You are on page 1of 5

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Materiais Prof.

Nicolau

Relatrio de Laboratrio 1

JOO PAULO DE F. GRILO


Natal, 27 de Julho de 2012.

Respostas 1. O procedimento experimental utilizado no laboratrio foi o procedimento de metalografia comum, utilizado para se obter uma melhor maneira para se caracterizar a amostra desejada. Para o preparo, foi necessrio a amostra, previamente cedida, lixas com granulometria de 150, 220, 420, 600, 1200 gros/cm tbua porta lixas, para a fixao das lixas, politriz com panos para polimento para ser utilizada com pastas de diamante de 1, 3 e 6 mcrons. O ataque qumico realizado na amostra foi feito por nital 2%. As mostras foram analisadas em microscpio ptico e MEV. O processo de abraso controlada feita pelas lixas possibilita a retirada das camadas danificadas na superfcie da amostra. Cada lixa tem sua granulometria especfica. Iniciou-se a operao com a lixa de maior granulometria, a de 150, aps a de 150, a de 220 e assim sucessivamente, a ponto de obter as menores ranhuras que so proporcionadas pela lixa de 1200 gros/cm. Durante todo o processo, as lixas foram submetidas a mini jatos de gua para a lubrificao e resfriamento causado pelo atrito entre amostra e a lixa. Aps a amostra ter passado pelas lixas a mesma foi submetida ao polimento, proporcionado pelo pano de polimento e as pastas de diamante. A primeira pasta utilizada foi a de 6 mcrons, e assim sucessivamente at a amostra ser submetida ao polimento com a pasta de 1 mcron. O polimento foi auxiliado por jatos de lcool para auxiliar na lubrificao durante a operao. Aps o polimento a pea submetida ao ataque qumico para que sua microestrutura seja revelada e assim seja visvel nas operaes posteriores. O ataque foi realizado com a submerso da amostra durante 6 segundos em nital 2%. A amostra, aps os processos foi caracterizada em microscpio ptico e MEV, onde foi possvel obter imagens de sua microestrutura e assim ser feitas as consideraes necessrias para o estudo. 2. As amostras foram retiradas de um cilindro especfico de um ao carbono, especialmente processado para realizao de Ensaio Jominy. Para obteno das imagens o corpo de prova Jominy foi separa em 6 partes, onde cada parte apresenta uma microestrutura diferente, visto que o ensaio Jominy consiste no resfriamento da amostra em jato de gua em uma de suas superfcies, conforme a figura 1.

Figura 1. Modelo esquemtico do ensaio Jominy.

A amostra feita de um ao hipoeutetide. As microestrturas obtidas durante o ensaio esquematizada na figura 2.

Jato de gua Figura 2. Esquema da pea do ensaio Jominy com indicativo de cada microestrutura correspondente a sua posio. De cima para baixo CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6. As 3 primeiras microestruturas apresentadas de cima para baixo, apresentam praticamente a mesma morfologia. obervado um grande percentual de gros ferrticos relativamente grandes, com alguns stios escuros que so denominados perlita, que um microconstituinte formado por cementita e ferrita no resfriamento abaixo da temperatura eutetide. Como esses stios (CP1 ao CP3), esto mais distantes do jato de gua, os gros apresentados so mais grosseiros, pois neles houve mais tempo para o crescimento dos gro, e o super resfriamento foi menor diminuindo a taxa de nucleao. Na quarta parte do esquema do corpo de prova , CP4, perceptvel o aumento da quantidade da fase escura composta por perlita, pois o tempo de formao da ferrita est decaindo com o aumento a taxa de resfriamento, a difuso do carbono vai diminuindo, no entanto seu potencial termodinmico aumentando, formando assim uma perlita e ferrita menos grosseira, pois a taxa de nucleao aumenta. Isso ocorre no CP5 tambm, uma vez que diminui os gros de ferrita e de perlita ainda mais, conferindo a amostra um aspecto mais escuro por conter mais carbeto

precipitado, pois a taxa de resfriamento aumenta, nucleando menos ferrita. No ltimo stio, CP6, apresentada uma estrutura martenstica, onde a mesma obtida com taxas de resfriamento muito rpidas, impossibilitando a difuso do carbono no ferro. A fase martensita uma fase supersaturada em carbono, onde o mesmo, no resfriamento, ocupa os insterstcios octadricos da rede CFC da austenita, distorcendo-a.

CP2 CP3 CP5 CP4

CP1

CP6

Figura 3. Curvas esquemticas de um diagrama TTT com as curvas de resfriamento. 3. T Perl. Grosseira A + perlita Perl. Fina Bainita Superior Bainita Inferior Austenita Ms A1

Martensita Log tempo

Todos os elementos de ligas, de um modo geral, com exceo do cobalto, iro diminuir a velocidade de decomposio da austenita, seja na perlita ou na bainita. A cintica dessas transformaes sero afetadas s se os elementos de liga estiverem em soluo slida na austenita. Esses elementos em soluo slida, so responsveis pelo atraso da formao dos microconstituintes, por um mecanismo chamado solute drag onde, o elemento de liga, como por exemplo o Mn, tem mais afinidade com a austenita do que na ferrita, ou seja, ele prefere ficar na austenita atrasando a formao, como um processo difusivo, e o Mn um soluto substitucional, esse mecanismo vai atrasar a formao dos microconstituintes, ou seja a interface alfa/gama vai coletando esses tomos substitucionais durante a transformao, e como resultado, sofre uma obstruo devido as impuresas (solute drag), com isso a martensita poder ser formada em tempos maiores de resfriamento. 4. Uma metodologia que possvel aplicar para descobrir o efeito da tmpera na pea de acordo com sua profundidade o ensaio de dureza no corpo de prova. Uma vez que no corpo de prova do ensaio jominy a taxa de resfriamento varia com a profundidade do corpo, microestruturas so formadas de maneira diferente para cada parte do corpo de prova. Como foi visto na questo 2, as microestruturas mais distantes do jato de gua resultaram em uma estrutura rica em ferrita com gros relativamente grandes. J nas partes mais prximas do jato de gua, possvel observar uma diminuio significativa dos gros, ocasionando a um certo ponto a formar de outras estruturas, a saber, bainita e martensita. O objetivo da tmpera que a fase martensita seja formada, e as propriedades mecnicas dessa fase indica um aumento significativo da dureza, e reduo da ductilidade. Uma metodologia que pode ser proposta para analisar a profundidade de tmpera aplicando ensaio de dureza ao longo do corpo de prova. Os valores de dureza vo variando conforme a microestrutura vai variando, dessa forma, quanto mais martensita conter nos stios ensaiados, maiores sero os valores de dureza obtidos. Nos stios onde apresenta grandes gros, onde a ferrita (que uma fase dctil e macia) preponderante, valores de dureza sero menores, ao sair desse stio ao longo da profundidade em direo ao jato de gua, os gros vo sendo mais refinados e contendo mais perlita, aumentando os valores de dureza, at encontrar com a fase martenstica onde a dureza, nesse corpo de prova ser mxima.

You might also like