You are on page 1of 7

Pesquisar...

Incio Incio

Notcias

Arquivos

Cultura Popular

JEP

Fotos/Videos

MEPR

Sites que indicamos

Fale Conosco

Cultura Popular

Poesias

COLETNEA DE POEMAS DE BERTOLT BRECHT


Poesias

Ao Camarada Dimitrov, quando lutou diante do Tribunal fascista em Leipzig * Camarada Dimitrov! Desde o dia em que lutastes diante do tribunal fascista a voz do comunismo, cercada pelos bandos de matadores e bandidos da SA atravs do rudo dos chicotes e cassetetes, fala bem alto e ntido no centro da Alemanha. Voz que pode ser ouvida em todas as naes da Europa, que atravs das fronteiras ouvem o que vem do escuro, elas mesmas no escuro, mas tambm pode ser ouvida por todos os explorados e espancados e incorrigveis lutadores na Alemanha. Com avareza utilizas, camarada Dimitrov, cada minuto que te dado, e o pequeno lugar que ainda pblico, utiliza-o para todos ns. Mal dominando a lngua que no a tua sempre advertido aos gritos, vrias vezes arrastado para fora, enfraquecido com as algemas, fazes repetidamente as perguntas temidas. Incriminas os criminosos e leva-os a gritar e te arrastar e assim confessar que no tm razo, apenas fora. Embora no to visveis milhares de combatentes, mesmo os ensangentados em suas celas que podem ser abatidos mas nunca vencidos. Assim como tu, suspeitos de combater a fome, acusados de revolta contra os exploradores, incriminados por lutar contra a opresso, convictos da causa mais justa.

* George Dimitrov, revolucionrio blgaro e dirigente da Internacional Comunista, foi acusado pelos nazistas de incendiar o parlamento alemo (Reichstag) em janeiro de 1933. Assumindo a prpria defesa, Dimitrov desmascarou, no julgamento do processo, a farsa montada pelos nazistas para criminalizar os comunistas e desencadear feroz represso contra as massas populares na Alemanha. Usando uma lgica precisa e implacvel, Dimitrov derrubou um a um os argumentos da acusao, provando a todos sua inocncia. Esta considerada a 1 derrota significativa dos nazistas, prenuncio de sua queda final que viria em 1945.

Camarada Wlassowa Esta a nossa camarada Wlassowa, boa lutadora, dedicada, astuta e firme. Firme na luta, astuta contra nossos inimigos e dedicada na agitao. Seu trabalho mido, tenaz e imprescindvel. Onde quer que lute no est s. Como ela lutam tenazes, firmes e astutas em Twer, Glasgow, Lyon e Chicago, Changai e Calcut. Todas as Wlassowas, de todo o mundo, boas formigas, soldados invisveis da revoluo. Imprescindveis. Cano do Remendo e do Casaco Sempre que o nosso casaco se rasga vocs vm correndo dizer: assim no pode ser;

mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html

1/7

vocs vm correndo dizer: assim no pode ser; isso vai acabar, custe o que custar! Cheios de f vo aos senhores enquanto ns, cheios de frio, aguardamos. E ao voltar, sempre triunfantes, nos mostram o que por ns conquistam: Um pequeno remendo. timo, eis o remendo. Mas onde est o nosso casaco? Sempre que ns gritamos de fome vocs vm correndo dizer: Isso no vai continuar, preciso ajud-los, custe o que custar! E cheios de ardor vo aos senhores enquanto ns, com ardor no estmago, esperamos. E ao voltar, sempre triunfantes, exibem a grande conquista: um pedacinho de po. Que bom, este o pedao de po, mas onde est o po? No precisamos s do remendo, precisamos o casaco inteiro. No precisamos de pedaos de po, precisamos de po verdadeiro. No precisamos s do emprego, toda a fbrica precisamos. E mais o carvo. E mais as minas. O povo no poder. disso que precisamos. Que tem vocs a nos dar? Cano Eles tem cdigos e decretos. Eles tem prises e fortalezas. (sem contar seus reformatrios!) Eles tem carcereiros e juizes que fazem o que mandam por trinta dinheiros. Sim, e para que? Ser que e;es pensam que ns, como eles, seremos destrudos? Seu fim ser breve e eles ho de notar que nada poder ajud-los. Eles tem jornais e impressoras para nos combater e amordaar. (sem contar seus estadistas!) Eles tem professores e sacerdotes que fazem o que mandam por trinta dinheiros. Sim, e para que? Ser que precisam a verdade temer? Seu fim ser breve e eles ho de notar que nada poder ajud-los. Eles tem tanques e canhes, granadas e metralhadoras (sem contar seus cassetetes!) Eles tem policia e soldados, que por pouco dinheiro esto prontos a tudo. Sim, e para que? Tero inimigos to fortes? Eles pensam que podem parar, a sua queda, na queda, impedir. Um dia, e ser para breve vero que anda poder ajud-los. E de novo bem alto gritaro: Parem! Pois nem dinheiro nem canhes podero mais salv-los. Algumas perguntas a um "homem bom" Bom, mas para que? Sim, no s venal, mas o ralo que sobre a casa sai tambm No venal. Nunca renegas o que disseste. Mas, o que disseste?
mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html 2/7

Mas, o que disseste? s de boa f, ds a tua opinio. Que opinio? Toma coragem contra quem? s cheio de sabedoria Pra quem? No olhas aos teus interesses. Aos de quem olhas? s um bom amigo. S-lo-s do bom povo? Escuta pois: ns sabemos que s nosso inimigo. Por isso vamos Encostar-te a paredo. Mas em considerao dos teus mritos e das tuas boas qualidades Escolhemos um bom paredo e vamos fuzilar-te com Boas balas atiradas por bons fuzis e enterrar-te com Uma boa p debaixo de terra boa. O Comboio De Servio 1 Por ordem Expressa do Fhrer, o comboio de luxo expressamente feito para o congresso do Partido em Nuremberg recebeu o nome simples de COMBOIO DE SERVIO. Os que o tomam prestam com isso um servio ao povo alemo. 2 O comboio de servio uma obra-prima da tcnica ferroviria. Os passageiros tem apartamentos privativos. Pelas largas janelas vem os camponeses alemes mourejar os campos. Se por acaso transpirassem nesse momento poderiam tomar banho Em cabines cobertas de ladrilhos. Um sutil sistema de luzes permite-lhes Ler noite, de p, sentados ou deitados, os jornais Com as grandes reportagens sobre os benefcios do regime Os vrios apartamentos Comunicam entre si por linhas telefnicas Tal como as mesas dos grandes dancing's cujos clientes Podem pedir s mulheres das mesas vizinhas O preo que cobram. Sem sair da cama os passageiros tambm podem Ligar o rdio, que transmite as grandes reportagens Sobre os erros do regime. Jantam, Se assim o desejarem, no respectivo apartamento, e fazem as respectivas necessidades Em privadas revestidas de mrmore. Cagam na Alemanha. Unicamente Por Causa Da Desordem Crescente Unicamente por causa da desordem crescente Nas nossas cidades com suas lutas de classes Alguns de ns nestes anos decidimos No mais falar nos grandes portos, da neve nos telhados, das muralhas, Do perfume das mas maduras na despensa, nas impresses da carne, De tudo o que faz o homem redondo e humano, mas Falar s da desordem E portanto ser parciais, secos, enfronhados nos negcios Da poltica, e no rdio e "indigno" vocabulrio De economia dialtica, Para que esta terrvel pesada promiscuidade Das quedas na neve (elas no so s frias, nos bem o sabemos), Da explorao, da tentao da carne e da justia de classes, No nos leve a aceitao deste mundo to diverso Nem ao prazer das contradies de uma vida to sangrenta. Vocs entendem.
mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html

Da Violncia

3/7

Da Violncia Do rio que tudo arrasta se diz que violento. Mas ningum diz violentas As margens que o comprimem. Monlogo De Uma Atriz Enquanto Se Maquila Vou fazer o papel de uma bbada que vende os filhos em Paris, nos tempos da Comuna. Tenho apenas cinco rplicas. E preciso de me deslocar, de subir a rua. Caminharei como gente livre, gente que s o lcool quis libertar e voltar-me-ei para o pblico. Analisei as minhas cinco rplicas como os documentos que se lavam com cido para descobrir sob os caracteres visveis outros possveis caracteres. Pronunciarei cada rplica com a melhor acusao contra mim e contra todos os que me olham. Se eu no refletisse, maquilar-me-ia simplesmente como uma velha beberrona doente e decadente. Mas vou entrar em cena como uma bela mulher que guarda a marca da distribuio na plida pele outrora macia e agora cheia de rugas outrora atraente e agora repelida pra que ao v-la cada um se interrogue: quem fez isto? Quem teu inimigo? O que tem fome e te rouba o ltimo pedao de po chama-o teu inimigo. Mas no saltas ao pescoo de teu ladro que nunca teve fome. Elogio Da Dialtica A injustia avana hoje a passo firme. Os tiranos fazem planos para dez mil anos. O poder apregoa: as coisas continuaro a ser como so. Nenhuma voz alm da dos que mandam. E em todos os mercados proclama a explorao: Isto apenas o meu comeo. Mas entre os oprimidos muitos h que agora dizem: Aquilo que ns queremos nunca mais o alcanaremos. Quem ainda est vivo nunca diga: nunca. O que seguro no seguro. As coisas no continuaro a ser como so. Depois de falarem os dominantes, falaro os dominados. Quem pois ousa dizer: nunca? De quem depende que a opresso prossiga? De ns. De quem depende que ela acabe? De ns. O que esmagado, que se levante! O que est perdido, lute! O que sabe e o que se chegou, que h a que o retenha? Porque os vencidos de hoje so os vencedores de amanh. E nunca ser: ainda hoje. Elogio da terceira coisa Sempre se ouve quo depressa as mes perdem os filhos, mas eu preservei o meu. Como o preservei? Atravs da terceira coisa. Eu e ele ramos dois, mas a terceira coisa comum, a causa comum, foi ela que nos uniu. Eu mesma ouvi, s vezes, conversas entre filhos e pais. Mas como eram melhores as nossas conversas sobre a terceira coisa, que nos era comum, grande e comum para tantos homens!
mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html 4/7

grande e comum para tantos homens! Que perto nos encontrvamos, perto dessa coisa: Que bom era para ns essa boa coisa perto! Elogio do Comunismo Ele razovel. Todos o compreendem. Ele simples. Voc, por certo, no nenhum explorador. Voc pode entend-lo. Ele bom para voc. Informe-se sobre ele. Os idiotas dizem-no idiota e os porcos dizem-no porco. Ele contra a sujeira e contra a estupidez. Os exploradores dizem-no um crime, mas ns sabemos que ele o fim dos crimes; ele no a loucura e sim o fim da loucura. No o caos e sim uma nova ordem. Ele a simplicidade. O difcil de fazer. Elogio do Trabalho Clandestino bonito usar da palavra na luta de classes. Clamar alto e bom som pela luta das massas. Pisar os opressores, libertar os oprimidos. rdua e til a pequena tarefa de cada dia que secreta e tenaz tece a rede do Partido sob os fuzis apontados dos capitalistas. Falar, mas escondendo o orador. Vencer, mas escondendo o vencedor. Morrer, mas dissimulando a morte. Pela glria quem no faria grandes coisas? Mas quem as faz pelo olvido? E a glria busca em vo os autores do grande feito. Sai da sombra por um momento rostos annimos, dissimulados, e aceitai; o nosso agradecimento. Nada Impossvel De Mudar Desconfiai do mais trivial, na aparncia singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: no aceiteis o que de hbito como coisa natural. Pois em tempo de desordem sangrenta, de confuso organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossvel de mudar. Nossos inimigos dizem Nossos inimigos dizem: a luta terminou. Mas ns dizemos: ela comeou. Nossos inimigos dizem: a verdade est liquidada. Mas ns sabemos: ns a sabemos ainda. Nossos inimigos dizem: mesmo que ainda se conhea a verdade ela no pode mais ser divulgada. Mas ns a divulgaremos. a vspera da batalha. a preparao de nossos quadros. o estudo do plano de luta. o dia antes da queda de nossos inimigos.
mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html

O Analfabeto Poltico

5/7

O Analfabeto Poltico O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo da vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas. O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe o imbecil que, da sua ignorncia poltica nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos: O poltico vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Os teceles de Kujan-Bulak homenageiam Lnin 1 Com freqncia, e generosamente homenageou-se o camarada Lnin. Existem bustos e esttuas. Cidades receberam seu nome, e tambm crianas. Fazem-se conferncias em muitas lnguas h reunies e demonstraes de Xangai a Chicago, em homenagem a Lnin. Mas assim o homenagearam os teceles de Kujan-Bulak , pequena localidade no sul do Turquisto: L, vinte teceles deixam noite, tremendo de febre, seu tear miservel. A febre est em toda a parte: a estao tomada pelo zumbido dos mosquitos, nuvem espessa que se levanta do pntano atrs do velho cemitrio de camelos. Mas a locomotiva, que a cada duas semanas traz gua e fumaa, traz um dia tambm a notcia: Que est prximo o dia de reverenciar o camarada Lnin. E a gente de Kujan-Bulak , gente pobre, teceles, decide que tambm na sua localidade ser erguido um busto de gesso para o camarada Lnin. Mas quando o dinheiro coletado para o busto encontram-se todos frementes de febre, a contar seus copeques duramente ganhos com mos sfregas. E o guarda vermelho Stepa Gamalew, que conta com cuidado e observa com rigor, v a disposio de homenagear Lnin e se alegra, mas tambm v mos inseguras. E faz de repente a proposta de com o dinheiro para o busto comprar petrleo e derram-lo no pntano trs do cemitrio de camelos de onde vm os mosquitos que produzem a febre. De modo assim a combater a febre em Kujan-Bulak , e isto em honra do falecido mas no esquecido camarada Lnin. Assim decidiram. No dia da homenagem conduziram seus baldes amassados, cheios do petrleo negro um atrs do outro e regaram aquilo o pntano com aquilo. Eles se ajudaram, ao homenagear Lnin e o homenagearam, ao se ajudar, e o haviam, portanto, compreendido. 2 Ouvimos como a gente de Kujan-Bulak homenageou Lnin. E quando, noite o petrleo havia sido comprado e derramado no pntano, ergueu-se um homem na reunio, e solicitou que fosse colocada uma placa na estao
mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html 6/7

que fosse colocada uma placa na estao com a narrativa do acontecimento, descrevendo precisamente a mudana do plano e a troca do busto de Lnin pelo tonel de petrleo destruidor da febre. E tudo em homenagem a Lnin. E tambm isto fizeram, e colocaram a placa. Perguntas De Um Trabalhador Que L Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros esto nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedras? E a Babilnia vrias vezes destruda quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? A grande Roma est cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os Csares? A decantada Bizncio tinha somente palcios para seus habitantes? Mesmo na lendria Atlntida, os que se afogavam gritavam por seus escravos na noite em que o mar a tragou. O jovem Alexandre conquistou a ndia. Sozinho? Csar bateu os gauleses. No levava sequer um cozinheiro? Filipe da Espanha chorou quando sua Armada naufragou. Ningum mais chorou? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu alm dele? Cada pgina uma vitria. Quem cozinhava o banquete? A cada dez anos um grande homem. Quem pagava a conta? Tantas histrias. Tantas questes.

< Anterior

Prxim o >

Leia tambm: Comea a luta contra o aumento das passagens O som da periferia: Cl Nordestino Trecho de "O Deus das pequenas coisas", de Arundathi Roy A fortaleza literria de "Assim foi temperado o ao" assim que nos querem O Maosmo e a concepo proletria da literatura e da arte Mercedes Sosa, uma voz Latino-Americana ODE A LENIN - Pablo Neruda Mariana Aydar e Leci Brando - Z do caroo Zeca Pagodinho - Comunidade Carente Bezerra da Silva - Candidato Ca Ca Teresa Cristina - Sambista por excelncia

Movimento Estudantil Popular Revolucionrio - 2009 / Joomla um Software Livre GNU/GPL v2.0 / N visitas:

mepr.org.br/cultura-popular/poesias/96-coletanea-de-poemas-de-bertolt-brecht.html

7/7

You might also like