You are on page 1of 6

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil

Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de Tratamento Mistas para pequenas vazes

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil


Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes


1) APRESENTAO
A Delta Ambiental oferece diversas opes de Estaes de tratamento de efluentes, com o intuito de poder adequar a melhor soluo em termos de custo/benefcio para cada situao em particular. As propostas de soluo em tratamento de esgotos so feitas de forma personalizada, considerando inmeras variveis, garantindo assim que nossos clientes recebam atendimento diferenciado. Oferecemos a execuo de projetos em CAD, memoriais e todo o suporte tcnico de forma gratuita, atravs de profissionais especializados na rea. As ETEs Delta Ambiental baseiam-se nos parmetros das normas ABNT NBR 7229/93 e 13696/97 e tem o aval e acompanhamento da Engenheira qumica especializada Ana Paula Silva, CREA RS 128.711. Alm do melhor custo / benefcio, a Delta oferece qualidade, garantia de 10 anos em todos os equipamentos em fibra, suporte tcnico e atendimento personalizado. Nosso compromisso com a qualidade de nossos produtos garante a tranquilidade tcnica e ambiental para nossos parceiros. Dimensionamento a) b) c) d) e) f) Tipo de Esgoto: Domstico /orgnico Vazo diria de esgoto: atende at 4m/dia - atende at 25 usurios. Concentrao (DBO) mdia do esgoto bruto: 350 a 400mg/L Eficincia na remoo de DBO: acima de 90% Sistema de Aerao: Aeradores submersveis Operao: Automatizada

Dados bsicos de projeto: Tipo de Empreendimento: Canteiro de Obras Local: Itabora RJ Vazo informada pelo cliente: 21 usurios x 120l = 2.520l/dia Tipo de efluente: domstico Descarte: rede; reuso para fins no nobres; rio classe II. Eficincia acima de 90% na remoo de DBO

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil


Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes


2) CARACTERSTICAS:
As estaes de tratamento mistas caracterizam-se pela existncia de uma fase anaerbia de tratamento, seguida por fase aerbia, onde ocorre a oxigenao do efluente. Devido a essa diferena bsica com relao s ETEs anaerbias, neste tipo de sistema se consegue uma eficincia de tratamento acima de 90% na remoo de DBO, o que aliado a outros equipamentos perifricos pode proporcionar o reuso do efluente. O sistema composto por reatores UASB seguidos de reatores aerados (lodos ativados). As estaes de tratamento Delta Ambiental tem o aval da Engenheira Qumica, especialista em saneamento ambiental Ana Paula Silva, CREA RS 128.711.
AFLUENTE

REATOR ANAERBIO

Os equipamentos so totalmente estanques e hermticos, produzidos em fiberglass de alta resistncia qumica e mecnica, atendendo todas as especificaes das normas vigentes. As resinas polister utilizadas so especificas para atender o que determina o item 5.2 da NBR 7229/93 e 4.1.3 da NBR 13969/97 principalmente no que se refere resistncia ao ataque qumico de substncias contidas no esgoto afluente ou geradas no processo de digesto dos esgotos.
LODO

REATOR AERBIO

3)

APLICAO

DECANTADOR + CLORADOR

As estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes da Delta Ambiental so perfeitamente aplicadas para tratar os esgotos de residncias, escritrios, chcaras, restaurantes.

4)
EFLUENTE TRATADO

FUNCIONAMENTO

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil


Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes


1 FASE Descritivo REATOR ANAERBIO Nos Reatores Anaerbios ocorre a primeira etapa biolgica do tratamento. Nesses reatores, a biomassa cresce dispersa no meio, e no aderida a um meio suporte especialmente includo. A prpria biomassa, ao crescer, pode formar pequenos grnulos, correspondente aglutinao de diversas bactrias. Estes pequenos grnulos, por sua vez, tendem a servir de meio suporte para outras bactrias. A granulao auxilia no aumento da eficincia do sistema, mas no fundamental para o funcionamento do reator. A concentrao de biomassa no reator bastante elevada, justificando a denominao de manta de lodo. Devido a esta elevada concentrao, o volume requerido para os reatores anaerbios de manta de lodo bastante reduzido, em comparao com os outros sistemas de tratamento. Como resultado da atividade anaerbia, so formados gases (principalmente metano e gs carbnico), as bolhas dos quais apresentam tambm uma tendncia ascendente. De forma a reter a biomassa no sistema, impedindo que ela saia com o efluente, a parte superior dos reatores de manta de lodo apresenta uma estrutura que possibilita as funes de separao e acmulo de gs e de separao e retorno dos slidos (biomassa). Os slidos sedimentam na parte superior desta estrutura piramidal, escorrendo pelas suas paredes, at retornarem ao corpo do reator. Pelo fato das bolhas de gs no penetrarem na zona de sedimentao, a separao slido-lquido no prejudicada. 2 FASE Descritivo REATOR AERADO A segunda etapa biolgica do tratamento ocorre atravs do sistema de lodos ativados, composto por Reatores Aerados. Nesses reatores ocorrem as reaes bioqumicas de minimizao da matria orgnica presente. A biomassa lodo existente no reator se utiliza dessa matria orgnica como substrato (alimento) para se desenvolver. Com a entrada contnua de alimento, na forma de DBO5 e na presena de oxignio, introduzidos pelo aerador, os microorganismos crescem e se reproduzem continuamente. 3 FASE Descritivo DECANTADOR + DESINFECO Aps passar pela fase aerada o efluente direcionado a um decantador onde ocorre a decantao de elementos slidos ainda presentes. Esse material decantado continuamente direcionado ao reator anaerbio (1 fase do sistema). A parte lquida do efluente direcionada para compartimento de desinfeco, que ocorre atravs de pastilhas de cloro. A partir da o efluente est apto a ser descartado no meio ambiente sem causar danos, sendo possvel at reuso para fins no nobres (lavagem de pisos, irrigao de culturas no alimentcias, etc).

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil


Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes


A presente proposta tem a finalidade de apresentar um oramento dos equipamentos e acessrios para atender o tratamento de esgotos sanitrios de at 4.000 l/dia. Modelo Misto p/ atender at 4m / dia
Equipamentos Caixa Gradeada 80l Reator Anaerbio UASB D2 Volume: 1,7m Reator Aerado c/ sistema de aerao 1,74cv Volume: 1m Decantador + bomba retorno de lodo 1/3cv Volume: 1m Cloromisturador 200l Filtro de Carvo e Areia 500l No incluso pedrisco de 5 a 8 mm Painel de Controle Projeto da ETE + ART Contendo memorial descritivo e de clculo, ART, desenhos em CAD com detalhamento do sistema da ETE. VALOR TOTAL Quantidade 01 unid 01 unid 01 unid 01 unid 01 unid 01 unid 01 unid 01 unid R$ 32.500,00

No faz parte do escopo de fornecimento Hidrulica de interligao entre os equipamentos; Mo de obra de instalao dos equipamentos; Frete; Despesas com projetos e registros; Pedrisco de 5 a 8 mm. OBS GERAIS: Forma de pagamento: 1) sinal 50% do valor total do pedido e 50% a contra-entrega, na liberao do produto, 2) Parcelamento em at 4 vezes (sinal / liberao / 28 / 56 dias), 3) Carto BNDES, 4) Condies especiais consulte-nos. Prazo de entrega: de 20 a 30 dias aps confirmao do pedido (sinal); Validade da proposta: 20 dias a contar da data de apresentao desta; Frete: Por conta do cliente Constitui parte integrante ao fornecimento dos equipamentos o Manual de Instalao, Operao e Manuteno, alm do Certificado de Garantia de 10 anos para os equipamentos em fibra.

DELTA AMBIENTAL Grupo Delta Vinil


Estaes Compactas de Tratamento de Esgotos Sanitrios

Estaes de tratamento Mistas para pequenas vazes


O funcionamento eficiente dos equipamentos est condicionado a sua utilizao dentro dos parmetros apresentados para execuo do oramento. A Delta Ambiental fornece todo o suporte e orientaes para proceder instalao dos equipamentos, via on line. Despesas com projetos, registros, atendimento tcnico no esto inclusas no preo apresentado e podero ser oradas, se assim solicitadas. A garantia cobre especificamente defeitos de fabricao, sendo assim, imprescindvel que sejam seguidas rigorosamente s orientaes de nosso Manual que acompanha os produtos.

Departamento Comercial Nadina Rodriguez / Tatiane Oliveira (11) 2119-0100/ 11 4411.0016/ 97393.2407 Rodovia Ferno Dias, Km 41,5 - Atibaia/SP.

Delta Ambiental uma empresa do Grupo DELTA

www.deltasaneamento.com.br

You might also like