You are on page 1of 46

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

PERGUNTAS DE INFORMTICA

NOES DE INFORMTICA
O que a informtica? a cincia que estuda o processamento de dados utilizando-se de um computador.

Qual a diferena entre dados e informaes? Dados so elementos bsicos, abstratos, fornecidos para que o computador possa processar e gerar uma informao. J a informao aparece como resultado dos dados processados, ela possui um significado e serve de elemento para construo do conhecimento.

Dado: a unidade bsica de um sistema de informao. Elementar. Informao: Quando se associa atributos aos dados, d origem a informao. Com base nas anlises das informaes, se retira o conhecimento.

O que o computador? um instrumento utilizado para processar dados eletronicamente, podendo operar com diversos tipos de dados. Ex.: nmeros, letras, sons ou imagens.

Como formado um computador? formado por componentes fsicos (hardware) e componentes no fsicos (software)

HARDWARE
O que o hardware? a parte fsica do computador, engloba tudo que podemos ver ou tocar (gabinete, placas, memrias e perifricos).

O disquete u, hardware ou um software? um hardware. Software so as informaes que ele armazena.

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que so unidades de entrada de dados (input)? So as peas do hardware que enviam dados para o processamento do computador.

O que so unidades de sada de dados (output)? So as partes do hardware que exibem, transmitem ou recebem informaes processadas pelo computador. Leitora de cartes perfurados? Dispositivo somente de entrada. Mouse, TrackBall e touchpad? Dispositivo somente de entrada. Teclado? somente de entrada. Scanner? Somente de entrada. Mesa digitalizadora? Somente de entrada Drive? Dispositivo de entrada e sada Drive de CD-ROM? Somente de entrada (no permite a gravao) Drive de CD? Entrada e sada (permite leitura e gravao) Webcam? Somente de entrada Microfone? Somente de entrada Modem? Entrada e sada Impressora? Somente de sada Plotter? Somente de sada (equipamento p/ impresso de cartazes) Monitor? Somente de sada Placas de vdeo? Somente de sada Caixas de Som? Somente de sada

Atualmente o teclado que mais se utiliza no BR segue qual padro e qual layout? Padro QWERTY e Layout ABNT2. Obs.: O DVORAK existe sim e um teclado alternativo ao QWERTY que permite uma melhor digitao em ingls.

Quais os tipos de scanner existentes? De mo, de pgina ou de mesa (mais usado)

Para trabalhar com textos o scanner precisa de software? Sim, precisa do OCR que permite o reconhecimento tico de caracteres.

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um drive? um dispositivo/hardware utilizado para a manipulao de discos removveis. considerado de entrada quando l um dispositivo e de sada quando grava. Drive e Driver representam a mesma coisa? No. O drive o equipamento fsico, ao passo que o driver um tipo de software para instalao de algum equipamento.

O que um MODEM? um equipamento que permite modular, ou seja, converter informaes de sinais digitais em sinais analgicos para que eles possam ser transmitidos por algum meio fsico e tambm para permitir o contrrio, ou seja, a demodulao, que consiste na converso dos sinais analgicos recebidos em sinais digitais que possam ser lidos pelo computador. Modula para enviar e demodula para receber.

Modem: modulador de modulador. Hardware encarregado de Modular/modulando e demodular/demodulando o sinal. o hardware encarregado de fazer a comunicao entre o computador e a internet.
Quais os tipos principais de impressora? Matricial: a impresso funciona com um mecanismo de impresso atravs do impacto de microagulhas sobre uma fita; Jato de Tinta ou Deskjet: a impresso realizada com gotculas de tinta sobre o papel. Laser: Utiliza tonner, um tipo de borracha em p para impresso.

Como se verifica a resoluo da impressora? Pela sigla DPI ou PPP (pontos por polegada). A quantidade de DPI/PPP representa a quantidade de pontos de tinta existentes em uma polegada atravs de uma matriz de linhas e colunas. Quanto maior a quantidade de DPIs melhor a impresso. Necessrio verificar a quantidade de pontos por polegada. Como se verifica a resoluo de um monitor? Pela quantidade de pixels (pontos luminosos) resultantes de linhas e colunas para formao da imagem. Quanto maior a quantidade de pixels, melhor a resoluo e consequentemente a imagem.

O que um Tubo de Raios Catdicos (CRT)? o padro de monitor mais antigo. Existem 3 camadas de fsforo nos monitores coloridos: uma vermelha, uma verde e uma azul, formando o conjunto RGB (red, Green, blue) e essas 3 cores foram todas as outras.
3

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Qual a vantagem dos monitores de plasma e LDC? So tecnologias sucessoras do CRT e apresentam menor consumo de energia, ocupam menos espao e oferecem altas resolues. Existe diferena entre monitor e tela? O monitor usado em computadores de mesa (desktop) e a tela utilizada em computadores laptop (notebooks) pois entende-se que a tela acoplada ao equipamento.

No que consiste uma placa de vdeo on-board? Quais suas vantagens? E desvantagens? As placas de vdeo on-board so aquelas integradas/acopladas placa-me, trazendo como vantagem o baixo custo e, como desvantagem, a caracterstica de consumir os recursos da prpria placa me. Portanto, quando se diz que se usa 256 MB de vdeo on-board, esse valor em MB est subtraindo a memria principal RAM.

O que on-board? o termo dado placa-me que possui outros circuitos/componentes integrados, como placa de vdeo, modem, controladora IDE, placa de som, entre outras.

O que off-board? So placas de expanso adicionadas placa-me atravs de slots (encaixes).

O que multimdia? a capacidade que o computador tem de associar imagem e som, ou seja, manipular mais de uma mdia.

O que um Kit Multimdia? Era um conjunto vendido no passado contendo placa de som, caixa de som, microfone e drive de CD.

Um drive de CD que contm a representao: 24x10x40x O que isso representa? Representa gravao em 24x, regravao em 10x e leitura em 40x.

Qual o ciclo da informao? As informaes entram, so processadas e saem.


4

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que a UCP/CPU (Unidade Central de Processamento)? o processador propriamente dito, principal componente fsico do computador (conhecido como crebro do computador). A UCP funciona como a espinha dorsal da mquina, sustentando a conexo de todos os equipamentos. o componente determinante para a qualidade do computador. Hoje, devido ao surgimento de processadores com dois ou mais ncleos (Dual Core, Quad Core) h necessidade de distinguir. O processador pode conter uma ou mais UCPs encapsuladas. Nela so interpretados e executados todos os processos, programas, comandos e instrues, alm de ser responsvel por supervisionar e controlar equipamentos. Sua frequncia citada pelo clock e medida por MHz ou GHz. Os principais fabricantes de processadores so a Intel e a AMD.

O processador sempre interage com o chip set. O papel do processador de execuo dados, ou seja, quantidade de aes em determinado perodo/frequncia). O papel da memria RAM de armazenamento. O papel do chip set o transporte.

Quais so os 3 componentes bsicos de um processador (UCP)? Unidade de Controle (UC): Controla o fluxo de dados dentro da UCP, verificando se h necessidade da informao passar pela ULA ou se deve ser enviada para a memria. Coordena o funcionamento de todas as outras unidades. Unidade Lgica e Aritmtica (ULA/UAL): responsvel pelas operaes matemticas e resoluo de proposies lgicas. Registradores: so pequenas unidades de memria localizadas dentro da UCP que armazenam dados durante o ciclo de processamento. Possuem como caracterstica o fato de serem as memrias mais rpidas em um computador em contrapartida, de menores capacidades.

O que diz a Lei de Moore? Esta lei se refere a uma afirmao feita em abril de 1965 por Gordon Moore, fundador da Intel, na qual ele assume que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobraria, enquanto os custos permaneceriam constantes. Isto , em dois anos ser possvel comprar um chip com o dobro da capacidade de processamento pelo mesmo preo que se paga hoje.
5

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um processador Quad Core? um processador que apresenta 4 ncleos encapsulados em um nico processador. O que a Tecnologia Centrino? uma tecnologia voltada para computadores portteis onde os laptops possuem processadores mbiles da Intel, de alto desempenho, baixo consumo de energia, chipsets de alta velocidade e dispositivo Wireless para redes sem fio embutidos na mquina.

O que um computador multitarefa? Consiste na execuo de vrios programas por uma UCP pelo compartilhamento de tempo, passando a impresso de processamento simultneo.

O que o Multiprocessamento? Permite a execuo de vrias tarefas concomitantemente de fato. Implica na existncia de dois ou mais processadores em um mesmo computador, ou de um processador com dois ou mais ncleos.

Qual a funo da memria? Armazenar instrues e dados para a realizao de determinadas tarefas.

Quais so as principais memrias de um computador? So as memrias RAM e ROM.

O que a memria RAM? aquele que executa um software, memria de leitura e de gravao temporria. uma memria de trabalho, uma memria de leitura e gravao temporria, que armazena dados durante a execuo de um programa. A RAM uma memria voltil, pois s armazena dados enquanto o computador estiver ligado. A memria RAM trabalha em conjunto com a UCP, portanto, a quantidade de memria RAM influencia no desempenho da mquina no que tange velocidade de processamento, devendo haver proporcionalidade entre elas. A memria RAM vendida em mdulos (pentes) que so presos placa me por slots ou soquetes (encaixes) e a comunicao feita com a UCP atravs do que chamamos de barramento local, um caminho para passagem da informao contido na prpria Placa-Me. A comunicao da memria RAM com o processador feita pelos barramentos, portanto, caminhos que so percorridos entre a memria RAM (na placa me) at o processador.
6

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que a Memria ROM? uma memria gravada de fbrica. Trata-se de um circuito (chip) que fica contido na placa-me e no pode ter o seu contedo apagado pelo usurio, alm disso, somente permite leitura. A memria ROM contm informaes bsicas para que o computador interprete o Sistema Operacional e possa efetuar o Boot. Seus dados NO so voltveis. A ROM armazena firmwares (programa bsico para o funcionamento do equipamento).

Quais so as subdivises da Memria ROM? BIOS: usado para iniciar o sistema, contm informaes bsicas para o funcionamento da mquina. SETUP: usado para configurar a mquina, especificar caractersticas de hardware, alm de alterar a data e a hora. Como mudar a senha do setup? POST: Trata-se do autoteste ao ligar. um programa executado toda vez que o micro ligado. Entre outras coisas ele inicializa o vdeo, conta a memria e, ao seu trmino, mostra um quadro de configuraes com uma lista da configurao de hardware da mquina.

O que o Boot? o ato de ligar o computador e inicializar o Sistema Operacional.

O que CMOS? sinnimo da memria de configurao de dados sobre o hardware do sistema, tais como o tipo de disco rgido e a ordem de boot. A CMOS uma memria do tipo RAM, o que significa que o seu contedo apagado quando a alimentao cortada. Para que isso no ocorra ela alimentada por uma bateria que tambm alimenta o relgio de tempo real do sistema RAM de parmetros.

Quais so as variaes da memria ROM? PROM (Programmable Read Only Memory): Permite uma nica programao,

geralmente feita pela fbrica. irreversvel. EPROM (Esasable Read Only Memory): Permite programacao e pode ser apagada se for submetida a uma for luz ultravioleta dentro de uma cmara especial.
7

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

EEPROM (Electricaly Esasable Read Only Memory): sua estrutura semelhante a de uma EPROM mas pode ser apagada eletricamente, podendo ser reprogramada no prprio local, pelo prprio equipamento.

Memria FLASH ou FLASH EEPROM: um tipo de memria EEPROM sendo que esta ltima apaga os dados byte a byte enquanto que a FLASH consegue manipular blocos de dados maiores, o que a torna diferente e mais rpida.

O que a memria CACHE? um tipo de memria RAM esttica (SRAM) de alta velocidade (compatvel com a velocidade da UCP) e de capacidade menor que a RAM (normalmente poucos MegaBytes), localizada logicamente entre a UCP e a Memria Principal para armazenar dados e instrues que devero ser utilizadas imediatamente pela UCP. Usada com a finalidade de acelerar o processamento do sistema.

Quais so os nveis de Memria CACHE? Cache Primria: est contida no prprio processador. Cache Secundria: no est contida no chip da UCP, mas pode estar contida no pacote CPU. Cache Terciria: contida na placa do processador.

O que so Memrias de Massa/Armazenamento/Secundria? So memrias que permitem o armazenamento de dados de forma no voltil, possibilitando a recuperao da informao em data posterior. Ex.: carto perfurado, fita magntica, DAT, DDS, Disco Flexvel (disquete), HD (Hard Disk/ Winchester), DA (Digital Audio), DVD, Blu-Ray, pen drive,

O que o blu-ray? o sucessor do DVD por permitir maior capacidade de armazenamento. Pode ser encontrado nas verses ROM, Recordable (dados gravados no podem ser apagados), RW (Rew Write pode ser gravado e regravado). Possui uma tecnologia interessante, DurabisII, que resiste a arranhes e gorduras.

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que o Pen Drive? um equipamento que armazena informaes em uma memria eletrnica (FLASH). Apresenta como caracterstica a facilidade de ser porttil, do tamanho de um chaveiro, podendo armazenar at 64 GB atualmente. O que um Solid State Disk (SSD)? um disco rgido que utiliza chips de memria flash no lugar de discos magnticos. projetado para substituir o HD, sendo conectado a uma porta SATA ou IDE e apresenta como grandes vantagens: um bom desempenho, maior durabilidade, baixo consumo de energia, alm de ser silencioso. Apresenta como maior desvantagem o alto custo.

O que um HHD (Hybrid Hard Drives): Para aliar as vantagens do SSD e reduzir os custos existem hoje discos hbridos que aliam uma quantidade de memria flash para armazenar os dados frequentemente acessados e os discos magnticos proporcionando um grande volume de armazenamento de dados com preo acessvel.

possvel afirmar, em relao s memrias, que a velocidade e a capacidade so grandezas inversamente proporcionais? Sim, pois quanto mais veloz a memria, menor sua capacidade de armazenamento.

O que Memria Virtual? uma pseudomemria. No se trata de uma memria fsica e sim de um recurso do sistema operacional que consiste em simular RAM utilizando uma parte do HD (disco rgido) de modo que a UCP no pare de processar e os programas possam continuar em execuo.

Qual a diferena entre um bit e um byte? O bit representa a menor quantidade de informao (dgito binrio). O Byte o conjunto de 8 bits que representa um caractere.

Bit a menor unidade de informao que circula dentro do sistema computacional

O que um Mainframe? um computador de grande porte.

Mainframe: um computador para aplicao de mltiplos usurios. Ex: servidor que recebe os impostos de renda; que processa as apostas da lotrica. Servidor que recebe grande volume de dados.
9

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Supercomputadores: um computador para uma aplicao especfica. Computador de grande porte, com grande capacidade de processamento, feito para a execuo de uma s aplicao de uma s vez, muito rpido. Ex: quebra de um cdigo; processamento de imagens de satlite; calculo matemtico.

Quais so os tipos de transmisso de dados? Transmisso Serial: a transmisso de um bit por vez atravs de uma nica linha de dados, isto , cada bit e um byte transmitido em sequncia, um aps o outro. Transmisso Paralela: implica na transferncia simultnea de todos os bits que compem o Byte. um mtodo utilizado nas ligaes internas dos computadores e deste com perifricos bastante prximos. No caso de transmisses distantes este mtodo torna-se inadequado devido quantidade de fios que necessita, vulnerabilidade a rudos, etc.

O que so barramentos? So caminhos para a troca de dados entre circuitos e normalmente utilizam comunicao paralela. Os barramentos disponveis na placa-me so identificados pelos slots, que so encaixes para a insero das placas off board.

Cite alguns exemplos de barramentos: Barramento ISA: Primeiro tipo de barramento usados nos computadores do tipo PC XT; PCI (Interconexo de Componentes Perifricos): o padro atual de barramentos perifricos desenvolvido pela Intel, rompendo a compatibilidade com o formato ISA, reduzindo fisicamente o seu tamanho em relao ao VLB e o oferecendo o suporte e a tecnologia Plug and Play. atualmente o tipo de barramento mais popular. AGP (Accelerated Graphics Port): conector exclusivo para placas de vdeo 3D de alto desempenho. PCI Express: uma nova tecnologia de interconexo SERIAL. Observou-se que o aumento de bits na transmisso paralela gerava altas freqncias criando campos eletromagnticos e problemas de sincronismo tornando muito complexo o aumento das freqncias.
10

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que o USB (Universal Serial Bus)? um padro de interconexo de equipamentos ao computador e transfere os dados digitais de forma serial, bidirecionalmente. Atravs da conexo USB, possvel acoplar ao computador scanners, impressoras, teclado, mouse, HDs externos, cmeras, etc. Uma das principais vantagens da conexo USB permitir que a adio de um novo dispositivo seja feita de forma extremamente simples, bastando conect-lo com o cabo ao computador (Plug and Play), sem mesmo ter de desligar a mquina (Hot Swap). O Sistema Operacional detecta automaticamente o dispositivo e disponibiliza-o aos softwares aplicativos.

O que um WUSB/sucessor do bluetooth? um novo padro para conexo de equipamentos perifricos sem fio de alta velocidade. Tal tecnologia ainda muito recente no mercado, mas pode se tornar sucessora do Bluetooth, pois apresenta maior velocidade e maior economia de energia.

O que o PnP (Plug and Play): uma filosofia de projeto e tambm um conjunto de especificaes de arquitetura para computadores pessoais. Seu intuito fazer com que o usurio no precise se preocupar com chaves, jumpers, conflitos de hardware ou carregamento manual de drivers. Basta apenas conectar a placa ou o perifrico para que o sistema reconhea e o habilite para uso.

Para que serve o No-Break? Evita que o computador desligue em caso de falta total de energia eltrica, alm de proteg-lo contra interferncias, picos e baixas nos nveis de energia.

Para que serve o estabilizador? Para equalizar a corrente eltrica.

Para que serve o filtro de linha? Para proteger contra sobrecargas.

11

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

SOFTWARE

O que o Software? a parte lgica do computador que engloba componentes no fsicos (mtodos, procedimentos, normas, documentaes, programas em geral), necessrios para o funcionamento do hardware.

O que um software bsico? todo programa feito para auxiliar o desenvolvimento ou a execuo de programas de aplicao.

O que o Sistema Operacional? responsvel pelo processamento de programas. Assegura que os recursos fsicos do sistema estejam disponveis quando necessrios e os recursos de software sejam fornecidos quando exigidos. Ele faz a interface entre o usurio e a mquina. O sistema operacional faz a interface entre o usurio e a mquina, ele responsvel pela disponibilidade do hardware e pelos recursos do software.

Quais so as funes bsicas do Sistema Operacional? Controlar o fluxo de dados Gerenciar comandos Gerenciar o hardware Servir de base para outros programas.

Cite alguns exemplos de Sistemas Operacionais: DOS, Windows, Unix, Linux, Mac/OS, Androide (Google), etc.

12

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Para que servem as Linguagens de Programao? Cite exemplos. As linguagens de programao permitem o desenvolvimento de softwares em geral. Ex.: Pascal, Cobol, Basic, Java, Visual Basic, Delphi, etc.

O que so Softwares Utilitrios? So programas que fornecem servios simples e comuns como listar, copiar, remover e compactar arquivos, gerenciadores de memria, aceleradores de Internet, sempre auxiliando o Sistema Operacional e garantindo o bom funcionamento da mquina. Ex.: Antivrus, Norton, Winzip (compactador), SpeedDisk (desfragmentador).

O que um Software Aplicativo? Possui uma finalidade especfica voltada para o usurio e depende do Sistema Operacional para ser executado. Ex.: Word, Excel, Power Point, etc.

O que uma Interface? a tela pela qual o usurio interage com o computador. Com o passar dos anos as interfaces foram evoluindo e fazendo com que o computador se tornasse cada vez mais amigvel.

O que uma Interface GUI (Graphic User Interface)? uma interface de uso grfico que se utiliza de cones sugestivos (desenhos) para tornar ainda mais fcil a utilizao do sistema. Ex.: Windows.

NOES DE SOFTWARES LIVRES

O que um SOFTWARE DE DOMNIO PBLICO? um software sem copyright, cujos direitos econmicos no so de exclusividade de nenhum indivduo ou entidade, tornando-se um bem disponvel para toda a comunidade. Este software no tem autoria, portanto, no tem restries.
13

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que COPYRIGHT? O Copyright garante os direitos do autor e atribui somente a ele o direito cpia.

O que SOFTWARE LIVRE? um programa distribudo com seu cdigo fonte aberto, podendo ser estudado, alterado, executado, copiado e at mesmo redistribudo. SOFTWARE LIVRE a mesma coisa que SOFTWARE GRATUITO? No. O SOFTWARE LIVRE no precisa ser gratuito. O software livre traz consigo o cdigo-fonte, pode ser vendido, livremente alterado, adaptado e redistribudo. Ex.: Linux J o SOFTWARE GRATUITO um programa que obrigatoriamente deve ser gratuito, todavia, no traz consigo o cdigo fonte, logo, no pode ser alterado. Ex.: MSN e Internet Explorer

O que a LICENA GNU GLP? Essa licena foi desenvolvida pela Free Software Fondation para especificar se um software livre ou no. Tal licena um acordo entre as partes (desenvolvedor e usurio), portanto, tem validade no BR, mesmo que no na sua totalidade.

O que LICENA BSD? outra licena de software livre que, entretanto, apresenta menos restries que a GLP. Garante a autoria do cdigo original, mas permite, inclusive, que verses modificadas utilizem licenas GLP ou proprietrias, sendo, portanto, mais liberal. As modificaes, ao contrrio da GLP, no precisam ser divulgadas, portanto, trata-se de licena menos restritiva que a GLP.

O que SOFTWARE PROPRIETRIO? aquele que possui copyright. Seu uso, redistribuio ou modificao proibido, ou requer que se pea permisso, ou restrito de tal forma que no possvel fazer o uso/redistribuio/modificao livremente.

O que FREEWARE? um software proprietrio gratuito. So programas que permitem redistribuio, mas no modificao (seu cdigo fonte no est disponvel).

14

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que SHAREWARE? um software proprietrio que vem com permisso para redistribuio de cpias, mas diz que qualquer um que continue usando uma cpia deve pagar por uma licena. No se trata se software livre.

O que Software DEMO? uma verso incompleta (demonstrao) do software disponvel para avaliao. Ex.: um jogo que s disponibiliza a 1 fase.

O que um SOFTWARE BETA? uma verso inacabada s Software que o fabricante disponibiliza para testes de modo que os usurios possam colaborar com experincias de uso, ocorrncia de erro e sugestes.

O que COPYLEFT? um conceito atrelado a um programa protegido por uma licena de software livre que contenha clusula garantindo a liberdade permanente, inclusive de modificaes, onde o programa redistribudo tenha que disponibilizar, de fcil acesso, o cdigo fonte contendo as modificaes.

WINDOWS XP

O principal boto do mouse o esquerdo. No Windows isso pode ser modificado para facilitar o uso do mouse por canhotos? Sim, possvel a modificao atravs do Painel de Controle.

O que o CLICK INVERSO? O boto auxiliar pressionado apenas uma vez. Implica, normalmente, na exibio de um menu chamado de menu de contexto ou menu Pop-Up.

O que o WINDOWS? um Sistema Operacional Grfico (GUI) desenvolvido pela Microsoft, que possui interface amigvel para que o usurio utilize o computador facilmente.

15

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um CONE? a representao grfica (desenho) de um programa, comando ou arquivo.

O que o CONE DE ATALHO? Qual sua caracterstica? um cone que possui uma nomenclatura especial pelo fato de ter sido criado como alternativa para agilizar o acesso. Possui como caracterstica uma seta no canto inferior esquerdo.

Qual a funo das teclas ALT + TAB? mostrando uma janela para o usurio.

Rpida alternncia entre aplicativos abertos,

Qual a funo das teclas ALT + ESC? Rpida alternncia entre aplicativos abertos sem mostrar qualquer janela para o usurio.

Qual o principal componente da TASK BAR (BARRA DE TAREFAS)? o boto iniciar.

No que consiste a REA DE NOTIFICAO (SYSTRAY)? So cones de programas normalmente carregados durante o boot e que permanecem ativos na memria RAM em segundo plano (stand-by) aguardando um evento para notificar o usurio sobre uma ocorrncia, tal como o status da impresso, da bateria do laptop ou a entrada de um amigo no MSN.

Diferencie o MODO EM ESPERA do MODO HIBERNAR. O Modo Em Espera desliga os principais componentes da mquina (monitor, HD...) economizando energia, mas mantm o computador ligado em stand-by. No modo hibernar todo o contedo da memria RAM salvo em um arquivo temporrio no disco e a mquina desligada. Ao iniciar o computador posteriormente a rea de trabalho retornar da mesma maneira, com a mesma janela e os mesmos arquivos que estavam em uso ao hibernar.

Diferencie LOGOFF de TROCAR USURIO. O Logoff desconecta o usurio atual, permitindo que outro usurio efetue um logon para acessar o micro ou a rede.

16

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Trocar Usurio permite que outro usurio utilize o computador sem que o primeiro usurio logado tenha que fechar programas, salvar os arquivos ou mesmo efetuar o logoff. Ou seja, permite alterao entre usurios logados simultaneamente.

Para que serve o BOTO RESTAURAR na barra de ttulo? Para exibir a janela com o seu tamanho original. Este boto s aparece se a janela estiver maximizada (smbolo = dois quadradinhos).

Para que serve o BOTO MAXIMIZAR na Barra de Ttulo? Para aumentar o tamanho da janela de modo que ela preencha toda a tela. Esse boto s aparece quando a janela est restaurada (smbolo = 1 quadrado).

O que um ARQUIVO? uma coletnea de informaes armazenada em uma unidade de memria de massa. No Windows os arquivos devem ter um nome e uma extenso. O nome identifica o arquivo e a extenso a sua origem.

que

so

PASTAS/DIRETRIOS?

So estruturas lgicas que organizam o disco

armazenando arquivos com caractersticas em comum.

O que o WINDOWS EXPLORER? um programa do Windows que permite manipular arquivos e pastas, ou seja, copiar, renomear, mover, excluir.

Se arrastarmos um arquivo dentro da mesma unidade o padro que ele seja movido ou copiado? E se ele for arrastado para uma unidade diferente? Se for arrastado dentro da mesma unidade o padro que o arquivo seja movido. Se for arrastado dentro da mesma unidade o padro que o arquivo seja copiado.

Com relao ao ARRASTO INCONDICIONAL, dentro da configurao padro do Windows, o acontece quando: Um arquivo arrastado pressionando a tecla CRTL? COPIA
17

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Um arquivo arrastado pressionando a tecla SHIFT? MOVE Um arquivo arrastado pressionando a tecla ALT? CRIA UM ATALHO

Os arquivos excludos de mdias removveis (pen-drive, CD, DVD, ...) so enviados para a lixeira? No, eles so diretamente excludos.

Quais so as duas finalidades da FORMATAO? Quando o disco novo a formatao o prepara para ser usado; Quando o disco usado e suas informaes no so mais importantes a formatao apaga os seus dados de modo que ele fique virgem novamente.

O que a FORMATAO DE BAIXO NVEL / FSICA? a formatao que normalmente realizada pelo fabricante. Divide os discos em trilhas, setores e cilindros, gravando as marcaes que permitem o correto posicionamento das cabeas de leitura.

O que FORMATAO DE ALTO NVEL / LGICA? realizada pelo Sistema Operacional preparando o disco para o recebimento de arquivos. Ao contrrio da formatao fsica, ela feita via Software e pode ser feita vrias vezes, com o nico problema de apagar os dados contidos no disco.

Quais so as duas ETAPAS de FORMATAO LGICA DO HD? Particionamento: Divide o disco em partes distintas, onde o tamanho e o Sistema de Arquivos pode ser definido pelo usurio. As parties so enxergadas pelo Sistema Operacional como discos diferentes. possvel ter at 4 parties primrias (permitem a instalao de sistema operacional). Formatao Propriamente Dita: o momento em que se define um sistema de arquivos, uma estrutura para o armazenamentos dos dados no disco. Ex.: FAT 32, NTFS.

18

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um CLUSTER? a menor unidade do disco interpretada pelo sistema operacional. uma diviso lgica do disco que contem dados dos arquivos gravados. Quanto maior o cluster maior o desperdcio de espao quando se trata de arquivos pequenos. Responsavel pela formatao lgica do HD.

Quais so as 3 opces de sistemas de arquivos que existem no Windows? FAT16, FAT32 e NTFS.

No Windows XP qual o nico cone da rea de trabalho que no se consegue deixar de exibir? LIXEIRA.

O que o BACKUP? uma cpia de segurana. O Windows possui um software que gerencia Backups facilitando a atualizao dos mesmos. O Backup faz com que s arquivos selecionados sejam compactados em um nico arquivo com extenso .BKF e o gerenciamento das atualizaes automtico.

Quais so os TIPOS DE BACKUP? NORMAL: faz backup dos arquivos selecionados e marca cada arquivo como copiado. CPIA: faz backup dos arquivos selecionados mas NO marca nenhum arquivo como copiado. DIFERENCIAL: faz backup dos arquivos selecionados somente se eles tiverem sido criados ou modificados desde o backup anterior, mas NO os marca como copiados. INCREMENTAL: faz backup somente dos arquivos selecionados somente se eles tiverem sido criados ou modificados desde o backup anterior e os marca como copiados. DIRIO: faz backup somente dos arquivos que foram criados ou modificados no dia.

19

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que so FONTES TRUE TYPE? So fontes vetoriais que garantem ao usurio que a fonte ser impressa da mesma forma que est sendo vista no vdeo.

Para que serve a REA DE TRANSFERNCIA / CLIPBOARD? um recurso do Windows que disponibiliza recursos da Memria RAM capaz de armazenar um objeto enviado pelo usurio atravs dos comandos copiar ou recortar de modo que o mesmo possa ser colado onde o usurio desejar quantas vezes quiser, ou seja, permite a troca de informaes entre arquivos/aplicativos. A rea de Transferncia do Windows s armazena a ltima informao que o usurio copia ou recorta, logo, o objeto fica na rea de transferncia at que outro objeto seja enviado, sendo o existente perdido.

Qual a finalidade do BLOCO DE NOTAS do Windows? um software que permite criar ou editar textos simples, sem recursos de formatao. Permite reparos em arquivos de sistema e tambm muito usado para criao de pginas HTML. Seus arquivos padro possuem extenso TXT.

Para que serve o DESFRAGMENTADOR DE DISCO? A fragmentao uma consequncia da forma como o Windows salva os arquivos no disco, ele identifica as primeiras unidades de alocao vagas e vai ocupando-as, mesmo que no sejam contguas. Tal processo acaba prejudicando a performance do sistema na hora da execuo dos programas ou acesso aos arquivos tornando o acesso aos programas mais lento. O desfragmentador reorganiza os arquivos no disco e deve ser executado aps a remoo e instalao de programas.

Para que serve a LIMPEZA DE DISCO? um software utilitrio para limpeza que analisa o disco e identifica quais so os arquivos inteis para que os mesmos possam ser apagados liberando espao no disco.

20

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Qual a utilidade do SCANDISK? um utilitrio que verifica possveis erros no disco. Quando encontra um cluster defeituoso tenta corrigir ou transfere a informao nele contida e inutiliza (criando um Bad Block), evitando a perda da informao.

O que faz o atributo SOMENTE LEITURA? Impede que o arquivo seja alterado ou apagado acidentalmente.

O que faz o atributo OCULTO? Faz com que o arquivo no fique visvel para o usurio. O que faz o atributo ARQUIVO MORTO? um atributo utilizado pelas ferramentas de backup para verificar se o arquivo novo ou se teve alguma alterao (atributo de arquivamento).

Qual

utilidade

do

GERENCIADO

DE

TAREFAS?

executado quando se tecla

CRTL+ALT+DEL e permite finalizar aplicativos quando os mesmos esto travados (no respondem). Tal operao deve ser realizada para evitar que o micro necessite ser reinicializado. Parei aqui Para que serve o recurso EFS? O um sistema de arquivos com criptografia (EFS) fornece a tecnologia para armazenar arquivos criptografados (codificados) em volumes do sistema NTFS. A criptografia transparente para o usurio que criptografou o arquivo. No entanto, um intruso que obtenha acesso fsico no autorizado aos arquivos ou pastas criptografados no conseguir l-los. O arquivo criptografado apresentado com seu nome em verde e quando criptografado no pode ser compactado concomitantemente.

WORD
O que o Word? um software aplicativo para Windows que tem como finalidade processar textos.

Quais so os modos de visualizao de um texto no Word?

21

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Normal:exibe o texto como um formulrio contnuo, sem margens, cabealhos, rodaps ou colunas, representando o incio e/ou fim da pgina apenas por uma linha, enfim, sem se preocupar em mostrar como o documento ser impresso. o modo de visualizao mais rpido pois utiliza menos recursos do sistema, normalmente usado apenas para digitao.

Layout da Web: deve ser usado quando estiverem sendo criados documentos HTML pginas para Web no Word. Esse modo no exibe nem cabealhos e nem rodaps.

Layout de Impresso: o modo que apresenta a melhor caracterstica what you see is what you got (o que voc v o que voc tem). Consome mais recursos de sistema, mas nesse modo que podemos realizar melhor determinadas aes como a insero de figuras ou molduras. Este o modo considerado padro por quem utiliza o Word.

Estrutura de Tpicos: mostra a organizao de tpicos de seu documento, exibindo ttulos, subttulos e texto normal, permitindo diversas operaes como promover ou rebaixar texto (de texto normal para subttulo ou de ttulo para subttulo).

Layout de Leitura: esse modo oculta as barras de ferramentas desnecessrias e dimensiona automaticamente o contedo do documento de forma que sua apresentao seja confortvel para leitura.

Quando utilizada a MARGEM ESPELHO? utilizada quando se deseja imprimir frente e verso. Ela substitui as margens esquerda e direita por interna e externa.

O que faz o efeito OCULTO da fonte? Faz com que o texto no aparea na tela e nem na impresso.

Os erros ortogrficos so sublinhados de qual cor no Word? E os erros gramaticais? Os erros ortogrficos so sublinhados em vermelho e os gramaticais em verde.

22

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Qual a finalidade da REA DE TRANSFERNCIA/CLIPBOARD? Sempre que utilizamos um comando de recortar ou copiar em qualquer aplicativo do OFFICE a informao vai para a REA DE TRANSFERNCIA permitindo movimentar ou duplicar trechos de texto e outros objetos como figuras, dentro de um documento ou mesmo entre documentos do Word ou de aplicativos diferentes, como o Excel ou o Power Point. Ao fechar o aplicativo, caso existam informaes na rea de transferncia do Word, ele pergunta se elas precisam ser mantidas. Caso negativo, ele as apaga, liberando a memria RAM. Hoje o Office permite trabalhar com at 24 objetos concomitantes na rea de transferncia.

Para que serve a ferramenta PINCEL? Ela possibilita a cpia de uma informao. Basta selecionar a formatao que deseja copiar, clicar no PINCEL contido na barra de ferramentas padro e depois arrastar sobre o novo texto para que ele receba a formatao copiada.

Qual

finalidade

das

MACROS?

Elas so utilizadas para gravar sequncias de

cliques/teclas/comandos usados frequentemente pelo usurio, de forma a minimizar seu trabalho. Como possvel a utilizao dentro de uma linguagem de programao para desenvolver macros dentro do Word, alguns programadores se aproveitaram da capacidade de criao ilimitada da linguagem e criaram vrus que, devido ao tipo, recebem a denominao de vrus de macro. Os vrus de macro podem ser ativados caso o usurio aceite um arquivo do Word ou Excel de origem no confivel e ative suas macros.

O que a MALA DIRETA? A MALA DIRETA mescla um documento do Word com um arquivo de dados (que pode ser uma tabela do Word, um banco de dados do Acess, uma planilha do Excel ou uma lista de contatos do Outlook) e possibilita a confeco de um texto padro com algumas variveis para impresso (nome, endereo, data de nascimento, etc) que sero os registros dos campos da fonte de dados.

O que um HIPERLINK? Com o HIPERLINK o leitor de um documento do Word, com um clique, pode ser enviado para visualizar outra informao (link), seja um outro arquivo do Word, uma planilha do Excel, enfim, qualquer arquivo do Office ou pgina Internet (URL). Os hiperlinks ficam, por padro, azuis e sublinhados.

23

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que so MODELOS? So arquivos com extenso DOT que j possuem uma estrutura bsica, formada por estilos, macros, em que o usurio necessita inserir poucos dados para que ele automaticamente formate um documento. No possvel aplicar modelos a arquivos j existentes, modelos so utilizados para a criao de novos documentos.

EXCEL
O que o EXCEL? Trata-se de um software aplicativo para Windows contido no Pacote Office que permite a criao de grficos, a manipulao de banco de dados e a utilizao de planilhas eletrnicas.

O que um BANCO DE DADOS? um arquivo que contm um conjunto de informaes organizadas (classificadas).

O que so BANCO DE DADOS RELACIONAIS? So aqueles onde em um nico arquivo podem existir vrias tabelas integradas, trocando, compartilhando informaes. Tal prtica aumenta a integridade e diminui a duplicidade das informaes.

Como so formadas as TABELAS? So formadas por LINHAS/REGISTROS/TUPLAS e COLUNAS/CAMPO/DOMNIOS.

Para que serve o recurso AUTOFILTRO? Ele permite que se visualize apenas uma parte dos dados de um banco de dados atravs de critrios estabelecidos aos campos.

possvel atravs do Excel IMPORTAR DADOS EXTERNOS? Sim, o Excel permite que o usurio importe dados de outros arquivos de dados, inclusive de outros aplicativos, como, por exemplo, o MS Access.

24

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

H diferena entre PLANILHA e TABELA? Sim. Ambas so dispostas de linhas e colunas, todavia, as TABELAS apenas armazenam os dados para consulta, enquanto que as PLANILHAS processam os dados, utilizando frmulas e funes matemticas, gerando resultados, informaes.

O que necessrio para que se permita a realizao de clculos dentro de uma clula? Para tal basta preceder a expresso com o sinal de igual ( = ) e utilizar operadores matemticos computacionais.

O Excel permite que se inicie uma expresso matemtica tambm com outros sinais? Sim, admite a utilizao dos sinais de + e de - , desta forma, automaticamente, o Excel insere o caracter = antes da expresso digitada. Essa correo automtica se d devido compatibilidade do aplicativo com o antigo programa de planilha eletrnica Ltus 123.

Quais so os OPERADORES MATEMTICOS utilizados pelo Excel? ^ Exponenciao * Multiplicao / Diviso % Porcentagem + Adio - Subtrao

Qual a prioridade que deve ser observada em relao aos operadores matemticos? 1 - Potncias 2 - Multiplicaes e divises 3 - Soma e Subtrao

Qual a vantagem de se trabalhar com REFERNCIA RELATIVA? Quando se trabalha com a referncia relativa no se usa os valores das clulas mas sim os seus endereos. A vantagem que, ao se copiar a frmula para outras clulas, relativamente elas tero os seus endereos incrementados ou decrementados relativamente de acordo com o passo.

25

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que uma REFERNCIA ABSOLUTA? utilizada em situaes onde, ao se criar uma frmula, h um endereo que no pode ser alterado. O uso do $ congela, fixa um endereo.

O que a CPIA LGICA? Quando se copiam valores adjacentes em uma planilha atravs da ala de preenchimento, o MS Excel realiza uma cpia lgica, incrementando ou decrementando os valores conforme a razo obtida atravs da diferena entre as duas clulas selecionadas antes do arrasto. Vale ressaltar que atravs de qualquer outro meio diferente do arrasto os valores das clulas sero copiados na ntegra, sem serem incrementados ou decrementados. Arrastando para baixo ou para direita incrementa Arrastando para cima ou para esquerda decrementa

O que uma FUNO? um instrumento (programa) que tem como objetivo retornar um valor ou uma informao dentro de uma planilha. A chamada de uma funo feita atravs da citao do seu nome seguido obrigatoriamente por um par de parnteses que, opcionalmente, contm argumento inicial (parmetro).

possvel ter uma funo sem parnteses? NO possvel haver uma funo sem parnteses.

possvel haver uma funo sem argumento dentro dos parnteses? SIM. O que uma FRMULA COM FUNES ANINHADAS? Ocorre quando uma funo contm como argumento outra funo.

Quais so as FUNES MATEMTICAS? Funo Absoluta (ABS): Retorna o valor absoluto de um nmero, um nmero sem sinal; Funo Aleatrio: retorna um nmero maior ou igual a zero e menor do que 1, distribudo uniformemente; Funo Arred: arredonda um nmero at uma quantidade especfica de dgitos; Funo Fatorial: retorna o fatorial de um nmero; Funo Raiz: retorna a raiz quadrada de um nmero;
26

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Funo mpar: arredonda um nmero positivo para cima e um nmero negativo para baixo at o nmero mpar inteiro mais prximo; Funo Par: arredonda um nmero positivo para cima e um nmero negativo para baixo at o nmero par inteiro mais prximo; Funo Mod: retorna o resto da diviso entre 2 nmeros inteiros; Funo Mult: multiplica todos os nmeros dados como argumentos; Funo PI: Retorna o valor de PI (3,14) Funo Potncia: retorna o valor de um nmero elevado a uma potncia; Funo Soma: soma todos os nmeros em um intervalo de clulas; Funo Truncar: trunca um nmero at um nmero inteiro, removendo a parte decimal ou fracionria de um nmero. No arredonda nenhum dgito, s descarta, ignora.

Quais so as FUNES ESTATSTICAS: Funo Cont.Se conta quantas clulas dentro de um intervalo satisfaz a um critrio ou condio. Ignora as clulas em branco durante a contagem; Funo Somase essa funo soma, acumula, os valores de um intervalo que atendam a determinado critrio ou condio; Funo Mdia calcula a mdia aritmtica dos argumentos fornecidos; Funo Med retorna a mediana, ou o nmero central de um determinado conjunto, intervalo; Funo Modo retorna o valor que ocorre com maior frequncia em um intervalo de dados; Funo Mnimo retorna o menor valor de um conjunto de clulas; Funo Mximo retorna o maior valor de um conjunto de clulas; Funo Menor retorna o k-simo menor do conjunto de dados, ou seja, o terceiro menor, o segundo menor, etc. Funo Maior retorna o K-simo maior do conjunto de dados, ou seja, o terceiro maior, o segundo maior, etc.

Quais so as FUNES LGICAS? Para a informtica a lgica compreende tudo que retorna um resultado verdadeiro ou falso. Funo num verifica se o valor contido na clula nmero, retornando um valor lgico (verdadeiro ou falso); Funo E implica em que todos os argumentos sejam verdadeiros para resultar em verdadeiro, se tiver um falso retorna falso. Funo OU basta que um argumento seja verdadeiro para retornar verdadeiro;
27

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Funo NO inverte o estado, ou seja, o verdadeiro passa a ser falso e vice-versa; Funo SE uma funo condicional, de acordo com um determinado critrio ela verifica se a condio foi satisfeita e retorna um valor se verdadeiro e retorna um outro valor se for falso.

Quando que o Excel preenche o contedo de clulas com tralhas (####)? Quando o seu valor muito grande para ser exibido na tela.

POWER POINT
O que o POWER POINT? Trata-se de um software de apresentao multimdia. As apresentaes elaboradas por ele podem ser diretamente exibidas no monitor de vdeo de um computador ou projetadas atravs de dispositivos mais sofisticados como o data show. O que a TRANSIO? a passagem de um slide para outro. O que um SLIDE MESTRE? uma espcie de forma de bolo onde todas as suas caractersticas tais como fontes, estilos, animaes, etc. so herdadas pelos demais slides da apresentao. Dessa maneira, no h necessidade de repetirmos em todo o trabalho aqueles itens que so comuns em todos os slides.

REDES E INTERNET
O que um TERMINAL BURRO? Os terminais eram unidades sem capacidade de processamento que, dispondo de um monitor, um teclado e uma placa ligada a um fio de cobre permitiam o envio da informao para o mainframe processar. A esse sistema d-se o nome de TIME SHARING onde uma nica mquina responsvel por rodar todos os programas e gerenciar todos os recursos, compartilhando seu tempo para atender a muitos processos. O tempo de processamento compartilhado pelo programas, simulando uma execuo em paralelo. A confiabilidade nesta arquitetura (ultrapassada) era pequena uma vez que no havia fontes alternativas, assim, se o mainframe parasse de funcionar prejudicaria todos os processos, todos os terminais deixariam de funcionar. O que uma REDE DE COMPUTADORES? um conjunto de computadores autnomos interconectados com o objetivo de compartilhar informaes e equipamentos.
28

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um MODELO DE REDE PONTO A PONTO? o modelo de rede mais simples de ser montado, nela todas as mquinas podem compartilhar dados e perifricos umas com as outras sem complicaes. Normalmente as redes ponto a ponto so empregas em residncias ou pequenas empresas, pois demandam baixo custo e so fceis de serem implementadas. Entretanto, apresentam baixa segurana e implicam em que necessariamente todas as mquinas sejam completas, isto , todas as mquinas precisam conter hardware e software que lhes d autonomia de funcionamento. O que um MODELO DE REDE CLIENTE/SERVIDOR? a escolha de redes grandes ou das redes de grandes empresas. Estas redes tem a caractersticas de conter mquinas denominadas servidores, ou seja, mquinas que oferecem servios especializados e se dedicam exclusivamente a uma s tarefa, respondendo rapidamente aos pedidos vindos dos demais micros da rede, o que aumenta o desempenho na resoluo das tarefas. Nesse tipo de rede a administrao e configurao da rede so centralizadas, o que facilita a organizao e maximiza a segurana. Embora seja comum afirmar que o servidor um micro, hoje temos aparelhos que funcionam como servidores, exercendo funes especficas na rede. Ex.: servidor de impresso, servidor de fax, de correio eletrnico, de banco de dados, servidor web, etc.

Qual a CLASSIFICAO DAS REDES QUANTO AO TAMANHO? PAN (PERSONAL AREA NETWORK): so redes pessoais. O termo foi criado para representar conexes de redes muito prximas umas das outras, normalmente relacionadas a perifricos; LAN (LOCAL AREA NETWORK): so redes locais, redes privadas onde os

computadores esto compreendidos dentro do mesmo espao geogrfico (mesmo terreno, mesmo prdio dezenas ou centenas de metros). MAN (METROPOLITAN AREA NETWORK): as redes metropolitanas so uma verso ampliada da LAN. Os computadores esto ligados remotamente, mas entre distncias pequenas, normalmente dentro da mesma cidade (quilmetros).

29

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

WAN (WIDE AREA NETWORK): so redes extensas, geograficamente distribudas. Os computadores esto ligados entre diferentes estados, pases ou continentes (centenas de quilmetros).

O que TOPOLOGIA DE REDE? A topologia representa a forma como os computadores esto interconectados. Existem dois tipos de topologias: fsica e lgica. Topologia Fsica: corresponde ao layout da rede, representa a descrio da rota utilizada pelos cabos de rede para interligar estaes. Topologia Lgica: corresponde forma como as informaes percorrem a rede, como as mensagens fluem atravs das estaes.

Quais as principais TOPOLOGIAS FSICAS DE REDE LOCAL? TOPOLOGIA EM BARRA: nesse tipo de topologia todas as estaes ficam ligadas ao mesmo meio de transmisso. Uma caracterstica importante que nesse tipo de topologia todas as estaes podem escutar as mensagens das demais, similar radiodifuso alm de facilitar as aplicaes com mensagens do tipo difuso. TOPOLOGIA EM ANEL: neste tipo de topologia as ligaes so reduzidas ao mximo, usando a comunicao como transmisso em um nico sentido. Neste caso, a mensagem circula no anel indo de estao em estao at chegar estao de destino. O sinal originado por um n passa em torno do anel sendo que em cada n o sinal regenerado e retransmitido, cada estao funciona como uma repetidora.

30

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

TOPOLOGIA EM ESTRELA: nesta topologia as estaes esto ligadas a um n central (mestre), pelo qual passam todas as mensagens. a mais usada atualmente. Apresenta maior confiabilidade, pois se uma conexo se romper no afeta a comunicao da rede.

Com relao s redes cabeadas, quais so as 3 atuais e principais alternativas de CABEAMENTO? COAXIAL: Consiste em um fio central de cobre, envolvido por uma blindagem metlica. Isolantes de plstico flexvel separam os condutores internos e externos e outras camadas do revestimento que cobre a malha externa. Apresenta como vantagem o baixo custo. Todavia, est em desuso devido a diversas desvantagens: suporta baixas taxas de transmisso, s pode ser utilizado em topologia Barra, pouco confivel porque se uma parte do cabo romper, acarretar a indisponibilidade de toda rede. PAR-TRANADO: o tipo mais utilizado atualmente. Os cabos par-tranados possuem 4 pares de fios, onde apenas 2 so utilizados, sendo um parte para transmisso e outro para recepo, permitindo a comunicao duplex (em duplo sentido ao mesmo tempo). Existem basicamente dois tipos de par-tranado: com blindagem e sem blindagem (UTP). O mais popular o cabo sem blindagem que utiliza um conector chamado RJ-45 e largamente utilizado em redes de topologia estrela. FIBRA PTICA: transmitem informao atravs de luz, apresentando como grande vantagem o fato de ser imune a interferncias eletromagnticas, o que possibilita transmisses rpidas sem implicar retransmisses. Outra grande vantagem da fibra ptica que ela permite ligar distncias maiores sem a necessidade de repetidores. Apresenta como desvantagem o fato de ser muito cara e de no fazer curvas acentuadas. Na prtica, so utilizadas para criao de backbones (infraestrutura).

O que uma placa NIC? uma PLACA DE REDE. O que um HUB? um centralizador de conexes utilizado em rede de topologia estrela. A vantagem da utilizao desse equipamento o ganho na confiabilidade da rede pois, caso um cabo se parta, somente a estao em questo ficar fora do ar e o aumento da escalabilidade da rede uma vez que possvel interconectar at 7 HUBS em cascata. Por que o HUB considerado BURRO? O HUB considerado burro por trabalhar com difuso (BROADCAST), ou seja, ao intermediar o envio de uma informao da rede o HUB recebe o pacote e
31

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

distribui para todas as outras mquinas, sem ser capaz de transmitir somente para a mquina de destino, implicando que apenas uma mquina transmita de cada vez. Essa transmisso em difuso faz com que uma rede com HUB possua topologia fsica de Estrela e lgica de Barra. O que o SWITCH? So a evoluo dos HUBS. So aparelhos mais inteligentes que permitem fechar canais exclusivos de comunicao entre a mquina que est enviando e a que est recebendo. Esta segmentao possibilita que diferentes pares possam conversar simultaneamente na rede, sem colises. Uma rede com SWITCH possui topologia fsica e lgica de Estrela. O que so ROTEADORES (ROUTERS)? So equipamentos que permitem interligar vrias redes e escolher a rota mais rpida para que a informao chegue ao destino. Hoje so muito comuns em residncias para permitir que a Rede LAN domstica possa acessar outra rede, por exemplo, a INTERNET (WAN). Para que servem as PONTES (BRIDGES)? Permitem interligar dois segmentos de uma rede com topologias e meios de transmisso diferentes, tais como a interligao de um segmento com cabo coaxial, outro com cabo par-tranado ou ainda wireless (sem fio). Quando ocorre a COLISO? Uma coliso ocorre quando duas mquinas tentam transmitir ao mesmo tempo pelo mesmo canal de comunicao. O que HOT SPOT? a rea que permite a conexo de computadores numa rede WI-FI de 100 a 300 metros. No que consiste o TELEPROCESSAMENTO? um termo utilizado quando se processa dados utilizando recursos das telecomunicaes. So modos de operao: Simplex: a transmisso ocorre em apenas um nico sentido, unilateralmente do transmissor para o receptor. Half-Duplex: a transmisso ocorre em um duplo sentido, mas no simultaneamente. Duplex/ Full Duplex: a transmisso ocorre em duplo sentido e simultaneamente. Ex.: telefone. A maioria das transmisses utilizadas nas redes locais so sem fio.

Quais so os TIPOS DE PROCESSAMENTO? Lote ou Batch: consiste em um acmulo de tarefas para serem transmitidas em conjunto, permitindo que o usurio armazene os dados off-line e realize o processamento ou a transmisso.
32

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

On-line: conexes ativas, instantneas, entre o transmissor e o receptor. Dados so encaminhados diretamente da estao para o computador central ou vice-versa.

Real-Time: um tipo de processamento on-line que depende de um resultado remoto para ser finalizado. As respostas s entradas so suficientemente rpidas para controlar o processo ou influir na ao subsequente. Ex.: compra e venda de passagens areas.

Obs.: Todo processamento REAL-TIME ON-LINE, mas a recproca no verdadeira.

Discorra, brevemente, sobre o HISTRICO DA INTERNET. a ARPANET foi a rede que originou a Internet, projetada pelo Departamento de Defesa Americano com o propsito de interligar instituies militares. Com o decorrer das pesquisas a rede foi crescendo e seus ramos foram se diversificando, fazendo com que ela deixasse de ser uma rede militar e tornando-se a maior rede pblica mundial. O que um PROVEDOR DE BACKBONE? Um Backbone a espinha dorsalda rede, ou seja, sustenta a comunicao entre pases, continentes. Os Backbones so os prprios satlites, cabos submarinos, fibras ticas, instalados como infraestrutura de comunicao e mantidos por grandes consrcios. No BR, o nosso principal Provedor de Backbone a EMBRATEL. O que um PROVEDOR DE ACESSO? Um provedor de acesso uma empresa que possui um link com um provedor de Backbone e fornece o servio de acesso Internet para os usurios da rede. Quais so as PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE ACESSO INTERNET? DIAL-UP: a conexo discada atravs de uma linha telefnica. a maneira mais popular de acesso, tem como caractersticas o alto custo (ligao telefnica) e baixas taxas de transmisso (at 56 Kbps). a tecnologia mais popular. ADSL: uma conexo banda larga que utiliza recursos de telefonia, entretanto, sem ocupar a linha telefnica. Ex.: em SP h a Speedy da Telefnica. A transmisso de dados aqui ocorre com freqncias mais altas. Por se tratar de uma Linha de Assinante Digital Assimtrica, as taxas de download/upload so diferentes. Na prtica, apresenta maior velocidade no dowload e menor no upload. CABLE-MODEM: a conexo banda larga via cabos de concessionrias de TV cabo. Ex.: NET VIRTUA. Por apresentar um cabeamento bastante superior em relao ao das
33

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

linhas telefnicas e assim poder transmitir em freqncias mais altas, o servio via cabo pode oferecer taxas maiores, sendo que o desempenho sempre compartilhado pelos usurios de um mesmo segmento. PLC (Power Line Communication Europa) ou BLP (Broad Over Power Lines EUA): a mesma tomada que fornece energia eltrica passa a oferecer banda larga atravs de um modem especfico. Tal tecnologia tem como objetivo competir com o ADSL e o acesso via Cabo, apresentando como vantagem a portabilidade, pois basta plugar o modem em uma tomada compatvel com o servio para se obter acesso. O Backbone da rede formado por fibras ticas, em cada transformador existe um gateway para injetar o sinal na rede eltrica e disponibilizar nas residncias. WiMax: diferentemente do acesso 3G, o WiMax tem o propsito de atender a usurios domsticos e empresariais, no preza pela mobilidade, e sim por maiores taxas de transmisso e servios mais estveis, sendo concorrente direto do ADSL e do acesso via cabo. 3G (3a Gerao): a 3a Gerao de Telefonia Celular. Oferece acesso banda larga internet utilizando infraestrutura das empresas de telefonia mvel, e pode atingir taxas de at 14 Mbps. Quais so as GERAES DA TELEFONIA CELULAR? 1a Gerao: apresentava transmisso analgica, utilizando sistemas de modulao em frequncia na faixa UHF. 2a Gerao: com o objetivo de atender a um nmero maior de usurios oferecendo servios de melhor qualidade a 2a Gerao trouxe um conjunto de padres digitais. O padro GSM passou a ser adotado no BR em 2002, oferecendo alm de telefonia, a possibilidade de mensagens de texto SMS, chamada em espera, identificao de chamadas, teleconferncia e transmisso de dados a taxas de at 14,4 Kbps. Hoje o mais utilizado para transmisso de voz em todo o mundo. 3a Gerao: WCDMA, EDGE II, EVDO e CDMA2000 so todos exemplos de tecnologia 3G que oferecem banda larga atravs da telefonia celular. Com o objetivo de padronizar os sistemas 3G, tecnologias foram unificadas criando o padro UMTS (Universal Mobile Telecomunication System), sucessor natural do GSM para transmisso de dados.

34

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que MULTIPLEXAO? A operao dos telefones celulares implica por parte das operadoras na aquisio de licenciamentos de faixas de frequncia para operao junto ao rgo fiscalizador (ANATEL). O valor normalmente alto e repassado para o cliente implicando em altas tarifas, assim, para viabilizar o servio necessrio que se divida o meio de transmisso (DMA). Com isso, surgem algumas tecnologias: FDMA ACESSO MLTIPLO POR DIVISO DE FREQUNCIA: o mais antigo e usado nos aparelhos analgicos. Nesta a largura de banda disponvel dividida em canais ou freqncias no sobrepostas. TDMA ACESSO MLTIPLO POR DIVISO DE TEMPO: Nesta tecnologia vrias transmisses so feitas simultaneamente no mesmo canal de radiofrequncia, entretanto, cada conversao transmitida em intervalos de tempo distintos. CDMA ACESSO MLTIPLO POR DIVISO DE CDIGO: vrias conversaes so transmitidas simultaneamente, na mesma frequncia e ao mesmo tempo, mas com cdigos diferentes.

Cite os principais SERVIOS DE INTERNET. E-mail: um servio que permite a troca de mensagens entre usurios cadastrados. No permite comunicao simultnea. FTP (File Transfer Protocol): um servio que permite a transferncia de arquivos entre computadores, entre um servidor e um cliente e vice-versa dowload/upload. IRC (Internet Relay Chat): disponibiliza o bate-papo em tempo real; VoIP (Voice Over IP): permite a comunicao de voz entre computadores e telefones fixos ou celulares, alm de oferecer a possibilidade de transmisso de vdeo e dados. Atualmente o principal servio de VoIP o Skype. Trata-se de recurso tpico de recurso tpico de banda larga, p. ex., ADSL. IPTV: um servio que permite a transmisso de TV com qualidade digital via internet. FEEDS: O servio de FEEDS permite a distribuio de contedo na Internet. O servio mais conhecido o RSS (Really Simple Syndication), onde o usurio cria uma pgina XML com atualizaes de texto e disponibiliza em um servidor da Web. Os usurios com programas agregadores, como o IE7, Outlook 2007, Mozilla FireFox, Mozilla Thinderbird, inscrevem-se em tais pginas e passam a receber os feed contendo as
35

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

novidades do site. Obs.: Quando estes contedos distribudos contm arquivos de mdia, tais como udio, vdeo ou foto, d-se o nome de PODCAST. WEB 2.0: a evoluo do servio da Web. Oferece pginas que proporcionam interatividade entre o usurio e o site, como blogs, fruns, sites de relacionamento, wikis (sites que permitem ao usurio escrever o contedo das pginas ex.: Wikipdia). WEB 3.0: a terceira gerao da Web. Associar recursos de Inteligncia Artificial, permitindo a utilizao de uma web semntica, uma web que pensa.

O que um MASHUPS? Trata-se de um website ou aplicao combinando o contedo de mais de uma fonte em uma experincia integrada. Podemos ter uma pgina com mapas, imagens de satlites, relgios, entre outras, misturadas, como ocorre no iGoogle (mistura o GoogleMaps, meteorologia, scraps do Orkut, Youtube, etc.) O que so PROTOCOLOS? O protocolo um conjunto de padres para comunicao entre mquinas de uma rede. Apresentam solues para transmisso de informaes compartilhando o meio fsico de transmisso e reparando possveis interferncias.

Discorra sobre o PROTOCOLO PADRO UTILIZADO NA INTERNET. O protocolo padro utilizado na Internet o TCP/IP uma vez que todos os computadores ligados rede precisam utilizar este protocolo. As tarefas envolvidas no processo de comunicao so divididas em camadas distintas: Aplicao: fornece servios e utilitrios que permitem que os aplicativos acessem servios da rede. Ex.: HTTP, FTP, SMTP, DNM. Transporte: responsvel pela garantia de entrega e comunicao ponta a ponta. Ex.: TCP, UDP.
36

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Rede: a camada responsvel pelo encapsulamento de dados em pacotes para que possam ser transportados e pelo endereamento da informaes. Ex.: IP, RARP

Acesso ao Meio ou Enlace:especifica os requisitos para o envio e recebimento de informaes na rede. Ex.: Padres Token Ring, Ethernet.

Quais so os principais PROTOCOLOS DE TRANSPORTE? TCP (Transmission Control Protocol): responsvel pelo transporte de dados, garantindo a ordem de envio e integridade das informaes. Este protocolo orientado conexo, ou seja, s transporta se antes estabelecer uma conexo para envio, aumentando a confiabilidade da entrega. UDP (User Datagram Protocol): responsvel pelo transporte dos dados, sem orientao conexo, com isso perde na confiabilidade da entrega, mas ganha na velocidade dos pacotes de dados transmitidos.

Qual o principal PROTOCOLO DE REDE? IP o responsvel por identificar os objetos da rede (computadores, roteadores, etc.) para que todos eles sejam capazes de receber e enviar dados. Cite os principais PROTOCOLOS DE APLICAO. HTTP (Hiper Text Transfer Protocol): o Protocolo de Hipertexto. utilizado em programas de navegao para interpretar a linguagem das pginas (HTML) e exibir a formatao de maneira correta. HTTPS: o protocolo HTTP seguro. Permite a transferncia de informaes em um site utilizando tcnicas de criptografia para manter o sigilo da comunicao.

SSL (Secure Sockets Layer): um protocolo de segurana. Implementa tcnicas de criptografia combinadas com outros protocolos de aplicao.

POP3 (Post Office Protocol): um protocolo utilizado em clientes de correio eletrnico para recebimento de e-mails do servidor. Copia as mensagens do servidor para a mquina do usurio permitindo leitura off-line.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): o protocolo utilizado em gerenciadores de correio eletrnico para envio de e-mails.
37

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

IMAP (Internet Mail Acess Protocol) : um protocolo de acesso e gerenciamento de mensagens de correio eletrnico diretamente no servidor. Ao contrrio do POP ele no copia as mensagens diretamente para a mquina do usurio, logo, a leitura do correio deve ser feita on-line.

FTP (File Transfer Protocol): o protocolo utilizado para manipulao de transferncia de arquivos entre um servidor e um cliente atravs da Internet.

O que BROWSER? um software que permite a navegao pelas pginas da Web. Ex.: IE7, Mozilla Fire Fox, Netscape Navigator. O que PLUG-IN? um programa adicional para browsers que habilita funes extras como exibio de vdeos, animaes, leitura de arquivos PDF, entre outros. O que um CLIENTE DE E-MAIL? um software capaz de enviar e receber e-mails atravs dos respectivos protocolos. Uma caractersticas relevante de tais softwares que eles permitem a criao e a leitura dos e-mails off-line, sendo necessria a conexa apenas para enviar a receber novas mensagens do servidor via POP3. Ex.: Outlook Express, Mozilla Thunderbird Normalmente permitem acesso via POP3, IMAP ou HTTP. O que WEBMAIL? um servio d Web, uma pgina dedicada ao gerenciamento de correios eletrnicos on-line. Implica em estar conectado a todo momento que estiver lendo ou escrevendo um e-mail, mas tem a facilidade de permitir o acesso em qualquer computador sem nenhuma configurao ou programa alm do browser. O que a LINGUAGEM HTML (Hiper Text Markup Language)? uma linguagem especfica para criao de pginas com hipertexto ( um texto que possui links), ela composta por vrios comandos denominados tags. O browser utiliza o protocolo HTTP para receber pacotes contendo dados escritos na linguagem HTML e exibe a pgina de forma correta, independentemente da mquina ou do sistema operacional. O que uma HOMEPAGE? um termo dado a uma pgina inicial de um site (stio) da Web. Pode ser a pgina de uma PJ ou de uma pessoa fsica. O que so COOKIES? So pequenos arquivos de texto, cdigos, criados por um site da Web e inseridos na mquina do usurio para identific-lo em um posterior acesso. Os cookies podem representar uma vulnerabilidade com relao privacidade dos usurios, por isso a maior parte dos
38

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

navegadores permite o controle de cookies. Todavia, cabe lembrar que alguns sites s permitem o acesso, a navegao, caso o usurio aceite seus cookies. O que um SERVIDOR PROXY? um computador que atua como intermedirio entre um cliente e um servidor, atende requisies de seus clientes executando pedidos de conexes em servidores. Na prtica pode ser usado para compartilhar uma conexo da Internet em uma rede. Proxy = Procurao O que URL (Uniforme Resource Locator)? uma maneira uniforme, padro, de localizar um recurso na Web. Popularmente, o endereo de uma pgina na Web. Qual a funo do SERVIDOR DNS (Domain Name System)? Os servidores DNS traduzem nomes de domnios em endereos IP. Todas as informaes so identificadas por endereos IPs (numricos), entretanto, nmeros so difceis de lembrar, portanto, surgiu a necessidade de atribuir nomes (URLs) aos respectivos endereos, isso foi possvel graas ao DNS. O que DOMNIO? Os domnios so endereos alfanumricos utilizados pelo servidor DNS para determinar as URLs (endereos da rede) e assim identificar as informaes ou computadores. Os nomes de domnio so hierrquicos, com a parte mais significativa do nome direita. Ex.: www.impetus.com.br .br = Brasil .com = Comrcio Impetus = nome do domnio www. = Servidor da Web

Por que possvel que os DOMNIOS AMERICANOS dispensem o .us? Porque como tudo inicialmente era um projeto americano no havia necessidade de acrescentar identificao de pas nos domnios utilizados. Assim, quando a rede e tornou pblica foi convencionado que domnios americanos poderiam dispensar o .us. Logo, qualquer site que no tiver identificao geogrfica ser de domnio americano. possvel a utilizao de SUBDOMNIOS? Sim, se a instituio tiver um domnio particular ela pode decidir se introduz ou no uma estrutura hierrquica adicional atravs de subdomnios, introduzidos esquerda de um domnio sem que exista um padro uniforme. Ex.: www.cespe.unb.br O que um HOST? um computador qualquer ligado uma rede.

39

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Qual , atualmente, a verso mais utilizada de IP? ainda a verso IPv4. Os endereos IP so hierrquicos, fornecendo informaes que auxiliam o roteamento, eles possuem 32 bits (4 octetos binrios) na sua verso 4. Para que so utilizados os endereos IPv4 iniciados com 127 e com 225? Endereos iniciando com 127 so utilizados para testes em mquinas locais e iniciando com 225 para broadcast (difuso). Por que se diz que um endereo IPv4 comeando com 127 um LOOPBACK? Porque as informaes enviadas para ele voltam para a prpria mquina, sendo utilizado, portanto, para verificaes/testes da placa de rede local. Os IPs podem ser estticos (fixos) ou dinmicos. Qual o padro na internet? O padro que os IPs sejam dinmicos, ou seja, diferentes a cada conexo.

Para que serve o Protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)? Para obter um endereo IP automaticamente. Obs.: Em cada rede que opere com IPs dinmicos deve haver pelo menos um servidor DHCP, caso contrrio o sistema ir configurar um endereo APIPA (Automatic Private IP Adress), aplicand um endereo aleatrio caso no tenha um IP esttico e no consiga obter um IP dinmico em um servidor DHCP. Os endereos APIPA sero endereos privados. Como a estrutura do ENDEREO IP? Um endereo IP sempre vai conter o endereo da rede e do host respectivamente. Os primeiros bits so utilizados para representar a rede e os ltimos para representar o host (mquina). O que MSCARA DE ENDEREAMENTO? Para que possamos trabalhar com sub-redes necessrio identificar qual a parte do endereo IP utilizada para representar a rede e qual a parte utilizada para representar as mquinas. Para tal propsito foi criada uma informao adicional que especifica o limite exato entre o prefixo da rede e o sufixo, denominado mscara de sub-rede. O que o IPv6? o sucessor do IPv4. sabido que h uma forte preocupao relacionada com a escassez de endereos da verso IPv4 de 32 bits, por isso, foi desenvolvido o IPv6, verso de 128 bits que possibilitar um nmero de endereos IPs mais do que suficiente para toda a populao mundial. A migrao para o IPv6 caminha a passos lentos. Cabe ressaltar que a compatibilidade do IPv6 com o IPv4 total.

40

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Conceitue INTRANET uma rede local, interna (privada) de uma empresa que se comunica usando tecnologia idntica da Internet. Usa os mesmos protocolos (TCP/IP, HTTP, POP, SMTP...) e servios (pginas, e-mail, FTP...). O que EXTRANET? o acesso remoto a uma Intranet, via Dial-up (modem) ou via VPN (rede pblica), por exemplo. O que VPN (Virtual Private Network)? Uma VPN uma tecnologia que permite a uma Internet utilizar a infraestrutura de uma rede pblica (internet) para a transmisso de informaes confidenciais. O que o MOZZILA FIREFOX? um navegador web de cdigo fonte aberto. Isto significa que o software no est apenas disponvel para download gratuito como tambm possibilita o acesso ao cdigo-fonte. possvel modificar e redistribuir o software sujeito a certas restries. Por se tratar de software livre pode ser utilizado em qualquer computador e instalado sobre qualquer sistema operacional. O Outlook trabalha com a CERTIFICAO DIGITAL? Sim. O uso de certificados digitais obtidos por autoridades certificadoras permite o envio de mensagens com assinatura digital e criptografia no Outlook. A assinatura digital certifica o destinatrio da mensagem de que a fonte fidedigna e tambm serve para garantir a integridade da mesma, funcionando como um lacre. Caso a mensagem enviada seja alterada no meio do caminho, fraudada, a assinatura digital automaticamente corrompida e o destinatrio informado de que aquele e-mail no mais confivel. Para trabalharmos com criptografia no Outlook necessrio que o emissor e o destinatrio da mensagem possuam um certificado digital.

SEGURANA DA INFORMAO
Quais so os 4 PRINCPIOS BSICOS da segurana da informao? Disponibilidade: esse princpio garantido quando a informao est acessvel por pessoas autorizadas sempre que necessrio. Alguns cuidados que esto relacionados disponibilidade: uso de no-breaks, manuteno dos backups. Integridade: esse princpio garantido quando a informao est completa, sem alteraes e, portanto, confivel. Uma tcnica muito utilizada para garantia da Integridade o uso de funes Hash.

41

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Confidencialidade: esse princpio garantido quando apenas as pessoas explicitamente autorizadas podem ter acesso informao. Quando uma informao acessada por uma pessoa no autorizada ocorre um incidente na segurana da informao por quebra de confidencialidade. Tcnicas como a criptografia e a esteganografia so utilizadas para aumentar a confidencialidade de uma informao.

Autenticidade:esse princpio garantido quando se confia que a entidade que est realizando uma ao realmente a entidade que diz ser, seja ela uma pessoa, empresa ou mquina. Tcnicas como o uso de senhas, biometria, tokens e certificados digitais podem ser utilizados para tornar autntico o acesso s informaes.

Diferencie os seguintes PROBLEMAS DE SEGURANA: Vulnerabilidade: uma fraqueza presente nos mecanismos de comunicao que pode ser explorada, intencionalmente ou no, resultando a quebra de um ou mais princpios de segurana da informao. Pode estar presente em tecnologias, pessoas, processos e ambientes. Ameaa: um agente externo aos mecanismos de comunicao que se aproveitando de suas vulnerabilidades poder quebrar a confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informao. Incidente: consiste em uma srie de eventos indesejados ou inesperados que tenham probabilidade de comprometer as operaes do negcio.

Diferencie HACKER, CRACKER e PHREAKER. HACKER: todo usurio experiente. Embora aja de forma ilcita muitas vezes acaba colaborando com a segurana, pois ele explora as vulnerabilidades de um sistema e as torna pblicas. CRACKER: o hacker malicioso que usa os seus conhecimentos para destruir sistemas, pratica fraudes ou quebrar senhas de aplicativos comerciais. PHREAKER: um especialista em telefonia. No passado a sua principal atividade era a realizao de ligaes gratuitas e a instalao de escutas em telefones fixos ou celulares. Com o advento da banda larga atravs de telefonia mvel (3G) este cracker tornou-se mais perigoso.
42

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

O que um MALWARE? Trata-se de um termo genrico que serve para identificar qualquer tipo de programa malicioso. So arquivos mais propensos a serem maliciosos: EXE, COM, VBS, BAT...

O que um VRUS? Cite alguns tipos de vrus. O vrus um programa malicioso que possui 2 objetivos bsicos: atacar e se replicar automaticamente. Os ataques podem ser os mais variados possveis: mensagens indevidas, erros ou lentido na execuo de programas, perda de dados, formatao do HD, etc. O vrus ativado quando executamos um programa infectado. So exemplo de vrus: Vrus de Arquivos: substituem ou fixam-se em arquivos executveis de programas. Vrus de Boot: o primeiro setor fsico de qualquer HD contm o Registro de Partida e a Tabela de Alocao de arquivos (FAT). Os vrus de BOOT visam atacar justamente essa regio dos discos rgidos e disquetes. Se a FAT corrompida, perde-se o acesso a diretrios e arquivos, no por terem sido atacados tambm, mas porque o computador no consegue mais acess-los. Vrus de Macro: infectam arquivos criados por softwares que utilizam linguagem de macro, como as planilhas eletrnicas e os processadores de texto. Os estragos variam desde alteraes nos comandos do aplicativo perda total de informaes. Vrus Polimrficos: tem a capacidade de gerar rplicas de si mesmos utilizando-se de chaves de encriptao diversas, fazendo com que as cpias finais possuam formas diferentes. A polimorfia visa dificultar a deteco de utilitrios anti-vrus, j que as cpias no podem ser detectadas a partir de uma nica referncia do vrus. Vrus de Script: so vrus que so executados atravs de pginas web que possem scripts interpretados pelo navegador. Sites no confiveis podem conter cdigos maliciosos, os sites de hackers ou outros sites promscuos so os mais propensos a conterem esse tipo de vrus.

O que um ROOTKIT? um conjunto de ferramentas (programas maliciosos) que permitem que crakers acessem a um computador ou rede de computadores. Uma vez que o rootkit instalado, permite que o atacante ganhe privilgios de root (raiz), ou seja, privilgios de administrador e,
43

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

possivelmente, o acesso a outras mquinas na rede. Um rootkit pode ser formado por trojans, spywares, etc. O que significa BACKDOOR? uma brecha normalmente inserida pelo programador do sistema para uma invaso. Essa brecha pode ser interessante caso o usurio, por exemplo, esquea sua senha de acesso, mas ainda assim constitui, no mnimo, uma vulnerabilidade. O que so EXPLOITS? So ferramentas criadas por hackers para permitir explorar vulnerabilidades conhecidas de sistemas e assim permitir que iniciantes (Script Kiddies) possam praticar aes de invases sem conhecimentos avanados. No que consiste a ENGENHARIA SOCIAL? uma tcnica utilizada para obter informaes preciosas baseada em uma relao de confiana, onde o agente que a pratica manipula o alvo de alguma forma para obter uma informao. Basicamente a arte de se contar mentiras de maneira convincente para que atendam aos seus pedidos mesmo que no tenha autoridade para tal. O que HONEYPOT (POTE DE MEL)? Trata-se de uma tcnica para atrair um cracker para um determinado lugar e poder, assim, identificar o invasor, por onde ele veio, que comandos ou ferramentas estava utilizando, qual era o alvo, que motivaes tinha, etc. O que ROBOT (BOT)? Um BOT um programa que realiza aes repetitivas se fazendo passar por um ser humano. As aes repetitivas podem ser as mais variadas, desde o envio de Spam votao em sites que realizam algum tipo de enquete ou ainda araques de inundao ou congestionamento. O que pode ser feito para evitar o BOT? Atualmente uma ferramenta muito comum para evitar a prtica de bots a CAPTCHA, que consiste em uma tela contendo caracteres disformes para forar a visualizao de uma confirmao a ser digitada por um ser humano e assim permitir o prosseguimento de uma ao. O que FLOOD? Este um conceito atribudo ao envio de pacotes de dados repetidos atravs da rede. Podemos citar como exemplo quando um usurio em um chat envia a mesma mensagem dezenas de vezes.

Defina os seguintes TIPOS DE ATAQUE: ATAQUE DE NEGAO DE SERVIO (DoS Denial of Service): visa fazer um sistema ou um servio parar de funcionar (indisponibilidade). Uma maneira de fazer um
44

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

sistema parar de funcionar pode implicar na utilizao de BOTs ou worms para o envio repetido de pacotes para um servidor. ATAQUE DE NEGAO DE SERVIO DISTRIBUIDO (DDoS): esse ataque utiliza mquinas de mltiplas redes para tornar inoperante o servio. Trata-se de uma variante do DoS mais danosa porque aqui o ataque no nico. ATAQUE DE FORA BRUTA: consiste em tentar adivinhar uma senha pelo mtodo de tentativa e erro. possvel utilizar um BOOT para realizar essa busca exaustiva. SPOOFING: um tipo de ataque de rede que tem por objetivo estabelecer uma conexo entre um usurio desconhecido, fazendo-se passar por outro legtimo. Nesse tipo de ataque se anula um cliente legtimo para assim explorar a relao de confiana obtida e ganhar acessos no autorizados na rede. PING OF DEATH (PING DA MORTE): consiste em enviar um pacote TCP/IP com tamanho maior do que o mximo permitido para a mquina que deseja atacar fazendo cm que as mquinas travem, reiniciem ou exibam mensagens de erro. PHISHING: uma tcnica que visa enganar o usurio (fraude) induzindo-o a clicar em um link que o levar para uma mquina clonada ou um arquivo malicioso. PHISHING SCAM: ocorre quando se recebe o phishing ao acaso (scam) de forma aleatria, como p. ex., atravs de e-mails. PHARMING: um tipo de phishing onde o cracker envenena o servidor DNS alterando IPs, direcionando os acessos para pginas fraudulentas, com o propsito de capturar informaes para um servidor falso, permitindo a ao de golpistas.

Qual o nome da tcnica utilizada pelos antivrus para descoberta de novos vrus? HEURSTICA. Ex. de antivrus: Norton, AVAST, AVG, McAffe O que ESTEGANOFRAFIA? uma tcnica utilizada para esconder as informaes. Seu objetivo de que as informaes sejam transmitidas de forma invisvel sem que possam ser capturadas ou monitoradas. Aponte algumas tcnicas utilizadas para garantir a autenticidade da mensagem. Senhas, smart cards (chip), tokens (objetos de autenticao), biometria.
45

Informtica Perguntas de Informtica Livro Informtica para Concursos Renato da Costa

Discorra sobre a assinatura digital. autenticidade, integridade, no-repdio. O que um SPAM?

A assinatura digital obtida por intermdio de um

Certificado Digital vlido no ICP-Brasil. Consiste em um cdigo gerado na mensagem que ir garantir:

uma mensagem de contedo indesejado, intragvel. Normalmente

contem propagandas enviadas em massa. O que HOAX? uma mensagem de boato, de correntes, lendas urbanas... O que FLAME? uma mensagem hostil, que incendeia discusses em um grupo, contrariando o interesse de seus participantes.

Fim.

46

You might also like