You are on page 1of 14

O ESTUDANTE DA EAD: SEU PAPEL E SUA oRGANIZAo PARA o ESTUDo

Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira Valria Sperduti Lima

Primeiras palavras
Pretendemos, nesta Unidade, discutir qual o papel dos estudantes de educao a distncia no processo de ensino-aprendizagem, bem como fornecer subsdios que os auxiliem na organizao pessoal para que tenham sucesso nessa modalidade. Abordaremos, inicialmente, as caractersticas gerais e o perfil desejado do estudante na modalidade a distncia e as formas adequadas de interagir e de se colocar nesse novo ambiente de estudo, nessa nova sala de aula, que envolve, alm do ambiente virtual (AVA), as atividades no polo de apoio presencial e demais espaos que possibilitem sua aprendizagem. Abordar as necessidades dos estudantes nesse processo de aquisio do conhecimento, tomando como ponto de partida seu perfil, sua organizao pessoal, estilos de aprendizagem e autonomia, pode fornecer subsdios para um bom desempenho na educao a distncia. Dessa forma, destacaremos a importncia da organizao pessoal e comprometimento necessrios para estudar nessa modalidade, como caminho seguro para obter bons resultados, mesmo diante de qualquer dificuldade. Nesse sentido, apontaremos algumas dicas e sugestes de organizao dos estudos, do material e do seu tempo de dedicao, acreditando que a organizao pessoal a chave para o sucesso nos estudos em EaD. Alm disso, trataremos da autonomia do estudante em EaD, o que se espera dele e, sobretudo, qual a postura desejada para que se concretize a proposta de aprendizagem como um processo contnuo de desenvolvimento ao longo da vida. Por ltimo, apontaremos como desenvolver uma interao e comunicao adequadas na direo de uma postura colaborativa, essencial nesse modelo de educao. Esperamos que a leitura desta Unidade contribua para uma reflexo sobre a educao a distncia, auxiliando estudantes, professores e tutores dessa modalidade a construrem uma trajetria de sucesso e confiana durante todo o curso.

Problematizando o tema
importante ressaltar que, ao tratarmos da EaD nos seus diferentes aspectos, estamos de fato inseridos em um Qual o papel do estudante da EaD?

campo maior, que o da Educao. Nessa perspecComo o conhecimento dos diferentes aspectos que envolvem a aprendizagem pode contribuir para um bom acompanhamento e orientao dos estudantes em EaD? tiva, questes que envolvem qualquer processo de aprendizagem, incluindo formal e no formal, estaro presentes. Porm, como destaca Litwin (2001), uma caracterstica da modalidade a distancia a substituio da assistncia regular e presencial por uma nova proposta no convencional. A autora refere-se caracterstica dos espaos e tempos no compartilhados nessa modalidade de educao e a flexibilidade que Como garantir que os estudantes participem ativamente de um curso, disciplina em EaD, de forma colaborativa e cooperativa? decorre dessa caracterstica. Sendo assim, recursos tecnolgicos, sistemas de acompanhamento e tutoria, material didtico, etc. consistem em importante ponte entre os estudantes e os docentes. As propostas em EaD devem, portanto, contemplar uma multiplicidade de recursos tcnicos e pedaggicos com o objetivo de facilitar a construo do conhecimento e possibilitar as mediaes e interaes. Assim, os estudantes necessitam conhec-las para usufruir de forma satisfatria de todo o processo. Qual o papel do estudante da EaD? Como o conhecimento dos diferentes aspectos que envolvem a aprendizagem pode contribuir para um bom acompanhamento e orientao dos estudantes em EaD? Como garantir que os estudantes participem ativamente de um curso, disciplina em EaD, de forma colaborativa e cooperativa? Essas so algumas das questes que suscitaram a elaborao da presente Unidade.

O papel do estudante na EaD


Pretendemos, nos tpicos abaixo, destacar algumas caractersticas dos estudantes e formas de participao adequadas ao ambiente virtual.

Caractersticas gerais dos estudantes na EaD


Temos discutido qual o perfil do pblico que levado a estudar na modalidade a distncia, para, partindo dessa referncia, melhor planejar cursos e disciplinas, sejam eles de graduao, ps-graduao, especializao ou outras iniciativas. Alguns aspectos podem ser elencados, como o fato de que os estudantes on-line so de maneira geral adultos, com mais de 25 anos e na sua maioria trabalham e estudam, embora encontremos dados publicados pelo National Center

for Education Statistics (2002 apud PALLOFF & PRATT, 2004) que demonstram a presena crescente de outras faixas etrias. Nesse contexto, o processo de ensino-aprendizagem, quando focado na educao de adultos, precisa levar em conta uma aprendizagem significativa, que envolve a ao do sujeito, i.e., aprendizagem ativa ou autoaprendizagem. Utilizamos o termo aprendizagem significativa com base nos conceitos de David Ausubel e partimos da viso de educao como construo efetiva de conhecimentos, numa perspectiva emancipatria do sujeito histrico e social. Podemos compreender ainda que o aprender para o estudante adulto, segundo Garcia Llamas (apud PRETI, 2010), implica atuar frente aos problemas que se apresentam a partir da realidade. Nessa direo, outras caractersticas podem ser somadas ao aprendiz adulto, e.g., ser autodiretivo, ser pos-

Saiba

Na aprendizagem significativa, o aprendiz no um receptor passivo. Ao contrrio, ele deve fazer uso dos significados que j internalizou, de maneira substantiva e no arbitrria, para poder captar os significados dos materiais educativos. Nesse processo, ao mesmo tempo em que est progressivamente diferenciando sua estrutura cognitiva, est tambm fazendo a reconciliao integradora, de modo a identificar semelhanas e diferenas e reorganizar seu conhecimento. Quer dizer, o aprendiz constri, produz o seu conhecimento.

suidor de uma rica experincia que pode e deve ser explorada no processo de ensino-aprendizagem e finalmente que busca na aprendizagem um olhar mais prtico, mais aplicado s suas necessidades mais imediatas (PRETI, 2005). O adulto necessita mais tempo para estabelecer conexo entre o novo contedo e as aprendizagens anteriores, devido em parte por estar submetido a presses temporais ou por se deparar com a necessidade de aprender muitas coisas ao mesmo tempo. Porm, essa aprendizagem costuma ser mais slida e efetiva, na medida em que esse estudante a articula com experincias e vivncias anteriores, concedendo significado a elas. Dessa forma, entendemos que o papel do estudante em qualquer processo de aprendizagem sobretudo na modalidade a distncia necessita ser ativo, investigativo e crtico sobre os contedos, procedimentos e atitudes a serem desenvolvidos durante esse processo. essencial que ele assuma a responsabilidade por seu desempenho, compreendendo os colegas, tutores e professores como co-responsveis e parceiros dessa jornada, e que, acima de tudo, a aprendizagem se faa prazerosa e significativa, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Interao e Comunicao: postura desejada


Considerando que a aprendizagem na educao on-line baseada na qualidade das interaes e comunicaes que efetivamente ocorrem no ambiente virtual, destacamos alguns aspectos que devem ser considerados.

A simples participao em um curso on-line, ou o acesso sala virtual, no garante a interao necessria ao efetivo aprendizado. Interagir ativamente contribuir com algo substancial na discusso ou atividade, agir de forma intencional e diretiva, buscando corresponder ao que esperado naquele momento. De um modo geral, as interaes na EaD podem ser divididas em assncronas (os participantes no esto logados ao mesmo tempo) ou sncronas (requerem a participao de todos em um mesmo horrio). Entretanto, a participao sncrona, como aquelas que acontecem via chat ou webconferncia, exige uma sincronia temporal, que muito difcil de ser conseguida, principalmente se referindo aos aspectos tecnolgicos e de conciliao dos horrios pessoais de cada estudante. Portanto, as interaes assncronas so as mais usuais e nas quais a maioria dos cursos ou programas se baseia. Elas ocorrem em diferentes ferramentas e com objetivos variados, mas o ritmo de acesso e participao deve ser definido pelo moderador, que tanto pode ser o tutor ou professor. Contrariamente ao modelo tradicional de educao, a maioria dos modelos adotados para EaD assumem novas experincias educacionais, em que o professor no mais o detentor de todo o conhecimento. Normalmente a construo do conhecimento e dos significados em uma sala de aula virtual ocorre por meio da participao ativa de todos os estudantes, tutores e professores. Destacamos, assim, que o estudante na modalidade a distncia precisa ser flexvel e estar aberto a novas experincias e ideias. importante que o estudante de EaD compreenda que a aprendizagem on-line no ocorre somente pela interao com o professor ou com os tutores, mas nas interaes estabelecidas com os colegas e com o material didtico disponvel na comunidade de aprendizagem. O que se espera dele, portanto, que desenvolva a postura de aprender ao longo da vida, sabendo onde e como buscar informaes e construir conhecimentos, a partir da compreenso dos conceitos envolvidos, procedimentos necessrios e atitudes desejadas. Segundo Coll et al. (2001), os contedos a serem explorados no momento da aprendizagem podem ser agrupados em categorias. Estas se resumem em factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, o que permite ampliar a compreenso do que se espera de um estudante e de como se estabelece a aprendizagem. Na viso do autor, os contedos devem ser trabalhados con-

Importante
Cognoscitivos relativo a faculdade ou capacidade de conhecer; cognitivo.

juntamente e se complementam para uma aprendizagem significativa. Os contedos factuais se referem aprendizagem de fatos, informaes, nomes ou smbolos, j os contedos conceituais aos conceitos, leis, princpios, exigindo uma ampla compreenso e capacidade de abstrao. O carter procedimental dos contedos pode ser compreendido como a aprendizagem de tcnicas, mtodos e habilidades que se referem a aes e ao saber fazer e, finalmente, os contedos atitudinais referem-se a valores, normas e atitudes, incluindo aqui o carter afetivo da aprendizagem. Segundo o autor, os processos de

aprendizagem devem abranger ao mesmo tempo os campos cognoscitivos, afetivos e comportamentais, destacando-se assim a importncia das relaes sociais que esto presentes no momento da aprendizagem. No que se refere educao on-line, destacamos que todas essas categorias so importantes, considerando que aprender interagir de forma colaborativa e cooperativa1 condio sine qua non.

Presena e participao virtual


A presena em um curso on-line percebida pelas interaes e acessos no ambiente virtual, por isso, como descrevemos no item acima, as interaes e comunicaes so muito valorizadas. As mensagens iniciais de apresentao e reconhecimento do estudante com seu grupo e equipe de professores e tutores colabora para um ambiente de confiana, essencial para a participao virtual. A presena em fruns, tarefas, wikis e demais atividades assncronas depender da leitura cuidadosa das mensagens j postadas, do contexto, do que se espera do estudante e, sobretudo, dos objetivos da atividade. Assim, o estudante dever participar contribuindo com sua experincia anterior, opinies, interpretaes e pensamentos pessoais perante o grupo. de suma importncia a manifestao clara e educada de opinies, sempre respeitando as diferenas, que so muito comuns nos grupos de trabalho. Devemos compreender essas diferenas pessoais como forma de enriquecimento da discusso e trocas de ponto de vista, que contribuiro para a construo de uma viso mais ampla de qualquer situao. Paloff & Pratt (2004, p. 31) apontam que tanto o estudante virtual quanto o professor e tutores desenvolvem uma personalidade eletrnica, o que lhes permite sentir-se vontade mesmo com a ausncia de sinais visuais. Para isso, alegam ser necessrias determinadas habilidades:
Saber elaborar um dilogo interno para formular respostas. Criar uma imagem de privacidade no que diz respeito ao espao pelo qual se comunica. Saber lidar com questes emocionais sob a forma textual. Criar uma imagem mental do parceiro durante o processo de comunicao. Criar uma sensao de presena on-line por meio da personalizao do que comunicado.

Importante
Estudantes on-line ou virtuais so os estudantes participantes de cursos ou programas on-line, que utilizam os computadores e a internet na mediao do processo de ensino e aprendizagem.

Essas habilidades so essenciais para a construo de comunidades de aprendizagem e sem elas dificilmente os sujeitos envolvidos no processo se adaptaro bem em uma sala de aula virtual, como explica as autoras.
1 Os conceitos aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa sero trabalhados nesta Unidade e com maior profundidade na Unidade 4.

Por outro lado, alguns limites devem ser respeitados nas participaes virtuais. Muitos estudantes, por sentirem-se seguros e confortveis nas relaes on-line, passam a expor sua vida particular e problemas pessoais ao grupo, como forma de desabafo. Nesses casos, a interferncia dos tutores e professores via email particular para ajudar a estabelecer limites para esse dilogo fundamental. Tambm observamos que alguns estudantes tomam a frente em trabalhos coletivos, causando desconforto com os demais colegas que, por terem outro ritmo, se sentem prejudicados. Nessa situao, a interveno dos tutores e professores muito importante, no sentido de auxiliar as relaes no grupo de estudantes para que todos possam se manifestar e contribuir com a atividade proposta. Outro aspecto importante na aprendizagem on-line a atitude crtico-reflexiva. Desenvolver essa postura nos cursos on-line exige da equipe responsvel pela disciplina o planejamento de atividades e leituras que possibilitem aos estudantes dialogarem internamente e externamente. Esse aspecto particularmente estimulado na educao a distancia por meio de atividades assncronas, em que estudantes e professores podem se permitir um tempo para responder s questes e refletir, buscando recursos para uma resposta mais elaborada. Diferentemente da educao presencial, em que o imediatismo das situaes em sala de aula exige rpidas respostas, nem sempre bem preparadas.

Participao em atividades coletivas


Esse um dos aspectos mais importantes a ser explorado na educao on-line e para ele dedicaremos a Unidade 4, porm, neste momento, salientaremos o papel do estudante e a importncia da atitude colaborativa e cooperativa que deve ser estimulada durante a aprendizagem a distncia. Segundo Palloff & Pratt (2004 apud PREECE, 2000), se os recursos utilizados em EaD forem apenas para transmitir informaes no poderemos considerar a sala de aula virtual como uma comunidade de aprendizagem. Entretanto, se o desenho do ambiente e as estratgias escolhidas pelos responsveis viabilizarem as interaes entre os participantes e a co-participao nos processos de ensino e aprendizagem poderemos ter o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem virtual. Nesse cenrio, teremos a participao dirigida dos estudantes como co-responsveis pelo desenvolvimento da proposta e, consequentemente, da aprendizagem. Essa atitude no trivial, pois muitos estudantes sentem dificuldade, no incio, de interagir dessa maneira, cabendo aos responsveis pela disciplina ou curso mostrarem a importncia dessa participao em comunidade para a construo do conhecimento e pertencimento ao grupo, cabe tambm aos colegas estudantes apoiarem a insero dos outros colegas nas

atividades coletivas. Desse modo, vale ressaltar que o estudante virtual deve ser aberto e flexvel.

Planejamento e organizao pessoal discente para estudos em EaD


A organizao pessoal imprescindvel para estudar em EaD. Cada estudante possui um contexto particular e diferenciado, dispondo de mais ou menos tempo para realizao das atividades propostas no curso. Portanto, planejar seus estudos e seguir uma agenda pessoal so condies necessrias para ter continuidade e sucesso nos estudos em EaD. Alm disso, a flexibilidade possibilitada por essa modalidade de estudo exige dos participantes uma disciplina pessoal muito maior do que a necessria em uma modalidade presencial.

Organizao do tempo e espao pessoal para estudo


Um dos pontos mais importantes para a organizao pessoal do estudante de EaD a administrao do tempo e espao para dedicar-se ao curso. O primeiro passo estabelecer uma agenda de atividades compatvel com o tempo disponvel para o estudo on-line. Para isso, necessria uma avaliao realista de quanto tempo preciso para acomodar todas as atividades dirias, como trabalho, tempo gasto com transporte e tempo para a famlia (PALLOFF & PRATT, 2004). Ao elaborar uma agenda, o estudante deve fazer um planejamento ou lista com os dias e horas que tem disponvel e locais adequados, considerando que os cursos on-line exigem normalmente de 20 a 25 horas semanais. Tendo em mos essa distribuio de dias e horrios, o estudante precisa estabelecer prioridades nas tarefas e estimar o tempo que gastar com elas. Para isso, poder sempre contar com a orientao de tutores (orientadores de estudo) e professores.

Organizao da agenda de atividades: estabelecendo prioridades


Para uma organizao adequada das atividades, necessrio estabelecer metas e objetivos, que podem ser compartilhados com colegas, tutores e professores, o que auxilia o estudante a verificar se suas opes esto mais ou menos adequadas. O ideal que o responsvel pela disciplina ou curso estimule essa iniciativa, o que promover um trabalho colaborativo no grupo. Nesse contexto, importante ser flexvel, lembrando que imprevistos podem acontecer e que sempre possvel retomar o planejamento e readequar a agenda pessoal (muitas vezes essa situao deve ser dialogada com os tutores).

Para estabelecer os objetivos de um curso ou disciplina, o estudante dever ter em mos o plano de ensino fornecido pelo responsvel e o calendrio de atividades. A partir da, ele deve observar as unidades e prazos que devero ser cumpridos, bem como as orientaes especficas que devero ser seguidas. Com base nessa primeira anlise, o estudante poder passar s prioridades. O entendimento sobre a importncia e urgncia das atividades poder sempre ser conferido com o grupo de colegas, tutores e professores. A figura abaixo, proposta por Palloff & Pratt (2004, p. 101), poder auxiliar os estudantes nessa compreenso.

Urgncia Importncia Importante, mas no urgente Importante e urgente

Nem importante nem urgente

No importante, mas urgente

No quadrante nem importante nem urgente, estariam aquelas atividades que, embora no sejam importantes, ajudam o estudante a se sentir mais vontade na sua execuo . Entre elas, podemos citar jogos, chats, bate-papos, etc. preciso, portanto, reservar um tempo para elas na agenda de atividades. Mas deve-se ficar atento e manter certo controle para que os estudantes no consumam o seu tempo precioso de estudos e atividades e, dessa forma, no percam muito tempo com elas. As atividades que se encaixam no quadrante no importante, mas urgente costumam consumir o tempo dos estudantes que, ao final do dia, se sentem estressados, pressionados e comumente reclamam de no conseguir dar conta de todas as tarefas exigidas. Priorizar o que est sendo apontado pelo professor e equipe como essencial ou primordial pode ajudar a ajustar a perspectiva do estudante sobre o que urgente em um dado momento. A categoria importante, mas no urgente , com certeza, a mais difcil de ser planejada e conduzida. um fato conhecido de estudantes e professores que algumas atividades precisam ser feitas com um prazo mais estendido, como, por exemplo, uma pesquisa ou um relatrio, mas nesses casos que os estudantes precisam seguir sua agenda estabelecida com mais rigor. Planejar as etapas dessas atividades e organiz-las em um calendrio possvel pode ajudar nessa organizao, caso contrrio elas se perdero entre as mais urgentes. Por ltimo, as atividades que se enquadram no quadrante importante e urgente costumam ser motivadas pela urgncia inerente da situao. Esperar

at a ltima hora para finalizar um trabalho ou uma discusso no frum poder comprometer todo o desempenho desejado em uma atividade e, consequentemente, o trabalho em equipe ficar comprometido. A ideia de construo de comunidade de aprendizagem pode perder-se nessa situao. Isso pode acontecer quando alguns estudantes acessam o ambiente virtual apenas nos finais de semana ou apenas uma ou duas vezes na semana. Quanto mais distribudo for o tempo de atividades ao longo da semana, com dedicao a participao, leituras e tarefas de forma planejada, melhor ser o aproveitamento do tempo disponvel pelos estudantes. Finalmente, no deixar acumular atividades de uma semana para outra ajudar os estudantes a no se sobrecarregarem. O prefervel entrar no ambiente virtual todos os dias um pouco, mesmo que seja por pouco tempo, pois tentar fazer tudo em um nico dia pode ser cansativo e improdutivo. Ao receber do professor e tutores o cronograma de atividades da semana, o estudante deve elaborar uma agenda e se possvel apresent-la ao grupo. Essa atitude pode estimular a troca de opinies e ajustes necessrios para o sucesso dos estudos em EaD, bem como para a construo de uma comunidade de aprendizagem, pois assim todos podem compartilhar dvidas e esforos. Deve-se tambm incluir um tempo de descanso na agenda da semana, pois como a sala de aula virtual est sempre disponvel, alguns estudantes assumem um ritmo de acesso exagerado que pode lev-los exausto e ao desnimo. Assim, reservar esse tempo de descanso fundamental e em alguns momentos alivia a ansiedade que pode estar presente principalmente no incio do curso.

Organizao do material de estudo (livros didticos, mapa de atividades, textos, etc.)


A organizao do material de estudos tambm muito importante na educao on-line. Muitas vezes, os estudantes se perdem em prazos e atividades por no encontrarem o material no momento exigido, ou ainda no estar com o calendrio, cronograma de atividades e orientaes disponveis para consulta sempre que se fizer necessrio. Para essa organizao do material didtico, os estudantes devem organizar todos os materiais em seu computador pessoal, criando a sua biblioteca digital do curso. Todo esse material deve ser organizado em pastas no seu computador pessoal. Isto porque os materiais virtuais podem ficar indisponveis aps o encerramento da disciplina. O comparecimento ao polo de apoio presencial deve fazer parte da sua rotina, seja para atividades presenciais, como para

consulta a livros, mapas, estudos em grupo com colegas, etc. Essa organizao ir ajudar a melhorar o rendimento do estudo e possibilitar que os estudantes se concentrem mais em suas atividades.

Disciplina pessoal e comprometimento


O comprometimento do estudante em EaD a chave para a finalizao de qualquer curso e sucesso no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Manter-se estimulado a compatibilizar sua agenda de estudos com seus compromissos profissionais, familiares e momentos de lazer e descanso possibilita dedicar-se ao curso com mais prazer. Para isso, necessria uma disciplina pessoal que consiste em um processo de autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia. Como cita Litwin (2001), a autonomia no deve ser confundida com autodidatismo. Um autodidata um estudante que seleciona por conta prpria o material didtico e no conta com uma equipe formada por professores e tutores, que so os responsveis pelo desenho do curso, e.g., seleo de contedos, estratgias e atividades. A flexibilidade proporcionada pela modalidade a distncia permite que o estudante organize seu espao e tempo de dedicao, porm, mesmo que se considerem diferentes modelos educacionais na modalidade a distncia, o estudante no est s. O acompanhamento constante e o apoio das diversas equipes envolvidas nos programas em EaD devem garantir suporte tcnico, pedaggico, institucional e emocional para que ele se sinta amparado frente a qualquer dificuldade e prossiga no curso.

A importncia do desenvolvimento da autonomia para o estudo em EaD


Destacamos abaixo alguns elementos que auxiliam na reflexo do significado da autonomia em um processo de ensino e aprendizagem em EaD.

Signicado de autonomia e autoaprendizagem


Apesar das diferentes terminologias encontradas para se referir autonomia, tais como autoformao, autoaprendizagem, aprendizagem aberta, aprender a aprender, autorregulao, autopoisis, etc., destacamos que a concepo sobre aprendizagem que as permeia a do aprendiz (estudante) como sujeito, autor e condutor de seu processo de formao (PRETI, 2005).

Esse processo engloba apropriao, reelaborao e construo do conhecimento. Essa viso de educao coloca o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, sujeito social e historicamente situado, portanto portador de um repertrio prprio de conhecimentos, pensamentos e anseios. Segundo Preti (2005), a autonomia, levada ao contexto de uma relao pedaggica, significa, por um lado, reconhecer no outro sua capacidade de ser, de participar, de decidir, configurando-se como ato de liberdade e compartilhamento. Por outro lado, significa a capacidade que o sujeito tem de tomar para si sua prpria formao, sua aprendizagem, tendo, portanto, um sentido poltico e emancipatrio. Nesse sentido, o professor assume um papel de facilitador, mediador, orientador e corresponsvel pelo processo de ensino-aprendizagem, sendo a interao entre professor-estudante, tutor-estudante e estudante-estudante imprescindvel para esse processo de mediao e apropriao. Uma maneira de entender como se constri a autonomia compreend-la em suas diferentes dimenses.

Dimenses da autonomia
Para melhor compreender a autonomia como ao educativa no processo de ensino-aprendizagem e como ela pode ser construda em diferentes contextos, podemos abord-la em diferentes dimenses, segundo Preti (2005): Dimenso ontolgica: uma qualidade inerente ao ser humano, provido da capacidade de tomar decises, ter nascido livre e, portanto, sujeito de suas aes. Implica na conscincia dos limites da sua ao. No deve ser encarada como uma qualidade humana pronta e acabada, mas construda no convvio com os outros seres humanos. Dimenso poltica: diz respeito aos objetivos e concepes que esto por trs de nossas escolhas e aes. parte e resultado do envolvimento e conhecimento adquiridos, mas, sobretudo, de um compromisso tico-profissional. No possvel exercer autonomia sem participao. Dimenso afetiva: A motivao e o entusiasmo naquilo que se faz condio necessria sua realizao. Independente dos motivos pessoais ou coletivos que envolvem uma atividade, programa ou curso deve existir uma identificao e pertencimento por parte dos envolvidos para que se concretizem as aes desejadas. Aprende-se quando se est em atitude de interesse, aberto e disponvel. Pesquisas no campo da psicologia apontam para a importncia dessa dimenso na aprendizagem e, nesse sentido, todos os momentos de trocas e dilogos devem ser aproveitados, sejam eles assncronos ou sncronos.

Dimenso metodolgica: a construo da autonomia deve ocorrer a partir de uma reflexo crtica e profunda sobre uma concepo de mundo, sociedade e educao. As opes metodolgicas de trabalho precisam estar em sintonia com essa viso de mundo. Entre elas, podemos destacar o uso constante do texto escrito na educao on-line, que, por ser mais independente de outros meios tecnolgicos, continua sendo muito empregado nesse tipo de educao. Esse recurso permite, principalmente ao estudante adulto, a construo de sua autonomia intelectual e o desenvolvimento de sua capacidade de expresso. Assim, esse estudante poder fazer sucessivas aproximaes e reflexes dialogando com o texto escrito e tendo no grupo de colegas, tutores e professores o suporte necessrio sua compreenso. Dimenso operacional: envolve as aes organizacionais j descritas acima, que estabelecem o tempo e o espao necessrios dedicao e auxiliam a superar dificuldades. Essas dificuldades podem ter inmeras origens, desde um longo afastamento dos estudos, condies de trabalho difceis ou problemas familiares at aquelas provindas da personalidade do estudante, como excesso de ansiedade, receio do novo, viso muito pragmtica, etc. Todas as dimenses comentadas acima esto articuladas e determinam a capacidade de cada estudante de construir sua autonomia. Todo estudante importante na comunidade de aprendizagem e somente atravs da reflexo e autoavaliao pode-se assumir o papel de construtor da prpria autonomia, que implica na participao e nas interaes com os colegas, tutores e professores.

Importncia da reexo e da autoavaliao.


A autonomia uma das qualidades fundamentais do estudante no processo de aprendizagem, principalmente a distncia. Consiste na capacidade de ser responsvel e ativo no processo de educao, buscando o conhecimento, expandindo os contedos recebidos atravs da pesquisa e da interao com os professores, tutores e os outros estudantes, reconhecendo-os, tambm, como parte importante desse processo, como fonte de conhecimento devido s suas experincias e capacidades. uma qualidade que se desenvolve durante toda a vida do indivduo, conforme este estabelece limites e parmetros para suas aes, exercendo sua liberdade, sua capacidade de tomar decises, sempre levando em conta a liberdade, as aes e reaes dos outros. um processo contnuo de autoavaliao e de escolhas conscientes, que devero nos guiar ao longo de toda a vida.

A autonomia deve ser mais do que ao, atitude ou comportamento: deve ser parte do prprio ser do indivduo. Para realmente desenvolver a autonomia em nossa vida, devemos nos perguntar por que fazemos o que fazemos e quais so nossos objetivos. Essa reflexo proporcionar um envolvimento verdadeiro em nossas atividades cotidianas, bem como nas interaes e participaes que nos dispusermos a assumir. Nisso consiste nossa liberdade e nossa responsabilidade.

Consideraes nais
Procuramos, na presente Unidade, apresentar um panorama geral do aluno virtual, considerando seu perfil, as particularidades do seu processo de aprendizagem, destacando a importncia da sua organizao na disciplina pessoal para participar de um curso na modalidade a distncia e ser bem sucedido nessa iniciativa. Soma-se a isso a necessidade da construo da autonomia, que levar o estudante a assumir a condio de corresponsvel pelo processo de ensino e aprendizagem. Portanto, o que se espera do estudante em EaD uma participao ativa, que desenvolva interaes significativas e comunicao adequada com seu grupo de colegas, tutores e professores, assumindo a importncia de integrar-se em uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa, essencial nesse modelo de educao. Esperamos que a leitura desta Unidade contribua para uma reflexo sobre a educao a distancia, auxiliando estudantes, professores e tutores dessa modalidade a construrem uma trajetria de sucesso e confiana durante todo o curso.

Referncias
COLL, C; MARTN, E.; MAURI, T.; MIRAS, M.; ONRUBIA, J.; SOL, I.; ZABALA, A. O construtivismo na sala de aula. So Paulo: tica, 2001. (Srie Fundamentos). LITWIN, E (Org.). Educao a Distncia: Temas para o debate de uma nova

agenda Educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.


PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Traduo de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004. PREECE, J. On-line Communities: Designing Usability, Supporting Sociability. New York: Wiley, 2000. PRETI, O. Autonomia do Aprendiz na Educao a Distncia: significados e dimenses. Cuiab: UFMT/Nead, 2005.

______. Produo de Material Didtico Impresso: orientaes tcnicas e pedaggicas. Cuiab: UAB/UFMT, 2010. 210 p. VALADARES, J. A.; MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa: sua fundamentao e implementao. Coimbra: Edies Almedina, 2009.

You might also like