You are on page 1of 10

19/11/2012

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


- Conceito - Princpios

Parte 2

- Premissas - Diretrizes

Universidade de Braslia Faculdade de Tecnologia Engenharia de Produo Organizao Industrial Professora: Mrcia Longen Zindel

- Objetivos - Programa Brasil Maior

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


CONCEITO
Poltica industrial um conjunto coordenado de aes, envolvendo setor pblico e setor privado, visando ampliar a competitividade da indstria.

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Pressupe
- incentivos fiscais; - investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D); - crditos subsidiados; - interveno direta do Estado no processo produtivo; - parcerias pblico-privadas;

O objetivo principal impulsionar o crescimento econmico e o emprego do setor industrial. Assim, a poltica industrial um componente de uma estratgia de fortalecimento da indstria e parte indispensvel de uma poltica de desenvolvimento.

A promoo da competitividade constitui o foco da poltica industrial praticada atualmente no mundo desenvolvido e em pases que buscam promover seu desenvolvimento.

- criao de zonas francas e de processamento para exportao (ZPE), entre outros.

19/11/2012

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA

Geralmente, a poltica industrial vem acompanhada de aes na rea de comrcio exterior e de tecnologia.

O Brasil, ao longo de sua histria recente, tem adotado polticas explcitas de incentivo a indstria e, portanto, de poltica industrial.

Os planos de maior xito e, portanto, mais conhecidos, so:

- Planos de Metas, da segunda metade da dcada de 50;

- Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), principalmente o II PND, na dcada de 70.

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Todos eles tiveram como ponto central o setor industrial e foram decisivos para o desenvolvimento e integrao da indstria brasileira.

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Premissa
Desenvolvimento de polticas pblicas que aumentem a eficincia produtiva, diminuam a vulnerabilidade externa e estimulem a taxa de investimento e de poupana.

A partir da dcada de 80, os planos de desenvolvimento foram substitudos pelos planos de estabilizao, que procuravam combater a inflao e estabilizar a economia. Nesse novo contexto, pouco ou nada se fez em relao poltica industrial.

A exceo foi o Plano Collor que, reduzindo as alquotas do Imposto de Importao, provocou uma abertura da economia que forou a reestruturao produtiva de grande parte da indstria.

19/11/2012

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Diretrizes Dinamizar a estrutura produtiva por meio da inovao tecnolgica e da ampliao do comrcio exterior.

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Compromisso pela Produo Objetivo: Aumento da eficincia produtiva e da competitividade Desenvolvimento da base produtiva do futuro

POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


Compromisso pela Produo
Foco Estmulo ao aumento da capacitao para inovao na indstria Desenvolvimento de novos produtos, processos e formas de uso (inovao e diferenciao) Expanso das exportaes

Eixos da Poltica Industrial


Inovao e desenvolvimento tecnolgico

Modernizao industrial

Alvo

Crescimento econmico, aumento da eficincia e da competitividade

19/11/2012

Modernizao Industrial
Visa ampliar a eficincia da indstria brasileira:

Insero Externa
Ampliao das exportaes brasileiras, conquistando novos mercados:
Programa Brasil Exportador

Programa de extenso industrial exportadora Modermaq Reduo do Imposto de Importao para mquinas sem similar nacional Desonerao do IPI de mquinas e equipamentos Comisso mista para modernizao da poltica aduaneira (MDIC-MF-MAPA)

Programa imagem do Brasil no exterior

Criao de 38 unidades de comrcio e atrao de investimentos nas agncias do BB no exterior. Fortalecimento do Arranjos Produtivos Locais, APLS

Opes Estratgicas
Semicondutores Software Bens de capital
Frmacos e Medicamentos

NOVA POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA

Futuro
Biotecnologia
Nanotecnologia Biomassa

19/11/2012

NOVA POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


O Plano Brasil Maior lanado em 02 de agosto de 2011, inclui uma srie de medidas de incentivo indstria nacional, bem como aes de proteo do mercado nacional contra importaes consideradas desleais. A nova poltica industrial do Pas, a ser aplicada at 2014, ser pautada pelas seguintes linhas gerais de atuao:

NOVA POLTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA


aperfeioamento inovao; estmulos ao micronegcios; do marco regulatrio da

crescimento

de

pequenos

desonerao dos investimentos e das exportaes;

fortalecimento da defesa comercial; criao de regimes especiais para agregao de valor e de tecnologia nas cadeias produtivas; regulamentao da lei de compras governamentais para estimular a produo e a inovao no Pas

ampliao e simplificao do financiamento ao investimento e s exportaes;

aumento de recursos para inovao;

Sntese
A Poltica industrial baseada em: Inovao de produto, processo e gesto Integrao das aes governamentais e interao com o setor privado e a comunidade cientifica e tecnolgica Aumento da eficincia produtiva e da competitividade das empresas brasileiras.

Sntese
A Poltica Industrial baseada em: Capacitao tecnolgica do Pas em reas de futuro Criao de um ambiente propcio ao investimento pblico e privado Aes coordenadas com os Estados, regies metropolitanas e governos locais Gerao de emprego e renda.

19/11/2012

SETORES DA INDSTRIA
SETORES DA ECONOMIA

SETORES DA INDSTRIA
As indstrias podem ser classificadas com base em vrios critrios:

Setor Primrio: extrao ou produo de matriaprima. Ex: agricultura, pecuria, extrativismo vegetal, minerao. Setor Secundrio: transformao da matriaprima. Ex: indstria, construo civil. Setor Tercirio: comercializao de produtos e oferecimento de servios. Ex: comrcio atacadista e varejista, transporte e distribuio de produtos.

Maneira de produzir: extrativas; de processamento; de construo; ou de transformao. Quantidade de matria-prima utilizada: leves ou pesadas. Tecnologia dinmicas. empregada: e energia

tradicionais

ou

Tipo de bem produzido: de base; de bens de capital; de bens de consumo; ou de ponta.

SETORES DA INDSTRIA
A classificao mais tradicional a de acordo com o tipo de bem produzido.

INDSTRIAS DE BASE
Produz matria-prima para outras indstrias, chamados insumos industriais.

Indstria de base ou de bens de produo: transformao da matria-prima bruta em matria-prima para outras indstrias. Indstria de bens de capital ou bens intermedirios: equipagem de outros tipos de indstria. Indstria de bens de consumo: produo de bens para o mercado consumidor. Indstria de ponta: transformao final de produtos de alta tecnologia.

Geralmente localizam-se prximas a portos ou ferrovias numa regio tambm prxima sua matriaprima. Ex: petroqumica, metalrgica, siderrgica, de cimento. Ex: - Petrobrs: -Vale do Rio doce

19/11/2012

INDSTRIAS DE BENS DE CAPITAL


Produzem equipamentos necessrios para o funcionamento de outras indstrias.

INDSTRIAS DE BENS DE CONSUMO


Atuam em atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final.
As mercadorias concebidas nesse tipo de indstria so oriundas das indstrias de bens de produo e tambm da agricultura. Elas so localizadas prximas aos centros urbanos a fim de proporcionar maior acesso aos consumidores. Ex: -Indstria txtil - Indstria de alimentos

Ex: fbrica de tornos, de equipamentos de medio e sensores, de peas automotivas, robs, motores, etc. Ex: -WEG -EMBRACO

INDSTRIAS DE PONTA
Utiliza tecnologia avanada na produo de bens.

INDSTRIAS DE SERVIOS
Envolve a comercializao de produtos em geral, e o oferecimento de servios comerciais, pessoais ou comunitrios, a terceiros.

Utiliza mo de obra altamente qualificada. Produz unitrio. bens de alto valor

Os servios podem envolver: O transporte, distribuio e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comrcio atacadista ou varejista. E, a prestao de um servio; Os produtos podem ser transformados no processo de prestao de um servio, como acontece em um restaurante.

Utiliza muito capital e tecnologia e pouca mo-de-obra. Ex: indstria aeroespacial, microeletrnica, robtica, farmacutica.

19/11/2012

INDSTRIAS DE SERVIOS
comrcio e reparao de veculos automotores; comrcio de combustveis; comrcio por atacado e representantes comerciais e agentes do comrcio; comrcio varejista e reparao de objetos pessoais e domsticos; alojamento e alimentao; transporte terrestre, aquavirio e areo; agncias de viagem; correio, telecomunicaes; intermediao financeira; etc.

CLUSTERS

De acordo com Porter (1999, p.211), cluster um agrupamento geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituies correlatas numa determinada rea vinculada por elementos comuns e complementares

CLUSTERS

CLUSTERS
Porter (1999, p. 212) especifica procedimentos para anlise e identificao da existncia ou no de um cluster:

Haver cluster em uma cidade ou em seu distrito industrial se todas empresas ali presentes se dedicarem a produzir o mesmo tipo de produto e se o agrupamento dessas empresas fizer com que a competio assuma caractersticas especiais.

1. existncia de uma grande empresa ou uma concentrao de empresas semelhantes, quanto ao produto e ao processo;

2. analisar a cadeia produtiva a montante e a jusante para identificar a existncia de empresas e instituies que cobrem importante extenso desta cadeia;

3. efetuar anlise horizontal para identificar a existncia de distribuidores comuns ou de fornecedores de produtos ou servios complementares.

19/11/2012

CLUSTERS
4. identificao de instituies que oferecem qualificaes especializadas, tecnologias, informaes, capital, ou infra- estrutura e de rgos coletivos envolvendo os participantes do aglomerado. 5. por ltimo, a caracterizao de um cluster quando as agncias governamentais e outros rgos reguladores exercem influncias significativas sobre os participantes do aglomerado.

CLUSTERS - ELICO

volta do ncleo central formado pelas fbricas aerogeradores ENERCON, foi constitudo um cluster de empresas nacionais e estrangeiras, para fornecer todos bens e servios necessrios para a produo e instalao parques elicos.

de 29 os de

Alm destes principais parceiros, o cluster inclui outras empresas que prestam servios e fornecem matrias primas, permitindo alcanar um elevadssimo nvel de incorporao nacional no ciclo completo de produo dos aerogeradores.

CLUSTERS - EXEMPLOS
LIMEIRA: Produo de mudas ctricas; Plo de fabricao de folheados; semi joias e bijuterias PEDREIRA: Cluster de revestimentos cermicos; 37 empresas; SANTA RITA DO SAPUCA: Microeletrnica e telecomunicaes; LARANJAL PAULISTA: 16 fbricas de brinquedos; HOLAMBRA: Produo de flores;

19/11/2012

REFERNCIAS
o ARAJO, Lus Csar. Organizao, sistemas e mtodos e as modernas ferramentas de gesto organizacional. So Paulo: Atlas, 2001. BAPTISTA, Margarida. A. C. Poltica industrial uma interpretao heterodoxa. Campinas: UNICAMP; Instituto de Economia, 2000, p. 59-199. (Coleo Teses) BRITTO, Jorge. Caractersticas estruturais dos clusters industriais na economia brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. (Nota tcnica n. 29/00). Disponvel em: http://www.redisist.ie.ufrj.br. Acesso em 22 de dezembro de 2008. CHASE, Richard B., JACOBS, F. Robert & AQUILANO, Nicholas J. Administrao da Produo para a vantagem competitiva; traduo R. Brian Taylor. 10 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. CURY, Antonio. Organizao e mtodos: Uma viso holstica. 7. Ed. So Paulo: Atlas, 2000.

REFERNCIAS
CRUZ, Tadeu. Sistemas, organizao e mtodos: estudo integrado de novas tecnologias de informao. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 1998. DAVIS, Mark M., AQUILANO, Nicholas J. e CHASE, Richard B. Fundamentos de administrao da produo; trad. Eduardo DAgord Schaan 3. Ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2001. HAYES, Robert, PISANO, Gary, UPTON, David e WHEELWRIGHT, Steven, Produo, estratgia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva; traduo de Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2008. LIKER, Jeffrey K. e HOSEUS, Michael, A cultura Toyota: a alma do modelo Toyota; traduo Francisco Arajo da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2009. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, Organizao e mtodos: Uma Abordagem Gerencial. 14. Ed. So Paulo: Atlas, 2004. PAIM, Rafael. Gesto de processos: pensar, agir e aprender, Porto Alegre: Bookman, 2009

REFERNCIAS
PAIVA, Ely Laureano, CARVALHO Jr. Jos Mario, FENSTERSEIFER, Jaime Evaldo. Estratgia de produo e de operaes. 2 edio, Porto Alegre: Bookman, 2009. PAIM, Rafael, CARDOSO, Vincius, CAULLIRAUX, Heitor e CLEMENTE, RAFAEL. Gesto de processos: pensar, agir e aprender, Porto Alegre: Bookman, 2009. PAIVA, Ely Laureano, CARVALHO Jr. Jos Mario, FENSTERSEIFER, Jaime Evaldo. Estratgia de produo e de operaes. 2 edio, Porto Alegre: Bookman, 2009. SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, HARLAND, Christine, HARRISON, Alan e JOHNSTON, Robert, Administrao da produo: edio compacta; reviso tcnica Henrique Corra, Irineu Gianesi, - 1. Ed. 12. Reimpr. - So Paulo: Atlas, 2009 SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, Johnston, Robert e BETTS, Alan. Gerenciamento de operaes e de processos; traduo de Sandra de Oliveira. Porto Alegre: Bookman, 2008.

10

You might also like