You are on page 1of 22

Vol. 21, n.

1, abril 2010

Elementos para o Debate Acerca do Conceito de Turismo Rural


Elements to the Debate Around Rural Tourisms Concept Luciano Zanetti Pessa Candiotto1 Resumo O crescimento do interesse turstico pelo rural, aliado recente expanso da oferta de turismo no espao rural brasileiro so aspectos que apontam para uma popularizao do turismo rural, e de sua divulgao em diversos meios de comunicao. Por conseguinte, o uso do termo turismo rural vem se ampliando, de modo que comum a utilizao aleatria e muitas vezes indevida do conceito. No meio acadmico tambm h um debate acerca do conceito de turismo rural. Procurando dar uma contribuio para esse debate, apresentamos aqui, um artigo que aborda os conceitos de turismo no espao rural, turismo rural, agroturismo, entre outros. Com base na leitura e interpretao de alguns pesquisadores, bem como em pesquisas empricas sobre o turismo no espao rural que realizamos, buscamos nos posicionar em relao aos conceitos trabalhados, apresentando uma proposta de definio. Palavras-chave: conceitos; turismo rural; turismo no espao rural; agroturismo.

Abstract The growth of interest in rural tourism and the recent expansion of rural tourisms supply in Brazil indicate a tendency of popularization of rural tourism and its dissemination in various media. Therefore, the use of rural tourisms concept has been expanding, but it is common to use random and often inappropriate this concept. In university there is a debate about the concept of rural tourism. Looking to give a contribution to this debate, we present here, an article that discusses the concepts of tourism in rural areas, rural tourism, agritourism, etc. Based on the reading and interpretation of some researchers, as well as our empirical researches on tourism in rural, we try to show our position around the concepts and to propose some definition. Keywords: concepts; rural tourism; tourism in rural areas; agritourism.

1. Introduo A ampliao de experincias (empreendimentos, circuitos, roteiros, etc.), e de estudos e pesquisas relacionadas ao turismo no espao rural perceptvel no Brasil e em vrios pases, sobretudo a partir da dcada de 1990. Esse crescimento do turismo no espao rural est
1

Doutor em Geografia pela UFSC; Membro do GETERR (Grupo de Estudos Territoriais); Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paran), Campus de Francisco Beltro. E-mail: lucianocandiotto@yahoo.com.br.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

4 intimamente ligado ampliao da oferte turstica no rural, bem como maior procura da sociedade por atrativos e empreendimentos relacionados tranqilidade e simplicidade do campo. Permeando esse processo, temos as aes governamentais de apoio e regulamentao do turismo; a perspectiva de segmentao das modalidades tursticas por parte da Organizao Mundial do Turismo (OMT), e consequentemente, pelo trade2 turstico; bem como o debate por parte de tcnicos e pesquisadores sobre a viabilidade e as conseqncias da abertura de propriedades rurais para atividades de turismo, a partir do aproveitamento de atrativos naturais, histricos, culturais e gastronmicos. Diferente do turismo sol e praia, que se constituiu na modalidade mais disseminada de turismo, responsvel pela urbanizao de praias, grande aglomerao de pessoas e, conseqentemente, diversos impactos socioespaciais, o turismo no espao rural costuma ter como principal caracterstica uma oferta de equipamentos e de servios mais simplificada, alm de uma demanda menos concentrada e com motivaes distintas dos turistas das reas litorneas. Apesar de ter um crescimento concentrado na Europa e nos Estados Unidos a partir da dcada de 1960, o turismo ganha fora na discusso sobre desenvolvimento rural em vrios pases no incio da dcada de 1990, perodo em que cresce o fenmeno da pluriatividade3 no espao rural; a concepo de multifuncionalidade4 do agricultor e da agricultura; bem como o interesse dos agentes tursticos e da populao urbana pelo rural e pelas ruralidades. Sabendo da relevncia do turismo rural como fenmeno de transformao do espao geogrfico, procuramos discutir os conceitos de turismo no espao rural, turismo rural e agroturismo. Com base na leitura e interpretao de um referencial bibliogrfico escrito por autores europeus e brasileiros, bem como em pesquisas empricas que realizamos sobre o turismo no espao rural, procuramos nos posicionar em relao aos conceitos trabalhados.

Conjunto de empresas vinculadas ao turismo (agentes, operadoras, hotis e redes hoteleiras, transportadoras, prestadoras de servios tursticos, etc.). 3 Maiores detalhes sobre o conceito de pluriatividade em Candiotto (2007b). 4 Maiores detalhes sobre o conceito de multifuncionalidade em Candiotto (2009).
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

5 2. Elementos Histricos do Turismo no Espao Rural O crescimento global da oferta turstica vem intensificando a diversificao das modalidades tursticas, chamada de segmentao, e, conseqentemente, a busca/criao de novas destinaes e de novos produtos tursticos nas ltimas dcadas. Como conseqncia da saturao de destinaes tursticas convencionais (modelo sol e praia), da segmentao dos setores do mercado com o regime de acumulao flexvel do capital, e das intencionalidades economicistas e expansionistas do trade turstico, a partir da dcada de 1990, o turismo passa a ser ideologicamente polarizado entre turismo convencional/de massa e turismo alternativo/sustentvel. Entre as modalidades tursticas consideradas alternativas, destacam-se o ecoturismo e o turismo rural, pois ambos pressupem, teoricamente, que haja uma valorizao dos espaos naturais e ruralizados (material e simbolicamente). Essa valorizao conduziria a um aproveitamento dos recursos naturais, dos objetos tcnicos j instalados, e do saber-fazer local. Alm disso, o turismo rural tenderia a ser um turismo mais simples, individualizado, de base local, e, portanto, no levaria a grandes mudanas na configurao da paisagem rural. A recente popularizao mundial da prtica do turismo rural e dos estudos e pesquisas sobre tal modalidade, est intimamente ligada ao perodo ps Segunda Guerra Mundial. Ao sintetizar a evoluo histrica do Turismo no Espao Rural de alguns pases europeus, Tulik (2003) destaca aes ocorridas a partir do final da dcada de 1940 e incio de 1950. Em virtude do desenvolvimento econmico pautado na industrializao e das conquistas trabalhistas nos pases europeus - como as frias, reduo da jornada de trabalho e dcimo terceiro salrio - ambos ocorridos a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, o turismo rural se expande na Europa, passando a ser uma atividade economicamente promissora e incentivada em pases como Frana, Espanha e Itlia. Alm dos incentivos pblicos para a expanso do turismo como setor econmico estratgico e da organizao do trade turstico para viabilizar o turismo rural, o interesse dos citadinos pelo espao rural, seja para visitas espordicas ou para moradia, contribuiu para a afirmao do turismo rural, e inseriu novas relaes econmicas e sociais no rural. Como aponta Verbole (2002), o aumento da demanda de turismo rural na Europa, devido ao interesse de cidados urbanos pelo meio rural, tambm contribuiu para o incremento da atividade.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

6 Esse processo de retorno ao campo denominado neo-ruralismo, iniciado na dcada de 1970 na Frana e em outros pases europeus. Segundo Giuliani (1990), o neo-ruralismo expressa a idia de que uma srie de valores tpicos do velho mundo rural passa por um revigoramento e comea a ganhar a adeso de pessoas da cidade. Presvelou (2000) lembra que as visitas ao campo j eram comuns, sobretudo para rever parentes e amigos e para o descanso. Todavia, a novidade no interesse pelo rural encontra-se no deslocamento de pessoas na qualidade de turista para o espao rural. Durante a dcada de 1980, h um incremento do turismo no espao rural europeu, que passa a ser visto como alternativa de renda em funo de problemas estruturais nas propriedades rurais, como os baixos preos dos produtos agrrios e a reduo do protecionismo (TULIK, 2003). Para Baidal (2000), as possibilidades do turismo rural/natural constituem um aparato para reativao de reas industriais com problemas, dinamizao de reas rurais atrasadas e diversificao da estrutura econmica regional. Considerando essa realidade de preocupao com o futuro do espao rural aliada ao interesse pela expanso do turismo rural, a Europa comea a incentivar o turismo no meio rural a partir de polticas pblicas da Unio Europia na dcada de 1990. Destacam-se, nesse contexto, as iniciativas LEADER (Ligao Entre Aes de Desenvolvimento da Economia Rural) I, desenvolvida entre 1991 e 1994, LEADER II (19951999), e LEADER+ (2000-2006), lanadas pela Comisso Europia e coordenadas pela Direo Geral de Agricultura. A partir da formulao do documento O futuro do mundo rural, que [...] sublinhava a necessidade de experimentar novas abordagens de desenvolvimento e de envolver as comunidades rurais na procura de solues adequadas (COMISSO EUROPIA, 2001, p.8), surgiram as iniciativas LEADER, com o objetivo de promover a transio [...] de uma lgica de crescimento para uma lgica de desenvolvimento local sustentvel, tendo em conta a dimenso ambiental, econmica, social e cultural dos territrios rurais. (p. 6). A Comisso Europia (2001, p. 11) ainda informa que visa valorizar [...] a diversidade dos territrios e das paisagens, a riqueza das identidades locais e a qualidade de um ambiente

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

7 preservado. este contexto, a iniciativa LEADER representa um instrumento extraordinrio

para experimentar as novas possibilidades que se deparam ao meio rural. Procurando diversificar as economias rurais, a Unio Europia passa a direcionar recursos para atividades agrcolas e no agrcolas em seu espao rural. Desta forma, aspectos como a nfase nas mltiplas funes do espao rural (produo agropecuria e agroindustrial; segurana alimentar; conservao ambiental, paisagstica e cultural; manuteno do tecido social rural); o enfoque multidisciplinar do territrio para alm do setorial (agrcola/rural) que valoriza o uso integrado dos recursos e a diversificao das economias locais; e, a participao da populao no planejamento e gesto de base local, so elementos que passam a fundamentar as polticas pblicas de desenvolvimento rural na Europa, a partir da dcada de 1990. Como conseqncia da implantao das iniciativas LEADER, houve uma diversificao econmica do espao rural, diversificao que, por sua vez, trouxe consigo um interesse no turismo como uma ferramenta para revitalizar o interior e as comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento do turismo rural europeu (Verbole, 2002). Baidal (2000) e Presvelou (2000) tambm ressaltam a importncia do LEADER para a promoo e o crescimento do turismo no espao rural europeu. A partir da experincia europia da dcada de 1990 em incentivar o turismo como uma atividade econmica vivel para o meio rural, que valoriza o ambiente e a cultura local, o turismo no espao rural passou a ser considerado uma alternativa de emprego, renda e de desenvolvimento para o rural em todo o mundo5. No Brasil, o interesse pela expanso do turismo rural por parte do poder pblico tambm vem crescendo significativamente a partir da dcada de 1990, assim como os estabelecimentos rurais que passam a ofertar algum produto turstico no espao rural. Alm das dificuldades econmicas dos agricultores e da agricultura em todo o mundo, o apelo ambiental de usos menos degradadores dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentvel, popularizado no incio da dcada de 1990, contriburam para a consolidao da ideologia do turismo rural (do ecoturismo e de outras modalidades) como atividades
5

Em interioranos espaos rurais tradicionais, o turismo passa a ser representado como potencial de desenvolvimento econmico regional. Assim, de produto do desenvolvimento ele passa a ser seu possvel produtor (BENEVIDES, 2002, p. 105).
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

8 potencialmente promotoras do desenvolvimento sustentvel. O interesse da sociedade urbana pelo ambiente e pela cultura rural tambm se apresenta como um dos grandes argumentos para o crescimento do turismo rural, e, conseqentemente, para a revitalizao do espao rural. Contudo, quando se fala em turismo rural ficam algumas dvidas e questionamentos do que vem a ser o turismo rural e quais as atividades representativas dessa modalidade turstica. Na tentativa de apresentar algumas consideraes sobre o debate conceitual em torno do turismo rural, bem como nossa posio frente esse debate, discutimos a seguir os conceitos de turismo no espao rural, turismo rural e agroturismo.

3. A Questo Conceitual do Turismo Rural Em primeiro lugar, para discorrer sobre o turismo rural, no podemos ignorar toda a complexidade que envolve o conceito de rural e sua delimitao espacial, to dificultada em virtude da expanso espacial dos processos de urbanizao e de tecnicizao do espao geogrfico. Sabendo da dificuldade em delimitar o que urbano e o que rural, preferimos utilizar os conceitos de ruralidades e urbanidades (Candiotto, 2008), tanto para objetos quanto para aes caractersticos do urbano e do rural. No entanto, para esse debate sobre a questo conceitual relativa ao turismo rural, preferimos manter o uso do conceito de espao rural, com o intuito de diferenciar o turismo no espao rural do turismo rural. Devido forte influncia estrangeira na literatura sobre turismo rural, muitos conceitos so importados sem maiores reflexes e adaptaes realidade brasileira. Como afirma Rodrigues (2000), a impreciso de conceitos sobre turismo rural no Brasil est vinculada tentativa de classificaes baseadas em parmetros europeus, haja vista que a origem do turismo rural europia. Apesar desses problemas conceituais, acreditamos que j existem estudos que buscam estabelecer uma diferenciao das atividades de turismo realizadas no espao rural no Brasil, sobretudo no que tange aos conceitos de turismo no espao/meio rural, turismo rural e agroturismo. A tecnicizao do rural vem modificando a dinmica do espao rural, principalmente nos pases centrais do capitalismo. Esse fato contribui para a expanso do turismo no espao rural, pois, para haver turismo, preciso ter infra-estrutura e equipamentos. De forma contraditria,
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

9 porm, o principal elemento motivador do deslocamento ao meio rural se encontra na busca de paisagens e manifestaes culturais que, seja na materialidade ou no plano simblico, se contrapem ao espao urbano. De forma geral, a literatura europia trata qualquer modalidade de turismo realizada no espao rural como turismo rural. Verbole (2002), Baidal (2000), alm dos documentos oficiais da Unio Europia, no estabelecem tal distino. Silveira (2001) aponta os trs aspectos que definem o turismo rural na Comunidade Europia: o turismo rural um conceito amplo que engloba no apenas o gozo das frias em fazendas, mas qualquer outra atividade turstica que ocorre no campo; o turismo rural recobre, igualmente, toda atividade turstica no interior do pas; o turismo rural um conceito que abarca toda a atividade turstica endgena suportada pelo ambiente humano e natural. Apesar de o conceito de turismo rural na Europa abranger qualquer prtica turstica no espao rural, autores europeus como Vaz6, Zarga7 e Cals; Capell; Vaqu estabelecem uma diferenciao entre o turismo rural e o turismo no espao rural. Cals; Capell; Vaqu (1995 apud Silva; Vilarino; Dale, 2000) entendem por turismo no meio rural ou turismo em reas rurais a totalidade dos movimentos tursticos que se desenvolvem no meio rural. Por conseguinte, o Turismo Rural seria restrito s atividades que se identificam com as especificidades da vida rural, seu hbitat, sua economia, sua cultura. Os autores tambm atentam para o fato de muitas atividades que se apresentam como produtos tursticos do meio rural utilizarem o meio rural apenas como base fsica. No contexto brasileiro, Bricalli (2005, p. 41) afirma que todos os empreendimentos que proporcionem lazer, recreao, descanso ou qualquer outra atividade ligada ao turismo, desde que estejam localizados em reas rurais, podem ser classificados como turismo no

Vaz (1999 apud Silveira, 2001) tambm v o turismo rural como algo especfico do modo de vida rural, classificando-o como o conjunto de atividades que compem a vida no campo, envolvendo a experincia do dia-a-dia nas fazendas, o convvio com camponeses, a montaria de cavalos, as plantaes, as pastagens, o sabor dos alimentos comidos diretamente da fonte. Zarga (2001 apud Bricalli, 2005, p. 43) afirma que o turismo rural uma atividade que se realiza no mundo rural, composta por uma oferta integrada de cio dirigida a pessoas interessadas pelo entorno autctone, pelas atividades rurais e que tenham uma inter-relao com a sociedade local.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

10 espao rural8, de modo que o turismo no espao/meio rural abrange diversas modalidades tursticas. Segundo Campanhola; Silva (2000, p. 147),
O turismo no meio rural consiste em atividades de lazer realizadas no meio rural e abrange vrias modalidades definidas com base em seus elementos de oferta: turismo rural, turismo ecolgico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural, turismo de negcios, turismo jovem, turismo social, turismo de sade e turismo esportivo.

Quando se fala em turismo no meio rural, esto includas, portanto, todas as modalidades tursticas praticadas nesse espao, independentemente da motivao e das atividades envolvidas. Assim como o termo turismo no meio rural, outros autores preferem utilizar o termo turismo no espao rural ou turismo em reas rurais, expresses que, em nossa opinio, so equivalentes9. O importante nesse debate que quando se fala em turismo no espao rural, o componente espacial preponderante em relao s atividades desenvolvidas, de modo que qualquer atividade turstica desenvolvida em um espao que no seja urbano faz parte do turismo no espao rural, mas no necessariamente corresponda a uma atividade de turismo rural. No que tange ao conceito de turismo rural, concordamos com Silva; Almeida (2002) quando estes percebem o turismo rural como uma modalidade mais restrita que o turismo no espao rural, pois estaria reservado apenas para os casos em que as atividades rurais tradicionais (agricultura, extrativismo e pesca) desempenham algum papel na visita. Tulik (2003) refora essa idia, ao colocar que o turismo no espao rural consiste em qualquer manifestao do turismo nesse meio, enquanto o turismo rural deve estar relacionado ao meio e produo rural. Beni (2002, p. 31) conceitua o turismo rural como o deslocamento de pessoas para espaos rurais, em roteiros programados ou espontneos, com ou sem pernoite, para fruio dos cenrios e instalaes rurcolas. O pesquisador brasileiro aplica o mesmo conceito de

Os hotis-fazenda, spas, ecolodges seriam exemplos de empreendimentos tursticos no espao rural que no apresentam atrativos e equipamentos caractersticos do rural. 9 Bricalli (2005) tambm adota o turismo no meio rural e o turismo em reas rurais como sinnimos.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

11 turismo ao rural, porm destaca a paisagem e os equipamentos rurais como principais motivadores das viagens. Rubelo; Luchiari (2005) tambm apresentam um conceito de turismo rural prprio e bastante abrangente, entendendo-o como:
[...] a somatria de possibilidades que permite ao turista conhecer as prticas sociais das famlias rurais, a cultura rural, o contato com as atividades do campo, com a natureza, com a herana material, expressa ainda nos objetos utilizados para desenvolver as atividades de produo agrcola, e o saber local. (p. 214).

Novaes (2004) apresenta a definio de turismo rural da Organizao Mundial do Turismo (OMT), que tambm destaca o turismo como atividade complementar e integrada agropecuria.
O Turismo Rural refere-se a lugares em funcionamento (fazendas ou plantaes) que complementam seus rendimentos com algumas atividades tursticas, oferecendo geralmente alojamento, refeies e oportunidades de adquirir conhecimentos sobre as atividades agrcolas. (p. 5)

Desta forma, a considerar os autores citados acima, o turismo rural est necessariamente vinculado s caractersticas do meio rural (produo agrcola e/ou pecuria, paisagens rurais com vegetao nativa e secundria, arquitetura rural, o contato direto com o modo de vida dos habitantes do campo e com os animais, a culinria da roa, entre outras). Por conseguinte, os empreendimentos que nada tm a ver com a prtica e o contedo rural, mas que esto inseridos no espao rural, fazem parte do turismo no espao/meio/rea rural e no do turismo rural. Considerando o amplo debate sobre a conceituao do turismo rural, a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) tambm teve dificuldades em estabelecer um marco conceitual oficial para o turismo rural brasileiro. Tulik (2003) afirma que, em 1994, a EMBRATUR adotou o turismo rural como um conceito mltiplo, e de certa forma confuso, pois abrangeria o turismo diferente, de interior, domstico, integrado, endgeno, alternativo,

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

12 agroturismo e turismo verde10. O principal objetivo do turismo rural no Brasil seria gerar emprego e renda com vistas ao desenvolvimento local. Outro conceito apresentado pela EMBRATUR em 1998 entendia o turismo rural como o conjunto de atividades tursticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produo agropecuria, agregando valor a produtos e servios, resgatando e promovendo o patrimnio cultural e natural da comunidade. (BRASIL, 1998, p. 14). O turismo rural seria, portanto, uma atividade complementar s atividades agrcolas e/ou pecurias, que estaria, simplesmente por sua prpria existncia, contribuindo para a dinamizao econmica do espao rural, e para a valorizao da cultura e da natureza11. Cabe ressaltar a diferena entre o conceito de 1994, extremamente amplo, vago e confuso, para o de 1998, que passa relacionar o turismo rural com a produo agropecuria. Assim, enquanto em 1994 o turismo rural abrangeria outras modalidades tursticas ofertadas no espao rural na viso do governo federal, em 1998 h um considervel avano conceitual, pois o turismo rural passa a estar restrito a atividades tradicionais do rural, sobretudo agricultura e pecuria. Todavia Tulik (2003, p. 74) afirma que, em 2002, houve uma mudana no conceito de turismo rural da EMBRATUR, que passou a ser considerado um segmento do turismo que proporciona conhecer, vivenciar e usufruir as prticas sociais, econmicas e culturais prprias do meio rural de cada regio de forma sustentvel. Mesmo com a mudana conceitual, o turismo rural se manteve vinculado s prticas rurais, e no somente ao espao rural, mostrando que a existncia ou manuteno das atividades agropecurias so elementos fundamentais para caracterizar o turismo rural. Ademais, este conceito passa a fazer referncia sustentabilidade no turismo, demonstrando a fora da ideologia do turismo sustentvel e, conseqentemente, do desenvolvimento sustentvel, cada vez mais utilizada na retrica de governos, empresas, polticos, pesquisadores e outros sujeitos sociais.

10

No estabeleceremos aqui uma discusso sobre essas modalidades tursticas, porm temos questionamentos em relao ao que cada uma significa especificamente, sobretudo turismo diferente, integrado e verde. Enfocaremos apenas o conceito de agroturismo. 11 Questionamos essa premissa de que o turismo rural certamente trar benefcios s comunidades receptoras, e entendemos que essa afirmao somente pode ocorrer a partir de pesquisas que apreendam as implicaes socioespaciais de experincias empricas de turismo rural.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

13 Em 2004, o conceito de Turismo no Espao Rural tambm passa a ser adotado pelo governo federal. Em documento do Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, o turismo no espao rural abrangeria todos os equipamentos localizados na rea rural que desenvolvem atividades de lazer, recreao, esportivas, de eventos, no apresentando, necessariamente, vnculo com a produo agropecuria e a cultura rural. (BRASIL, 2004, p. 7). Portanto, as alteraes no conceito de turismo rural e a incorporao do conceito de turismo no espao rural por parte do governo federal demonstram alguma evoluo conceitual, sobretudo pelo fato de reconhecer a diferena entre o turismo no espao rural e o turismo rural. Alm de todo o debate em torno dos conceitos de turismo no espao rural e turismo rural, o conceito de agroturismo tambm se apresenta como fundamental para a diferenciao das atividades tursticas realizadas no meio rural. De forma geral, entendemos que o agroturismo apresenta todos os atributos do turismo rural, sobretudo pelo fato de ser uma atividade realizada no espao rural, e ter como principais atrativos as atividades agropecurias, os produtos paraagrcolas e o modo de vida rural. Ocorre, porm, que o diferencial do agroturismo em relao ao turismo rural diz respeito participao direta e/ou indireta do turista em atividades comuns dos agricultores, como plantio, colheita, ordenha, entre outras. Nesse sentido, toda a oferta de agroturismo poderia ser classificada como turismo rural, porm nem toda a oferta de turismo rural pressupe a existncia do agroturismo. Beni (2002, p. 32) apresenta o seguinte conceito de agroturismo: [...] deslocamento de pessoas para espaos rurais, em roteiros programados ou espontneos, com ou sem pernoite, para fruio dos cenrios e observao, vivncia e participao em atividades agropastoris. Comparando os conceitos atribudos por Beni de turismo rural e de agroturismo, a nica insero feita para o agroturismo diz respeito vivncia e participao dos turistas em atividades agropastoris. Beni (2002) afirma, contudo, que dois aspectos distinguem o agroturismo do turismo rural: 1. A produo agropastoril a maior fonte de renda da propriedade de agroturismo, de modo que o turismo gera uma receita complementar;
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

14 2. As prprias atividades agropastoris constituem o principal diferencial turstico, de modo que o turista pode participar ou no da rotina da propriedade. No que tange idia do turismo como fonte de renda complementar s atividades agrcolas, os conceitos de turismo rural da OMT e da EMBRATUR tambm apontam para esse princpio. Apesar de ambas as instituies no apresentarem um conceito especfico de agroturismo dando a impresso de entenderem este como sinnimo de turismo rural elas consideram que a complementaridade com as atividades agropecurias deva fazer parte do turismo rural12. Se partirmos do princpio de que, no turismo rural, para se diferenciar do turismo no espao rural, deva haver uma interao com as atividades e os estilos de vida caractersticos do rural13, isto , com elementos de ruralidades, pressupomos tambm que a manuteno de atividades agrcolas ou pecurias seja fundamental para a prpria existncia do turismo rural. Mesmo em empreendimentos tursticos rurais altamente tecnicizados, como um haras, uma fazenda experimental ou um pesque-pague, algum tipo de atividade agropecuria mantido. Assim, podemos afirmar que a complementaridade com atividades agropecurias deve fazer parte de qualquer oferta de turismo rural, mas tais atividades podem ser ou no os principais atrativos do turismo rural. Ademais, diversos empreendimentos possuem cultivares e animais para servir ao turismo (seja como atrativo ou como alimento), mas podem no ter as atividades agropecurias como a principal fonte de renda. J no agroturismo, as atividades agropecurias, alm de antecederem o turismo, so os grandes atrativos tursticos. Para Bricalli (2005), o agroturismo est intimamente relacionado s atividades agropecurias da propriedade, e aquelas que ofertam essa modalidade costumam ser pequenas (at 50 ha) e de estrutura familiar. No obstante, concordamos com Beni (2002), que no agroturismo deva haver complementaridade com as atividades agropecurias, pois, alm de estas se constiturem nos principais atrativos do agroturismo (seja atravs do contato com plantaes e animais, da oferta de refeies, ou da compra e consumo de produtos alimentares in natura ou processados), geralmente garantem a sobrevivncia dos agricultores e de suas famlias, principalmente nos perodos de pouca visitao.
12

Todavia, entendemos que essa preocupao dos rgos oficiais de turismo est vinculada principalmente ao interesse em manter as atividades caractersticas do rural como mercadorias para o turismo rural. 13 Conforme indicam todos os autores usados acima para conceituar o turismo rural.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

15 Desta forma, podemos afirmar que, assim como o turismo rural faz parte de algo mais amplo, que o turismo no espao rural, o agroturismo se constitui em uma submodalidade do turismo rural. O esquema a seguir (Figura 1), busca ilustrar essa questo.

Tur Espao Rural

Tur Rural

Agroturismo

Figura 1 - Hierarquia do Turismo no Espao Rural


Fonte: Organizado por CANDIOTTO, L. Z. P. (2007a)

Silva; Vilarino; Dale (2000) utilizam o conceito de agroturismo como sinnimo de turismo rural, fato que consideramos questionvel, pois entendemos que o agroturismo tem mais especificidades que o turismo rural. Os autores consideram que o agroturismo seria uma estratgia de diversificao produtiva das propriedades rurais, atravs de atividades internas propriedade e ao modo de vida rural, que geram ocupaes complementares s atividades agrcolas. Como exemplos, citam a fazenda-hotel, o pesque-pague, a fazenda de caa, a pousada, o restaurante tpico, as vendas diretas do produtor, o artesanato, a valorizao da paisagem, e a industrializao caseira. Novaes (2004) busca estabelecer um debate em torno da conceituao sobre o turismo rural, porm no avana muito, pois diferencia turismo no espao rural de turismo rural, mas, assim como Silva; Vilarino; Dale (2000), v o turismo rural e o agroturismo como sinnimos.

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

16 Verbole (2002) ressalta o envolvimento dos proprietrios dos empreendimentos em atividades agropecurias, mas no vincula o agroturismo participao do turista em tais atividades. Para o autor, os empreendedores do agroturismo devem ser agricultores14. Como Verbole europeu e chama de turismo rural qualquer atividade turstica realizada no espao rural, seu conceito de agroturismo parece ser similar ao conceito de turismo rural utilizado no Brasil e oficializado pela EMBRATUR, pois o autor destaca a existncia de alguma atividade agropecuria como elemento definidor do agroturismo. Entendemos que todos os empreendimentos de agroturismo devem possuir atividades agropecurias, mas o principal elemento caracterizador desta modalidade estaria no uso das atividades agropecurias e do estilo de vida do agricultor como os principais atrativos, e na participao direta ou indireta dos turistas em tais atividades. Apesar de tambm usar o termo turismo rural como sinnimo de turismo no espao rural, Baidal (2000) apresenta uma definio de agroturismo distinta da de Verbole (2002), pois considera a participao do turista em atividades agropecurias, e acrescenta a oferta de pernoite na propriedade rural como uma exigncia bsica para se afirmar a existncia do agroturismo15. Para Baidal (2000), o agroturismo:
[...] se fundamenta no desfrute de experincias ligadas a uma explorao agrcola ou pecuria. o prprio agricultor quem aloja o turista (em sua prpria residncia ou em edificaes j existentes adaptadas para pernoites), e este participa das tarefas agrcolas ou pecurias, ativamente ou como expectador. (p. 76)

Ao pesquisar uma experincia de agroturismo no Estado do Esprito Santo, Portuguez (1999) definiu o mesmo como:
[...] a modalidade de turismo em espao rural praticada dentro das propriedades, de modo que o turista e/ou excursionista entra, mesmo que por curto perodo de

14

O agroturismo se refere a todas as formas de turismo diretamente relacionadas ao ambiente agrrio, produtos ou habitaes agrrias. Os provedores desse produto turstico esto diretamente engajados na agricultura. (VERBOLE, 2002, p. 121). 15 Como a pernoite um dos principais elementos que diferenciam o turismo do lazer, a oferta de pernoite pressupe que o empreendimento oferece turismo. J aqueles empreendimentos que no oferecem pernoite no poderiam ser considerados empreendimentos tursticos, mas, sim, empreendimentos de lazer. Ao considerar as visitas sem pernoite como turismo, a conceituao de turismo rural e de agroturismo proposta por Beni (2002), passvel, portanto, de questionamentos.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

17
tempo, em contato com a atmosfera da vida na fazenda, integrando-se de alguma forma aos hbitos locais. (p. 77).

Portuguez no enfatiza a participao direta ou indireta do turista em alguma atividade agropecuria como um elemento definidor do agroturismo, falando apenas de contato e integrao com os hbitos locais. Dependendo do tipo de estabelecimento rural, seja uma pequena propriedade familiar, uma chcara de lazer, uma propriedade com culturas integradas ou at uma fazenda de monocultura, a atmosfera da vida e os hbitos locais sero bem diferentes, de modo que fica difcil afirmar que todos esses tipos de estabelecimento oferecem o agroturismo. Assim, entendemos que Portuguez apresenta uma proposta conceitual de agroturismo limitada, que seria mais prxima do conceito de turismo rural. Campanhola; Silva (2000) tambm apontam que o agroturismo se refere s atividades tursticas que ocorrem no interior das propriedades que desenvolvem atividades agropecurias. Na tentativa de estabelecer um conceito adaptado realidade brasileira, os autores vem o agroturismo relacionado :
Atividades internas propriedade, que geram ocupaes complementares do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade, sendo parte de um processo de agregao de servios aos produtos agrcolas e bens no materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro, etc.), a partir do "tempolivre" das famlias agrcolas, com eventuais contrataes de mo-de-obra externa. (CAMPANHOLA; SILVA, 2000, p. 148).

Apesar de destacarem a complementaridade do turismo em relao s atividades agropecurias, os autores tambm no apontam como elemento definidor, a participao dos turistas em tais atividades. Assim, no percebemos uma clara distino em relao ao turismo rural. Todavia, a nfase dada s famlias agrcolas como receptoras do agroturismo abre uma nova frente de debate, vinculada viabilidade e s conseqncias da insero de agricultores familiares na oferta do turismo rural e, mais especificamente, do agroturismo16. Tulik (2003) aponta que toda a referncia terica do agroturismo tambm europia, porm, como vimos nas definies de Verbole (2002) e Baidal (2000), existem diferenas significativas nas conceituaes em torno do agroturismo na Europa. Com base na literatura
16

Procuramos discutir esse assunto em Candiotto (2007a).


ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

18 europia, com destaque para o trabalho de Martn Gil de 1997, Tulik (2003) apresenta os princpios que devem nortear o agroturismo: - atividade agrcola e/ou pecuria na propriedade; - turismo como atividade complementar da renda e das outras atividades agrcolas; - organizao e gesto familiar, sendo obrigatria a presena do proprietrio; - alojamento em propriedade rural integrado moradia do proprietrio, ou em apartamentos individuais remodelados ou construdos para este fim; - alimentao baseada na cozinha tradicional do lugar e elaborada com produtos locais; - eventual oferecimento de atividades alternativas de lazer e recreao no entorno da propriedade; - participao do turista nas atividades rotineiras (cultivo e colheita, cuidados com o gado, preparao de alimentos tradicionais) ou, pelo menos, possibilidade de observao; - contato direto com o meio rural e a populao residente; - caracterizado como um modelo difuso, em pequena escala, no congestionado, com aproveitamento mximo dos recursos existentes. Consideramos que essa sistematizao dos princpios do agroturismo feita por Tulik (2003) extremamente pertinente para se pensar a definio de agroturismo no Brasil. Apesar de no concordarmos com a simples importao de conceitos elaborados em realidades diferentes da brasileira, os princpios apresentados mostram algumas peculiaridades do agroturismo, sobretudo no que tange participao do turista nas atividades da propriedade, o aproveitamento da culinria local, e o contato entre turistas e autctones. Bricalli (2005) procura avanar nas definies de turismo rural, sugerindo e aplicando trs novas categorias dentro do turismo rural: o turismo rural familiar, turismo rural empresarial e turismo rural misto. Na categoria familiar ideal,
[...] a residncia do empreendedor no prprio empreendimento, a mo-de-obra utilizada nas tarefas familiar, o estilo das edificaes apresenta caractersticas rurais, os atrativos tursticos so locais e as atividades agrcolas se fazem presentes. (p. 66).

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

19 J na categoria empresarial ideal,


[...] a residncia do empreendedor fora do empreendimento, a mo-de-obra utilizada nas tarefas contratada, o estilo das edificaes apresenta caractersticas urbanas, os atrativos tursticos so artificiais e as atividades agrcolas no existem. (p. 66).

As situaes descritas por Bricalli (2005) como ideais esto situadas em extremos, podendo, na prtica, ocorrer situaes intermedirias. Para os empreendimentos que apresentaram caractersticas dos dois modelos, o autor usou, em seu estudo emprico, a categoria turismo rural misto17. Apesar de considerarmos pertinente a proposta de Bricalli (2005), acreditamos na existncia de uma heterogeneidade muito maior entre os empreendimentos de turismo rural. Existem empreendimentos que no se encaixam totalmente nas categorias familiar e empresarial ideal, mas que podem ser considerados familiares e/ou empresariais. Da mesma forma, o autor atribui categoria misto uma diversidade de empreendimentos que podem ter caractersticas bem diferentes. Um empreendimento pode ser classificado como familiar ou empresarial sem necessariamente apresentar todas as caractersticas apontadas pelo autor. Em nossa opinio, o conceito de agroturismo permite incorporar grande parte dos agricultores familiares envolvidos com o turismo, pois, alm da existncia de atividades agropecurias, os agricultores familiares costumam ter seus principais atrativos vinculados a tais atividades, seja por meio da observao e da participao em atividades agrcolas e pecurias, da comercializao de produtos in natura e transformados, do uso de animais para atividades de lazer (pesca, passeios a cavalo, charrete, carro de boi), e do modo de vida rural tradicional, onde se planta e se vive da terra. Registre-se, no entanto, que tambm existem agricultores familiares que abrem suas propriedades por possurem algum atrativo natural (cachoeiras, rios, escarpas, cavernas, matas), e que no aproveitam a demanda existente para valorizar suas atividades agropecurias cotidianas. Estes agricultores no estariam ofertando agroturismo, mas o ecoturismo ou o turismo eco-rural, ambos inseridos no turismo no espao rural.
17

Ao aplicar essas tipologias em sete empreendimentos de turismo rural no municpio de Alfredo Chaves - ES, Bricalli (2005) verificou que quatro caracterizam predominantemente o turismo rural familiar, dois so empreendimentos de turismo rural empresarial e um foi classificado como misto, pois no possui atividade agrcola, o proprietrio no reside no local e h contratao de mo-de-obra.
ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

20 Tessari (2001) elenca os seguintes objetivos do agroturismo: - promover a melhoria da vida da populao rural, complementando a renda; - reduzir o fluxo e os efeitos do xodo rural; valorizar o potencial agrcola e turstico do campo; - reforar a filosofia de um turismo que promova a conservao ambiental e a cultura regional. Os objetivos apontados por Tessari (2001) demonstram que o agroturismo deve ter como maior beneficiria a populao rural, sobretudo os agricultores. No obstante, os projetos e polticas pblicas de agroturismo devem ter como foco a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, e no o atendimento aos anseios e ao imaginrio dos turistas, fortemente influenciados pelo trade e pela mdia. Ao analisar um estudo do CEPA (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrcola), rgo do Estado de Santa Catarina responsvel por um levantamento dos empreendimentos de agroturismo no Estado, Moraes; Leite; Souza (2006) indicam as seguintes caractersticas utilizadas para definir o empreendimento agroturstico: - o agricultor deve desenvolver atividades agropecurias e residir na propriedade; - a mo-de-obra familiar ocupada na atividade do turismo deve representar no mnimo 50% da mo-de-obra total no perodo de maior demanda turstica; - a renda das atividades agropecurias deve ser igual ou maior a 20% da renda lquida anual da unidade familiar. As caractersticas usadas pelo CEPA demonstram que o pblico-alvo para ofertar o agroturismo constitudo majoritariamente pelos agricultores familiares, aspecto j enfatizado anteriormente. Assim, quando se fala em turismo rural na agricultura familiar, h um destaque para o agroturismo como modalidade mais adequada realidade dos pequenos agricultores. No entanto, as caractersticas usadas por Moraes; Leite; Souza (2006) no fazem nenhuma referncia necessidade de participao direta ou indireta do turista em atividades agropecurias tradicionais, fato que acreditamos ser fundamental para caracterizar o agroturismo. Assim, as caractersticas que os autores acima utilizam para definir um empreendimento agroturstico, correspondem em nossa opinio, importantes caractersticas para definir os empreendimentos de turismo rural de propriedade e/ou gesto por parte de agricultores familiares, mas no se constituem em caractersticas definidoras do agroturismo.

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

21 Alm desse debate sobre os conceitos referentes ao turismo rural que procuramos apresentar, pertinente ressaltar o uso indevido dos termos turismo rural e agroturismo em empreendimentos que no oferecem pernoite. Geralmente h uma preferncia de agncias, empreendedores, comerciantes e polticos em enfatizar a comercializao de uma oferta de turismo rural e agroturismo, pois isso atrai mais os turistas em potencial. Todavia, a maior parte dos empreendimentos que dizem oferecer o turismo rural e o agroturismo, ao no ofertarem o pernoite, estariam oferecendo apenas o lazer ou o excursionismo, e no propriamente o turismo.

4. Consideraes Finais O debate conceitual se faz pertinente para qualquer rea do conhecimento, pois atravs dos conceitos, dialogamos com a realidade e procuramos teorizar os elementos empricos que pesquisamos. Ao perceber um uso indiscriminado dos conceitos relacionados ao turismo rural, com destaque para o prprio conceito de turismo rural, onde quase toda a oferta de lazer e turismo presente no complexo, heterogneo e hbrido espao rural comumente autodenominada como turismo rural, procuramos discorrer e apresentar elementos do debate em torno do conceito de turismo rural. Ao estabelecermos a diferenciao entre turismo no espao rural; turismo rural e agroturismo, procuramos nos posicionar frente esse debate, sem, no entanto, ignorar outros conceitos correlatos j utilizados por instituies pblicas, privadas e no meio acadmico, como o de turismo rural na agricultura familiar, turismo comunitrio, turismo de base local, entre outros. Acreditamos que a reflexo acadmica acerca dos conceitos, e sua correta aplicao no meio acadmico, entre o trade turstico, na mdia e tambm na sociedade em geral, tendem a qualificar a oferta e a demanda turstica no espao rural, e a proporcionar condies para o necessrio aperfeioamento dos conceitos e da aplicao destes nas realidades empricas estudadas em todo Brasil, pois a abstrao terica e conceitual fundamental para apreender o real.

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

22 Referncias
BAIDAL, Josep A. I. 2000. Turismo y espacios rurales: conceptos, filosofias y realidades. Estudios territoriales, Buenos Aires, n. 23, p. 59-88, enero-junio. BENEVIDES, Ireleno P. 2002. O lugar do turismo nas polticas pblicas para o desenvolvimento: notas conceituais para uma abordagem geogrfica. In: SOUZA, Maria J. (Org.). Polticas pblicas e o lugar do turismo. Braslia: UNB; MMA, p. 99-110. BENI. M. C. 2002. Conceituando turismo rural, agroturismo, turismo ecolgico e ecoturismo. In: BARRETTO, Margarita e TAMANINI, Elizabeth. (Org.). Redescobrindo a ecologia no turismo. Caxias do Sul: EDUCS, p. 31-34 BRASIL.2004. Programa acional de Turismo Rural na Agricultura Familiar (P TRAF). Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, (CD-ROM). BRASIL. 2003. Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil. Ministrio do Turismo/Secretaria de Polticas de Turismo, (documento digital). BRASIL. 1998. Oficina de planejamento: subsdios ao Plano EMBRATUR. BRICALLI, Luiz Carlos. 2005. Estudo das tipologias do Turismo Rural Alfredo Chaves (ES). Santa Maria: Ed. Facos. CAMPANHOLA, Carlos; SILVA, Jos G. da. 2000. O turismo como nova fonte de renda para o pequeno agricultor brasileiro. In: ALMEIDA, J. A. e RIEDL, M. (Org.). Turismo rural: ecologia, lazer e desenvolvimento. Bauru, SP: EDUSC, p. 145-179. CANDIOTTO, Luciano Z. P. 2009. Aspectos histricos e conceituais da multifuncionalidade da agricultura. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrria, 2009, So Paulo. XIX ENGA Formao e contemporaneidade da diversidade scio-espacial no campo. Anais.... So Paulo, 2009. (CD-ROM). Disponvel em: < http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais %20XIXENGA/artigos/Candiotto_LZP.pdf>. _______. 2008. Ruralidades, urbanidades e a tecnicizao do rural no contexto do debate cidade campo. Campo e Territrio, v. 3, n. 5, p. 214-242. _______. 2007a. Turismo rural na agricultura familiar: uma abordagem geogrfica do Circuito Italiano de Turismo Rural, municpio de Colombo PR. Tese (Doutorado em Geografia). Univ. Federal de Santa Catarina, Florianpolis-SC. acional de Turismo Rural. Braslia:

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

23
_______. 2007b. Pluriatividade: aspectos histricos e conceituais. Faz Cincia, Francisco Beltro, v. 9, n. 10, jul-dez. p. 191-208. COMISSO EUROPIA. 2001. LEADER, de uma Iniciativa a um Mtodo: guia pedaggico da aco LEADER. Direo Geral de Agricultura, (documento digital). Disponvel em:

<http://ec.europa.eu/agriculture/rur/leader2/dossier_p/pt/contents.htm>. CRISTVO, Artur. 2002. Mundo rural: entre as representaes (dos urbanos) e os benefcios reais (para os rurais). In: RIEDL, Mario; ALMEIDA, Joaquim A.; VIANA, Andyara L. B. Turismo rural: tendncias e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 81-116. GIULIANI, Gian. M.1990. Neo-ruralismo: o novo estilo dos velhos modelos. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, n.14, ano 5, out. p. 59-67. MORAES, Clia S.; LEITE, Juliano; SOUZA, Marcelino. 2006. O processo administrativo em empreendimentos de agroturismo em SC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL, 5, Santa Maria. Anais: ordenao, segmentao e regionalizao do turismo em reas rurais. Santa Maria: FACOS/UFSM, p. 351-360. NOVAES, Carla A. 2004. Turismo rural e agroturismo diferenciado de turismo em espao rural: uma proposta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RURAL E

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL, 4, 2004, Joinville. Anais... Joinville: IELUSC, (CD ROM). RUBELO, Joo e LUCHIARI, Maria T. 2005. O Circuito das Frutas SP no contexto do turismo rural. CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO RURAL, 5, 2005, Piracicaba. Anais: Propriedades, comunidades e roteiros do turismo rural. Piracicaba: FEALQ, p. 211-216. RODRIGUES, Adyr B. 2000. Turismo rural no Brasil: ensaio de uma tipologia. In: ALMEIDA, J. A. e RIEDL, M. (Org.). Turismo rural: ecologia, lazer e desenvolvimento. Bauru: EDUSC, p. 51-68. PRESVELOU, Clio. 2000. Aes inovadoras em turismo rural. In: ALMEIDA, J. A.; FROELICH, J. M.; RIEDL, M. (Org.). Turismo rural e desenvolvimento sustentvel. Campinas, SP: Papirus, p. 143162. PORTUGUEZ, Anderson P. 1999. Agroturismo e desenvolvimento regional. So Paulo: Hucitec. SILVA, Maurem F. e ALMEIDA, Joaquim. A. 2002. Turismo rural: famlia, patrimnio e trabalho. In: RIEDL, Mario; ALMEIDA, Joaquim A.; VIANA, Andyara L. B. (Org.). Turismo rural: tendncias e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 165-203.

ISSN 1984-4867

Vol. 21, n. 1, abril 2010

24
SILVA, Jos G. da; VILARINHO, Carlyle; DALE, Paul. 2000. Turismo em reas rurais: suas possibilidades e limitaes no Brasil. In: ALMEIDA, J. A.; FROELICH, J. M.; RIEDL, M. (Org.). Turismo rural e desenvolvimento sustentvel. Campinas: Papirus, p. 15-62. SILVEIRA, Marcos T. 2002. Turismo, polticas de ordenamento territorial e desenvolvimento: um foco no estado do Paran no contexto regional. Tese (Doutorado em Geografia). USP, So Paulo. SILVEIRA, Marcos T. 2001. Poltica de turismo: oportunidades ao desenvolvimento local. In: RODRIGUES, Adyr B. (Org.) Turismo rural: prticas e perspectivas. So Paulo: Contexto, p. 133150. TESSARI, R. O que agroturismo? 2001. In: PORTUGUEZ, A. P. (Org.). Consumo e espao: turismo, lazer e outros temas. So Paulo: Roca. TULIK, Olga. 2003.Turismo Rural. So Paulo: Aleph. VERBOLE, A. 2002. A busca pelo imaginrio rural. In: RIEDL, Mario; ALMEIDA, Joaquim A.; VIANA, Andyara L. B. (Org.). Turismo rural: tendncias e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 117-140.

Recebido em: 03/08/2009 (1 verso) 02/02/2010 (2 verso) Aprovado: 26/02/2010

ISSN 1984-4867

You might also like