You are on page 1of 20

Instituto Superior de Cincias da Sade Egas Moniz Monte da Caparica

2012/ 2013

Cincias da Nutrio 3 Ano / 1 Semestre

Higiene e Segurana Alimentar


Docentes: Professora Cludia Caldeira Professor Gonalo Guerra

Salmonella

Trabalho realizado por: Ana Sofia Dinis n 108270 Joana Agostinho n 107900 Rita Monteiro n 108747 Soraia Robalo n 107536

ndice
Introduo ..................................................................................................................................... 3 Aspetos histricos ......................................................................................................................... 4 Etiologia e Especificidade .............................................................................................................. 6 Perodo de incubao .................................................................................................................... 7 Sintomatologia .............................................................................................................................. 8 Salmonelas no-tifides ............................................................................................................ 8 Salmonelas tifoides ................................................................................................................... 8 Fontes Alimentares ..................................................................................................................... 10 Fontes de Propagao ................................................................................................................. 11 Tratamento.................................................................................................................................. 12 Preveno da Salmonelose ......................................................................................................... 12 Medidas que devem ser tomadas no comrcio alimentar ..................................................... 13 Medidas que devem ser tomadas em casa ............................................................................. 13 Casos de toxinfeo por Salmonella ........................................................................................... 15 Casos notificados em Portugal ................................................................................................ 15 Casos notificados pelo Mundo ................................................................................................ 16 Concluso .................................................................................................................................... 18 Referncias Biliogrficas ............................................................................................................. 19

Introduo
As toxinfees alimentares so doenas causadas pela ingesto de alimentos que contm microrganismos e substncias txicas produzidas pelos mesmos. Estas situaes constituem um dos principais perigos sanitrios, uma vez que, pelo facto dos alimentos serem um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de certos microrganismos, um fraco controlo das condies ambientais (temperatura, humidade, etc.) ao longo do processo de recolha, manuseamento, transporte e processamento dos alimentos pode favorecer o crescimento destes microrganismos patognicos. (Cardoso & Carvalho, 2006 ; Riemannn & Cliver, 2006) A salmonelose, provocada por bactrias do gnero Salmonella, encontra-se no conjunto das toxinfees alimentares mais comuns, uma vez que estas bactrias esto amplamente distribudas na natureza, nomeadamente, ao nvel do tracto intestinal dos humanos e dos animais, o qual representa o principal reservatrio natural deste microrganismo. (Cardoso & Carvalho, 2006)

Aspetos histricos
As bactrias do gnero Salmonella so os agentes etiolgicos mais frequentes dos surtos de doenas bacterianas transmitidas por alimentos (Riemann & Cliver, 2006). Os serotipos Typhi (S. Typhi), S paratyphi e S. Sandai so muito adaptados ao Homem, a febre tifoide e paratifoide so as mais importantes manifestaes clnicas. Entre 1980 e 1990, os serotipos Salmonella Enteitidis e Salmonella Typhimurium tiveram um impacto importante sobre a sade pblica e na economia dos pases industrializados uma vez que se tornaram as principais causas de doenas transmitidas por alimentos. Inicialmente, a gua e o leite foram considerados os veculos do agente etiolgico da febre entrica, vrios anos antes do prprio agente ser identificado. A bactrica foi descoberta em 1880, isolada em meio de cultura em 1884, designando-se Salmonella entrica, serotipo Typhi. O primeiro relato de um surto de salmonelose confirmado por laboratrio de origem alimentar descreveu um episdio em que 58 pessoas em 25 famlias diferentes desenvolveram uma gastroenterite aguda por consumo de carne. Nos anos seguintes relataram-se vrios surtos de salmonelose tanto no Homem como nos animais, sendo o velho conceito de envenenamento de carne vinculado pela Salmonella como agente etiolgico. Deste modo, a salmonelose humana ocorreu principalmente nos indivduos que comiam carne de animais doentes como bovino, porcos e cabras (Riemann & Cliver, 2006). Um evento devastador ocorreu na Sucia em 1955 quando um surto de S. Typhimurium afectou cerca de nove mil pessoas causando noventa mortes. Foi marcante no sentido em que levou a uma rpida implementao de controlo de Salmonella neste pas. Enquanto isso, em vrios pases, raticidas eram baseados em culturas de S. Enteritidis, afetando as pessoas que lidavam com estes mesmos e que acidentalmente os ingeriam. Antes da II Guerra Mundial a carga da doena associada Salmonella no tifoide era baixa, com o melhoramento do saneamento bsico foi eliminada a S. Typhi como causa de infees. Dcadas mais tarde, as infees por Salmonella no tifoide comearam a ganhar mais importncia, uma incidncia que atingiu o pico nos anos de 1990, como podemos visualizar no grfico abaixo. (Riemann & Cliver, 2006).

Figura 1. A queda e a ascenso de infees por Salmonella relatados nos Estados Unidos, 1921-2001. Fonte: Centro de Controlo de Preveno de Doenas (CDC). (Fonte:
Riemann & Cliver, 2006)

Etiologia e Especificidade
O gnero Salmonella uma bactria pertencente famlia Enterobacteriaceae e so bacilos gram-negativos, no formadores de esporos, e anaerbios facultativos, catlase-positivos, oxidase-negativos e redutores de nitratos a nitritos. A maioria das Samonella bifsica (apresentam flagelos de fase 1 e fase 2 simultaneamente), outras so monofsicas (tm flagelos apenas numa fase) e outras no apresentam flagelos, sendo portanto, imveis. So relativamente resistentes ao calor e substncias qumicas, no sobrevivendo temperatura de 55C em uma hora ou em 60C de quinze a vinte minutos (Campos, 2002, citado por Feij de Oliveira, 2004) Trata-se de bactrias mesfilas, cuja temperatura de crescimento timo se encontra no intervalo de 35 e 37C e que a baixas temperaturas (entre 1C a 10C) o seu crescimento retardado, contudo conseguem crescer entre 7 a 48C. O pH timo para o seu crescimento entre 6,5 a 7,5, podendo multiplicar-se na vasta gama de pH de 4,5 a 9,0. A atividade da gua (aw) favorvel ao seu desenvolvimento de 0,995. Conhecem-se mais de 2500 serotipos de Salmonella sendo necessria a sua diferenciao para o controlo de surtos. Os mais recentes avanos na taxonomia do gnero permitem classificar o gnero Salmonella em duas espcies, Salmonella enterica e Salmonella bongori. A primeira inclui seis subespcies (entrica, salamae, arizonae, diarizonae, houtenae e indica), (Riemann &Cliver, 2006). Convencionou-se que gnero, espcie e subespcie escrever-se-iam em itlico, ao contrrio do serotipo. O nome da espcie aplicado com base na caracterizao dos antignios O, H e Vi. (Riemann & Cliver, 2006)

Perodo de incubao
As infeces transmitidas por bactrias do gnero Salmonella so consideradas as maiores causas de doenas transmitidas por alimentos em todo o mundo. (Cardoso & Carvalho, 2006) As manifestaes mais comuns de doenas resultantes da ingesto de Salmonela so as salmoneloses ou enterocolites, como por exemplo a infeco gastrointestinal, que so causadas por espcies de Salmonelas no tifoides. As salmoneloses so consideradas doenas zoonticas, isto , so doenas que so transmitidas ao Homem pelos animais. A S. enteritidis tem-se destacado como um importante agente no que diz respeito a intoxicaes causadas por ovos de frangos. (Cardoso & Carvalho, 2006) No entanto existem outras patologias, tambm elas causadas pela ingesto de outras subespcies de Salmonella, como a febre tifoide (S.typhi), a febre entrica ou para tyfide (S paratyphi). Estes dois serotipos afectam exclusivamente o Homem (Cardoso & Carvalho, 2006). A febre entrica continua a ser uma importante causa de morbilidade e mortalidade em pases de desenvolvimento. (Riemann and Cliver, 2006) Relativamente s infeces causadas por Salmonelas no tifoides, o seu perodo mdio de incubao para a maioria dos indivduos de 6 a 48 horas aps a ingesto do alimento contaminado. No entanto se a dose da ingesto for maior, o perodo de incubao pode ser reduzido. (Riemann & Cliver, 2006) J para as Salmonelas tifoides, o perodo de incubao ligeiramente diferente. A febre tifoide caracterizada por um incio insidioso (manifesta-se apenas quando a infeco j evoluiu), sendo que o quadro clnico pode ser leve ou atpico. Assim sendo, o perodo de incubao da S. typhi pode ser difcil de determinar, podendo, contudo, variar entre 3 a 60 dias. Quanto S. Paratyphi, o perodo de incubao pode variar de 1 a 10 dias. (Riemann & Cliver, 2006) Os grupos mais susceptveis de serem contaminados por Salmonella so os idosos, as crianas e os indivduos que sofram de alguma imunodeficincia ou que estejam de alguma forma imunodeprimidos8.

Sintomatologia
Salmonelas no-tifides
Geralmente difcil diferenciar clinicamente a infeco por Salmonela no tifide de outras patologias gastrointestinais, uma vez que os sintomas so semelhantes entre si, dificultando o diagnstico. (Riemann & Cliver, 2006) Durante o perodo de incubao pode ocorrer diarreia, muitas vezes associada a febre e a clicas abdominais. Na fase aguda da doena, a maioria dos pacientes desenvolve uma doena gastrointestinal, sendo que o principal sintoma da mesma a diarreia aguda, que pode durar at uma semana. A diarreia pode variar em volume e em frequncia. Por vezes pode aparecer sangue nas fezes, ainda que em pouca quantidade. (Riemann & Cliver, 2006) Outros sintomas comuns incluem as clicas e dor abdominal, febre, arrepios, nuseas, vmitos, dor nas articulaes, cefaleias, mialgias e um mal-estar geral. A perda de peso tambm um factor relevante no caso de infeco por salmonela. Em alguns casos, a dor abdominal pode ser forte ao ponto de criar no paciente um sndrome de pseudo-apendicite. A durao mdia da doena ronda os 13 dias. (Riemann & Cliver, 2006)

Salmonelas tifoides
o S. Typhi and S. Paratyphi A febre tifoide e paratifoide (ou entrica) so graves doenas sistemticas, ambas caracterizadas por febres altas e dores abdominais. Os sintomas podem ser no-especficos e, em muitos casos, so atpicos. Em comparao com pacientes com uma doena abdominal aguda causada por outras bactrias gram-negativas, os sintomas podem estar presentes durante semanas, sendo que alguns pacientes podem apresenta uma fase antecipatria da doena, com diarreia e dores abdominais. (Riemann & Cliver, 2006) Os sintomas durante a primeira semana da doena so cefaleias, mal-estar e febre crescente; por vezes os sintomas incluem constipao e tosse no-produtiva, enquanto que na segunda semana, a febre um sintoma que nem sempre est presente. Alguns pacientes podem sentir-se atordoados e apticos, sendo que cerca de
8

20 a 40% dos pacientes sofrem de dores abdominais. Outros sintomas comuns incluem arrepios, anorexia, abdmen ligeiramente distendido e esplenomegalia. Durante estas duas primeiras semanas da doena, a bradicardia um sintoma que tambm costuma estar presente nos indivduos adultos. (Riemann & Cliver, 2006) Na terceira semana da doena os pacientes tendem a piorar o seu estado clnico. No caso de no estarem a receber tratamento, a febre alta vai persistir e comea a existir um estado de confuso (estado tifide). A distenso abdominal pronunciada e a diarreia adquire uma cor amarela-esverdeada. Nesta fase tambm so frequentes sintomas pulmonares. A morte pode ocorrer por septicemia (infeco generalizada), miocardite e por hemorragia ou perfurao intestinal. (Riemann & Cliver, 2006) A taxa de mortalidade por febre tifide elevada, podendo atingir os 10%, e afecta principalmente os pases subdesenvolvidos, sendo que esta percentagem se deve essencialmente resistncia que algumas salmonelas desenvolveram aos antibiticos aplicados. (Cardoso & Carvalho, 2006) (8) Os pacientes que sobrevivem durante a quarta semana vo comeando a melhorar lentamente, embora algumas complicaes intestinais se mantenham. A febre paratifoide ou entrica tem as mesmas caractersticas da febre tifide, contudo a infeco mais suave e tem uma durao mais curta. A S. Paratyphi pode causar gastroenterites semelhantes s infees causadas por Salmonella no-tifide (Riemann & Cliver, 2006).

Fontes Alimentares
Os alimentos constituem substratos favorveis ao desenvolvimento de microrganismos que vo depender de factores intrnsecos ao alimento tais como, a temperatura, o ph, a actividade da gua e o poder de oxidao-reduo e ainda dependem de factores extrnsecos assim como, a temperatura do ambiente e a humidade relativa. (Cardoso & Carvalho, 2006) Os alimentos susceptveis de infeo por Salmonella so aqueles que se encontram mal cozinhados ou at mesmo crus e tambm os que contm alto valor proteico e um alto teor em humidade sendo que as principais fontes alimentares provm de produtos lcteos, de carnes e de ovos. Desta forma, torna-se necessrio tomar tambm algumas precaues com alimentos confeccionados base destes produtos, tais como a maionese, as sobremesas frias e bolos que podem estar contaminados pela presena de salmonela no ovo. (Ba, Siqueira & Mooz, s.d.; Riemannn & Cliver, 2006) Os produtos hortofrutcolas tambm podem ser contaminados devido a prticas incorrectas ao nvel do cultivo, uma vez que, podem ser adubadas com estrume no tratado ou com gua contaminada (Ba et al.,s.d), tem-se o exemplo do tomate maduro pr-cortado que pode proporcionar um ambiente mais propcio para o crescimento da Salmonella 9. As intoxicaes por Salmonella tm constituindo uma importncia a nvel da sade pblica e geralmente encontram-se associadas a alimentos como, os ovos e as carnes de pato, peru e frango. Com a activao do sistema RASFF a Salmonella foi tambm identificada noutros tipos de alimentos como na carne de porco ou vaca, nas especiarias, no camaro, nos bivalves, no queijo, entre outros (9; 10).

10

Fontes de Propagao
O tracto gastrointestinal dos animais e humanos o principal reservatrio natural destes microrganismos sendo que a sua propagao atravs de alimentos e de gua contaminada por contacto com fezes humanas ou de animais. Os nveis de Salmonella em aves de capoeira podem variar dependendo da natureza do sistema de produo, e das medidas de controlo especficas de cada pas. Estes produtos podem ser contaminados em vrias fases do processo de abate, durante a fase de corte e de eviscerao atravs do contacto com as fezes ou ainda por contaminao cruzada pelo contacto com produtos contaminados ou pelo contacto com a superfcie da linha de produo. (Riemannn & Cliver, 2006) No caso dos ovos, a salmonelose causada pelo sorotipo S. Enteritidis pode colonizar o canal oviduto e os ovrios das galinhas pelo que a gema fica contaminada logo na formao do ovo. Neste caso, o que se verifica que estas galinhas, ao serem colocadas nas incubadoras, vo contaminar as outras aves com microrganismos, atravs do contacto que as suas fezes tm com a superfcie dos ovos ou at mesmo pela penetrao da Salmonella em ovos frteis. No entanto, verifica-se que h uma maior contaminao na casca do ovo relativamente ao seu interior, sendo que estes nveis geralmente baixos na gema ou na clara podem aumentar muito se os ovos contaminados forem armazenados a temperaturas elevadas (> 12C) durante longos perodos de tempo (> 20 minutos). Assim, este sorotipo tem o potencial de transmitir verticalmente a infeco desde os criadores at ao consumidor final. (Jay, 2005; Riemannn & Cliver, 2006) H ainda outras fontes de propagao da Salmonella como por exemplo, os insectos, que constituem um meio de transmisso para animais de estimao e alimentos. (Riemannn & Cliver, 2006) As principais intoxicaes alimentares advm de indivduos que trabalham na agricultura e na produo animal, profissionais de sade que faam investigao de campo, indivduos que tenham contacto directo ou indirecto com animais de estimao assim como indivduos que vivam em locais de baixo controlo sanitrio e que bebam gua no tratada. (Cardoso & Carvalho,2006)
11

Quando a gua e os alimentos contaminados so consumidos pelo ser humano e outros animais, esses microrganismos so excretados pelas fezes constituindo a grande causa de disperso da doena por todo o mundo. (Jay, 2005) Contudo, o espectro de doenas causadas por microrganismos est sempre em constante modificao pois as melhorias introduzidas na manipulao e confeco dos alimentos tm vindo a constituir uma segurana a nvel alimentar permitindo um controlo destas doenas.

Tratamento
Nas enterocolites causadas por Salmonelas no tifoides geralmente no se recorre ao uso de antibiticos pois a sua aplicao pode chegar mesmo, em algumas situaes, a agravar os sintomas da doena, uma vez que pode ocorrer resistncia por parte de algumas estirpes deste gnero de bactrias. O tratamento para estas toxinfees passa portanto sobretudo pela reidratao oral. (Cardoso & Carvalho, 2006). No entanto, nos casos em que a infeo por Salmonella spp. origina outros problemas como meningites ou problemas renais, ou nos casos de febre tifoide, indispensvel a administrao de antibiticos, sendo que a ampicilina, o clorafenicol e a associao sulfametoxazol-trimetropina so os frmacos mais utilizados (Cardoso & Carvalho, 2006).

Preveno da Salmonelose
De acordo com a legislao internacional relativa aos alimentos, inaceitvel a presena de Salmonella no produto que chega ao consumidor final, pelo que devem ser tomadas medidas gerais e/ou especficas de forma quer a prevenir a contaminao dos alimentos quer a multiplicao dos microrganismos nos mesmos. (Cardoso & Carvalho, 2006) A preveno do aparecimento ou alastramento de doenas de origem alimentar est em grande parte na responsabilidade quer dos consumidores, quer dos
12

manipuladores dos alimentos at que estes cheguem ao pblico final. Assim sendo, importante que haja uma educao pblica no sentido de dar a conhecer a ameaa que as doenas de origem alimentar podem ser para a sade pblica. Os agricultores e todos os trabalhadores envolvidos no manuseamento dos alimentos devem ter conhecimento acerca dos princpios sanitrios e da forma como devem manusear a comida para que se possa minimizar o risco de contaminao dos produtos. (Brands & Haymann, 2006)

Medidas que devem ser tomadas no comrcio alimentar


Todos os estabelecimentos de comrcio alimentar devem respeitar a legislao no que diz respeito ao transporte, armazenamento e condies de temperatura dos alimentos, sendo que os departamentos de sade devem inspecionar cuidadosa e regularmente no s o cumprimento das regras especficas para cada tipo de alimentos, bem como as condies de higiene dos locais por onde os alimentos passam. (Brands & Haymann, 2006) Segundo o CDC Centers for Disease Control and Prevention (2010), diversos departamentos de sade determinam que trabalhadores de restaurantes com infeo por Salmonella devem fazer anlises s fezes antes de regressarem ao trabalho, de forma a verificar se j no contm a bactria.

Medidas que devem ser tomadas em casa


, provavelmente, atravs das prticas do dia-a-dia que podemos mais fcil e eficazmente combater as doenas de origem alimentar, como a salmonelose. Podem ser postas em prtica algumas tcnicas adequadas na manuteno dos alimentos: (CDC, 2010) Uma vez que no existem vacinas de preveno da salmonelose, os alimentos de origem animal podem estar contaminados com Salmonella, pelo que no devem ser consumidos ovos, carne de aves e outras carnes mal cozinhados. Por outro lado, o leite e os produtos lcteos devem ser consumidos apenas quando pasteurizados; (CDC, 2010) A contaminao cruzada pode ser prevenida atravs da separao das carnes no cozinhadas de todos os produtos, comida cozinhada e comida pronta a
13

comer. Por outro lado, tambm atravs da lavagem cuidadosa das mos, com sabonete e gua corrente (antes e depois do manuseamento dos alimentos, bem como entre o manuseamento de diferentes alimentos), de certos produtos alimentares (fruta e vegetais), dos balces e dos utenslios utilizados no seu processamento e confeo (nomeadamente, facas, tbuas de cortar, entre outros) se consegue evitar a propagao da Salmonella; (CDC, 2010) No lavar os ovos, carne de aves e outras carnes, uma vez que os ovos j so lavados antes de comercializados e a lavagem das carnes, se contaminadas, pode promover a propagao das bactrias; (Food Safety) Pessoas com salmonelose no devem preparar comida para outros at que a sintomatologia, nomeadamente, a diarreia, esteja resolvida;

Aps o contacto com fezes, as pessoas devem lavar cuidadosamente as mos, bem como aps o contacto com rpteis, incluindo tartarugas, os quais so muitos susceptveis infeco por Salmonella. Nestes animais, a bactria pode contaminar a pele pelo que o contacto com a mesma pode estar na origem de uma salmonelose; (CDC, 2010) A presena de Salmonella nos intestinos das aves pode promover a contaminao do animal superfcie e do ambiente no qual este se encontra, pelo que o contacto com estes animais, nomeadamente com pintos e patos, implica a posterior lavagem cuidadosa das mos; (CDC, 2010) Indivduos com a funo imunolgica comprometida devem ter ateno redobrada em todos os pontos, em especfico no contacto com aves e repteis. (CDC, 2010)

O armazenamento da comida deve ser feito a baixas ou elevadas temperaturas que previnam o crescimento de Salmonella, sendo necessrio ter em conta que enquanto o armazenamento a baixas temperaturas pode permitir a sobrevivncia (mas no o crescimento) da bactria. (ICMSF, 1996)
14

Por outro lado, tm vindo a ser desenvolvidos alguns procedimentos que permitem a destruio da Salmonella nos alimentos, nomeadamente, a utilizao de calor, radiao, acidificao e combinao dos mesmos (ICMSF, 1996)

Casos de toxinfeo por Salmonella


A partir da dcada de 80, as toxinfees alimentares causadas por Salmonella spp. comearam a aumentar. Este aumento foi atribudo, principalmente, ao consumo de ovos e outros produtos contaminados por Salmonella entereditis, sendo que as infees em humanos se localizaram nos dois lados do oceano Atlntico. Dados de vigilncia da Salmonella, pela Organizao Mundial de Sade, dos anos 1979-87, foram revistos e demonstraram que a S. entereditis aparece aumentada pelo menos em continentes como Amrica do Norte, Amrica do Sul e Europa, podendo tambm incluir frica. (Rodrigue et al., 1990)

Casos notificados em Portugal


Oliveira de Azemis: Peixe Brs na origem da intoxicao de alunos Em diversas escolas na zona de Oliveira de Azemis foram efetuados testes s refeies servidas nas mesmas, sendo que os testes confirmaram a presena de Salmonella numa refeio servida no dia 13 de Outubro. As crianas que consumiram essa refeio demonstraram, ao longo da semana seguinte, sintomas de gastroenterite. Segundo o Delegado de Sade local, Francisco Borges, as anlises aos produtos biolgicos das crianas afetadas revelaram a presena de Salmonella, indicando duas hipteses para explicar a intoxicao: "Pode ter sido o peixe que estava contaminado e foi confecionado j em mau estado, sem que ningum percebesse; ou pode ter sido uma pessoa j doente a contaminar a comida, ao manuse-la na preparao." Uma vez que o abastecimento das escolas onde foram detetados os casos de salmonelose cabe empresa Eurest Portugal, a mesma procedeu, no s, a anlises para verificar o tipo de Salmonella encontrado, de forma a determinar a origem da

15

mesma, mas tambm, a exames mdicos a todos os funcionrios envolvidos na preparao das refeies. Publicado a 28 de Outubro de 2009, pelo Jornal de Notcias 3

Portalegre: Intoxicao alimentar leva 48 ao hospital 48 pessoas recorreram, desde a madrugada de 22 de Julho de 2004, s urgncias do Hospital de Portalegre, com um quadro clnico de febres altas, nuseas, vmitos e diarreias, indicando tratar-se de uma intoxicao alimentar, provocada por uma bactria. Depois das primeiras colheitas biolgicas efectuadas, ainda no existem certezas quanto ao agente infeccioso mas o mdico responsvel acredita tratar-se de um caso de salmonelose. A origem da intoxicao est numa festa de baptizado, num restaurante em Portalegre, estando a ser investigadas as causas de propagao uma vez que j foi poste de parte a hiptese de negligncia ou mau manuseamento por parte do estabelecimento. Publicado a 24 de Agosto de 2004, pelo Jornal de Notcias 4

Casos notificados pelo Mundo


Gr-Bretanha: Chocolate Cadbury causou salmonelas Um grupo de peritos da Agncia de Proteo da Sade considerou que a causa mais provvel para o surto de salmonellas na Gr-Bretanha, entre Maro e Junho de 2006, se relaciona com produtos com chocolate do grupo Cadbury Schweppes, uma vez que 37 dos 56 casos registados da doena esto ligados aos produtos deste grupo. No dia 23 de Junho foi anunciada pela empresa Cadbury a retirada do mercado britnico de mais de um milho dos seus produtos com chocolate, por suspeita de
16

contaminao de uma das suas fbricas por Salmonella. Foi ainda informado o Sistema de Alerta Rpido para a Alimentao, em Bruxelas, para que os 25 pases da UE fossem avisados. Aps a recolha de produtos verificou-se, no Reino Unido, uma baixa significativa nos casos de infeo e a Agncia Protetora de Sade divulgou que o nmero de casos de salmonelose registados na Inglaterra e Pas de Gales, desde Maro, foi equivalente ao normalmente registado durante um ano inteiro. Publicado a 23 de Julho de 2006, pelo Jornal de Notcias 5

Angola: Surto de diarreia faz 20 mortos no Namibe Segundo o diretor de sade pblica, Pedro Viyayauca, desde Julho de 2009 que um surto de diarreia j provocou mais de 20 mortes na provncia de Namibe, no sul de Angola. Apesar das autoridades sanitrias do Namibe suspeitarem tratar-se de clera, as primeiras amostras enviadas para o laboratrio de anlises clnicas de Luanda colocaram de parte essa possibilidade uma vez que os resultados apontaram para uma infeo causada por Salmonella. Pedro Viyayauca disse Lusa achar que a falta de cuidados higinicos esto na base dessas infeces, porque apesar de as pessoas consumirem a mesma gua, os casos tm sido isolados" e que o contgio tem acontecido de forma indireta, uma vez que os casos de diarreia foram registados nos municpios de Bibala, Virei e Camucuio, sendo o ltimo o mais afetado e verificando-se problemas de falta de gua no mesmo. Publicado a 25 de Agosto de 2009, pelo Dirio de Notcias 6

USA: Surto de Salmonella na Califrnia est ligado ao consumo de mangas Segundo as autoridades da sade, casos recentes de infeo por Salmonella na Califrnia fazem parte de um conjunto de casos em diversos estados e no Canad que aparentam estar relacionados com o consumo de mangas estragadas.
17

Dados divulgados pelo Departamento de Sade Pblica da Califrnia revelaram que pelo menos 73 californianos adoeceram nas ltimas semanas devido a Salmonella Braenderup, sendo que dois teros dos casos confirmados reportaram o consumo de mangas. J a Agncia Canadiana de Inspeo Alimentar informou que diversas pessoas ficaram doentes aps consumiram mangas da marca Daniella. Um porta-voz do CDC em Atlanta revelou que muitos outros estados reportaram casos de Salmonella Braenderup e afirmaram que as informaes preliminares indicavam que as mangas eram a fonte principal de suspeita para a doena. As autoridades Canadianas alertaram as pessoas para no consumirem a marca de mangas Daniella, com origem no Mxico, uma vez que os casos registados no Canad estavam associados ao consumo de mangas desta mesma marca. Publicado a 29 de Agosto de 2012, pelo Los Angeles Times 7

Concluso
Melhorias na higiene animal, nas operaes de embalagem e em prticas envolventes com vegetais e frutas de colheita, so cuidados que podem ajudar a prevenir a salmonelose causada por alimentos contaminados. Para evitar a contaminao cruzada de alimentos deve proceder-se a uma reeducao dos trabalhadores das indstrias alimentares na rea da segurana alimentar bsica, diminuindo eventuais surtos (CDC, 2010). A maior adoo de ovos pasteurizados em restaurantes, hospitais e lares de idosos uma medida de preveno importante, assim como a prtica da irradiao ou outros tratamentos que podem reduzir em muito a contaminao da carne crua. (CDC, 2010)

18

Referncias Biliogrficas
BRANDS, D. & Haymann, D. (2006). Deadly Diseases and Epidemics Salmonella. USA: Chelsea House Publishers BARRETTO, Junaura Rocha; SILVA, Luciana Rodrigues, Intoxicaes Alimentares BA, D., SIQUEIRA M.R & MOOZ, E.D. Salmonella - Agente epidemiolgico causador de infeces alimentares: uma reviso CARDOSO, T.G & CARVALHO, V.M. (2006). Toxinfeo Alimentar por Salmonella spp. Rev Inst Cinc Sade. 24(2), 95-101. ICMSF (1996), Micro-organisms in Foods 5 - Characteristics of Microbial Pathogens (1st ed.) London, UK: Blackie Academic & Professional JAY, J.M. (2005). Microbiologia de Alimentos. 6 edio, Artmed OLIVEIRA, W. (2004). Isolamento e tipificao de Salmonella da cadeia produtiva de frango de corte da regio metropolitana de Fortaleza. Programa de Ps-Graduao em Cincias Veterinrias apresentada Universidade Veterinria, Fortaleza. RODRIGUE, D.C., Tauxe, R.V. & Rowe, B. (1990). International increase in Salmonella enteritidis: a new pandemic? DOI:

10.1017/S0950268800047609 RIEMANN, H.P. & CLIVER, D.O.(2006). Foodborne Infections and Intoxications (3th ed.) California, USA: Elsevier Inc., 217-225

Referncias numeradas / stios da internet 1. Centers for Disease Control and Prevention (CDC): http://www.cdc.gov/salmonella (data de consulta: 05-10-2012) 2. FoodSafety.gov: http://www.foodsafety.gov/keep/basics/clean/index.html (data de consulta: 07-10-2012) 3. http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concel ho=Oliveira%20de%20Azemeis&Option=Interior&content_id=1403746 4. http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=457012 5. http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=561505
19

6. http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1344311&seccao=CPLP&
page=-1

7. http://latimesblogs.latimes.com/lanow/2012/08/salmonella-outbreak-incalifornia-linked-to-mangoes-.html 8. http://www.asae.pt/pagina.aspx?back=1&codigono=541054135462AAAAA AAAAAAA 9. Documento: Perfil de risco associado aos principais alimentos consumidos em Portugal. Consultado no site www.asae.pt (data de consulta 10-112012) 10. Regulamento 1441/2007 da Comisso de 5 de Dezembro de 2007 relativo a critrios microbiolgicos aplicveis aos gneros alimentcios. Consultado no site www.eur-lex.europa.eu (data de consulta 10-11-2012)

20

You might also like