You are on page 1of 5

FLUXOGRAMA DE BLOCOS (BFD) - So teis na conceitualizao de um processo ou de um nmero de processos em um processo grande e complexo.

- Pouco informao sobre as correntes fornecida, mas uma clara viso geral do processo apresentada. - o fluxograma mais simples. - o fluxograma utilizado no incio do processo de desenvolvimento de um projeto, apresentando apenas as entradas, sadas e correntes de matria no processo. - As entradas e sadas no so muito detalhadas, sendo uma forma muito eficaz no incio da conceitualizao de um processo. - O fluxo de matria prima e produtos pode ser includo no BFD. - Os processos descritos em um BFD, so discretizados em elementos funcionais bsicos como sees em reao e separao. - Neste diagrama tambm so identificadas as correntes de recirculao e unidades de operao necessrias para as condies de processo. - Os blocos ou retngulos representam uma operao unitria ou processo unitrio. Os blocos so conectados por linhas retas que representam as correntes de fluxo do processo entre as unidades. Essas correntes de fluxo podem ser misturas de lquidos, gases ou slidos fluindo em dutos ou slidos sendo transportados em correias transportadoras. - Operaes ou processos unitrios tais como misturadores separadores, reatores, colunas de destilao e trocadores de calor so usualmente denotados por um bloco simples ou retngulo. - Grupos de operao unitria podem ser denotados por um bloco simples. - Correntes de fluxo do processo entrando e saindo dos blocos so representadas por linhas retas que podem ser horizontais ou verticais. - A direo do fluxo deve ser claramente indicada por setas. - As correntes de fluxo devem ser numeradas em uma ordem lgica. - As operaes unitrias devem ser rotuladas - Quando possvel, o diagrama deve ser arrumado de modo que o fluxo material ocorra da esquerda para a direita, com unidades a montante, esquerda, e unidades a jusante, direita.

FLUXOGRAMA DE PROCESSO (PFD)


- Contm toda informao necessria para os balanos de material e energtico completos no processo. - Adicionalmente, informaes importantes tais como a presso das correntes, capacidades de equipamentos e principais controles so includos. - Um fluxograma de processo mostra as relaes entre os principais componentes no sistema. - Ele tambm tabula os valores projetados do processo para os seus componentes nos diferentes modos de operao, tipicamente mnimo, normal e mximo. - Smbolos de todos os principais equipamentos (nome, descritivo e numerao nica), bombas e vlvulas. - Todas as correntes de alimentao conectadas aos principais equipamentos como: linhas de vapor, ar comprimido, eletricidade, etc. - Vazo de cada corrente na condio de produo contnua ou a quantidade de reagente no caso de produo em batelada. - Composio das correntes. - Condies de operao de cada corrente como presso, temperatura, concentrao e etc. - Calor adicionado ou retirado em qualquer equipamento - Vazes das Utilidades como vapor, gua de resfriamento, salmoura, leo quente, gua gelada, fludo trmico, etc. - Qualquer informao especfica que seja til para a compresso do processo. Por exemplo: avisos de perigo, precaues de segurana, seqncia de partida, etc. - Tubulaes do sistema - Smbolos dos principais equipamentos, nomes e nmeros de identificaes (TAG). - Controles e vlvulas que afetam a operao do sistema. - Interconexes com outros sistemas. - Principais rotas de by-pass e recirculao - Taxas do sistema e valores operacionais como temperatura e presso para fluxos mnimo, normal e mximo - Para todas as correntes de processo, identificao por nmero, condies de processo e composio qumica. As correntes devem ser numeradas da esquerda para a direita sempre que possvel. As linhas horizontais tm preferncia. Deve-se incluir as informaes relevantes ao redor dos reatores, torres. Deve-se utilizar legendas com informaes completas. - Principais malhas de controle indicando a estratgia de controle que ser utilizada para operar o processo em condies normais.

FLUXOGRAMAS DE TUBULAO E INSTRUMENTAO (P&ID) - Contm toda informao do processo necessria para a construo da planta. - Tubulao incluindo a seqncia fsica de ramificaes, redutores, vlvulas. - Instrumento, controle e intertravamento. - Utilidades. - Outros diagramas e informaes para operao do processo. - Instrumentao e designaes. - Equipamentos mecnicos com nomes e nmeros. - Todas as vlvulas e suas identificaes. - Processo de tubulao, tamanhos e identificao. - Miscelnea: ventilao, drenagem, amostragem, redutores, aumentadores. - Identificao das linhas permanentes de partida e descarga. - Direo dos fluxos. - Referencias das interconexes. - Entradas e sadas dos controles e intertravamento. - Nvel de qualidade. - Sistemas de controle computadorizados. - Identificao dos componentes e subsistemas entregues por outros. - Seqncia fsica dos equipamentos.

N-0058 Smbolos grficos para fluxogramas de processo e de Engenharia

OBJETIVO - Esta Norma estabelece os smbolos grficos a serem utilizados no traado dos fluxogramas de processo e de engenharia da PETROBRAS. - Para smbolos de instrumentos, vide norma ISA S 5.1. - As prescries desta Norma se aplicam aos trabalhos realizados a partir da data da sua edio. - Esta Norma contm somente Requisitos Mandatrios.

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES - Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-381 - Execuo de Desenho e Outros Documentos Tcnicos em Geral; PETROBRAS N-1521 - Identificao de Equipamentos Industriais; ISA S 5.1 - Instrumentation Symbols and Identification.

CONDIES GERAIS Os smbolos devem ser traados guardando-se, sempre que possvel, a proporcionalidade de suas dimenses. Os equipamentos que possuam acionador (ex: bomba, agitador, etc.) podem ser representados compondo-se os smbolos do equipamento e do acionador. Os equipamentos industriais devem ser identificados conforme a norma PETROBRAS N-1521. Os fluxogramas devem ser elaborados conforme a norma PETROBRAS N-381.

You might also like