You are on page 1of 8

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABREU E LIMA CONCURSO PBLICO

No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I


AATENO

Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 (dez) questes de Conhecimentos da Lngua Portuguesa, 10 (dez) questes de Conhecimentos Pedaggicos, 05 (cinco) de Matemtica, 05 (cinco) de Cincias, 05 (cinco) de Histria e 05 (cinco) de Geografia.

Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal.

Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio.

Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio.

As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta.

Voc dispe de 4 horas para responder toda a Prova j includo o tempo destinado ao preenchimento do Carto-Resposta. O tempo de Prova est dosado, de modo a permitir faz-la com tranqilidade.

Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE !

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS DA LNGUA PORTUGUESA Leia o texto e responda s questes de 01 a 08. O Melhor amigo A me estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distncia. Como a me no se voltasse para v-lo, deu uma corridinha em direo de seu quarto. __Meu filho? __gritou ela. __O que __respondeu, com o ar mais natural que lhe foi possvel. __Que que voc est carregando a? Como podia ter visto alguma coisa, se nem levantara a cabea? Sentindo-se perdido, tentou ainda ganhar tempo: __Eu? Nada... __Est sim. Voc entrou carregando alguma coisa. Pronto: estava descoberto. No adiantava negar __ o jeito era tentar comov-la. Veio caminhando desconsolado at a sala, mostrou me o que estava carregando: __Olha a, mame: um filhote... Seus olhos splices aguardavam a deciso. __Um filhote? Onde que voc arranjou isso? __Achei na rua. To bonitinho, no mame? Sabia que no adiantava: ela j chamava o filhote de isso. Trate de levar esse cachorro embora! O menino tentou enxugar uma lgrima, no havia lgrima. Voltou para o quarto, emburrado: a gente tambm no tem nenhum direito nesta casa __ pensava. ___Dez minutos __repetiu ela com firmeza. ___Todo mundo tem cachorro, s eu que no tenho. Voc no todo mundo. __Tambm, de hoje em diante eu no estudo mais, no vou mais ao colgio, no fao mais nada. __Veremos __ limitou-se a me, de novo distrada com a costura. __A senhora ruim mesmo, no tem corao! Conhecia bem sua me, sabia que no havia apelo: tinha dez minutos para brincar com seu novo amigo, e depois ... ao fim de dez minutos, a voz da me inexorvel: __Vamos, chega! Leva esse cachorro embora. Ele saiu, e seus olhos prometiam vingana. A me chegou a se preocupar. (...) Meia hora depois, o menino voltava da rua, radiante: __Pronto, mame! E exibia-lhe uma nota de vinte e uma de dez: havia vendido seu melhor amigo por trinta dinheiros.
(Fernando Sabino apud Bender Flora, org. Fernando Sabino; literatura comentada, So Paulo, Abril, 1980. p.43-4.)

01. Qual o melhor sinnimo para o termo ressabiado? A) Desconfiado. B) Honrado. C) Estimulado. D) Encantado. E) Alucinado.

02. Aps a leitura do texto acima, qual a palavra abaixo que melhor retrata a me do menino? A) Preocupada. B) Ineficiente. C) Comedida. D) Introvertida. E) Intransigente.

03. A atitude final do menino permite-nos associ-lo seguinte personagem bblica: A) Jac. B) Judas. C) Labo. D) Tom. E) Pedro.

04. A personagem assinalada na questo anterior tambm A) respeitava a me. B) no aceitava as decises da me. C) vendia animais. D) vendeu o amigo. E) adorava os animais. 05. Na palavra cautelosamente, o elemento mrfico destacado A) vogal temtica. B) prefixo. C) desinncia de nmero. D) parte do radical. E) sufixo.
2

www.pciconcursos.com.br

06. Como a me no se voltasse para v-lo, deu uma corridinha em direo de seu quarto. A palavra em destaque um (a) A) adjetivo. B) substantivo. C) conjuno. D) preposio. E) interjeio.

07. A palavra embora foi formada pelo mesmo processo da palavra A) bonitinho. B) fidalgo. C) cautelosamente. D) corridinha. E) descoberto.

08. A palavra em destaque (...) ao fim de dez minutos, a voz da me inexorvel (...) NO pode ser substituda por A) dura. B) oculta. C) implacvel. D) inflexvel. E) rgida.

Leia o texto a seguir e responda s questes abaixo. A mulher lhe prevenira: domingo no haveria almoo. Era dia de folga da copeira, a cozinheira pedira para sair cedo: queria passar o aniversrio do filho em Niteri. O casal tinha de almoar fora. E depois, voc sabe, sem feijo, sem acar, sem nada, o melhor mesmo deixar o fogo em paz. __ Est bem, almoamos fora, timo. Quando chegou domingo, chegou tambm a preguia, em forma de pijama, jornalada para ler, disco novo para botar na vitrola, e esse frio... Ele tentou fugir ao compromisso.(...) (Carlos Drummond de Andrade) 09. Marque V ou F, conforme sejam as afirmaes verdadeiras ou falsas, respectivamente. I. II. III. ( ( ( ) Domingo no haveria almoo. discurso direto. ) __ Est bem, almoamos fora. timo. exemplo de discurso direto. ) Os dois pontos depois de prevenira introduzem o discurso indireto.

Est correta a alternativa A) F V V. B) V V V. C) F F F. D) V V F. E) F - V- F.

10. Leia o texto abaixo e responda. As pessoas amadurecidas possuem poder de deciso; As pessoas no amadurecidas, incertezas e conflitos. Por essa razo, nossa empresa contrata apenas as pessoas prontas a tomarem atitudes firmes e rpidas, ou seja, contrata pessoas amadurecidas. (Redao de um aluno do ensino mdio) Na segunda orao do texto acima, ocorreu a omisso do verbo possuir. Tal desvio constitui uma figura de linguagem, reconhecida como A) assndeto. B) pleonasmo. C) hiprbato. D) zeugma. E) anfora.

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 11. Os Parmetros Curriculares Nacionais propem que cada escola desenvolva seu projeto pedaggico, respeitando a (as) I. II. III. IV. V. particularidades de seus alunos. peculiaridades da localidade na qual se insere. participao de todos os trabalhadores em educao na construo do projeto. tradicionais divises na organizao do planejamento e na execuo de tarefas. separao entre as matrias do currculo e os horrios.

Esto corretas A) II, III e IV. B) I, II e III. C) II, IV e V. D) I, II e V. E) III, IV e V.


3

www.pciconcursos.com.br

12. A escola deve favorecer o bem-estar e o desenvolvimento geral dos alunos em suas dimenses scio-afetivas, cognitivas e culturais. As escolas que cumprem essa funo so instituies nas quais os professores I. II. III. IV. V. trabalham em equipe. responsabilizam-se pela avaliao da prpria prtica. no interferem na tomada de decises dos gestores. preocupam-se com sua formao permanente, relacionada s necessidades da escola e dos alunos. oportunizam a seleo dos alunos entre os mais capazes e estudiosos.

Esto corretas A) I, II e III. B) I, III e V. C) I, IV e V. D) III, IV e V. E) IV e V.

13. Para que o processo de ensino e de aprendizagem desenvolva-se numa perspectiva sociocultural, necessrio A) desenvolver exerccios que ajudem os alunos a fixarem os contedos. B) investir na competncia competitiva do aluno. C) possibilitar a construo dos conhecimentos e a formao da cidadania. D) desenvolver o processo de ensino, transmitindo os contedos aos alunos. E) transferir para o aluno exemplos de experincias de aprendizagens exitosas. 14. Em um projeto poltico-pedaggico, construdo com a participao efetiva de todos os segmentos que compem a escola, tendo como referncia a concepo de educao democrtica, o processo de avaliao da aprendizagem do aluno proposto e desenvolvido, considerando-se as funes: A) processual, sistemtica, pontual e semestral. B) contnua, democrtica e classificatria. C) compartilhada, pontual, contnua e seletiva. D) diagnstica, processual, formativa e somativa. E) democrtica, diagnstica e classificatria.

15. O processo de ensino desenvolvido na perspectiva da construo do conhecimento enfatiza A) a seleo dos contedos realizada pelo professor. B) a exposio das idias pelos professores como o foco do processo. C) a transferncia dos assuntos por meio de recursos tecnolgicos. D) a expresso de idias pelos alunos e a interao entre alunos e professores. E) o respeito aos saberes apresentados nos livros didticos. 16. A partir de 1996, com a promulgao da Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, a educao escolar composta pela educao bsica e educao superior, sendo a educao bsica formada pela: A) educao fundamental e educao de jovens e adultos. B) educao fundamental, educao especial e educao a distncia. C) educao fundamental, ensino mdio e educao profissional. D) educao infantil, ensino fundamental e educao de jovens e adultos. E) educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. 17. Uma gesto escolar que desenvolve seu projeto poltico-pedaggico numa perspectiva inclusiva, seguindo o que est previsto na Lei 9.394/96/LDBEN, deve atender aos alunos com necessidades especiais, preferencialmente A) nas classes especiais. B) na rede regular de ensino. C) em instituies especializadas. D) de modo individual em instituies prprias para esse atendimento. E) separadas de acordo com o problema apresentado.

18. O processo educativo no ocorre no vazio, mas entre pessoas, num determinado contexto da vida social. Nessa perspectiva, as prticas pedaggicas apresentam-se como conservadoras ou progressistas. As tendncias conservadoras no questionam os fundamentos da vida social, visam adaptao dos indivduos sociedade. Assinale a alternativa que s contempla tendncias pedaggicas conservadoras. A) Escola nova, popular e libertria. B) Libertadora, tecnicista e tradicional. C) Crtica social dos contedos e tecnicista. D) Tradicional, escola nova e tecnicista. E) Tradicional, tecnicista e popular.
4

www.pciconcursos.com.br

19. Numa 4 srie do Ensino Fundamental, a professora, juntamente com seus alunos, escolheu como tema para desenvolver um projeto didtico, A importncia da reciclagem do lixo. No planejamento do projeto, foram definidos alguns objetivos a serem alcanados pelos alunos e relacionadas as situaes didticas necessrias no desenvolvimento do projeto com a turma. Assinale as situaes didticas efetivamente necessrias ao desenvolvimento de um projeto participativo. I. II. III. IV. V. O professor transfere o assunto ao aluno e, em seguida, realiza exerccios de fixao. Professor e alunos consultam em diversas fontes as questes pertinentes ao tema. Excurses pela cidade ou bairro, ao redor da escola, para observar como ocorre a distribuio e a coleta do lixo. Copiar sem questionamento textos sobre o assunto de livros e da Internet. Partilhar os resultados do trabalho na escola com as outras turmas.

Esto corretas A) I e II. B) II, III e IV. C) II, III e V. D) IV e V. E) I, II e III.

20. Na perspectiva construtivista, o planejamento de ensino do professor deve apresentar o modo como ele realizar o acompanhamento do desempenho do educando de forma contnua e formativa. Nessa perspectiva, esse processo I. II. III. IV. V. qualitativo, mas secundrio em relao aos aspectos quantitativos. capaz de favorecer e ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno. essencial para realizar a comparao com modelos pr-estabelecidos. necessrio para classificar os alunos com preciso e exatido. inerente e indissocivel do processo de ensino.

Esto corretas apenas A) I e II. B) I , II e IV. C) I, III e V. D) II e V. E) I, II, III e V.

MATEMTICA 21. A planta da uma cidade de Abreu e Lima foi desenhada na escala 1:50000, o que significa que as medidas reais so iguais a 50.000 vezes as medidas correspondentes na planta. Assim, 5cm da planta correspondem a uma medida real de A) 0,25 km. B) 2,5 km. C) 25 km. D) 250 km. E) 2.500 km.

22. O grfico abaixo apresenta a taxa de mortalidade materna em Recife, nos anos indicados. Essa taxa representa o nmero de mortes maternas para cada 100 mil bebs nascidos vivos.

58,5

Segundo o Ministrio da Sade, a classificao dessa taxa a seguinte: Classificao Ideal Baixa Mdia Alta Muito Alta Taxa At 10 Mais de 10 a 20 Mais de 20 a 49 Mais de 50 a 149 Mais de 150

47,9 47,7 44,2 44,6 00 01 02 03

48,3 47,7 42,5 04 05 06

51,6

07

08

(Secretaria de Sade)

Nessas condies, verdade que, no perodo considerado, A) em trs desses anos, a classificao da taxa de mortalidade materna brasileira foi alta. B) em todos os anos, a classificao da taxa de mortalidade materna recifense foi baixa. C) nos anos pares, a menor taxa ocorreu em 2002. D) em oito desses anos, a classificao da taxa de mortalidade materna recifense foi mdia. E) nos anos mpares, a menor taxa ocorreu em 2001.
5

www.pciconcursos.com.br

23. Assinale a alternativa na qual consta um mltiplo de 675. A) 224.311 B) 231.540 C) 329.519 D) 517.794 E) 224.556 24. Dois despertadores com defeito emitem um som periodicamente; um deles, a cada 60 segundos, e o outro, a cada 62 segundos. Se ambos emitirem o som (simultaneamente) s 12 horas, que horas estaro marcando os relgios, quando voltarem a emitir o som juntos (simultaneamente), pela primeira vez, aps s 12 horas? A) 12 horas e 30 minutos. B) 12 horas e 31 minutos. C) 12 horas e 32 minutos. D) 12 horas e 33 minutos. E) 12 horas e 34 minutos. 25. O preo de certo produto aumentou 9.000% no perodo de 5 anos. Qual o fator pelo qual devemos multiplicar o preo inicial, para obtermos o preo no final do perodo? A) 91 B) 90 C) 89 D) 88 E) 87

CINCIAS 26. Para um manejo mais adequado do solo, usa-se a adubao verde. Este um processo biolgico de decomposio da matria orgnica, ou seja, h o aproveitamento dos restos de vegetais e animais mortos, a fim de melhorar as condies e as caractersticas do solo, sem poluir o ambiente. Para que ocorra este tipo de adubao, utiliza-se a A) manuteno da cobertura virgem do solo. B) estabilidade da camada superficial. C) diminuio na rotao de cultura. D) compostagem. E) vegetao adequada em curvas de nvel.

27. A contaminao na pele pelo bicho geogrfico em areias com fezes de ces e gatos infestados, causa srios prejuzos. Os parasitas migram, formando sulcos drmicos, e depois morrem. O causador desta dermatite um A) protozorio, do tipo esporozorio oportunista. B) platelminto de vida livre e parasita obrigatrio. C) fungo, degenerador de tecidos protetores. D) verme hematfago, que se nutre nos vasos perifricos. E) nematdeo, do tipo Ancylostoma brasiliense. 28. Segundo algumas pesquisas, o lcool e o cigarro so duas drogas lcitas mais usadas no Brasil. O consumo do lcool bem maior do que o do tabaco. As substncias contidas nestas drogas, quando utilizadas em grande quantidade, contribuem, principalmente, no(a) A) desencadeamento do cncer. B) desajuste socioeconmico familiar. C) surgimento de doenas degenerativas. D) dependncia qumica irreversvel. E) degenerao de tecidos descamativos.

29. O surgimento de manchas arroxeadas na pele da coxa, causada por uma forte pancada, resultou na ruptura de capilares sangneos. Isto formar, inicialmente, um(a) A) edema linftico. B) sangramento externo. C) abscesso supuroso. D) hematoma. E) leso ssea.

30. A quantidade de calor necessria para aumentar ou diminuir em 1 0C a temperatura de 1g de uma determinada substncia caracterizada, especificamente, por A) inverso trmica. B) condutibilidade trmica. C) calor especfico. D) calor dissipado. E) energia hermtica.
6

www.pciconcursos.com.br

HISTRIA 31. Uma das atribuies do ensino de Histria e Geografia nas 1 sries do ensino fundamental A) a construo de identidade social escolar do aluno. B) a memorizao dos acontecimentos nacionais. C) a compreenso da ordem hierrquica de autoridade. D) a anlise das personalidades nacionais e seus respectivos habitat. E) condicionar o aluno para torn-lo til sociedade e ao sistema produtivo. 32. So situaes significativas de aprendizagem no ensino de Histria e Geografia nas sries iniciais do ensino fundamental: I. II. III. IV. Lidar com conceitos referentes a fenmenos concretos; Lidar com conceitos cientficos na linguagem do aluno; Ter o aluno concreto como elemento ativo do seu processo de aprendizagem; Decompor os conceitos cientficos para adapt-los e torn-los atrativos faixa etria das primeiras sries.

Esto corretas A) somente I, II e III. B) somente I, III e IV. C) somente I e III. D) somente II, III e IV. E) I, II, III e IV. 33. O processo de ocupao das terras em Pernambuco deve ser trabalhado com o aluno no ensino fundamental atravs de algumas caractersticas importantes, como: I. II. III. IV. A fixao do homem na terra, em torno da primeira estrutura produtiva da capitania, o engenho. O processo de interiorizao da ocupao das terras devido pecuria. A expulso, a submisso e a escravido dos ndios para ocupao de glebas cada vez maiores da capitania. A utilizao da mo-de-obra do africano escravizado.

Esto corretas A) somente I e III. B) somente I e IV. C) somente II e III. D) somente III e IV. E) I, II, III e IV.

34. Sobre a Revoluo Praieira, no correto afirmar. A) Foi a ltima revolta interna do Segundo Reinado. B) Os Praieiros publicaram um manifesto ao mundo no qual se pode notar a preocupao com a justia social. C) Os principais lderes da revoluo foram presos e condenados priso perptua na Ilha de Fernando de Noronha. D) A principal reivindicao dos praieiros foi a abolio da escravatura. E) A disputa dos praieiros, mais do que ideolgica, era por cargos na administrao pblica. 35. Sobre a sociedade pernambucana ao longo da Histria, considere as seguintes proposies. I. Durante o domnio holands, observa-se, em Pernambuco, uma visvel eliminao das diferenas sociais, por serem os flamengos protestantes puritanos. II. No perodo colonial, os senhores de engenho, os fazendeiros de gado e os ricos comerciantes formavam a classe dominante da sociedade. III. Por existir escravido, no sculo XIX, os agricultores, mesmo sem terra, formavam uma classe social importante, por serem detentores de poder poltico e homens livres. IV. A sociedade pernambucana constituda de todas as pessoas que vivem em Pernambuco. Esto corretas A) somente I e III. B) somente II e IV. C) somente I, II e IV. D) somente I, III e IV. E) I, II, III e IV. . .

www.pciconcursos.com.br

GEOGRAFIA

36. A natureza sempre constituiu uma das bases sobre a qual se estruturou o conhecimento geogrfico. Em seu estudo, necessrio ressaltar, EXCETO. A) A natureza em sua dinmica prpria, ou seja, as mltiplas relaes que se processam dentro do quadro natural. B) A viso integrada e de conjunto da sociedade com a natureza. C) A preocupao em compreender a sua dinmica permanentemente transformada pelo homem ao longo de um processo histrico. D) O espao geogrfico como fruto das relaes sociais no contm a natureza no processo de sua estrutura espacial. E) A natureza como totalidade e no, apenas, a soma das partes (elementos) que a contm. 37. Assinale a alternativa que no contm os compartimentos do relevo encontrados em Pernambuco. A) Plancie e tabuleiros costeiros. B) Colinas da zona da mata e plancie costeira. C) Planalto da Borborema e macios residuais. D) Chapada do Araripe e Depresso Sertaneja E) Planalto da Bacia Jatob e Chapada do Apodi. 38. Na economia pernambucana, destaca-se a existncia de regies e plos especficos de produo industrial e agrcola, localizados em diversas reas do Estado. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta. A) O plo graniteiro, uma rea produtora de pedras ornamentais, com destaque para o granito, e o plo gesseiro, com a explorao de gipsita, concentrados, espacialmente, na mesorregio do Serto pernambucano. B) A concentrao de unidades industriais, representadas pelas usinas de acar e destilarias, encontra-se nas mesorregies da Mata Pernambucana e Metropolitana do Recife, face as condies naturais de clima e solo a dominantes. C) A agricultura irrigada no Serto do So Francisco, com grandes projetos e altos investimentos aplicados em uma produo voltada, sobretudo, para o mercado externo. D) O Complexo Industrial e Porturio de Suape, devido magnitude e importncia, considerado um Plo Econmico regional e conta com um dos mais importantes portos da Amrica do Sul em decorrncia da sua localizao estratgica. E) Os Plos Mdicos e de Informtica vm se destacando nos ltimos anos como uma moderna atividade de servios no Estado de Pernambuco. 39. Sobre a vegetao de Pernambuco, incorreto afirmar. A) A vegetao de transio floresta/caatinga localiza-se na Chapada do Araripe. B) Os manguezais dispem-se nas reas, predominantemente de gua doce dos rios, num ambiente totalmente livre dos avanos dirios das mars. C) O cerrado ocorrem em uma pequena poro da Zona da Mata Setentrional; caracteriza-se por uma vegetao arbrea de caules retorcidos e tortuosos. D) As Florestas ocorrem nas reas situadas imediatamente aps os terrenos litorneos, ou seja, na Zona da Mata. E) A caatinga a formao que ocupa maior espao pernambucano. caracterstica das zonas fisiogrficas do Agreste e do Serto. 40. Sobre os movimentos de rotao e translao, incorreto afirmar. A) O movimento de translao responsvel pela desigual distribuio de luminosidade e calor da Terra, conforme os perodos do ano, a desigual durao dos dias e das noites, de acordo com a poca do ano, os solstcios e os equincios. B) O movimento que a Terra realiza em torno de si mesma ou de seu eixo imaginrio o de rotao. C) A translao um movimento responsvel pela formao das correntes martimas que podem ser alteradas pelo desvio dos ventos. D) O movimento de translao tem como conseqncia um fato fundamental para a vida humana na Terra: a alternncia das estaes do ano. E) As horas no so iguais em todos os lugares da Terra devido ao movimento de rotao.

www.pciconcursos.com.br

You might also like