You are on page 1of 2

EXPERINCIA N 3: MISCIBILIDADE E SOLUBILIDADE 1- OBJETIVO Verificar a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes e solues.

2- INTRODUO Para que um slido se dissolva, as foras de atrao que mantm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interaes entre o solvente e o soluto. Solutos com polaridades prximas polaridade do solvente dissolvemse em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Cloreto de sdio e gua so substncias muito polares, mas cido acetilsaliclico possui uma baixa polaridade. Portanto, NaCl dissolve-se completamente em gua, enquanto o cido acetilsaliclico tem uma solubilidade pequena em gua. Alm da natureza do soluto e do solvente, a temperatura tambm influencia na solubilidade das substncias. A solubilidade de quase todos os compostos orgnicos aumenta com um aumento da temperatura. Este fato utilizado na tcnica de purificao chamada de recristalizao. Para os compostos inorgnicos, o efeito da temperatura na solubilidade varia muito. Enquanto muitos tm a solubilidade aumentada com um aumento de temperatura, alguns tm quase a solubilidade diminuda, e outros, como o NaCl, a solubilidade quase no afetada. 3- MATERIAIS E REAGENTES MATERIAIS Tubos de ensaio Pipetas de 5 mL Rolha para tubo de ensaio Vidro de relgio Suporte universal de ferro Papel de filtro Argola de metal Funil de vidro Becker REAGENTES Etanol 1-butanol Hexano cido acetilsaliclico Soluo de iodo gua destilada

4- PROCEDIMENTO 4.1- MISCIBILIDADE DE LQUIDOS Preparar as misturas abaixo em seis tubos de ensaio numerados de 1 a 6. Agitar e depois deixar em repouso. (CUIDADO! Etanol, butanol e hexano so inflamveis. Portanto, no trabalhe prximo a chamas) Misturas: Tubo 1: 5 mL de gua + 2 mL de etanol Tubo 2: 5 mL de gua + 2 mL de 1-butanol Tubo 3: 5 mL de gua + 2 mL de hexano

Tubo 4: 5 mL de etanol + 2 mL de butanol Tubo 5: 5 mL de etanol + 2 mL de hexano Tubo 6: 5 mL de butanol + 2 mL de hexano 4.2- EXTRAO a) Coloque cerca de 3 mL de uma soluo aquosa saturada de iodo (aproximadamente 0,03% de iodo por massa) no tubo de ensaio. Adicione cerca de 1 mL de querosene ou hexano. No agite. Anote suas observaes. b) Coloque uma rolha no tubo de ensaio e agite. Espere a mistura descansar e anote suas observaes. 4.3- PRECIPITAO Dissolver cerca de 1 g de cido acetilsaliclico em 5 mL de etanol dentro de um Becker. Com o auxlio de um basto de vidro, despejar a soluo sobre 20 mL de gua destilada contida em um Becker de 50 mL e deixar cristalizar em um banho de gelo (usando uma bacia plstica). 4.4- FILTRAO Dobre um papel filtro como indicado na figura abaixo. Coloque-o no funil de vidro. Coloque um Becker embaixo do funil, de modo que a ponta do funil toque a parede interna do Becker. Com o frasco lavador, molhe o papel filtro um pouco para fix-lo no funil. Transporte todo o contedo do Becker, contendo cido acetilsaliclico, etanol e gua, para o filtro com a ajuda de um basto de vidro.

Terminada a filtrao, retire o papel filtro com o cido acetilsaliclico, transfira o cido acetilsaliclico para um vidro de relgio, previamente pesado, e deixar secar na estufa a 100oC por 30 min. Retirar da estufa, deixar resfriar num dessecador por 20 min. e pesar. Anotar a massa obtida e calcular o rendimento da recristalizao. Guardar o cido acetilsaliclico obtido no frasco indicado pelo professor.

5- BIBLIOGRAFIA 1) BRADY, J. & HUMISTON, G. E. Qumica Geral, Vol. 1, Cap. 6 e 10, Ed. Livros Tcnicos e Cientficos, Rio de Janeiro, 1986. 2) MAHAN, B., Qumica um Curso Universitrio, So Paulo, Ed. Edgard Blcher Ltda., 411 edio, 1995, 582p.

You might also like