You are on page 1of 2

Apresentao em pster

Compulso repetio e gozo: uma reflexo sobre suas relaes com os novos sintomas.
Olvia Barbosa Miranda1 & Bianca Maria Sanches Faveret2
1.Discente do Programa de Ps-graduao Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF; 2. Docente do departamento de Psicologia e do Programa de Ps-graduao em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Palavras-chave: Compulso repetio; gozo; novos sintomas; contemporaneidade; psicanlise.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado sobre compulso repetio, gozo e os novos sintomas. A incidncia com que a repetio se presentifica nos sintomas mais prevalentes na atualidade nos chama a ateno. Observa-se, na clnica, um nmero significativo de pacientes sofrendo de depresses; crises de angstia; diversas formas de compulso; toxicomania, etc. Uma vez que os referidos sintomas manifestam um alto grau de repetio e uma ntima relao com o gozo, destacamos a pertinncia do tema e sua relevncia para a clnica psicanaltica. A elucidao dos conceitos de compulso repetio e de gozo se mostra de suma importncia para a compreenso dos novos sintomas, bem como para gerar alternativas no manejo da clnica, diante dos impasses que surgem ao lidarmos com estas manifestaes sintomticas. O objetivo do presente trabalho , portanto, apresentar brevemente os conceitos supracitados, atravs de uma reviso bibliogrfica, com base nas contribuies de Freud e Lacan. importante destacarmos a insistncia com que a compulso repetio se manifesta em decorrncia do alto grau pulsional que est em jogo e de sua estreita relao com a pulso de morte, uma vez que despreza claramente o princpio de prazer (Freud, 1914, 1920). Segundo Andr de Sousa (1996), por ser uma busca incessante do reencontro com o objeto perdido a Coisa para Freud e objeto a para Lacan a compulso repetio est fadada ao fracasso, podendo ser entendida, em uma linguagem freudiana, como uma falha nos processos de defesa em impedir o retorno do recalcado. Isso ocorre porque as lembranas sofrem alguma modificao ao chegar conscincia, de modo que a repetio se d como repetio das diferenas, acarretando na insistncia constante de movimento de retorno do material recalcado. No entanto, no devemos reduzi-la categoria do sintoma e sim entend-la como um dado estrutural, insupervel, j que o que est em jogo a insistncia da cadeia significante. A origem do gozo situada, por Lacan, atravs dessa busca repetitiva e intil, que gira em torno de uma perda (Andr de Sousa, 1996; Roudinesco & Plon, 1997). A partir da, cabe questionarmos o papel da anlise, cuja essncia a

articulao da renncia ao gozo. Isso possvel em virtude de um efeito do prprio discurso, o qual, ao implicar o sujeito, detm os meios de gozar (Viltard, 1996). Como conseqncia desta renncia se d a produo do objeto a, ou objeto causa de desejo, em torno do mais-degozar produzido pelo discurso (Lacan, 1968). Sendo assim, entende-se que atravs da anlise o sujeito ir abrir mo de seu gozo e aceder ao desejo, j que estes se encontram em vias opostas. Onde h gozo, no existe desejo, pois o acesso ao gozo pressupe uma transgresso da lei, enquanto o desejo equivale a esta (Lacan 1960, 1964). diante do quadro apresentado que acreditamos ser possvel lanar luz acerca do tema em questo, alm de realizarmos uma tentativa de elucidar conceitos to importantes para a psicanlise, bem como trazer contribuies efetivas prxis.

Referncias: Andr de Sousa, E. L. (1996). Os conceitos. In P. Kaufmann (Org.). Dicionrio enciclopdico de psicanlise: o legado de Freud e Lacan. (V. Ribeiro & M. L. X. de A. Borges, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Freud, S. (1996). Recordar, repetir e elaborar (novas recomendaes sobre a tcnica da psicanlise II). In S. Freud (Ed.). Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 12, pp. 163-171). (M. A. M. Rego, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1914) Freud, S. (1996). Alm do princpio de prazer. In S. Freud (Ed.). Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 17-75). (M. A. M. Rego, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1920) Lacan, J. (2008). O seminrio, livro 16: de um Outro ao outro (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Obra original publicado em 1968) Lacan, J. (1990). O seminrio, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanlise (M. D. Magno, Trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Texto original publicado em 1964) Lacan, J. (1997). O seminrio, livro 7: a tica da psicanlise (A. Quinet, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Texto original publicado em 1960) Roudinesco, E. & Plon, M. (1998). Dicionrio de psicanlise (V. Ribeiro & L. Magalhes, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Obra original publicada em 1997) Viltard, M. (1996). Os conceitos. In P. Kaufmann (Org.). Dicionrio enciclopdico de psicanlise: o legado de Freud e Lacan (V. Ribeiro & M. L. X. de A. Borges, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

You might also like