You are on page 1of 7

ABC da Fsica Nuclear

Estrutura Nuclear | Radioatividade|Decaimento Alfa |Decaimento Beta |Decaimento Gama |Meia-Vida|Reaces Nucleares|Fuso |Fisso|Raios Csmicos | Antimatria

Estrutura Nuclear

. Um tomo constituido de um ncleo extremamente pequeno, carregado positivamente, rodeado por uma nvem de eltrons carregados negativamente. Embora tipicamente o ncleo seja menos de dez mil vezes menor que o tomo, o ncleo contm mais de 99.9% da massa do tomo! Os ncleos so constituidos de partculas carregadas positivamente chamadas prtons de outras eletricamente neutras, chamadas nutrons. Essas partculas so mantidas agrupadas por uma fora chamada fora forte ou fora nuclear. Esta fora muito maior que as foras familiares como a elestrosttica que mantm os eltrons ligados aos ncleos, mas tem alcance limitado a pequenas distncias, da ordem do tamanho do prton ou nutron (cerca de 10-15 metros) O nmero de protons no ncleo, Z chamado nmero atmico. Este nmero determina o elemento qumico do tomo. O nmero de nutrons no ncleo denominado N. O nmero de massa do ncleo, A, igual a Z+N. Um dado elemento qumico pode ter vrios istopos, que diferem uns dos outros pelo nmero de nutrons contidos no ncleo. Num tomo nutro, o nmero de eltrons orbitando o ncleo igual ao nmero de prtons no ncleo. Como a carga eltrica do prton e do eltron so +1 e -1 respectivamente (em unidades da carga do eltron), a carga total do tomo zero. Presentemente so conhecidos 112 elementos, desde o mais leve, o hidrognio at o recentemente descoberto e ainda sem nome, elemento 112. Todos os elementos mais pesados que o urnio foram produzidos artificialmente pelo homem. Entre esses elementos, h cerca de 270 istopos estveis e mais de 2000 instveis.

Radioatividade
Em 1896, Henri Becquerel estava trabalhando com compostos contendo o elemento urnio. Para sua surpresa, ele descobriu que placas fotogrficas protegidas da luz ficavam veladas, ou parcialmente expostas, quando esses compostos de urnio eram mantidos nas proximidades das placas. Essa exposio sugeria que algum tipo de raio havia passado pela proteo das placas. Descobriu-se tambm que vrios outros materiais alm do urnio tambm emitiam esses raios penetrantes. Entre eles e estava um material chamado radio e por isso, todos os materiais que emitiam esse tipo de radiao so chamados radiativos ou que sofrem o decaimento radiativo. Em 1899 Ernest Rutherford descobriu que os compostos de urnio produzem trs tipos diferentes de radiao. Ele separou as radiaes de acordo com seu poder de penetrao e chamou-as radiao alfa, beta e gama. A radiao alfa pode ser bloqueada por uma folha de papel. Posteriormente, Rutherford descobriu que a radiao alfa ra constituida de ncleos de tomos de hlio (He) em alta velocidade. Partculas beta foram posteriormente identificadas como eltrons em alta velocidade. Cerca de 6 mm de alumnio so necessrios para parar a maioria das partculas beta. Vrios centmetros de chumbo podem ser necessrios para bloquear os raios gama, que descobriu-se so ftons de alta energia.

Decaimento Alfa
A emisso de uma partcla alfa, ou o ncleo de 4He um processo chamado decaimento radiativo. Como partculas alfas contm 2 prtons e 2 nutrons, elas devem ser provenientes do ncleo do tomo. Aps o decaimento de uma partcula alfa, o ncleo residual ter uma massa e uma carga diferente daquelas do ncleo original. A mudana na carga nuclear (diminuio em duas unidades) significa que o elemento inicial foi mudado em um outro, no que chamado transmutao. O velho sonho dos alquimistas, a transmutao, pode ento ser realizada nesses processos de decaimento radiativo ou por reaes nucleares. O nmero de massa A da partcula alfa 4 e portanto o nmero de massa A do ncleo decaindo ser reduzido de 4 unidades, assim como o nmero atmico reduzido de 2 unidades. Isso pode ser escrito em uma equao, similar a uma reao qumica. Por exemplo, para o decaimento de um istopo do elemento seaborgio, o 263Sg:
263

Sg ----> 259Rf + 4He

O nmero atmico do ncleo muda de 106 para 104, produzindo o rutherfordio, com massa atmica 263-4 = 259. O decaimento alfa ocorre tipicamente em ncleos muito

pesados, onde a repulso eletrosttica entre os prtons no ncleo muito grande. Energia liberada no decaimento alfa de um ncleo. Medidas cuidadosas mostram que a soma das massas do ncleo filho e a da partcula alfa ligeiramente menor que a massa do ncleo pai. A famosa relao de Einstein, E=m*c2, que diz que a massa equivalente a uma quantidade de energia explica o ocorrido, dizendo que a massa que desaparece no processo convertida na energia cintica dos produtos da reao.

Decaimento Beta
Partculas beta so partculas carregadas negativamente (eltrons) emitidas pelo ncleo. Como a massa do eltron uma pequenissima frao de uma unidade de massa atmica, a massa do ncleo que sofre decaimento beta alterada somente por uma quantidade muito pequena. O nmero de massa do ncleo no alterado. O ncleo no contm eltrons. O eltron emitido no decaimento beta corresponde na verdade transmutao de um nutron em um prton, dentro do ncleo. Neste processo, criado tambm uma outra partcula, o neutrino, que no tendo carga e interagindo muito fracamente com a matria, passa normalmente desapercebido. No decaimento beta, o nmero de prtons no ncleo aumentado de uma unidade, enquanto que o de nutrons diminui de uma unidade. Por exemplo, o istopo de carbono, o 14C instvel e emite uma partcula beta, tranmutando-se no istopo estvel de nitrognio, o 14N:
14

C ----> 14N + e- +

Num ncleo estvel, o nutron no decai. Um nutron livre, ou um em um ncleo que tem muito mais nutrons do que prtons, pode decair emitindo uma partcula beta e um neutrino. O neutrino, no tem carga e tem massa praticamente nula, mas carrega uma aprecivel quantidade de energia e de momento. A pequena diminuio da massa atmica no decaimento novamente a fonte de energia cintica das partculas emitidas.

Decaimento Gama
Raios gama so um tipo de radiao eletromagntica que resulta de uma redistribuio das cargas eltricas em um ncleo. Um raio gama um fton de alta energia emitido pelo ncleo atmico. A nica coisa que distingue um raio gama dos f'tons de luz visvel emitidos por uma lmpada o comprimento de onda. O comprimento de onda de um um raio gama centenas de milhares de vezer menor que o da luz visvel (e portanto a frequncia centenas de milhares de vezes maior!) Para ncleos complexos de elementos pesados, h inmeras diferentes possibilidades em que os protons podem se rearanjar dentro do ncleo. Raios gamas podem ser emitidos quando h uma mudana de uma configurao para outra. Nem o nmero de massa nem o nmero atmico de um ncleo se alteram quando um raio gama emitido. Entretanto,

a massa do ncleo tambm aqui sofre uma pequena diminuio, sendo convertida na energia do fton.
152

Dy* ----> 152Dy + raio gama

Meia-Vida
O tempo necessrio para que metade dos tomos em uma amostra de um istopo radiativo decaia chamado meia-vida do istopo. Por exemplo, a meia-vida do 238U 4,5 bilhes de anos. Isto , daqui a 4,5 bilhes de anos, metade da quantidade de 238U na Terra ter decaido em outros elementos. Em mais 4,5 bilhes de anos, a metade do que sobrou tambm ter decaido, de modo que um quarto da quantidade hoje existente, restar na Terra daqui a 9 bilhes de anos. A meia-vida do 14C de 5730 anos, sendo por isso este istopo adequado na datao de materiais biolgicos que viveram h milhares de anos. As meias-vidas nucleares variam desde uma pequena frao de segundo at vrias dezenas de bilhes de anos.

Reaces Nucleares
Se dois ncleos se aproximam suficientemente, eles podem interegir atravs da fora nuclear e pode ento ocorrer uma reao entre os dois ncleos. Como nas reaes qumicas, as reaes nucleares podem ser exotermicas (com liberao de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reaes nucleares: a fisso e a fuso.

Fuso
A fuso nuclear um processo em que dois ncleos se combinam para formar um nico ncleo, mais pesado. Um exemplo importante de reaes de fuso o processo de produo de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrognio). Em futuros reatores de fuso nuclear a reao entre dois diferentes istopos de hidrognio produzindo hlio dever ser utilizada para produo abundante de energia.
2

H + 3H ----> 4He + n

Esta reao libera uma quantidade de energia mais de um milho de vezer maior que a que temos em uma tpica reao qumica, como a queima de gs de cozinha. Esta enorme quantidade de energia liberada nas reaes de fuso porque quando dois ncleos leves se fundem, a massa do ncleo produzido menor que a soma das massas

dos ncleos iniciais. Mais uma vez, a equao de Einstein E=mc2, explica que a massa perdida convertida em energia, carregada pelo produto da fuso. Embora a fuso seja um processo energeticamente favorvel (exotrmico) para ncleos leves, ele no ocorre naturalmente aqui na Terra, devido as dificuldades naturais para se aproximar os reagentes (devido a repulso eletrosttica entre os dois ncleos) para que as foras nucleares possam atuar. Reaes de fuso esto acontecendo por bilhes de anos no universo. De fato, as reaes de fuso so responsveis pela produo de energia na maioria das estrelas, incluindo o nosso sol. Cientistas na Terra foram capazes de produzir reaes de fuso nuclear somente nos ltimos 60 anos. Fuso entre ncleos mais pesados so produzidas, em pequenas quantidades, corriqueiramente em aceleradores de partculas. Podemos dizer que a fuso nuclear a base de nossas vidas, uma vez que a energia solar, produzida por esse processo indispensvel para a manuteno da vida na Terra. Quando uma estrela formada, ela consiste inicialmente de hidrognio e hlio criados no Big-Bang, o processo que deu origem ao universo. Devido ao enorme campo graviacional, tomos de hidrognio na estrela colidem e fundem formando ncleos de hlio. Posteriormente o hlio, colidindo com o hidrognio e outros ncleos de hlio, vai dando origem aos elementos mais pesados. Essas reaes continuam, at que o ncleo de ferro formado (nmero de massa cerca de 60). A partir do Fe, no ocorre mais fuso na estrela, pois o processo passa a ser energeticamente desfavorvel. Quando uma estrela converteu uma aprecivel frao de seu hidrognio e hlio em elementos mais pesados, ela passa para a etapa final de sua vida. Algumas estrelas passam a se contrair, numa bola constituida em grande parte de ferro. Entretanto, se a massa da estrela for suficientemente grande, uma tremenda, violenta e brilhante exploso pode ocorrer. A estrela subtamente se expande e produz, num pequeno intervalo de tempo, mais energia que o sol ir produzir em toda sua vida. Quando isso ocorre, dizemos que a estrela se tornou uma supernova. Quando a estrela est na fase supernova, muitas reaes nucleares importantes acontecem.

Na exploso, os ncleos so acelerados a velocidades muito mairores que as que eles normalmente tinham na estrela. Na nova condio, os ncleos em alta velocidade colidem e podem agora fundir, produzindo os elementos com massa maior que a do ferro. A energia extra vinda da exploso necessria para superar a enorme fora repulsiva entre os ncleos devido carga eltrica nuclear. Elementos como chumbo, ouro e prata encontrados na Terra foram antes restos da exploso de uma supernova. O ferro que encontramos em grande parte da superfcie da Terra, bem como em seu ncleo deriva-se tanto de restos de supernovas quanto de estrelas mortas. Fisso Fisso um processo nuclear no qual um ncleo muito pesado se divide em dois ncleos menores. Um exemplo de reao de fisso, que foi utilizada nas primeiras bombas nucleares e que ainde utilizada nos reatores nucleares :

235

U + n ----> 134Xe + 100Sr + 2n

Os produtos mostrados na equao acima so somente uma das muitas combinaes possves na fisso do 235U. Reaes de fisso podem produzir qualquer combinao de ncleos mais leves, desde que o nmero de prtons e o de nutrons nos produtos seja igual quele na situao inicial. Assim como na fuso, uma enorme quantidade de energia pode ser liberada na fisso, pois para ncleos pesados, a soma das massas dos produtos da reao menor que a massa dos constituintes de antes da fisso. A fisso ocorre porque a repulso eletrostatica criada pelo grande nmero de prtons contida nos ncleos pesados. Dois ncleos menores tm menor repulso eletrosttica interna que um nico e maior ncleo. Desse modo, se a fora de repulso ficar maior que forte fora nuclear que mantem o ncleo coeso, ele fissiona. Fisso pode ser vista como um cabo de guerra, tendo de um lado as foras fortes e atrativas (fora nuclear) e do outro a fora repulsiva eletrostatica. Na reao de fisso, as foras repulsivas eletrostticas ganham. Fisso um processo que vem ocorrendo no universo h bilhes de anos. Como mensionado acima, temos no somente utilizado a fisso para produzir bombas nucleares, mas tambm a usamos pacificamente todos os dias para produzir energia em usinas termo-nucleares. interessante notar que embora o primeiro reator construido pelo homem tenha aparecido somente a cerca de 50 anos, a Terra operou um reator natural de fisso em um depsito de urnio na Africa do Sul, h cerca de 2 bilhes de anos.

Raios Csmicos

Eltrons, prtons e ncleos complexos de alta energia podem ser produzidos em uma diversidade de ambientes astronmicos. Essas partculas viajam atravs do universo e so chamadas raios csmicos e muitas dessas partculas acabam alcanando nosso planeta. Quando esses objetos atingem a atmosfera terrestre, outras partculas chamadas pions e muons so produzidas. Essas partculas ento so freadas por colises com outros tomos na atmosfera. Devido a esse processo de freamento, quanto mais alto na atmosfera, mais radiao csmica encontramos. Ao escalar uma alta montanha ou viajando em avies, recebe-se uma maior dose de radiao csmica que permenecendose ao nvel do mar. A maioria dos raios csmicos muito energetica podendo facilmente atravessar vrios centmetros de chumbo. Como a radiao csmica, atingindo organismos vivos pode causar alteraes genticas, muitos cientistas acreditam que essa radiao tem sido importante no processo evolutivo da vida em nosso planeta. Embora a radiao cosmica possa causar danos em individuos, ela deve ter tido tambm um papel importante no aparecimento da espcie humana. De qualquer forma, nossa atmosfera uma proteo natural contra os raios csmicos. Astronautas e viajantes espaciais em longas viagens devero encontrar um modo eficiente para minimizar a exposio aos raios csmicos. Texto Original: ABC of Nuclear Science (Lawrence Berkeley Laboratory)

You might also like