You are on page 1of 27

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

39

MILE DURKHEIM E GABRIEL TARDE: ASPECTOS TERICOS DE UM DEBATE HISTRICO (1893-1904) mile Durkheim and Gabriel Tarde: Theoretical Aspects of a Historical Debate (1893-1904)
Marcia Consolim*

RESUMO
Trata-se de apresentar alguns aspectos tericos do debate entre Gabriel Tarde e mile Durkheim no fim do sculo XIX na Frana. O debate, que mobilizou crculos intelectuais de ambos os lados, colocou frente a frente posies opostas em relao a aspectos tais como a concepo de solidariedade social, o valor da cincia e de sua relao com respeito a valores e fins sociais, a autonomia da sociologia em relao psicologia e seu papel diante das cincias sociais particulares. Conclui-se que tais oposies esto ligadas a distintas concepes sobre o mundo intelectual e seu papel nas sociedades modernas. Palavras-chave: Gabriel Tarde; mile Durkheim; Sociologia; Psicologia.

ABSTRACT
This article presents some theoretical aspects of the debate between Gabriel Tarde and mile Durkheim at the end of the 19th Century in France. The debate, which mobilized intellectual milieus from both sides, put face to face opposing standpoints related to subjects such as the concept of social solidarity, the value of science and its relationship to social values and objectives, the autonomy of sociology regarding psychology, and its role vis--vis specific social sciences. I conclude that these oppositions are related to different views of the intellectual world and its role in modern society. Key-words: Gabriel Tarde; mile Durkheim; Sociology; Psychology.
*

Professora adjunta da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP).

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

40

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

Este artigo pretende apresentar ao leitor brasileiro os principais aspectos de um debate que ficou famoso na ltima dcada do sculo XIX, na Frana, por ter envolvido autores importantes no campo dos estudos sociais do perodo: Gabriel Tarde (1843-1904) e mile Durkheim (1858-1917). Esse episdio pode ser considerado clssico na histria das cincias sociais, no apenas porque envolveu Durkheim, autor posteriormente considerado fundador da escola de sociologia francesa, mas tambm porque explicitou, por meio de disputas pela prpria concepo legtima de cincias sociais ou de sociologia, polarizaes estruturais ao campo intelectual da poca que, em certo sentido, perduram at os dias atuais1. O movimento de retorno dos estudiosos a esse debate, em especial na ltima dcada, est relacionado, em parte, a uma tentativa de resgatar ou de legitimar a obra de Gabriel Tarde no mbito das cincias sociais contemporneas, seja por seu valor para a histria disciplinar, seja para torn-la paradigma de uma nova sociologia ps-durkheimiana ou ps-determinista2. Da o inegvel vnculo entre o debate em sua prpria poca e as vises sobre o debate um sculo depois. Este artigo se insere claramente dentro do primeiro propsito medida que pretende realar a importncia do debate para a histria da disciplina. Por outro lado, no se trata aqui de reproduzir a histria do debate seja quanto ordem cronolgica seja quanto ao escopo temtico , mas sim de selecionar algumas oposies tericas paradigmticas de modo a facilitar a compreenso do desenvolvimento
1 Indico os principais textos sobre o debate. KARSENTI, Bruno. Retour sur le dbat entre Durkheim et Tarde. In: CHAUVIR, Christiane; OGIEN, Albert. La regularit habitude, disposition et savoir-faire dans lexplication. Paris: Ed. EHESS, 2002. BORLANDI, Massimo; BESNARD, Philippe. Contre Durkheim propos de son Suicide. In: BORLANDI, M.; CHERKAOUI, Mohamed. Le Suicide un sicle aprs Durkheim. Paris: PUF: 2000. BESNARD, Philippe. Durkheim critique de Tarde: des Rgles au suicide. In: La Sociologie et sa mthode: les Rgles de Durkheim un sicle aprs. Paris: LHarmmatan, 1995. Este artigo foi republicado em Durkheimian Studies/tudes durkheimiennes. Paris/Genve: Droz, 2003. BORLANDI, Massimo. Informations sur la rdaction du Suicide et sur ltat du conflit entre Durkheim et Tarde de 1895 a 1897. Durkheim Studies/tudes Durkheimiennes, 1994. LUKES, Steven. mile Durkheim, su vida y su obra. Madrid: CIS e Siglo XXI, 1984 [1973]. MILLET, Jean. Gabriel Tarde et la Philosophie de lHistoire. Paris: Vrin, 1970. PINATEL, Jean. La pense criminologique dmile Durkheim et sa controverse avec Gabriel Tarde. Revue de Science Criminelle, p. 435-442, 1959. Em 2008, uma verso do debate foi elaborada por um conjunto de autores: VARGAS, Eduardo V.; LATOUR, Bruno; KARENTI, Bruno; AT-TOUATI, Frdrique; SALMON, Louise. The Debate Beetween Tarde and Durkheim. In: Environment and Planning D: Society and Space, v. 26, p. 761-777, 2008. 2 PINTO, Louis. Ne pas multiplier les individus inutilement. Revue Interrogations, v. 2. Trad. PULICI, Carolina; CONSOLIM, Marcia. No multiplicar o indivduo inutilmente. Lua Nova. Revista de Cultura e Poltica, Cedec, n. 77, p. 205-225, 2009. Simmel et Tarde dans les annes 1900. In: Le commerce des ides philosophiques. Broissieux: d. du Croquant, 2009.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

41

posterior da disciplina. Nesse sentido, busca-se evitar avaliaes sobre os argumentos e as teorias, pois o objetivo aqui no estabelecer um vencedor e um perdedor do debate, mas sim realar suas oposies estruturais. Ao longo do sculo XX, a recepo obra de Tarde foi mais intensa nos meios jurdicos do que sociolgicos, enquanto a de Durkheim tornou-se uma referncia nas faculdades de letras e de filosofia. Contudo, no perodo em que se deu o debate, Tarde era to conhecido pelo pblico intelectual francs quanto Durkheim e, certamente, era mais prestigiado do que este em certas instncias do poder social e intelectual3. Desse modo, importa evitar uma leitura anacrnica do debate e tratar de modo equitativo as posies tericas de cada um dos contendores, analisando de maneira relacional suas respectivas concepes de sociologia ou de cincias sociais, uma vez que se pretende ressaltar as polarizaes no que diz respeito s hierarquias disciplinares e s concepes de cincia e de mtodo implicadas em ambas as teorias. Alm disso, importa tambm referir o debate ao contexto intelectual da poca para uma melhor compreenso das tomadas de posio de ambos os autores, tendo em vista que se trata de um momento de intensas transformaes institucionais e disciplinares e de mudana de paradigmas na teoria sociolgica. Segundo balano feito por Borlandi, o debate pode ser circunscrito a doze textos contra Tarde e a quatorze contra Durkheim, considerando-se as republicaes de artigos em coletneas4. Contudo, possvel afirmar que o
3 Cf. CONSOLIM, Marcia Cristina. Gabriel Tarde e as Cincias Sociais Francesas: afinidades eletivas. Mana Revista de Antropologia, v. 14, n. 2, p. 269-298, 2008. Nesse artigo, assim como na tese de doutorado, desenvolvo a questo do campo intelectual no perodo, de modo que aqui me restrinjo a alguns aspectos tericos do debate. 4 Os principais textos indicados por Borlandi so os seguintes. Da autoria de Durkheim: La Division du Travail Social (1893), dois artigos de 1894 depois republicados como captulos da obra Les Rgles de la Mthode Sociologique (1895), dois outros artigos publicados sob o ttulo Crime et sant social (1895) e Lo stato attuale degli studi sociologice in Francia (1895), a obra Le suicide (1897), o artigo La Sociologie en France au XIX sicle (1900) e uma carta ao diretor da Revue Philosophique (1901). Da autoria de Tarde: os artigos Questions sociales (1893) e Les dlits impoursuivis (1894), republicados em Essais et mlanges sociologiques (1895), o Prefcio La logique sociale (1895), o artigo La sociologie lmentaire (1895), fruto de uma palestra feita no I Congrs International de Sociologie, em 1894, republicado sob o ttulo Les deux lments de la sociologie na obra tudes de Psychologie Sociale (1898) e os artigos La criminalit professionnelle (1896) e Criminalit et sant sociale (1895), tambm republicados nesta obra, o artigo Les ralits sociales (1901) e uma meno na obra Les lois sociales (1898). O debate entre Durkheim e Tarde realizado na cole des Hautes tudes Sociales foi publicado em La Sociologie et les sciences sociales. Revue Internationale de Sociologie (1904). Cf. BORLANDI, op. cit, 1994.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

42

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

debate se deu por meio de um conjunto de textos muito mais amplo, uma vez que h menes indiretas s teorias recprocas em vrias outras publicaes no mencionadas por Borlandi5. Pode-se mesmo dizer que, entre 1893 e 1904, ou seja, em mais ou menos uma dcada de publicao, tais autores se referiram um ao outro direta ou indiretamente em quase todos os textos que publicaram. Isso compreensvel quando se considera que as questes debatidas e as posies tericas assumidas por ambos eram partilhadas por outros crculos intelectuais e que ao fazer a crtica em abstrato ou a um terceiro mantinha-se o debate em surdina sem se expor abertamente aos contra-ataques do adversrio. Nesse sentido, o presente artigo incorpora ao debate no apenas os artigos que fazem referncia nominal, mas tambm os que fazem referncias implcitas aos dois autores. preciso entender que por trs desse debate havia duas posies intelectuais concorrentes e portadoras de recursos sociais e intelectuais muito desiguais. Se Tarde estava em desvantagem em relao ao credenciamento acadmico, levava a melhor do ponto de vista de suas relaes com os meios polticos e intelectuais no universitrios. Nesse sentido, significativo o fato de Durkheim ter comeado o debate, uma vez que suas pretenses a uma carreira parisiense estavam sendo ameaadas pela ascenso de Tarde em Paris ao longo dos anos 1890; atac-lo seria um meio de criticar posies afins defendidas por grupos que ainda influenciavam as nomeaes no ensino superior ou em instituies de prestgio intelectual. Desse modo, pode-se dizer que Durkheim mirava um conjunto muito mais amplo de autores, disciplinas e poderes intelectuais que era preciso combater para que sua prpria concepo de cincia social pudesse se legitimar. Tarde, por sua vez, tinha todo interesse em manter tal debate, uma vez que no apenas se projetava no campo intelectual parisiense como algum altura de um professor universitrio a quem chamava com ironia de eminente professor , como tambm conquistava a simpatia daqueles que, mesmo sem grande afinidade com sua teoria, a ele se aliavam contra os ataques de Durkheim e dos colaboradores de LAnne Sociologique.
5 A prpria compilao feita por Borlandi problemtica, uma vez que de sua lista constam textos de Tarde em que no h meno explcita a Durkheim, tal como o artigo La criminalit professionelle, enquanto outros em que essa referncia explcita no foram compilados, como o caso do artigo Sympathie et synthse, publicado na Revue Franaise ddimbourg, em 1897, e republicado em tudes de Psychologie Sociale em 1898.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

43

Diviso do trabalho versus comunidade moral


A histria comea, ao que tudo indica, com as crticas de Durkheim a Tarde na obra De la division du travail social, como atesta Philippe Besnard6. Trata-se da tese de doutorado de Durkheim, defendida em 1893, e que contm vrias crticas a autores ento clssicos da sociologia, tais como Herbert Spencer e Auguste Comte, e a outros em via de legitimao, tais como Tarde, que publicara uma de suas principais obras, Les lois de limitation, em 1890. Durkheim faz por volta de dez menes a Tarde ao longo da obra, todas elas caracterizadas por um acordo ou desacordo pontual explicitado em poucas linhas. A obra mais citada Les lois de limitation e, em seguida, La criminalit compare7. As discordncias de Durkheim em relao a Tarde dizem respeito concepo de evoluo de Tarde, que Durkheim cita: medida que as aglomeraes humanas se estendem, afirma Tarde, a difuso das ideias segundo uma progresso geomtrica regular mais acentuada8. Contra a nfase de Tarde nas similitudes sociais ou ideolgicas nas sociedades modernas, Durkheim afirma que a civilizao acompanhada por uma maior diferenciao de funes sociais como resultado do aumento do volume e da densidade populacional. Isso significa que, se as sociedades tendem a se assemelhar, os indivduos tendem a se diferenciar em razo da diviso do trabalho, ou seja, a especializao profissional e a individualizao caminham juntas. Segundo Durkheim, [...] quanto mais recuamos na histria, maior a homogeneidade; por outro lado, quanto mais nos aproximamos dos tipos sociais mais elevados, mais se desenvolve a diviso do trabalho9. Ao enfatizar o papel da diviso social do trabalho nas sociedades
6 Steven Lukes, antes de Philippe Besnard, havia atribudo os primeiros ataques a Tarde em razo do artigo Questions sociales. LUKES, S. op.cit. , p. 303. Cf. BESNARD, P., op. cit., 1995 ou 2003. 7 Ao contrrio do que afirma Borlandi, que tende a enfatizar o ar respeitoso de Tarde em detrimento do esprito spero de Durkheim, parece-me que tanto Durkheim quanto Tarde elogiaram a obra um do outro nos pontos que consideravam louvveis. No caso da obra Da Diviso do Trabalho Social, Durkheim concorda com Tarde em mais de um tpico. Concorda, por exemplo, com o menor envolvimento das mulheres do que o dos homens na civilizao, o que sugere certos traos tpicos das naturezas primitivas, bem como com o carter profissional das diferentes sociedades do crime e do delito. Da Diviso do Trabalho Social. So Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 241 e p. 323. As referncias na edio brasileira visam facilitar o acesso ao leitor local; o caso tambm das Regras do Mtodo Sociolgico e dO Suicdio. 8 DURKHEIM, . Da Diviso do Trabalho Social. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 114. 9 Idem, ibidem, p. 115.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

44

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

modernas, Durkheim d menor peso s homogeneidades caractersticas dos Estados ou culturas nacionais10. Alm disso, afirma que a atrao pelo diferente/complementar mais forte do que pelo semelhante, de modo que a coeso social nas sociedades com diviso do trabalho maior do que nas sociedades tradicionais ou segmentares. No prefcio segunda edio da obra De la division du travail social, de 1902, reafirma a importncia dos grupos profissionais e das novas corporaes para a solidariedade social nas sociedades modernas. A diviso do trabalho e as associaes profissionais no seriam apenas, portanto, fatos sociais, mas tambm teriam um papel fundamental na produo da harmonia social. A diviso do trabalho intelectual tambm foi objeto das reflexes de Durkheim por meio da oposio entre as noes de diletante e de especialista. Durkheim critica o diletante, tachando-o de superficial ou portador de uma falsa profundidade, alm de inconstante e incapaz de formular uma obra verdadeiramente pessoal11. Se, para Durkheim, a especializao profissional no um fenmeno atentatrio individualizao, isso tambm se aplica ao mundo intelectual: o diletante quem conserva intacta sua simplicidade primitiva. A complexidade de sua natureza apenas aparente. [...] O diletante atenuou e afinou as potncias de seu ser, mas no soube transform-las e remanej-las para extrair delas uma obra nova e definida; nada ergueu de pessoal e de duradouro no terreno que a natureza lhe legou12. Ora, Tarde se ops frontalmente a Durkheim no que diz respeito a todas essas questes. Num artigo fundamental denominado Questions sociales, de 1893, uma resenha crtica de trs obras de sociologia13, entre

10 Nas sociedades polticas, afirma Durkheim, a diferena que se verifica entre as regies ou provncias abarca um conjunto de indivduos mais semelhantes entre si, enquanto numa sociedade mais uniformizada politicamente existe uma quantidade muito maior de tipos individuais. Se, portanto, a civilizao nivela os tipos coletivos, ela exerce efeito contrrio sobre os tipos individuais. Da Diviso do Trabalho Social, p. 115-116. 11 DURKHEIM, . Da Diviso do Trabalho Social, Livro II, cap. IV e V, p. 318, 328 e 348. 12 Idem, ibidem, Livro II, cap. IV, p. 318. 13 Alm da obra de Durkheim, so resenhadas La lutte des races, de Ludwig Gumplowicz, e La lutte entre les socits, de Jacques Novicow. TARDE, G. Questions sociales. Revue philosophique, 1893, p. 618-638. Esse artigo foi republicado em Essais et mlanges sociologiques. Paris: A. Maloine, 1895. Disponvel no site Classiques des Sciences Sociales (http://classiques.uqac.ca) e na biblioteca virtual da Bibliothque Nationale de France (http://gallica.bnf.fr/). Vrios artigos e obras aqui tratados podem ser encontrados nesses dois domnios da internet.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

45

as quais De la division du travail social, Tarde responde s crticas de Durkheim14. Em relao diviso do trabalho, critica o papel que Durkheim lhe d na produo da solidariedade social, uma vez que para ele a solidariedade se constitui por meio da comunho de ideias e de sentimentos e no atravs de interesses de grupos profissionais. Tarde bastante explcito a esse respeito:
Manifestamente, a diviso do trabalho no nem socializante nem moralizante l onde, levada ao limite, ao ponto de apagar toda comunho de ideias, de costumes, mesmo de lngua entre as classes profissionais, ela as acentua em castas, profundamente divididas. [...] Com efeito, a oposio estabelecida pelo Sr. Durkheim entre as duas espcies de solidariedade social que ele admite, em que uma se substitui necessariamente outra, parece-me ilusria15.

Se, por um lado, Tarde aceita a tese da solidariedade mecnica de Durkheim medida que a interpreta como parte de sua teoria das semelhanas por imitao, por outro lado, inegvel o intuito de Tarde de identificar a solidariedade orgnica de Durkheim ao organicismo, ao utilitarismo ou ao materialismo econmico. A importncia dada por Durkheim diviso do trabalho, fenmeno segundo Tarde essencialmente econmico ou de ordem material, no poderia definir aquilo que de natureza social e que seria da ordem do mental; uma instituio que opera sob a lgica da oposio material entre grupos e indivduos no poderia ser capaz de contribuir para a solidariedade social.

14 Na obra Da Diviso do Trabalho Social no h nada equivalente ao tom de Tarde: O Sr. Durkheim, um hesitante excessivo, pensador circunspecto, aplicado, tenaz, penetrante no por brechas nem balanos bruscos, mas pela unio amorosa e sucessiva com seu objeto, com facilidade imagina externamente o desenvolvimento fecundo e pacfico que sente em si mesmo. TARDE, Gabriel, Questions sociales. Revue Philosophique, p. 622, 1893. Ou ainda, numa verso mais irnica, dois anos depois: O Sr. Durkheim, sonhador tenaz e tranquilamente excessivo, lgico imperturbvel, mais profundo do que justo, capcioso ao ponto de abusar e de demonstrar que suas construes a priori so verdades de observao, com facilidade imagina externamente a continuidade de desenvolvimento lgico e de desenvolvimento pacfico que ele sente em si mesmo. TARDE, G. Questions sociales. Essais et mlanges sociologiques, op. cit., site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 137. 15 Cf. TARDE, G. Questions sociales. Essais et mlanges sociologiques, p. 145-146.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

46

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

Segundo Tarde, a moralizao dos indivduos tem sua fonte na sociabilidade, processo psicolgico que se d por meio do contgio imitativo mas tambm pela simpatia inata dos indivduos e tem como corolrio o fortalecimento de crenas e costumes semelhantes nos grupos sociais tradicionais e nas naes modernas. Tal identidade seria ao mesmo tempo a resultante e um fator de solidariedade social. No existem, portanto, duas formas distintas de solidariedade, pois ambas se baseiam na semelhana e na comunho de crenas e de desejos16. Enquanto Durkheim procurava, com sua tese, conceber as sociedades modernas para alm do materialismo e do clculo utilitarista, mas sem cair no idealismo, nessa ltima direo que se encaminha Tarde; ao contrrio de funes e rgos, so as ideias e os bons exemplos que moralizam os homens. Com o aumento de sua circulao nas sociedades modernas em funo dos progressos da imprensa, da educao e das vias de comunicao em geral, Tarde admite que elas tenderiam a uma maior moralidade do que as sociedades tradicionais. A maior intensidade e exposio s ideias promoveria, por um lado, maior individualidade e, por outro lado, maior difuso de algumas poucas ideias no seio de vrios grupos sociais em razo de sua fora de difuso. Para enfatizar a importncia da dimenso mental em detrimento da material, Tarde utiliza a oposio entre o luxo e o trabalho, mas tambm entre o artista e o cientista. Contra a importncia do trabalho til e a observao do cientista, ele defende a sensibilidade esttica do artista e a importncia do intil nas sociedades modernas. A socializao e a individualizao so processos que no podem ocorrer por meio do trabalho, mas sim do tempo livre, o que dever ocorrer com a diminuio gradual da jornada de trabalho nas sociedades modernas17. Apesar de admitir o aumento da moralidade nas sociedades modernas, Tarde tem dificuldade em conciliar seu conceito de evoluo social com os processos sociais que observa, tanto no plano material quanto no moral. Isso porque as crenas e desejos dos diversos grupos sociais tambm representam uma ameaa de nivelamento diante da riqueza moral e

16 Toda sociedade constituda sobre esse tipo [segmentrio]. Unicamente, ocorre que os segmentos similares aumentam: em princpio, o cl ou a tribo; nos nossos dias, a nao. TARDE, Questions sociales. Essais et mlanges sociologiques, p. 143. 17 Idem, ibidem, p. 149-150.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

47

intelectual dos indivduos da elite, de cuja preservao depende o progresso social18. Sua psicologia das multides emblemtica dessa tenso, uma vez que os processos de moralizao coletiva so sempre acompanhados por uma regresso no plano intelectual. Assim, numa conferncia em Bordeaux, em 1901, ele afirma: sei bem que a substituio do trabalho manual ou, melhor, da produo pessoal em todo tipo de funo, industriais, militares e at mesmo cientficas pelo trabalho industrial, pela produo impessoal e coletiva a caracterstica da nossa era. [...] Mas h razes para se pensar que essa uma fase transitria, uma era mediana a atravessar at alcanar uma era renovada em que o valor individual retomar seu lugar, o primeiro19 (grifo meu). Percebe-se certa nostalgia no pensamento de Tarde, expressa pela oposio, tpica entre os filsofos do perodo, entre a civilizao anglo-saxnica e a cultura francesa, esta supostamente vocacionada s tarefas do esprito e criao esttica. Como no poderia deixar de ser, a discusso mais geral sobre a diviso do trabalho se refletiu tambm nas representaes sobre o intelectual e sobre a diviso do trabalho intelectual nas sociedades modernas. Se Durkheim havia criticado o diletante, Tarde critica o trabalho impessoal e coletivo, ou seja, as prticas intelectuais inauguradas por Durkheim e o crculo intelectual universitrio em torno da revista LAnne Sociologique. Desse modo, enquanto Durkheim se distinguia do juiz tachando-o de diletante ou praticante das cincias sociais nas horas vagas, Tarde se diferenciava do professor universitrio porque ele representaria a prpria proletarizao do intelectual que ele tanto temia. Para Tarde, o regime de meditao solitria, tpico do homem de letras voltado ao cultivo do esprito, devia ser o modelo do intelectual moderno.

18 Assim, no o nmero de indivduos, mas de ideias novas, de exemplos civilizadores lanados na circulao geral que faz a grandeza dos povos. O essencial conservar, desenvolver as qualidades individuais que nos distinguem e, democratizando-nos, permanecer uma nao aristocrtica [...]. Sur la pretendue dcadence des peuples latins, conferncia feita no Atheneu de Bordeaux em 21 de maio de 1901, p. 24. 19 Idem, ibidem, p. 20.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

48

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

Romantismo versus positivismo cientfico


No artigo Questions sociales, de 1893, Tarde inaugura outro ponto de divergncia importante em relao a Durkheim e que diz respeito concepo de cincia e de evoluo social. Ao opor a noo de acaso de regularidade, enfatiza a importncia do imprevisto na histria e considera a regularidade uma dimenso redutora da realidade. Em relao ao olhar de Durkheim sobre o curso da histria, Tarde afirma: Ele no atribui nenhum papel ao acidental, ao irracional, essa fase dissimulada do fundo das coisas; nem mesmo ao acidente do gnio, que um desses primeiros comeos dos quais fala Renouvier [...]20. No texto La Sociologie, publicado na obra tudes de Psychologie Sociale, de 1898, Tarde volta a enfatizar o papel do acaso na evoluo social. Escrito claramente contra Durkheim, apesar de no cit-lo, Tarde pretende mostrar as insuficincias do mtodo e da percepo da regularidade diante da singularidade individual e histrica. Ou seja, trata-se de mostrar a incapacidade da cincia de dar conta da totalidade do real e principalmente de seus aspectos mais importantes. A oposio entre indivduo/individualidade e sociedade/coletividade alcana expresso mxima na sua teoria da inveno (ou da originalidade individual). Isso porque para Tarde os verdadeiros atores da histria so os indivduos e no fatores impessoais ou coletivos. Admitir, como quer Durkheim, que as criaes so produtos do seu tempo implicaria [...] negar o gnio, a criatividade e a inveno como atributos dos grandes homens e mesmo dos homens comuns. Pois toda mudana social se deve ao papel do indivduo na histria, responsvel por inaugurar uma nova ideia ou comportamento, ou melhor, uma nova crena ou desejo para alm das determinaes sociais. Os fatores coletivos e impessoais, tais como inconsciente, multido e meio social, se opem a termos tais como gnio, conscincia, inveno, originalidade, diferena, fenmenos indeterminveis pela sociologia e, a bem da verdade, por qualquer cincia, uma vez que so frutos do acaso biolgico e psicolgico21. Um homem de gnio no pode ser a simples resultante das aspiraes ou necessidades de um povo e muito menos

20 21

TARDE, G. Questions sociales. ssais et mlanges sociologiques, op. cit., p. 141. TARDE, G. La Sociologie. tudes de Psychologie Sociale, p. 33-37.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

49

algum que vem na sua hora. As verdadeiras criaes so individuais e extrassociais e no podem ser frutos de qualquer necessidade social, pois criam as necessidades que querem atender. Apesar de Tarde pretender, por um lado, elaborar uma teoria social cientfica e defender o valor da cincia contra o misticismo, por outro lado, o escopo dos fenmenos sociais passveis de explicao cientfica torna-se desse modo restrito, pois cede grande espao queles que a razo no alcana porque so imprevisveis, casuais ou irracionais. Mais importante ainda o fato de Tarde dar maior valor quilo que a cincia no alcana do que ao que ela pode determinar. Assim, a cincia e a razo acabam por ter uma posio dominada ou um valor menor no seu pensamento diante da arte e da sensibilidade. No artigo Questions sociales, Tarde pergunta: Quem tem razo?, numa espcie de traduo do seu debate com Durkheim a partir da oposio cincia versus arte. E ele mesmo responde: o artista tem razo e o cientista est errado22. A instantaneidade das vises do artista, a sntese original, vale mais do que as contemplaes de objetos durveis pelo cientista, que ele considera uma repetio banal. De maneira correlata, Tarde tambm valoriza o que h de pessoal ou singular no prprio processo cognitivo, tornando constitutiva e essencial ao conhecimento a atitude moral e afetiva do pesquisador em relao ao seu objeto. No artigo Les deux lements de la Sociologie, de 1894, numa clara crtica ao racionalismo durkheimiano, ele enfatiza a sensibilidade e o temperamento do pesquisador, bem como o vnculo afetivo com o objeto de estudo23. No artigo Criminalit et sant sociale, de 1895, relativiza o papel da cincia: ela no pode dirigir o desejo e, se tem autoridade sobre o pensamento, no possui autoridade sobre a conscincia e o corao. Caso se d cincia um papel muito grande, como quer Durkheim, abre-se o

22 Idem. Questions sociales. Essais et mlanges sociologiques, p. 148-149. 23 A primeira condio para ser naturalista amar a vida, fraternizar com todos os seres vivos, sentir o que h de bondade escondida nos mais terrveis [gestos ou indivduos]. [...] a primeira condio para ser socilogo amar a vida social, simpatizar com os homens de todas as raas e de todos os pases reunidos em torno de um centro, pesquisar com curiosidade, descobrir com felicidade o que h de devoo afetuosa na luta do selvagem considerado o mais feroz, s vezes at mesmo resguard-lo do malfeitor, enfim, nunca crer facilmente na estupidez, na maldade absoluta do homem em seu passado, nem a sua perversidade presente, e nunca se desesperar de seu devir. TARDE, Gabriel. Les deux lments de la Sociologie. crits de Psychologie Sociale, p. 94.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

50

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

flanco para que se decrete sua bancarrota24. Ao republicar o mesmo artigo, em 1898, inclui um apndice com uma resposta ainda mais contundente a Durkheim, afirmando que este despreza o corao, o amor, a simpatia, a imaginao, fonte de hipteses e de teoria, assim como de poesia e arte. E conclui: Durkheim um antimstico e um positivista25. No difcil ver nos trechos acima uma rplica de Tarde seguinte frase de Durkheim em Les Rgles de la mthode sociologique26: Uma cincia feita assim s pode satisfazer os espritos que gostam de pensar com sua sensibilidade e no com seu entendimento, que preferem as snteses imediatas e confusas da sensao s anlises pacientes e luminosas da razo. O sentimento objeto de cincia, no o critrio da verdade cientfica27. Contudo, aquelas palavras de Tarde foram dirigidas principalmente ao artigo Crime et sant sociale de Durkheim que, por sua vez, havia sido publicado como resposta ao artigo Criminalit et sant sociale de Tarde, ambos de 1895. Ao final de seu artigo, Durkheim subira o tom e afirmara que a diferena entre ele e Tarde seria mais profunda e viria do fato de que ele, ao contrrio de Tarde, acreditava na cincia e em sua funo reguladora da conduta, enquanto Tarde lhe atribuiria um papel menor e de pouca serventia social. Pois Tarde coloca acima da razo a sensao, o instinto e a paixo, todos elementos inferiores e obscuros de ns mesmos28. Do ponto de vista terico, ele seria um mstico e o misticismo o reino da fantasia intelectual e da anarquia na vida prtica29.

24 Nesse momento, havia um debate entre os partidrios da cincia e os defensores da religio, tais como Ferdinand Brunetire, que decretou a bancarrota ou a falncia da cincia. Cf. BRUNETIRE, F. Aprs une visite au Vatican. Revue des Deux Mondes, 1895 e La banqueroute de la science. Figaro, 1895. Cf. LALOUETTE, J. La querele de la foi et de la science et le banquet Berthelot. Revue Historique, n. 608, p. 825-844, 1998 e HARRY, Paul. The Debate over the Bankruptcy of Science in 1895. French Historical Studies, v. 5, n. 3, 1968, p. 299-327. 25 TARDE, Gabriel. Criminalit et sant sociale. tudes de Psychologie Sociale, op. cit., p. 160. 26 A obra foi publicada originalmente em 1894, na Revue Philosophique, sob o ttulo Les rgles de la mthode sociologique. Cf. Durkheim, mile, Revue philosophique, 1894/1, p. 465-498 e p. 577-607, e 1894/2, p. 14-39 e p. 168-182. 27 DURKHEIM, . As Regras do Mtodo Sociolgico. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 34-35. 28 DURKHEIM, . Crime et sant sociale, site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 9. Publicado em KARADY, Victor (Org.). Durkheim Textes, 2, p. 173-180. Originalmente publicado na Revue Philosophique, v. 39, 1895, p. 518-523. 29 Idem, ibidem.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

51

Ora, esse o ponto em que os dois autores mais se diferenciaram, uma vez que a atitude racionalista e o mtodo sociolgico de Durkheim pressupem o distanciamento do cientista em relao ao seu objeto. A disciplina profissional vem da prtica no mtodo, mas tambm da habilidade de ignorar as respostas mais simpticas ou imediatas prpria conscincia. Nada mais distante de seu mtodo do que estabelecer uma relao simptica ou intuitiva com o objeto de estudo, como quer Tarde. Alm disso, a aposta de Durkheim na enorme capacidade da cincia em explicar e conduzir a vida social se choca com o papel menor e subordinado que lhe caberia segundo Tarde. Enquanto Durkheim espera que a cincia d respostas sobre o que normal e patolgico ao ponto de orientar os desejos na direo correta, para Tarde ela, por si s, sem um impulso instintivo e apaixonado, jamais poderia suscitar no indivduo o sacrifcio de si em nome da sociedade. Num artigo para uma revista italiana chamado Ltat actuel des tudes sociologiques en France, tambm de 1895, Durkheim volta ao tema do acaso na histria e do valor social da cincia. A sociologia de Tarde representa a negao da cincia; ela coloca o irracional e o milagre na base da vida e, em consequncia, da cincia social, pois todas as instituies coletivas seriam frutos da generalizao de uma descoberta, de uma inveno que se fez no se sabe como e que so produto de um puro acidente. A prpria evoluo seria concebida como fruto de bizarrices, curiosidades e imprevistos segundo o acaso. Se no h sentido algum na evoluo social, nenhuma regularidade, nenhuma uniformidade, a prpria teoria da imitao de Tarde estaria em xeque. Com o acaso, abre-se a porta imaginao, pois aquilo que casual se presta a qualquer tipo de prova30. Desse modo, conclui-se que a obra de ambos os autores representa duas atitudes opostas diante da cincia social e, mais do que isso, duas tomadas de posio em relao ao conhecimento em geral: uma atitude romntica, no caso de Tarde, e uma atitude racionalista, no caso de Durkheim.

30 DURKHEIM, . Ltat actuel des tudes sociologiques en France, site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 16-17. Originalmente publicado sob o ttulo Lo stato attuale degli studi sociologici in Francia, na revista italiana La Reforma Sociale, v. 3, n. 2, p. 607-622.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

52

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

Sociologia versus Psicologia


Desde a obra De la division du travail social, a discusso sobre o conceito de fato social e sobre a causalidade em cincias sociais havia se tornado objeto de divergncia entre os dois autores e a questo perdurou ao longo de toda a dcada. Os modelos de explicao dos fenmenos sociais tenderam a se diferenciar segundo a opo por causas especficas e sociolgicas (Durkheim) ou gerais e psicolgicas (Tarde). Em De la division du travail social, Durkheim afirmara que uma simples lei da imitao no poderia explicar a diminuio das diversidades locais (costumes, religies, organizao familiar) ou a uniformizao social em sociedades nacionais31. A imitao tambm no poderia explicar o nivelamento entre as classes sociais, pois para que as classes inferiores ambicionem a vida das classes superiores preciso que as diferenas que separavam primitivamente essas classes tenham desaparecido ou diminudo, dando origem a novas aptides e gostos em desequilbrio com as antigas funes. Desse modo, a imitao nada pode explicar por si s, pois supe outra coisa que ela mesma32. No texto Les Rgles de la mthode sociologique, ele critica explicitamente a teoria psicolgica de Tarde: [...] nossas pesquisas no nos fizeram constatar em parte alguma essa influncia preponderante que o Sr. Tarde atribui imitao na gnese dos fatos coletivos. [...] No apenas a imitao nem sempre exprime, mas inclusive nunca exprime o que h de essencial e caracterstico no fato social33. Ao criticar a teoria psicolgica de Tarde, Durkheim pretende autonomizar a sociologia da psicologia34 admitindo uma dimenso da realidade exclusivamente social, ou seja, no redutvel aos fenmenos biolgicos ou psicolgicos. Por oposio aos fenmenos psquicos, que s tm existncia na conscincia individual e atravs dela, os fenmenos sociolgicos tm por substrato a sociedade. Isso significa que as ideias chegam aos indivduos de fora e no so, como pensa Tarde, criadas por eles e assimiladas por imitao. Se o fato social exterior conscincia dos indivduos, pois so
31 32 33 34 DURKHEIM, . Da Diviso do Trabalho Social, Livro I, cap. VI, p. 171. Idem, ibidem, Livro III, cap. II, p. 393. Cf. DURKHEIM, . As Regras do Mtodo Sociolgico, p. 155, nota 3. Idem, ibidem, p. 1.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

53

prticas e crenas coletivas complexas, podem ser identificados por uma caracterstica particular: exercem uma fora coercitiva sobre os indivduos mesmo que estes no a percebam como tal. No artigo Ltat actuel des tudes sociologiques en France, de 1895, ele volta a criticar a teoria da imitao e nega sua importncia terica com base em quatro argumentos principais: 1) jamais se deu uma prova direta e indutiva da ao da imitao, demonstrao, alis, que ele julga impossvel; 2) a imitao no tem um papel importante, uma vez que um fato social pode ser geral sem ser fruto da imitao; geral porque provm de suas condies de existncia e se impe aos indivduos; 3) um ato de pura imitao ou expanso puramente automtica no se difunde sem predisposio social preexistente e 4) o contgio imitativo deve ser, provavelmente, uma forma excepcional ou anormal do desenvolvimento histrico35. As crticas teoria da imitao de Tarde se intensificaram em 1897 com a publicao de Le Suicide, conforme apontou Philippe Besnard, uma vez que todo o captulo quarto do Livro I dedicado a criticar essa teoria. Ao analisar o debate, Besnard afirma que Durkheim cometeu vrios equvocos na interpretao que fez da teoria da imitao de Tarde, pois teria reduzido a dimenso consciente e ativa do sujeito da imitao a uma ao puramente reflexa, instintiva e passiva36. De fato, Durkheim simplificou enormemente a teoria de Tarde para desqualificar sua explicao psicolgica, muito embora tal leitura fosse comum entre os crticos de Tarde, uma vez que em seus estudos sobre as multides ele prprio havia enfatizado o aspecto instintivo ou inconsciente da imitao por contgio37. Em Le Suicide, Durkheim afirma que o termo imitao utilizado em trs sentidos muito distintos, o que geraria toda sorte de equvocos.

35 DURKHEIM, . Ltat actuel des tudes sociologiques en France, publicado originalmente em italiano. Durkheim, mile, La reforma sociale, 2, v. 3. Lo stato attuale degli studi sociologici in Francia, p. 607-622 e p. 691 a 707. Encontra-se a verso francesa, publicada em KARADY, Victor. Textes, 1, Paris: Minuit, 1975 no site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 1-28. 36 BESNARD, P. Durkheim critique de Tarde: des Rgles au Suicide, op. cit., p. 76-77, 2003. 37 Alis, veremos que o mesmo equvoco ocorreu em relao a Durkheim, particularmente com a interpretao do fato social como coisa e como algo exterior aos indivduos. Sobre a psicologia das multides de Tarde, consultar TARDE, Gabriel. A opinio e as massas. So Paulo: Martins Fontes, 1992.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

54

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

preciso lembrar que ele est pensando nas causas do suicdio coletivo, ou seja, nas taxas mais ou menos constantes de suicdios e em outros tipos de correntes sociais. Em primeiro lugar, ele recusa que o termo imitao possa ser usado para caracterizar a propriedade que tm os estados de conscincia experimentados simultaneamente por um certo nmero de pessoas de agir uns sobre os outros e de se combinar dando origem a um estado novo38. Em relao a esse estado social, tpico da multido, Durkheim afirma que ou se trata, em seu incio, de simples impresso sensvel tal como a que os corpos exteriores exercem sobre ns ou, quando no estado propriamente coletivo, de fuso ou criao de algo novo, ou seja, de um processo de criao coletiva e no de modelos ou cpias. Durkheim aceitaria o termo imitao para caracterizar ou explicar tal fenmeno desde que se provasse que toda multido se inspira num mentor ou lder, mas ele mesmo afirma que isso no est provado. Em segundo lugar, o autor recusa o termo imitao para caracterizar a necessidade que nos impele a nos colocarmos em harmonia com a sociedade e, com essa finalidade, a adotarmos maneiras de pensar ou de fazer que so gerais nossa volta39. Nesse caso, afirma Durkheim, ao menos h alguma reproduo de prticas alheias. No entanto, afirma que no se as reproduz por um instinto de imitao, como quer Tarde, mas sim por uma espcie de simpatia com os de nossa convivncia, bem como pela presso da coletividade sobre cada indivduo para prevenir dissidncias e nutrir o sentimento de respeito. E conclui: agir por respeito ou por receio da opinio no agir por imitao40. H, portanto, uma tentativa de Durkheim de identificar uma causalidade exterior fruto de um estado geral do meio social nas relaes pessoais ou interpessoais. Mesmo admitindo a ao da imitao por contgio41, trata-se de buscar outras razes para reproduzir um ato ou ideia dado que no se pode provar a priori que seus efeitos, individuais e espordicos, tenham consequncias sociais. Alm disso, se caracterizarmos como imitativo tudo

38 DURKHEIM, . O suicdio. So Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 131. 39 Idem, ibidem, p. 131. 40 Idem, ibidem, p. 136. 41 Sobre a explicao do suicdio pelo contgio, conferir O Suicdio, op. cit., p. 140-143, em que ele afirma que os suicdios imputveis imitao so numerosos. Durkheim tambm admite a ao do contgio no fenmeno das greves trabalhistas. Cf. Da Diviso do Trabalho Social, Livro I, Cap. VI, p. 213 e Livro II, Cap. 3, nota. 31.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

55

o que no for uma estrita inveno individual, tudo seria fruto da imitao e ela nada teria de especfico. A nica modalidade de fenmeno para a qual Durkheim aceita a qualificao de imitao seria a pura reproduo de um modelo de comportamento exterior com a excluso de qualquer outra razo a no ser a exposio ao mesmo, como ocorre com aes reflexas tais como chorar, rir, bocejar42. Do ponto de vista social, esse processo supe a contiguidade geogrfica entre populaes ou o acesso via imprensa aos centros mais visveis e prestigiosos (capitais e grandes cidades), que serviriam de modelo e seriam mais facilmente imitveis. Com base em mapas estatsticos do suicdio, Durkheim recusa a teoria de que haveria centros de imitao que se irradiam ou se propagam para a periferia. No a imitao, mas condies de existncia anlogas (o meio social) que explicariam taxas semelhantes de suicdios. A concluso do captulo soa como uma crtica implcita sociologia de Tarde, aquela que se furta s obrigaes regulares da prova, que fruto da dogmatizao e no passa de uma proposio apoiada em consideraes vagamente metafsicas43. Tarde responde s primeiras crticas de Durkheim por meio de vrios artigos44. Em primeiro lugar, a defesa da psicologia e da teoria da imitao exige a crtica do conceito durkheimiano de fato social. As crticas podem ser sintetizadas pelos seguintes tpicos: 1) uma coisa social qualquer se transmite no do grupo ao indivduo, mas de um indivduo ao outro, ou seja, os fatos sociais so interiores e no exteriores e se difundem atravs das conscincias individuais; 2) uma coisa social tem origem num indivduo inovador, eminente ou desconhecido; no pode haver progresso se na origem das sociedades os homens tm a mesma inteligncia medocre, mas apenas quando algum deles superior45; 3) no existe uma

42 H imitao quando um ato tem como antecedente imediato a representao de um ato semelhante, anteriormente realizado por outros, sem que entre essa representao e a execuo se intercale nenhuma operao intelectual [...]. DURKHEIM, . O Suicdio, p. 138. 43 DURKHEIM, . O Suicdio, op. cit., p. 162. 44 Principalmente atravs dos seguintes artigos: Les deux lements de la Sociologie, Les dlits imporsuivis e Criminalit et sant sociale. Cf. Nota 5. 45 Ideias de gnio, concebidas por um crebro e propagadas em seguida em muitos outros o que supe, de um lado, boas fortunas bem raras, acidentais ou inseminadas, do gnio ou engenhosidade e, de outro lado, a docilidade imitativa da mediocridade: eis, se no abuso, ao que se reduz o mistrio histrico. TARDE, G. Les deux lments de la Sociologie, op. cit., p. 77.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

56

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

sociedade sui generis acima dos indivduos; essa uma expresso abstrata da realidade e uma verdadeira ontologia escolstica; 4) a coero seria um fenmeno que se impe por meio da fora e que tenderia a ter menos importncia quanto mais civilizada a sociedade; no caso das multides, divididas em lderes e liderados, no se pode aplicar o termo coero aos primeiros, mas apenas aos segundos e 5) a imitao se d por meio de um processo simptico entre os indivduos e no por imposio46. No artigo Les deux lments de la Sociologie, de 1894, Tarde advoga a autonomia da sociologia em relao biologia, mas defende sua subordinao psicologia: o carter distintivo de um pensamento, de uma vontade, de uma ao social o fato de ser feito imagem e semelhana dos pensamentos, vontades e aes dos outros47. Como poderia um fato social existir fora das conscincias individuais como quer Durkheim? No de fora para dentro, do grupo tomado coletivamente sobre o indivduo que se transmitem os fatos sociais, mas sim de um indivduo ao outro e, nesse processo, com refrao. A partir de uma inovao produzida por um indivduo, ilustre ou annimo, forma-se por meio da imitao e da refrao um conjunto que toda a realidade social num determinado momento. Os termos para caracterizar a teoria de Durkheim so duros: ontologia escolstica, teoria da emanao e platonismo. Alm disso, no se deve tentar manter a sociologia isolada das demais cincias, uma vez que os fatos sociais tambm esto ligados constituio mental e vital do ator (fatos sociopsquicos), bem como ao meio fsico (fatos sociofsicos). No que diz respeito ao carter coercitivo do fato social, ele o interpreta como uma teoria do poder e por isso reduz seu alcance aos fatos sociais que envolvem relaes de fora. Em oposio fora, enfatiza a simpatia, ou seja, o apreo ou o amor devotado aos de sua convivncia, tanto como fruto da sociabilidade quanto como parte da constituio dos indivduos. O que inato ou instintivo faz parte da explicao sociolgica: no fundo existe a sociabilidade humana, inata na criana a mais refratria. Quando,
46 Nas Lois sociales, Tarde recusa o constrangimento como caracterstica do fato social porque, segundo ele, uma inovao qualquer no pode ocorrer por obrigao, mas sim por persuaso e sugesto branda. Por trs de todo monumento ou construo intelectual deve residir a capacidade criativa de um indivduo e ela seria incompatvel com a ideia de que um fato social costuma exercer sobre os indivduos de uma sociedade certo peso. TARDE, G. Lois sociales. Esquisse dune sociologie. Paris: Alcan, 1898. Cf. site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 22, nota 1 e p. 61-64. 47 TARDE, G. Les deux lements de la Sociologie, op. cit., p. 66.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

57

por acaso, ela falta numa criana, intil corrigi-la, pois sua educao impossvel48. At mesmo a fundao de um novo Estado tem causas naturais ou espontneas, seja a simpatia natural seja a tendncia associao, mas no o constrangimento. Tarde no publicou nenhuma resposta explicitamente dirigida a Durkheim aps a publicao de Le Suicide, ainda que tenha preparado um manuscrito para refut-lo. No se sabe a razo pela qual Tarde no publicou esse texto, uma vez que ele afirma que essa obra teria sido escrita integralmente como uma refutao sua teoria49. No manuscrito, as principais crticas teoria de Durkheim podem ser assim sintetizadas: 1) os suicdios podem at ser normais, mas so causados pelas ideias germinadas nas relaes sociais com os seus semelhantes; 2) toda sociedade tem incio pela imitao de um lder ou mestre e uma comunidade moral s pode se estabelecer pela acumulao de exemplos; 3) a imitao ou reproduo da natureza no idntica imitao com o uso da alma, a ltima apenas reservada s almas mais civilizadas, acostumadas imitao do semelhante; 4) a imitao tem um peso muito maior na propagao das lnguas, das religies e das artes do que na propagao de suicdios; se ela tem peso maior sobre objetos culturais, sua refutao pelas taxas de suicdio no decisiva, ou seja, as taxas mostradas por Durkheim no invalidam a influncia do suicdio; 5) a imitao pode ser combinada com uma predisposio fsica ou psquica: ela uma mistura do meio social com a hereditariedade; 6) as religies podem prevenir mais ou menos contra o suicdio, mas as pessoas so religiosas por causa do exemplo dos pais; 7) a imitao pode se combinar com outras causas sociais, mas todas elas tm origem no exemplo; 8) a indulgncia no modo como so noticiados os suicdios na imprensa parte da explicao de sua multiplicao e 9) fatos singulares aumentam as taxas sociais de suicdio. Observa-se nesses argumentos a aplicao da psicologia social tardeana ao fenmeno do suicdio, isto , a ideia de que as correntes sociais resultam fundamentalmente de um movimento que tem

48 Idem, ibidem, p. 72. 49 Borlandi e Besnard sugerem algumas hipteses para explicar tal silncio: o pequeno conhecimento de Tarde da estatstica e do fenmeno do suicdio, sua preocupao com a indicao para um posto no Collge de France ou simplesmente uma possvel insatisfao com a resposta que havia preparado. Cf. BORLANDI, Massimo; BESNARD, Philippe. Contre Durkheim Propos de son Suicide, op. cit., p.219-220.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

58

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

origem nas relaes interindividuais e cuja expanso depende de processos psicolgicos imitativos de um determinado modelo de conduta. Ainda dois aspectos merecem destaque no manuscrito. Em primeiro lugar, o suicdio de um homem superior, tal como um militar de alta patente, seria sempre uma deciso consciente e jamais resultado de um processo inconsciente, ou seja, um ato mecnico e carente de individualidade50. Certos indivduos tm, para Tarde, muito mais poder sobre seu prprio destino do que teriam para Durkheim: so capazes de refletir sobre o prprio suicdio e de pesar as vantagens e desvantagens segundo seus interesses. Nesse sentido, um indivduo mais independente ou com personalidade mais forte no poderia ter maior propenso ao suicdio, uma vez que no pode ser arrastado por uma imposio social. Em segundo lugar, Tarde reala seu acordo com os historiadores em oposio a Durkheim: este enquadra a evoluo em frmulas e reduz as maiores proezas dos grandes homens a acidentes sem nenhuma importncia, enquanto ele, Tarde, no questiona a histria nem quer dirigi-la, mas somente esclarec-la melhor51. A importncia fundamental que Tarde atribui s relaes interindividuais corresponde nfase no contedo psicolgico ou mental que a circula crenas e desejos. As instituies sociais, nesse sentido, so sempre conjuntos de aes que resultam de uma ideia original posteriormente imitada. Ao opor idealismo e materialismo, ou seja, as produes mentais e as necessidades materiais ou institucionais, Tarde pretende preservar o carter irredutvel da conscincia ou da mentalidade s condies sociais de sua produo. As condies sociais, ou seja, os fatores ligados ao meio ambiente ou os fatos precedentes no podem engendrar os fenmenos da conscincia (criaes estticas, descobertas cientficas, invenes tcnicas), mas somente condicion-los. A oposio entre aquilo que condiciona e o que engendra tambm foi utilizada por Durkheim, mas em sentido oposto. Para Durkheim, as condies biolgicas e mentais dos indivduos so fatores que podem contribuir, mas no determinar os fatos sociais, enquanto para Tarde os fatores psicolgicos ou interpsicolgicos so determinantes.

50 O termo inconsciente usado nesse perodo para descrever processos que resultam de movimentos reflexos ou instintivos, ou seja, trata-se de um inconsciente cerebral e no psicolgico. Cf. GAUCHET, Marcel. Linconscient crbral. Paris: Seuil. 1992. 51 Idem, ibidem, p. 248.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

59

Moralidade versus cincia social: normal e patolgico


No artigo Les dlits impoursuivis, de 1894, Tarde critica a concepo dos conceitos normal e patolgico de Durkheim ao afirmar que a criminalidade, segundo o autor, no seria um estado mrbido, mas parte integrante do corpo social52. Interpreta tal afirmao com ironia: se Durkheim estivesse certo, dever-se-ia ento comemorar o aumento das taxas de criminalidade em vrias naes europeias e lamentar a diminuio do crime na Inglaterra. No ano seguinte, Tarde publica o artigo Criminalit et sant sociale com novas crticas a Durkheim, entre as quais se destacam as seguintes: em primeiro lugar, o crime no pode ser normal, pois vai contra a moral do senso comum; trata-se de um fenmeno patolgico em si mesmo e no se pode consider-lo uma condio normal da civilizao53; em segundo lugar, o crime no est ligado ao aumento da diversidade moral e intelectual ou liberdade individual, uma vez que o gnio, tambm produto dessa diversidade, fruto de um meio moralmente ntegro; finalmente, deve-se desejar a extino do crime e reformar o sistema judicirio e penal a fim de extingui-lo. Num mpeto reformista, Tarde aprova at mesmo a censura das artes e da imprensa, pois cr que parte da criminalidade causada pela imitao de episdios mrbidos divulgados pela imprensa ou de personagens criminosas de obras literrias54. Alm disso, o tipo mdio de Durkheim seria um tipo medocre, correlato ao rebaixamento intelectual e moral da sociedade, pois no leva em considerao os homens superiores. Para Tarde, a anormalidade seria a luta entre as pessoas de bem e as pessoas do mal ou aquilo que impede a harmonia entre os seres orgnicos, psquicos e sociais de realizarem o fim definido por eles55. No artigo Les rgles de la mthode sociologique, de 1894, Durkheim afirmara que o critrio para a definio do que normal numa

170.

52

TARDE, G. Les dlits impoursuivis. Essais et mlanges sociologiques. Op. cit., p. 169-

53 O normal, pois, para uma sociedade, a paz na justia e na luz, a exterminao completa do crime, do vcio, da ignorncia, da misria, dos abusos. Sei bem que o perigo dessa definio uma inclinao muito grande ao esprito de quimera, mas eu a prefiro do que outra, to cientfica que ela julgue ser. TARDE, Gabriel, Criminalit et sant sociale, op. cit., p. 151. 54 Idem, ibidem, p. 150. 55 Idem, ibidem, p. 153.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

60

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

sociedade no pode ser aquilo que normal para os indivduos; aquilo que se deseja ou se acredita ser bom, do ponto de vista da conscincia moral, no coincide necessariamente com o que bom ou desejvel em termos sociolgicos. Conclui que o normal, no sentido sociolgico do termo, seria o tipo mdio, ou seja, o que perdura no tempo e no espao, enquanto o patolgico seria a exceo; o normal seria o que geral e o desvio um trao de morbidez. No artigo Crime et sant social, publicado no ano seguinte, Durkheim retruca Tarde: o que normal no o crime, mas o crime e a pena; por sua vez, o aumento da criminalidade pode ser tanto normal quanto mrbido. Para que o crime no existisse, o tipo individual teria que coincidir com o tipo coletivo, mas, para que a moral avance, ela no pode ser rgida e por isso que h pessoas com morais distintas56. Os dois autores adotam em relao ao conceito de normal e de patolgico posies muito distintas e que tm a ver com os pressupostos ou pontos de partida assumidos por ambos. Tarde parte de uma viso moral ou normativa sobre a sociedade e ento formula hipteses explicativas para o que considera patolgico. Ao adotar um modelo universal de moralidade, tende a moralizar a sociologia. Em oposio, Durkheim relativiza a moral social, ou melhor, as distintas morais sociais, a partir do conceito de tipo social, o que lhe permite escapar ao evolucionismo clssico sem cair no relativismo absoluto. O exemplo da escravido elucidativo nesse sentido: enquanto Tarde considera tal instituio um crime em si mesmo, Durkheim a considera uma instituio normal caso esteja de acordo com as condies normais de existncia de determinado tipo social.

Sociologia versus cincias sociais


Depois da publicao de Le Suicide, Tarde publicou a obra tudes de Psychologie Sociale, de 1898, composta por um conjunto de artigos j publicados em diversas revistas, mas tambm um captulo indito chamado La sociologie. O texto dedicado, em primeiro lugar, a refutar a
56 DURKHEIM, . Crime et sant sociale, op. cit., p. 518-523.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

61

importncia do mtodo, pois aperfeioar mais e mais os instrumentos de observao para alm de um certo grau o meio menos seguro de fazer avanar uma cincia57; ao invs de um programa de descobertas, uma boa ideia seria muito mais importante para inaugurar um novo ramo da cincia. possvel, portanto, que uma lei geral seja descoberta antes mesmo que a cincia tenha avanado o suficiente porque o progresso da cincia foge ao controle racional. Da que uma nova teoria, uma nova lei pode perfeitamente anteceder o conhecimento erudito produzido pela especializao cientfica. Tarde utiliza, alis, o termo erudio como sinnimo de especializao em oposio teoria ou lei geral, enquanto Durkheim identifica trs processos cientficos distintos: a erudio representa o trabalho de acumulao de casos ou de exemplos empricos a despeito de uma teoria explicativa; esta, por sua vez, caracteriza as diversas especialidades (sociologia econmica, religiosa etc.) que devem operar, contudo, segundo as mesmas regras do mtodo sociolgico a fim de explicar sua causa ou funo social; finalmente, a sociologia geral se baseia na generalizao dos resultados das diversas disciplinas sociais e uma conquista de longo prazo. Ora, desde Le Suicide, Durkheim afirmava que a especializao disciplinar orientada para a explicao causal ou funcional deveria ser o foco de ateno dos socilogos, uma vez que a sociologia era uma cincia muito recente para formular leis gerais. Para Tarde, ao contrrio, tais leis se aplicam de maneira imediata aos fatos gerais, que so aqueles que se repetem ou so suscetveis de se repetir58. Em 1898, Durkheim decide no mais responder a Tarde julgando que o debate j havia durado bastante59. Contudo, em 1900, escreve o artigo La Sociologie en France au XIX. sicle, no qual chega ao ponto de isolar Tarde de todos os autores que contriburam para o desenvolvimento da sociologia francesa, considerando-o parte de uma reao cincia60. A psicologia social tardeana seria especulativa, pois a imaginao teria um grande papel em suas hipteses, e os fenmenos contingentes ou acidentais,
57 TARDE, G. La Sociologie. crits de Psychologie Sociale, p. 15. 58 Idem, ibidem, p. 21. 59 Carta de Durkheim a Xavier Lon, 1898. Paris I - Fundo Xavier Lon FB 612. Conferir tambm DURKHEIM, . Textes, 2, Paris: Minuit, 1975. 60 DURKHEIM, . La sociologie en France au XIX. Sicle. Revue Bleue, tomo XIII, 1900, p. 609-613 e 647-652. Cf. site Les Classiques des Sciences Sociales, p. 16.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

62

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

que no podem ser expressos por meio de conceitos, seriam fundamentais em sua doutrina. O confronto final entre os dois autores ocorre alguns anos depois, em 1903, numa palestra de ambos na cole des Hautes tudes Sociales sobre a relao entre a sociologia e as cincias sociais61. Tarde afirma que Durkheim defende a diviso do trabalho para o progresso cientfico, mas que ele, Tarde, acredita que a psicologia intermental (ou interpsicologia) necessria interpretao, definio e desenvolvimento das cincias sociais particulares, uma vez que ela corresponde ao estudo da clula em biologia62. O mtodo comparativo, afirma, no pode funcionar se no houver um princpio verdadeiro. Existem dois movimentos no desenvolvimento da cincia: em primeiro lugar, as pesquisas especializadas e as cincias distintas convergem para um ponto e, em seguida, ocorre a sntese dessas cincias distintas. Se, por um lado, as cincias sociais especficas se desenvolveram a partir do mtodo comparativo e evolutivo, caberia sociologia o trabalho de fazer a comparao das comparaes. Todas as cincias partiram, em seu incio, de um ponto de vista objetivista e foram ao longo do tempo se psicologizando. A imitao interpessoal, portanto, no apenas uma caracterstica distintiva dos fatos sociais e uma explicao para a sua difuso, mas uma lei geral das cincias sociais, cujo papel seria guiar o desenvolvimento das cincias especializadas. Ela o ncleo da psicologia intermental, tambm denominada por Tarde de sociologia elementar ou de sociologia geral, uma vez que ela unifica as cincias sociais, tornando-se uma ideia diretriz para as cincias sociais especficas. Durkheim, por sua vez, defende a especializao e a construo da sociologia a partir dos resultados das disciplinas sociais especficas: a sociologia no uma cincia unitria e, por isso, deve-se estudar separadamente cada categoria de fato social. Por outro lado, critica Tarde ao afirmar
61 Infelizmente, no se conhece o registro integral desse debate. A Revue International de Sociologie publicou, em 1904, parte das conferncias proferidas por Durkheim e por Tarde. Cf. Revue, p. 83-87, 1904. Uma traduo para o ingls pode ser encontrada em CLARK, Terry. On Communication and Social Influence. Chicago: The University of Chicago Press, 1969. Em 2008, um grupo de autores elaborou, na forma de dilogo, uma verso desse debate baseada na obra de ambos os autores. Eles tambm promoveram uma encenao em que Bruno Latour fez o papel de Tarde e Bruno Karsenti o de Durkheim. Cf. nota 1. 62 DURKHEIM, . La sociologie et les sciences sociales. Revue Internationale de Sociologie, p. 85, 1904.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

63

que ainda se pensa como na poca de Comte, ou seja, como se houvesse um nico problema e uma nica lei geral da socialidade63. Por essa via, a sociologia seria uma pura abstrao acima das cincias sociais particulares. Para ele, no existe o fato elementar, como quer Tarde, pois as sociedades so muito complexas e preciso estudar cada fato concreto em seu prprio tipo social. Tarde pretende formular uma resposta para todos os problemas da sociologia antes mesmo de estudar os fenmenos concretos; sua sntese na verdade uma especulao filosfica, pois uma verdadeira sntese sociolgica s ser possvel quando as cincias particulares estiverem suficientemente avanadas. O debate se encerra sem acordo.

Concluso
Pode-se perguntar se os dois autores se aproximaram ao longo da vida intelectual ou se, pelo contrrio, distanciaram-se. A crer no prprio Tarde, Durkheim se tornara cada vez mais psicolgico ao longo da dcada; a crer em Durkheim, Tarde se distanciara cada vez mais dos padres de validade do conhecimento cientfico. Do ponto de vista da concepo de cincias sociais, pode-se sugerir que eles se distanciaram cada vez mais, uma vez que Durkheim afirmava seu interesse crescente pela especializao em detrimento da sociologia geral e, Tarde, ao contrrio, abandonava as reflexes sobre temas ou problemas especficos por exemplo, o da criminalidade para se dedicar teoria geral ou sociologia geral. Ou seja, enquanto o primeiro buscava crescentemente causas especficas para fatos sociais determinados, o segundo tendia a sobrevo-los com frmulas sintticas de conjunto destinadas a guiar as pesquisas nas diversas disciplinas sociais. Por outro lado, fato que Durkheim se distanciara das metforas organicistas e caminhara ao longo desse perodo para uma maior nfase nos problemas ligados conscincia coletiva e s representaes coletivas como expresses de uma dada realidade social. A sociologia seria, portanto,
63 Idem, ibidem, p. 84.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

64

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

uma disciplina da ordem do mental, mas nesse caso seria sinnimo de psicologia social e no de psicologia individual. Tarde, por sua vez, tambm pretendia diferenciar a psicologia individual de sua psicologia interespiritual: a primeira trataria das relaes do esprito com a universalidade dos outros seres exteriores enquanto a segunda das relaes mtuas entre os espritos. A questo da relao entre indivduo e sociedade ou entre psicologia e sociologia pode ser considerada, portanto, o cerne do debate, mas tambm defrontaram-se por meio dele duas concepes opostas sobre o funcionamento da vida intelectual. Se, para Tarde, a originalidade intelectual e o progresso da cincia dependem do surgimento de indivduos superiores e de um regime de meditao solitria, para Durkheim tais processos devem ocorrer cada vez mais por meio de um trabalho coletivo, especializado e atravs de uma carreira acadmica. Essa tenso retrata, no plano das ideias, a disputa institucional em torno da mudana estrutural do campo universitrio nas ltimas dcadas do sculo XIX e, inegavelmente, a posio que cada um deles ocupava naquele momento: o intelectual livre e o professor universitrio.

Referncias
BESNARD, Philippe. Durkheim critique de Tarde: des Rgles au Suicide. La Sociologie et sa mthode: les Rgles de Durkheim un sicle aprs. Paris: LHarmmatan, 1995. BORLANDI, Massimo; BESNARD, Philippe. Contre Durkheim propos de son Suicide. In: BORLANDI, M.; CHERKAOUI, Mohamed. Le Suicide un sicle aprs Durkheim. Paris: PUF, 2000. KARSENTI, Bruno. Retour sur le dbat entre Durkheim et Tarde. In: CHAUVIR, Christiane; OGIEN, Albert. La Regularit habitude, disposition et savoir-faire dans lexplication. Paris: Ed. EHESS, 2002. LUKES, Steven. mile Durkheim, su vida y su obra. Madrid: CIS e Siglo XXI, 1984 [1973]. MILLET, Jean. Gabriel Tarde et la Philosophie de lHistoire. Paris: Vrin, 1970.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

CONSOLIM, M. mile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos tericos...

65

PINATEL, Jean. La pense criminologique dmile Durkheim et sa controverse avec Gabriel Tarde. Revue de Science Criminelle, 1959. PINTO, Louis. Ne pas multiplier les individus inutilement. Revue Interrogations. Trad. PULICI, Carolina; CONSOLIM, Marcia. No multiplicar o indivduo inutilmente. Lua Nova. Revista de Cultura e Poltica, Cedec, n. 77, 2009. ______. Simmel et Tarde dans les annes 1900. In: Le Commerce des ides philosophiques. Broissieux: d. du Croquant, 2009. VARGAS, Eduardo V.; LATOUR, Bruno; KARENTI, Bruno; AT-TOUATI, Frdrique; SALMON, Louise. The debate between Tarde and Durkheim. Environment and Planning D: Society and Space, v. 26, 2008.

Recebido em abril de 2010. Aprovado em abril de 2010.

Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 53, p. 39-65, jul./dez. 2010. Editora UFPR

You might also like