You are on page 1of 4

08/12/13

Resenha Geografia Economica - Provas de Concursos - Jreenatoo


Ol julianama...

Trabalhos e Monografias

Gerador de Citao

Mais

Pesquise 1.200.000 Trabalhos

Pgina Inicial Geografia

Resenha Geografia Economica


Enviado por jreenatoo, fev. 2013 | 6 Pginas (1397 Palavras) | 37 Consultas|

(1) |

Geografia Econmica, Campo Grande, CCET - UFMS

BECKER, Bertha K; EGLER, Claudio A. G. Brasil Uma Nova Potncia Regional na Economia Mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. Cap. 2, 3 e 4 , pag. 67 a 147. ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econmica. So Paulo, Atlas S.A, 1973. 267 pg. RESENHA JOS RENATO SILVA DE OLIVEIRA j.reenatoo@gmail.com , j.reenatoo@msn.com

Brasil Uma Potencia Regional na Economia-Mundo da gegrafa e historiadora Bertha Koiffmann Becker, Atualmente professora Emrita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratrio de Gesto do Territrio LAGET/UFRJ; traz como objetivo desmitificar o discurso daqueles que acreditam no iderio do Brasil Potncia, bem como dos que reduzem a um mero membro do Terceiro Mundo. Partindo de um ponto de vista inovador e instigante, onde esto ressaltadas as ambivalncias de uma potncia regional emergente no cenrio de multipolaridade global, est obra permite anlises comparativas com outros pases e a avaliao das reais dimenses do Brasil no contexto latino-americano. O Brasil parte integrante da economia-mundo capitalista, mas possui caractersticas peculiares que o individualizam no cenrio mundial. A via brasileira para a modernidade a nica no sculo XX e os brasileiros precisam conhec-la para melhor decidir sobre seu futuro. Essa uma contribuio da geografia para decifrar o enigma da construo da nao. O Estado e a Industrializao Nacional ( 1888/89 1967) foi o perodo em que o Brasil continuou dominado pelo complexo agroexportador cafeeiro. Porm o estado comeou a planejar o desenvolvimento industrial. O processo de expanso do caf criou as condies para o surgimento da industria. Nesse perodo houve uma intensa migrao para o Brasil. Com a grande crise de 1929 o caf que custava em mdia de
T rabalhos Relacionados
Res enha Geografia Como Cienc ia
...UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS CESC...
2 Pginas dezembro de 2012

Voc no tem nenhum trabalho salvo at o momento.

23 centavos caiu para 8 levando diversos produtores a falncia. Essa crise motivou a expanso da industria no Brasil, especialmente a de bens de consumo. Expandiu-se, assim, a industria de bens de consumo, principalmente a txtil. O primeiro censo geral das industrias brasileiras (1907) registrou 3.258 estabelecimentos e 150.841 operrios, sobressaindo a industria txtil, cerca de 60%, e de alimentos, 15%, concentrada no Rio de Janeiro 33%, So Paulo 16% e Rio Grande do Sul 15% (Becker, 1992).
www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Geografia-Economica/608359.html
Res enha geografia infant il
... Resenhas de Livros Infantis: Geografia de Dona Benta Thatiana Gonalves de Andrade Prado ...
9 Pginas setembro de 2013

Res enha Geografia A grria


...Resenha sobre o texto: A violncia do latifndio moderno-colonial e do agronegcio nos...
5 Pginas maro de 2013

Geografia E c onomic a
...GEORGE, Pierre Geografia Econmica, 6

1/4

08/12/13

Resenha Geografia Economica - Provas de Concursos - Jreenatoo


...GEORGE, Pierre Geografia Econmica, 6 edio,Rio de Janeiro Ed. Bertrand Brasil, 1991 O...
3 Pginas maio de 2012

Sabe-se que a mundializao da economia est ligada diretamente com a consolidao do dlar moeda internacional. Sabendo disso as multinacionais comearam a se expandir em escala mundial. No diferente, esse processo de mundializao tambm alterou alguns aspectos das regies brasileiras e criou condies para que fosse incorporado na economia-mundo. A partir da dcada de 1870 tem-se a formao do mercado de trabalho que foi uma condio essencial para a capitalizao da economia alterando a dinmica espao-temporal e diviso territorial do trabalho. A diviso territorial do trabalho est aqui, dividida em trs setores. a marinha, que correspondia s terras prximas ao litoral e domnio da grande lavoura escravista, o serto, vasto hinterland complementar economia litornea, onde a pecuria extensiva constitua a principal atividade econmica e as minas, que representaram um denso povoamento de pores determinadas do interior e ativaram fluxos comerciais importantes tanto com a marinha, como com o serto ( Becker , 1992 ).

Geografia E c onomic a
...GEOGRAFIA ECONMICA: RESUMO DA APOSTILA DE GEOGRAFIA ECONMICA BELO HORIZONTE / MG 2012...
24 Pginas setembro de 2012

A relao da economia com o territrio se constitui uma importante categoria de anlise enfatizado pela autora. Atravs do texto podemos perceber o cunho capitalista. Nesse perodo predominava o capitalismo mercantil onde a cidade estava ligada ao campo necessariamente. Nesse contexto Surgem ento, os arquiplagos mercantis.. A organizao territorial nesse momento estava pautada sobre as regies porturias como a do Rio de Janeiro.

A conformao em arquiplago refletia a insero do Brasil como produtor de mercadorias para o mercado mundial, fosse acar, fumo, cacau, borracha ou caf, utilizando as vantagens comparativas naturais e histricas de cada poro do espao nacional ( Becker, 1992)

Essa foi uma das fases necessrias para que o Brasil se configurasse no senrio da economia-mundo. Foi atravs dessa ligao com o mercado mundial, por meio das exportaes que o Brasil comeou o seu caminhar econmico no que mais tarde viria a eleva-lo a condio de semiperiferia. Porm importante lembrar que a diviso produtiva do Brasil nessa poca se dava da seguinte forma: O centro Cafeeiro (Rio de Jane), O centro Aucareiro e Algodoeiro ( Nordeste ) O Charque e a pecuria ( SUL ) e a Borracha Natural ( Amaznia ). Cria-se ento uma relao Centro-periferia, que tambm enfatizada pela Autora. Este papel das relaes centro / periferia no representa exatamente a manifestao do mecanismo das trocas desiguais [] pelo contrrio, o papel da periferia na nova diviso territorial do trabalho estava dado no interior do prprio processo de acumulao de capital. (Becker, 1992 ).

Com a consolidao do mercado nacional houve uma desestruturao dos arquiplagos onde tinha-se o objetivo de romper o isolamento regional e criar uma articulao regional entre as diversas reas produtoras do espao nacional os chamados Circuitos inter-regionais de mercadorias.

A reorganizao espacial da economia brasileira acompanhou as modificaes substanciais do modo de insero do brasil na economiamundo.
www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Geografia-Economica/608359.html 2/4

08/12/13

Resenha Geografia Economica - Provas de Concursos - Jreenatoo

A formidvel expanso do sistema capitalista mundial no ps-guerra foi acompanhada pelo Brasil, j no somente como exportador de mercadorias, mas, devido marcante presena do Estado na oferta de infraestrutura, como campo de investimentos produtivos de empresas nacionais e multinacionais ( Becker, 1992).

A estrutura regional do Brasil no perodo de industrializao pode ser divida em trs partes: A rea core e a periferia integrada - representava o brasil metropolitano, o ncleo polarizador do Sudeste, onde se dava a concentrao de grandes complexos industriais e usinas siderrgicas, As periferias deprimidas - Situada no nordeste do pais, regio com condies fsicas limitadas, com chuvas irregulares o que dificultava a agricultura que estava situada prioritariamente na parte costeira, A fronteira de recursos - regio onde se predominou a criao de gado e produo de cereais. O norte foi um espao pouco afetado; no se tratava de um espao vazio, mas sim de um espao com um povoamento disperso de ndios, seringueiros e sociedades locais tradicionais (Becker, 1992).

Aqui, destaca-se a criao de Braslia e da rodovia Belm-Brasilia que impulsionou a economia da regio norte. A nova capital, situada numa posio estratgica, em contato com as periferias, representou uma verdadeira ponta de lana do centro, estimulando tanto o avano da franja pioneira, quanto as ligaes econmicas com So Paulo (Becker, 1992)

A emergncia do Brasil como potencia regional na economia-mundo no foi de uma hora pra outra. O Brasil assumiu a condio de semiperiferia nos anos 70. processo de informatizao e de transformaes tecnolgicas possibilitaram uma descentralizao industrial aletrando a relao espao tempo. A mudana da posio do Brasil foi atingida graas a condies preexistentes, tais como um grande territrio, um mercado interno significativo, e uma slida base industrial estabelecida na fase anterior ( Bekcer, 1992)

No podemos deixar de lembrar da criao do Projeto Geopoltico Para A Modernidade. Aqui vale destacar dois aspectos: O reconhecimento de que apenas a

industria de bens de consumo e capital no era suficiente para garantir a soberania nacional; A necessidade da instrumentalizao do espao como base para a acumulao e a legitimao do Estado. A modernizao conservadora combinou estes dois aspectos, considerando o espao como uma parte integral e fundamental, procurando dot-lo de operacionalidade e funcionalidade capazes de garantir no s a reproduo ampliada, mas tambm a integrao de pores do territrio nacional como reas privilegiadas de valorizao na economia-mundo ( Egler, 1992).

Por fim houve uma busca pela autonomia tecnolgica e a dominao dos meios cientifico-tecnolgico, destacando-se quatro reas estratgicas:
www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Geografia-Economica/608359.html

Aeronutica, industria blica, Nuclear e de Computao. Nesse contexto

3/4

08/12/13

Aeronutica, industria blica, Nuclear e de Computao. Nesse contexto

Resenha Geografia Economica - Provas de Concursos - Jreenatoo

temos a criao de centros como: EMBRAER, INPE, CNPq etc. J na fase da Modernizao Conservadora O Estado buscou uma recuperao da economia que foi possvel devido a trs condies fundamentais: Compresso salarial e o controle sobre o mercado de trabalho, estimulando a mobilidade da fora de trabalho e a revigorao da economia e investimentos no setor industrial e publico (petrleo, energia e comunicaes).

A modernizao da economia foi alcanada [] As trs mudanas estruturais fundamentais que ocorreram simplesmente aceleraram um processo j iniciado na dcada de 50. A primeira dela foi o deslocamento do eixo dinmico da economia, do setor agrcola para o industrial; o Brasil deixou definitivamente de ser um pas essencialmente agrcola, na medida em que a
Tw eetar

participao de industria no PIB cresceu de 25% para 38% entre 1960 e 1980 ( Becker, 1992) .

Visualizar como multi-pginas

Citar Este Trabalho


APA MLA MLA 7 CHICAGO

(2013, 02). Resenha Geografia Economica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-GeografiaEconomica/608359.html

Comentar...

Publicando como Juliana Maciel (No voc?) Publicar no Facebook


Plug-in social do Facebook

Comentar

Compartilhe Sua Experincia

Nossos Produtos
Trabalhos e Monografias Gerador de Citao App Android

Sobre Ns
Sobre Trabalhos Feitos Ajuda Contate-nos

Siga-nos
Facebook Twitter Google+ RSS

Envie Seus Trabalhos

2013 TrabalhosFeitos.com

Legal

Mapa do Site

Divulgar

Site mvel

www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Geografia-Economica/608359.html

4/4

You might also like