You are on page 1of 3

Epilogo Uma velha lenda hindu nos conta que houve um tempo em que todos os homens na Terra eram

deuses, mas que eles pecaram e abusaram tanto do Divino, que Brahma, o deus dos deuses, decidiu que a cabea de deus seria tirada dos homens e escondida em algum lugar onde eles jamais pudessem encontr-la e abusar dela. Um dos deuses disse: Vamos enterr-la bem fundo no cho. '' Brahma disse: "No, o homem vai cavar a terra e encontr-la". Outro deus ento disse: Vamos coloc-la no mais fundo oceano. Brahma disse: No, o homem aprender a mergulhar e poder encontr-la algum dia. Um terceiro deus sugeriu: "Por que no a escondemos na mais alta montanha?" Brahma disse: ' 'No, o homem pode escalar a mais alta montanha. Tenho um lugar melhor. Vamos escond-la no prprio homem. um lugar onde ele jamais pensar procur-la''. Acredito sinceramente que estamos comeando a procurar no lugar certo! Estamos reencontrando o objetivo maior: viver nossa vida apreciando a riqueza de cada experincia e usando tudo aquilo que pudermos para facilitar essa caminhada. Mas existe um perigo. O mesmo perigo que assolou e ainda assola todas as cincias da humanidade. Uma cincia que, mais que popularizada, quando vulgarizada facilmente leva o homem a uma m interpretao de si mesmo; sua autocompreenso fica distorcida atravs de um fragmento de verdade que dito e depois promovido condio de verdade. Qual a origem disso? comum ouvirmos as pessoas se queixarem de que os cientistas ou profissionais so especializados demais. Parece-me que exatamente o contrrio que acontece. O problema no a excessiva especializao desses profissionais. O problema isto sim, os especialistas generalizarem. O sucesso comea em mim! No se pode sonhar em governar sem aprender a liderar a si prprio.

Dizia Pitgoras: "Aprenda, como uma de suas primeiras obrigaes, a dominar a si mesmo!" A educao que se d a si prprio condio fundamental do processo. Ningum pode nos substituir pr em ordem nossa mente, governar nossas emoes, sem nosso esforo pessoal. Como despedida, deixo-lhes uma metfora que Leslie Cameron-Bandler. Costuma contar em seus cursos: H muito tempo, numa terra distante, um mestre queria se aposentar. Durante uma vida inteira de ensinamentos, ele havia atrado muita gente para junto de si. E sentiu que devia nomear um sucessor para os seguidores, algum que pudesse levar adiante seu trabalho. Ele sempre transmitia seus ensinamentos na encosta suave de uma montanha de picos nevados. Sentava-se no meio dessa encosta, sob um abrigo, porque o sol era quase sempre muito quente, e os discpulos podiam se aproximar e sentar-se aos seus ps, sobre a grama ao redor. Certo dia, o mestre olhou para os discpulos com a inteno de escolher seu sucessor. Finalmente, saiu de onde estava e encaminhou-se para eles. Bateu levemente nos ombros de um deles, pedindo-lhe que o seguisse. Ele havia escolhido um discpulo que sempre chegava na hora certa, prestava muita ateno, geralmente era o que fazia mais perguntas. Parecia uma boa escolha. O discpulo seguiu o mestre at o abrigo, encosta acima. Seu comportamento se alterava medida que ele subia a encosta. Caminhava orgulhoso, talvez at demais. Quando olhava para baixo, para os companheiros, sua expresso se enchia de satisfao por ter sido o escolhido. O mestre esperou. O discpulo olhou ento por cima do abrigo. Atrs dele, escondida do grupo, estava uma mquina enorme, como um antigo computador, sobre a qual havia uma placa que dizia: "FAA QUALQUER PERGUNTA QUE QUISER, E EU A RESPONDEREI". O rapaz ficou estarrecido e olhou para o mestre, desapontado e consternado. Durante todo o tempo, ele jamais questionara sua crena de que o mestre tinha, como um dom divino, todas as respostas. O mestre notou sua expresso e fez um sinal para que ele retornasse ao grupo.

Na manh seguinte, o mestre escolheu outro discpulo para acompanh-lo. Este no pareceu orgulhoso; na verdade, parecia at submisso demais. Mas a viso da mquina o deixou igualmente sem fala. O mestre, relutantemente, mandou-o de volta ao grupo. Na terceira manh, o mestre pensou: "Uma vida inteira de ensinamentos, e quem ser que aprendeu a mais bsica das lies?" Ele estava muito cansado e desanimado. Olhou para os discpulos mais uma vez e, finalmente, desceu e deu um tapinha no ombro do mais rebelde, o mais indisciplinado, o mais desligado; um discpulo que fazia as perguntas mais impertinentes, que chegava atrasado, ia embora cedo e sempre parecia surpreso por estar sentado na grama sua frente. O discpulo se encaminhou para o mestre com uma expresso de extrema curiosidade estampada no rosto. Caminhava exatamente da maneira como costumava andar diariamente. Ele se sentou debaixo do abrigo, olhou longa e seriamente para o mestre e ento viu tambm a mquina. viso da mensagem sobre ela, o rapaz abriu um largo sorriso, respirou profundamente, e perguntou: "E qual foi a pergunta que o mestre nunca fez?" Com isto o mestre desapareceu.

Como mudar o mundo Eis o que conta, de si mesmo, o sufi Bayazid: "Na juventude, eu era um revolucionrio e assim rezava: "Dai-me energia, Deus, para mudar o mundo!" Mas notei, ao chegar meia-idade, que metade da vida j passara sem que eu tivesse mudado homem algum. Ento, mudei minha orao, dizendo a Deus: 'D-me a graa, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como minha famlia e meus amigos; com isso j ficarei satisfeito... ' Agora que sou velho e tenho os dias contados, percebo bem quanto fui tolo assim rezando. Minha orao, agora, apenas esta: 'D-me a graa, Senhor, de mudar a mim mesmo'. Se eu tivesse rezado assim, desde o princpio, no teria esbanjado minha vida.

You might also like