You are on page 1of 2

13/4/2011

Printed from pt.chabad.org

Sombrias Profundezas - Misticismo

Sombrias Profundezas
Por Yanki Tauber

Por que D'us nos deu um subconsciente Baseado nos ensinamentos do Rebe "Se ao menos eu soubesse!" Dificilmente passamos um dia sem lamentar as limitaes de nossa compreenso. "Se pelo menos eu tivesse sabido por que ela disse as coisas que falou... Se ao menos eu soubesse por que ele agiu daquela maneira... Se eu soubesse por que eu estou agindo dessa forma..." Evidentemente, h muito a ser dito sobre os limites do conhecimento humano. O fato de no sabermos tudo nos d o espao e a liberdade de tomar decises em nossa vida. Poetas e prosistas concordariam igualmente que so as ambigidades da vida que a fazem digna de ser vivida. Porm, no saber tambm nos limita. No existe uma maneira de saber e no saber ao mesmo tempo? Na verdade, existe. por isso que D'us nos concedeu um subconsciente. "Tudo que existe na terra" - diz o Talmud - "tambm existe no mar." Os cabalistas aplicam esta lei tambm num sentido mais amplo, explicando que a realidade em geral pode ser dividida em dois reinos: "os mundos revelados" e "os mundos ocultos." O mar o gmeo mstico da terra. O mar tem montanhas e desfiladeiros, rios e sistemas climticos, e organismos vivos de todos os tipos e formas imaginveis; porm tudo est submerso nas profundezas da gua, quase que completamente oculto aos olhos inquisitivos (sabemos mais sobre a superfcie da lua que sobre o fundo dos oceanos de nosso prprio planeta). Como prova disso, o mundo fsico espelhado por um universo espiritual oculto, e nossa mente consciente nada mais que um reflexo das cmaras ocultas, subconscientes, de nossa alma. "Tudo que existe sobre a terra existe tambm no mar." Todo elemento nos mundos revelados tem sua realidade correspondente nos mundos ocultos. Os dois podem ser to diferentes externamente como cavalos e cavalos marinhos, mesmo assim esto ligados em alguma maneira misteriosa. Assim, quando negociamos nossa vida com a parte "terrestre" de nossa psique, estamos tambm extraindo algo do vasto reservatrio de conhecimento e intuio armazenado em seus oceanos. O que junta estes dois mundos? Uma lembrana muito, muito antiga: uma lembrana do dia em que o mar se abriu para revelar o que havia no seu interior. Nossos Sbios nos dizem que quando o Mar Vermelho se abriu para os Filhos de Israel, todas as guas do mundo tambm se abriram. As guas do Amazonas se abriram, e as guas do Mississipi se abriram, assim como fizeram as guas em todas as piscinas de Hamptons e todas as banheiras quentes na Califrnia, todos os resfriadores de gua em Manhattan e todas as chaleiras de ch na China.
chabad.org//Sombrias-Profundeza 1/2

13/4/2011

Sombrias Profundezas - Misticismo

O grande mar sombrio do cu abriu-se para revelar seus segredos a todos. E o profundo, profundo oceano da alma humana partiu-se em dois, e por um breve momento, todo seu contedo foi exposto luz do dia. Ento as guas da criao voltaram a engolfar seus mundos martimos, e a vida voltou a sua gloriosa ambigidade de sempre. Porm a memria daquele dia perdura, formando uma tnue ponte entre o oculto e o revelado.

O contedo desta pgina possui copy right do autor, editor e/ou Chabad.org, e produzido por Chabad.org. Se v oc gostou deste artigo, autorizamos sua div ulgao, desde que v oc concorde com nossa poltica de copy right.

Chabad.org A Division of the Chabad-Lubavitch Media Center In everlasting memory of Chabad.org's founder, Rabbi Yosef Y. Kazen 2001-2011 Chabad-Lubavitch Media Center

chabad.org//Sombrias-Profundeza

2/2

You might also like