You are on page 1of 4

A ANUNCIAO DA ESPERANA

MALAQUIAS 4.2 A esperana para o povo est no cuidado de Deus em relao a eles; o povo precisa de cuidados e Deus queria cuidar. Embora o texto fale do fim, para a igreja o fim comea no incio de sua histria; ou poderamos dizer, que para a igreja no h um fim. O texto fala de tristeza e dor (v.1), mas fala tambm da esperana para os que temem o nome do Senhor. Para os que temem ao Senhor ser um tempo de cura, vitria e alegria. Nestes dias que lembramos o Natal, devemos tambm lembrar que possvel ter esperana. Em Jesus est a esperana para todos os povos; Simeo, homem que o Esprito Santo estava sobre ele (Lc 2.25), disse que Jesus seria luz para revelao aos gentios, e para glria do teu povo Israel (v.32).

I ESPERANA PARA O POVO EM TREVAS 1. Podemos dizer que o que est previsto para os crentes no fim pode muito bem ser alcanado por ns em Jesus. 2. O profeta falou a respeito do sol da justia (v.2); Mateus faz uma citao Isaias (9.1,2): Aos que estavam sentados na regio da sombra da morte, a estes a luz raiou (Mt 4.15,16). 3. O nascimento e ministrio de Jesus trouxe esperana para todos os homens. 4. Jesus mesmo testemunhou de Si mesmo como a luz do mundo e o resultado de segui-Lo (Jo 8.12).

5. Jesus a luz, mas tambm disse que somos a luz do mundo (Mt 5.14). Jesus nos encheu de privilgio, nos colocou em destaque, nos fez melhores e maiores que o prprio mundo. 6. Por outro lado, Jesus nos encheu de responsabilidade; Ele disse: Brilhe tambm a vossa luz diante dos homens (v.16). 7. O Pr. Tony Evans escreveu: Quando andamos por este mundo como filhos da luz, o mundo tem uma chance melhor de ver as coisas como elas realmente so (A igreja gloriosa de Deus p. 135). 8. Mas o mundo no teria essa chance se no tivemos sido alcanados pela luz de Cristo; no teramos a chance se Cristo no tivesse vindo para nos salvar. (HINO 90 HCC)

II ESPERANA PARA O POVO PERDIDO 1. A vinda de Jesus no s fez raiar a luz sobre os que estavam em trevas, mas tambm trouxe de volta o que estava perdido. 2. Em relao ao sol da justia, o profeta Malaquias disse que ele traria salvao em suas asas (4.2). 3. Jesus a respeito de si mesmo disse: O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). uma sensao maravilhosa sermos achados depois de perdidos; motivo de festa para aqueles que nos reencontram; h um congraamento entre as pessoas. 4. O pai do filho prdigo disse ao seu irmo que havia motivo para festa, pois o filho perdido havia sido encontrado (Lc 15.32). 5. H um hino no CC que diz: Perdido andei na escurido mas Cristo me encontrou, e com a luz do seu amor as trevas dissipou.

6. Jesus contou a parbola da ovelha perdida, e nela, o Senhor disse que quando algum a encontra, a carrega em seus ombros cheio de jbilo; depois, ele rene os amigos e vizinhos para se alegrarem com ele. 7. Assim deve ser conosco em gratido pela salvao que Jesus concedeu a todos ns. (HINO 106 HCC)

III ESPERANA E ALEGRIA DE TODAS AS GENTES

1. O profeta disse: Saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. O profeta compara a intensidade da nossa alegria com a festa que esses animais fazem quando so soltos. 2. Jesus disse: O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertao para os cativos e restaurao da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos (Lc 4.18). Quando o proclamador sai para anunciar libertao, ele grita a plenos pulmes: Chegou a nossa liberdade; chegou o libertador. 3. Nesse clima de alegria o anjo do Senhor se apresentou aos pastores que estavam nos campos; mas a primeira coisa que o anjo precisou dizer foi: No temais. O anjo no estava ali para fazer mal a eles, mas para anunciar a notcia que mudaria a noite. Muitas vezes estamos to para baixo, que qualquer que se aproximar de ns para dar uma notcia vamos dizer: O que foi dessa vez?. 4. Depois de acalm-los o anjo anunciou: Eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o ser para todo o povo; que hoje

vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que Cristo, o Senhor (Lc 4.8-11). 5. Depois da notcia dada aos pastores, outros anjos se uniram ao anjo mensageiro tendo incio um coro celestial. Aquela era hora de adorar, aquela era hora de cantar. 6. Depois de anunciarem, cantarem e louvarem, os anjos se ausentaram dos pastores. Mas os pastores no ficaram ali parados pensando ser? Ser? No! Eles saram apressadamente at Belm. E quando chegaram a Belm viram tudo o que o anjo havia anunciado. 7. Vamos unir as nossas vozes com as dos anjos para cantarmos o hino 104 HCC (Cantar).

CONCLUSO

Que o Natal para ns seja a anunciao da esperana; Ns j fomos alcanados pela bendita esperana do Natal de Jesus; Devemos ser os mensageiros, os anjos do Senhor na anunciao para os que ainda esto em trevas. Amm.

Pr. Eli da Rocha Silva 08/12/2013 Igreja Batista em Jd Helena S. Paulo - SP

You might also like