You are on page 1of 6

Resumo Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional mudanas climticas e polticas pblicas emergentes.

As mudanas nos ecossistemas, causadas pelo modelo de desenvolvimento econmico atual, trazem impactos a todas as regies do globo terrestre, sendo possvel observar alguns fenmenos como: alterao das rotas de migrao de animais; transformao das fases do desenvolvimento das plantas; aumento do nvel dos oceanos; desintegrao dos recifes de corais; ocorrncia de desastres ambientais; e mudanas climticas. Desde a dcada de 1990, a natureza est dando sinais acerca das mudanas climticas provocadas por: elevao da temperatura ambiental; eventos de seca ou excesso de pluviosidade; recuo de geleiras; e alteraes no comportamento de plantas e animais. Acredita-se que as causas estejam na atividade humana, que alterou a composio qumica da atmosfera, produzindo impactos sobre o clima. Enchentes, vendavais e catstrofes ocasionadas pelas alteraes nos regimes de circulao atmosfrica e das temperaturas esto cada vez mais comuns em todo o mundo. Alguns aspectos importantes sobre as mudanas climticas so tratados nesta aula: o efeito estufa;
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

o aumento da temperatura global; os gases de efeito estufa; os meios de transporte; e a agricultura. A atividade humana, principalmente a queima de combustveis fsseis e a destruio das florestas, que aborvem o gs carbnico, aumenta a emisso de Gases de Efeito Estufa (GEEs), fazendo com que maior quantidade de calor fique retida na atmosfera, o que gera o aquecimento da superfcie da Terra (efeito estufa). Alm do dixido de carbono, outros gases, como o metano (produzido pela degradao da matria orgnica de aterros sanitrios e durante a digesto bovina), o xido nitroso, os hidrofluorocarbonetos, os perfluorocarbonetos e o hexafluoreto de enxofre so os GEEs controlados pelo Protocolo de Kyoto, porque contribuem para o aumento do efeito estufa. O incremento da populao mundial aumenta a demanda por transporte, energia, produo de alimentos. Essas atividades, na maioria das vezes, lanam na atmosfera GEEs como, por exemplo, o uso de fertilizantes na agricultura (xido nitroso). Os efeitos das mudanas climticas podem ser percebidos sobre os ecossistemas e, por consequncia, na queda da qualidade de vida da populao, devido escassez dos servios ambientais. Um desses efeitos relaciona-se falta de gua; segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU) aproximadamente 18% da populao mundial no tm acesso quantidade mnima de gua de boa qualidade para consumo. Soma-se a isso a falta de condies de saneamento, que contribui para a disseminao de doenas, principalmente nas regies com menor desenvolvimento humano, que no contam com recursos financeiros e de pessoal para tratamento da populao atingida. Ainda que o panorama atual seja de apreenso e reflexo, h sadas e solues possveis para minimizar os efeitos negativos dessas mudanas: o desenvolvimento de novas tecnologias, as inovaes institucionais e as mudanas culturais e nos hbitos de consumo. Nesse sentido, os rgos nacionais e
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

internacionais assumem papel relevante na mobilizao, no diagnstico, na regulao, na formulao e na implementao de aes que conduzam a mudanas rumo sustentabilidade. Organismos internacionais mobilizados nessa direo tm promovido diretrizes, como o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 e acordado entre os pases para reduo de 5% da emisso de gases de efeito estufa no perodo compreendido entre 2008 e 2012. Congressos, conferncias e fruns tm sido realizados, a exemplo da Conferncia sobre Mudana Climtica (COP-17), para ratificar as decises do Protocolo de Kyoto, que tambm props mecanismos para auxiliar os pases na conquista de suas metas ambientais. Para isso, foi criado o mercado de crditos de carbono para incentivar investimentos em energia renovvel e eficincia energtica. Esses crditos referem-se ao corte de emisses e so vendidos no mercado financeiro internacional aos pases que poluem acima das metas estabelecidas. O crdito acontece quando um pas consegue reduzir a emisso em uma tonelada de carbono, por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Em 1999, foi criado pela ONU o Pacto Global, que estabeleceu dez princpios em nveis internacionais relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupo, para encorajar empresas na adoo de polticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Outra contribuio internacional a Declarao do Milnio, estabelecida pela ONU, que contem oito objetivos e metas a serem alcanados no milnio. Ainda como contribuio, aparecem os Princpios do Equador, estabelecidos em 2003 pelo Banco Mundial, que trazem os critrios mnimos para concesso de crdito s empresas que praticam aes sociais e ambientalmente sustentveis. Percebe-se ento que, juntamente com instituies governamentais,

empresas e cidados precisam ser parceiros na mudana de comportamentos que determinem um futuro conciliador, em que a atividade humana exista para recuperar e utilizar de acordo com os princpios de sustentabilidade os recursos naturais do planeta Terra.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Conceitos Fundamentais

Aumento da temperatura global ou aquecimento global aumento da temperatura mdia terrestre, o que pode colocar em risco a sobrevivncia no planeta. Acredita-se que a temperatura neste sculo deva se elevar em torno de 3 a 5C. Captura ou sequestro de carbono o processo de remoo de gs carbnico da atmosfera, visando a reduo da reteno do calor devido ao excesso de gases do efeito estufa, dos quais o CO2 o gs emitido em maior quantidade pelas atividades humanas. Declarao do Milnio o documento proposto e aprovado em setembro de 2000 pela Organizao das Naes Unidas (ONU) para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no sculo XXI. Essa declarao est disponvel em: http://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/DecdoMil.pdf. Efeito estufa parte do calor irradiado pelo Sol retido na Terra e essa a maneira de manter constante a temperatura no planeta; outra parte do calor refletida novamente no espao. O problema que gases como o dixido de carbono so emitidos no ambiente, ocasionando aumento da temperatura no planeta Terra. Gases de efeito estufa (GEEs) os seis principais gases responsveis pelo aumento do efeito estufa e controlados pelo Protocolo de Kyoto so: 1) dixido de carbono ou gs carbnico (CO2) emitido pela queima de combustveis fsseis, pelo desmatamento e pela alterao no uso do solo; 2) metano (CH4) ocasionado pela produo e pelo consumo de energia, pelas atividades agrcolas, pelas guas residuais e pelos aterros sanitrios; 3) xido nitroso (N2O) produzido a partir da utilizao de fertilizantes em atividades agrcolas, comerciais e orgnicas; 4) hidrofluorocarbonetos (HFCs) utilizados na refrigerao e na fabricao de semicondutores, so substitutos dos gases clorofluorocarbonetos (CFCs) usados
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

industrialmente em aparelhos de ar-condicionado, aerossis e refrigeradores; 5) perfluorocarbonetos (PFCs) so subprodutos da fundio de alumnio e enriquecimento de urnio; 6) hexafluoreto de enxofre (SF6) utilizado na indstria pesada. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) um dos mecanismos de mercado voltado aos servios ambientais criados pelo Protocolo de Kyoto para viabilizar o processo de reduo de emisses de gases do efeito estufa ou de captura de carbono (sequestro de carbono). Mercado ou comrcio de crdito de carbono novo mercado ambiental, caracterizado como um sistema de compra e venda de unidades relacionadas reduo de gases de efeito estufa. Os crditos referem-se ao corte de emisses e so vendidos no mercado financeiro internacional aos pases que poluem acima das metas estabelecidas. O crdito acontece quando um pas consegue reduzir a emisso em uma tonelada de carbono. Alm do mercado de Kyoto, h mercados norte-americanos e europeus. Mudanas climticas alteraes que acontecem no clima do planeta Terra, em relao temperatura, quantidade de chuvas, umidade relativa do ar, temperatura dos oceanos, ocasionadas por fenmenos naturais ou por ao dos seres humanos. Oito Jeitos de Mudar o Mundo ou Objetivo do Milnio (ODM) ao analisar os maiores problemas mundiais, a Organizao das Naes Unidas (ONU) estabeleceu os oito objetivos do milnio. Esses objetivos so desdobrados em 18 metas e 48 indicadores a serem alcanados at 2015 por intermdio de aes concretas dos governos e da sociedade. Eles fazem parte do documento chamado Declarao do Milnio. No Brasil, esses objetivos foram chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo, que so representados pelos seguintes cones:

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Pacto Global foi lanado em 2000, pelo ex-secretrio da ONU Kofi Annan. um conjunto de dez diretrizes destinadas a orientar decises empresariais baseadas em aes internacionalmente aceitas para o meio ambiente, os direitos humanos e o trabalho. Princpios do Equador documento lanado em 2003 pelo International Finance Corporation (IFC), vinculado ao Banco Mundial, que condiciona a concesso de financiamentos acima de US$ 50 milhes apenas s empresas que assumam uma srie de compromissos socioambientais. Protocolo de Kyoto acordo internacional firmado em 1997, na cidade de Kyoto, no Japo, que estabeleceu a meta de reduzir em 5% a emisso de gases de efeito estufa nos pases do Anexo I (pases industrializados) no perodo compreendido entre 2008 e 2012.

Referncia 1) PEREIRA, Adriana Camargo; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prtica: fundamentos, experincias e habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

You might also like