You are on page 1of 5

DIREITO CIVIL II PROFESSORA: MARTA MOREIRA PATRIOTA NEXO CAUSAL CONCEITO: o vnculo, a ligao ou relao de causa e efeito entre

e a conduta e o resultado; O nexo causal, estabelece o vnculo entre um determinado comportamento e um evento, permitindo concluir, se a ao ou omisso do agente foi ou no a causa do dano; Determina se o resultado surge como consequncia natural da conduta voluntria do agente. Em suma, o nexo causal um elemento referencial entre a conduta e o resultado. atravs dele que poderemos concluir quem foi o causador do dano. entendimento pacfico da doutrina que o Cdigo Civil Brasileiro adotou a teoria da causalidade adequada j conhecida do Direito Civil. Por tal teoria somente causas ou condutas relevantes para a produo do dano so capazes de gerar o dever de indenizar. Tambm h a teoria da equivalncia dos antecedentes causais atravs das quais todas as condies e circunstncias que tenham concorrido para produzir o dano so consideradas causa deste. O nexo causal diz respeito s condies mediante as quais o dano deve ser imputado objetivamente ao ou omisso de uma pessoa. O direito positivo brasileiro albergou essa teoria no art. 13 do Cdigo Penal Brasileiro, seno vejamos:
Art. 13. O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido.

TEORIAS 1) Equivalncia dos antecedentes todas as condies, antecedentes necessrias do resultado, se equivalem. Por isso essa teoria tambm chamada de conditio sine qua non (equivalencia das condies). Como saber se uma condio causa? Elimina-se mentalmente tal condio, se o resultado desaparecer, a condio causa, mas, se persistir, no ser.

Professora: Marta Moreira Patriota marta@everaldopatriota.com.br

DIREITO CIVIL II PROFESSORA: MARTA MOREIRA PATRIOTA LOGO, condio todo antecedente que no mentalmente sem que venha a ausentar-se o efeito. pode ser eliminado

Essa teoria sustenta que seu resultado UNO e INDIVISVEL, no podendo ser subdivido em partes, de forma a ser atribudo a cada uma das condies, isolada e autonomamente. PORTANTO, todas as condies, antecedentes necessrios do resultado, se equivalem. CRTICA de acordo com essa teoria, quando algum fosse atropelado, a indenizao seria feita por parte no s de quem dirigia o veculo com imprudncia, mas tambm quem lhe vendeu o automvel, quem o fabricou, etc. 2) CAUSALIDADE ADEQUADA S h uma relao de causalidade adequada entre fato e dano quando o ato ilcito praticado pelo agente seja de molde a provocar o dano sofrido pela vtima. Causa o antecedente no s necessrio mas, tambm, adequado produo do resultado, aqui, nem todos sero causas, mas sim aquela que for a mais adequada produo do evento. PONTO POSITIVO de acordo com essa teoria, ao contrrio da anterior, faz-se distino entre causa e condio, entre os antecedentes que tiveram maior ou menor relevncia. CDIGO CIVIL DE 2002 A teoria da causalidade adequada a prevalecente na esfera civil. Portanto, nem todas as condies que concorrem para o resultado so equivalentes, mas somente aquela que for a mais adequada a produzir concretamente o resultado. CONCLUSO dentre os antecedentes do dano, h que destacar aquele que est em condies de necesariamente t-lo produzido. (Caio Mrio) FUNDAMENTAO O atual Cdigo Civil no traz um artigo expresso falando sobre o assunto, mas reproduz o Art. 1.060 do CC/16 onde:
Art. 1.060. Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos

Professora: Marta Moreira Patriota marta@everaldopatriota.com.br

DIREITO CIVIL II PROFESSORA: MARTA MOREIRA PATRIOTA


e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato. (Cdigo Civil de 1916) Art. 403. Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuzo do disposto na lei processual. (Cdigo Civil de 2002)

Teoria tambm chamada de causalidade direta e imediata. Concorrncia de causas a vtima concorre com sua conduta para o evento juntamente com aquele que apontado como nico causador do dano. OBSERVAO: a culpa grave necessria e suficiente para o dano exclui a concorrncia de culpas (culpa concorrente). A responsabilidade de quem interveio com culpa eficiente para o dano. OU SEJA, h culpas que excluem a culpa de outrem, pois sua interveno no evento to decisiva que deixam sem relevancia outros fatos culposos porventura intervenientes no acontecimento. (Aguir Dias). TEMOS ENTO: vtima que favorece a consecuo de um resultado + contribuio proporcional do agente ocasionador = concorrncia de causas. Cada um responde pelo dano ocorrido dentro das propores que concorreu para o evento danoso; Tem repercusso no quantum indenizatrio final Art. 945 do CC. CONCORRNCIA DE CAUSAS CULPA CONCORRENTE: culpa concorrente , mais uma hiptese de concorrncia de causas. Segundo Aguiar Dias, Se, embora culposo, o fato de determinado agente era incuo para a produo do dano, no pode ele, decerto, arcar com prejuzo nenhum (...) o que se deve indagar , pois qual dos fatos, ou culpas, foi decisivo para o evento danoso, isto , qual dos atos imprudentes fez com que o outro, que no teria consequncias, de si s, determinasse, completado por ele, o acidente. (...) ENTO TEMOS: a culpa, o dano e o nexo causal, mas esta relao causal poderia ter gerado um dano mais reduzido se a vtima no tivesse cometido a imprudncia de dispensar a proteo. (Caio Mrio)

Professora: Marta Moreira Patriota marta@everaldopatriota.com.br

DIREITO CIVIL II PROFESSORA: MARTA MOREIRA PATRIOTA PORTANTO, a concorrncia de culpas, por se tratar de concorrncia de causas, s deve ser admitida em casos excepcionais, quando no se cogita de preponderncia causal manifesta e provada da conduta do agente. CONCAUSAS: aquelas causas distintas da conduta principal, que atuam ao seu lado, contribuindo para a produo do resultado. Podem ser anteriores, concomitantementes ou posteriores a conduta e concorrem com esta para o evento naturalstico; so circunstncias que concorrem para o AGRAVAMENTO DO DANO, mas no excluem o NEXO CAUSAL desencadeado pela conduta principal, nem de, por si ss, produzir o dano. CONCAUSAS PREEXISTENTES: so aquelas que j existiam quando da conduta do agente, que so antecedentes ao prprio desencadear do nexo causal. Ex.: condies de sade de cada um (agrava o resultado, mas no diminuem a responsabilidade do agente). CONCAUSAS SUPERVENIENTES: ocorre depois do desencadeamento do nexo causal, tambm concorre para agravar o resultado e da mesma forma no diminui a responsabilidade do agente. S adquire relevncia quando rompendo o nexo causal anterior, erige-se em causa direta e imediata do novo dano, ou seja, d origem a novo nexo causal. CONCOMITANTES: tratamento semelhante concausa superveniente, que sozinha acarrete o resultado. Ex.: grvida entra em trabalho de parto e durante o nascimento normal de seu filho, sofre um aneurisma cerebral e falece inexistncia de relao de causalidade entre a morte da paciente e o parto, pois o aneurisma no guarda relao com o parto. TEMOS ENTO QUE: o aneurisma foi concomitante ao parto, porm independente, que sozinho ensejou o evento morte. CO-PARTICIPAO: condutas de duas ou mais pessoas concorrem efetivamente para o evento; pode acontecer quando o fato praticado por um agente causa adequada do fato praticado por outro (Pedro atropela Paulo e no o socorre, logo em seguida Antnio atropela e mata Paulo) e ainda em relao mesma causa (Joo e Carlos caluniam Maria). CAUSALIDADE COMUM: ocorre quando vrias pessoas participam, de alguma maneira, na confeco de um dano. O fundamento da responsabilidade total que se impe a cada partcipe tem origem na

Professora: Marta Moreira Patriota marta@everaldopatriota.com.br

DIREITO CIVIL II PROFESSORA: MARTA MOREIRA PATRIOTA circunstncia de que as diversas condutas, em conexo com outras, do origem ao resultado. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA: nos casos de co-participao e causalidade comum, haver a responsabilidade solidria de que trata o art. 942, CC, posto que cada um dos autores que concorre adequadamente para o evento considerado pessoalmente causador do dano e, consequentemente, obrigado a indenizar, seno vejamos:
Art. 942. Se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao.

Solidariedade passiva Relaes Externas e Internas Relaes Externas: relao dos devedores com o credor; Relao Interna: relao dos devedores entre si. Direito de regresso: salvo os casos em que a lei expressamente o veda, nos casos de solidariedade cabe o direito de regresso (Art. 934, CC):
Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

CAUSALIDADE DA OMISSO: o omitente coopera na realizao do evento com uma condio negativa e responde por esse resultado no porque o causou com a omisso, mas porque no o impediu, realizando a conduta a que estava obrigado. Vide Artigo 13, 2 do Cdigo Penal.

EXCLUSO DO NEXO CAUSAL: ou ainda excluso de responsabilidade, so casos de impossibilidade supervenientes do cumprimento da obrigao no imputveis ao devedor ou agente. LOGO, no se pode dizer que o dever foi violado, uma vez que essa impossibilidade se d quando ocorre caso fortuito, fora maior, fato exclusivo da vtima ou fato de terceiro.

Professora: Marta Moreira Patriota marta@everaldopatriota.com.br

You might also like