You are on page 1of 11

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Materiais Prof.

Nicolau

Relatrio do Seminrio

JOO PAULO DE F. GRILO


Natal, 03 de Agosto de 2012.

Introduo Suspenso A suspenso de um automvel destina-se a diminuir as trepidaes que resultam do contato das rodas com o solo. A suspenso compreende todos os elementos que participam da estabilidade, da firmeza e do conforto. H vrios tipos de suspenses, tais como a de eixo rgido e de rodas independentes, no entanto para este trabalho ser utilizado o exemplo que compete suspenso de rodas independentes. Nas suspenses de rodas independentes cada roda ligada ao chassi por um sistema de braos articulados no sentido vertical. Na passagem por um obstculo, apesar de provocar um deslocamento vertical de uma das rodas, no causa nenhum desvio lateral e o veculo permanece na sua trajetria, conforme ilustrado na Figura 1, que apresenta um dos tipos de sistema para suspenso de rodas independentes, que o sistema de deslizamento vertical.

Figura 1. Sistema em molas para suspenso de rodas independentes.

O sistema de deslizamento vertical no modifica nem a bitola (largura entre rodas) nem a queda da roda e o deslizamento ocorre no interior ou no exterior de um tubo vertical, junto ao chassi do automvel, que contm sempre uma mola de suspenso do tipo helicoidal. Tipos de molas Os tipos de molas existentes para os diversos tipos de aplicaes automotivas so: as de lminas, as helicoidais e as de barra de toro. O tipo de mola apresentado nesse trabalho a mola helicoidal. As molas helicoidais (espirais) so constitudas por uma barra de ao enrolada em forma de hlice, sendo uma ligada ao chassi e outra ao eixo. As vantagens das molas espirais consistem na simplicidade de fabricao, reduo de espao, ausncia de atrito e, portanto, dispensando manuteno. Por outro lado, a desvantagem desse tipo de mola que no asseguram nenhuma ligao longitudinal e nem transversal entre o chassi e o eixo; por isso, as suspenses por molas helicoidais tm sempre braos articulados para efetuar esta ligao permitindo as oscilaes verticais.

O tipo caracterstico para o estudo a mola helicoidal de compresso, que so molas que so destinadas para suportar esforos compressivos, e essas so fabricadas a partir de barras e fios. Aos Para Molas de Suspenso As molas de suspenso so consideradas elementos de mquina que exigem cuidados excepcionais tanto no que se refere ao seu projeto, como em relao aos materiais de que so fabricados. As condies de servio so, muitas vezes, extremamente severas, seja pelas cargas e tipos de esforos que iro suportar, sejam devido s temperaturas, meios corrosivos, vibraes, etc. Os materiais para molas devem ser isentos de imperfeies, principalmente em molas que esto submetidas a grandes tenses e fadiga interna. Parte dos defeitos a serem evitados so: marca das ferramentas, riscos das matrizes de trefilao, incluses, rugosidade superficial, descarbonetao etc. Essas imperfeies so crticas, principalmente quando as molas esto sujeitas a condies severas de fadiga. A resistncia fadiga e a resistncia relaxao so propriedades importantes para estes aos, so utilizadas tcnicas de tratamentos trmicos efetivos (Tmpera e revenimento), adio de elementos microligantes e/ou tratamentos termomecnicos para otimizar as propriedades requeridas para os aos para molas. Inicialmente, para a fabricao destes componentes, utilizavam-se os aos carbono. Com a evoluo da tecnologia de fabricao de veculos e a exigncia de um desempenho cada vez melhor de seus componentes, foram desenvolvidos novos materiais, como os aos contendo elementos de liga como Mn, Cr, Si, e V. Os aos-liga mais importante para molas so os aos Cr-V e Cr-Si, esses tipos so recomendados sempre que se desejam molas para suportar tenses mais elevadas, principalmente a temperaturas superiores a ambiente, visto que apresentam melhores valores de limite de resistncia trao, de limites de escoamento e limite de fadiga, na estrutura final de martensita revenida. A composio tpica de um ao mdio/alto carbono com adies de cromo e silcio denominado SAE 9254 para produo de fio-mquina para fabricao de molas de suspenso mostrada na Tabela 1.
Tabela 1. Composio qumica nominal de um ao SAE 9254 alto carbono ligado ao Cr e Si (% em peso)

Os aos ligas nessa composio (Si-Mn, Cr-V), possibilitam seu emprego em dimetros de 5/8, at temperaturas da ordem de 200C se a carga no for superior a 550MPa ou at temperaturas de aproximadamente 230C se permitir-se pequena

deformao permanente e desde que a tenso se servio no ultrapasse 820MPa. Acima de 230C, deve-se recorrer s ligas Cr-Ni ou a aos do tipo dos aos rpidos. Com o avano tecnolgico de aos para molas, ao se exigir melhores caractersticas e reduo de peso, aos aos CrSi foram incrementado um outro elemento de liga, o Vandio. O vandio um elemento efetivo quando se quer aumentar o limite de resistncia e refinar a estrutura austentica. Ele se precipita dispersamente na matriz atravs de precipitados como VC e VN que previnem o coalescimento dos gros austenticos (Figura 2). Alm disso, o vandio causa um fenmeno semelhante ao endurecimento secundrio quando revenido acima de certa temperatura, resultando em uma resistncia ao amaciamento no revenimento.

Figura 2. Morfologia e distribuio das partculas de VC em imagem obtida por microscopia eletrnica de transmisso. Vrios aos CrSiV vem sido desenvolvidos nos ltimos anos de maneira a acompanhar as principais demandas de reduo de peso da indstria automotiva. A Tabela 2 apresenta algumas composies qumicas tpicas destes tipos de aos. Tabela 2 Composies qumica tpicas de aos CrSiV utilizados para fabricao de molas de suspenso.

Fabricao de molas de suspenso

O processo de fabricao das molas de suspenso inicia-se pela fabricao do fio mquina em uma Usina Siderrgica, atravs de um processo integrado envolvendo reduo, aciaria e laminao a quente. Aps a etapa de fabricao do fio-mquina, este trefilado em forma de barras de comprimentos e dimetro pr-definidos, que sero

posteriormente enroladas transformando-se em molas de suspenso. A figura 3 esta representado um fluxograma do processo de fabricao das molas.

Figura 3. Fluxograma da fabricao de fio-mquina para molas de suspenso As molas de suspenso geralmente so temperadas e revenidas objetivando-se obter propriedades conjugadas de resistncia e tenacidade. Existem dois processos tpicos para fabricao de molas de suspenso temperadas e revenidas: enrolamento a quente e enrolamento a frio. No processo de enrolamento a quente, o fio-mquina trefilado em forma de barras que so cortadas de acordo com o comprimento requerido pelo cliente. As barras so, ento, austenitizadas a uma temperatura acima de Ac3. Depois de sarem do forno, as barras so enroladas a quente e resfriadas bruscamente em leo. Aps este processo, as molas so levadas a outro forno para serem revenidas. Este processo tem o tempo e temperatura controlada de acordo com as propriedades requeridas para determinado tipo de aplicao da mola. Aps revenimento, as molas so submetidas a um recozimento de alvio de tenses, presetting e pintura para depois serem expedidas ao cliente. O fluxograma de fabricao das molas de suspenso pelo processo de enrolamento a quente ilustrado na figura 4.

Figura 4. Fluxograma de fabricao das molas de suspenso pelo processo de enrolamento a quente.

No processo de enrolamento a frio, o fio-mquina passa por um processo de decapagem mecnica antes de ser trefilado. Aps esta etapa, o arame passa atravs de uma bobina de induo, onde aquecido at a temperatura requerida em poucos segundos. O arame , ento, temperado atravs de um resfriamento rpido e uniforme. Aps ser revenido, tambm atravs de uma bobina de induo, o arame resfriado novamente, recebe uma camada protetiva superficial e cuidadosamente estocado para posterior expedio. A bobina de induo para os tratamentos de enrolamento a frio ilustrada na figura 5.

Figura 5. Esquema da bobina de induo para tratamento trmico de ao para mola de suspenso enrolada a frio. O arame, temperado e revenido, entra em uma mquina para enrolamento da mola temperatura ambiente, sendo submetido posteriormente a um tratamento para alvio de tenses e posteriores etapas de presetting e pintura. A resistncia das molas de suspenso obtida atravs de transformao martenstica (tmpera) e posterior revenimento. Molas fabricadas a partir de fio-mquina com dimetro maior que 10mm so normalmente enroladas a quente. Processo de tmpera A tmpera consiste no aquecimento do ao at uma temperatura superior temperatura Ac3, seguida de resfriamento rpido. A velocidade mnima de resfriamento para formao da estrutura martenstica denominada velocidade crtica e pode ser conhecida atravs do diagrama TTT do ao tratado. A figura 6 esquematiza o processo de tmpera.

Figura 6. Curva de resfriamento ilustrando o tratamento de tmpera.

Os meios de resfriamento utilizados dependem da temperabilidade dos aos e da forma e dimenses das peas submetidas tmpera. Porque o que se procura nesta operao a obteno de uma estrutura martenstica, dessa forma deve-se fazer com que a curva de resfriamento passe esquerda do cotovelo da curva de transformao, evitando-se assim a transformao da austenita em produtos envolvendo processos difusionais. O processo de tmpera na mola se da pelo resfriamento por leo. A seo das peas constitui outro fator importante porque pode diferenas de esfriamento entre a superfcie e o centro, pois um resfriamento onde a transformao da austenita heterognea na tmpera, pode resultar em uma estrutura com pontos moles, sendo uma propriedade anormal em um ao martenstico. Os objetivos dessa operao, sob o ponto de vista das propriedades mecnicas, so: aumento da dureza do ao e da sua resistncia trao. Resultam tambm da tmpera, a reduo da ductilidade, da tenacidade e a presena de apreciveis tenses internas que podem, se no bem controladas, ocasionarem deformao, empenamento e fissurao. A fragilidade da microestrutura martenstica devido a diversos fatores entre os quais esto includas as distores da rede causada pelos tomos de carbono nos stios octadricos da martensita, segregao de impurezas nos contornos de gros austenticos prvios, carbonetos formado e tenses residuais produzidas durante o processo de tmpera. Trs fatores influenciam diretamente a temperabilidade de um ao: tamanho de gro austentico anterior ao aquecimento para tmpera, percentual de carbono e percentual de elementos de liga. 1. Tamanho de gro austentico: quanto maior o tamanho de gro austentico tanto mais para a direita so deslocadas as linhas de incio e fim de transformao. os produtos de transformao da austenita, ferrita e perlita, iniciam-se nos contornos de gro por nucleao e crescimento. um ao de granulao grosseira levar mais tempo para transformar-se do que um de granulao fina. 2. Percentual de carbono: O aumento do teor de carbono dificulta a formao de constituintes proeutetides, de forma que h um aumento da temperabilidade do ao. 3. Percentual de elementos de liga: O aumento do percentual de elementos de liga aumenta a temperabilidade dos aos, pois deve haver partio dos elementos de liga cuja difusividade menor do que a do carbono, o que torna a transformao mais lenta. A presena destes elementos dificulta os processos difusionais, deslocando a curva TRC para a direita. J que importante maximizar a temperabilidade de um ao que deve ser temperado, devem-se conhecer as temperaturas de incio (Mi) e de fim (Mf) da transformao martenstica para cada ao. A temperatura Mi reflete a intensidade da fora termodinmica necessria para iniciar a transformao austenita - martensita. A Figura 7 mostra que Mi decresce significativamente com o aumento do carbono no ao, e isto porque o carbono aumenta a resistncia da austenita ao cisalhamento.

Figura 7. Temperatura Mi como funo da percentagem em peso de carbono no ao. A faixa de composio das placas e ripas de martensita tambm so mostradas. Para aos com alto teores de ligas usada uma equao desenvolvida por Andrews, para determinar a temperatura Mi, a equao utilizada : Mi = 539 423*C 30,4*Mn 12,1*Cr 17,7*Ni 7,5*Mo Onde Mi a temperatura de incio de formao da martensita, em C; C, Mn, Cr, Ni e Mo so dados em percentuais em peso no ao. Para o ao SAE 9254, utilizando valores da tabela 1 na equao de Andrews obtm-se
a temperatura de 265C.

Aps temperado, o ao apresenta-se em estado de apreciveis tenses internas, tanto de natureza estrutural como de natureza trmica. Quando estas tenses internas ultrapassam o limite de escoamento do ao, ocorre sua deformao plstica e as peas se apresentaro empenadas; se, entretanto, as tenses internas excederem o limite de resistncia trao do material, ento ocorrero inevitveis fissuras e as peas estaro perdidas. Essas tenses no podem ser evitadas, mas podem ser reduzidas, mediante vrios artifcios prticos e de vrios tratamentos trmicos. Uma delas o revenimento. Tratamento trmico de revenimento O revenido o tratamento trmico que normalmente sempre acompanha a tmpera, pois a estrutura martenstica extremamente frgil e muito suscetvel ao desenvolvimento de trincas de tmpera temperatura ambiente. Devido a estes fatores, aos com estrutura martenstica so pouco utilizados e o revenimento quase sempre utilizado para melhorar as propriedades mecnicas dos aos temperados. Alm de

aliviar ou remover as tenses internas, corrige excessivas dureza e fragilidade do material, aumentando sua ductilidade e resistncia ao choque. Neste tratamento, o ao aquecido a uma temperatura abaixo da temperatura eutetide e mantido nesta temperatura por certo perodo de tempo, e depois resfriado ao ar at a temperatura ambiente (figura 8). Com isso, ocorrem processos difusionais para produzir uma estrutura dimensionalmente mais estvel e menos frgil.

Figura 8. Esquema da curva de resfriamento e aquecimento ilustrando o tratamento de tmpera e revenimento. No processo de revenimento Primeiramente, ocorre uma redistribuio dos tomos de carbono na martensita. Este processo ocorre geralmente entre a temperatura ambiente e 100C. H vrias maneiras desta redistribuio ocorrer, entre as quais a segregao dos tomos de carbono para os defeitos da rede como as deslocaes. Aps esta etapa, ocorre a precipitao de carbonetos de transio, geralmente identificados como carbonetos psilon (Figura 9), de estrutura hexagonal.

Figura 9. Imagens de microscopia eletrnica de transmisso mostrando carboneto psilon. Aumentando-se a temperatura, ocorre a decomposio da austenita retida em uma mistura de ferrita e cementita. Esta estrutura geralmente denominada bainita secundria. Ocorre, ento, a converso dos carbonetos de transio e do carbono segregado nas deslocaes em partculas pequenas de cementita, com estrutura

ortorrmbica e de formato rod-shaped e posterior esferoidizao da cementita rodshaped de maneira a reduzir a energia superficial das partculas. Finalmente, ocorre a recuperao e recristalizao da estrutura ferrtica e o coalescimento das partculas de cementita reduzindo a energia superficial. O mecanismo de revenimento pode ser explicado em estgios: 1 Formao de carbonetos de transio e reduo do teor de carbono da matriz martenstica para aproximadamente 0,25% em peso. Ocorre aproximadamente entre 100 e 250C e, nesta etapa, precipitam-se carbonetos de tamanho pequeno (menor que 2m), cuja composio parece ser prxima de Fe2,4C e que tem estrutura cristalina hexagonal compacta. Como resultado, tem-se ento, uma microestrutura formada por martensita de baixo carbono mais carbonetos, denominados carbonetos psilon. 2 Transformao da austenita retida em ferrita e cementita. Neste estgio, que ocorre entre 200 e 300C, a austenita retida transforma-se em uma mistura de ferrita e carboneto e. Nos dois primeiros estgios tem-se ento, como produto, o carboneto, sendo que para o primeiro estgio a matriz martensita de baixo carbono e no segundo a matriz uma mistura de martensita de baixo carbono e ferrita. 3 Transformao dos carbonetos de transio em cementita e da martensita de baixo carbono em ferrita e cementita, sendo forma do o Fe5C2, que um carboneto meta estvel. Nesta etapa, que ocorre entre 250 e 350C, ocorre a transformao da martensita de baixo carbono e dos carbonetos e em cementita e ferrita. Os tomos de carbono que vo formar este carboneto so oriundos de suas posies junto s deslocaes, do carboneto e e da dissoluo da martensita de baixo carbono. 4 De 400 a 600C

Figura 10. Microestrutura do ao 55SiCr6 temperado e revenido (1h, T= 350C). Ataque Nital 2%.

As transformaes estruturais que ocorrem durante o revenimento causam uma reduo da dureza do ao, de forma que a martensita revenida tem menor dureza que a martensita original. Esta queda de dureza funo do tempo de revenimento e da temperatura na qual este tratamento realizado. Referncias Chiaverini, V., 2002 Aos e Ferros Fundidos, ABM, So Paulo SP, Brasil. Costa e Silva, A.L.V., Mei, P.R.,2006 Aos e Ligas Especiais, 2 Edio Revista Ampliada,Editora Edgard Blucher, So Paulo Brasil. Canaan, G. L.,2007, Influncia da Adio de Vandio nas Propriedades Mecnicas de Aos Mdio Teor de Carbono Para Beneficiamento Dissertao de mestrado, UFMG, Escola de Engenharia, Belo horizonte Brasil. Almeida, A. C. R., 2002, Simulao e Controle De Um Sistema De Suspenso Simplificado, Dissertao de Mestrado, UFRS, Porto Alegre Brasil.

You might also like