You are on page 1of 3

http://www.ibatistavidanova.org.

br

Uma vida segundo o corao de Deus


(Salmo 119.9-16) Estudo dia 01/10/2010 Introduo
Por Paulo Berberth

PG Jovem
Ser cristo coisa sria
Vivenciando a Palavra de Deus

Lio

Ns, jovens e adolescentes, sofremos muitas presses e perseguies no dia a dia do mundo, para termos vidas e caminhos tortuosos. Diante disso, temos que tomar decises importantes que podem tanto nos aproximar de Deus, como nos afastar dos seus caminhos. No Salmo 119.9-16, conseguimos encontrar sabedoria e entendimento de Deus para que tenhamos vidas Santas e Puras diante do Senhor e das pessoas. E assim, ser bem-aventurados, felizes em tudo que fizermos. O mundo no pode nos atrair mais do que as coisas de Deus, ento: Como podemos conservar puro o nosso caminho?

Um princpio para nossas vidas

9 De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Neste versculo h uma pergunta importante para o jovem. Logo em seguida a resposta. No versculo 105 deste mesmo salmo tem uma afirmao: Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos. A Palavra de Deus ilumina os nossos passos, nos mostra a direo correta e faz com que vejamos os buracos e perigos que podem nos prejudicar. A Bblia a Palavra de Deus e ela tem autoridade. O Apstolo Paulo afirma que toda a Escritura inspirada por Deus e diz ainda da sua completa utilidade em vrias reas da vida e necessidade interior e exterior do homem, caracterizando a autoridade, a inspirao, a inerrncia e a suficincia bblica para o homem em qualquer situao ou dificuldade de sua vida: 16 Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Timteo 3:16-17). O apstolo Pedro nos afirma que nenhuma escritura veio de propsitos humanos e que nenhuma interpretao particular ou pertence a uma pessoa ou a um grupo restrito, mas sim que foram homens que escreveram e falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo (2 Pedro 1.20-21). Por isso, sendo a Bblia a Palavra de Deus, ao observarmos nosso caminho segundo a Palavra de Deus seremos bem-aventurados.

Atitudes que devem ser verdades em nossas vidas.

A partir do versculo 10, o salmista diz o que ele tem feito para agradar a Deus. Buscar 10 De todo o corao te busquei; no me deixes fugir aos teus mandamentos.

Observe o texto e analise: Busquei... Como? De qualquer jeito? No! De todo o corao te busquei.... Para que? Para no se desviar. Deus a fonte para alimentar nossas vidas, ELE nos fortalece, 1

http://www.ibatistavidanova.org.br

anima e restaura, mas necessrio buscarmos de todo o nosso corao. O apstolo Paulo usou as expresses: Pensai... e Buscais... as coisas do alto (Cl 3.1-2). Voc tem buscado a Deus? E de que forma tem buscado ao Senhor? Guardar 11 Guardo no corao as tuas palavras, para no pecar contra ti. Guardar, para no pecar. A Palavra de Deus deve ser guardada em nossos coraes, pois quando vier s tentaes e s dificuldades, nos lembraremos dela e no pecaremos, saberemos que deciso tomar, s errar quem quiser. O problema que muitas vezes guardamos porcarias em nosso corao e isso s prejudica o nosso caminhar. De nada adianta ler por ler, devemos Guardar no corao para acertar o alvo. Desejo de Aprender 12 Bendito s tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. Deus bendito. O Salmista sabe que de Deus s pode vir bnos. Ento h um desejo enorme nele de aprender, saber mais do Senhor, conhecer e prosseguir a conhecer. SENHOR, Sendo Tu Bendito, ensiname os teus preceitos. Desde crianas sabemos que, o que no presta aprendemos rapidinho. Podemos aprendemos de tudo, coisas boas ou ruins. No entanto, aprender mais de DEUS o que devemos desejar. Voc sente o desejo de aprender mais e mais da Palavra de Deus? Anunciar, proclamar as obras e ensinos de Deus. 13 Com os lbios tenho contado todos os juzos da tua boca. Aprendemos de Deus e o que fazemos? Ensinamos? Fomos chamados para anunciar a Cristo. Esta a nossa misso como a Gerao eleita de Deus (1 Pedro 2.9). Anunciar as virtudes de Deus. Testemunhar. Anunciando e fazendo discpulos de Cristo. Aproveitar as oportunidades dadas por Deus e criar oportunidades para levar o nome de Jesus. J parou para pensar sobre o que voc tem feito nesta rea? Quantas pessoas voc j ganhou para Jesus? O que voc ouvir quando chegar diante do Mestre: Servo bom e fiel? Qual ser a sua coroa? Anuncie, testemunhe, proclame para tantos quanto puder a respeito das Obras de Deus. Alegria e Regozijo nas coisas de Deus. 14 Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Como no se lembrar das palavras de Jesus: Pois, onde estiver o seu tesouro, ali tambm estar o seu corao. (Lucas 12.34). Os valores esto invertidos. As coisas de Deus tm maior valor do que todas as riquezas que existem no mundo. Nada pode ser mais valioso. H a alegria real, verdadeira e eterna somente em Jesus Cristo. O que voc tem de mais valioso? Onde est o seu corao? Meditar 15 Meditarei nos teus preceitos e observo teus ensinamentos. Muitas vezes, gastamos tempo lendo livros de gnero secular, no que isso seja errado, mas a questo : Quanto tempo temos gasto com a Palavra de Deus? Meditar refletir, pensar, analisar. ver as implicaes da Palavra de Deus sobre as nossas vidas. Ao ler devo me perguntar: O que eu tenho haver com 2

http://www.ibatistavidanova.org.br

isso? tambm visualizar as aplicaes do que foi lido, ou seja, como posso aplicar isso que li em minha vida? Como praticar? Medite na Palavra de Deus em todo o tempo. Ter prazer 16 Terei prazer nos teus decretos; no me esquecerei da tua palavra. Alegria e satisfao. No h nada mais gostoso do que fazer as coisas com satisfao, pois fazer por obrigao ou em vo como um tremendo vazio. Ao pensar nas coisas de Deus e principalmente pratic-las, o que sentimos? um peso? Voc se alegra? Sinta prazer nas coisas de Deus, no se esquea das Palavras que Ele nos ensina. Concluindo, leiamos o texto abaixo e neste momento faremos uma reflexo. Que estes versculos sejam uma orao em teus lbios e que voc reflita a respeito de tudo o que j foi conversado at aqui e coloque em prtica em seu viver. SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me no chegou lngua, e tu, SENHOR, j a conheces toda... Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao, prova-me e conhece os meus pensamentos; v se h em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo139.1-4 e 23-24)

No amor de Cristo, Paulo Berberth

You might also like