You are on page 1of 117

Clique em Certificado Escriturao Digital para imprimir

Para imprimir o Certificado de Escriturao Digital voc necessita do Programa Acrobat Reader (arquivo em pdf)

Obtendo o Acrobat Reader


Faa o download do arquivo e instale o programa acessando o link: http://www.anvisa.gov.br/pdf.htm

Fulano 0000/DF

Certificado de Escriturao Digital


Com o Certificado de Escriturao Digital o farmacutico deve levar os livros de escriturao para a VISA local. Com os livros deve ser levado um relatrio do inventrio para serem conferidas as quantidades transferidas do livro para o SNGPC. Comprova o credenciamento ao SNGPC.

E agora posso transmitir o arquivo.XML contendo as movimentaes?


Sim. Aps ter inventariado todo o seu estoque voc est apto a transmitir as movimentaes dirias relativas a entradas e sadas. Voc pode transmitir os arquivos XML por uma das trs opes: 1- Atravs do hotsite do SNGPC no link envio de movimentaes de produtos (xml), 2- Acessando o SNGPC e clicando em Transmisso de arquivos no menu lateral esquerdo. 3- Atravs do prprio programa de computador de seu estabelecimento desde que ele esteja adaptado para no somente para gerar mas tambm para transmitir arquivos XML. Ateno: caso esta ltima opo seja a escolhida, o programador deve criar um espao onde o Farmacutico RT necessite obrigatoriamente, a cada transmisso, digitar o seu e-mail e senha. Em hiptese alguma este e-mail e senha podero ser buscados automaticamente pelo prprio programa da Farmcia/Drogaria.

Envio de arquivos xml pelo hotsite

Clique para Enviar

Envio de arquivos xml pelo acesso ao SNGPC

Clique aqui para transmitir os arquivos XML

Farmacutico insira aqui o e-mail vlido e a sua senha de acesso (os mesmos que voc usou para dar entrada no Inventrio).

Clique em procurar para localizar o arquivo em seu computador Clique aps em Transferir.

Ateno!
Voc s poder enviar os dados de movimentao se voc possuir um programa que gere os arquivos com estrutura e extenso XML (ex.: movimentao.xml), contate o seu desenvolvedor de sistemas para maiores esclarecimentos. As informaes sobre XML podem ser acessadas nos links: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/guia_xml.pdf http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/esquemas.asp

Ateno
Alguns usurios cometem erros ao tentar enviar arquivos xml das seguintes formas: Envio de arquivo anexado a e-mail; Envio de arquivo por CD. Os arquivos somente so considerados se forem enviados corretamente para a base de dados do SNGPC.

Tenho algumas dvidas!


1- O que Finalizar Inventrio, vi este acesso no menu, no posso utiliz-lo? 2- O que Visualizar Inventrio, vi este acesso no menu, no posso utiliz-lo? 3- O que Informar Ausncia, vi este acesso no menu, no posso utiliz-lo? 4- O que Notificar Inconsistncia, vi este acesso no menu, no posso utiliz-lo?

1- Finalizar Inventrio
Voc no far uso deste comando agora (no momento do inventrio inicial). Em resumo, as razes para se finalizar um inventrio so: quando o responsvel tcnico for substitudo definitiva ou temporariamente (no caso de frias e outros afastamentos); quando houver erro na realizao do inventrio e este erro for descoberto aps a sua confirmao;

Clique em Finalizar Inventrio quando for necessrio conforme casos especificados

Selecione o motivo da finalizao

Repita o cdigo ao lado neste campo e clique Finalizar Inventrio

Cuidados com a opo finalizar inventrio


Existem usurios que erram ao finalizar o inventrio logo aps a sua confirmao, achando que o finalizar para concluir o processo de realizao do inventrio inicial. Quando o estoque for todo alimentado no inventrio inicial, o RT deve somente Confirmar o inventrio e no pode finaliz-lo em seguida, pois esta ao impede o envio de arquivos XML.

Cuidados com a opo finalizar inventrio

Cuidados com a opo finalizar inventrio


Aps finalizar o inventrio o sistema no receber mais arquivos XML. O recebimento de arquivos XML s ser possvel novamente, quando um novo inventrio for confirmado.

Cuidados com a opo finalizar inventrio


Quando um inventrio finalizado, o SNGPC guarda em sua memria todo o contedo do estoque que existia no momento da finalizao. Quando um RT for reabrir um inventrio (j finalizado anteriormente) e clicar em Entrada de Inventrio, ele pode escolher entre duas opes: - novo inventrio (no recuperar as informaes do estoque anterior e ele ter que digitar tudo novamente) - inventrio existente (recuperar as informaes do estoque anterior, sendo necessria apenas a conferncia e talvez possveis correes) A tela seguinte demonstra estas opes

Fulano

0000/DF

Recomendvel esta opo, para que o RT no tenha que digitar novamente todo o estoque!

Cuidados com a opo finalizar inventrio


Todas as finalizaes e reaberturas de inventrios ficam registradas no histrico da empresa e so visualizadas pela Visas Local, Regional, Estadual e Anvisa.

O FARMACUTICO SAIU E NO FINALIZOU O INVENTRIO. O QUE FAZER?

Se o Responsvel Tcnico antigo no finalizar o inventrio (pois saiu e no mais possvel que ele realize este passo), quando o Responsvel Legal (Gestor de Segurana) alterar o Responsvel Tcnico, o inventrio finalizado automaticamente. O Responsvel novo acessa o SNGPC, reabre o inventrio e confirma.

2- Visualizar Inventrio

Clique em Visualizar Inventrio Disponvel somente aps confirmar ou finalizar o inventrio

3- Informar Ausncia

Frias Atestados Outros motivos legais

Ateno
A ausncia deve ser informada toda vez que o Farmacutico Responsvel Tcnico se ausentar temporariamente e no houver nenhum Farmacutico Substituto para assumir as movimentaes. Conforme estabelece a Portaria 344/1998, no permitido nenhuma movimentao de substncias e produtos sujeitos a controle especial sem a presena do Farmacutico RT ou Substituto.

Clique em Informar Ausncia Disponvel somente aps confirmar o inventrio

Informe as datas de sada e retorno relativas a ausncia do farmacutico e clique em Informar Ausncia
Fulano 0000/DF

4- Notificar Inconsistncia

O que uma Inconsistncia?


Discordncia de dados identificados durante a entrada do inventrio ou durante a escriturao eletrnica. So problemas relacionados a nmeros de registro, nmero DCB, etc. As inconsistncias devero ser relatadas em campo especfico durante o inventrio inicial inventrio e sero recebidas, avaliadas e corrigidas posteriormente pela ANVISA.

Principais Tipos de Inconsistncias

As informaes buscadas pelo SNGPC podem estar diferentes das existentes na caixa do medicamento!

Clique aqui para notificar uma inconsistncia de qualquer tipo!

O produto pode no ser encontrado pela base de dados!

Fulano

0000/DF

Produto no encontrado

O produto pode estar com 9 dgitos na embalagem!

9 dgitos no so aceitos!

O insumo pode no ser encontrado pela base de dados!

Fulano

0000/DF

Insumo no encontrado

Fulano

0000/DF

Complete os campos conforme orientado e clique em Notificar Inconsistncia

Como tratar um medicamento/insumo com inconsistncia?


Art.3 da Instruo Normativa n 11 de 31/10/07: I - notificar a inconsistncia por meio de ferramenta disponvel no mbito do SNGPC para verificao ou eventual correo na base de dados utilizada pelo sistema; II - manter a escriturao desses medicamentos por meio de livro de registro at posterior verificao ou eventual correo na base de dados utilizada pelo sistema.

Como tratar um medicamento/insumo com inconsistncia?


As

inconsistncias no impediro o credenciamento ao SNGPC, desde que sejam notificadas e que os medicamentos/insumos continuem escriturados no livro at a sua soluo pela Anvisa. Aps solucionada a inconsistncia, o responsvel tcnico do estabelecimento deve finalizar e reabrir o inventrio para incluir o medicamento/insumo no SNGPC. A pergunta n 90 orienta este procedimento: http://www.anvisa.gov.br/sngpc/perguntas.htm

Inconsistncias n MS com 9 dgitos


Este o nico tipo de inconsistncia que poder ser solucionado temporariamente pelo RT e com isso o medicamento no ficar impossibilitado de ser includo no inventrio O Farmacutico Responsvel Tcnico (RT) deve notificar a inconsistncia por meio eletrnico e em seguida buscar o nmero com 13 digitos para poder incluir o medicamento no inventrio. O Farmacutico Responsvel Tcnico deve realizar as seguintes aes para buscar o nmero com 13 dgitos: 1- acessar o seguinte endereo: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_medicamento.asp 2- digitar o nmero de registro com 9 dgitos e clicar em consultar; 3- clicar no nome do medicamento; 4- consultar o nmero de registro com 13 dgitos de acordo com a apresentao comercial. O nmero de registro com 13 dgitos encontrado, deve ser digitado para a incluso do medicamento no SNGPC (inventrio inicial e movimentaes).

Outro caminho para notificar inconsistncias

Diretamente pelo menu lateral do SNGPC

Complete os campos conforme orientado

Aps preencher as informaes clique em Notificar Inconsistncia

Visualizando uma Inconsistncia

Clique em Relatrios para verificar o status de uma inconsistncia cadastrada

Clique aqui

Tipo da Inconsistncia

Status da Inconsistncia

Algumas informaes importantes!

Corrigindo problemas.
Erros por digitao incorreta de dados devero ser corrigidos antes de confirmar o inventrio e antes de enviar as movimentaes.

Este procedimento o mesmo para corrigir o inventrio de medicamentos e/ou insumos

Fulano

0000/DF

Tecle Voltar caso voc identifique que digitou algo errado antes de confirmar o inventrio

Excluindo informao errada


Exclua o item que tenha sido inserido e no esteja correto, em seguida insira o dado corretamente. Este procedimento s poder ser realizado durante a entrada do inventrio.

Este procedimento o mesmo para excluir medicamentos ou insumos

Visualize e Imprima relatrios!

Clique em Relatrios para imprimir

Selecione o relatrio desejado

Fulano

0000/DF

Selecione o tipo para imprimir relatrio de Medicamento ou Insumos

Datar o perodo de transao

Insira o N. da DCB Clique em Gerar Relatrio

Datar o perodo de transao

Insira o N. do registro no M.S Clique em Gerar Relatrio

Verifique os motivos de erro, providencie a correo e envie novamente o arquivo XML

Razes mais comuns que originam as no aceitaes de arquivos 1- Nmeros de lote informados incorretamente: Exemplo: Informou-se baixa de um produto ou insumo de lote RJ0842. Se no inventrio inicial ou numa aquisio anterior tiver sido informada entrada de lote rj0842, ocasionar erro, pois a mudana de minsculas para maisculas (ou seja, caracteres diferentes) trar informao de lote diferente. Isto vale para espaos, letra O no lugar de nmero 0, letra S no lugar de nmero 5, etc.

Razes mais comuns que originam as no aceitaes de arquivos


2- Incluso de itens inconsistentes: Da mesma forma que no inventrio inicial, nas movimentaes os itens com inconsistncia no podem ser includos. Obs: No caso de empresas com CNPJs no encontrados na base de dados da ANVISA, deve-se conferir o nmero digitado. Se este estiver correto, faz-se a comunicao deste fato ANVISA.

Razes mais comuns que originam as no aceitaes de arquivos 3- Datas: O arquivo enviado deve: Ser seqencial (no pular dias). Contemplar perodo de um a sete dias. Conter apenas movimentaes deste perodo. Exemplo: Nota fiscal de data anterior ao perodo informado implicar em no-aceitao.

Razes mais comuns que originam as no aceitaes de arquivos 4- Datas de Receitas e Notificaes de Receitas: Receiturios com data de validade expirada no devem ser aviados, tampouco escriturados no Sistema. 5- Transferncias: No podem ser realizadas entre empresas com razes de CNPJ diferentes.

TRANSMISSO DOS DADOS APS OPERAES DE ENTRADAS, SADAS E PERDAS UTILIZANDO UM SISTEMA INFORMATIZADO

ENTRADA DA NOTA FISCAL

SADA DO PRODUTO VENDA

O comprador pode ser PF e PJ, no caso de pessoa jurdica no comprador colocar a Razo Social e no lugar do CPF ou RG colocar o CNPJ

Para RCE que no tem numerao,colocar um numero seqencial determinado pelo farmacutico

RELTORIO DE OPERAES: ENTRADAS E VENDAS

AJUSTE DO ESTOQUE PERDAS

ENVIANDO O ARQUIVO

Dados da Empresa (Farmcia ou Drogaria

Dados da Compra (Distribuidora e Medicamento)

Dados da Venda

MODELOS DE INCONSISTNCIAS

DOS BALANOS

BMPO

BALANO DE MEDICAMENTOS PSICOATIVOS E OUTROS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL

BMPO
Listas: -A1, A2, A3, B2 e C4 Vias: - 2 Vias 1 - Autoridade Sanitria Local 2 Farmcia ou Drogaria

BMPO
Balano Trimestral: -At o 15 dia dos meses de Abril, Julho, Outubro e Janeiro Balano Anual: - At o dia 31 e janeiro do ano subseqente.

BMPO
Hospitais: - As farmcias de unidades hospitalares, clinicas mdicas e veterinrias, ficam dispensadas da apresentao do Balano de Medicamentos Psicoativos e de Outros Sujeitos a Controle Especial (BMPO)

BSPO

BALANO DAS SUBSTNCIAS PSICOATIVAS E OUTRAS SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL

BSPO
Listas: -A1, A2, A3, B1, B2, C1, C2, C3, C4, C5 e D1 Vias: Farmcia de manipulao: 2 Vias 1 Vigilncia Sanitria Local 2 Farmcia Farmcias Hospitalares, Industrias, Distribuidores e Importadores 3 Vias 1 ANVISA 2 Vigilncia Sanitria Estadual 3 - empresa
(Alterao RDC 13 de 19 de maro de 2009)

BSPO
Balano Trimestral: - At o 15 dia dos meses de Abril, Julho, Outubro e Janeiro Balano Anual: - At o dia 31 de Janeiro do ano subseqente

FIM
OBRIGADO
CONTATO PROF. DR. ADRIANO FALVO falvo@unoeste.br (18)9772-2413

You might also like