You are on page 1of 16

ProModel uma poderosa ferramenta de simulao para modelar todos os tipos de sistemas de manufatura, abrangendo desde pequenos job

b shops e clulas de manufatura at produo em grande escala e sistemas de manufatura flexvel.

ProModel um software desenvolvido para Windows com uma interface grfica intuitiva.

ProModel permite o trabalho em grupo, possibilitando que diferentes partes do modelo sejam implementadas por diferentes grupos e posteriormente sejam agrupadas em um grande modelo final.

O processo de se executar a modelagem de um sistema usando ProModel comea por definir: ELEMENTOS DE MODELAGEM. Locais: lugar imvel de processamento ou armazenamento num sistema, para o qual entidades so movidas para serem armazenadas, processadas ou tomar novo roteiro. -podem ser simples (comportam apenas uma entidade de cada vez) ou mltiplos (comportam mais de uma entidade simultaneamente). -podem possuir regras de entrada e sada: as regras de entrada so usadas para selecionar qual a prxima entidade a ser manipulada caso exista mais de uma destas com essa possibilidade, as de sada so usadas num local de capacidade mltipla para determinar a ordem com que deixaro o mesmo.

LOCAIS

PARADAS ESTATSTICAS

REGRAS

Entidades: um item, como um produto em fabricao, que processado no modelo. -elas sofrem operaes cujos resultados so novas entidades, como reunio, diviso e converso. -podem receber atributos que podem ser testados para a tomada de deciso ou para se obter estatsticas especficas.

Atributos: Entidades e locais podem receber atributos de valor inteiro ou real. -so geralmente empregados para representar caractersticas das entidades tais como cor, nmero de vezes que foi retrabalhada, tempo de operao da entidade para locais especficos. Variveis: As variveis so usadas para tomadas de deciso e clculo de estatsticas. -podem assumir valores reais ou inteiros. -quando se utiliza um contador, necessrio definir uma varivel e vincular o contador a esta.

ENTIDADES

ATRIBUTOS

VARIVEIS

Processos: a lgica de um processo define qual a operao e o roteamento para cada tipo de entidade em cada local do sistema. -Os tempos de operao ou servio, requisies de recursos, lgicas de processamento, relaes de entrada e sada, condies de roteamento e tempos de movimentao podem ser descritos. -Os tempos de operao podem ser descritos por formas variadas como constantes, distribuies probabilsticas, resultados de funes, valores de atributos, resultados de sub-rotinas, ou por uma expresso contendo uma combinao destas formas.

PROCESSOS

click

Recursos: podem ser pessoas, ferramentas, veculos ou qualquer outro objeto que possa ser usado para transportar materiais entre dois locais, realizar uma operao sobre um material em um local, ou realizar manuteno

Chegadas: definido o mecanismo de determinao dos momentos em que uma entidade introduzida no sistema.

1. Material disponibilizado no site http://www.professores.uff.br/cecilia ProModel Apostila

You might also like