You are on page 1of 3

Desmistificando o papel do socilogo.

Sociologia cincia moderna e ocidental. Lida com valores relativos, flexveis (validos para o prprio individuo ) Hoje se da pouca importncia a classe que o individuo nasceu devido a uma mobilidade social intensa. No obstante a essa alta mobilidade social, existem estratos sociais onde cada estrato possui suas caractersticas e seus privilgios/desvantagens. No s o aspecto econmico que estratifica a sociedade, existem critrios raciais (mais rigorosos pois no permitem mudana de estrato) De acordo com seu lugar de nascimento, sero definidas as oportunidades e
possibilidades que a pessoa pode esperar da vida, os lugares que pode freqentar, o tipo de msica que gostar de ouvir ou se ser um homem de prestgio e poder

Ele no atua nos fenmenos sociais (como fazem os assistentes sociais), apenas observa, interpreta e compreende tais fenmenos. No os aplicam, apenas os estudam. Deve compreender os fatos humanos independentemente das estruturas de autoridade presentes.

A compreenso sociolgica pode levar ao desencanto com a realidade social, implicando o surgimento de atitudes maquiavlicas (astcia, na mf e no oportunismo) e cnicas (descaramento, falta de pudor)

Um socilogo deve estar aberta a outras disciplinas, principalmente filosofia e histria. Por si s, dados estatsticos no constituem sociologia. S se tornam sociologia quando sociologicamente interpretados. O socilogo, ento uma pessoa que se ocupa de compreender a sociedade de uma maneira disciplinada ,obedecendo a certas regras de verificao, sendo objetivo e controlando suas preferncias e preconceitos pessoais, percebendo claramente ao invs de julgar normativamente, finalmente o interesse do socilogo essencialmente terico. Isto , ele est interessado em compreender

Endereamento
Coordenadas dadas ao individuo que o situa espacialmente no mundo. Moldam seu comportamento e sua postura.

O mundo real j se encontra moldado como uma forma ideal de viver. Rejeitar essas imposies pode ser perigoso pois o sistema social se vale de diferentes meios para
enquadrar seus membros

Ao se distanciar destas coordenao o individuo sofre o CONTROLE SOCIAL, caracterizado pela coao social/represso (fsica/coero, econmica, moral/difamao...) CONTROLE SOCIAL NO INFALIVEL, EXISTE UMA MARGEM PARA A LIBERDADE.

O individuo internaliza seu papel social, internamente ao agir como tal e externamente ao ser como tal. Tudo se realiza inconscientemente. Existe uma herana gentica que sozinha no suficiente para enderear a conduta do individuo. Esta deixa um grande espao as foras sociais. O individuo no possui uma nica identidade, mas sim vrias, assumindo cada uma dependendo da situao.

Sociologia do conhecimento
O conhecimento tambm tem localizao social. Certas ideias atendem aos interesses da sociedade , formando ideologias , justificando interesses de grupos dominantes (como na religio, totalitarismo)

Grupo de referncia
Coletividade que expressa opinio, ao e convico comum. Sociedade formada por vrios desses grupos. (exemplo do escritor que escreve seletivamente para um grupo de referencia)

Fuga da tirania da sociedade CARISMA, PLOYING E MANIPULAO


Significados sociais so contestveis, quando questionados pode-se romper com o conceito de sociedade. Alguns indivduos se rebelam contra o sistema social, seja por vontade ou
necessidade de viver de acordo com sua prpria personalidade

Carisma

Surge uma autoridade sem base na tradio ou na lei. Mostra que o sistema social criado e destrudo pelo prprio homem. Contestam a ordem vigente e por isso so vistos como indivduos com desvios individuais ou como revolucionrios.
Baseia-se no impacto invulgar de um lder isolado. Exemplo: Napoleo Bonaparte, Marthin Luther King

Ploying

Redefinir uma situao contra as expectativas gerais. imprevisvel. Se recusam a cumprir o papel atribudo pela sociedade.

Exemplo: surgimento de uma contra-sociedade, marginalizada. Manipulao

Aproveita-se das estruturas sociais para objetivos dissonantes dos da sociedade. Individuo atuando sem comprometimento interior , de modo a burlar a sociedade em que vive. Exercem um papel social, mas no plenamente.

H ento os indivduos que inconscientemente exercem plenamente seu papel social, os que conscientemente exercem esse papel, mas no plenamente, pois lhes faltam o comprometimento interior e aqueles que se recusam a exercer o papel atribudo pela sociedade.

Escolha
Aderir sociedade um ato de escolha equando o indivduo no acolhe o papel a ele reservado, tem a opo de abandon-lo M f simula que algo necessrio quando este voluntrio (no tive escolha) Nega a liberdade de escolha. xtase Afasta o indivduo do cotidiano da sociedade, permitindo a ele uma liberdade de conscincia e a assuno de sua autntica condio humana.

Precisamos da sociedade e ela precisa de ns. Portanto, no somos vtimas e to pouco carrascos, o que ocorre uma reciprocidade entre ambos, em que damos, mas tambm recebemos. A sociedade nos oferece as regras, mas nem sempre so aceitas e quando aceitamos no estamos nos privando da liberdade e sim permitindo que a sociedade nos proteja atravs de leis e condies j elaboradas.

You might also like