You are on page 1of 11

ATAIDE & SILVA (2011)

AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE CINCIAS: CONTRIBUIES DA EXPERIMENTAO E DA HISTRIA E FILOSOFIA DA CINCIA


M. C. E. S. Ataide e B. V. C. Silva Universidade Federal do Piau (UFPI). Grupo de Ensino e Pesquisa em Ensino de Cincias marciaeloi@ufpi.edu.br - boniek@ufpi.edu.br
Artigo submetido em junho/2011 e aceito em setembro/2011

RESUMO
Neste artigo realizamos um resgate sobre a evoluo do ensino de cincias e suas metodologias com o intuito de discutirmos de forma especfica a insero da histria e filosofia da cincia e das atividades experimentais como ferramentas didticas. Propomos ainda a utilizao das ferramentas descritas acima como auxlio na preparao de unidades didticas, projetos de ensino e no uso de atividades experimentais, dentre outras nas licenciaturas na rea de cincias.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Cincias, Atividades Experimentais, Histria e Filosofia da Cincia.

THE METHODS OF SCIENCE EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF EXPERIMENTATION AND HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE ABSTRACT
In this article we do a rescue on the evolution of science education and teaching methods with the intention to discuss specifically the inclusion of history and philosophy of science and experimental activities as teaching tools. We also propose the use of the tools described above as an aid in the preparation of teaching units, teaching projects and in the use of experimental activities, among other graduates in the sciences.

KEY-WORDS: Science Education, Experimental Activities, History and Philosophy of Science.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

171

ATAIDE & SILVA (2011)

AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE CINCIAS: CONTRIBUIES DA EXPERIMENTAO E DA HISTRIA E FILOSOFIA DA CINCIA INTRODUO Nos dias atuais, muito devido consolidao da didtica das cincias como um campo coeso e robusto de pesquisa, as discusses relacionadas s prticas do docente em sala de aula 1 tm alcanado um espao significativo na literatura especializada (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; CARVALHO; GIL-PREZ, 2006). Entretanto, como mostrado por Krasilchik (1987), desde as dcadas de 60 e 70 do sculo passado, o movimento de mudana curricular no ensino de cincias j era objeto de discusso das mais variadas academias especializadas da rea. Citemos, por exemplo: as discusses curriculares acontecidas na Inglaterra e Estados Unidos, nesta mesma poca, decorrentes da corrida armamentista, influenciada pela guerra fria. Para todas estas discusses percebamos algo em comum: a eminente decadncia do ensino de cincias, apontada pelo desinteresse dos jovens pelas carreiras cientficas. Esses embates culminaram em diversos projetos de ensino, por exemplo: CHEMS (Chemical Education Material Study), o CBA (Chemical Bond Aproach Project), o Nuffield de Qumica (dcada de 1960), American Association for the Advancement of Science nos E.U.A. e The Liberal Art of Science, na Inglaterra (KRASILCHILK, 1987). Neste perodo, a dcada de 70 do sculo passado, o Brasil iniciava o processo de democratizao do ensino, e, de forma especfica, uma maior abertura ao ensino para as classes de menor poder aquisitivo (KRASILCHIK, 1987). Nestas situaes, como discutido por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), as escolas recebiam uma nova clientela: as classes menos favorecidas economicamente. Diante disto, a escola elitista, centrada nas classes mais abastadas, deveria mudar o seu perfil de ensino-aprendizagem. A escola deveria passar por um momento de mudana paradigmtica, em uma linguagem kuhniana (KUHN, 1987). Muitas dessas mudanas, como a abertura da populao com menor poder econmico ao ensino de cincias, podem ser entendidas, pois o mundo e o Brasil, em especial, viviam uma revoluo tecnolgica, onde tanto as empresas precisavam de mo-de-obra especializada para ocuparem seu campo de trabalho como o comrcio necessitava de uma clientela com um grau mnimo sobre cincias para entenderem e comprarem os novos produtos que surgiam nas lojas.

Consideramos a sala de aula como o espao fsico da escola e espaos no formais de ensino, por exemplo: museus, parques da cincia, sites da internet.

ATAIDE & SILVA (2011)

Como podemos verificar, a sociedade das dcadas de 60 e 70 do sculo passado passou por uma verdadeira mudana e era papel da escola tentar acompanh-las. Entretanto, a escola, neste perodo, vivia um momento fortemente impregnado por uma tendncia tecnicista, amparada em uma filosofia de ensino tradicionalista, na qual o professor era o centro do processo de ensino-aprendizagem e o aluno um ser passivo, onde o seu papel, nessa histria, era de servir de receptculo das informaes do mestre. Essa viso de ensino-aprendizagem trazia no seu cerne uma variedade de posturas epistemolgicas, por exemplo: o aluno sendo uma tbula rasa, ou seja, no possuidor de ideias anteriores ao chegar escola. A dcada de 80, em especial, foi marcada pela contestao deste modelo de ensinoaprendizagem, que mostrava, em alguns casos, no d conta de instrumentalizar os alunos frente s teorias cientficas. Nesta direo, o modelo construtivista, que surgiu como antagnico ao modelo tradicionalista e de natureza behaviorista, seria empregado na inovao e construo de vrias metodologias de ensino. Contudo, como destaca Carvalho e Gil-Prez (2006), muitas destas inovaes, sejam elas curriculares ou metodolgicas, no alcanavam as salas de aulas e os professores que l atuavam. Isto dificultou e ainda dificultam, nos dias atuais, as perspectivas de uma renovao no ensino. Infelizmente, a ideia da formao inicial como um momento de encerramento de uma etapa de formao do docente, seja ele de cincias ou no, ainda muito enraizada no imaginrio de muitos dos futuros professores. De forma genrica, no viramos grandes problemas nessa forma de pensar, desde que a formao inicial suprisse todas as necessidades do professorando. Mas, como aponta Carvalho e Gil-Prez (2006), a formao inicial, por si s, no consegue abraar todas as competncias e habilidades de forma satisfatria que o licenciado necessitaria. Citemos algumas: o trabalho como as novas tecnologias, uma discusso sobre o uso do laboratrio do ensino de cincias, a utilizao da histria e da filosofia da cincia no ensino, dentre outras. Entretanto, existem algumas excees e como comentam Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), elas devero ser trabalhadas na perspectiva da formao do professor de cincias, dando-lhes melhores subsdios. Para Carvalho e Gil-Prez (2006), uma das possibilidades de melhorar a formao dos professores o trabalho coletivo. Dessa forma, para os autores, seria possvel analisar e

HOLOS, Ano 27, Vol 4

173

ATAIDE & SILVA (2011)

criticar algumas vises simplistas do ensino de cincias, por exemplo: para ser um bom professor necessrio apenas o domnio do contedo. Ainda, segundo os autores citados acima, ao trabalhar em grupos as discusses dos professores se aproximam mais do que debatido na didtica das cincias. Dessa forma, os trabalhos coletivos fornecem aos professores melhores subsdios no que diz respeito ao saber e ao saber fazer em cincias. Uma das possibilidades adotada por Carvalho e Gil-Prez (2006) nos grupos de discusso a filmagem das aulas dos participantes. Dessa forma, espera-se que, em um momento posterior, essas filmagens possam favorecer um momento de re (construo) tanto do saber pedaggico, das metodologias usadas para cada contedo, como de vises equivocadas sobre a natureza da cincia. Assim, os autores esperam uma tomada de conscincia dos professorandos, passando, assim, por um momento de metacognizao2 prpria. vivenciando as prticas e as novas metodologias no seu dia-a-dia que o futuro professor poder passar por uma avaliao mais elaborada do desenvolvimento de sua prtica, evitando assim posturas acrticas comumente repetidas em sala de aula. As ltimas discusses desenvolvidas pela Didtica das Cincias relacionadas aos professores em exerccio do suporte para a idealizao de novas prticas e metodologias que vo contra o currculo escolar enciclopdico e ao mesmo tempo reduzido, pois deixam de fora, por exemplo, as discusses sobre cincia, tecnologia e sociedade alm da experimentao como atividade investigativa. Atualmente, decorrente das discusses desenvolvidas em torno da rea da Didtica das Cincias, existem vrias vertentes metodolgicas das pesquisas, citemos algumas, por exemplo: atividades experimentais e o uso da histria e da filosofia da cincia no ensino de cincias, o ensino por redescoberta, o modelo de mudana conceitual, o ensino por projetos, o ensino baseado no perfil conceitual, dentre outras. Hoje elas, cada uma de sua forma, tentam lograr melhorias no Ensino de Cincias. Neste trabalho apresentaremos as duas primeiras vertentes citadas acima, que servem como subsdios para a elaborao de unidades didticas, mostrando inclusive as possveis contribuies na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de biologia, fsica, cincias e qumica.

Para maiores detalhes, consulte Nuez e Ramalho (2004).

HOLOS, Ano 27, Vol 4

174

ATAIDE & SILVA (2011)

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINCIAS: POSSIBILIDADES DE USO EM SALA DE AULA O uso de atividades experimentais no currculo tem sido foco de grandes discusses entre profissionais do ensino de cincias, dentre eles: Giordan (1999), Dourado (2001), Silva e Neves (2006), Caamao (2007), Ataide (2010) e outros. Os documentos oficiais, dentre eles: os Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino mdio (PCN) e as Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio (OCEM), destacam o uso de experimentos como estratgia de abordar diversos temas por fazerem parte da vida, da escola e do cotidiano de todos. As atividades experimentais no devem ser exclusivamente realizadas em um laboratrio com roteiros seguidos nos mnimos detalhes e sim, partir de um problema ou questo a ser respondida (BRASIL, 2002, p.71). As OCEM sinalizam que a experimentao no garante a produo de conhecimentos significativamente, mas uma importante ferramenta para construo do mesmo. De acordo com Rosito (2003), o papel da experimentao possibilita aos estudantes a aproximao com o trabalho cientfico e melhora a relao entre professores e alunos. Enfatizamos ainda que a realizao de experimentos na escola no atende as mesmas funes que as realizadas pelos cientistas, porque possuem objetivos diferentes; como forma de auxiliar nas orientaes dos experimentos, Izquierdo et al (1999) defendem o uso de perguntas como: O que est sendo feito?e O que ocorreu?. No momento da realizao do seu planejamento, o professor deve pensar nas possveis respostas que explicam os fenmenos envolvidos. Para as atividades experimentais no ensino de cincias, a interpretao de dados ou fenmenos, elaborao de hipteses, manuseio e instrumentao de equipamentos, resoluo de problemas, anlise de dados e a argumentao favorecem a relao entre teoria e prtica. Martnez e Parrilla (1994) defendem que a aprendizagem deve contemplar trs componentes, so eles: contedos conceituais, procedimentos da resoluo de problemas e aquisio dos objetivos gerais de aprendizagem na realizao de experimentos. Tomando como referncia a aprendizagem na realizao de experimentos, os autores, acima citados, destacam a contribuio para a modificao das concepes prvias dos alunos: o desenvolvimento de procedimentos e habilidades especficas da atividade experimental, o reforo da compreenso dos contedos conceituais, o estmulo atitudes positivas sobre atividades cientficas e o contato com a tecnologia em situaes parecidas com as de um processo produtivo.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 175

ATAIDE & SILVA (2011)

O professor de cincias ao trabalhar com estas atividades poder, por exemplo, estabelecer relaes com implicaes ambientais e abordar o tema descarte de rejeitos qumicos (ATAIDE, 2010 p. 20). Nesta perspectiva Neves e Silva (2006) alertam que para a disciplina de qumica, as atividades experimentais utilizam procedimentos, habilidades e tcnicas prprias, por isso, necessitam de cuidados com a segurana e manuseio dos reagentes, gerenciamento dos resduos produzidos nas atividades desenvolvidas nos laboratrios didticos ou em outro espao especfico. Com relao ao espao para realizar as atividades experimentais, os PCN consideram os experimentos simples, que podem ser realizados em casa, no ptio da escola ou na sala de aula com materiais do dia-a-dia podem levar a descobertas importantes (BRASIL, 2002, p.71). As atividades executadas na escola devem contribuir na elaborao de explicaes tericas feita pelos prprios estudantes, estes podero discutir os resultados obtidos, construir tabelas e grficos. De acordo com Silva e Neves (2006), apesar de muitos professores acreditarem que as atividades experimentais facilitam a aprendizagem dos alunos, estas so pouco realizadas. Os autores explicam as possveis justificativas para este fator quando falam da polmica do uso de experimentos nas escolas. Para Ataide (2010), so trs os aspectos: de natureza filosfica (a realizao de atividades experimentais de forma livre ou sem orientao); natureza cognitiva (a adequao ou no das atividades experimentais s habilidades dos estudantes na escola) e de natureza pedaggica (o espao fsico como os laboratrios, condies dos materiais como vidrarias, reagentes e preparao de professores) (ATAIDE, 2010, p. 23) O aspecto de natureza pedaggica o mais destacado por professores em exerccio. Alguns docentes relatam a falta de espao fsico prprio para a realizao das atividades, a ausncia de reagentes e materiais necessrios, e uma deficitria preparao para este tipo de atividade como sendo os principais problemas para o aspecto citado (SILVA e NEVES, 2006, p. 7). De forma especfica, a falta de preparao do professor aponta para a deficincia nos cursos de formao inicial. Alguns professores argumentam que no fazem atividades experimentais por no dispor de tempo acarretando em aulas conteudistas baseadas na relao teoria-exerccio-teoria (ATAIDE, 2010). No tpico seguinte discutiremos o uso da histria e filosofia da cincia (HFC) como ferramenta didtica.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 176

ATAIDE & SILVA (2011)

A HISTRIA E A FILOSOFIA DA CINCIA NA SALA DE AULA: PROBLEMAS E POSSIBILIDADES A contestao do ensino de cincias, nos dias atuais, nas escolas de ensino fundamental ou mdio algo que j vem sendo discutido e relatado nos eventos e congressos da rea (SILVA, 2010a). Este fato, em alguns casos, pode ser explicado pelas metodologias de ensino que so utilizadas nas salas de aula, por exemplo: a relao teoria-exerccio-teoria, a qual, em algumas situaes, somente repassa a preocupao em afixar frmulas, fatos e teorias, chegando a um estado de decorar uma equao cientfica. Segundo os PCN, o ensino de fsica, por exemplo, deve ser pautado em eixos que no so, em alguns casos, abordados nas salas de aula, a saber: compreender o conhecimento cientfico e o tecnolgico como resultados de uma construo humana, inseridos em um processo histrico e social (BRASIL, 2002). Nesse sentido pode-se indagar: como podemos formar nossos alunos nesse tipo de competncia destacada nos PCN? Uma das vrias possibilidades discutidas na literatura especializada (veja, por exemplo: MATTHEWS, 1995; EL-HANI, 2006; SILVA, 2010a) o uso da HFC no ensino de cincias. A mesma literatura aborda que a viso de cincia dos alunos de todos os nveis se mostra equivocada, quando comparada concepo de cincia encarada pela literatura como adequada 3. Esse fato, as distores sobre a noo de cincia dos alunos do ensino mdio, apontado por Silva (2010b), que, em seu trabalho, mapeou as concepes de cincias apresentadas por um grupo de alunos do ensino mdio. Dessa forma chegamos elaborao de outra questo: como melhorar a noo de cincia apresentada pelos alunos, sejam eles do ensino fundamental, mdio ou superior? Novamente podemos recorrer a HFC, onde a sua insero pode contribuir para a melhoria de aspectos da natureza da cincia, por exemplo: a percepo da cincia como atividade humana, a falibilidade dos cientistas e o mito do gnio da cincia. Especialmente e devido prpria natureza da HFC, a qual apresenta um potencial pedaggico favorvel ao docente que tenha por ambio lograr melhorias nas competncias discutidas acima, que possibilita a interao com outras disciplinas como as de histria, filosofia, artes, religio, possibilitando inclusive a (re)criao de vrias prticas de ensino, por exemplo: textos histricos, peas teatrais, debates, jri simulado, unidades didticas, dentre outras.
Para discusses mais aprofundadas sobre a natureza da cincia e o que a literatura especializada considera como viso de cincia dita como adequada, consulte: El-Hani (2006) e Silva (2010b).
3

HOLOS, Ano 27, Vol 4

177

ATAIDE & SILVA (2011)

Dessa forma, por exemplo, uma unidade didtica que apresente, no seu cerne, a HFC pode funcionar como uma boa sada para a constante desmotivao encontrada nas aulas de cincias. No Brasil, desde a criao dos PCN, vrios programas relacionados educao cientfica tentam elaborar sadas para o pessimismo que aflora nas aulas de cincias. Nesse sentido, estratgias didticas que envolvam a HFC podem ser mecanismos relevantes para apresentar aos alunos uma cincia mais viva e dinmica. Portanto, o uso da HFC no ensino de cincias pode: Proporcionar o estudo mais adequado de equaes relacionadas a conceitos e teorias que, em algumas ocasies, vm se mostrar sem significao aos estudantes; Servir como uma ferramenta no trabalho das concepes prvias mostradas pelos alunos; Desmistificar o mtodo cientfico, possibilitando ao aluno um estudo mais detalhado do trabalho dos cientistas, mostrando que nem sempre preciso, para a aceitao ou no de uma teoria, finalizar o processo por meio de um experimento com carter de verificao ou mostrando, ainda, que diferentes cientistas se valiam de metodologias diferentes para realizar as suas pesquisas, afastando-se, em muitos casos, dos conhecidos passos do famoso mtodo emprico-indutivista; Proporcionar o estudo e elaborao de novas estratgias de ensino que possibilitem dar uma maior significao ao estudo de conceitos e teorias fsicas; Mostrar tanto os acertos quanto os erros na cincia; Mostrar os problemas, dificuldades e dilemas que rodeiam o cientista na formulao de uma teoria; Contribuir para o entendimento da relao cincia, tecnologia e sociedade.

Devido prpria natureza da histria da cincia, que requer a constante leitura de obras de cientistas, em muitos casos, nas unidades didticas so elaborados textos histricos, os quais podem criar uma ponte entre cincia e literatura. Acreditamos que os textos histricos possam: Propiciar a leitura de textos cientficos; Servir de ferramenta para a apresentao de situaes-problemas de forma aberta; Favorecer o debate, a arguio e a argumentao escrita e oral.

Entretanto, claro que o uso da HFC e a elaborao de textos histricos e unidades didticas norteadas pela HFC no so tarefa triviais. Mas, acreditamos que a sua insero no ensino de cincias pode se tornar um elemento motivador para elaborao de novas metodologias de ensino.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

178

ATAIDE & SILVA (2011)

Abaixo, nas consideraes finais, abordaremos a nossa experincia de introduo dessas metodologias nos cursos de licenciatura em fsica, qumica, cincias e biologia da Universidade Federal do Piau (UFPI). CONSIDERAES FINAIS Entendemos que mudanas didticas no sejam tarefas fceis e em alguns casos no so encaradas com bons olhos, como podemos observar na prpria histria do ensino de cincias discutido neste trabalho. Especificamente sobre as metodologias de ensino de cincias utilizadas na rea, pode-se observar que embora elas sejam repensadas, a sua forma de utilizao em sala de aula ainda discreta, onde se observa um abismo entre as pesquisas em ensino e o que realmente feito em sala de aula. Nesse ponto, os autores deste artigo, no trabalho com os alunos das licenciaturas de fsica, qumica, cincias e biologia da UFPI, inserem tais discusses no sentido de elaborar materiais e projetos de ensino que possam ser desenvolvidos e aplicados pelos alunos das disciplinas de estgio supervisionado e prticas de ensino nas escolas campo de estgio. No caso do uso da HFC, os alunos participantes discutem, elaboram e aplicam no seu campo de estgio tanto unidades didticas como peas teatrais, debates, jri simulado fundamentados pela histria da cincia, onde se discute inclusive aspectos da natureza do conhecimento cientfico. J a insero da experimentao no ensino de cincias pretende-se estimular o desenvolvimento de materiais didticos, como produo de vdeos com experimentos, e projetos de ensino para aplicao na sua escola campo de estgio de acordo com a necessidade. Os resultados desta empreitada sero objetos de discusses para futuros trabalhos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. ATAIDE, M. C. E. S. Experimentos que geram rejeitos qumicos com metais pesados em

escolas da educao bsica. 2010. Programa de Ps-Graduao em Ensino de Cincias Naturais e Matemtica do Centro de Cincias Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
2. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Parmetros Curriculares Nacionais

Ensino Mdio. Braslia: 2002.


3. CAAMAO, A. Los trabajos prcticos en ciencias. In: ALEIXANDRE (Org). Ensear

Ciencias. Madrid: Editora Gra, 2007, p. 95-118.


HOLOS, Ano 27, Vol 4 179

ATAIDE & SILVA (2011) 4. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PREZ, D. Formao de professores de Cincias. Traduo de

Sandra Valenzuela. So Paulo: Cortez, 2006.


5. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Cincias:

Fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2002.


6. DOURADO, L. Trabalho Prtico, trabalho laboratorial, trabalho de campo e trabalho

experimental no ensino de cincias: contributo para uma clarificao de termos. In: Ensino experimental das cincias. Lisboa, 2001, p. 13-18.
7. EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de histria e filosofia da cincia na educao

cientfica de nvel superior. In: SILVA, C. C. Estudo de Histria e Filosofia das Cincias: subsdios para aplicao no ensino. So Paulo: Livraria da Fsica, p. 3-21, 2006.
8. GIORDAN, M. O papel da experimentao no ensino de Cincias. Qumica nova na

Escola, n.10, 1999, p. 43-49.


9. IZQUIERDO, M.; SANMART, N.; ESPINET, M. Fundamentacin y diseo de las prcticas

escolares de ciencias experimentales. Enseanza de las Ciencias, v.17, n.1. 1999, p. 4559.
10. KUHN, T. S. A Estrutura das Revolues Cientficas. Traduo: Boeira, B. V; Boeira, N.

So Paulo: Editora Perspectiva, 1987.


11. KRASILCHIK, M. O professor e o currculo de cincias. Temas Bsicos de educao e

ensino. Ed. EPU. So Paulo, 1987.


12. MARTNEZ, H.C.; PARRILLA, P.J.L. La utilizacin Del ordenador em La realizacin de

experincias de laboratrio. Enseanza de las Ciencias, v.12, n. 3, 1994. p. 393-399.


13. MATTHEWS, M. R. Histria, Filosofia e Ensino de Cincias: a tendncia atual de

reaproximao. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, Florianpolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995.


14. NUEZ, I.B.(org); RAMALHO, B.L(org). Fundamentos do ensino-aprendizagem das

cincias naturais e da matemtica: o novo ensino mdio. Porto Alegre: Sulina, 2004.
15. ROSITO, B. A. O ensino de cincias e a experimentao. In: MORAES, R. e or.

Construtivismo e ensino de cincias reflexes epistemolgicas e metodolgicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2003, p. 195-208.
16. SILVA, B. V. C. Controvrsias sobre a natureza da luz: uma aplicao didtica.

Dissertao de Mestrado. 2010a. Programa de Ps-Graduao em Ensino de Cincias

HOLOS, Ano 27, Vol 4

180

ATAIDE & SILVA (2011)

Naturais e Matemtica do Centro de Cincias Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
17. _____________. A natureza da cincia pelos alunos do ensino mdio: um estudo

exploratrio. Latin American Journal of Physics Education., v. 4, p. 670-677, 2010b.


18. SILVA, M.G.L.; NEVES, L. S. Instrumentao para o ensino de qumica I. Natal: EDUFRN,

2006.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

181

You might also like