You are on page 1of 6

1.

Redes de distribuio de gs combustvel As redes e ramais de distribuio de gs combustvel devem ser projectadas, dimensionadas e executadas em conformidade com a legislao e normas tcnicas em vigor.

2. Dimensionamento das redes e ramais de distribuio de gs 2.1 Clculo dos caudais de simultaneidade Para o clculo dos dimetros internos das tubagens a aplicar nas redes e ramais de distribuio de gs, necessrio determinar o caudal de simultaneidade de cada troo. Este valor pode ser calculado atravs da expresso seguinte:
QS = [([ A +(n1 + 2 x n2)0,736 ) x Y + Qc ] Qs A n1 n2 Y Qc = caudal de simultaneidade em (m3/h) = 5 m3/h para o caso vertente = nmero de foges considerados = nmero de esquentadores considerados = coeficiente de correco = caudal de conforto (aquecimento)

2.2 Clculo das perdas de carga


Para o clculo das perdas de carga introduzidas ao longo dos troos da tubagem e demais acessrios, utiliza-se a frmula de Renouard: P2 = k.d.L.Q1,82.D-4,82 +ch P2 k d L Q D ch = perda de carga no troo considerado (bar) = nmero de Reynolds = densidade relativa do gs considerado = comprimento do troo considerado (m) = caudal de gs no troo considerado (m3/h) = dimetro interno do tubo (mm) = factor relativo diferena de altura na extremidade do troo

ch ser desprezvel no caso em apreo, dado que as baixadas das tubagens anulam as subidas.

2.3 Clculo da velocidade de circulao do gs


A velocidade de escoamento do gs nas tubagens determinada atravs da expresso: V(m/s) = Q.HO. T / (3600.S. H1. TO) V Q Ho T S To H1 = velocidade de circulao (m/s) = caudal de gs no troo considerado nas condies PTN (m3/h) = presso atmosfrica (bar) = temperatura absoluta do gs (o C) = seco da tubagem (m2) = temperatura absoluta de referncia (o C) = presso absoluta do gs (bar)

2.4 Clculo do dimetro da tubagem


Pela frmula de Renouard poderemos obter o valor de D (dimetro interior) das tubagens a aplicar: D=C.(L/Pi)0,2075.Q0,3776 D C L P2 Q = dimetro interno do tubo (mm) = constante para cada gs, obtido do produto da densidade (d) pelo nmero de Reynolds adaptado ao fim em vista = comprimento do troo considerado (m) = perda de carga quadrtica no troo considerado (bar) = caudal de gs no troo considerado (m3/h)

2.5 Caractersticas dos tubos de polietileno


Os tubos de polietileno a utilizar na execuo da rede de distribuio devem ter uma espessura nominal no inferior srie SDR 11 e ser fabricados com resinas do tipo PE 80. As caractersticas fsicas e dimensionais devero satisfazer os requisitos das normas ISO 1183, ISO 1133, ISO 4437, pr NP 496 e pr NP 4221 e EN 1555. No quadro 3 so apresentados alguns dos requisitos do composto. As marcaes impressas no tubo devem ser feitas de tal modo que com a armazenagem, intemprie e mtodos de instalao e uso, estas se mantenham legveis, para o perodo de vida til dos tubos. Os tubos devem ainda possuir gravados os seguintes dados: Fabricante ou marca Dimenses (Dn x e) Material e designao (PE e MRS) Palavra GS Perodo de produo (data ou cdigo) Norma de fabrico Cdigo de rastreio

Os tubos devem ser transportados e armazenados de modo a impedir a entrada de matrias estranhas e ser protegidas da aco dos agentes atmosfricos. Durante o transporte e armazenagem em obra no devem colocar-se pesos em cima dos tubos, pois podem ocasionar ovalizaes. Deve tambm evitar-se que outros corpos, principalmente se tiverem arestas pronunciadas, entrem em contacto com os tubos. QUADRO 3 CARACTERSTICAS MECNICAS E FSICAS DOS TUBOS Caractersticas LIC ( 50 anos, 20 oC, 97,5%) Massa volmica a 23 oC ndice de fluidez 190 oC Presso hidrosttica Requisito 8,0 MPa > 930 Kg /m3 Variao por transformao < 20% 9 MPa, 20 0 C 100 h 4,6 MPa, 80 o C 165 h 4,0 MPa, 80 o C 1000 h

LIC - Limite inferior de confiana da resistncia hidrosttica a longo prazo

QUADRO 4 CARACTERSTICAS DIMENSIONAIS DOS TUBOS DA SRIE SDR 11


Dimetro nominal mm 25 32 40 63 90 Tolerncia do exterior 0,3 mm 0,3 mm 0,4 mm 0,4 mm 0,6 mm Tolerncia da ovalizao 1,5 mm 2,0 mm 2,4 mm 3,5 mm 1,8 mm Espessura mnima de parede 3,0 mm 3,0 mm 3,7 mm 5,8 mm 8,2 mm

O fabricante deve certificar a correspondncia da matria prima e do tubo s normas de fabrico. Cada lote de tubagem a ser utilizado na execuo da rede de distribuio ter de ser acompanhado de um certificado, no qual se descriminem: Qualidade do material, precisando o tipo e a massa volmica da resina utilizada; Caractersticas mecnicas e dimensionais; Resultado dos ensaios realizados, mencionando o tipo, a norma aplicada e o mtodo.

3. Vlvulas de polietileno
As vlvulas a aplicar na rede de distribuio devem de ser do tipo corte rpido (1/4 de volta) e compatveis com as presses de servio previstas (PN 4).Todos os materiais utilizados no fabrico das vlvulas devem resistir s aces mecnicas, qumicas e trmicas s quais possam ser submetidos em condies normais de instalao e funcionamento. As vlvulas a utilizar devem satisfazer no mnimo os requisitos da especificao BGC/PS/V7 da British Gas. As soldaduras dos tubos, acessrios e vlvulas devem ser executadas por soldadores devidamente qualificados nos termos do disposto no Art. 10 do anexo I ao D.L. 263/89 de 17 de Agosto. Os procedimentos de soldadura, os controlos e os ensaios, relativos qualidade dos soldadores devem obedecer aos cdigos de boa prtica aplicveis. A ovalizao das extremidades dos tubos deve ser verificada e corrigida, sempre que a diferena entre os valores mnimo e mximo do dimetro exterior em relao ao dimetro nominal exceda 2% do valor desta. Na execuo da rede de distribuio objecto do presente projecto o mtodo de soldadura a utilizar o da electrofuso.

4. Soldadura por electrofuso


A electrosoldadura um processo de ligao por fuso atravs de uma resistncia elctrica incorporada nos acessrios. Esta tcnica simples e eficaz necessitando contudo de equipamento especifico para a sua realizao. A energia elctrica fornecida pelo equipamento de soldadura resistncia, que pelo efeito de joule aquece e liberta o calor necessrio fuso dos elementos a ligar, por forma a garantir uma ligao segura e estanque.

4.1 Fases da operao de electrosoldadura


A operao de electrosoldadura composta pelas seguintes fases: a) Preparao das peas que inclui a limpeza e raspagem para remoo da pelcula de xido, a marcao do comprimento de penetrao das pontas do tubo, o alinhamento e o posicionamento das peas; b) Aquecimento e soldadura que inclui a introduo manual ou leitura por cdigo de barras dos parmetros de soldadura especificados pelo fabricante; c) Arrefecimento que tem inicio aps o corte da energia elctrica, deve ter a durao indicada pelo fabricante, no devendo contudo ser inferior a 30 minutos.

4.2 Parmetros de soldadura


Os parmetros de soldadura a utilizar so os especificados pelo fabricante do respectivos acessrios, nomeadamente: Tenso de soldadura Tempo de fornecimento dessa energia Correco do tempo em funo da temperatura ambiente Tempo de arrefecimento

You might also like