura esto integrados, o que se convencionou denominar de imputao volitiva. A teoria do rgo distingue a entidade, que possui personalidade jurdica, do rgo pblico, que desprovido de personalidade jurdica. Para responder s questes de prova: A teoria do rgo teve grande aceitao doutrinria e jurisprudencial no Brasil, portanto, importante que voc se lembre de que o Estado manifesta a sua vontade atravs de seus rgos pblicos, que so ocupados por agentes pblicos e no possuem personalidade jurdica.

2.2. Conceito de rgo pblico A conceituao de rgo pblico mais explorada pelas bancas examinadoras a do professor Hely Lopes Meirelles, que os conceitua como centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem. Uma das principais caractersticas do rgo pblico, que nada mais do que uma unidade organizacional (diviso administrativa) dentro de determinada entidade, o fato de no possuir personalidade jurdica prpria, j que os seus atos so atribudos (imputados) pessoa jurdica a qual pertencem. Antes de analisarmos as suas principais caractersticas, necessrio que voc saiba que os rgos pblicos so consequncia da desconcentrao administrativa. Pergunta: administrativa? Professor, o que significa desconcentrao

A desconcentrao nada mais que a distribuio interna de competncias dentro de uma mesma pessoa jurdica. Trata-se da criao de rgos pblicos que fazem parte de uma mesma estrutura, hierarquizada, criada com o objetivo de tornar mais gil e eficiente a execuo das finalidades administrativas previstas em lei. A desconcentrao pode ser efetuada tanto pelos entes que compem a Administrao Direta (Unio, Estados, Municpios ou Distrito Federal), quanto pelos entes que integram a Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas).

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em provas de concurso, mais comum voc encontrar questes afirmando que a desconcentrao ocorre no mbito de uma entidade pertencente Administrao Direta, o que no est errado. Contudo, lembre-se de que tambm poder ocorrer a criao de rgos dentro das entidades administrativas, ou seja, aquelas que integram a Administrao Indireta. Essa a informao prevista expressamente no 2o, artigo 1, da Lei 9.784/1099 (Lei de processo administrativo federal):
2o Para os fins desta Lei, consideram-se: I - rgo - a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta;

A UNIO pessoa jurdica regida pelo Direito Pblico, portanto, possui personalidade jurdica prpria, podendo contrair direitos e obrigaes. E, para facilitar a persecuo de seus objetivos, tanto o texto constitucional quanto a lei criaram vrios rgos dentro de sua estrutura (desconcentrao), encarregando cada um deles de funes especficas. Todavia, os atos praticados pelos rgos pblicos federais (da Unio) sero imputados prpria Unio, pois eles no detm personalidade jurdica e, portanto, no podem contrair direitos e obrigaes. Dificilmente voc encontrar uma questo em prova afirmando que a Unio criou uma lei X, a Unio julgou o processo W ou a Unio criou o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). Mas, por qu? simples. Porque a Unio possui em sua estrutura vrios rgos especializados e cada um deles responsvel por uma funo especfica. Exemplo: No mbito da Unio, a Constituio Federal criou alguns rgos pblicos, denominados independentes, que assumiram a responsabilidade de criar leis (Congresso Nacional, Cmara dos Deputados e Senado Federal), de julgar (Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justia, Juzes Federais, etc.) e de administrar a mquina estatal (Presidncia da Repblica). Assim, deve ficar bem claro que a Unio resolveu criar centros especializados de competncias (rgos pblicos) para facilitar o alcance de seus objetivos, estabelecidos expressamente no artigo 2 da CF/1988. Para responder s questes de prova: Todos esses rgos a que me referi e que esto previstos diretamente no texto constitucional no possuem personalidade jurdica. Assim, os atos que praticam so imputados diretamente Unio, que possui personalidade jurdica e pode contrair direitos e obrigaes. Caso um servidor do Senado Federal no exerccio de suas funes pblicas, por exemplo, pratique ato que cause prejuzos a um particular, este dever acionar judicialmente a Unio, caso queira pleitear uma indenizao por danos materiais e/ou morais, e no o Senado Federal.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Mas, por qu? Porque o Senado Federal um rgo e, portanto, no possui personalidade jurdica, fato que impede a sua responsabilizao pelos supostos danos materiais e/ou morais. A desconcentrao no ocorre somente no mbito da Administrao Direta da Unio, mas tambm nas esferas estadual, municipal e distrital. Ademais, tambm pode ocorrer no mbito das entidades da Administrao Pblica Indireta. Exemplos: Uma Secretaria Estadual de Fazenda, assim como todas as demais secretarias de governo de um Estado, so rgos pblicos estaduais. O mesmo ocorre na esfera municipal, em relao s secretarias municipais de governo, que tambm so rgos. Nos mesmos moldes, como consequncia da necessidade de especializao tcnica e respeito ao princpio constitucional da eficincia, os rgos tambm podem ser criados na estrutura de entidades integrantes da Administrao Pblica Indireta. Exemplo: O IBAMA, autarquia pertencente Administrao Pblica Federal Indireta e detentora de personalidade jurdica de Direito Pblico, possui em sua estrutura diversos rgos, cada um deles com atribuies e competncias prprias. Como no possuem personalidade jurdica, esses rgos no atuam em nome prprio, mas sim em nome do IBAMA. Portanto, todas as atividades administrativas executadas pelos rgos que integram a estrutura do IBAMA consideram-se praticados pela prpria autarquia, o que muito lgico.

Para ficar ainda mais fcil o entendimento, vamos analisar rapidamente a organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios, que est prevista na Lei Federal 10.683/03.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A Presidncia da Repblica o rgo mais importante dentro da organizao administrativa do Poder Executivo Federal. Nos termos da Lei 10.683/03, a Presidncia da Repblica possui, dentro de sua prpria estrutura, diversos outros rgos, que lhe so subordinados. Pergunta: Professor, dentro da estrutura de um rgo independente (Presidncia da Repblica, por exemplo), seria possvel a criao de outros rgos, subordinados ao primeiro? Com certeza! Em conformidade com o artigo 1 da citada lei, a Presidncia da Repblica constituda, essencialmente, pela Casa Civil; pela Secretaria-Geral; pela Secretaria de Relaes Institucionais; pela Secretaria de Comunicao Social; pelo Gabinete Pessoal; pelo Gabinete de Segurana Institucional; pela Secretaria de Assuntos Estratgicos; pela Secretaria de Polticas para as Mulheres; pela Secretaria de Direitos Humanos; pela Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial; pela Secretaria de Portos; e pela Secretaria de Aviao Civil, alm de vrios outros rgos de assessoramento. Ademais, importante destacar que os Ministrios tambm so rgos diretamente subordinados a outro rgo: a Presidncia da Repblica (o Ministrio da Previdncia, por exemplo, subordinado Presidncia da Repblica). Aprofundando um pouquinho mais, vlido destacar que os Ministrios tambm podem desconcentrar a sua estrutura administrativa, criando outros rgos internos. Para responder s questes do CESPE: A desconcentrao pressupe a existncia de apenas uma pessoa jurdica (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE). Assertiva correta. Exemplo: O inciso XII, artigo 29, da Lei 10.683/03, declara que o MINISTRIO DA FAZENDA possui em sua estrutura vrios outros rgos, que lhe so subordinados. Entre eles, podemos citar o Conselho Monetrio Nacional, o Conselho Nacional de Poltica Fazendria, o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados, o Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdncia Privada Aberta e de Capitalizao, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, a Cmara Superior de Recursos Fiscais, os 1o, 2o e 3o Conselhos de Contribuintes, o Conselho Diretor do Fundo de Garantia Exportao - CFGE, o Comit Brasileiro de Nomenclatura, o Comit de Avaliao de Crditos ao Exterior, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a Escola de Administrao Fazendria (ESAF) e at 05 (cinco) secretarias. No se desespere! Voc no precisa ficar decorando todos esses rgos, pois apenas estou explicando como que se constitui a estruturao de um rgo pblico.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para conseguir visualizar o que estou escrevendo, observe bem o seguinte organograma do Ministrio da Fazenda, que indica perfeitamente como esto dispostos os rgos que integram a sua estrutura administrativa:

Ateno: No organograma do Ministrio da Fazenda esto presentes todos os rgos e tambm entidades que fazem parte de sua estruturao. Todavia, lembre-se de que entidade no rgo pblico, pois possui personalidade jurdica prpria (a exemplo do BNB, SUSEP, CEF, Banco Central etc.). Apesar de estarem inseridas em seu organograma, as entidades administrativas no esto subordinadas ao Ministrio, mas somente vinculadas, conforme estudaremos posteriormente. Aprofundando novamente no assunto, vlido esclarecer que todos os rgos que integram a estrutura do Ministrio da Fazenda tambm podem desconcentrar as suas atividades administrativas, como acontece com a ESAF.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Observe que, na estrutura da ESAF, iremos encontrar diversos outros rgos, tais como diretorias, centros regionais, gerncias e chefias e, sendo assim, todos eles so fruto da desconcentrao. E para no ficar muito cansativo, gostaria apenas de ressaltar que todos os rgos citados abaixo tambm podem se desconcentrar, dando origem a novos rgos em suas respectivas estruturas. Na sequncia, os novos rgos criados tambm podero se desconcentrar e assim por diante. Bem, vai chegar um determinado momento em que a desconcentrao no mais ser possvel, por questo de lgica. De qualquer forma, lembre-se de que, independentemente do nvel ou do nmero de rgos que foram criados, sempre estaremos nos referindo a uma nica pessoa jurdica. Sendo assim, os atos praticados por todos os rgos que apresentei devero ser imputados Unio, que deu origem a toda essa desconcentrao.
Diretor Geral Diretor-Geral Adjunto Diretor-Geral Adjunto Diretoria de Administrao Dirad Diretoria de Atendimento e Coordenao de Programa Dirat Diretoria de Cooperao Tcnica e Pesquisa Dirco Diretoria de Educao Dired Diretoria de Recrutamento e Seleo Dires Centro Estratgico de Formao e Educao Permanente - Cefor Centro Regional Conjunto de Capacitao para a Amrica Latina no Brasil Cecab Gerencia do Programa de Educao Fiscal Geref Gerncia de Tecnologia da Informao Gerti Chefia do Contencioso de Cursos e Concursos Conte

2.3. Criao e extino dos rgos pblicos Nos termos do artigo 61, 1, II, e, combinado com o artigo 48, XI, da Constituio Federal, os rgos pblicos somente podem ser criados ou extintos atravs de lei. No momento da desconcentrao, podem ser levados em conta o critrio territorial ou material. Quando os rgos pblicos so criados em funo de sua localizao territorial, a exemplo da Superintendncia Regional da Polcia Federal em Minas Gerais, em So Paulo, na Bahia, no Amazonas e em outros Estados, ocorre a desconcentrao territorial.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Por outro lado, a desconcentrao pode ocorrer em razo da natureza das atividades a serem exercidas pelo rgo pblico, a exemplo do Ministrio da Sade, Ministrio da Educao, Ministrio dos Transportes, Ministrio da Previdncia, entre outros. Neste caso, estaremos diante da denominada desconcentrao material. Apesar de a criao de rgos pblicos depender de instrumento legal, importante esclarecer que a organizao e o funcionamento desses rgos pode ocorrer mediante a edio de decreto autnomo, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos (artigo 84, VI, a, da CF/88). Sendo assim, deve ficar bem claro que o Presidente da Repblica no pode criar ou extinguir rgos pblicos, mas pode expedir decreto para organizar o funcionamento desses rgos na Administrao Pblica Federal, desde que no implique aumento de despesas. Por simetria, tal prerrogativa tambm deve ser estendida aos demais Chefes do Executivo em mbito estadual, distrital e municipal. 2.4. Capacidade processual ou judiciria Segundo o entendimento majoritrio da doutrina, possvel definir a capacidade processual como a capacidade de estar em juzo, ou seja, a aptido para atuar pessoalmente na defesa de direitos e obrigaes, de exercer, por si s, os atos da vida civil. O artigo 7 do Cdigo de Processo Civil declara expressamente que "toda pessoa que se acha no exerccio dos seus direitos tem capacidade para estar em juzo". Pergunta: Professor, como os rgos pblicos no so pessoas (fsicas ou jurdicas), existe a possibilidade de figurarem no polo ativo ou passivo de uma relao processual (uma ao judicial)? Em regra, no. Entretanto, em carter excepcional, existem algumas situaes nas quais os rgos pblicos, mesmo no possuindo personalidade jurdica, poderiam integrar uma relao processual: 1) Para a defesa de suas prerrogativas funcionais: nesse caso, assegurada capacidade processual aos denominados rgos independentes e autnomos para ingressarem com mandado de segurana para a defesa de suas competncias, quando violada por outros rgos. Exemplo: Imaginemos que o Poder Executivo deixe de repassar ao Tribunal de Contas as verbas oramentrias que lhes so devidas, no prazo previsto no texto constitucional, desrespeitando a sua autonomia financeira. Nesse caso, o prprio Tribunal poder propor um mandado de segurana com o objetivo de defender as suas prerrogativas constitucionais (direito ao recebimento dos repasses oramentrios, pois, sem esses recursos, o Tribunal de Contas no consegue sequer arcar com as suas despesas bsicas de funcionamento).
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2) Na defesa dos interesses e direitos dos consumidores: nos termos do inciso III, artigo 82, do Cdigo de Defesa do Consumidor, alguns rgos pblicos (mesmo no possuindo personalidade jurdica) so legitimados a ingressarem com ao judicial na defesa dos interesses e direitos dos consumidores, individualmente ou a ttulo coletivo. Exemplo: apesar de ser um rgo pblico, o PROCON tem importante atuao em favor dos consumidores. O Superior Tribunal de Justia, no julgamento do Recurso Especial 200827/SP, reconheceu a sua capacidade processual para ingressar com ao judicial:
Ao civil pblica. Direitos individuais homogneos. Cobrana de taxas indevidas. Candidatos a inquilinos. Administradoras de imveis. Legitimidade ativa do PROCON Coordenadoria de Proteo e Defesa do Consumidor, por meio da Procuradoria Geral do Estado para ajuizar ao coletiva para proteo de direitos individuais homogneos. Prescrio. Multa do art. 84, 4, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Repetio em dobro. Multa do art. 538, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil. Smula n 07 da Corte. 1. O PROCON - Coordenadoria de Proteo e Defesa do Consumidor, por meio da Procuradoria Geral do Estado, tem legitimidade ativa para ajuizar ao coletiva em defesa de interesses individuais homogneos, assim considerados aqueles direitos com origem comum, divisveis na sua extenso, variveis individualmente, com relao ao dano ou responsabilidade. So direitos ou interesses individuais que se identificam em funo da origem comum, a recomendar a defesa coletiva, isto , a defesa de todos os que esto presos pela mesma origem. No caso, o liame est evidenciado, alcanando os candidatos a inquilinos que so cobrados de taxas indevidas (STJ, Resp 200827/SP, relator Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, 3 T., j. 26/08/2002, DJ 09/12/2002, p. 339).

No julgamento do Recurso Especial n 1.164.017/PI, de relatoria do Ministro Castro Meira, cujo acrdo foi publicado em 06/04/2010, a Primeira Seo do Superior Tribunal de Justia decidiu que a Cmara de Vereadores no possui personalidade jurdica, mas apenas personalidade judiciria ( capacidade judiciria), de modo que somente pode demandar em juzo para defender os seus direitos institucionais, entendidos esses como sendo os relacionados ao funcionamento, autonomia e independncia do rgo. Para se aferir a legitimao ativa dos rgos legislativos, necessrio qualificar a pretenso em anlise para se concluir se est, ou no, relacionada a interesses e prerrogativas institucionais.

2.5. Principais caractersticas dos rgos pblicos Os professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo sintetizaram muito bem as principais caractersticas dos rgos pblicos, que esto presentes na maioria deles (no em todos):

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1) Integram a estrutura de uma pessoa jurdica; 2) No possuem personalidade jurdica; 3) So resultado da desconcentrao; 4) Alguns possuem autonomia gerencial, oramentria e financeira; 5) Podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gesto com outros rgos ou com pessoas jurdicas (CF, art. 37, 8.); 6) No tm capacidade para representar em juzo a pessoa jurdica que integram; 7) Alguns tm capacidade processual para a defesa em juzo de suas prerrogativas funcionais; 8) No possuem patrimnio prprio.

2.6. Classificao So vrias as classificaes de rgos pblicos elaboradas pelos doutrinadores brasileiros, contudo, nas provas de concurso pblico, a do professor Hely Lopes Meirelles ainda a mais utilizada. 1) Quanto posio ocupada na escala governamental ou administrativa (quanto posio estatal): rgos independentes, autnomos, superiores e subalternos. Independentes so os rgos previstos diretamente no texto constitucional, representativos dos Poderes Legislativo (Congresso Nacional, Senado, Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Cmara de Vereadores), Executivo (Presidncia da Repblica, Governadoria dos Estados, DF e Prefeituras) e Judicirio (com todos os seus rgos). possvel incluir nessa classificao tambm o Ministrio Pblico e os Tribunais de Contas. Destaca-se que esses rgos no esto subordinados a quaisquer outros e so ocupados por agentes polticos. Autnomos so os rgos que se encontram diretamente subordinados aos rgos independentes, apesar de figurarem no topo da hierarquia administrativa. Detm autonomia tcnica, administrativa e financeira. Dentre eles, podemos citar os Ministrios, os rgos integrantes da estrutura administrativa da Presidncia da Repblica (Casa Civil, SecretariaGeral, Secretaria de Relaes Institucionais, etc), entre outros.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Os rgos superiores so aqueles que detm poder de direo, controle, deciso e comando dos assuntos de sua competncia especfica, mas sempre sujeitos subordinao e ao controle hierrquico de uma chefia mais alta. Nessa categoria, podemos incluir os rgos que esto diretamente subordinados aos rgos autnomos e, em alguns casos, at mesmo aos rgos independentes, tais como as gerncias, as coordenadorias, as procuradorias, os departamentos, as secretarias-gerais etc. Os rgos subalternos so aqueles que tm reduzido poder decisrio, responsveis por atribuies meramente executivas. Segundo o professor Hely Lopes Meirelles, esses rgos destinam-se realizao de servios de rotina, tarefas de formalizao de atos administrativos, cumprimento de decises superiores e primeiras decises em casos individuais, tais como os que, nas reparties pblicas, executam as atividades-meio e atendem ao pblico, prestando-lhes informaes e encaminhando os requerimentos, como as portarias e as sees de expediente. 2) Quanto estrutura: simples e compostos. Podemos entender como rgos simples aqueles constitudos por um nico centro de competncia. So rgos que no possuem em sua estrutura outros rgos que lhe sejam subordinados, atuando de forma isolada. No possuem subdivises internas. O nmero de agentes pblicos que compem o rgo no relevante para essa definio, o que interessa a inexistncia de outros rgos em sua estrutura, sendo possvel citar como exemplo uma portaria ou uma seo de cpias de documentos. Os rgos compostos so fruto da desconcentrao administrativa e renem, em sua estrutura, diversos outros rgos, que lhes so subordinados. Podemos citar como exemplo o Ministrio da Fazenda, que possui em sua estrutura diversos outros rgos, como a Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, ESAF, entre outros. 3) Quanto atuao funcional: rgos singulares ou unipessoais e colegiados ou pluripessoais. rgos singulares ou unipessoais so aqueles cujas atuaes e decises mais importantes esto centralizadas em um nico agente, que o seu titular. Isso no quer dizer que o rgo tenha que ser formado por um nico agente (na maioria das vezes, o rgo formado por diversos agentes), mas sim que as decises sejam tomadas pelo seu representante mximo. Como exemplo, podemos citar as chefias do Poder Executivo (Presidncia da Repblica, Governadoria dos Estados e do DF e Prefeituras), pois, nesses casos, as decises so centralizadas na autoridade mxima (Chefe do Executivo), independentemente da quantidade de agentes pblicos que trabalhem no rgo.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Colegiados ou pluripessoais so aqueles que atuam mediante a manifestao obrigatria e conjunta de seus principais membros, mediante votao, sendo necessria a observncia das regras previstas nos respectivos regimentos internos. Podemos citar como exemplo as casas legislativas, os tribunais integrantes do Poder Judicirio (o plenrio do STF um caso tpico) e os rgos que tm a denominao de comisso, conselho, turma, etc.

4) Quanto s funes exercidas: ativos, consultivos e de controle. rgos ativos so aqueles que editam atos administrativos com o objetivo de materializar as atividades administrativas, como acontece com os Ministrios, por exemplo. rgos consultivos so aqueles que elaboram pareceres com o objetivo de subsidiar as decises de outros rgos pblicos, a exemplo do Conselho de Defesa Nacional. rgos de controle so aqueles que exercem atribuies de fiscalizao e controle em relao a outros rgos, a exemplo do Tribunal de Contas da Unio.

3. Centralizao e descentralizao 3.1. Centralizao e descentralizao poltica As expresses centralizao e descentralizao podem ser estudadas tanto no mbito do Direito Constitucional quanto no mbito do Direito Administrativo. Analisando-as sob o mbito constitucional, a expresso centralizao refere-se manuteno do poder poltico (poder de legislar) em um nico ncleo. Nesse caso, a funo legislativa no repartida entre vrios entes, mas centralizada em um ente central, que o nico responsvel pela edio de leis, que so de mbito nacional. o que ocorre nos denominados Estados Unitrios, sendo possvel citar como exemplos o Uruguai, a Frana, a Itlia, dentre outros. Na descentralizao ocorre justamente o contrrio, pois o poder de legislar (poder poltico) repartido entre vrias pessoas jurdicas, como acontece no Brasil. Nesse caso, alm da Unio (atravs do Congresso Nacional), tambm podem criar leis os Estados, Distrito Federal e os Municpios, atravs de suas respectivas casas legislativas. A descentralizao poltica caracterstica marcante nos pases que adotam a Federao como forma de estado, como ocorre no Brasil e nos Estados Unidos.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3.2. Centralizao e descentralizao administrativas Sob o enfoque do Direito Administrativo, a centralizao ocorre quando a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios exercem diretamente, em face dos beneficirios, as atividades administrativas que esto em suas respectivas competncias, sem interferncia de outras pessoas fsicas ou jurdicas. Nesse caso, alm de o ente estatal ser o titular da funo administrativa, ainda ser o responsvel pela execuo de tal atividade, que ocorrer atravs de seus respectivos rgos e agentes pblicos. Exemplo: Na esfera municipal, o servio de ensino fundamental exercido diretamente pelo Municpio, atravs das escolas pblicas, que so rgos pblicos. Pergunta: Diante do que acabei de afirmar, suponhamos que um estudante sofra graves leses corporais no interior da escola, causadas por um professor. Caso o pai decida ajuizar uma ao de reparao pelos respectivos danos morais e materiais sofridos pelo filho, quem responder judicialmente? O Municpio, a Secretaria Municipal de Educao ou a prpria escola? Pense bem... Tem certeza? claro que ser o Municpio, pois, dentre as alternativas apresentadas, o nico que possui personalidade jurdica. A Secretaria Municipal de Educao apenas um rgo inserido na estrutura administrativa do Municpio, assim como a escola pblica tambm um rgo, nesse caso, inserido na estrutura da Secretaria Municipal. Por outro lado, ocorre a descentralizao administrativa quando um ente estatal (Unio, Estados, DF e Municpios) transfere a outra pessoa, pblica ou privada, o exerccio de uma determinada atividade administrativa. Nesse caso, a funo administrativa no ser executada por rgos pblicos, mas por outra pessoa jurdica, com personalidade jurdica distinta do ente estatal que transferiu a execuo da funo administrativa. Conforme declara o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, na descentralizao, o Estado atua indiretamente, pois o faz atravs de outras pessoas, seres juridicamente distintos dele, ainda quando sejam criaturas suas e por isso mesmo se constituam, como ao diante se ver, em parcelas personalizadas da totalidade do aparelho administrativo estatal. Na descentralizao administrativa, existir uma pessoa interposta entre o Estado e o beneficirio da atuao estatal, que ser denominada entidade descentralizada. Esta ser responsvel por desempenhar a atividade administrativa, ou seja, prestar o servio pblico, exercer o poder de polcia administrativa ou praticar atividades de fomento pblico.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------EXEMPLO DE PROVA: (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Considere que o rgo responsvel pela infraestrutura de transporte de determinada regio repassou para outra pessoa jurdica a atribuio de executar obras nas estradas sob sua jurisdio. Nessa situao, caracteriza-se a ocorrncia de desconcentrao. A desconcentrao ocorre sempre no mbito de uma mesma pessoa jurdica, dando origem a rgos pblicos. Dessa forma, como o texto da assertiva afirmou que a execuo de obras foi repassada para outra pessoa jurdica, ficou caracterizada a descentralizao da atividade. A doutrina majoritria apresenta trs espcies de descentralizao administrativa: a descentralizao territorial (ou geogrfica); a descentralizao por servios ou outorga (descentralizao funcional ou tcnica); descentralizao por colaborao ou delegao. 3.2.1. Descentralizao Administrativa Territorial Antes de a Constituio Federal de 1988 determinar a extino dos territrios, existia, no Brasil, a denominada descentralizao territorial ou geogrfica. Nessa espcie de descentralizao, cria-se um territrio (que ter personalidade jurdica de Direito Pblico interno) e a ele concedida capacidade administrativa genrica. A descentralizao territorial ocorre tipicamente nos Estados Unitrios, como o exemplo da Frana. No Brasil, atualmente, no temos esse tipo de descentralizao, pois a Constituio Federal de 1988 determinou a transformao dos antigos territrios de Roraima e do Amap em Estados da Federao (artigo 14 do ADCT da CF/88). Da mesma forma, o antigo territrio de Fernando de Noronha foi incorporado ao Estado de Pernambuco, nos moldes do artigo 15 do ADCT da CF/88. Apesar de no existirem territrios no Brasil, lembre-se de que o artigo 18 da CF/88 afirma que os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar. Sendo assim, caso posteriormente o Congresso Nacional decida pela criao de um novo territrio, este ser fruto de uma descentralizao administrativa da Unio, integrando a sua estrutura. 3.2.2. Descentralizao administrativa por servios ou outorga Na descentralizao por outorga, uma entidade poltica (Unio, Estados, DF e Municpios) cria ou autoriza a criao, em ambos os casos atravs de lei especfica, de entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista) que recebero a titularidade e a responsabilidade pela execuo de uma determinada atividade administrativa.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Exemplo: O inciso VI, artigo 23, da CF/1988, declara expressamente que competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios protegerem o meio ambiente e combaterem a poluio em qualquer de suas formas. Sendo assim, na esfera federal, a Unio poderia exercer diretamente essa atribuio administrativa de proteger o meio ambiente, criando um rgo pblico especfico para tal. Entretanto, com o objetivo de diminuir o excesso de atividades administrativas que esto sob a sua responsabilidade e, ainda, em respeito ao princpio constitucional da eficincia, a Unio decidiu descentralizar essa atividade, criando o IBAMA. O IBAMA foi criado sob a forma de uma autarquia e recebeu, atravs de lei especfica, a titularidade e a execuo, em todo o territrio nacional, do poder de polcia administrativa na rea ambiental, por prazo indeterminado. vlido destacar que, por ser uma autarquia, o IBAMA ser uma pessoa jurdica de Direito Pblico, ou seja, ter personalidade jurdica prpria e, portanto, estar apto a contrair direitos e obrigaes em seu prprio nome.

3.2.3. Descentralizao por delegao ou colaborao Na descentralizao por delegao, uma entidade poltica (Unio, Estados, DF e Municpios) ou administrativa, atravs de contrato administrativo ou ato unilateral, transfere o exerccio de determinada atividade administrativa a uma pessoa fsica ou jurdica, que j atuava anteriormente no mercado. Algumas diferenas existentes na descentralizao por outorga e delegao so muito cobradas em concursos e, portanto, vejamos as principais: 1) Na outorga ocorre a transferncia da titularidade e da execuo do servio, enquanto na delegao ocorre apenas a transferncia da execuo, ou seja, a titularidade do servio permanece com o ente estatal. Exemplo: Em mbito municipal, muito comum a contratao de empresas privadas para a prestao do servio pblico de transporte coletivo urbano, apesar de esta atividade ser prevista no inciso V do artigo 30 da CF/88 como de competncia do Municpio. Isso ocorre em virtude da descentralizao por delegao, que possibilita ao ente estatal firmar um contrato administrativo de concesso de servio pblico, atravs do qual ser transferida ao particular apenas a execuo do servio e no a titularidade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Apesar da delegao do servio, compete ao Municpio exercer uma ampla fiscalizao dos servios que esto sendo prestados pela concessionria, garantindo-se, assim, a qualidade, a eficincia e a satisfao dos usurios. 2) Na outorga, a transferncia da titularidade e da execuo dos servios ocorre atravs de lei, enquanto, na delegao, ocorre atravs de contrato administrativo ou ato unilateral (nos casos das autorizaes de servios pblicos, por exemplo). 3) Em regra, a outorga ocorre por prazo indeterminado, enquanto a delegao tem prazo determinado em contrato. 4) Na outorga, a transferncia da titularidade e da execuo do servio feita apenas por uma entidade poltica (Unio, Estados, DF e Municpios). Por outro lado, na delegao possvel que tenhamos no plo ativo da transferncia da execuo do servio tanto uma entidade poltica quanto uma entidade administrativa, apesar de esta ltima hiptese no ser muito comum. No setor de telecomunicaes, temos um bom exemplo de delegao efetuada por uma entidade administrativa: a ANATEL, que uma autarquia, transferiu para os particulares apenas a execuo dos servios de telecomunicaes, permanecendo com a titularidade. Para responder s questes do CESPE: Considere que um estado crie, por meio de lei, uma nova entidade que receba a titularidade e o poder de execuo de aes de saneamento pblico. Nessa situao, configura-se a descentralizao administrativa efetivada por meio de outorga (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE). Assertiva correta. 4. Administrao Pblica Direta e Indireta So muito comuns as questes em provas diferenciando Administrao Pblica Direta e Indireta. Entretanto, tenho certeza de que voc jamais errar esse tipo de questo em prova, pois iremos estudar profundamente o tema, analisando todas as espcies de entidades que integram a Administrao Pblica, principalmente a indireta.

4.1. Administrao Pblica Direta O Decreto-Lei n. 200/67, em seu artigo 4, inciso I, declara expressamente que a Administrao Pblica Federal compreende a Administrao Direta, que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos ministrios e ainda a Administrao Indireta. Como possvel perceber, o conceito de Administrao Pblica Direta est previsto diretamente no texto legal, no comportando maiores dvidas ou discusses. Na esfera federal, composta pela Unio (que detm personalidade jurdica de direito pblico) e de todos os rgos que integram a
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------estrutura da Presidncia da Repblica, previstos na Lei 10.683/03: Ministrios, Casa Civil, Secretaria-Geral, Secretaria de Relaes Institucionais, Secretaria de Comunicao Social, entre outros. Da mesma forma que ocorre na esfera federal, os Estados, Distrito Federal e Municpios possuem autonomia poltica para se auto-organizarem. Entretanto, o que se observa na prtica que todos os entes polticos estaduais e municipais tm seguido a estrutura administrativa estabelecida no mbito da Unio. 4.2. Administrao Pblica Indireta Alm de apresentar expressamente o conceito de Administrao Direta, o Decreto-Lei 200/67, em seu artigo 4, II, a, declara ainda que a Administrao Pblica Federal Indireta compreende as autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas, todas dotadas de personalidade jurdica prpria. Todavia, importante destacar que a Lei 11.107/05, que dispe sobre os consrcios pblicos, estabelece expressamente em seu artigo 6, 1, que o consrcio pblico com personalidade jurdica de Direito Pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. Ateno: No conceito de Administrao descentralizada, anteriormente estudado, esto includas todas as entidades que integram a Administrao Indireta, ou seja, as autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas, que recebem a incumbncia de executarem uma determinada funo administrativa mediante outorga. Alm disso, vlido lembrar que tambm se incluem nesse conceito as pessoas fsicas ou jurdicas privadas que executam atividades administrativas mediante delegao, a exemplo dos concessionrios, permissionrios e autorizatrios de servios pblicos. Para responder s questes de prova: Fique atento s pegadinhas de prova, pois as expresses Administrao Descentralizada e Administrao Indireta no so sinnimas. Nesta ltima, no se incluem os concessionrios, permissionrios e autorizatrios de servios pblicos.

4.3. Criao das entidades integrantes da Administrao Indireta As regras constitucionais para a criao das entidades integrantes da Administrao Pblica Indireta esto previstas no inciso XIX, artigo 37, da Constituio Federal de 1988:
XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Como possvel observar, algumas entidades sero criadas diretamente por lei especfica (autarquias e fundaes pblicas de direito pblico) e outras tero a sua criao autorizada por lei especfica (fundaes pblicas de Direito Privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista). Fique atento, pois essas peculiaridades so muito cobradas em provas. Caso a entidade seja criada diretamente por lei especfica, ser instituda com personalidade jurdica de direito pblico. Entretanto, se a criao for apenas autorizada por lei especfica, ser regida pelo direito privado. Uma questo que anteriormente gerou bastante polmica, mas que parece ter sido pacificada pelo Supremo Tribunal Federal, refere-se existncia de duas espcies de fundaes pblicas: de Direito Pblico e de Direito Privado. A polmica foi criada porque at a promulgao da emenda constitucional 19, que alterou o artigo 37, XIX, da CF/1988, as fundaes pblicas no podiam ter a criao autorizada por lei especfica, somente podiam ser criadas por lei especfica. O texto anterior era o seguinte: XIX - somente por lei especfica podero ser criadas empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias ou fundaes pblicas. O Supremo Tribunal Federal j se manifestou por vrias vezes no sentido de que existem duas espcies de fundaes pblicas: as de Direito Pblico e as de Direito Privado. As primeiras so criadas por lei especfica, nos mesmos moldes das autarquias e, portanto, so regidas pelo Direito Pblico. A segunda espcie ter a criao autorizada por lei especfica e, portanto, ser regida pelo Direito Privado. Alm disso, independentemente do regime adotado (pblico ou privado), as fundaes pblicas somente podero atuar em reas definidas em lei complementar, que, at o momento, ainda no foi criada. No processo de criao de autarquias e fundaes pblicas de Direito Pblico, a prpria lei especfica ser responsvel por conceder personalidade jurdica a essas entidades, independentemente de registro posterior de seus atos constitutivos nos rgos competentes (Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas ou Junta Comercial, por exemplo). Em relao s entidades que tm a criao apenas autorizada em lei especfica (fundaes pblicas de Direito Privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista), a personalidade jurdica somente ser assegurada com a edio de decreto pelo chefe do Poder Executivo (que ser responsvel pela organizao e estruturao da entidade) e o respectivo registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial ou no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Nas pessoas jurdicas de Direito Pblico, a prpria lei criadora concede existncia jurdica entidade, ou seja, personalidade jurdica que culmina na possibilidade de contrair direitos e obrigaes em nome prprio. Em relao s entidades regidas pelo Direito Privado, essa possibilidade de contrair direitos e obrigaes somente ocorrer com a publicao da lei especfica autorizando a criao e, na sequncia, com a elaborao e registro do ato constitutivo (decreto do Chefe do Executivo) nos rgos competentes. Outro dispositivo que merece destaque o inciso XX, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, que apresenta as regras gerais sobre a criao de subsidirias de empresas pblicas e sociedades de economia mista: XX depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada. Inicialmente, vlido esclarecer que, para a criao de subsidirias, no existe a necessidade de lei especfica, mas somente autorizao legislativa (qualquer espcie legislativa). Alm disso, nos termos constitucionais, a autorizao legislativa tem que ser concedida em cada caso, ou seja, a cada criao de uma nova subsidiria. Contudo, apesar de o texto constitucional ser expresso ao afirmar a necessidade de autorizao legislativa para cada caso, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 1649, decidiu que a autorizao legislativa especfica para a criao de empresas subsidirias dispensvel nos casos em que a lei autorizativa de criao da sociedade de economia mista ou empresa pblica matriz tambm previu a eventual formao das subsidirias. "ADI 1649 / DF. EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 9478/97. AUTORIZAO PETROBRS PARA CONSTITUIR SUBSIDIRIAS. OFENSA AOS ARTIGOS 2 E 37, XIX E XX, DA CONSTITUIO FEDERAL. INEXISTNCIA. ALEGAO IMPROCEDENTE. 1. A Lei 9478/97 no autorizou a instituio de empresa de economia mista, mas sim a criao de subsidirias distintas da sociedade-matriz, em consonncia com o inciso XX, e no com o XIX do artigo 37 da Constituio Federal. 2. dispensvel a autorizao legislativa para a criao de empresas subsidirias, desde que haja previso para esse fim na prpria lei que instituiu a empresa de economia mista matriz, tendo em vista que a lei criadora a prpria medida autorizadora. Ao direta de inconstitucionalidade julgada improcedente." Assim, o entendimento que deve prevalecer para concursos pblicos o de que a autorizao para a criao de subsidirias pode ser genrica (conforme o entendimento do STF), ou, ainda, que deve ser concedida autorizao legislativa em cada caso (quando a questo cobrar o texto literal do inciso XX, do artigo 37, da CF/1988).
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Fique atento ao modelo de questo, pois podem ser cobrados os dois entendimentos. Todavia, voc saber identificar a resposta facilmente, pois a banca no apresentar as duas possibilidades na mesma questo (pelo menos eu ainda no vi!). Ultrapassada esta parte introdutria sobre a Administrao Pblica, comearemos a estudar, a partir de agora, cada uma das entidades que integram a Administrao Pblica Indireta, com as suas respectivas peculiaridades. Por serem vrias as entidades (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista e consrcios pblicos de Direito Pblico), procurarei ser bastante objetivo, restringindo-me s informaes que so realmente importantes para as provas.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------REVISO DE VSPERA DE PROVA - R.V.P. 1. Criada pelo jurista alemo Otto Gierke, a teoria do rgo declara que a o Estado manifesta a sua vontade atravs de seus rgos, que so compostos de agentes pblicos. Sendo assim, a vontade do rgo imputada pessoa jurdica a cuja estrutura est integrado, o que se convencionou denominar de imputao volitiva; 2. No confunda desconcentrao e descentralizao. A primeira nada mais que a distribuio interna de competncias dentro de uma mesma pessoa jurdica, ou seja, a criao de rgos pblicos que fazem parte de uma estrutura hierarquizada, criada com o objetivo de tornar mais eficiente a execuo das finalidades administrativas previstas em lei. A segunda ocorre quando a Unio, DF, Estados ou Municpios desempenham algumas de suas funes por meio de outras pessoas jurdicas. A descentralizao pressupe a existncia de duas pessoas jurdicas distintas: o Estado e a entidade que executar o servio, por ter recebido do Estado essa atribuio; 3. As principais caractersticas dos rgos pblicos, que esto presentes na maioria deles (no em todos), so: integram a estrutura de uma pessoa jurdica; no possuem personalidade jurdica; so resultado da desconcentrao; alguns possuem autonomia gerencial, oramentria e financeira; podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gesto com outros rgos ou com pessoas jurdicas (CF, art. 37, 8.); no tem capacidade para representar em juzo a pessoa jurdica que integram; alguns tem capacidade processual para a defesa em juzo de suas prerrogativas funcionais e no possuem patrimnio prprio. 4. Independentes so os rgos previstos diretamente no texto constitucional, representativos dos Poderes Legislativo (Congresso Nacional, Senado, Cmara dos Deputados, Assemblias Legilativas e Cmara de Vereadores) Executivo (Presidncia da Repblica, Governadoria dos Estados, DF e Prefeituras) e Judicirio (com todos os seus rgos). possvel incluir nesta classificao tambm o Ministrio Pblico e os Tribunais de Contas; 5. Fique atento para no confundir descentralizao por outorga e descentralizao por delegao. Na outorga ocorre a transferncia da titularidade e da execuo do servio, enquanto na delegao ocorre apenas a transferncia da execuo, ou seja, a titularidade do servio permanece com o ente estatal; 6. Algumas entidades administrativas sero criadas diretamente por lei especfica (autarquias e fundaes pblicas de direito pblico) e outras tero a sua criao autorizada por lei especfica (fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista). Fique atento, pois essas peculiaridades so muito cobradas em provas;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------7. O Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que existem duas espcies de fundaes pblicas, as de direito pblico e as de direito privado. As primeiras so criadas por lei, nos mesmos moldes das autarquias e, portanto, sero regidas pelo direito pblico. As segundas tero a criao autorizada por lei e, sendo assim, sero regidas pelo direito privado. 8. vlido esclarecer que para a criao de subsidirias no existe a necessidade de lei especfica, mas somente autorizao legislativa (qualquer espcie legislativa). Alm disso, a autorizao legislativa tem que ser concedida em cada caso, ou seja, a cada criao de uma nova subsidiria. Contudo, apesar do texto constitucional ser expresso ao afirmar a necessidade de autorizao legislativa para cada caso, em 2004 o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 1649, decidiu que a autorizao legislativa especfica para a criao de empresas subsidirias dispensvel nos casos em que a lei autorizativa de criao da empresa de economia mista ou empresa pblica matriz tambm previu a eventual formao das subsidirias.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------ENTIDADES DA ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA

1. Consideraes iniciais .............................................................

27

2. Espcies de entidades integrantes da administrao pblica indireta 2.1. Autarquias ..................................................................... 2.1.2. Autarquias em regime especial ................................... 2.1.3. Autarquias profissionais ............................................. 2.2. Fundaes pblicas ........................................................ 2.3. Empresas pblicas e sociedades de economia mista ..... 27 37 38 40 44

3. Reviso de vspera de prova RVP.........................................

55

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1. Consideraes iniciais De incio, importante que voc saiba diferenciar algumas expresses que so muito comuns em provas: entidades, entes ou pessoas polticas, entidades ou entes estatais e entidades ou entes administrativos. As expresses entidades, entes ou pessoas polticas, bem como entidades ou entes estatais, so expresses sinnimas, utilizadas para se referir Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. De outro lado, as expresses entidades ou entes administrativos so utilizadas para designar as autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista e consrcios pblicos de Direito Pblico. Os entes polticos ou estatais sempre sero pessoas jurdicas de Direito Pblico interno. Por outro lado, as entidades administrativas podem ser institudas sob a forma de pessoas jurdicas de Direito Pblico (autarquias, fundaes de direito pblico e consrcios pblicos) ou de Direito Privado (fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista). E no pense que, em razo de sua simplicidade, esse tema no cobrado em provas. No concurso pblico para o cargo de Analista Judicirio do TRE/GO, realizada pelo CESPE em 2009, foi elaborada uma questo sobre o tema: Para responder s questes do CESPE: A Unio, os estados, os municpios e o Distrito Federal so entidades polticas que compem a administrao pblica direta (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE). Assertiva correta.

2. Espcies de entidades integrantes da Administrao Pblica indireta 2.1. Autarquias Conforme nos informa o saudoso professor Digenes Gasparini, o vocbulo autarquia, de origem helnica, significa comando prprio, autogoverno. Entretanto, conforme veremos mais adiante, no conveniente que se faa uma estrita ligao entre o vocbulo autarquia e governo prprio, pois outras entidades administrativas tambm possuem essas caractersticas e, nem por isso, so denominadas autarquias. Cuidado! No correto afirmar que as autarquias possuem autonomia poltica (autonomia de governo), pois essa uma caracterstica inerente s entidades estatais (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). As autarquias possuem capacidades exclusivamente administrativas e, para exerc-las com maior eficincia, possuem autoadministrao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A principal caracterstica das autarquias est relacionada natureza das atividades que desenvolvem: atividades tpicas de Estado, em regra. Esto includas no mbito das atividades tpicas de Estado segurana pblica, diplomacia, arrecadao e fiscalizao de tributos e contribuies previdencirias, vigilncia sanitria, fiscalizao e proteo ao meio ambiente, entre outras. Apesar do que acabei de afirmar, importante esclarecer que nem sempre as autarquias exercero atividades tpicas de Estado, a exemplo da UFMG (autarquia federal), que desempenha atividades de pesquisa, ensino e extenso universitrios, que no so tpicas de Estado, j que tambm so realizadas por particulares.

2.1.1. Conceito As autarquias possuem personalidade jurdica de Direito Pblico e integram a Administrao Indireta e Descentralizada, sendo criadas por lei especfica para o exerccio de funes administrativas tpicas de Estado, tais como previdncia e assistncia social (INSS), polcia administrativa (IBAMA), regulao de determinados setores da economia (Banco Central e Comisso de Valores Mobilirios - CVM), assistncia social (INCRA) e at mesmo atuao na rea de sade, em situaes excepcionais. O Decreto-Lei 200/67, em seu artigo 5, I, conceitua autarquia como o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. Doutrinariamente, interessante o conceito formulado pela professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, para quem autarquia uma pessoa jurdica de Direito Pblico, criada por lei, com capacidade de autoadministrao, para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. As autarquias se caracterizam como uma brao do prprio Estado, sendo as primeiras entidades administrativas a quem foram transferidas a titularidade e a execuo de atividades administrativas especficas. Para responder s questes de prova: Caso voc encontre as expresses funo ou atividade tpica de Estado ou funo ou atividade tpica do Poder Pblico em uma questo de prova sobre Administrao Indireta, provavelmente a resposta estar relacionada com a autarquia. Moleza!

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.1.2. Natureza jurdica As autarquias possuem personalidade jurdica de Direito Pblico, podendo contrair direitos e obrigaes em nome prprio, pois so entidades distintas daquelas responsveis pela sua criao. Exemplo: O IBAMA, que uma autarquia federal, foi criado pela Unio, mediante lei especfica, para o exerccio do poder de polcia administrativa na rea ambiental. Entretanto, o IBAMA possui personalidade jurdica prpria, distinta da Unio e, portanto, deve atuar de maneira autnoma no exerccio de suas funes administrativas. O mesmo ocorre com o BANCO CENTRAL, que tambm uma autarquia federal e, portanto, possui personalidade jurdica distinta da Unio. A personalidade jurdica de Direito Pblico, atribuda s autarquias, consequncia direta dos fins e atividades administrativas que ficam sob a sua responsabilidade. Em regra, como exercem funes tpicas de Estado, nada mais coerente do que atribuir s autarquias todas as prerrogativas provenientes do regime jurdico-administrativo, assim como acontece com as entidades estatais (que tambm so regidas pelo Direito Pblico). No mesmo sentido, como consequncia da autonomia e independncia autrquica, perfeitamente possvel que a Unio, por exemplo, ajuze uma ao judicial em face do IBAMA, ou vice e versa, pois ambas as entidades tm personalidade jurdica prpria.

2.1.3. Criao e extino Nos termos do inciso XIX, artigo 37, da Constituio Federal de 1988, somente por lei especfica, poder ser criada uma autarquia, seja ela federal, estadual, municipal ou distrital. A personalidade jurdica de uma autarquia tem incio com a vigncia da lei responsvel pela sua criao, contrariamente ao que ocorre em relao s pessoas jurdicas de Direito Privado, que so regidas pelas regras constantes no artigo 42 do Cdigo Civil Brasileiro, que assim dispe:
Art. 45. Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de Direito Privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo.

A capacidade da autarquia para contrair direitos e obrigaes em nome prprio independe do registro de seus atos constitutivos perante os rgos competentes. A sua existncia legal ter incio com a publicao do texto da lei criadora no Dirio Oficial, que assegurar o incio de sua vigncia e, ainda, da personalidade jurdica da autarquia.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em regra, a iniciativa legislativa para a criao de autarquias privativa do Chefe do Executivo (artigo 61, 1, II, e, da CF/88), em todos os nveis federativos (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). Depois de criada por lei, est autorizado o Chefe do Poder Executivo a editar decretos que tenham por objetivo organizar e estruturar o funcionamento da autarquia. O Presidente da Repblica, por exemplo, poder editar um decreto com a finalidade de aprovar o regimento interno ou o estatuto de uma autarquia recm-criada. Analisando-se o texto do artigo 37, caput, da CF/88, conclui-se ser possvel a criao de autarquias vinculadas ao Poder Judicirio e, ainda, ao Poder Legislativo. Nesses casos, a apresentao do projeto de lei de criao dependeria de cada Poder especfico, e no do Chefe do Executivo.
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia [...]

Como exemplo de autarquia vinculada ao Poder Judicirio, podemos citar o Instituto Pedro Ribeiro de Administrao Judiciria IPRAJ, criada junto ao Tribunal de Justia do Estado da Bahia (atravs da Lei Estadual n 4.348/84), com o objetivo de planejar, coordenar, dirigir, executar e controlar as atividades de apoio administrativo em matria financeira, de pessoal, de suprimento, de desenvolvimento de recursos humanos e organizacionais, assistncia e previdncia social do Tribunal. Assim, apesar de o Conselho Nacional de Justia - CNJ, em deciso proferida no processo administrativo n 337.015, ter sido contrrio existncia de autarquia vinculada ao Poder Judicirio, constata-se que, em tese, possvel a criao de tais entidades vinculadas ao Poder Judicirio e Legislativo (anlise extrada do artigo 37 da CF/88). Em respeito ao princpio do paralelismo das formas, como se exige lei especfica para criao de autarquia, da mesma forma, exige-se lei especfica para a sua extino. Desse modo, uma autarquia jamais poder ser extinta por Decreto editado pelo Chefe do Executivo, pois no foi criada por Decreto, mas sim por lei especfica. Para que voc consiga visualizar o processo de criao de uma autarquia, basta efetuar uma leitura do artigo 2 da Lei 7.735/89, alterado pela lei 11.516/07, que criou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA:
Art. 2 criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, autarquia federal dotada de personalidade jurdica de Direito Pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de: I - exercer o poder de polcia ambiental; Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------II - executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, ao monitoramento e ao controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; e (Includo pela Lei n. 11.516, 2007). III - executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente.

Para responder s questes do CESPE: As autarquias possuem personalidade jurdica de direito pblico, e sua criao deve se dar por lei especfica (Auditor Interno/AUGE-MG 2009/CESPE). Assertiva correta.

2.1.4. Responsabilidade civil perante terceiros As autarquias respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa, nos termos do 6, artigo 37, da Constituio Federal de 1988. Como as autarquias possuem personalidade jurdica prpria, respondem civilmente pelos danos que seus agentes, no exerccio de funo pblica, causarem a terceiros. O ente estatal responsvel pela criao da autarquia somente ser acionado para cumprir a obrigao quando a autarquia tornar-se inadimplente. Entende a doutrina majoritria que os entes estatais respondem subsidiariamente pelos danos a terceiros causados em virtude de aes ou omisses de agentes das autarquias. O ente criador (Unio, Estados, Municpios e DF) somente pode ser acionado aps a exausto dos recursos financeiros da autarquia e, portanto, no correto falar-se em responsabilidade solidria, mas sim subsidiria, j que as autarquias possuem personalidade jurdica e patrimnio prprios, Somente se a autarquia no possuir recursos financeiros suficientes para cobrir os prejuzos causados a terceiros que o ente estatal poder ser acionado, subsidiariamente. No iremos aprofundar o nosso estudo, neste momento, no tema referente responsabilidade civil da Administrao. Em aula especfica, voltaremos a tratar do assunto. 2.1.5. Patrimnio O patrimnio de uma autarquia constitudo por bens mveis e imveis, que so considerados integralmente bens pblicos, no existindo participao da iniciativa privada em sua constituio.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Nos termos do artigo 98 do Cdigo Civil, so pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de Direito Pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencem. Pergunta: Professor, como esses bens mveis e imveis passam a integrar o patrimnio de uma autarquia? Esses bens podem ser transferidos atravs da prpria lei responsvel pela criao da autarquia ou, ainda, atravs de lei posterior, que ir agregar novos bens ao patrimnio original. Exemplo: No momento da criao do IBAMA, a prpria Lei 7.735/89, em seu artigo 4, declarou expressamente que os bens que iriam integrar o patrimnio inicial da entidade seriam provenientes de outras entidades extintas.
Art. 4 O patrimnio, os recursos oramentrios, extra-oramentrios e financeiros, a competncia, as atribuies, o pessoal, inclusive inativos e pensionistas, os cargos, funes e empregos da Superintendncia da Borracha SUDHEVEA e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF, extintos pela Lei n. 7.732, de 14 de fevereiro de 1989, bem assim os da Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA so transferidos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, que os suceder, ainda, nos direitos, crditos e obrigaes, decorrentes de lei, ato administrativo ou contrato, inclusive nas respectivas receitas.

Como os bens integrantes do patrimnio das autarquias so considerados pblicos, gozam das mesmas prerrogativas asseguradas aos bens pertencentes s entidades da Administrao Direta: a imprescritibilidade (no podem ser objeto de aes de usucapio apresentadas por terceiros), a alienabilidade condicionada (apenas os bens dominicais podem ser alienados e desde que cumpridas todas as exigncias legais) e a impenhorabilidade (no podem ser penhorados para garantir o pagamento de crditos de terceiros). 2.1.6. Regime de pessoal Ao analisarmos o regime de pessoal das autarquias, necessrio e imprescindvel diferenciarmos duas espcies de agentes: os servidores pblicos e os seus dirigentes. a) Servidores Pblicos O texto original do artigo 39 da Constituio Federal de 1988 estabelecia que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios deveriam estabelecer, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico (apenas estatutrio, celetista ou outro regime legal) para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Na esfera federal, decidiu-se adotar o regime estatutrio (Lei 8.112/90) para todos os servidores pblicos federais vinculados Unio, seus respectivos rgos, autarquias e fundaes pblicas de Direito Pblico. Entretanto, em 04 de junho de 1998, foi promulgada a emenda constitucional n. 19, que acabou com a obrigatoriedade de um regime jurdico nico para todos os servidores pblicos. A partir de ento, o regime jurdico das referidas entidades e rgos pblicos poderia ser estatutrio ou celetista (nos termos da CLT), ou, ainda, qualquer outro previsto em lei. Em tese, seria possvel ento que uma autarquia federal, por exemplo, tivesse em seu quadro uma parte de servidores regidos por estatuto (Lei 8.112/90) e outra parte regida pela CLT. Todavia, no dia 02 de agosto de 2007, o Plenrio do Supremo Tribunal Federal deferiu medida cautelar na ADIn n. 2.135, para declarar inconstitucional a nova redao dada pela EC n. 19/98 ao caput do artigo 39 da CF, sob a alegao de que a alterao do referido artigo no teria sido aprovada pelo processo legislativo previsto no texto constitucional (qurum favorvel de, no mnimo, 3/5 dos membros das duas Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votao, como exige o art. 60, 2, da CF/88). Segundo os partidos que apresentaram a ADIn 2.135 (PT, PDT, PCdoB e PSB), a alterao do texto do artigo 39 da CF somente teria sido aprovada no Senado, sem a manifestao obrigatria da Cmara dos Deputados. Sendo assim, com a suspenso, pelo STF, da alterao que havia sido efetuada pela emenda constitucional n 19, voltou a vigorar no Brasil o famoso regime jurdico nico. A alterao efetuada pela EC n. 19/98 (fim do regime jurdico nico) no artigo 39 da CF/88 foi suspensa liminarmente pelo Supremo Tribunal Federal e, portanto, as autarquias federais atualmente s podem contratar servidores pblicos pelo regime estatutrio (Lei 8.112/90), pelo menos at a deciso final de mrito na ADIn 2.135. Ateno: As sociedades de economia mista e as empresas pblicas no foram afetadas pelas modificaes citadas neste tpico, pois os seus empregados sempre foram regidos exclusivamente pelo regime celetista, conforme veremos adiante.

b) Dirigentes Alm dos servidores pblicos, ainda fazem parte do quadro de pessoal das autarquias os seus respectivos dirigentes, que sero escolhidos na forma da lei instituidora ou dos respectivos estatutos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em regra, os dirigentes das autarquias ocupam cargos em comisso (tambm denominados cargos de confiana), nos termos do inciso II, artigo 37, da CF/1988, e a competncia para efetuar tanto a nomeao quanto a exonerao do Presidente da Repblica (artigo 84, XXV, da CF/1988). Da mesma forma e em respeito ao princpio da simetria (que determina que as entidades federativas estaduais, municipais e distrital, ao organizarem suas constituies estaduais e leis orgnicas, devem obedincia s normas de organizao previstas na Constituio Federal), tal competncia tambm ser assegurada aos Governadores dos Estados, do DF e aos Prefeitos, em suas respectivas esferas de atuao. Existem casos especficos em que a prpria Constituio Federal afastou a discricionariedade do Presidente da Repblica para a nomeao dos dirigentes de autarquias, como acontece, por exemplo, no inciso XIV, do artigo 84, que condiciona a nomeao dos diretores e presidente do Banco Central (autarquia federal) aprovao prvia do Senado Federal. O Supremo Tribunal Federal j declarou ser constitucional a exigncia legal que condiciona a nomeao de dirigentes de autarquias e demais entidades administrativas regidas pelo Direito Pblico, pelo Chefe do Executivo, prvia aprovao do Poder Legislativo respectivo. Todavia, inconstitucional a lei que estabelea a necessidade de aprovao prvia pelo Legislativo das nomeaes de dirigentes para as empresas pblicas e sociedades de economia mista efetuadas pelo Chefe do Poder Executivo (ADI 1.642/MG). Para responder s questes de prova: Apesar de ser possvel a exigncia legal de aprovao prvia do Legislativo para a nomeao de dirigentes das autarquias e fundaes pblicas, o Supremo Tribunal Federal considera inconstitucional qualquer tipo de lei que condicione a exonerao dos dirigentes das autarquias, pelo chefe de Poder Executivo, prvia aprovao do poder Legislativo, pois caracterizaria uma violao ao princpio da separao dos Poderes.

2.1.7. Privilgios processuais Em funo de serem regidas pelo direito pblico, as autarquias gozaro dos mesmos privilgios processuais outorgados Fazenda Pblica (entidades da Administrao Direta). Dentre eles podemos citar: 1) Prazo em qudruplo para contestar uma ao em dobro para recorrer, nos termos do artigo 188 do Cdigo de Processo Civil.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2) Dispensa de apresentao, por seus procuradores, do instrumento de mandato (procurao) para atuar em juzo, nos termos da Smula 644 do Supremo Tribunal Federal:
Smula 644 Ao procurador autrquico no exigvel a apresentao de instrumento de mandato para represent-lo em juzo.

3) No sujeio ao concurso de credores ou habilitao de crdito em falncia, concordata ou inventrio, para cobrana de seus crditos, salvo para estabelecimento de preferncia entre as diversas Fazendas Pblicas; 4) Pagamento de custas judiciais apenas ao trmino da ao judicial, quando vencidas, nos termos do artigo 27 do Cdigo de Processo Civil; 5) A sentena proferida contra tais entidades, ou a que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos execuo de dvida ativa, est sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio e, portanto, somente produzir efeitos jurdicos aps ter sido confirmada pelo tribunal, nos termos dos incisos I e II do artigo 475 do CPC, salvo: a) quando a deciso contrria Autarquia for de valor igual ou inferior a 60 (sessenta) salrios mnimos; b) quando a sentena for fundamentada em jurisprudncia do plenrio do Supremo Tribunal Federal ou em smula deste Tribunal ou de Tribunal Superior. 2.1.8. Imunidade tributria Nos termos do artigo 150, VI, a, da Constituio Federal de 1988, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre o patrimnio, renda ou servios, uns dos outros e, por fora do 2 do mesmo artigo 150, a vedao se estende s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados s suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. importante esclarecer que a imunidade tributria, prevista no artigo 150, VI, a, da CF/88, no se aplica de forma plena s autarquias. A imunidade tributria somente ir incidir sobre o patrimnio, a renda e os servios das autarquias que estejam vinculados s suas finalidades essenciais ou s que delas decorram. Exemplo: O IBAMA, que autarquia federal, no est obrigado a pagar IPTU relativo a imvel integrante de seu patrimnio e que utilizado como sede de suas atividades administrativas (finalidade essencial). Todavia, se o IBAMA possui imvel que esteja desocupado e decide alug-lo, ser exigido o pagamento do IPTU, pois, nesse caso, o bem no estar sendo utilizado para a satisfao de suas finalidades essenciais.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para que voc no seja surpreendido nas provas, lembre-se sempre de que a imunidade tributria no alcana todas as espcies de tributo, como as taxas e as contribuies de melhoria, mas apenas os impostos, que so espcies do gnero tributo. 2.1.9. Prescrio quinquenal Todos aqueles que possuem crditos a receber de autarquias devero promover a cobrana no prazo mximo de 05 (cinco) anos, sob pena de prescrio (no poder mais exigi-lo). O referido prazo consta expressamente no Decreto Federal 20.910/32, que foi estendido s autarquias pelo DecretoLei 4.597/42. 2.1.10. Foro judicial Nos termos do inc. I, artigo 109, da Constituio Federal de 1988, as causas em que entidade autrquica federal for interessada na condio de autora, r, assistente ou oponente, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho, tramitaro na justia federal. Entretanto, nos casos de autarquias estaduais ou municipais, as causas devero tramitar na justia estadual. Da mesma forma, nos termos do inciso VIII, artigo 109, da CF/1988, os mandados de segurana e os habeas data contra ato de autoridade federal (dirigentes de autarquias, por exemplo), excetuados os casos de competncia dos tribunais federais, tambm sero propostos na justia federal de 1 instncia. No momento, os servidores das autarquias somente podem vincular-se entidade pelo regime jurdico estatutrio, pois o Supremo Tribunal Federal restabeleceu a obrigatoriedade do regime jurdico nico. Contudo, entre 04 de junho de 1998 (promulgao da EC 19) e 02 de agosto de 2007 (data na qual o STF concedeu medida cautelar para restituir o regime jurdico nico), as autarquias puderam contratar agentes pblicos tanto pelo regime estatutrio quanto celetista. Assim, caso os servidores estatutrios de uma autarquia federal necessitem recorrer ao judicirio para exigir o pagamento de alguma verba remuneratria (horas extraordinrias, por exemplo), devero acionar a justia federal. Por outro lado, caso os agentes autrquicos sejam regidos pela CLT (contratados no perodo em que havia sido extinto o regime jurdico nico) e desejam exigir o pagamento de horas extraordinrias no recebidas, devero acionar a justia trabalhista. Deve ficar bem claro que a competncia judicial para processamento e julgamento das aes propostas pelos servidores pblicos, em face da Administrao, est intimamente relacionada com o regime jurdico adotado. Caso o regime jurdico adotado seja o celetista (empregados pblicos), a ao judicial pleiteando adicional de insalubridade, por exemplo, dever ser
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------proposta na justia trabalhista. Do contrrio, caso o regime seja estatutrio (Lei 8.112/90, por exemplo), a ao dever ser proposta na justia federal comum de 1 instncia. 2.1.11. Controle finalstico As entidades autrquicas no esto subordinadas s entidades polticas responsveis pela respectiva criao, mas apenas vinculadas. As entidades criadoras, da Administrao Direta, exercem sobre as autarquias apenas o denominado controle finalstico ou superviso ministerial (essa ltima denominao utilizada apenas no mbito federal, j que no temos Ministrios no mbito estadual e municipal, mas apenas Secretarias). Pergunta: Professor, o que seria essa tal de superviso ministerial? Primeiramente, necessrio esclarecer que as autarquias possuem autonomia administrativa, ou seja, capacidade de autoadministrao segundo as regras constantes da lei responsvel pela sua criao. Em virtude dessa autonomia administrativa, as autarquias no esto subordinadas s entidades da Administrao Direta, mas somente vinculadas a um Ministrio (na esfera federal) responsvel pela sua rea de atuao. Nos termos do artigo 26 do Decreto-Lei 200/67, os Ministrios ficaro responsveis por exercer uma superviso, um controle finalstico sobre as autarquias, visando assegurar, essencialmente, a realizao dos objetivos fixados nos atos de constituio da entidade. Trata-se de uma superviso (fiscalizao) geral com o objetivo de verificar se as autarquias realmente esto cumprindo as suas respectivas finalidades legais. Exemplo: O INSS est vinculado, mas no subordinado ao Ministrio da Previdncia Social; o IBAMA est vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente; o Banco Central e a CVM esto vinculados ao Ministrio da Fazenda; o INCRA est vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, etc. 2.1.12. Licitao e concurso pblico Apenas para que no reste qualquer dvida, as autarquias esto obrigadas a licitar previamente a contratao de obras, servios, compras e alienaes, nos termos do inciso XXI, do artigo 37, da CF/1988. Nos mesmos moldes, as autarquias tambm esto obrigadas a realizar concurso pblico para a seleo de novos servidores para o seu quadro de pessoal, nos termos do inciso II, artigo 37, da CF/1988. 2.1.13. Autarquias em regime especial Em nosso ordenamento jurdico, algumas autarquias passaram a receber um tratamento especial do legislador em virtude de possurem prerrogativas peculiares e, portanto, passaram a ser denominadas autarquias especiais.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Como exemplos dessas autarquias em regime especial, podemos citar as Universidades Pblicas Federais que, em razo de o artigo 207 da CF/88 assegurar-lhes autonomia didtica, cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, acabaram recebendo o ttulo de especiais. As agncias reguladoras tambm so exemplos de autarquias em regime especial e, por sinal, as bancas adoram cobrar questes sobre o tema. Todavia, somente no prximo mdulo iremos conhecer as caractersticas bsicas das agncias reguladoras e outras espcies de autarquias, como as agncias executivas. 2.1.14. Autarquias profissionais Apesar de no serem comuns questes em provas sobre o tema, importante que voc saiba que os conselhos profissionais (Conselho Federal de Farmcia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Federal de Contabilidade, entre outros) possuem a natureza jurdica de autarquias e, portanto, so regidos pelo Direito Pblico. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 1.717-DF, em 22/09/1999, ao reconhecer que o servio de fiscalizao de profisses constitui atividade tpica de Estado, fundamentando o exerccio do poder de polcia e a aplicao de penalidades aos profissionais que desrespeitarem os preceitos legais normatizadores de cada profisso. Nos termos do 3, artigo 58, da Lei 9.649/98, os empregados dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas so regidos pela legislao trabalhista, sendo necessria a realizao de concurso pblico para o provimento de seu quadro de pessoal. Outro ponto importante e que merece destaque a natureza jurdica sui generis da Ordem dos Advogados do Brasil, que no pode ser confundida com os demais conselhos profissionais (assim se manifestou o Superior Tribunal de Justia no julgamento do EREsp n 503.252/SC, em 25/08/2004). No julgamento da ADI n 3.026-4/DF, o Supremo Tribunal Federal declarou, entre outros, que: 1) a OAB no se sujeita aos ditames impostos pela Administrao Pblica Direta e Indireta; 2) a OAB no integra a Administrao Indireta da Unio; 3) a OAB um servio pblico independente; 4) a OAB no uma autarquia em regime especial; 5) a OAB no est sujeita ao controle da Administrao Pblica; 6) a OAB no precisa realizar concurso pblico para a contratao de seus empregados; 7) a OAB uma categoria mpar no elenco das personalidades jurdicas do Direito brasileiro.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Questo do CESPE para anlise: De forma geral, as autarquias corporativas, como a OAB e os demais conselhos de profisses regulamentadas, devem prestar contas ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), fazer licitaes e realizar concursos pblicos para suas contrataes (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE). Resposta: Os conselhos profissionais (Conselho Federal de Farmcia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Federal de Contabilidade, entre outros) possuem a natureza jurdica de autarquias e, portanto, so regidos pelo Direito Pblico. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 1.717-DF, em 22.09.1999, ao reconhecer que o servio de fiscalizao de profisses constitui atividade tpica de Estado, fundamentando o exerccio do poder de polcia e a aplicao de penalidades aos profissionais que desrespeitarem os preceitos legais normatizadores de cada profisso. Como so considerados autarquias, os conselhos profissionais esto submetidos s regras constitucionais da licitao e da obrigatoriedade de concurso pblico para contratao de pessoal, alm de se sujeitarem, ainda, prestao de contas ao Tribunal de Contas da Unio. Entretanto, importante esclarecer que a Ordem dos Advogados do Brasil OAB possui natureza jurdica sui generis, no se confundindo com os demais conselhos. No julgamento da ADI 3.026-4/DF, o Supremo Tribunal Federal declarou, entre outros, que a OAB no se sujeita aos ditames impostos pela Administrao Pblica Direta e Indireta. Assim, no est obrigada a licitar ou a realizar concursos pblicos para a contratao de pessoal, bem como no est sujeita ao controle da Administrao Pblica. Portanto, o texto da assertiva est incorreto.

2.1.15. Autarquias interestaduais O professor Jos dos Santos Carvalho Filho, com a clareza que lhe peculiar, afirma que em virtude da autonomia de que so titulares, na forma do art. 18, da CF, cada uma das pessoas federativas tem competncia para instituir suas prprias autarquias, que ficaro vinculadas respectiva Administrao Direta. Todavia, no so admissveis autarquias interestaduais e intermunicipais. Se h interesse de Estados e de Municpios para executar servios comuns, devem os interessados, por si mesmos ou por pessoas descentralizadas, como o caso de autarquias, celebrar convnios ou consrcios administrativos, constituindo essa forma de cooperao a gesto associada prevista no art. 241 da Constituio, tudo, bvio, dentro do mbito das respectivas competncias constitucionais. Esta que deve ser a soluo, e no a criao de autarquia nica (ou outra pessoa descentralizada) para interesse de diversos entes. Semelhante hiptese provocaria deformao no sistema de administrao direta e indireta, segundo o qual cada pessoa descentralizada vinculada apenas ao ente federativo
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------responsvel por sua instituio, e no simultaneamente a vrias pessoas federativas. Inexiste, por conseguinte, vinculao pluripessoal. Com esse correto entendimento, o STF julgou injurdica a criao de entidade considerada autarquia interestadual de desenvolvimento porque no h a possibilidade de criao de autarquias interestadual mediante a convergncia de diversas unidades federadas, alm do fato de que a matria relacionada a desenvolvimento, planejamento e fomento regional se insere na competncia da Unio Federal. 2.2. Fundaes Pblicas 2.2.1. Aspectos gerais Para fins de concursos pblicos, possvel citar trs espcies bsicas de fundaes: fundaes privadas; fundaes pblicas de Direito Privado e fundaes pblicas de Direito Pblico. As fundaes so figuras jurdicas originrias do Direito Privado, constitudas pela atribuio de personalidade jurdica a um patrimnio preordenado a um fim social. to grande a importncia do patrimnio em uma fundao que, frequentemente, voc encontra questes de concursos apelidando-as de patrimnio personificado. Nos termos do Cdigo Civil, para criar uma fundao privada o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. A fundao privada somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Tornando-se ilcita, impossvel ou intil finalidade a que visa a fundao ou, vencido o prazo de sua existncia, o rgo do Ministrio Pblico (que o responsvel por zelar pelas fundaes privadas) ou qualquer interessado lhe promover a extino, incorporando-se o seu patrimnio, salvo disposio em contrrio no ato constitutivo, ou no estatuto, a outra fundao, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante. Como exemplos de fundaes privadas, podemos citar a Fundao Roberto Marinho, Fundao Bradesco, Fundao Ayrton Senna, Fundao Abrinq, entre outras. Entretanto, para concursos pblicos, o nosso foco sero as fundaes pblicas. 2.2.2. Natureza jurdica Fundaes Pblicas so entidades dotadas de personalidade jurdica de Direito Pblico ou Privado, sem fins lucrativos, criadas por lei (Direito Pblico) ou em virtude de autorizao legislativa (Direito Privado) para o desenvolvimento de atividades de interesse pblico, como educao, cultura, sade e pesquisa, sendo regulamentadas por decreto do Chefe do Executivo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para responder s questes elaboradas pelo CESPE, necessrio que voc saiba que as fundaes pblicas podem ser regidas pelo Direito Pblico ou pelo Direito Privado, bem como as consequncias da adoo de cada regime. Apesar de o tema ser constante em provas de concursos pblicos e de o prprio Supremo Tribunal Federal j ter se manifestado pela existncia das duas espcies de fundaes pblicas (julgamento do recurso extraordinrio n. 101.126/RJ), ainda grande a divergncia na doutrina. Entretanto, como o nosso objetivo ingressar no servio pblico, vamos adotar o posicionamento do STF. At a promulgao da emenda constitucional n. 19, que alterou o artigo 37, XIX, da CF/1988, as fundaes pblicas no podiam ter a criao autorizada por lei especfica, somente podiam ser criadas por lei especfica. O texto anterior era o seguinte: XIX - somente por lei especfica podero ser criadas empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias ou fundaes pblicas. Entretanto, com a promulgao da EC n.19/98, o inciso XIX do artigo 37 passou a vigorar com seguinte teor: XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Nesse contexto, possvel concluir que as fundaes pblicas de Direito Pblico so criadas por lei especfica e, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, seriam uma espcie de autarquia, gozando de todas as prerrogativas atribudas a essa entidade administrativa. Quando regidas pelo Direito Pblico, as fundaes pblicas so usualmente denominadas de autarquia fundacional ou fundao autrquica. Por outro lado, as fundaes pblicas de Direito Privado tm a criao autorizada por lei e, portanto, no podem ser consideradas espcies de autarquias (pelo menos esse o entendimento da doutrina majoritria). As fundaes pblicas de Direito Privado so criadas nos moldes do art. 37, XIX, da CF, por decreto do Chefe do Poder Executivo aps autorizao concedida por lei especfica, que dever ser registrada nos rgos competentes para que se tenha incio a personalidade jurdica. Como exemplos de fundaes pblicas de Direito Pblico, podemos citar a Fundao Nacional de Sade (FUNASA), a Fundao Nacional do ndio (FUNAI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a Fundao Universidade de Braslia (UNB), a Fundao Oswaldo Cruz, entre outras. Em relao s fundaes pblicas de Direito Privado, podemos citar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), a Fundao Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Fundao Cultural Palmares.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.2.3 Caractersticas das fundaes pblicas de Direito Privado O regime de Direito Privado a regra para as fundaes pblicas de Direito Privado, sejam elas federais, estaduais, municipais ou distritais. Entretanto, tambm correto afirmar que so regidas por um regime jurdico hbrido, pois a elas se aplicam tambm alguns preceitos do Direito Pblico, como passaremos a elencar: 1) Controle Finalstico: esto sujeitas ao controle, fiscalizao e gesto financeira pelos Tribunais de Contas (artigo 71, II e III, da CF/88) e ainda, nos termos do inciso X, artigo 49, da CF/1988, fiscalizao do Congresso Nacional. Ademais, vlido esclarecer ainda que as fundaes pblicas de Direito Privado esto sujeitas ao controle finalstico, tambm denominado de superviso ministerial; 2) Licitao: independentemente da natureza jurdica da fundao governamental, seja de Direito Pblico ou de Direito Privado, existe a obrigatoriedade de submisso s regras licitatrias previstas no inciso XXI, artigo 37, da CF/1988; 3) Responsabilidade civil: se estiver incumbida da prestao de servios pblicos respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros; 4) Patrimnio: constitudo por bens mveis, imveis, valores e direitos adquiridos em razo de doaes terceiros, receitas da prpria entidade ou, ainda, em razo de cesso gratuita de bens pblicos, mediante lei. O entendimento doutrinrio majoritrio no sentido de que os bens integrantes do patrimnio das fundaes pblicas de Direito Privado no podem ser considerados bens pblicos e, portanto, so penhorveis e suscetveis de usucapio. 5) Regime de pessoal: apesar de serem regidas pelo Direito Privado, existe consenso entre os doutrinadores de que ser necessria a realizao de concurso pblico para a contratao de seus agentes pblicos. Entretanto, os seus agentes sero regidos pelo regime contratual, ou seja, celetista. 6) Foro judicial: como o inciso I, do artigo 109, da Constituio Federal, no diferenciou as fundaes pblicas regidas pelo Direito Pblico das fundaes pblicas regidas pelo Direito Privado, predomina o entendimento de que ambas possuem prerrogativa de foro na Justia Federal, quando forem institudas pela Unio. Esse pelo menos o posicionamento do Superior Tribunal de Justia, que j se pronunciou nesses termos no julgamento do Conflito de Competncia 37681/SC e 39431/PE. 7) Imunidade tributria recproca: aplicam-se s fundaes pblicas regidas pelo Direito Privado as regras estabelecidas no 2, artigo 150, da CF/1988, gozando de imunidade em relao ao pagamento de impostos sobre os seus bens, servios e rendas, quando vinculados s atividades fins.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, para responder s questes de concursos pblicos, tenha sempre em mente que as fundaes pblicas de Direito Pblico so espcies de autarquias, e, portanto, gozam das mesmas prerrogativas destas. Por outro lado, as fundaes pblicas de Direito Privado no gozam de todas as prerrogativas das autarquias, mas somente aquelas que foram elencadas acima.

No julgamento do recurso extraordinrio n 215.741/SE, de relatoria do Ministro Maurcio Corra, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Fundao Nacional de Sade, que mantida por recursos oramentrios oficiais da Unio e por ela instituda, entidade de direito pblico. Nesses termos, compete Justia Federal processar e julgar ao em que figura como parte fundao pblica, tendo em vista sua situao jurdica conceitual assemelhar- se, em sua origem, s autarquias. Ainda que o artigo 109, I da Constituio Federal, no se refira expressamente s fundaes, o entendimento desta Corte o de que a finalidade, a origem dos recursos e o regime administrativo de tutela absoluta a que, por lei, esto sujeitas, fazem delas espcie do gnero autarquia.

Para responder s questes do CESPE: As fundaes de direito pblico e as de direito privado detm alguns privilgios que so prprios das autarquias, como o processo especial de execuo, a impenhorabilidade dos seus bens, o juzo privativo, prazos dilatados em juzo e duplo grau de jurisdio (Promotor de Justia Substituto / MPE ES 2010 / CESPE). Assertiva incorreta.

2.2.4. Controle do Ministrio Pblico Ainda existe divergncia doutrinria em relao possibilidade de o Ministrio Pblico fiscalizar as atividades finalsticas das fundaes pblicas. Alguns autores afirmam que o Ministrio Pblico deve exercer esse controle, assim como ocorre em relao s fundaes privadas institudas por particulares. Outros afirmam que no existe a necessidade de qualquer tipo de controle por parte do Ministrio Pblico, pois a superviso ministerial (tambm denominada de controle finalstico) exercida pela Administrao Direta seria suficiente para controlar a realizao dos objetivos fixados nos atos de constituio da entidade. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, por exemplo, afirma que a fiscalizao pelo Ministrio Pblico, com relao s fundaes governamentais, mesmo a de direito privado, totalmente desnecessria, pois somente serve para sobrecarregar a entidade com duplicidade de controles que tm o mesmo objetivo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------No concurso pblico para o cargo de Analista de Finanas e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, realizado em 2008, a ESAF considerou correta a seguinte assertiva: As fundaes pblicas de direito pblico, de natureza autrquica, no se submetem aos rgos de controle fundacional do Ministrio Pblico. Nesse caso, no temos mais dvidas em relao s fundaes pblicas de direito pblico (pelo menos para as provas da ESAF, pois o CESPE ainda no elaborou questes sobre o tema), pois a banca j se posicionou em relao desnecessidade de controle do Ministrio Pblico. Entretanto, permanece a dvida em relao s fundaes pblicas de direito privado, pois a ESAF, CESPE e outras bancas ainda no elaboraram questes sobre esse tpico. De qualquer forma, para responder s questes do CESPE, penso que mais prudente adotar o entendimento da professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, que no sentido da desnecessidade de fiscalizao do Ministrio Pblico em relao s fundaes pblicas, inclusive as de direito privado. 2.3. Empresas pblicas e sociedades de economia mista 2.3.1. Noes gerais Apesar de as empresas pblicas e sociedades de economia mista possurem algumas caractersticas distintas, estudaremos as duas conjuntamente, o que facilitar bastante a assimilao das informaes. De incio, analisaremos as caractersticas comuns e, posteriormente, os tpicos que as distinguem. Primeiramente, vlido esclarecer que so vrias as expresses utilizadas pelas bancas examinadoras ao se referirem s empresas pblicas e sociedades de economia mista, a exemplo de empresas governamentais, empresas estatais, entre outras. Diante disso, fique atento para no confundir as expresses empresas governamentais e empresas estatais com a expresso entidade paraestatal, pois esta ltima utilizada para se referir s pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, que colaboram com o Estado na execuo de atividades de interesse coletivo, a exemplo das Organizaes Sociais, OSCIPs e Servios Sociais Autnomos.

2.3.2. Classificao As empresas pblicas e sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de Direito Privado, institudas pelo Estado para a explorao de atividade econmica ou prestao de servios pblicos, sendo possvel classific-las sob dois critrios:
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1) Dependncia financeira: a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) utiliza-se do critrio da dependncia financeira para diferenciar as entidades integrantes da Administrao Indireta. Nos termos do inciso III do artigo 2, empresa estatal dependente aquela que recebe do ente controlador (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Por outro lado, empresa estatal independente aquela que consegue se manter com recursos prprios e, portanto, no se sujeita integralmente Lei de Responsabilidade Fiscal, ao contrrio das empresas estatais dependentes. Esse critrio tambm utilizado para submeter ou no os empregados das empresas estatais ao teto geral remuneratrio previsto no inciso XI, artigo 37, da CF/1988, que dispe que o teto aplica-se somente s empresas pblicas e s sociedades de economia mista e suas subsidirias, que receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. 2) Objeto de atuao (prestao de servios pblicos ou explorao de atividade econmica): apesar de o texto constitucional referir-se apenas s empresas estatais exploradoras de atividades econmicas ( 1 do artigo 173), pacfico na doutrina o entendimento de que tambm podem prestar servios pblicos. a) Empresas estatais exploradoras de atividades econmicas: nos termos do artigo 173 da CF/1988, o Estado somente est autorizado a explorar atividades econmicas em duas situaes excepcionais: quando necessria aos imperativos de segurana nacional ou existir relevante interesse coletivo. Em regra, a explorao de atividades econmicas deve ficar sob a responsabilidade das empresas particulares e o Estado somente ir intervir nessa seara supletivamente. Como exemplos de entidades estatais exploradoras de atividades econmicas, podemos citar o Banco do Brasil (sociedade de economia mista federal), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES (empresa pblica federal), a Caixa Econmica Federal (empresa pblica federal), o Banco do Nordeste do Brasil (sociedade de economia mista federal) e a Petrobrs (sociedade de economia mista federal). Ainda sobre o tema, outro ponto que merece destaque a distino entre atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios. O 1, art. 173, da Constituio Federal de 1988, afirma claramente que a explorao de atividade econmica poder ocorrer atravs da produo ou comercializao de bens ou ainda atravs da prestao de servios. Em
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------relao primeira hiptese, podemos citar como exemplo o caso da Petrobrs (sociedade de economia mista federal), que realiza a produo e a comercializao de produtos derivados do petrleo. Em relao segunda hiptese, podemos citar como exemplo a Caixa Econmica Federal (empresa pblica federal) e o Banco do Brasil (sociedade de economia mista federal), que realizam a prestao de servios bancrios. Ateno: O 1, art. 173, da Constituio Federal, refere-se aos servios que no so pblicos, ou seja, queles que so explorados pelas empresas privadas e que, somente quando estiver em risco a segurana nacional ou existir relevante interesse coletivo, sero explorados pelo Estado. O servio bancrio no considerado um servio pblico, muito pelo contrrio, caracteriza-se como atividade econmica. b) Empresas estatais prestadoras de servios pblicos: alm de explorarem atividades econmicas, as empresas estatais tambm exercem funes tpicas de Estado, ou seja, prestam determinados servios pblicos que so da competncia das entidades integrantes da Administrao direta. Como exemplo de empresas estatais prestadoras de servios pblicos, podemos citar a INFRAERO (empresa pblica federal), os CORREIOS (empresa pblica federal), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU (sociedade de economia mista federal), a Cia Energtica de Minas Gerais CEMIG (sociedade de economia mista estadual), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do So Francisco e do Parnaba - CODEVASF (empresa pblica federal), entre outras. 2.3.3. Regime jurdico Independentemente da atividade que exercerem (explorao de atividade econmica ou prestao de servios pblicos) as empresas estatais sero predominantemente regidas pelo Direito Privado. Entretanto, no correto afirmar que essas entidades so regidas exclusivamente pelo direito privado, pois a elas tambm se aplicam regras do Direito Pblico, tais como a obrigatoriedade de licitao para a contrao de obras, bens e servios e ainda a necessidade de realizao de concurso pblico para a contratao de seus empregados. O inc. II, 1, do artigo 173, da Constituio Federal, estabelece que quando as empresas estatais explorarem atividades econmicas estaro sujeitas ao regime prprio das empresas privadas, submetendo-se s mesmas obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrias. Determina ainda 2 do mesmo artigo que as referidas entidades no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s empresas privadas de sua rea de atuao, evitando-se, assim, uma possvel concorrncia desleal entre as empresas governamentais e privadas.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Voc consegue imaginar o tamanho do prejuzo que poderia ser causado aos bancos privados caso a imunidade tributria recproca tambm se estendesse ao Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal? Esses bancos simplesmente engoliriam o restante do mercado. 2.3.4. Criao e extino As empresas estatais so criadas aps autorizao concedida em lei especfica, nos termos do inciso XIX, artigo 37, da Constituio Federal, que assim dispe: Art. 37. [...] XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Alm de autorizao legal, para que a empresa estatal adquira personalidade jurdica, ser necessria ainda a edio de decreto pelo Chefe do Executivo e o respectivo registro perante a Junta Comercial ou Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas, dependendo da forma jurdica adotada. No a lei que confere existncia jurdica s empresas estatais. Nos termos do artigo 45 do Cdigo Civil brasileiro, a existncia legal das pessoas jurdicas de Direito Privado comea com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Em respeito ao princpio da simetria, se foi exigida autorizao legal para a criao das empresas estatais, tambm ser exigida autorizao legal para a respectiva extino.

a) Criao de subsidirias Nos termos do inciso XX, artigo 37, da Constituio Federal, depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das empresas estatais, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada. Para a criao de subsidirias, no existe a necessidade de lei especfica, mas somente autorizao legislativa (qualquer espcie legislativa). Alm disso, nos termos constitucionais, a autorizao legislativa tem que ser concedida em cada caso, ou seja, a cada criao de uma nova subsidiria. Contudo, apesar de o texto constitucional ser expresso ao afirmar a necessidade de autorizao legislativa para cada caso, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 1649, decidiu que a autorizao legislativa especfica para a criao de empresas subsidirias dispensvel nos casos em que a lei autorizativa de criao da sociedade de economia mista ou empresa pblica matriz tambm previu a eventual formao das subsidirias.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------"ADI 1649 / DF. EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 9478/97. AUTORIZAO PETROBRS PARA CONSTITUIR SUBSIDIRIAS. OFENSA AOS ARTIGOS 2 E 37, XIX E XX, DA CONSTITUIO FEDERAL. INEXISTNCIA. ALEGAO IMPROCEDENTE. 1. A Lei 9478/97 no autorizou a instituio de empresa de economia mista, mas sim a criao de subsidirias distintas da sociedade-matriz, em consonncia com o inciso XX, e no com o XIX do artigo 37 da Constituio Federal. 2. dispensvel a autorizao legislativa para a criao de empresas subsidirias, desde que haja previso para esse fim na prpria lei que instituiu a empresa de economia mista matriz, tendo em vista que a lei criadora a prpria medida autorizadora. Ao direta de inconstitucionalidade julgada improcedente."

Para responder s questes de prova: O entendimento que deve prevalecer o de que a autorizao para a criao de subsidirias pode ser genrica (conforme o entendimento do STF) ou, ainda, que deve ser concedida autorizao legislativa em cada caso (quando a questo cobrar o texto literal do inciso XX, artigo 37, da CF/1988).

2.3.5. Regime de pessoal O quadro de pessoal encarregado de executar as atividades desenvolvidas pelas empresas pblicas e sociedades de economia mista ser regido pela CLT (regime celetista). O inciso II, 1, do artigo 173, da Constituio Federal, estabelece que as empresas estatais que explorarem atividades econmicas estaro sujeitas ao regime prprio das empresas privadas, inclusive na esfera trabalhista. O quadro de pessoal da Petrobrs (sociedade de economia mista), por exemplo, ser regido pela CLT, assim como acontece com os empregados das demais empresas privadas que atuam no mesmo setor econmico (Ipiranga, Texaco etc.). Como os empregados das empresas estatais so regidos pela CLT, da competncia da justia trabalhista decidir os conflitos relativos relao de emprego. Caso um empregado pblico do Banco do Brasil, por exemplo, queira exigir judicialmente o pagamento de horas extraordinrias realizadas e no recebidas, dever acionar a Justia do Trabalho, nos termos do artigo 114 da Constituio Federal de 1988. Apesar de ser adotado o regime celetista nas relaes entre as empresas estatais e os seus empregados, tambm incidem sobre essa relao diversas normas provenientes do Direito Pblico, por isso as bancas costumam afirmar que sobre essas entidades incide um regime hbrido: 1) A obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para a contratao de empregados pelas empresas estatais; 2) A proibio da acumulao de cargos e empregos pblicos, nos termos do inciso XVI, artigo 37, da CF/88;
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3) A submisso dos salrios dos empregados pblicos ao teto geral remuneratrio previsto no inciso XI, artigo 37, da CF/88, desde que as empresas estatais recebam da entidade poltica criadora (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) recursos para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral ( 9, artigo 37, da CF/88). Apesar da exigncia de aprovao em concurso pblico para ingresso nas empresas estatais, vlido esclarecer que os empregados pblicos no possuem estabilidade, que privativa dos servidores titulares de cargos efetivos, nos termos do artigo 41 da Constituio Federal de 1988. Ateno: no julgamento do recurso extraordinrio n 589.998, que ocorreu em 21/03/2013, o Supremo Tribunal Federal declarou que obrigatria a motivao da dispensa unilateral de empregado por empresa estatal e sociedade de economia mista tanto da Unio, quanto dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios. Nesses termos, deve ficar claro que apesar de os empregados de empresas estatais no possurem estabilidade no emprego pblico, somente podem ser demitidos mediante ato motivado, isto , que apresente os fundamentos de fato e de direito que justificaram a respectiva dispensa.

2.3.6. Licitao O inciso III, 1, artigo 173, da CF/88, afirma expressamente que a lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica. Analisando-se o referido dispositivo, conclui-se que o prprio texto constitucional estabelece a necessidade de criao de um regime licitatrio especfico para as empresas estatais exploradoras de atividade econmica, que se dar nos termos da lei. A criao desse novo regime certamente tornar mais simplificado o processo licitatrio, aumentando a competitividade e a eficincia das empresas pblicas e sociedades de economia mista. importante destacar que o citado dispositivo constitucional no se refere s empresas estatais prestadoras de servios pblicos, mas somente quelas que exploram atividades econmicas. Diante desse contexto, surge a seguinte dvida: as empresas estatais prestadoras de servios pblicos esto obrigadas a realizar licitao para a contratao de obras, bens e servios?

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Certamente. Apesar de o texto constitucional no mencion-las, vlido esclarecer que as empresas estatais prestadoras de servios pblicos exercem atividades tpicas de Estado, assim como os rgos da Administrao Direta federal, estadual, municipal e distrital, bem como as autarquias e fundaes pblicas. Assim, tambm se submetem s regras do inciso XXI, artigo 37, da CF/1988, que apresenta como obrigatria a realizao de licitao. Diante de tudo o que foi apresentado, possvel concluir que a lei dever criar um estatuto licitatrio prprio para as empresas estatais exploradoras de atividade econmica. Todavia, enquanto o referido estatuto no for criado, aplicam-se a essas entidades as regras da lei geral de Licitaes (Lei 8.666/93). Pergunta: As empresas estatais prestadoras de servios pblicos tambm se submetem Lei 8.666/93? Sim, pois exercem atividades tipicamente estatais.

2.3.7. Imunidade tributria Empresa estatal que explora atividade econmica atua no mercado competindo diretamente com empresas privadas e, portanto, no pode gozar de privilgios tributrios que no sejam assegurados tambm aos particulares, sob pena de caracterizao de concorrncia desleal. O 2, artigo 150, da CF/1988, estende a imunidade de pagamento de impostos sobre os seus bens, rendas e servios somente s autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, alm, claro, das entidades polticas criadoras (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). Em relao s empresas estatais prestadoras de servios pblicos o entendimento um pouco diferente. Para fins de concursos pblicos, conveniente que adotemos o entendimento do professor Jos dos Santos Carvalho Filho, segundo o qual as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, que executam servio pblico monopolizado, podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s empresas do setor privado. Esse entendimento encontra amparo em deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal, mais precisamente no recurso extraordinrio n 407.099/RS, atravs do qual se considerou inconstitucional a cobrana de IPVA (imposto estadual) dos veculos integrantes do patrimnio da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. No julgamento ficou assentado que a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos executora de, no mnimo, dois servios de manuteno obrigatria para a Unio (servios postais e correio areo nacional, conforme o artigo 21, X, da CF/1988). Assim, nos mesmos moldes que a Unio, tambm goza de privilgios fiscais.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Nesses termos, fique atento s questes de prova, pois o Supremo Tribunal Federal reconheceu s empresas estatais que prestam servios pblicos em regime de exclusividade, como o caso dos Correios, a imunidade em relao ao pagamento de impostos. Alm disso, assegurou ainda as demais prerrogativas inerentes s entidades regidas pelo Direito Pblico (entes estatais, autarquias e fundaes pblicas de Direito Pblico), a exemplo da impenhorabilidade e imprescritibilidade dos bens, pagamento de seus dbitos judiciais atravs do regime de precatrios, entre outros. Ademais, importante destacar que no julgamento do Agravo Regimental em Recurso Extraordinrio n 285.716, de relatoria do Ministro Joaquim Barbosa, o Supremo Tribunal Federal foi alm e afirmou que irrelevante para definio da aplicabilidade da imunidade tributria recproca a circunstncia de a atividade desempenhada estar ou no sujeita a monoplio estatal. Fique atento (a), pois so grandes as chances do teor desse acrdo ser cobrado na sua prova!
Recurso extraordinrio interposto de acrdo que considerou tributvel propriedade imvel utilizada pela Petrobrs para a instalao e operao de condutos de transporte de seus produtos. Alegada imunidade tributria recproca, na medida em que a empresa-agravante desempenha atividade sujeita a monoplio. irrelevante para definio da aplicabilidade da imunidade tributria recproca a circunstncia de a atividade desempenhada estar ou no sujeita a monoplio estatal. O alcance da salvaguarda constitucional pressupe o exame (i) da caracterizao econmica da atividade (lucrativa ou no), (ii) do risco concorrncia e livre-iniciativa e (iii) de riscos ao pacto federativo pela presso poltica ou econmica. A imunidade tributria recproca no se aplica Petrobrs, pois: Trata-se de sociedade de economia mista destinada explorao econmica em benefcio de seus acionistas, pessoas de direito pblico e privado, e a salvaguarda no se presta a proteger aumento patrimonial dissociado de interesse pblico primrio; A Petrobrs visa a distribuio de lucros, e, portanto, tem capacidade contributiva para participar do apoio econmico aos entes federados; A tributao de atividade econmica lucrativa no implica risco ao pacto federativo." (RE 285.716-AgR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 2-3-2010, Segunda Turma, DJE de 26-3-2010)

Para responder s questes do CESPE: A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos no goza de qualquer imunidade tributria, uma vez que a CF veda que empresas pblicas gozem de privilgios no extensivos s do setor privado (Advogado/IPAJM 2010/CESPE). Assertiva incorreta.

2.3.8. Falncia Consta expressamente no inciso I, artigo 2, da Lei 11.101/2005 (que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria), que no se aplicam s empresas pblicas e s sociedades de economia mista as regras gerais sobre a falncia, independentemente de explorarem atividade econmica ou prestarem servios pblicos.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.3.9. Responsabilidade civil O regime de responsabilizao civil da empresa estatal depender da atividade exercida. Se a empresa pblica ou sociedade de economia mista prestar servios pblicos, incontestvel que se submetero s regras do 6, artigo 37, da CF/1988, ou seja, respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Entretanto, caso a empresa pblica ou sociedade de economia mista explorem atividades econmicas, a responsabilidade ser subjetiva, regulada pela legislao civil. 2.3.10. Patrimnio O patrimnio da empresa pblica e da sociedade de economia mista constitudo, inicialmente, mediante transferncia efetuada pelo ente poltico criador (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). Enquanto integravam o patrimnio das citadas entidades polticas, os bens eram considerados pblicos. Todavia, a partir do momento que so transferidos para o patrimnio das empresas estatais assumem a caracterstica de bens privados e, portanto, no gozam dos atributos da imprescritibilidade, impenhorabilidade e alienabilidade condicionada. Todavia, necessrio ficar atento ao entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto s empresas pblicas e sociedades de economia mista que prestam servios pblicos em regime de exclusividade (monoplio). Nesse caso, os respectivos bens das entidades sero considerados pblicos, conforme se constata na deciso proferida pelo STF em 2003:
No julgamento do recurso extraordinrio n 230051/SP, de relatoria do Ministro Maurcio Corra, o Supremo Tribunal Federal decidiu que empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, pessoa jurdica equiparada Fazenda Pblica, aplicvel o privilgio da impenhorabilidade de seus bens, rendas e servios. Na oportunidade, o tribunal assegurou a observncia ao regime de precatrio, sob pena de vulnerao do disposto no artigo 100 da Constituio Federal.

2.3.11. Fiscalizao pelo Tribunal de Contas No restam dvidas de que as empresas pblicas e sociedades de economia mistas se submetem fiscalizao realizada pelo Tribunal de Contas da Unio, nos termos do art. 71, II, da Constituio Federal:
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------[...] II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; No julgamento do Mandado de Segurana n 25.092/DF, de relatoria do Ministro Carlos Velloso, o Supremo Tribunal Federal ratificou esse entendimento ao afirmar que ao Tribunal de Contas da Unio compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da Administrao Direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio (CF, art. 71, II; Lei 8.443, de 1992, art. 1, I). As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta, esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas, no obstante os seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista.

2.3.12. Diferenas entre as empresas pblicas e sociedades de economia mista Nos itens anteriores foram apresentadas as caractersticas comuns entre as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. Entretanto, para responder s questes de prova, imprescindvel conhecer as principais diferenas entre as duas entidades, a saber: a) Foro judicial Nos termos do inciso I, artigo 109, da Constituio Federal de 1988, as causas em que a empresa pblica federal for interessada na condio de autora, r, assistente ou oponente, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho, tramitaro na justia federal comum. Entretanto, nos casos de empresas pblicas estaduais ou municipais, as causas devero tramitar na justia estadual. As sociedades de economia mista no gozam dessa prerrogativa e, portanto, todas as aes judiciais em que for autora, r, assistente ou oponente, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho, tramitaro na justia estadual, independentemente de serem entidades federais, estaduais ou municipais. Nos termos da Smula n 517 do Supremo Tribunal Federal as sociedades de economia mista s tm foro na Justia Federal quando a Unio intervm, como assistente ou opoente.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------b) Forma jurdica As sociedades de economia mista somente podem ser constitudas sob a forma de sociedade annima (S.A.), sejam elas federais, estaduais, municipais ou distritais. Por outro lado, as empresas pblicas podem ser constitudas sob qualquer forma jurdica prevista em lei (sociedade annima, sociedade limitada ou sociedade em comandita por aes). Na esfera federal, as empresas pblicas ainda podem ser constitudas sob uma forma jurdica indita, que ainda no existia e foi criada apenas para aquela determinada empresa pblica. Isso se deve ao fato de que compete Unio legislar sobre direito comercial, nos termos do inciso I, artigo 22, da Constituio Federal de 1988. As empresas estatais estaduais e municipais somente podem ser institudas sob uma forma jurdica j existente, j que os Estados e Municpios no podem legislar sobre Direito Comercial. c) Capital As empresas pblicas so constitudas por capital exclusivamente estatal (pblico). O capital deve pertencer integralmente a entidades da Administrao Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) ou Indireta (outras empresas pblicas, autarquias, fundaes pblicas e sociedades de economia mista), sendo vedada a participao de particulares na integralizao do capital. Para que uma empresa pblica seja considerada federal, necessrio que a maioria do capital votante esteja sob o domnio da Unio. Nesses termos, podemos considerar como federal uma empresa pblica em que 60% do capital votante pertena Unio (mais da metade), 20% a um Estado, 10% a uma sociedade de economia mista e 10% a um Municpio. Por outro lado, as sociedades de economia mista so institudas mediante a integralizao de capital proveniente do Poder Pblico e iniciativa privada (particulares). o denominado capital misto. Para responder s questes do CESPE: As empresas pblicas e as sociedades de economia mista so constitudas por capital pblico e privado, com participao majoritria do poder pblico (Auditor Interno/AUGE-MG 2009/CESPE). Assertiva incorreta. O inciso III, artigo 5, do Decreto-Lei 200/67, estabelece que, para ser configurada como federal, a maioria das aes com direito a voto da sociedade de economia mista deve pertencer Unio. Para responder s questes de prova: Nos termos do conceito previsto no Decreto 200/1967, uma empresa com maioria do capital votante pertencente Unio, e o restante do capital atribudo a outras pessoas jurdicas de direito pblico interno, bem como a entidades da Administrao Indireta da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios, dita empresa pblica.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------REVISO DE VSPERA DE PROVA - RVP 1. As autarquias exercem funes tpicas de Estado e so apelidadas de servios pblicos personificados; 2. Somente por lei especfica poder ser criada uma autarquia, seja ela federal, estadual, municipal ou distrital; 3. Em regra, a iniciativa legislativa para a criao de autarquias privativa do Chefe do Executivo; 4. As autarquias respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros; 5. O patrimnio de uma autarquia constitudo por bens pblicos e, portanto, imprescritveis e impenhorveis; 6. As autarquias possuem prazo em qudruplo para contestar uma ao em dobro para recorrer, nos termos do artigo 188 do Cdigo de Processo Civil; 7. As autarquias so abrangidas pela imunidade tributria recproca; 8. As autarquias federais possuem prerrogativa de foro na justia federal; 9. As entidades da Administrao no esto subordinadas Administrao Direta, mas somente vinculadas; 10. As fundaes pblicas de Direito Pblico so criadas por lei e as fundaes pblicas de Direito Privado tem a sua criao autorizada por lei; 11. As empresas pblicas e sociedades de economia mista podem explorar atividade econmica ou prestar servios pblicos, mas, em ambos os casos, sero regidas pelo Direito Privado; 12. As empresas estatais tm a sua criao autorizada por lei; 13. O entendimento que deve prevalecer para concursos pblicos o de que a autorizao para a criao de subsidirias pode ser genrica (conforme o entendimento do STF) ou ainda que deve ser concedida autorizao legislativa em cada caso (quando a questo cobrar o texto literal do inciso XX do artigo 37 da CF/88); 14. Os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista so regidos pela CLT, portanto, no possuem estabilidade; 15. o prprio texto constitucional estabelece a necessidade de criao de um regime licitatrio especfico para as empresas estatais exploradoras de atividade econmica, que se dar nos termos da lei;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------16. Empresa estatal que explora atividade econmica atua no mercado competindo diretamente com empresas privadas e, portanto, no pode gozar de privilgios tributrios que no sejam assegurados tambm aos particulares, sob pena de caracterizao de concorrncia desleal; 17. As empresas pblicas e sociedades de economia mista no esto sujeitas lei de falncia; 18. Se a empresa pblica ou sociedade de economia mista prestarem servios pblicos, incontestvel que se submetero s regras do 6 do artigo 37 da CF/88, ou seja, respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Entretanto, caso a empresa pblica ou sociedade de economia mista explorarem atividades econmicas, a responsabilidade ser subjetiva, regulada pela legislao civil; 19. As sociedades de economia mista somente podem ser constitudas sob a forma de sociedade annima (S.A.), enquanto as empresas pblicas podem ser constitudas sob qualquer forma existente no Direito; 20. O capital das sociedades de economia mista formado pela conjugao de recursos pblicos e de recursos privados. As empresas pblicas, por sua vez, possuem capital integralmente pblico, ou seja, proveniente de entidades da Administrao Pblica Direta ou Indireta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS INOVAES 1. Consideraes iniciais ............................................................. 58

2. Contrato de gesto .................................................................... 2.1. Agncias Executivas .......................................................

58 62

3. Agncias reguladoras 3.1. Noes gerais ................................................................ 65

3.2. O surgimento das agncias reguladoras propriamente ditas no Direito brasileiro ............................................................... 65 3.3. Conceito e natureza jurdica ........................................... 66 3.4. Caractersticas ................................................................ 3.5. Regime de pessoal .......................................................... 3.6. Controle .......................................................................... 67 70 73

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1. Consideraes iniciais No mdulo anterior, estudamos detalhadamente cada uma das entidades administrativas que integram a Administrao Pblica Indireta (autarquias, fundaes pblicas de direito pblico e de direito privado, empresas pblicas, sociedades de economia mista e os consrcios pblicos), oportunidade em que conhecemos as suas principais peculiaridades para fins de concursos pblicos. Entretanto, importante esclarecer que existem outras entidades administrativas, tambm integrantes da Administrao Indireta, que somente iremos estudar agora, a exemplo das agncias executivas e das agncias reguladoras. Professor, mas por que no estudamos essas entidades anteriormente? simples a resposta. No estudamos anteriormente porque so entidades que possuem caractersticas especiais, apesar de serem autarquias (nos casos das agncias reguladoras), ou autarquias ou fundaes pblicas (no caso das agncias executivas). Optei por apresent-las separadamente para que voc possa assimilar com mais facilidade o contedo, pois as agncias reguladoras e as agncias executivas so figuras recentes, provenientes das reformas administrativas institudas no mbito da Administrao Pblica nas ltimas duas dcadas. Para responder s questes de prova, lembre-se sempre de que as agncias executivas e as agncias reguladoras no representam uma nova categoria de entidades integrantes da Administrao Indireta. As agncias reguladoras nada mais so que autarquias em regime especial. Por outro lado, as agncias executivas so autarquias ou fundaes pblicas que, aps receberem uma qualificao proveniente de decreto expedido pelo Presidente da Repblica, passam a receber essa denominao. 2. Contrato de gesto O contrato de gesto tem origem na Frana e foi muito utilizado por diversos pases europeus, aps a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de introduzir na Administrao Pblica uma atuao visando busca por resultados. O contrato de gesto, tambm denominado acordo-programa, est intimamente relacionado com o princpio da eficincia, que deve servir de parmetro para toda a Administrao Pblica. Segundo Peter Drucker, o contrato de gesto um mtodo de planejamento e avaliao baseado em fatores quantitativos, pelo qual superiores e subordinados elegem reas prioritrias, estabelecem resultados a serem alcanados, dimensionam as respectivas contribuies (metas) e procedem ao acompanhamento sistemtico do desempenho.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Restringindo-nos ao contrato de gesto no mbito da Administrao Pblica, mais precisamente a brasileira, possvel defini-lo, nas palavras de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino como [...] um ajuste firmado entre a Administrao Direta Centralizada e entidades da Administrao Indireta, ou entre rgos da prpria Administrao Direta, em decorrncia do qual estes rgos ou entidades assumem o compromisso de cumprir determinadas metas e, em contrapartida, ganham maior liberdade em sua atuao administrativa, passando a sujeitar-se, basicamente, ao controle relativo ao atingimento dos resultados pactuados. Sendo assim, deve ficar bem claro que o principal objetivo do contrato de gesto aumentar a autonomia gerencial, oramentria e financeira de rgos e entidades pblicos, facilitando assim o alcance de suas finalidades previstas em lei. Pergunta: Professor, at agora no consegui entender como a assinatura de um contrato de gesto pode ampliar a autonomia de uma entidade ou rgo pblico, seria possvel explicar melhor? Claro! Irei citar dois exemplos apresentados pelos professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino que destacam a ampliao da autonomia dos rgos e entidades que firmam um contrato de gesto: 1) A ampliao dos limites de valor de contrataes at os quais a licitao dispensvel. Para a Administrao em geral, dispensvel a licitao quando o valor de contrato de at 10% do valor mximo admitido para a utilizao da modalidade convite. Para as agncias executivas, esse limite at o qual a licitao dispensvel o dobro, ou seja, 20% do valor mximo admitido para a utilizao da modalidade convite (Lei 8.666/93, artigo 24, pargrafo nico). Registramos que esse limite de 20% tambm aplicvel aos consrcios pblicos e a todas as empresas pblicas e sociedades de economia mista, por estarem includos na regra do mesmo pargrafo nico do art. 24 da Lei Geral de Licitaes e Contratos; nesse caso, porm, no h nenhuma relao com celebrao de contratos de gesto. 2) A Lei n. 9.962/2000, que regula a contratao de empregados pblicos celetistas pela Administrao Direta, autarquias e fundaes pblicas federais, enumera, em seu art. 3 as hipteses em que poder a Administrao Pblica rescindir, unilateralmente, o contrato de trabalho de seus empregados pblicos. Dentre as hipteses taxativamente enumeradas, encontra-se a insuficincia de desempenho, apurada em procedimento no qual se assegurem pelo menos um recurso hierrquico dotado de efeito suspensivo, que ser apreciado em trinta dias, e o prvio conhecimento dos padres mnimos exigidos para a continuidade da relao de emprego, obrigatoriamente estabelecidos de acordo com
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------as peculiaridades das atividades exercidas (art. 3, inciso IV). O pargrafo nico desse mesmo art. 3, cuja interpretao mostra-se algo nebulosa, afirma que os procedimentos previstos no so obrigatrios na hiptese das contrataes de pessoal decorrentes da autonomia de gesto de que trata o 8 do art. 37 da Constituio Federal. Para facilitar ainda mais o entendimento, possvel concluir que o contrato de gesto se resume a dois pontos principais: 1) A fixao de metas a serem atingidas por um rgo ou entidade integrantes da Administrao, tais como o aumento de arrecadao, o aumento na qualidade dos servios prestados ou, ainda, a diminuio de gastos e despesas correntes, por exemplo. 2) A ampliao da autonomia gerencial, financeira e oramentria do rgo ou entidade administrativa para que sejam atingidas as metas fixadas. O professor Paulo Modesto nos informa que as metas devem ser previstas no contrato de gesto de modo claro e quantificado, com prazos certos, correspondendo proporcionalmente aos benefcios que sero deferidos parte que firma o vnculo com o ente federativo. Se for expressiva a majorao na transferncia de recursos oramentrios, ou se for cedido maior nmero de servidores e bens pblicos, dever o Poder Pblico exigir ampliao significativa do atendimento das demandas sociais, com aperfeioamento concreto da ao desenvolvida pela entidade contratada. Em contrapartida, no admissvel que o Poder Pblico exija da entidade metas desproporcionais ao incentivo outorgado e disponvel. A Constituio Federal de 88, em seu 8, artigo 37, declara expressamente que a autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: 1 - o prazo de durao do contrato; 2 - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; 3 - a remunerao do pessoal. Para responder s questes de prova: Os contratos de gesto podem ser assinados entre a Administrao Direta e Administrao Indireta; entre rgos da prpria Administrao Direta; ou, ainda, entre a Administrao Direta e pessoas jurdicas de Direito Privado no integrantes da Administrao (dando origem s Organizaes Sociais).

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para ilustrar e facilitar a assimilao do contedo, apresento abaixo alguns exemplos hipotticos, que demonstram o objetivo bsico de um contrato de gesto. 1 Exemplo: O Ministrio do Meio Ambiente (rgo da Administrao Direta Federal) poderia formalizar um contrato de gesto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente IBAMA (autarquia), nos seguintes termos:

METAS DO IBAMA Reduo de 10% (dez por cento) no nmero de desmatamentos ilegais ocorridos na Amaznia, nos prximos 24 (vinte e quatro) meses, levando-se em conta o ndice do ano anterior. Aumento de 20% (vinte por cento) no nmero de fiscalizaes efetuadas em madeireiras legais e/ou ilegais em funcionamento da regio da Amaznia legal.

CONTRAPARTIDA DO MINISTRIO Repasse de R$ 100.000.000,00 (cem milhes) de reais para investimento em treinamento e aquisio de equipamentos necessrios para o alcance das metas estabelecidas. Cesso de 200 (duzentos) servidores pblicos com o objetivo exclusivo de auxiliar as operaes de fiscalizao na regio da Amaznia legal.

2 Exemplo: Da mesma forma, nos termos do 8, artigo 37, da CF/1988, possvel que o Ministrio do Meio Ambiente (rgo da Administrao Direta Federal) firme um contrato de gesto com a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel (que tambm um rgo integrante da prpria estrutura do Ministrio) com o objetivo de aumentar em 15% (quinze por cento), nos prximos 30 (trinta) meses, o nmero de propostas de estudos e estratgias para a recuperao de reas degradadas no meio rural. Em contrapartida, o Ministrio do Meio Ambiente, que rgo hierarquicamente superior Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel, poderia suspender alguns dos controles hierrquicos exercidos em face da Secretaria, alm de aumentar o repasse de recursos financeiros em 10% (dez por cento), em comparao ao ano anterior. Pergunta: Professor, pelo que entendi, no exemplo acima teramos um rgo (Ministrio do Meio Ambiente) celebrando um contrato de gesto com outro rgo (Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel). Isso possvel, j que os rgos no possuem personalidade jurdica? Eis um tema bastante divergente na doutrina. Voc certamente se recorda de que anteriormente afirmei que os rgos no possuem personalidade jurdica, e que, portanto, os atos praticados pelos rgos devem ser imputados pessoa jurdica criadora. Seguindo-se esse raciocnio, teramos
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------a Unio (a quem devem ser imputados os atos praticados pelos agentes do Ministrio do Meio Ambiente) assinando um contrato com ela mesma (que tambm responsvel juridicamente pelos atos praticados pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel). A possibilidade de um rgo firmar contrato de gesto com outro rgo muito criticada pelos principais doutrinadores brasileiros. A ausncia de personalidade jurdica exclui a possibilidade dos rgos exercerem direitos e assumirem obrigaes, afastando, consequentemente, a viabilidade concreta de celebrar contrato de gesto com ente de que parte integrante. A professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro esclarece que
Como os rgos da Administrao Direta no so dotados de personalidade jurdica prpria, mas atuam em nome da pessoa jurdica em que esto integrados, os dois signatrios do ajuste estaro representando exatamente a mesma pessoa jurdica. E no se pode admitir que essa mesma pessoa tenha interesses contrapostos defendidos por rgos diversos. Por isso mesmo, esses contratos correspondem, na realidade, quando muito, a termo de compromissos assumidos por dirigentes de rgos, para lograrem maior autonomia e se obrigarem a cumprir metas. Alm disso, correspondem quelas que esto obrigadas a cumprir por fora da prpria lei que definem as atribuies do rgo pblico; a outorga de maior autonomia um incentivo ou um instrumento que facilita a consecuo das metas legais.

Pergunta: Entendi a explicao professor, mas o que devo responder se a banca exigir esse tpico em uma questo da prova? Nesse caso, aconselho que voc siga o dispositivo constitucional, que expresso ao assegurar aos rgos pblicos a possibilidade de formalizar contratos de gesto. 2.1. Agncias Executivas A Lei Federal 9.649/98 introduziu no Brasil a possibilidade de autarquias e fundaes pblicas celebrarem contratos de gesto e serem submetidas a um regime jurdico especial, que tenha por objetivo aumentar a produtividade e a eficincia na execuo de suas atividades. As autarquias e fundaes pblicas so as nicas entidades da Administrao Indireta que podem ser qualificadas como agncias executivas e, mesmo assim, desde que cumpram os seguintes requisitos: 1) ter um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento; 2) ter celebrado com o respectivo Ministrio supervisor um Contrato de Gesto, que ter periodicidade mnima de um ano e estabelecer os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para a avaliao do seu cumprimento.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para responder s questes do CESPE: agncia executiva vedada a celebrao de contrato de gesto com rgo da administrao direta (Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE). Assertiva incorreta. A qualificao da autarquia ou fundao pblica como Agncia Executiva ser feita por Decreto expedido pelo Presidente da Repblica, que tambm editar medidas especficas visando assegurar a sua autonomia de gesto, bem como a disponibilidade de recursos oramentrios e financeiros para o cumprimento dos objetivos e metas definidos no contrato de gesto, conforme estabelecido no artigo 51 da Lei 9.649/98. Os planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional definiro diretrizes, polticas e medidas voltadas para a racionalizao de estruturas e do quadro de servidores, a reviso dos processos de trabalho, o desenvolvimento dos recursos humanos e o fortalecimento da identidade institucional da Agncia Executiva. Para responder s questes de prova: A expresso agncia executiva no designa uma nova entidade integrante da Administrao Pblica. Trata-se somente de uma qualificao que concedida pelo Poder Pblico s fundaes pblicas ou autarquias que tenham celebrado um contrato de gesto com a Administrao Direta e atendam aos demais requisitos previstos nos artigos 51 e 52 da Lei 9.649/98. Ser assegurada s autarquias e fundaes pblicas a manuteno da qualificao como Agncia Executiva desde que o contrato de gesto seja sucessivamente renovado e que o plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional tenha prosseguimento ininterrupto, at a sua concluso. Por outro lado, nos casos de extino do contrato de gesto ou de interrupo ou suspenso da execuo do plano estratgico de reestruturao, ser efetuada a desqualificao da autarquia ou fundao pblica por iniciativa do Ministrio supervisor, mediante Decreto expedido pelo Presidente da Repblica. So raros os exemplos de fundaes pblicas ou autarquias que se qualificaram como agncias executivas. Um desses exemplos o INMETRO (autarquia federal) que, em julho de 1998, com sucessivas prorrogaes, firmou contrato de gesto com o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC, objetivando aumentar sua credibilidade, reconhecimento e confiabilidade perante a populao brasileira, alm de aumentar a qualificao de seus servidores. Em contrapartida, o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior ampliou a autonomia do INMETRO atravs das seguintes medidas ( claro que as bancas examinadoras no cobraro essas informaes em prova, exceto em um concurso para o prprio INMETRO, se for o caso):

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------I - Fica delegado ao Presidente do INMETRO competncia para: a) aprovao ou readequao de sua estrutura regimental ou seu estatuto, sem aumento de despesas, observadas as disposies especficas previstas em lei e o quantitativo de cargos destinados entidade; b) autorizao de afastamento do Pas dos servidores civis da instituio, tratada no art. 2 do Decreto n 1.387, de 7 de fevereiro de 1995; c) regulamentao do registro de freqncia de seus funcionrios; d) fixao de limites especficos, aplicveis ao INMETRO, para a concesso de suprimento de fundos para atender a despesas de pequeno vulto, previstas no inciso III do art. 45 do Decreto n 93.872, de 23 de dezembro de 1986, observadas as demais disposies do referido Decreto; e) edio de regulamento prprio dispondo sobre valores de dirias no Pas e condies especiais para sua concesso, observado o disposto no art. 2 do Decreto n 343, de 19 de novembro de 1991, nos 1 e 3 do art. 58 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e os valores mximos unitrios estabelecidos em tabela editada pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. III - Fica o INMETRO dispensado da celebrao de termos aditivos a contratos e a convnios de vigncia plurianual, quando objetivarem unicamente a identificao dos crditos conta dos quais devam correr as despesas relativas ao respectivo exerccio financeiro. Outra medida que tambm garantida s agncias executivas, conforme destacado pelos professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, (...) a ampliao dos limites de valor de contrataes at os quais a licitao dispensvel. Para a Administrao em geral, dispensvel a licitao quando o valor de contrato de at 10% do valor mximo admitido para a utilizao da modalidade convite. Para as agncias executivas esse limite at o qual a licitao dispensvel o dobro, ou seja, 20% do valor mximo admitido para a utilizao da modalidade convite (Lei 8.666/93, artigo 24, pargrafo nico). Registramos que esse limite de 20% tambm aplicvel aos consrcios pblicos e a toda as empresas pblicas e sociedades de economia mista, por estarem includos na regra do mesmo pargrafo nico do art. 24 da Lei Geral de Licitaes e Contratos; nesse caso, porm, no h nenhuma relao com celebrao de contratos de gesto. Para responder s questes de prova: correto afirmar que a qualificao da entidade como agncia executiva permite que ela usufrua de determinadas vantagens previstas em lei, como, por exemplo, o aumento dos percentuais de dispensa de licitao, previsto na Lei n 8666/93.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3. Agncias reguladoras 3.1. Noes gerais No Brasil, sempre existiram rgos e entidades encarregados do acompanhamento e fiscalizao das atividades de carter pblico executadas por entes pblicos ou particulares, mediante outorga ou delegao, e, dentre eles, podemos citar: 1) Banco Central do Brasil: criado em 1964, o BCB tem por finalidade a formulao, a execuo, o acompanhamento e o controle das polticas monetria, cambial, de crdito e de relaes financeiras com o exterior; a organizao, disciplina e fiscalizao do Sistema Financeiro Nacional; a gesto do Sistema de Pagamentos Brasileiro e dos servios do meio circulante. 2) Comisso de Valores Mobilirios (criada em 1976): dentre outros, tem por objetivo assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobilirios; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo de valores mobilirios negociados no mercado. 3) Conselho Administrativo de Defesa Econmica - CADE (criado em 1962): tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econmico, exercendo papel tutelador da preveno e da represso a tais abusos. Entretanto, muitos desses rgos e entidades no conseguiram realmente exercer a funo de regulao e fiscalizao que lhes havia sido outorgada por lei, pois o prprio Poder Central exercia um excesso de controle sobre as atividades fiscalizatrias desses rgos e entidades, o que lhes restringia a atuao. Sendo assim, no totalmente correto afirmar que as agncias reguladoras so um instituto novo, surgido apenas a partir da dcada de 90, pois, mesmo antes desse perodo, j existiam entes com as mesmas funes executadas atualmente pelas agncias reguladoras. 3.2. O surgimento das agncias reguladoras propriamente ditas no Direito brasileiro Como afirmei anteriormente, antes da criao das agncias reguladoras no Brasil ns j tnhamos em funcionamento vrios entes que tambm exerciam funes regulatrias.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Entretanto, somente no ano de 1996 foi criado, com a denominao agncia reguladora, o primeiro ente de regulao no Brasil: a Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL, instituda pela Lei n 9.427/96. Na sequncia, diversas outras agncias foram criadas, a exemplo da Agncia Nacional de Telecomunicaes ANATEL (Lei n 9.472/97), a Agncia Nacional do Petrleo - ANP (Lei 9.478/97), a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA (Lei 9.782/99), a Agncia Nacional de Sade Suplementar ANS (Lei 9.961/00), a Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTT (Lei 10.223/01) e vrias outras. Os Estados, Municpios e Distrito Federal, nos mesmos moldes da Unio, tambm esto autorizados a criar agncias reguladoras. O que se observa que os demais entes federativos fizeram opo por criar agncias reguladoras atuando simultaneamente em diversas reas, objetivando, principalmente, a reduo de custos. Como exemplos de agncias reguladoras criadas fora da estrutura da Unio podemos citar a Agncia Reguladora de Servios Pblicos ASEP (Criada pela Lei fluminense n 2.686/97) e a Agncia Estadual de Regulao de Servios Pblicos de Energia, Transportes e Comunicaes da Bahia AGERBA (criada pela Lei estadual 7.314/98), dentre outras. Para responder s questes do CESPE: As agncias reguladoras tm carter nacional, sendo vedado aos estados e ao Distrito Federal criar suas prprias agncias estaduais quando se tratar de servio pblico, por ausncia de previso constitucional (Analista Administrativo/ANATEL 2009/CESPE). Assertiva incorreta.

Informao interessante e que voc tem que saber para responder s questes de concursos que de todas as agncias reguladoras existentes, somente a ANATEL (artigo 21, XI) e a ANP (artigo 177, 2, III) possuem previso constitucional, todas as demais esto amparadas somente em lei. Para exemplificar, destaca-se que o artigo 21, XI, da CF/88 estabelece expressamente que compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais. O citado dispositivo constitucional foi alterado pela emenda constitucional 08/95. 3.3. Conceito e natureza jurdica Todas as agncias reguladoras criadas no direito brasileiro nada mais so que autarquias em regime especial e, portanto, integrantes da Administrao Pblica indireta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Segundo o professor Hely Lopes Meirelles, autarquia especial "aquela a que a lei instituidora conferir privilgios especficos e aumentar sua autonomia comparativamente com as autarquias comuns, sem infringir preceitos constitucionais pertinentes a essas entidades de personalidade pblica". Como as agncias reguladoras geralmente so autarquias em regime especial, obedecem s mesmas normas constitucionais e legais no que se refere ao processo de criao e extino, seleo de servidores (obrigatoriedade de concurso pblico), licitao, controle externo dos Tribunais de Contas, prerrogativas e sujeies inerentes ao Direito Pblico. Entretanto, importante destacar que no existe qualquer determinao constitucional ou legal para que as agncias reguladoras sejam institudas sob a forma de autarquias em regime especial. Assim, existe a possibilidade de que sejam criadas sob outras formas jurdicas, inclusive com a natureza jurdica de rgos pblicos. De uma forma geral, comparando-se as autarquias genricas com as autarquias denominadas especiais, possvel constatar como principais caractersticas distintivas entre ambas o mandato fixo aos seus dirigentes e a ausncia de ingerncia hierrquica da Administrao Central sobre os atos decisrios relativos respectiva rea de atuao. 3.4. Caractersticas Analisando-se as questes de concursos pblicos aplicadas pelas bancas examinadoras nos ltimos anos, bem como o entendimento dos principais doutrinadores do pas, possvel apontar as seguintes caractersticas inerentes s agncias reguladoras: 1) Autonomia administrativa Grande parte dos doutrinadores nacionais aponta a autonomia administrativa das agncias reguladoras como a sua principal caracterstica. A escolha por um sistema independente de administrao em relao Administrao Direta uma espcie de medida cautelar contra a concentrao de poderes nas mos do Estado, nos dizeres do professor Carlos Ari Sunfeld. Os professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, citando Floriano Marques Neto, apresentam os principais elementos caracterizadores da ampla autonomia outorgada s agncias reguladoras, e que constantemente so cobrados em provas: a) A estabilidade dos dirigentes (somente devem ser afastados no caso de cometimento de ilcitos, ou de outros desvios de conduta, ou se a agncia no estiver cumprindo a poltica pblica definida nos termos da lei para o setor);
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------b) A autonomia de gesto; c) O estabelecimento de fontes prprias de recursos, se possvel geradas pelo prprio exerccio da atividade regulatria (taxas pelo exerccio do poder de polcia e preos pblicos especficos); d) A no-subordinao hierrquica a qualquer instncia de governo; e) A inexistncia de instncia revisora hierrquica de seus atos, ressalvada a reviso judicial; f) A indicao dos dirigentes pautada por critrios tcnicos, sendo prefervel que sua nomeao no seja ato exclusivo do Poder Executivo, devendo envolver o Legislativo, mediante sabatina e aprovao, pela instncia parlamentar, dos nomes indicados. 2) Exerccio de atividade regulatria (normativa) As agncias reguladoras podem expedir normas jurdicas que conduzam o setor regulado aos fins pblicos, cuja preservao cabe ao Estado em prol da sociedade, mas esses atos no podem ser editados em substituio s leis. As agncias reguladoras somente podem editar atos normativos secundrios, ou seja, atos normativos delegados ou autorizados pela lei. Nesses termos, a lei ser responsvel pelo estabelecimento de diretrizes relativas ao setor que dever ser regulado e, com o objetivo de implementar a vontade da lei, as agncias reguladoras expediro tais atos secundrios (infralegais) respaldadas em critrios tcnicos, j que esto mais prximas do contexto regulado e conhecem com mais profundidade o setor. importante que voc entenda que os atos normativos editados pelas agncias reguladoras no podem regular matria reservada lei, muito menos contrariar o seu teor. Em sntese, devem ser editados nos termos da lei e esto sujeitos ao controle judicial. Nesses termos, correto concluir que as agncias reguladoras no gozam de capacidade legislativa, pois essa prerrogativa assegurada com exclusividade aos entes estatais (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). 3) Poder sancionatrio assegurada s agncias reguladoras a prerrogativa de aplicar sanes consistentes na aplicao de advertncias, multas ou mesmo cassaes de licenas. Da mesma forma, tambm gozam da prerrogativa de obrigar o particular a reparar um consumidor ou a corrigir os efeitos de uma conduta lesiva a algum valor ou interesse tutelado pelo regulador.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------4) Definitividade administrativa de suas decises O ordenamento jurdico brasileiro confere s agncias reguladoras o poder de arbitrar os conflitos entre o Estado, o prestador do servio e os cidados que surgirem no respectivo setor regulado. As decises proferidas pelas agncias reguladoras possuem carter de definitividade na esfera administrativa, ou seja, no so passveis de recursos para instncias administrativas superiores. Entretanto, o inciso XXXV, artigo 5, da Constituio Federal de 1988, dispe expressamente que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Nesses termos, as decises proferidas pelas agncias reguladoras esto sujeitas a posterior anlise do Poder Judicirio, caso seja provocado pelo interessado. Caso o particular no esteja satisfeito com a deciso administrativa proferida pela agncia reguladora, poder recorrer ao Poder Judicirio requerendo uma nova deciso sobre o mesmo caso anteriormente decidido. Para ser mais claro, entenda que as decises administrativas proferidas pelas agncias reguladoras podem ser anuladas pelo Judicirio sempre que aquele que sentiu prejudicado com a deciso acion-lo e comprovar a ilegalidade da deciso. Pergunta: Professor, voc acabou de afirmar que as decises das agncias reguladoras possuem carter de definitividade na esfera administrativa. Entretanto, encontrei uma questo afirmando que para as decises proferidas pelas agncias reguladoras seria cabvel recurso hierrquico imprprio, desde que previsto em lei. O que significa recurso hierrquico imprprio? Bem, para fins de concursos pblicos, necessrio que voc entenda que a lei pode estabelecer a possibilidade de o interessado apresentar recurso hierrquico imprprio em face das decises proferidas pelas agncias reguladoras. O professor Srgio Guerra nos ensina que recurso hierrquico imprprio, em sntese, aquele endereado autoridade administrativa que no hierarquicamente superior quela de que exarou o ato recorrido. Nas palavras de Celso Antnio Bandeira de Mello: Os recursos administrativos so propostos na intimidade de uma mesma pessoa jurdica; por isso so chamados de recursos hierrquicos. Se, todavia, a lei previr que da deciso de uma pessoa jurdica cabe recurso para a autoridade encartada em outra pessoa jurdica, o recurso ser, em tal caso, denominado de recurso hierrquico imprprio. Para responder s questes do CESPE: O recurso hierrquico imprprio somente poder ser proposto face s decises proferidas pelas agncias reguladoras ou demais entidades da Administrao Pblica Indireta, se existir a expresso previso legal ou constitucional.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Nesse caso, o recurso hierrquico imprprio seria analisado pelo Ministrio Supervisor da rea de atuao da agncia reguladora ou demais entidades da Administrao Indireta. Alm de todas as caractersticas apresentadas acima, necessrio que voc conhea ainda alguns poderes enumerados pelo Professor Floriano Azevedo Marques Neto e que so imprescindveis para o eficiente exerccio da atividade regulatria. 1) Poder de outorga, consistente na prerrogativa de emisso, em consonncia com as polticas pblicas aplicveis ao setor, de atos concretos de licenas, autorizaes, injunes, com vistas a franquear ou interditar o exerccio de uma atividade regulada a um particular; 2) Poder de fiscalizao do setor, a qual se revela tanto pelo monitoramento das atividades reguladas (de modo a manter-se permanentemente informada sobre as condies econmicas, tcnicas e de mercado do setor), quanto na aferio das condutas dos regulados de modo a impedir o descumprimento de regras ou objetivos regulatrios; 3) Poderes de conciliao, que se traduzem na capacidade de, dentro do setor, conciliar ou mediar interesses de operadores regulados, consumidores isolados ou em grupos de interesses homogneos, ou ainda interesses de agentes econmicos que se relacionam com o setor regulado (malgrado no explorarem diretamente a atividade sujeita regulao setorial) no mbito da cadeia econmica; e 4) Poderes de recomendao, consistentes na prerrogativa, muitas vezes prevista na lei que cria a Agncia, do regulador subsidiar, orientar ou informar o poder poltico, recomendando medidas ou decises a serem editadas no mbito das polticas pblicas.

3.5. Regime de pessoal A Lei 9.986, publicada em 18 de julho de 2000, estabeleceu que o quadro de pessoal das agncias reguladoras seria regido pela Consolidao das Leis do Trabalho, pois a emenda constitucional n 19/98 havia acabado com a obrigatoriedade da adoo de regime jurdico nico na Administrao Pblica (no caso, a lei 8.112/90) para os seus servidores. Entretanto, ainda durante a tramitao do projeto que culminou na Lei 9986/00, vrios juristas apontaram a inconstitucionalidade da escolha pelo regime contratual (celetista), pois as agncias reguladoras exercem atividades tpicas de Estado, que caracterizam necessidade pblica contnua e no transitria. Sendo assim, seus servidores deveriam ser regidos por estatuto legal (no mbito federal, Lei 8.112/90) e no pela CLT.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em 19 de dezembro de 2000, ao analisar o pedido de liminar requerido na ADI n 2.310/DF, o Ministro Marco Aurlio (Supremo Tribunal Federal) decidiu suspender os efeitos do artigo 1 da Lei 9986/200, que estabelecia o regime celetista para os servidores das agncias reguladoras. Em sua deciso, o Ministro Marco Aurlio afirmou que os servidores das agncias reguladoras exercem funes de fiscalizao, que so tpicas de Estado e que, portanto, deveriam titularizar cargos pblicos de provimento efetivo. A partir da deciso liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal, as agncias reguladoras ficaram impedidas de realizar novos concursos pblicos. Por um lado, no podiam mais selecionar candidatos para o regime celetista em virtude da concesso da medida cautelar (liminar) pelo STF. Por outro, como no possuam cargos pblicos efetivos em sua estrutura (que era a exigncia do STF), no poderiam fazer concurso pblico para a contratao de novos servidores. Diante disso, tiveram que aguardar a soluo do problema pelo Congresso Nacional, que somente ocorreu em 2004, com a publicao da Lei 10.871/04, responsvel pela criao de diversos cargos de provimento efetivo no mbito das agncias reguladoras. Para responder s questes de prova: Atualmente os servidores das agncias reguladoras federais so regidos pela Lei 8.112/1990 (regime estatutrio), portanto, titularizam cargos pblicos. 3.5.1. Dirigentes Um dos elementos configuradores da autonomia administrativa das agncias reguladoras o mandato a prazo certo exercido pelos seus dirigentes, que, segundo o entendimento da doutrina majoritria, trata-se de essencial e necessrio instrumento de garantia contra ingerncias externas, principalmente poltico-eleitorais. Nos termos da Lei 9986/00, as agncias reguladoras sero dirigidas em regime de colegiado, por um Conselho Diretor ou Diretoria composta por Conselheiros ou Diretores, sendo um deles o seu Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente. O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria sero brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados, devendo ser escolhidos pelo Presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal, nos termos da alnea f, inciso III, art. 52, da Constituio Federal.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Aps terem sido indicados e nomeados pelo Presidente da Repblica, com referendo do Senado Federal, os dirigentes das agncias reguladoras exercero mandato a prazo certo, cuja durao ser definida na lei de criao de cada agncia. Depois de nomeados, os dirigentes somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, desde que a lei de criao da agncia no tenha estabelecido outras hipteses de perda do mandato. Para responder s questes do CESPE: Os conselheiros e os diretores das agncias reguladoras somente perdem o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, no podendo a lei de criao da agncia prever outras condies para a perda do mandato (Analista Administrativo/ANATEL 2009/CESPE). Assertiva incorreta. Alm disso, o artigo 8 da Lei 9986/00 ainda estabelece um perodo de quarentena que deve ser cumprido pelos ex-dirigentes das agncias reguladoras federais aps deixarem as respectivas entidades. Segundo o texto da lei, o ex-dirigente fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. Durante o impedimento, o ex-dirigente ficar vinculado agncia, fazendo jus remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes. A quarentena aplicvel tambm ao ex-dirigente exonerado a pedido, se este j tiver cumprido pelo menos seis meses do seu mandato. Pergunta: Professor Fabiano, por que os ex-dirigentes esto submetidos s regras da quarentena? So vrias as explicaes, mas, resumidamente falando, a obrigatoriedade de respeito quarentena est relacionada grande quantidade de informaes privilegiadas (conhecimento de mercado, planejamento estratgico do setor de atuao, entre outras) que o ex-dirigente possui e que, logicamente, so de interesse das empresas privadas que atuam no setor de atuao do ex-dirigente. Pergunta: E o que pode acontecer com o ex-dirigente que desrespeitar as regras da quarentena? Estar praticando crime de advocacia administrativa, sujeitando-se s penas de 01 (um) ms a 01 (um) ano de deteno ou multa, sem prejuzo das demais sanes administrativas e civis.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3.6. Controle A ampla autonomia administrativa assegurada s agncias reguladoras no as exime do controle realizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, alm do Ministrio Pblico e dos prprios cidados, atravs da aplicao de vrios dispositivos constitucionais e legais. Como esto vinculadas (e no subordinadas) ao Poder Executivo, as agncias reguladoras esto submetidas ao mesmo controle finalstico (ou superviso ministerial) exercido em relao s entidades da Administrao Pblica Indireta, nos termos do artigo 84, II e 87, pargrafo nico, da CF/88. Para responder s questes do CESPE: A agncia reguladora no se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministrios, ao contrrio do que ocorre com a agncia executiva (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE). Assertiva incorreta. As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle direto e indireto do Poder Legislativo. Nos termos do inciso X, artigo 49, da CF/1988, de competncia do Congresso Nacional fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta. Ademais, o artigo 70 da Constituio Federal dispe que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, com o auxlio do Tribunal de Contas. Apenas para reforar, pois j afirmei anteriormente, lembre-se de que as agncias reguladoras possuem autonomia para decidir em ltima instncia administrativa os conflitos oriundos do seu setor de atuao. Entretanto, toda e qualquer deciso proferida por essas entidades pode voltar a ser discutida perante o Poder Judicirio, em respeito ao princpio da inafastabilidade da jurisdio, expressamente disposto no inciso XXXV, do artigo 5, da Constituio Federal de 1988. Para responder s questes do CESPE: As agncias reguladoras no Brasil por vezes so tratadas explicitamente na legislao federal como "autoridades administrativas independentes". Essa independncia no exime a sujeio de seus atos ao controle dos trs Poderes do Estado, devendo compatibilizar sua atuao com os mecanismos de controle previstos no ordenamento jurdico.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTES COMENTADAS (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) administrao pblica, julgue os itens subsequentes. A respeito da

01. O INSS est inserido na administrao direta do Estado. A Administrao Pblica brasileira compreende a administrao direta e a administrao indireta. A primeira composta pela Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e seus respectivos rgos pblicos, enquanto a segunda integrada pelas autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista, empresas pblicas e consrcios pblicos de direito pblico. Como o Instituto Nacional do Seguro Social INSS foi institudo sob a forma jurdica de autarquia, integra a Administrao Pblica Indireta, e, portanto, est incorreto o texto da assertiva. 02. O prazo de validade de um concurso pblico de trs anos, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo. O inc. III, do art. 37, da CF/1988, dispe que o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. Perceba que o texto da assertiva afirmou incorretamente que o prazo de validade de um concurso pblico de trs anos. Ademais, afirmou ainda ser possvel a prorrogao por duas vezes, o que contraria expressamente o dispositivo constitucional citado. Ao publicar um edital de concurso pblico, a Administrao ter discricionariedade para definir o seu prazo inicial de validade, que ser de at dois anos. Se a Administrao optar pelo prazo de dois anos, poder prorrog-lo, caso entenda conveniente e oportuno, por igual perodo (mais dois anos). Se o prazo inicial de validade for fixado em um ano, por exemplo, a prorrogao do prazo de validade somente poder ocorrer por mais um ano (sempre pelo mesmo perodo inicial), e assim por diante. (Oficial Tcnico de Inteligncia Administrao/ABIN 2010/CESPE) No que concerne organizao administrativa, julgue os itens que se seguem. 03. Diferentemente de descentralizao, a desconcentrao consiste na distribuio de competncias internamente a uma s pessoa jurdica. A desconcentrao nada mais do que a distribuio interna de competncias dentro de uma mesma pessoa jurdica. Trata-se da criao de rgos pblicos que fazem parte de uma mesma estrutura, hierarquizada, criada com o objetivo de tornar mais eficiente a execuo das finalidades administrativas previstas em lei.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ao dispor sobre a organizao da Presidncia da Repblica e dos respectivos Ministrios, a Lei 10.683/2003, por exemplo, realizou uma desconcentrao administrativa, pois distribuiu competncias a vrios rgos na rbita federal, todos eles integrantes da estrutura administrativa da UNIO, nica detentora de personalidade jurdica. necessrio ficar bem claro que a desconcentrao ocorre no mbito de uma mesma pessoa jurdica, como o caso da Unio. Se a distribuio de competncias ou atribuies ocorrer entre pessoas jurdicas distintas, estaremos diante da descentralizao. Atente-se para o fato de que a assertiva afirmou que a desconcentrao consiste na distribuio de competncias internamente a uma s pessoa jurdica, o que nos induz ao entendimento de que outra pessoa jurdica poderia receber tais competncias. Bem, apesar de o gabarito preliminar ter considerado a assertiva correta, o CESPE agiu acertadamente e decidiu anular a questo. Em sua justificativa, declarou que a desconcentrao, diferentemente de descentralizao, consiste na distribuio interna de competncias dentro da mesma pessoa jurdica e, no, a uma s pessoa jurdica. Dessa forma, opta-se pela anulao do item. 04. As fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico integram a administrao direta, enquanto as empresas pblicas e de economia mista fazem parte da administrao indireta. O inc. II, do art. 4, do Decreto-Lei 200/1967, dispe que a Administrao Indireta composta pelas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas. Ademais, o 1, do art. 6, da Lei 11.107/2005, declara ainda que o consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. Como o texto da assertiva afirmou que as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico integram a administrao direta, deve ser considerado incorreto. (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca da organizao administrativa da Unio, julgue os itens que se seguem. 05. s autarquias no deve ser outorgado servio pblico tpico. A autarquia conceituada legalmente como o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Atividade tpica da Administrao ou atividade tpica de Estado aquela que se restringe s entidades de direito pblico, como ocorre em relao ao poder de polcia. A Lei 7.735/89, por exemplo, outorgou ao IBAMA (autarquia federal) o exerccio de uma atividade pblica tpica, isto , o exerccio do poder de polcia na rea ambiental. Ao contrrio do que consta no texto da assertiva, os servios pblicos tpicos podem sim ser outorgados s autarquias. Todavia, o mesmo no ocorre em relao s entidades regidas pelo direito privado, que, no entendimento do Supremo Tribunal Federal, esto impedidas de exerc-los. Assertiva incorreta. 06. Os atos dos dirigentes das entidades paraestatais no se sujeitam ao mandado de segurana e ao popular, porque essas entidades tm personalidade de direito privado. Ao responder s questes de prova, necessrio ficar atento para no confundir as expresses empresas estatais e entidades paraestatais. A primeira costuma ser utilizada por alguns autores para referir-se s empresas pblicas e sociedades de economia mista, enquanto a segunda utilizada para designar as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que colaboram com o Estado no exerccio de atividades de carter social (Organizaes Sociais, OSCIPs, Entidades de Apoio e Servios Sociais Autnomos). O professor Celso Antnio Bandeira de Mello define as entidades paraestatais como [...] pessoas privadas que colaboram com o Estado desempenhando atividade no lucrativa e s quais o Poder Pblico dispensa especial proteo, colocando a servio delas manifestaes de seu poder de imprio, como o tributrio, por exemplo; no abrangem as entidades da Administrao Indireta; trata-se de pessoas privadas que exercem funo tpica (embora no exclusiva do Estado), como as de amparo aos hipossuficientes, de assistncia social, de formao profissional. Exatamente por atuarem ao lado do Estado, recebem a denominao de entidades paraestatais; nessa expresso podem ser includas todas as entidades integrantes do chamado terceiro setor, o que abrange as declaradas de utilidade pblica, as que recebem certificado de fins filantrpicos, os servios sociais autnomos (SESI, SESC, SENAI), as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico. Ao contrrio do que consta no texto da assertiva, necessrio destacar que o art. 1 da Lei 12.016/2009 dispe que ser concedido mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa fsica ou jurdica sofrer violao ou houver justo receio de sofr-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera. Por outro lado, em seu 1, afirma o texto legal que equiparam-se s autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies. No mesmo sentido, a Lei 4.717/1965, em seu art. 1, afirma que quaisquer pessoas jurdicas ou entidades subvencionadas pelos cofres pblicos esto sujeitas a ao popular. Diante do exposto, conclui-se que, em vrias situaes especficas, os atos dos dirigentes das entidades paraestatais sujeitam-se ao mandado de segurana e ao popular. Assertiva incorreta. (Oficial Tcnico de Inteligncia Direito/ABIN 2010/CESPE) No que concerne administrao pblica, julgue os itens a seguir. 07. Caso o diretor-presidente de uma autarquia federal edite um ato, delegando a outro diretor a competncia para julgar recursos administrativos, tal delegao ser legal. O ato praticado pelo diretor-presidente da autarquia ser manifestamente ilegal, pois, em seu artigo 13, a Lei 9.784/1999 (Lei de Processo Administrativo Federal) dispe expressamente que no podem ser objeto de delegao: a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; e as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Assertiva incorreta. 08. A administrao pblica caracterizada, do ponto de vista objetivo, pela prpria atividade administrativa exercida pelo Estado, por meio de seus agentes e rgos. Em sentido subjetivo, formal ou orgnico, a Administrao Pblica pode ser estudada como o conjunto de rgos, entidades e agentes pblicos destinados consecuo das diretrizes e objetivos estabelecidos pelo Governo. Nesse caso, o foco de estudo ser a organizao e estruturao da Administrao. De outro lado, em sentido objetivo, material ou funcional, a expresso administrao pblica (que deve ser grafada com as iniciais minsculas), consiste na prpria funo administrativa exercida pelos rgos, entidades e agentes que integram a Administrao Pblica em sentido subjetivo. Nesse caso, estudaremos as atividades finalsticas exercidas pela administrao, a exemplo do fomento, servio pblico, polcia administrativa e interveno administrativa. Assertiva correta. 09. Considerando-se que, de acordo com a teoria do rgo, os atos praticados pelos agentes pblicos so imputados pessoa jurdica de direito pblico, correto afirmar que os atos provenientes de um agente que no foi investido legitimamente no cargo, so considerados inexistentes, no gerando qualquer efeito.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Os atos praticados pelo agente pblico devem ser imputados entidade a qual est vinculado, seja ela de direito pblico ou de direito privado, e no a si prprio. o que diz a teoria do rgo (tambm chamada de teoria da imputao volitiva), criada pelo jurista alemo Otto Gierke. Nesse sentido, a autuao realizada por um Auditor Fiscal do Trabalho, por exemplo, deve ser imputada Unio (j que o Ministrio do Trabalho um rgo federal) e no ao servidor. Assim, se o administrado no concordar com a autuao e desejar discutir a sua legitimidade judicialmente, atravs de uma ao de rito ordinrio, dever prop-la em face da Unio. Se um servidor no foi legitimamente investido no cargo pblico (tomou posse sem que a nomeao tivesse sido publicada no Dirio Oficial, por exemplo), ainda sim os seus atos sero considerados vlidos, pois ser levada em conta a teoria do funcionrio de fato. Ora, se o servidor expediu um alvar a um particular, por exemplo, e, posteriormente, descobre-se que esse servidor tomou posse sem ser nomeado, ainda sim o seu ato administrativo (alvar) ser considerado vlido. Isso porque o particular de boa-f no era obrigado a perguntar ao servidor se ele havia sido legitimamente investido no cargo pblico, j que se trata de uma presuno. Como o servidor exerce todas as atribuies inerentes ao cargo, como qualquer outro colega, possvel afirmar que ele um funcionrio de fato, mas no um funcionrio de direito, portanto, os efeitos de seus atos devem ser mantidos, o que torna a assertiva incorreta. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que a teoria do rgo utilizada por muitos autores para justificar a validade dos atos praticados por funcionrio de fato; considera-se que o ato do funcionrio ato do rgo e, portanto, imputvel Administrao. A mesma soluo no aplicvel pessoa que assuma o exerccio de funo pblica por sua prpria conta, quer dolosamente (como o usurpador de funo), quer de boa-f, para desempenhar funo em momentos de emergncia, porque nesses casos evidente a inexistncia de investidura do agente no cargo ou funo. Vale dizer que existem limites teoria da imputabilidade ao Estado de todas as atividades exercidas pelos rgos pblicos; para que se reconhea essa imputabilidade, necessrio que o agente esteja investido de poder jurdico, ou seja, de poder reconhecido pela lei ou que, pelo menos, tenha aparncia de poder jurdico, como ocorre no caso da funo de fato. Fora dessas hipteses, a atuao do rgo no imputvel ao Estado. 10. Embora, em regra, os rgos pblicos no tenham personalidade jurdica, a alguns rgos conferida a denominada capacidade processual, estando eles autorizados por lei a defender em juzo, em nome prprio, determinados interesses ou prerrogativas. Tanto a doutrina quanto a jurisprudncia reconhecem a possibilidade de rgos pblicos independentes ou autnomos, em carter excepcional, integrarem uma relao processual na defesa de suas prerrogativas funcionais, mesmo no possuindo personalidade jurdica prpria.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------No julgamento do Mandado de Segurana n 23.267/SC, de relatoria do Ministro Gilmar Mendes, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legitimidade do Tribunal de Justia de Santa Catarina (rgo independente) para propor mandado de segurana em face do Governador do Estado de Santa Catarina com fundamento no atraso do repasse dos duodcimos correspondentes s dotaes oramentrias do Poder Judicirio local. Assertiva correta. (Administrador/AGU 2010/CESPE) A respeito da organizao administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem. 11. Os contratos de gesto das agncias executivas so celebrados com o respectivo ministrio supervisor pelo perodo mnimo de um ano, estabelecendo os objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para avaliao do seu cumprimento. As autarquias e fundaes pblicas so as nicas entidades da Administrao Indireta que podem ser qualificadas como agncias executivas. Tal possibilidade consta expressamente no texto da Lei 9.649/1998, desde que atendidos os seguintes requisitos: 1) tenham um plano estratgico de desenvolvimento institucional em andamento; reestruturao e de

2) tenham celebrado com o respectivo Ministrio supervisor um Contrato de Gesto, que ter periodicidade mnima de um ano e estabelecer os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para a avaliao do seu cumprimento. Diante dos comentrios apresentados, constata-se que o texto da assertiva deve ser considerado correto. 12. No mbito da administrao pblica indireta, o contrato de gesto o principal instrumento de controle dos resultados de uma organizao social. De incio, necessrio destacar que as organizaes sociais no integram a Administrao Pblica brasileira, o que torna a assertiva incorreta. No mbito da Administrao Indireta, encontramos apenas as autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas e consrcios pblicos de direito pblico. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que organizao social a qualificao jurdica dada pessoa jurdica de Direito Privado, sem fins lucrativos, instituda por iniciativa de particulares, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------As organizaes sociais correspondem a pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, que colaboram com o Estado na execuo de atividades de carter social, sem integrar a sua estrutura. 13. A atividade de regulao exercida pelas agncias reguladoras no Brasil realizada somente sobre os servios pblicos desestatizados, dos quais depende a populao. O texto da assertiva no est em conformidade com o entendimento da doutrina majoritria, e, portanto, deve ser considerado incorreto. Existem algumas agncias reguladoras, a exemplo da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA (criada pela Lei 9.782/1999) e Agncia Nacional de Sade Complementar ANS (criada pela Lei 9.961/2000), que regulam servios pblicos tambm prestados pelo Estado, a exemplo da sade. (Agente Administrativo/AGU 2010/CESPE) Com relao organizao administrativa e aos servios pblicos, julgue os prximos itens. 14. A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado. O inc. XIX, do art. 37, da CF/1988, dispe que somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Ademais, ao criar uma autarquia o Estado realmente est descentralizando suas atividades tpicas a outra entidade tambm integrante da Administrao Pblica, detentora de personalidade jurdica de autonomia administrativa. Assertiva correta. (Advogado/CEF 2010/CESPE - adaptada) A respeito das empresas pblicas e das sociedades de economia mista e considerando a atuao fiscalizadora do Tribunal de Contas da Unio (TCU), julgue os itens abaixo. 15. Segundo o TCU, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica, ainda que pretendam celebrar contratos diretamente relacionados com o exerccio da atividade fim, esto obrigadas a se submeter ao procedimento da licitao. No relatrio de auditoria n. 008.210.210/2004-7, o Tribunal de Contas da Unio decidiu que a Petrobras (sociedade de economia mista) deveria se submeter Lei Geral de Licitaes e Contratos Administrativos (Lei 8.666/93), em especial aos artigos 22 e 23, que tratam das modalidades de licitao e os limites de valor de contratao de cada uma delas.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Todavia, essa imposio limitou-se s atividades-meio, isto , aquelas que no esto relacionadas diretamente s finalidades comerciais da entidade. Desse modo, a Petrobrs est obrigada a licitar para adquirir material de escritrio (atividade-meio), mas no est obrigada a licitar para vender combustvel, que sua atividade-fim. Destaca-se que essa deciso impe-se a todas as empresas pblicas e sociedades de economia mista, e no somente Petrobrs. Assertiva incorreta. 16. A vedao da acumulao de empregos, cargos ou funes pblicas no se aplica s sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, em razo do regime concorrencial a que se submetem. O inc. XVII, do art. 37, da CF/1998, expresso ao afirmar que a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Sendo assim, independentemente de explorarem atividades econmicas ou prestarem servios pblicos, as empresas pblicas e sociedades de economia mista esto submetidas s regras que vedam a acumulao de empregos, cargos ou funes pblicas. Assertiva incorreta. 17. As empresas pblicas, no que se refere a direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios, possuem personalidade jurdica de direito privado, no lhes sendo estendidas prerrogativas pblicas, ainda que se trate de atuao em regime no concorrencial para prestao de servios pblicos. O 1, do art. 173, da CF/1988, dispe que as empresas pblicas e sociedades de economia mista, bem como suas respectivas subsidirias que tambm explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios esto sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. Todavia, em relao s empresas estatais prestadoras de servios pblicos em regime de monoplio, a exemplo dos Correios, o entendimento um pouco diferente. Defende a doutrina majoritria que tais entidades podem gozar de prerrogativas pblicas, a exemplo da imunidade tributria recproca, j que executam atividades exclusivas do Estado. Esse entendimento encontra amparo em deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento do recurso extraordinrio n 407.099/RS, atravs do qual se considerou inconstitucional a cobrana de IPVA (imposto estadual) dos veculos integrantes do patrimnio da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------No julgamento ficou assentado que a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos executa dois servios de manuteno obrigatria para a Unio: servios postais e correio areo nacional, conforme impe o inc. X, do art. 21, da CF/1988. Desse modo, nos mesmos moldes que a Unio, tambm pode gozar de privilgios fiscais. Assertiva incorreta. 18. Segundo o STF, o TCU no competente para fiscalizar as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, por entender que os bens dessas entidades so privados. No julgamento do Mandado de Segurana n 25.092-5/DF, de relatoria do Ministro Carlos Velloso, publicado no DJE em 17/03/2006, o Supremo Tribunal Federal ratificou o entendimento de que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta, esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas da Unio, no obstante seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista. Assertiva incorreta. 19. A empresa pblica pode adotar qualquer forma de organizao societria, inclusive a de sociedade annima, enquanto a sociedade de economia mista deve, obrigatoriamente, adotar a forma de sociedade annima. As sociedades de economia mista somente podem ser constitudas sob a forma de sociedade annima (S.A.), sejam elas federais, estaduais, municipais ou distritais. Por outro lado, as empresas pblicas podem ser constitudas sob qualquer forma jurdica prevista em lei (sociedade annima, sociedade limitada ou sociedade em comandita por aes), o que torna a assertiva correta. Na esfera federal, as empresas pblicas ainda podem ser constitudas sob uma forma jurdica indita, que ainda no existia e foi criada apenas para aquela determinada empresa pblica. Isso se deve ao fato de que compete Unio legislar sobre direito comercial, nos termos do inciso I, artigo 22, da Constituio Federal de 1988. As empresas estatais estaduais e municipais somente podem ser institudas sob uma forma jurdica j existente, pois os Estados e Municpios no podem legislar sobre Direito Comercial. (Advogado/CEF 2010/CESPE - adaptada) No que concerne s disposies constitucionais relativas administrao pblica, julgue o item abaixo. 20. Por se submeterem a regime jurdico tipicamente privado, os empregados das empresas pblicas e das sociedades de economia mista no esto submetidos ao teto salarial determinado pela CF aos servidores pblicos estatutrios.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O 9, do art. 37, da CF/1988, afirma que o teto salarial aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, e suas subsidirias, que receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. Perceba que o texto da assertiva est incorreto, pois os empregados das empresas estatais que recebem recursos dos respectivos entes polticos esto sujeitos ao teto salarial. (Administrador/DENTRAN ES 2010/CESPE) A respeito de licitaes, julgue o item seguinte. 21. Empresas de sociedade de economia mista e empresas pblicas tais como Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal, respectivamente devem realizar licitaes, nos termos propostos em regulamentos prprios devidamente publicados, e sujeitar-se s disposies da Lei n. 8.666/1993. O inciso III, do 1, do artigo 173, da CF/1988, dispe que a lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica. Analisando-se o referido dispositivo, conclui-se que o prprio texto constitucional estabelece a necessidade de criao de um regime licitatrio especfico para as empresas estatais exploradoras de atividade econmica, que se dar nos termos da lei. A criao desse novo regime licitatrio tem por objetivo simplificar e tornar mais clere o processo licitatrio, aumentando a competitividade e a eficincia das empresas pblicas e sociedades de economia mista. Entretanto, importante esclarecer que esse regime licitatrio especfico ainda no foi criado pelo Congresso Nacional, portanto, at o presente momento as empresas estatais ainda esto obrigadas a se submetem s regras contidas na Lei 8.666/1993. Assertiva correta. (Advogado/DETRAN ES 2010/CESPE) Considerando o que dispe a CF sobre a administrao pblica, julgue os itens subsequentes. 22. A criao de subsidirias de empresa pblica e de sociedade de economia mista, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada, depende de autorizao legislativa. O texto da assertiva est correto, pois essa a regra contida no inc. XX, do art. 37, da CF/1988, ao estabelecer que depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada. 23. A administrao indireta est excluda da disposio constitucional que prev a obrigatoriedade de as funes de confiana serem exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. A regra prevista no inc. V, do art. 37, da CF/1998, e que impe a obrigatoriedade de que as funes de confiana sejam exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, no se restringe Administrao Pblica Direta, alcanando tambm as entidades integrantes da Administrao Pblica Indireta, o que torna incorreta a assertiva. 24. As entidades que compem a administrao indireta, como a empresa pblica, a sociedade de economia mista, a autarquia e a fundao, somente podem ser criadas por lei especfica. Ao responder s questes de provas, lembre-se sempre de que somente as autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico so criadas por lei especfica. As empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas de direito privado tem a criao autorizada por lei especfica. Assertiva incorreta. (Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE - adaptada) Acerca da administrao indireta na organizao administrativa brasileira, julgue os itens abaixo. 25. As autarquias esto sujeitas a controle administrativo exercido pela administrao direta, nos limites da lei. O professor Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que toda pessoa integrante da Administrao Indireta submetida a controle pela Administrao Direta da pessoa poltica a que vinculada. E nem poderia ser de outra maneira. Se a pessoa poltica que enseja a criao daquelas entidades, lgico que tenha que se reservar o poder de control-las. Por esse motivo que tais entidades figuram como se fossem satlites das pessoas da federao. Apesar da possibilidade de controle administrativo (tambm chamado de superviso ministerial), importante destacar que no h relao de subordinao entre a Administrao Direta e Indireta. O que existe apenas uma relao de vinculao. Assertiva correta. 26. A empresa pblica pessoa jurdica de direito privado organizada exclusivamente sob a forma de sociedade annima.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------As empresas pblicas podem ser organizadas sob quaisquer formas jurdicas admitidas em direito, a exemplo das sociedades limitadas, sociedades annimas, de comandita por aes, etc. Somente as sociedades de economia mista que devem ser criadas, exclusivamente, sob a forma de sociedade annima. Assertiva incorreta. 27. A autarquia pessoa jurdica de direito pblico dotada de capacidade poltica. As autarquias realmente so pessoas jurdicas de direito pblico, todavia, no so dotadas de capacidade poltica, isto , a prerrogativa de criar o prprio direito (leis). Somente aos entes estatais (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) assegurada a capacidade poltica, que pode ser exercida atravs dos respectivos rgos legislativos (Congresso Nacional, Assemblias Legislativas, Cmaras de Vereadores e Cmara Legislativa). Em relao s entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas) podemos afirmar que gozam apenas da capacidade de auto-administrao, nos limites estabelecidos em lei. Assertiva incorreta. 28. A fundao instituda pelo Poder Pblico detm capacidade de autoadministrao, razo pela qual no se sujeita ao controle por parte da administrao direta. Apesar de possurem capacidade de auto-administrao, as fundaes institudas pelo Poder Pblico tambm esto sujeitas ao controle administrativo exercido pela Administrao Direta. O IBGE, por exemplo, que uma fundao pblica de direito pblico, est vinculado ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (rgo da Unio), que tambm responsvel pelo exerccio da superviso ministerial (controle administrativo). Assertiva incorreta. 29. A sociedade de economia mista pode ser organizada sob quaisquer das formas admitidas em direito. As sociedades de economia mista somente podem ser institudas sob a forma de sociedades annimas, isto , aquelas que tm o capital dividido em aes e cuja responsabilidade dos scios ou acionistas limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Assertiva incorreta. (Analista de Saneamento Direito/EMBASA 2010/CESPE) Quanto aos princpios e normas da administrao pblica, julgue o item abaixo. 30. A proibio inserta na CF de acumular cargos pblicos remunerados no abrange as funes ou cargos das empresas pblicas e sociedades de economia mista.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

85

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O inc. XVII, do art. 37, da CF/1988, expresso ao afirmar que a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Assertiva incorreta, (Analista de Saneamento Direito/EMBASA 2010/CESPE) Com relao responsabilidade civil do Estado, s formas de utilizao dos bens pblicos e administrao indireta, julgue o item a seguir. 31. As autarquias so pessoas jurdicas capacidade exclusivamente administrativa. de direito pblico de

Nas palavras do professor Hely Lopes Meirelles, autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico, de natureza meramente administrativa, criadas por lei especfica, para a realizao de atividades, obras ou servios descentralizados da entidade estatal que as criou. Funcionam e operam na forma estabelecida na lei instituidora e nos termos de seu regulamento. Segundo o professor, as autarquias podem desempenhar atividades educacionais, previdencirias e quaisquer outras outorgadas pela entidade estatal-matriz, mas sem subordinao hierrquica, sujeitas apenas ao controle finalstico de sua administrao e da conduta de seus dirigentes. Assertiva correta. (Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) No que concerne organizao administrativa federal, julgue os itens a seguir. 32. As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. O art. 70 da CF/1988 dispe que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Como as agncias reguladoras possuem natureza jurdica de autarquias em regime especial (Administrao Indireta), certamente esto sujeitas ao controle exercido pelo Tribunal de Contas da Unio, o que torna a assertiva correta. 33. A criao e a extino autorizadas por lei e sujeitas ao controle estatal e a participao do capital privado na composio do capital social so caractersticas comuns das empresas pblicas e das sociedades de economia mista.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

86

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Dentre todas as caractersticas apresentadas, somente a participao do capital privado na composio do capital social no pode ser considerada comum entre as empresas pblicas e sociedades de economia mista. As empresas pblicas so constitudas por capital exclusivamente estatal (pblico). O capital deve pertencer integralmente a entidades da Administrao Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) ou Indireta (outras empresas pblicas, autarquias, fundaes pblicas e sociedades de economia mista), sendo vedada a participao de particulares na integralizao do capital. Por outro lado, as sociedades de economia mista podem ser institudas mediante a integralizao de capital proveniente do Poder Pblico e de particulares. o denominado capital misto. Assertiva incorreta. (Assistente em C&T/INCA 2010/CESPE) Acerca das normas constitucionais sobre administrao pblica, julgue os itens subsequentes. 34. Considere que o estado de Gois, na vigncia da atual CF e respeitando as normas constitucionais aplicveis, tenha criado uma autarquia estadual responsvel por fomentar e regulamentar a comercializao de produtos agrcolas. A respeito dessa situao hipottica, correto concluir que a referida autarquia foi criada por meio de uma lei estadual. O inc. XIX, do art. 37, da CF/1988, afirma que somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Se a autarquia foi criada pelo estado de Gois, a lei especfica a que se refere o texto constitucional tem que ser estadual. Se a autarquia tivesse sido criada pelo municpio de Montes Claros/MG, por exemplo, a lei criada teria que ser municipal, e assim por diante. Assertiva correta. (Analista Executivo/INMETRO 2010/CESPE - adaptada) Assinale a opo correta a respeito das reformas para a modernizao da administrao pblica brasileira. 35. O Decreto-lei n. 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade ao governamental por meio de intensa centralizao do aparelho estatal. Ao contrrio do que consta no texto da assertiva, deve ficar claro que o Decreto-Lei n 200/1967 teve por objetivo promover uma verdadeira reforma administrativa no mbito da Administrao Pblica Federal. Em seu art. 10, por exemplo, faz uma referncia expressa necessidade de descentralizao de suas atividades, vejamos:

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 10. A execuo das atividades da Administrao Federal dever ser amplamente descentralizada. 1 A descentralizao ser posta em prtica em trs planos principais: a) dentro dos quadros da Administrao Federal, claramente o nvel de direo do de execuo; distinguindo-se

b) da Administrao Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convnio; c) da Administrao Federal para a rbita privada, mediante contratos ou concesses. Desse modo, no restam dvidas de que o texto da assertiva deve ser considerado incorreto. 36. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado no compreendeu entre seus princpios a necessidade de nfase na qualidade, na produtividade e na satisfao do cidado. O texto da assertiva no est em conformidade com os princpios e objetivos definidos no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, elaborado no ano de 1995, portanto, deve ser considerado incorreto. A necessidade de nfase na qualidade, na produtividade e na satisfao do cidado so pontos fortemente destacados no referido Plano Diretor, tanto verdade que se definiu a urgente necessidade de atuao da Administrao nas seguintes reas: simplificao de obrigaes de natureza burocrtica institudas pelo aparelho do Estado, com que se defronta o cidado do nascimento sua morte; implementao de sistema de recebimento de reclamaes e sugestes do cidado sobre a qualidade e a eficcia dos servios pblicos que demandam uma resposta pr-ativa da Administrao Pblica a respeito; implementao de sistema de informao ao cidado a respeito do funcionamento e acesso aos servios pblicos, e quaisquer outros esclarecimentos porventura solicitados; na definio da qualidade do servio, que dever constar dos indicadores de desempenho, um elemento fundamental ser o tempo de espera do cidado para ser atendido; as filas so a praga do atendimento pblico ao cidado.

37. Por meio das mudanas desencadeadas pela reforma administrativa do final da dcada de sessenta do sculo passado, pode-se perceber o claro enfraquecimento do Estado desenvolvimentista e do Estado empresrio-produtor.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A professora ngela Santana afirma que o Decreto-Lei 200, publicado em 1967, quase trs anos aps a instalao do regime militar, buscou dar maior efetividade ao governamental, com a introduo de valores gerenciais, como autonomia de gesto, e promoveu de forma acirrada a descentralizao administrativa do aparelho do Estado, com a expanso da administrao indireta, sobretudo com a criao de empresas, implementando, assim, a administrao para o desenvolvimento e conservando forte centralizao poltica na Unio. Nesse momento tem-se o incio da expanso e consolidao do Estado Desenvolvimentista, do Estado empresrio-produtor no Brasil. Esse movimento no aparelho do Estado resulta no enfraquecimento da administrao direta, deteriorando sua capacidade de formulao de polticas. Assertiva incorreta. 38. A reforma da administrao pblica empreendida na dcada de trinta do sculo passado representou, em todos os seus aspectos, o fortalecimento da lgica patrimonialista de Estado. A criao do Departamento de Administrao do Setor Pblico DASP, que ocorreu em 1938, favoreceu a implementao de uma administrao burocrtica, que tinha por objetivo superar a administrao patrimonialista, fundada no nepotismo, corrupo e clientelismo. Assertiva incorreta. 39. As medidas adotadas entre os anos de 1995 e 1998 introduziram uma cultura gerencial na administrao pblica brasileira e contriburam para o fortalecimento de valores democrticos, tais como a transparncia, a participao e o controle social. A administrao gerencial est pautada na busca constante da eficincia e qualidade na prestao de servios pblicos, bem como na reduo de custos administrativos, privilegiando-se os fins em detrimento da forma, assim como a transparncia, a participao e o controle social, o que torna correta a assertiva. Entre as principais conseqncias da introduo da administrao gerencial no mbito da Administrao Pblica brasileira, podemos citar a utilizao do contrato de gesto para a ampliao da autonomia de entidades administrativas, a introduo do princpio da eficincia no caput do artigo 37 da CF/88, a atuao administrativa pautada na busca de resultados, o incentivo criatividade e inovao, entre outros. (Advogado/IPAJM 2010/CESPE) Tendo como fundamento as normas e princpios que regem a administrao pblica indireta, bem como o entendimento do STF sobre a matria, assinale a opo correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------40. A Segundo o princpio da legalidade, somente por lei especfica podem ser criadas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes, cabendo lei complementar definir suas reas de atuao. Perceba que so comuns em provas do CESPE questes abordando o texto do inc. XIX, do art. 37, da CF/1988. Lembre-se sempre de que as empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas de direito privado no so criadas por lei, apenas tem a criao autorizada legalmente. Assertiva incorreta. 41. Sociedades de economia mista devem, necessariamente, ter a forma de sociedades annimas, sendo reguladas basicamente pela Lei das Sociedades por Aes. As sociedades de economia mista realmente devem adotar a forma de sociedades annimas, e, portanto, so regidas pelo texto da Lei n 6.404/1976, que dispe sobre as sociedades por aes. Assertiva correta. 42. Os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista se submetem ao regime trabalhista comum, cujos princpios e normas se encontram na Consolidao das Leis do Trabalho, sendo de natureza contratual o vnculo que se forma entre os empregados e tais pessoas jurdicas. Por esse motivo, o seu ingresso nessas empresas e sociedades no depende de prvia aprovao em concurso pblico. O inc. II, do art. 37, da CF/1988, expresso ao afirmar que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Desse modo, apesar de regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas CLT, os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista esto submetidos s regras gerais concernentes ao concurso pblico, o que no lhes garante a aquisio de estabilidade, reservada somente aos detentores de cargos pblicos efetivos. Assertiva incorreta. 43. Crditos de empresas pblicas e sociedades de economia mista so inscritos como dvida ativa e podem ser cobrados pelo processo especial de execuo fiscal, tal como ocorre com os crditos da Unio, estados e municpios. Nos termos do 1, do art. 173, da CF/1988, as empresas pblicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividades econmicas esto sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios,
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

90

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------portanto, no podem se valer do processo especial de execuo previsto na Lei 6.830/1980. O atual entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido de que essa prerrogativa somente pode ser estendida s empresas estatais que prestam servios pblicos em regime de monoplio, a exemplo dos Correios. Como o texto da assertiva no fez qualquer distino entre as empresas estatais exploradoras de atividades econmicas e prestadoras de servios pblicos, deve ser considerado incorreto. 44. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos no goza de qualquer imunidade tributria, uma vez que a CF veda que empresas pblicas gozem de privilgios no extensivos s do setor privado. No julgamento da Ao Cvel Originria n. 765-1/RJ, de relatoria original do Ministro Marco Aurlio de Mello, o Supremo Tribunal Federal reafirmou o entendimento de que a norma do art. 150, VI, a, da Constituio Federal alcana as empresas pblicas prestadoras de servio pblico, como o caso dos Correios, que no se confunde com as empresas pblicas que exercem atividade econmica em sentido estrito. Assim, deve ser considerado incorreto o texto da assertiva, j que a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos tambm goza da imunidade tributria recproca prevista no texto constitucional. 45. (Tcnico Superior/IPAJM 2010/CESPE) Por um lado, a administrao pblica atua no s por meio de seus rgos, de seus agentes, de suas entidades, mas tambm por intermdio de terceiros. Por outro lado, utiliza-se desse aparato para desempenhar a funo administrativa que consiste na prpria atividade administrativa estatal. Nesse vis, a doutrina faz distino entre os sentidos objetivo e subjetivo da expresso administrao pblica. Jos dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 16. ed. Rio de Janeiro, 2006 (com adaptaes). A partir do texto acima, administrao pblica correto afirmar que a expresso

A) refere-se, no sentido subjetivo, formal ou orgnico, s atividades prprias do Poder Executivo. B) significa, no sentido objetivo, material ou funcional, o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas integrantes da estrutura organizacional do Estado.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

91

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------C) significa, no sentido subjetivo, formal ou orgnico, o conjunto de rgos, de agentes e de entidades (pessoas jurdicas) que desempenham a funo administrativa, que funo predominantemente exercida pelos rgos do Poder Executivo. D) compreende, em sentido estrito, subjetivamente considerada, os rgos governamentais, aos quais incumbe traar no s os planos de ao, mas tambm os rgos administrativos, que se traduzem na administrao pblica em sentido amplo. E) aplica-se s autarquias, s sociedades de economia mista, s empresas pblicas e s fundaes pblicas, que so as pessoas jurdicas encarregadas da funo administrativa. A expresso administrao pblica no possui sentido nico, podendo ser estudada sob vrias perspectivas distintas: Em sentido subjetivo, formal ou orgnico, a Administrao Pblica pode ser conceituada como o conjunto de rgos, entidades e agentes pblicos destinados consecuo das diretrizes e objetivos estabelecidos pelo Governo. Sob essa perspectiva, ser estudada a organizao da Administrao, ou seja, a sua composio e estruturao. Em sentido subjetivo, a expresso Administrao Pblica engloba todas as entidades integrantes da Administrao Direta e Indireta, em todos os nveis federativos. Inclui tambm os poderes Legislativo e Judicirio, pois estes tambm exercem atividades administrativas, atipicamente. Por outro lado, em sentido objetivo, material ou funcional a expresso administrao pblica (que deve ser grafada com as iniciais minsculas), consiste na prpria funo administrativa em si, exercida pelos rgos, entidades e agentes que integram a Administrao Pblica em sentido subjetivo. Sob essa perspectiva, ser estudada a atividade administrativa. O que nos interessa saber quais so as funes administrativas executadas pelo Estado, ou seja, o que fazem os rgos, entidades e agentes que integram a Administrao. Basicamente, eles exercem as atividades finalsticas de fomento, servio pblico, polcia administrativa e interveno administrativa. Diante dos comentrios apresentados, constata-se que somente a letra c responde corretamente a questo. (Promotor de Justia Substituto / MPE ES 2010 / CESPE adaptada) Tendo em vista os conceitos acerca da administrao pblica direta e indireta, das agncias reguladoras, das fundaes de direito pblico e privado e das organizaes sociais, julgue os itens seguintes.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------46. Um procurador necessitar apresentar o instrumento de mandato caso venha a representar judicialmente uma fundao pblica na qual ocupe cargo efetivo. O art. 9 da Lei 9.469/1997 expresso ao afirmar que a representao judicial das autarquias e fundaes pblicas por seus procuradores ou advogados, ocupantes de cargos efetivos dos respectivos quadros, independe da apresentao do instrumento de mandato. Ademais, a desnecessidade de procurao (mandato) para representar judicialmente as autarquias encontra-se consagrada na Smula 644 do STF, que clara ao declarar que ao titular do cargo de procurador de autarquia no se exige a apresentao de instrumento de mandato para represent-la em juzo. Assertiva incorreta. 47. Como compartimentos internos da pessoa pblica, os rgos pblicos, diferentemente das entidades, so criados e extintos somente pela vontade da administrao, sem a necessidade de lei em sentido formal. O texto constitucional expresso ao exigir a necessidade de lei em sentido formal para a criao e extino de rgos pblicos, o que torna a assertiva incorreta. Em seu art. 61, 1, II, e, por exemplo, est prevista a iniciativa privativa do Presidente da Repblica para apresentar projetos de leis que disponham sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI. 48. As autarquias destinam-se a executar servios pblicos de natureza social e administrativa e atividades de cunho econmico ou mercantil. O professor Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que o legislador teve o escopo de atribuir s autarquias a execuo de servios pblicos de natureza social e de atividades administrativas, com a excluso dos servios e atividades de cunho econmico e mercantil, estes adequados a outras pessoas administrativas, como as sociedades de economia mista e as empresas pblicas. Um servio de assistncia a regies inspitas do pas ou um servio mdico podem ser normalmente prestados por autarquias, mas o mesmo no se passa, por exemplo, com a prestao de servios bancrios ou de fabricao de produtos industriais, atividades prprias de pessoas administrativas privadas. Analisando-se os comentrios do professor, constata-se que o texto da assertiva est incorreto, j que as autarquias no so constitudas com o objetivo de executar atividades de cunho econmico ou mercantil.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

93

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------49. As agncias reguladoras, como autarquias de regime especial, dispem de uma disciplina legal nica, expressa em lei federal aplicvel a todas as esferas de governo. No existe uma lei geral nica responsvel por disciplinar sobre a criao, organizao e funcionamento das agncias reguladoras em todas as esferas de governo, o que torna incorreta a assertiva. Desse modo, os Estados, Municpios e o Distrito Federal podem estabelecer as prprias regras de funcionamento dessas entidades, atentandose apenas para os vrios dispositivos legais que, direta ou indiretamente, referem-se ao tema. 50. As fundaes de direito pblico e as de direito privado detm alguns privilgios que so prprios das autarquias, como o processo especial de execuo, a impenhorabilidade dos seus bens, o juzo privativo, prazos dilatados em juzo e duplo grau de jurisdio. No julgamento do recurso extraordinrio n 101.126-2/RJ, de relatoria do Ministro Moreira Alves, o Supremo Tribunal Federal fixou o entendimento de que as fundaes pblicas podem ser regidas pelo direito pblico ou pelo direito privado. As fundaes pblicas de direito pblico so criadas por lei especfica e, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, seriam uma espcie de autarquia, gozando de todas as prerrogativas atribudas a essa entidade administrativa. Quando regidas pelo direito pblico, as fundaes pblicas so usualmente denominadas de autarquia fundacional ou fundao autrquica. Por outro lado, as fundaes pblicas de direito privado tm a criao autorizada por lei e, portanto, no podem ser consideradas espcies de autarquias. As fundaes pblicas de direito privado so criadas nos moldes do art. 37, XIX, da CF/1988, por decreto do Chefe do Poder Executivo aps autorizao concedida por lei especfica, que dever ser registrada nos rgos competentes para que se tenha incio a personalidade jurdica. Desse modo, deve ser considerado incorreto o texto da assertiva, pois somente as fundaes pblicas de direito pblico podem gozar das prerrogativas enumeradas no texto da assertiva e que so asseguradas s autarquias. (Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE) No que se refere organizao administrativa da Unio, julgue os prximos itens.

51. Os rgos que integram a administrao direta no possuem personalidade jurdica prpria nem autonomia administrativa. No gabarito preliminar divulgado pela banca examinadora, a assertiva foi considerada correta. Entretanto, aps a apresentao dos recursos, o CESPE decidiu anular a questo sob o fundamento de que h divergncia na doutrina
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

94

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------no que se refere classificao dos rgos que integram a administrao pblica. No h dvidas de que os rgos pblicos so desprovidos de personalidade jurdica. Todavia, em relao inexistncia de autonomia administrativa, o entendimento um pouco diferente. O professor Hely Lopes Meirelles, por exemplo, afirma que os rgos autnomos (a exemplo dos Ministrios, Secretarias de Estado e Secretarias Municipais) tm ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica, caracterizando-se como rgos diretivos, com funes precpuas de planejamento, superviso, coordenao e controle das atividades que constituem sua rea de competncia. 52. Um rgo (pessoa jurdica) integrante da administrao indireta est hierarquicamente subordinado pessoa jurdica da administrao direta que o instituiu. De incio, importante esclarecer que os rgos pblicos podem ser criados tanto na estrutura de uma pessoa jurdica integrante da Administrao Pblica Direta quanto da Administrao Pblica Indireta. O inc. I, do 2, do art. 1, da Lei 9.784/1999, por exemplo, conceitua rgo pblico como a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta. Ademais, todos eles so desprovidos de personalidade jurdica, contrariamente ao que consta no texto da assertiva, que deve ser considerado incorreto. 53. Ocorre autotutela quando um ministrio exerce controle sobre um rgo da administrao indireta. A prerrogativa assegurada a um ministrio para o exerccio do controle finalstico em face das entidades da Administrao Indireta encontra fundamento no princpio ou poder de tutela, o que torna a assertiva incorreta. Ao responder s questes de prova, tenha muito cuidado para no confundir as expresses autotutela e tutela, j que possuem significados diferentes. Enquanto a primeira assegura Administrao Pblica a prerrogativa de rever os seus prprios atos administrativos, a segunda permite que a Administrao Direta realize um controle (superviso) dos atos praticados pelas entidades da Administrao Indireta. (Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE) Acerca executivas e reguladoras, julgue os seguintes itens. das agncias

54. Os diretores de agncia reguladora so indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministrio a que a agncia se vincula.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

95

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Os diretores de agncia reguladora sero escolhidos entre brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados, devendo ser indicados pelo Presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal, nos termos da alnea f, inciso III, art. 52, da Constituio Federal. Aps terem sido indicados e nomeados pelo Presidente da Repblica, com referendo do Senado Federal, os dirigentes das agncias reguladoras exercero mandato a prazo certo, cuja durao ser definida na lei de criao de cada agncia. Depois de nomeados, os dirigentes somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, desde que a lei de criao da agncia no tenha estabelecido outras hipteses de perda do mandato. Sendo assim, constata-se que o texto da assertiva est incorreto, pois no existe a possibilidade de exonerao ad nutum dos dirigentes de agncias reguladoras. 55. Para se transformar em agncia executiva, uma fundao deve ter, em andamento, planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional. O art. 51 da Lei 9.649/1998 dispe que o Poder Executivo poder qualificar como Agncia Executiva a autarquia ou fundao que tenha cumprido os seguintes requisitos: ter um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento, e, ainda, ter celebrado Contrato de Gesto com o respectivo Ministrio supervisor. Apesar de o texto da assertiva, aparentemente, parecer verdadeiro, necessrio destacar que a banca examinadora o considerou incorreto. A nica explicao para que a assertiva seja considerada incorreta est na afirmao de que a fundao se transforma em agncia executiva, quando, na verdade, apenas recebe uma qualificao. mole?! 56. agncia executiva vedada a celebrao de contrato de gesto com rgo da administrao direta. Diferentemente do que consta no texto da assertiva, a celebrao de contrato de gesto com o administrao direta condio para que a fundao pblica receba a qualificao de agncia executiva, o que torna a assertiva incorreta. 57. A desqualificao de fundao como agncia executiva realizada mediante decreto, por iniciativa do ministrio supervisor.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

96

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O Decreto n 2.487/1998, que dispe sobre a qualificao de autarquias e fundaes como Agncias Executivas, afirma, no 4, de seu art. 1, que a desqualificao de autarquia ou fundao como Agncia Executiva dar-se- mediante decreto, por iniciativa do Ministrio supervisor, com anuncia do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. Assertiva correta. 58. As agncias executivas fazem parte da administrao direta, e as agncias reguladoras integram a administrao pblica indireta. Tanto as agncias reguladoras quanto as agncias executivas possuem natureza jurdica de autarquias, portanto, integram a Administrao Pblica Indireta. Assertiva incorreta. (Analista Processual/MPU 2010/CESPE) No que diz organizao administrativa federal, julgue o item abaixo. respeito

59. As entidades compreendidas na administrao indireta subordinam-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade, mantendo com este uma relao hierrquica de ndole poltico-administrativa, mas no funcional. Perceba que so muito comuns em provas do CESPE assertivas afirmando que existe relao de subordinao entre a Administrao Direta e Indireta, o que no verdade. As entidades da Administrao Indireta no esto subordinadas aos rgos da Administrao Direta (Ministrios, por exemplo), mas somente vinculadas, o que impe a submisso ao controle finalstico. Assertiva incorreta. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) No que se refere organizao administrativa, julgue os itens que se seguem, relativos a centralizao, descentralizao, concentrao e desconcentrao. 60. Caso o presidente da Repblica determine a centralizao da administrao de determinado servio pblico, esse servio dever ser realizado e acompanhado por rgo da administrao direta. Sob o enfoque do Direito Administrativo, a centralizao ocorre quando a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios exercem diretamente, em face dos beneficirios, as atividades administrativas que esto em suas respectivas competncias, sem interferncia de outras pessoas fsicas ou jurdicas. Nesse caso, alm de o ente estatal ser o titular da funo administrativa, ainda ser o responsvel pela execuo de tal atividade, atravs de seus respectivos rgos pblicos (a exemplo dos Ministrios). Assertiva correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

97

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------61. Considere que o rgo responsvel pela infraestrutura de transporte de determinada regio repassou para outra pessoa jurdica a atribuio de executar obras nas estradas sob sua jurisdio. Nessa situao, caracteriza-se a ocorrncia de desconcentrao. A desconcentrao ocorre sempre no mbito de uma mesma pessoa jurdica, dando origem a rgos pblicos. Dessa forma, como o texto da assertiva afirmou que a execuo de obras foi repassada para outra pessoa jurdica, ficou caracterizada a descentralizao da atividade. Assertiva incorreta. 62. Considere que um estado crie, por meio de lei, uma nova entidade que receba a titularidade e o poder de execuo de aes de saneamento pblico. Nessa situao, configura-se a descentralizao administrativa efetivada por meio de outorga. Na descentralizao por outorga, uma entidade poltica (Unio, Estados, DF e Municpios) cria ou autoriza a criao (em ambos os casos atravs de lei especfica) de entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista) que recebero a titularidade e a responsabilidade pela execuo de uma determinada atividade administrativa. Por outro lado, na descentralizao por delegao uma entidade poltica (Unio, Estados, DF e Municpios) ou administrativa, atravs de contrato administrativo ou ato unilateral, transfere somente o exerccio de determinada atividade administrativa a uma pessoa fsica ou jurdica, que j atuava anteriormente no mercado. Perceba que na outorga ocorre a transferncia da titularidade e da execuo do servio, enquanto na delegao ocorre apenas a transferncia da execuo, pois a titularidade do servio permanece com o ente estatal. Assertiva correta. 63. A descentralizao administrativa efetivada mediante delegao decorre de ato unilateral do Estado e, normalmente, tem prazo indeterminado. Conforme destacado na assertiva anterior, a delegao ocorre atravs de contrato administrativo ou ato unilateral, mas, ao contrrio do que foi afirmado na assertiva, ocorre por tempo determinado. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Julgue os prximos itens, a respeito da organizao administrativa da Unio, considerando a administrao direta e indireta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

98

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------64. So caractersticas das autarquias a descentralizao, a criao por lei, a especializao dos fins ou atividades, a personalidade jurdica pblica, a capacidade de autoadministrao e a sujeio a controle ou tutela. O texto da assertiva est em conformidade com o entendimento da doutrina majoritria, portanto, deve ser considerado correto. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, por exemplo, conceitua a autarquia como a pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de autoadministrao, para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos termos da lei. 65. O Ministrio Pblico da Unio (MPU), quanto sua posio estatal, est subordinado Presidncia da Repblica. O Ministrio Pblico da Unio considerado um rgo independente, pois est previsto diretamente no texto constitucional, no estando subordinado a qualquer outro. Assertiva incorreta. 66. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por ser uma autarquia, constitui instituio da administrao pblica desconcentrada, descentralizada e indireta. No h dvidas de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realmente seja uma autarquia, integrante da administrao pblica descentralizada e indireta. Entretanto, o texto da assertiva tambm afirmou que o INSS constitui uma instituio da administrao pblica desconcentrada, o que no verdade. Ao criar o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, a Unio distribuiu uma parcela de suas competncias para outra pessoa jurdica, no caso, uma autarquia integrante da Administrao Pblica Federal, ocorrendo o fenmeno da descentralizao. Para que ocorresse a desconcentrao, o INSS teria que ter sido institudo com a natureza jurdica de rgo administrativo (rgo pblico), o que no ocorreu. O gabarito preliminar da banca examinadora apontava a assertiva como verdadeira, mas, aps a anlise dos recursos, a questo foi corretamente anulada. 67. O Banco Central do Brasil (BACEN) tem autonomia poltica para criar suas prprias normas. Ao se deparar em provas com a expresso autonomia poltica, lembrese de se que trata de prerrogativa que assegura a possibilidade de criao de leis, o que no acontece com o Banco Central do Brasil, que uma autarquia.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

99

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Somente os entes estatais (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) podem criar as suas prprias leis, atravs dos respectivos poderes legislativos. Assertiva incorreta. 68. Uma sociedade de economia mista deve ter a forma de sociedade annima e mais da metade do seu capital deve ser estatal. O texto da assertiva est em conformidade com o entendimento da doutrina majoritria, portanto, deve ser considerado correto. O professor Jos dos Santos Carvalho Filho, por exemplo, conceitua as sociedades de economia mista como pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da Administrao Indireta do Estado, criadas por autorizao legal, sob a forma de sociedades annimas, cujo controle acionrio pertena ao Poder Pblico, tendo por objetivo, como regra, a explorao de atividades gerais de carter econmico e, em algumas ocasies, a prestao de servios pblicos. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Julgue os subsequentes, acerca das agncias executivas e reguladoras. itens

69. Considere que Pedro, imediatamente aps o trmino de seu mandato como dirigente de agncia reguladora, tenha sido convidado a assumir cargo gerencial em empresa do setor regulado pela agncia onde cumprira o mandato. Nessa situao, Pedro no poder assumir imediatamente o novo cargo, devendo cumprir quarentena. O art. 8 da Lei 9986/2000 estabelece um perodo de quarentena que deve ser cumprido pelos ex-dirigentes das agncias reguladoras federais aps deixarem as respectivas entidades. Segundo o texto da lei, o ex-dirigente fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. Durante o impedimento, o ex-dirigente ficar vinculado agncia, fazendo jus remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes. A quarentena aplicvel tambm ao ex-dirigente exonerado a pedido, se este j tiver cumprido pelo menos seis meses do seu mandato. Assertiva correta. 70. A agncia reguladora no se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministrios, ao contrrio do que ocorre com a agncia executiva. Da mesma forma que as agncias executivas, as agncias reguladoras tambm possuem natureza jurdica de autarquia, e, portanto, submetem-se ao controle finalstico (poder de tutela) exercido pelos rgos da Administrao Direta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

100

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A Anatel, por exemplo, est submetida ao controle finalstico exercido pelo Ministrio das Comunicaes, enquanto a ANVISA est submetida superviso do Ministrio da Sade. 71. Considere que os representantes legais de uma empresa distribuidora de energia eltrica estejam inconformados com deciso da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), reguladora do setor eltrico. Nessa situao, no cabe recurso hierrquico da deciso da ANEEL, salvo quanto ao controle de legalidade. Para que seja admitido um recurso hierrquico necessrio que exista uma autoridade superior quela que proferiu a deciso, e, ainda, que essa autoridade seja competente para reapreciar a matria decidida. Por ser a agncia responsvel por regular o setor eltrico, a ANEEL tem a prerrogativa de decidir, em ltima instncia, as demandas provenientes do setor regulado. Desse modo, no possvel propor um novo recurso administrativo contra a sua deciso, j que no existe nenhum rgo ou entidade que esteja localizado, hierarquicamente, em grau superior. Assertiva correta. 72. vedada agncia executiva a fixao, em contrato, dos direitos e obrigaes dos administradores. O 8, do art. 37, da CF/1988, declara que a autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal. Diante do dispositivo apresentado, contata-se que o texto da assertiva deve ser considerado incorreto. (Oficial Administrao/PMDF 2010/CESPE) No que concerne aos princpios, aos poderes e organizao da administrao pblica, julgue o item seguinte. 73. As secretarias de segurana pblica estaduais so consideradas pessoas jurdicas de natureza pblica, dotadas de personalidade jurdica prpria e com atribuies para atuar em prol do interesse pblico.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

101

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------As secretarias de segurana pblica so consideradas rgos pblicos, desprovidas de personalidade jurdica, e integrantes da estrutura jurdica do respectivo Estado. Assertiva incorreta. (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 74. Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento. Vrios so os critrios utilizados para se definir o conceito e o objeto de estudo do Direito Administrativo. Para a Escola Legalista, o Direito Administrativo realmente se restringia a um conjunto de leis administrativas, conceito que, com o passar dos anos, acabou sendo superado. Isso porque o Direito Administrativo muito mais amplo, abrangendo ainda os princpios, a jurisprudncia e a doutrina. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que, em suas origens, na Frana, o Direito Administrativo tinha por objeto apenas a interpretao das leis administrativas. Os doutrinadores limitavam-se a compilar as leis existentes e a interpret-las com base principalmente na jurisprudncia dos Tribunais administrativos, formando a chamada Escola Exegtica, Legalista, Emprica ou Catica, para a qual o Direito Administrativo era compreendido como sinnimo de direito positivo. Apesar de o critrio legalista no ter conseguido apresentar um satisfatrio conceito para o Direito Administrativo, importante destacar que o texto da assertiva est correto, pois simplesmente traduziu o entendimento da Escola Legalista. 75. O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. A expresso sistema administrativo, que, no contexto da assertiva, foi utilizada como sinnimo de regime jurdico-administrativo, realmente est amparada nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico. O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular assegura Administrao Pblica uma srie de prerrogativas (vantagens) em face dos particulares, colocando-a em uma posio privilegiada, em um patamar superior em relao s demais pessoas (a possibilidade de alterao unilateral dos contratos administrativos e a presuno de legitimidade de seus atos so exemplos de prerrogativas da Administrao). De outro lado, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico tem por objetivo evitar que o administrador pblico se aproprie do interesse coletivo, atuando como se fosse o seu legtimo proprietrio. Desse modo, as
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

102

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------atividades administrativas esto sujeitas a determinadas restries, a exemplo da obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para a contratao de pessoal, exigncia de publicao dos atos administrativos, respeito ao princpio da legalidade, etc. Perceba que tais restries (sujeies) no existem em relao aos particulares, pois tm por fim resguardar o interesse pblico. Assertiva correta. 76. A jurisprudncia no fonte de direito administrativo. A jurisprudncia, que pode ser conceituada como o conjunto de decises proferidas por um tribunal, sobre determinado tema, no mesmo sentido, tambm fonte de direito administrativo, o que torna incorreta a assertiva. Fique atento, pois no podemos denominar de jurisprudncia uma deciso isolada de juiz ou tribunal. necessrio que tenhamos um conjunto de decises. A ttulo de exemplo, destaca-se que a atual jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no sentido de que os candidatos aprovados dentro do nmero de vagas disponibilizadas em edital possuem direito lquido e certo nomeao, dentro do prazo de validade do certame. Como o Superior Tribunal de Justia j proferiu vrias decises assegurando esse direito aos candidatos, no se trata de uma simples deciso, mas de jurisprudncia. Por ltimo, destaca-se que tambm so fontes de Direito Administrativo a lei (em sentido amplo), os costumes e a doutrina.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

103

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTES COMENTADAS DURANTE A AULA (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) administrao pblica, julgue os itens subsequentes. A respeito da

01. O INSS est inserido na administrao direta do Estado. 02. O prazo de validade de um concurso pblico de trs anos, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo. (Oficial Tcnico de Inteligncia Administrao/ABIN 2010/CESPE) No que concerne organizao administrativa, julgue os itens que se seguem. 03. Diferentemente de descentralizao, a desconcentrao consiste na distribuio de competncias internamente a uma s pessoa jurdica. 04. As fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico integram a administrao direta, enquanto as empresas pblicas e de economia mista fazem parte da administrao indireta. (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca da organizao administrativa da Unio, julgue os itens que se seguem. 05. s autarquias no deve ser outorgado servio pblico tpico. 06. Os atos dos dirigentes das entidades paraestatais no se sujeitam ao mandado de segurana e ao popular, porque essas entidades tm personalidade de direito privado. (Oficial Tcnico de Inteligncia Direito/ABIN 2010/CESPE) No que concerne administrao pblica, julgue os itens a seguir. 07. Caso o diretor-presidente de uma autarquia federal edite um ato, delegando a outro diretor a competncia para julgar recursos administrativos, tal delegao ser legal. 08. A administrao pblica caracterizada, do ponto de vista objetivo, pela prpria atividade administrativa exercida pelo Estado, por meio de seus agentes e rgos. 09. Considerando-se que, de acordo com a teoria do rgo, os atos praticados pelos agentes pblicos so imputados pessoa jurdica de direito pblico, correto afirmar que os atos provenientes de um agente que no foi investido legitimamente no cargo, so considerados inexistentes, no gerando qualquer efeito.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

104

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------10. Embora, em regra, os rgos pblicos no tenham personalidade jurdica, a alguns rgos conferida a denominada capacidade processual, estando eles autorizados por lei a defender em juzo, em nome prprio, determinados interesses ou prerrogativas. (Administrador/AGU 2010/CESPE) A respeito da organizao administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem. 11. Os contratos de gesto das agncias executivas so celebrados com o respectivo ministrio supervisor pelo perodo mnimo de um ano, estabelecendo os objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para avaliao do seu cumprimento. 12. No mbito da administrao pblica indireta, o contrato de gesto o principal instrumento de controle dos resultados de uma organizao social. 13. A atividade de regulao exercida pelas agncias reguladoras no Brasil realizada somente sobre os servios pblicos desestatizados, dos quais depende a populao. (Agente Administrativo/AGU 2010/CESPE) Com relao organizao administrativa e aos servios pblicos, julgue os prximos itens. 14. A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado. (Advogado/CEF 2010/CESPE - adaptada) A respeito das empresas pblicas e das sociedades de economia mista e considerando a atuao fiscalizadora do Tribunal de Contas da Unio (TCU), julgue os itens abaixo. 15. Segundo o TCU, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica, ainda que pretendam celebrar contratos diretamente relacionados com o exerccio da atividade fim, esto obrigadas a se submeter ao procedimento da licitao. 16. A vedao da acumulao de empregos, cargos ou funes pblicas no se aplica s sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, em razo do regime concorrencial a que se submetem. 17. As empresas pblicas, no que se refere a direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios, possuem personalidade
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

105

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------jurdica de direito privado, no lhes sendo estendidas prerrogativas pblicas, ainda que se trate de atuao em regime no concorrencial para prestao de servios pblicos. 18. Segundo o STF, o TCU no competente para fiscalizar as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, por entender que os bens dessas entidades so privados. 19. A empresa pblica pode adotar qualquer forma de organizao societria, inclusive a de sociedade annima, enquanto a sociedade de economia mista deve, obrigatoriamente, adotar a forma de sociedade annima. (Advogado/CEF 2010/CESPE - adaptada) No que concerne s disposies constitucionais relativas administrao pblica, julgue o item abaixo. 20. Por se submeterem a regime jurdico tipicamente privado, os empregados das empresas pblicas e das sociedades de economia mista no esto submetidos ao teto salarial determinado pela CF aos servidores pblicos estatutrios. (Administrador/DENTRAN ES 2010/CESPE) A respeito de licitaes, julgue o item seguinte. 21. Empresas de sociedade de economia mista e empresas pblicas tais como Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal, respectivamente devem realizar licitaes, nos termos propostos em regulamentos prprios devidamente publicados, e sujeitar-se s disposies da Lei n. 8.666/1993. (Advogado/DETRAN ES 2010/CESPE) Considerando o que dispe a CF sobre a administrao pblica, julgue os itens subsequentes. 22. A criao de subsidirias de empresa pblica e de sociedade de economia mista, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada, depende de autorizao legislativa. 23. A administrao indireta est excluda da disposio constitucional que prev a obrigatoriedade de as funes de confiana serem exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. 24. As entidades que compem a administrao indireta, como a empresa pblica, a sociedade de economia mista, a autarquia e a fundao, somente podem ser criadas por lei especfica.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

106

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE - adaptada) Acerca da administrao indireta na organizao administrativa brasileira, julgue os itens abaixo. 25. As autarquias esto sujeitas a controle administrativo exercido pela administrao direta, nos limites da lei. 26. A empresa pblica pessoa jurdica de direito privado organizada exclusivamente sob a forma de sociedade annima. 27. A autarquia pessoa jurdica de direito pblico dotada de capacidade poltica. 28. A fundao instituda pelo Poder Pblico detm capacidade de autoadministrao, razo pela qual no se sujeita ao controle por parte da administrao direta. 29. A sociedade de economia mista pode ser organizada sob quaisquer das formas admitidas em direito. (Analista de Saneamento Direito/EMBASA 2010/CESPE) Quanto aos princpios e normas da administrao pblica, julgue o item abaixo. 30. A proibio inserta na CF de acumular cargos pblicos remunerados no abrange as funes ou cargos das empresas pblicas e sociedades de economia mista. (Analista de Saneamento Direito/EMBASA 2010/CESPE) Com relao responsabilidade civil do Estado, s formas de utilizao dos bens pblicos e administrao indireta, julgue o item a seguir. 31. As autarquias so pessoas jurdicas capacidade exclusivamente administrativa. de direito pblico de

(Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) No que concerne organizao administrativa federal, julgue os itens a seguir. 32. As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. 33. A criao e a extino autorizadas por lei e sujeitas ao controle estatal e a participao do capital privado na composio do capital social so caractersticas comuns das empresas pblicas e das sociedades de economia mista.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

107

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Assistente em C&T/INCA 2010/CESPE) Acerca das normas constitucionais sobre administrao pblica, julgue os itens subsequentes. 34. Considere que o estado de Gois, na vigncia da atual CF e respeitando as normas constitucionais aplicveis, tenha criado uma autarquia estadual responsvel por fomentar e regulamentar a comercializao de produtos agrcolas. A respeito dessa situao hipottica, correto concluir que a referida autarquia foi criada por meio de uma lei estadual. (Analista Executivo/INMETRO 2010/CESPE - adaptada) Assinale a opo correta a respeito das reformas para a modernizao da administrao pblica brasileira. 35. O Decreto-lei n. 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade ao governamental por meio de intensa centralizao do aparelho estatal. 36. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado no compreendeu entre seus princpios a necessidade de nfase na qualidade, na produtividade e na satisfao do cidado. 37. Por meio das mudanas desencadeadas pela reforma administrativa do final da dcada de sessenta do sculo passado, pode-se perceber o claro enfraquecimento do Estado desenvolvimentista e do Estado empresrio-produtor. 38. A reforma da administrao pblica empreendida na dcada de trinta do sculo passado representou, em todos os seus aspectos, o fortalecimento da lgica patrimonialista de Estado. 39. As medidas adotadas entre os anos de 1995 e 1998 introduziram uma cultura gerencial na administrao pblica brasileira e contriburam para o fortalecimento de valores democrticos, tais como a transparncia, a participao e o controle social.

(Advogado/IPAJM 2010/CESPE) Tendo como fundamento as normas e princpios que regem a administrao pblica indireta, bem como o entendimento do STF sobre a matria, assinale a opo correta. 40. A Segundo o princpio da legalidade, somente por lei especfica podem ser criadas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes, cabendo lei complementar definir suas reas de atuao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

108

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------41. Sociedades de economia mista devem, necessariamente, ter a forma de sociedades annimas, sendo reguladas basicamente pela Lei das Sociedades por Aes. 42. Os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista se submetem ao regime trabalhista comum, cujos princpios e normas se encontram na Consolidao das Leis do Trabalho, sendo de natureza contratual o vnculo que se forma entre os empregados e tais pessoas jurdicas. Por esse motivo, o seu ingresso nessas empresas e sociedades no depende de prvia aprovao em concurso pblico. 43. Crditos de empresas pblicas e sociedades de economia mista so inscritos como dvida ativa e podem ser cobrados pelo processo especial de execuo fiscal, tal como ocorre com os crditos da Unio, estados e municpios. 44. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos no goza de qualquer imunidade tributria, uma vez que a CF veda que empresas pblicas gozem de privilgios no extensivos s do setor privado. 45. (Tcnico Superior/IPAJM 2010/CESPE) Por um lado, a administrao pblica atua no s por meio de seus rgos, de seus agentes, de suas entidades, mas tambm por intermdio de terceiros. Por outro lado, utiliza-se desse aparato para desempenhar a funo administrativa que consiste na prpria atividade administrativa estatal. Nesse vis, a doutrina faz distino entre os sentidos objetivo e subjetivo da expresso administrao pblica. Jos dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 16. ed. Rio de Janeiro, 2006 (com adaptaes). A partir do texto acima, correto afirmar que a expresso administrao pblica A) refere-se, no sentido subjetivo, formal ou orgnico, s atividades prprias do Poder Executivo. B) significa, no sentido objetivo, material ou funcional, o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas integrantes da estrutura organizacional do Estado. C) significa, no sentido subjetivo, formal ou orgnico, o conjunto de rgos, de agentes e de entidades (pessoas jurdicas) que desempenham a funo administrativa, que funo predominantemente exercida pelos rgos do Poder Executivo. D) compreende, em sentido estrito, subjetivamente considerada, os rgos governamentais, aos quais incumbe traar no s os planos de ao, mas tambm os rgos administrativos, que se traduzem na administrao pblica em sentido amplo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

109

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------E) aplica-se s autarquias, s sociedades de economia mista, s empresas pblicas e s fundaes pblicas, que so as pessoas jurdicas encarregadas da funo administrativa. (Promotor de Justia Substituto / MPE ES 2010 / CESPE adaptada) Tendo em vista os conceitos acerca da administrao pblica direta e indireta, das agncias reguladoras, das fundaes de direito pblico e privado e das organizaes sociais, julgue os itens seguintes. 46. Um procurador necessitar apresentar o instrumento de mandato caso venha a representar judicialmente uma fundao pblica na qual ocupe cargo efetivo. 47. Como compartimentos internos da pessoa pblica, os rgos pblicos, diferentemente das entidades, so criados e extintos somente pela vontade da administrao, sem a necessidade de lei em sentido formal. 48. As autarquias destinam-se a executar servios pblicos de natureza social e administrativa e atividades de cunho econmico ou mercantil. 49. As agncias reguladoras, como autarquias de regime especial, dispem de uma disciplina legal nica, expressa em lei federal aplicvel a todas as esferas de governo. 50. As fundaes de direito pblico e as de direito privado detm alguns privilgios que so prprios das autarquias, como o processo especial de execuo, a impenhorabilidade dos seus bens, o juzo privativo, prazos dilatados em juzo e duplo grau de jurisdio. (Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE) No que se refere organizao administrativa da Unio, julgue os prximos itens.

51. Os rgos que integram a administrao direta no possuem personalidade jurdica prpria nem autonomia administrativa. 52. Um rgo (pessoa jurdica) integrante da administrao indireta est hierarquicamente subordinado pessoa jurdica da administrao direta que o instituiu. 53. Ocorre autotutela quando um ministrio exerce controle sobre um rgo da administrao indireta.

(Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE) Acerca executivas e reguladoras, julgue os seguintes itens.


Prof. Fabiano Pereira

das

agncias

www.pontodosconcursos.com.br

110

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------54. Os diretores de agncia reguladora so indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministrio a que a agncia se vincula. 55. Para se transformar em agncia executiva, uma fundao deve ter, em andamento, planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional. 56. agncia executiva vedada a celebrao de contrato de gesto com rgo da administrao direta. 57. A desqualificao de fundao como agncia executiva realizada mediante decreto, por iniciativa do ministrio supervisor. 58. As agncias executivas fazem parte da administrao direta, e as agncias reguladoras integram a administrao pblica indireta. (Analista Processual/MPU 2010/CESPE) No que diz organizao administrativa federal, julgue o item abaixo. respeito

59. As entidades compreendidas na administrao indireta subordinam-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade, mantendo com este uma relao hierrquica de ndole poltico-administrativa, mas no funcional. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) No que se refere organizao administrativa, julgue os itens que se seguem, relativos a centralizao, descentralizao, concentrao e desconcentrao. 60. Caso o presidente da Repblica determine a centralizao da administrao de determinado servio pblico, esse servio dever ser realizado e acompanhado por rgo da administrao direta. 61. Considere que o rgo responsvel pela infraestrutura de transporte de determinada regio repassou para outra pessoa jurdica a atribuio de executar obras nas estradas sob sua jurisdio. Nessa situao, caracteriza-se a ocorrncia de desconcentrao. 62. Considere que um estado crie, por meio de lei, uma nova entidade que receba a titularidade e o poder de execuo de aes de saneamento pblico. Nessa situao, configura-se a descentralizao administrativa efetivada por meio de outorga. 63. A descentralizao administrativa efetivada mediante delegao decorre de ato unilateral do Estado e, normalmente, tem prazo indeterminado.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

111

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Julgue os prximos itens, a respeito da organizao administrativa da Unio, considerando a administrao direta e indireta. 64. So caractersticas das autarquias a descentralizao, a criao por lei, a especializao dos fins ou atividades, a personalidade jurdica pblica, a capacidade de autoadministrao e a sujeio a controle ou tutela. 65. O Ministrio Pblico da Unio (MPU), quanto sua posio estatal, est subordinado Presidncia da Repblica. 66. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por ser uma autarquia, constitui instituio da administrao pblica desconcentrada, descentralizada e indireta. 67. O Banco Central do Brasil (BACEN) tem autonomia poltica para criar suas prprias normas. 68. Uma sociedade de economia mista deve ter a forma de sociedade annima e mais da metade do seu capital deve ser estatal. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Julgue os subsequentes, acerca das agncias executivas e reguladoras. itens

69. Considere que Pedro, imediatamente aps o trmino de seu mandato como dirigente de agncia reguladora, tenha sido convidado a assumir cargo gerencial em empresa do setor regulado pela agncia onde cumprira o mandato. Nessa situao, Pedro no poder assumir imediatamente o novo cargo, devendo cumprir quarentena. 70. A agncia reguladora no se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministrios, ao contrrio do que ocorre com a agncia executiva. 71. Considere que os representantes legais de uma empresa distribuidora de energia eltrica estejam inconformados com deciso da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), reguladora do setor eltrico. Nessa situao, no cabe recurso hierrquico da deciso da ANEEL, salvo quanto ao controle de legalidade. 72. vedada agncia executiva a fixao, em contrato, dos direitos e obrigaes dos administradores. (Oficial Administrao/PMDF 2010/CESPE) No que concerne aos princpios, aos poderes e organizao da administrao pblica, julgue o item seguinte.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

112

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------73. As secretarias de segurana pblica estaduais so consideradas pessoas jurdicas de natureza pblica, dotadas de personalidade jurdica prpria e com atribuies para atuar em prol do interesse pblico. (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 74. Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento. 75. O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. 76. A jurisprudncia no fonte de direito administrativo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

113

CURSO PREPARATRIO - A.N.T.T. ANALISTA ADMINISTRATIVO PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO ---------------------------------------------------------------------------------------------------

GABARITO

01.E 11.C 21.C 31.C 41.C 51.X 61.E 71.C

02.E 12.E 22.C 32.C 42.E 52.E 62.C 72.E

03.X 13.E 23.E 33.E 43.E 53.E 63.E 73.E

04.E 14.C 24.E 34.C 44.E 54.E 64.C 74.C

05.E 15.E 25.C 35.E 45.C 55.E 65.E 75.C

06.E 16.E 26.E 36.E 46.E 56.E 66.X 76.E

07.E 17.E 27.E 37.E 47.E 57.C 67.E

08.C 18.E 28.E 38.E 48.E 58.E 68.C

09.E 19.C 29.E 39.C 49.E 59.E 69.C

10.C 20.E 30.E 40.E 50.E 60.C 70.E

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

114

You might also like