You are on page 1of 3

O jornalismo e a ma de Magritte

Por Marcio Flizikowski em 30/01/2007 na edio 418 O jornalista Ali Kamel, em artigo publicado em O Globo (23/1), levantou uma questo que, em sua opinio, precisa ser confrontada: "O jornalismo um campo de batalha de ideologias ou uma forma de conhecimento da realidade?" Para comear o texto com uma defesa de sua iseno ao discutir o assunto, Kamel argumenta que devido "distncia das eleies, que acirram este debate, a discusso pode ser travada com menos paixo". Com este argumento, Kamel parece querer demonstrar que sua anlise ser fria, isenta, eqidistante. Uma leitura um pouco mais apurada da sua frase pode nos levar a outra concluso que derruba por terra toda a retrica utilizada na seqncia do texto para responder pergunta retrica do seu comeo. Leitores e seus jornais Quer dizer que agora, distante da eleio, podemos discutir o assunto, pois no perodo eleitoral ele seria discutido com paixo, subentendendo que esta paixo influenciaria a anlise do assunto, levando os debatedores, influenciados por suas predisposies, para lados diferentes? Enfim, a resposta no seria objetiva, nem clara, devido ao calor do momento. Pois bem, se, ao analisar um assunto como esse, no possvel trat-lo sem paixo no momento eleitoral entendendo que a paixo parta de uma predisposio dos analistas o que poder ser dito sobre a rotina jornalstica de escolha de pautas, enfoques de matrias, edio de material no calor eleitoral? Todas so definidas sem paixo? No h influncia das predisposies, tanto por parte dos jornalistas responsveis pela produo, como do grupo responsvel pela sua publicao? O observador Luiz Weis, em "Quando o bvio no bvio para todos", publicado neste Observatrio(24/1), faz uma anlise das colocaes de Kamel e finaliza com uma brilhante frase: "No so os leitores que escolhem os seus jornais, mas so os jornais que escolhem os seus leitores." Lgica simplista E como os jornais realizam essa escolha do pblico? Abordando assuntos do interesse do pblico que pretendem atingir. Porm, mais que escolher o assunto, tambm preciso abord-lo de acordo com o interesse desse pblico. Assim, qual o pblico que os grandes jornais pretendem atingir? Pobres analfabetos? Com certeza, no. O pblico destes veculos normalmente se encontra nas classes A e B, talvez C. Possuem curso superior, ou pelo menos uma educao mdia. No so beneficiados pelo Bolsa Famlia, mas pagam muitos impostos. Para este pblico, no interessa material destacando os pontos positivos do Bolsa Famlia. mais interessante uma matria apontando os erros daquele programa. A segunda opo parece ser mais correta, pois com o fim da assistncia do Bolsa Famlia, o governo pode afrouxar a arrecadao e, logo, diminuir a carga de impostos.

uma lgica simplista, mas que funciona na cabea das pessoas. Basta conversar com um integrante tpico da classe mdia brasileira, leitor da Folha de S.Paulo ou do Estado de S.Paulo. Para ele, quem recebe o Bolsa Famlia no o necessitado, desprovido de qualquer outro benefcio que a sociedade proporciona, mas o vagabundo que "mama nas tetas do governo". E que ele, que paga altos impostos, quem sustenta esses vagabundos.

Mostrar, escrever Para tornar mais claro meu argumento, farei uma analogia com nosso dia-a-dia. Imagine que voc, leitor (vou utilizar um exemplo masculino), pretende conquistar a grande paixo da sua vida. O que voc faz? Elogia suas roupas, diz que ela inteligente e simptica, concorda com suas opinies. Voc estar no caminho certo da conquista. Agora, imagine que voc faz o inverso. Ela est vestida com uma roupa que te desagrada. Ao encontr-la, logo de cara voc fala que a roupa dela est fora de moda. Se ela estiver usando perfume, voc diz que alrgico. Ela emite uma opinio sobre um assunto e voc discorda, chegando ao ponto de quase cham-la de burra. Voc est destinado a ficar sozinho. Assim tambm funciona com os veculos de comunicao. Eles dizem, mostram ou escrevem o que seu pblico quer ouvir, ver ou ler. E o que a maioria dos leitores dos grandes jornais queria, na poca dos escndalos do governo? Que era o maior roubo da histria da Repblica e coisa e tal. Faa-se sua vontade, ento. Pausa entre novelas O que intrigou a grande mdia foi o resultado das eleies. Estariam errados sobre a opinio do seu pblico. Ser que seu pblico era a favor do governo? No, lgico que no. O que os veculos de comunicao, principalmente a mdia impressa, esqueceram foi que o seu pblico apenas uma parcela da populao, uma parcela pequena. Que a grande maioria da populao no l jornal nem revista. J sei que neste momento meu atento leitor vai argumentar que o Jornal Nacional de Ali Kamel consumido por toda a populao. Claro que consumido, mas como um copo de gua entre os pratos principais servidos toda noite pela emissora: as telenovelas. A maioria dos espectadores do JN assiste ao informativo como uma pausa entre os folhetins eletrnicos. Diversos estudos j demonstram a baixa capacidade absoro do pblico em relao a informaes transmitidas pela televiso. Se voc quiser comprovar este argumento faa um teste com um parente seu que assista as trs novelas globais e ao JN diariamente. Ele saber te dizer o que est acontecendo nas trs novelas, citando personagens e emitindo opinies sobre todos os temas tratados nas novelas. Pea para ele te dizer cinco, apenas cinco, notcias mostradas no JN daquela noite. Sero poucos os que conseguiro responder. Isso permite que o JN no se preocupe tanto em agradar ao pblico, abrindo espao para que tente impor uma viso diferente dele. Claro, que ainda assim, o JN ir se socorrer de matrias sobre o nascimento do elefante no zoolgico, o que agradar seu pblico. Finalmente, para defender seu ponto de vista, Ali Kamel faz uma pergunta retrica colocando de um lado a batalha de ideologias e de outro o conhecimento da realidade. A forma como o autor faz a questo passa a idia de que uma situao exclui a outra, o que no verdade.

Representao da realidade Jornalismo uma batalha de ideologias e tambm uma forma de conhecimento da realidade. Porm, preciso que essa realidade conhecida no seja a realidade como ela , mas uma representao da realidade. Na obra Ceci nest pas une pomme ("Isto no uma ma"), Ren Magritte demonstrou claramente que aquilo que os meios de comunicao apresentam no realidade, no mximo uma representao da realidade. Uma ma tem cheiro, gosto e textura prprios. O quadro de Magritte tinha apenas uma imagem. No era uma ma, mas uma representao visual de uma ma. Da mesma forma, o jornalismo e tudo o que transmitido pelos meios de comunicao no a realidade, mas uma representao da realidade. E ao pblico consumidor dessa representao no dada a possibilidade de conhecer a realidade propriamente dita, mas apenas aquela representao. No momento dessa representao que se encontra a batalha de ideologias. Retornando ao calor das eleies, imagine a seguinte situao: a primeira pesquisa apontou que o candidato X tinha 30% das intenes de voto e o candidato Y, 20%. A segunda pesquisa aponta que X subiu para 35% e Y para 26%. Um jornal alinhado ideologicamente com o candidato X poderia publicar a manchete: "Aumenta a inteno de votos para X". Um jornal alinhado com o ideologicamente com o candidato Y poderia publicar a manchete: "Diferena entre X e Y cai". As duas manchetes seriam verdadeiras, porm com enfoques diferentes, beneficiando determinadas posies. Seria a realidade? Seria. Mas sob um determinado ponto de vista. Ou seja, o pblico conheceria a realidade, mas representada de acordo com um ponto de vista. Para concluir: algum seria capaz de afirmar que a ma representada no quadro Ceci nest pas une pomme de Magritte uma ma boa ou uma ma podre? No. Tudo o que podemos dizer que Magritte preferiu representar a ma por um lado aparentemente bom. Quanto ao outro lado, no sabemos e nunca saberemos. ***

Jornalista, mestre em Comunicao e Linguagens e professor universitrio da Escola Superior de Ensino Empresarial e de Informtica (Eseei), Curitiba, PR

http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_jornalismo_e_a_maca_de_magritte

You might also like