You are on page 1of 1

A EXPANSO COMUNITRIA DA JUSTIA RESTAURATIVA EM PORTO ALEGRE/RS: CONFRONTANDO FORMAS DE PARTICIPAO Ncleo de Antropologia e Cidadania Universidade Federal do Rio

o Grande do Sul - UFRGS Autora: Ana Paula Arosi Orientadora: Dra. Patrice Schuch rgo Financiador: CNPq

Metodologia: Junto a equipe mais ampla do projeto de pesquisa, reviso bibliogrfica e documental sobre o tema e participao em eventos; entrevistas com agentes implementadores; a partir de 2007, entrevistamos agentes comunitrios; participao em reunies e eventos abertos para a comunidade. O que Justia Restaurativa? Trata-se de uma inovao judicial, que se prope segundo seus idealizadores a resolver conflitos pacificamente, atravs de procedimentos que visam restaurar a relao social corrompida com o conflito. O projeto piloto em Porto Alegre intitulado Justia para o Sculo XXI: Instituindo Prticas Restaurativas iniciou abrangendo escolas, a FASE e o Juizado da Infncia e da Juventude, desde 2005. Em 2007, h uma tentativa de expanso comunitria, procurando envolver lideranas comunitrias da cidade, firmar convnios, ou franquias sociais, conforme o coordenador do projeto, com instituies locais ou comunitrias. Em So Caetano do Sul e no Ncleo Bandeirante o projeto tambm executando a nvel institucional. Justia Restaurativa em Porto Alegre: Mtodo => Comunicao No Violenta: importncia do falar e do ouvir, expresso e compreenso das necessidades universais, suspender os julgamentos e construir acordos. Procedimentos: => Audincia preliminar ou solicitao de crculo, encaminhamento para a Justia Restaurativa, pr-circulo, crculo e ps-crculo restaurativo.

Este trabalho versa sobre a chamada Justia Restaurativa, enfocando as formas particulares de engajamentos de diferentes agentes com o projeto. O objetivo geral consiste em refletir sobre modos de engajamentos polticos e a incorporao da comunidade nessas novas prticas judiciais. Foco mais especificamente na investigao de dois casos de engajamento comunitrio: 1) O que chamo de uma me-militante; 2) uma instituio comunitria, Clube de Mes, de uma vila Porto-Alegrense. A partir do dilogo com referenciais da antropologia social que enfatizam o estudo das tenses entre diferentes universos simblicos (Debert, 1998. Muniz, 1996. Bonneti, 2001) e o ponto de vista dos atores e seus modos de vida (Geertz, 1989), ponho em questo: Quais os modos de engajamento podemos perceber confrontando o engajamento idealizado pelos agentes judiciais e a experincia com a justia restaurativa de pessoas da comunidade engajadas com o projeto? Qual as singularidades na apropriao da justia restaurativa?

Resultados da Pesquisa: 1) O caso da Me-militante: 1.1- A Desbravadora: Sara ao saber da Justia Restaurativa, passa a exigir para - tcnicas da FASE, da FASC e do Juiz - que o filho seja encaminhado para os procedimentos restaurativos; A partir da FASC participa do curso de Iniciao Justia Restaurativa; Sua participao no curso louvada enquanto participao da comunidade. 1.2- Os Usos da Justia Restaurativa: Sara faz um uso especfico e contextual da Justia Restaurativa. Busca um saber prtico do direito; na aplicao concebe as outras mes (na mesma situao), enquanto alvo; Portanto, a aplicao que pretende fazer no interna as instituies que participa (associao que trabalha com sade, entre outras), mas levar a (projeto) justia restaurativa para sua comunidade. O Crculo se configura como um evento poltico, os convidados so seus parceiros na militncia. 1.3- Um Engajamento Mal Visto: Sara encontra a vtima da infrao cometida pelo filho, que estava se recusando a participar, e tenta convenc-la; Seu engajamento mal visto perante os tcnicos judiciais que trabalham no projeto de Justia Restaurativa, e o crculo do seu filho no ocorre. Apesar de um iderio que coloca a comunidade como protagonista, h limites para essa agncia. 2) O caso de Implementao da Franquia Social da Justia Restaurativa em uma instituio comunitria: O Clube de Mes 2.1- Todas instituies que firmam o contrato de franquia social devem indicar algum para participar do curso de formao de formadores em Justia Restaurativa e que vai coordenar a implementao na comunidade. 2.2-O clube de Mes a nica Instituio Comunitria que indica uma liderana comunitria - Raquel - para participar. As outras indicaram trabalhadores da instituio ou adotaram (que no estava vinculado a nenhuma instituio) um aluno do curso. 2.2- O Clube foi fundado pela av de Raquel e mantido por trs geraes de mulheres dessa famlia. Porm essa vive intensos conflitos resumidos na metfora mica de formas de varrer diferentes, trata-se de um conflito de hierarquia na liderana poltica do clube e de concepes diferentes de liderana. 2.3 Raquel tentar proporcionar um crculo restaurativo para que o conflito seja resolvido, antes de ser estendido para a comunidade; Ela cogita a hiptese de se desvincular do projeto, pois no estava de acordo com os princpios restaurativos. 2.4- O crculo no ocorre, pois as partes envolvidas no concordam com o questionamento de sua autoridade. s deixando de lado esse conflito que Raquel junto com a fundadora, a av, coordenam as sensibilizaes junto as outras instituies da regio. Concluses:
=> Apesar de um iderio que enfatiza a justia como poder da comunidade, percebemos no caso de Sara, uma tenso, um limite para a agncia dessa me-militante. Sugerimos que se deve aos diferentes significados, e apropriao particulares da Justia Restaurativa, assim como os contextos especficos a que esses agentes fazem parte. => O princpio de horizontalidade da justia restaurativa, no acontece nem na relao judicirio - comunidade, nem na relao interna s instituies comunitrias e na relao desta com sua comunidade concebida como alvo da implementao (caso 2). => O crculo no acontece nos dois casos, porm temos desfechos diferentes; no caso 1 a me-militante deixa de participar ativamente do projeto, porm h toda a mobilizao de agentes que desempenham um papel poltico em suas relaes; no caso 2, deixam de lado o conflito e passam a investir nas sensibilizaes externas instituio. Como podemos perceber a usos diferenciados, que por mais que o projeto estabelea limites para sua aplicao, as formas como esses agentes mobilizam os recursos vo alm do previsto pelo judicirio.

Referncias Bibliogrficas:
BONETTI, Alinne de Lima. Novas Configuraes: Direitos Humanos das mulheres, feminismo e participao poltica entre mulheres de grupos populares Porto-Alegrenses. In: Antropologia e Direitos Humanos Prmio ABA/FORD/ Regina Reyes Novaes/Roberto Kant de Lima (Organizadores) Niteri: EdUFF. 2001. DEBERT, Guita Grin. A antropologia e os Novos Desafios no Estudo da Cultura e da Poltica. In: Revista Poltica e Trabalho. N 13. PPGS/UFBP, Ed. Unio. 1997 GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. RJ, Editora Guanabara, 1989. MUNIZ, Jaqueline. Os Direitos dos outros e outros direitos: um estudo sobre a negociao de conflitos nas DEAMS/RJ. In: SOARES, Lus Eduardo et al. Violncia e Poltica no Rio de Janeiro. RJ, ISER/Relume Dumar, 1996.

You might also like