You are on page 1of 15

DESCOBERTA DE DESTINO, CASTRAO E MORTE NA MQUINA CIBERNTICA

Fabola Menezes de Arajo*

RESUMO: Lacan faz referncia a uma dinmica cara filosofia ao propor a tese do inconsciente estruturado como linguagem: a noo de dialtica. A dialtica proposta pelo psicanalista, no entanto, se distingue da dialtica concebida no mbito da filosofia. A dialtica lacaniana se realiza enquanto jogo de significantes que se alternam e se enlaam a partir da possibilidade conjugar tanto os planos do Simblico quanto do Real e do Imaginrio. Uma das maneiras pelas quais o psicanalista expe a realizao da dialtica em questo junto exposio do mecanismo em jogo na mquina ciberntica. Seguindo a lgica exposta atravs dessa metfora, ao se afastar a morte, ela retorna, j na modalidade de sintoma. preciso dar lugar fala para que o sintoma possa ser transformado em palavra, de modo que a morte seja inserida no vir a ser do sujeito e passe a se realizar como destinao. PALAVRAS-CHAVE: Mquina ciberntica. Muro da linguagem. Destino.

Fabola Menezes de Arajo. Doutora em Teoria Psicanaltica pela UFRJ. Possui graduao em Filosofia pela UERJ (2005) e mestrado em Filosofia pela mesma Universidade (2007). Foi professora de filosofia do Estado e do Colgio Pedro II. Apoio institucional: CNPQ; agradecimento: ao Prof. Joel Birman; trabalho originado de pesquisa de tese.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

Fabola Menezes de Arajo

Para encaminhar de maneira adequada a reflexo sobre a questo da configurao de destino e de morte enquanto engendramento de linguagem em Lacan, faz-se necessrio retornar a uma das principais referncias filosficas do psicanalista francs Martin Heidegger, e ao lugar em que a questo da mquina ciberntica mais detidamente analisada, a saber, no Seminrio II. Isto a fim de identificar aquilo que no interior da elaborao lacaniana a respeito da mquina ciberntica essencial no acontecimento de linguagem.

Ser na verdade O pensador Martin Heidegger levanta, em Ser e tempo, uma sria crtica noo de smbolo: essa noo deveria ser reelaborada. Em nota, ele afirma ter chegado a conversar com E. Cassirer (1923) por ocasio da publicao de Filosofia das Formas Simblicas para entrarem em um acordo quanto exigncia de uma analtica existencial (HEIDEGGER, 1927, p. 88) em que fosse repensada a distncia que separa a noo de smbolo da existncia ftica do ser-a. Uma vez que nessa existncia no se descortinam smbolos, mas sim experincias que so na verdade ou na no verdade (p. 290), a noo de smbolo deveria dar lugar a uma analtica em que o carter de j jogado do ser-a recebesse destaque. Os smbolos ou as ordenaes simblicas de que nos fala Lacan, por sua vez, s se fazem pertinentes quando a existncia mesma colocada em primeiro plano. No movimento intitulado de retorno a Freud, o psicanalista francs retoma, sobretudo, as observaes de como nos seres em situao analtica se revelam experincias que podem ser resumidas, em linhas gerais, como experincias angustiantes e experincias de evitao da angstia. Sob o modo de formaes do inconsciente essas experincias se do a ver atravs de smbolos os sonhos, os atos falhos e os chistes, mas sobretudo no modo como o ser-a se posiciona nas cadeias significantes onde passa a ser. Esses smbolos guardam o poder de revelar a angstia que de outro modo pode ficar calada. Em outras palavras, na concepo lacaniana de formaes do inconsciente a crtica do filsofo no se mantm: na experincia analtica os smbolos revelados sob o modo de formaes do inconsciente no so trazidos como entidades localizadas fora da experincia ftica, mas, ao contrrio, so smbolos nascidos na experincia mesma junto

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

75

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

qual o falante se situa. A verdade, sob essa tica, passvel de revelar-se tanto junto evitao do recalcado, a evitao do que causa angstia, quanto junto a um reconhecimento do real. No primeiro caso, contudo, a verdade permanece no mbito de um evitamento do que se manifesta, isto , um afastamento da prpria manifestao do ser, se mantendo nos limites da mera inscrio em ordenaes simblicas. Ser na verdade, por sua vez, ser orientado para um encontro com o que insiste em repetir-se de modo que se possa levar em conta o desvelamento do desejo, isto , o desvelamento do ser-a da sexualidade. Para responder pergunta acerca de como Lacan chega concepo dessa entidade singular o Dasein da sexualidade e de que modo essa entidade se diferencia do Dasein cujas determinaes Ser e tempo responsvel por explicitar, preciso estudar suas bases, elaboradas ao longo da dcada de 1950, que se apresentam a partir das seguintes questes: da organizao simblica, do muro da linguagem e da lgica da mquina ciberntica em contrapondo ao traado do destino.

A questo das diferenas de organizao simblica Lacan organiza sua clnica com base em trs diferentes modalidades de realizao simblica: a histrica, a neurtica e a psictica. Para situar as organizaes histrica e neurtica e o modo como preciso responder ao sujeito em anlise, cito:
Para saber como responder ao sujeito na anlise, o mtodo reconhecer primeiro o lugar onde est seu Ego, esse Ego que o prprio Freud definiu como Ego formado de um nucleus verbal, em outras palavras, saber por quem e para quem o sujeito faz a sua pergunta. Enquanto no se souber isso, correr-se- o risco do contrassenso sobre o desejo que a est para reconhecer e sobre o objeto a quem se dirige esse desejo. O histrico cativa esse objeto numa intriga refinada e seu Ego est no terceiro por meio de quem o sujeito goza desse objeto onde sua pergunta se encarna. O obsessivo () dirige sua homenagem ambgua em direo ao camarote onde ele prprio tem o seu lugar, aquele do mestre que no pode se ver. () Um se identifica ao espetculo, e o outro deixa ver. Para o primeiro sujeito, devem faz-lo reconhecer onde se situa sua ao, para quem o termo de acting out toma seu sentido literal visto que age fora de si prprio. Para o outro, os senhores devem se fazer reconhecer no espectador, invisvel da cena, a quem o une a mediao da morte. (LACAN, 1966, p. 168).

A partir da definio de Ego formado de um ncleo verbal, Lacan situa as realizaes simblicas como tendo seu modus operandi na linguagem. por meio da linguagem que o histrico cativa o objeto de seu desejo numa intriga refinada, enquanto o

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

76

Fabola Menezes de Arajo

obsessivo dirige sua homenagem ambgua em direo ao camarote onde ele prprio tem o seu lugar. Em oposio ao histrico, o neurtico tem, de antemo, o seu ser assegurado e passa a direcionar suas realizaes, sua homenagem, ao camarote, isto , possibilidade de ser reconhecido em razo dessas realizaes. J o histrico se joga em uma discursividade em que o seu Ego passa a aparecer, se fazendo notar no jogo discursivo que capaz de manter e onde sua pergunta, acerca de quem se , se encarna. Sem ter de antemo apreendido o seu ser, o histrico goza por meio do objeto a quem dirige o seu desejo e que lhe permite apreender-se, como sujeito que goza. Enquanto o histrico se identifica ao espetculo, o neurtico se deixa ver. Para o neurtico, a interveno analtica se orienta no sentido de que o psicanalista possa ser reconhecido como espectador, invisvel da cena, a quem o une a mediao da morte, isto , nesse caso, a interveno analtica j se realiza no momento em que o neurtico d a ver ao analista suas realizaes, unindo-se a ele a partir de uma mediao da morte. Para o histrico, por sua vez, essa interveno deve se realizar no sentido de faz-lo reconhecer onde se situa sua ao, visto que age fora de si prprio.

O muro da linguagem Ser, por sua vez, uma reflexo acerca do muro da linguagem enquanto prcondio de surgimento das realizaes simblicas referidas no tpico anterior que leva Lacan a considerar que elas organizam-se proporo que o muro, como um sistema, tambm as organiza:
Ns nos endereamos de fato aos O1, O2, que aquilo que no conhecemos, verdadeiros Outros, verdadeiros sujeitos. Eles esto do outro lado do muro da linguagem, l onde, em princpio, jamais os alcano. So eles a que fundamentalmente viso cada vez que pronuncio uma fala verdadeira, mas sempre alcano o, o, por reflexo. [Sobre o, Lacan coloca: essa forma do outro tem a mais estreita relao com o seu eu, ela lhe pode ser superposta, ao eu, e ns a escrevemos o assunto ao qual nos detemos ao final do prximo captulo] Viso sempre os sujeitos verdadeiros, e tenho que me contentar com as sombras. O sujeito est separado dos Outros, os verdadeiros, pelo muro da linguagem. Se a fala se fundamenta na existncia do Outro, o verdadeiro, a linguagem feita para remetermos de volta ao outro objetivado, ao outro com o qual podemos fazer tudo que quisermos, inclusive pensar que um objeto, ou seja, que ele no sabe o que diz. () eu tal como entendemos, o outro, o semelhante, estes imaginrios todos, so

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

77

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

objetos. [] efetivamente por serem assim denominados num sistema organizado, que o do muro da linguagem. (LACAN, 1978, p. 307).

Antes de tudo, preciso distinguir que Lacan, na passagem supracitada, trava um dilogo crtico com outras vertentes da psicanlise para as quais fundamental a considerao do objeto parcial tal como Freud props. O termo objeto parcial no contexto freudiano qualifica alguns objetos destacveis ou de uma fixao libidinal ou de um cuidado performado pelo Outro, sendo o seio materno o primeiro e o mais famoso exemplo desse objeto (FREUD, 1889, p. 434). Lacan toma uma posio de crtica frente a essas vertentes da psicanlise: para ele, o importante a ser assinalado que independentemente do modo como venham a ser nomeados esses seres, os objetos, eles surgem circunscritos pelo muro da linguagem. Podemos at acreditar que nos endereamos a verdadeiros sujeitos, mas jamais os alcano, pois s alcanamos o outro como outro a partir do reflexo projetado no muro da linguagem. Se por reflexo que sempre alcano o, o , isso acontece porque tudo o que posso ver depende de uma perspectiva tornada minha junto ao muro em questo. Tanto a perspectiva de cada eu depende da posio que esse eu ocupa no muro, quanto o modo como essa posio apreende o outro depende de como o muro circunscreva esse outro, como o ou o, conforme coloca a gramtica lacaniana. Essa perspectiva, que nasce no momento em que me dirijo ao outro ser ou ainda a mim mesmo, deve considerar antes de mais nada o que o muro da linguagem circunscreve como sendo. precisamente para acentuar a imprescindibilidade da linguagem na constituio dos seres e do modo como esses seres se situam que Lacan traz a noo de muro da linguagem. Esse muro ainda destacado como um sistema onde o ego formado por um ncleo verbal se instala, passando a projetar-se em realizaes imaginrias. A partir do Seminrio II, esse sistema comentado junto noo de mquina ciberntica.

A lgica da mquina ciberntica A reflexo lacaniana sobre o muro da linguagem enquanto mquina ciberntica tem uma origem clara: o logos, que nos convida a, auscultando-o, dizer tudo um (HERCLITO apud HEIDEGGER, 1951, p. 1). oportuno lembrar que a Lacan, contudo, o logos heracltico convida a dizer todas as coisas so um (vide traduo de LACAN, 1956, p. 1). O um ao qual Lacan se devota a pensar o muro da linguagem e se, para o psicanalista, no podemos dizer que tudo o muro porque nesse muro apenas algumas partes nos Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012 78

Fabola Menezes de Arajo

concernem nosso destino e isso a cada vez. O seguinte apontamento do Discurso de Roma, acerca da impregnao dos smbolos na vida do homem nos lana diretamente questo de como a ordenao simblica projeta os seres marcados por um destino:
Os smbolos envolvem, com efeito, a vida do homem, com uma rede to total que conjugam antes que ele venha ao mundo queles que vo engendr-lo pelo osso e pela carne, que trazem no seu nascimento com os dons dos astros, seno com os dons das fadas, o desenho de seu destino, que do as palavras que o faro fiel ou renegado, a lei dos atos que o seguiro mesmo at onde ele no est ainda e para alm de sua morte mesma, e que por eles seu fim encontra seu sentido no julgamento final onde o verbo absolve seu ser ou o condena salvo ao atingir a realizao subjetiva do ser-para-a-morte. (LACAN, 1996, p. 144).

Lacan postula os smbolos como nos envolvendo com uma rede to total que nos lana a cada vez em uma destinao passvel de nos condenar ou de nos absolver, e isso segundo as possibilidades que o verbo manifesta. A citao aponta ainda que, salvo ao atingir a realizao subjetiva do ser-para-a-morte, o desenho do destino se segue no sentido de encontrar o seu fim no julgamento final. Fica clara a inteno do psicanalista de salvaguardar a noo de ser-para-a-morte: salvo ao atingir a realizao do ser-para-amorte, isto , salvo se ns mesmos formos capazes de configurar a ordenao simblica na qual viemos a ser configurados, devemos todos nos subordinar ao modo como a ordenao simblica nos configura, de antemo e aleatoriamente. Isto nos reporta mquina ciberntica no seguinte sentido: ao traar como se realizam as linhas mestras do destino em que as experincia de reconhecimento da morte em sua presena enigmtica no so afastadas se realiza uma oportunidade de abertura em que, tal qual o ser-para-a-morte heideggeriano, torna-se possvel a reconduo do ser em anlise possibilidade de assuno das ordenaes simblicas que determinam. Porm, medida que se opera um no reconhecimento da presena da morte, d-se uma obliterao das possibilidades de abertura para um destino singular e a mquina se mantm como produtora de configuraes estranhas ao vir a ser do sujeito. O princpio lgico o seguinte: ao passo que nos fundamentamos em experincias que se realizam com base na inrcia do eu, no centramento, nos fechamos para a experincia de desvelamento. Esses movimentos, de desvelamento e de velamento, Lacan compreende como pautados e passveis de se articularem, como uma rede. A clula mter constitutiva dessa rede se estrutura a partir de uma lgica binria; no caso, em que se alternam desvelamento e velamento, abertura e fechamento, ou ainda, os movimentos de sstole e de distole cardiovasculares, e em que uma porta esteja aberta ou fechada, permite ou no a

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

79

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

configurao de circuitos significantes. No nvel mais amplo da estrutura da mquina o que veiculado ainda capaz de se autoengendrar a partir do modo como se alternam os referidos movimentos. proporo que determinado significante serve como fio condutor ao advento de um circuito significante, este significante se coloca como um pilar de uma estrutura autnoma, parte da mquina. ao se intercalar um significante a outro que se d lugar ao advento de ordenaes simblicas, sendo que na maneira em que se instalam essas ordenaes, elas passam a se alternar de modo que se cria uma estrutura orgnica que se mantm na permutao de seus elementos. No sistema nomeado de mquina ciberntica, so perfeitas, pois, ordenaes de carter simblico, surgidas a partir de uma estrutura lgica e de um movimento autnomo de seus elementos.

Mquina ciberntica e destino Precisemos melhor a questo acerca do modo como a mquina lacaniana realiza as linhas mestras do destino: assim como em uma mquina ciberntica, independentemente do contedo das mensagens transmitidas, configuram-se circuitos que se perfazem

instantaneamente. A no assuno da morte no cerne do vir-a-ser fecha os circuitos, posterga-se assim a incidncia da morte que dever advir ainda outras vezes, talvez sob o modo de sintomas. J a plena articulao da morte no horizonte da existncia abre circuitos, permite o traado de um destino para o qual se abre, inclusive, a possibilidade perfazer os prprios circuitos. No mbito da descrita autonomia da mquina ciberntica, contudo, permanecemos distantes da experincia do real traumtico pelo qual o ser se manifesta. preciso que seja providenciado um jogo capaz de abrir o circuito que, de outro modo, tende a permanecer na simples circunscrio alternada de seus elementos. Na concepo de mquina lacaniana, ainda a partir da lgica destacada, concebida como de alternncia de aberturas e fechamentos de portas, que se organizam as realizaes simblicas. importante colocar que a relao entre as portas pode ser expressa tanto em termos de relaes espaciais quanto temporais. O aspecto espacial do mecanismo pode ser notado na perspectiva de que no simplesmente o estado de uma porta que conta, mas a diferena entre um estado e outro. essa diferena que serve de parmetro para circunscrever-se um determinado modo atravs do qual o Ser vem a se manifestar.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

80

Fabola Menezes de Arajo

Em ciberntica, pois, no h termos plenos ou idnticos a si mesmos, h apenas diferenas entre pleno e vazio, fechamento e abertura, quando se realizam espaos, que podem se evidenciar tanto na fala quanto no espao em que se constituem os universos simblicos enquanto tais. J o aspecto temporal reside na perspectiva de que no suficiente para explicar a mquina ciberntica que uma porta esteja aberta ou fechada: preciso que ela esteja antes aberta e depois fechada. O processo de retroao proposto por Lacan nos permite expor uma concepo de linguagem em que so conjugadas apenas diferenas: Uma vez que a porta se abre, ela se fecha. Quando ela se fecha, ela se abre. [...] Graas ao circuito ciberntico e ao circuito de induo conectado sobre ele mesmo, isto que chamamos de feedback, suficiente que a porta se feche para que de pronto ela seja atrada como por um eletrom para o estado de abertura e se d novamente seu fechamento, e de novo sua abertura (LACAN, 1954-55, p. 348). O processo de feed-back (ou retroalimentao) se situa no interior mesmo da mquina, como um determinismo inerente a ela. Depois de ter determinado o campo da ciberntica como um sistema em que se alternam desvelamento e velamento, abertura e fechamento, Lacan pde integrar a linguagem como um sistema de portas em que um circuito retroativo tem, a cada vez, lugar. Em um circuito de trs portas possvel determinar o movimento da terceira porta por sua reao face s demais. A terceira porta pode se abrir ou se fechar no momento em que as duas primeiras se abrem e se fecham, simultnea ou alternativamente. Marca-se, com isso, a autonomia da funo simblica e neste sentido que, para nosso autor, o campo de psicanlise situa-se na fala, na qual o inconsciente se manifesta atravs de atos falhos, esquecimentos, chistes e relatos de sonhos; fenmenos que a psicanlise intitula de formaes do inconsciente.

O registro do simblico e o movimento transcendental de constituio do sujeito do inconsciente Note-se que em francs existem dois pronomes pessoais da primeira pessoa (moi e je), distino a partir da qual Lacan prope a existncia de dois sujeitos, ambos fundamentados na linguagem: o sujeito do inconsciente, que ele situa no Je, e o sujeito enquanto funo imaginria, que ele situa no Moi. O eu especular (moi) situa-se no registro do

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

81

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

imaginrio, instncia de desconhecimento, enquanto o sujeito do inconsciente tem, por excelncia, seu lugar junto ao registro do simblico. No movimento transcendental de que se constitui o sujeito do inconsciente o projeto de reconhecimento de que nos fala Lacan e para o qual lanado o sujeito em questo considera o ente como realizao de transcendncia no Outro, projeto que inclui o inconsciente como discurso do Outro, tomado, desta feita, com o maisculo:
Qual , pois esse outro a quem sou mais ligado que a mim, visto que no seio mais consentido de minha identidade a mim mesmo, ele quem me agita?/ Sua presena no pode ser compreendida seno a um segundo grau da alteridade, que desde ento o situa a ele prprio em posio de mediao em relao a meu prprio desdobramento de mim mesmo como de um semelhante./Se eu digo que o inconsciente o discurso do Outro com O maisculo, para indicar o para alm onde se prende o reconhecimento do desejo ao desejo de reconhecimento. (LACAN, 1957, p. 255).

O meu prprio desdobramento transcende na mediao que o Outro para poder vir a ser. Esse Outro a quem sou mais ligado que a mim mesmo, visto que em minha identidade que ele me agita no seno o muro da linguagem onde se prende o reconhecimento do desejo ao desejo de reconhecimento. O desejo de reconhecimento requer do sujeito que ele se situe a um segundo grau da alteridade na medida em que, para se constituir, precisa lanar significantes que, aleatoriamente, no seriam passveis de compreenso, mas que, quando apreendidos pelo discurso do Outro, podem ser revertidos e repercutir em historizao. O desejo que rege o sujeito do inconsciente tal como proposto por Lacan ainda compreende que o ser existe a partir da falta a ser:
num registro de relaes totalmente diferente (comparando com a perspectiva clssica, terica, quando h entre sujeito e objeto cooptao, co-nascimento) que o campo da experincia freudiana se estabelece. O desejo uma relao de ser com falta. Esta falta falta de ser, propriamente falando. No falta disto ou daquilo, porm falta de ser pela qual o ser existe. Essa falta acha-se para alm de tudo aquilo que possa apresent-la. Ela nunca apresentada seno como um reflexo num vu. (LACAN, 1954-55, p. 280-281).

Enfatiza-se o fato de que no se trata, em psicanlise, de conascimento de sujeito e objeto. Tambm no se trataria, na tcnica psicanaltica, de se ater ao sujeito, ao objeto, ou mesmo ciso ou reunio desses dois. Est em jogo, antes, a recriao do vu no qual a falta a ser apresentada como um reflexo. Nisso, uma relao outra com o ser; para Lacan, uma relao pela qual o ser existe. Assim como a castrao apontada como regendo o advento do desejo do Outro, dada falta a ser reger o advento do ser, que, sob essa tica, tambm surge a partir do vu que no seno linguagem. Na superfcie que a

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

82

Fabola Menezes de Arajo

linguagem, assumir o papel de tesouro aquele significante capaz de evocar a fala. Esse significante, enquanto objeto circunscrito junto ao Outro, dar a ver, alm disso, a phantasia:
A phantasia [] contm a funo imaginria da castrao []. Includo no objeto a, o agalma, o tesouro inestimvel que Alcebades proclama estar contido na caixa acstica que lhe forma a figura de Scrates. [] Assim como a mulher por trs de seu vu: a ausncia do pnis que a faz falo, objeto do desejo. (LACAN, 1960, p. 308-309).

a me quem primeiramente contm a funo imaginria da castrao. Trata-se de uma suposio de carter mtico a um s tempo frente ao que responsvel por causar a falta a ser e responsvel por determinar a estrutura a partir da qual tm lugar as diferenas sexuais. Mais importante do que a questo das diferenas sexuais e da estruturao mtica da falta-a-ser para a qual a ausncia do pnis na me pr-condio, estar em causa, na castrao, como falta no Outro a partir da qual irrompe a falta a ser, a questo do vu. O vu aquilo por meio de que a mulher se faz falo, passando a se configurar como objeto do desejo. ao conter a funo imaginria da castrao que a mulher se faz falo. No deixa de ser curiosa a afirmativa de que na phantasia o objeto a contem, justamente, a funo imaginria da castrao. De outro modo, ao que parece, ao conter a possibilidade imaginria da castrao, isto , de morte, que um objeto se torna flico, quando ento surge como agalma. Personificar o agalma , por sua vez, ser capaz de incorporar o semblante, fazendo-se valer junto ao Outro. Segundo Lacan, Scrates surge como um agalma para Alcebades no clebre dilogo O banquete (Plato), e isso por dois motivos: em Scrates, a figura de Alcebades refletida, mas, ao contrrio de Narciso que se apaixona pela prpria imagem, Alcebades se apaixona pela caixa acstica que lhe forma a figura de Scrates, isto , Alcebades se apaixona pelas figuras de linguagem, os torpedos socrticos (LACAN, 1992, p. 39) que Scrates lana e nos quais Alcebades v o seu prprio ser, como possibilidade de vir-a-ser, refletido. Nesse momento, Scrates conteria a funo imaginria da castrao por circunscrever, tal como a figura mtica da me, o mbito da falta-a-ser. O segundo motivo que faz Scrates surgir como um agalma Agathon: Lacan pondera que o desejo s pode instalar-se mediante a interseo de um terceiro. O terceiro serve como uma espcie de tela, de segundo plano, em que o agalma refletido, e o desejo, circunscrito. Como lugar de incidncia do reflexo, como parte privilegiada do vu, ao terceiro cabe espelhar a falta-a-ser, o desejo do Outro; desejo esse que, apesar da beleza de Agathon, Alcebades concebe como incitado apenas por Scrates.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

83

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

possvel depreender ainda que o agalma, o tesouro inestimvel, o significante flico, evoque antes de tudo um lugar no Outro: O fato de o falo ser um significante impe que seja no lugar do Outro que o sujeito lhe tenha acesso. Mas esse significante a estando apenas velado e como razo do desejo do Outro, esse desejo do Outro como tal que se impe ao sujeito reconhecer (LACAN, 1957, p. 270). Assim como os demais significantes, o significante flico est inscrito em um sistema no qual em virtude da diferena posicional frente aos demais que pode ser aferido o seu valor. Nisto se evidencia o carter transcendental deste significante: para que o sujeito lhe tenha acesso, preciso que este ser desvele um significante velado, reconhecendo ao mesmo tempo o valor de sua significncia no sistema que os constitui. Outra questo que concerne ao significante flico situa-se na possibilidade de o sujeito se representar enquanto tal. Para que o sujeito se represente como um significante flico, preciso que esse ser transcenda a si mesmo rumo ao desejo do Outro, reconhecendolhe, afinal, certa supremacia frente ao a. Trata-se de uma nica via:
A nica via em que o desejo poderia nos livrar disto em que ns teramos que reconhecer, para ns, como objeto a enquanto finalidade, finalidade sem dvida jamais alcanada, (compreendendo) que a nossa existncia mais radical no se abre seno ao situar a enquanto tal dentro do campo do Outro. E no somente ele a situado, mas ele a a situado por cada um e por todos (LACAN, 1962-63, p. 389390).

Como situar a? Onde esse ser, capaz de liberar-nos para nossa existncia mais radical pode ser encontrado? Eis a questo que se coloca a cada vez que se inicia uma anlise. Seja enquanto objeto que eu sou, seja enquanto objeto flico que causa em mim o meu desejo, a possibilidade de situar a se encontra submetida s configuraes legadas no vu do inconsciente. preciso ponderar que situar a em um mbito que ele possa, ao mesmo tempo, ser situado por cada um e por todos no tarefa fcil, muito menos restrita ao campo da psicanlise. Uma das singularidades da psicanlise conduzir ao advento de um ser que no permanea restrito a conformaes de phantasia, em que a castrao momentaneamente suspensa. A castrao tida como uma experincia a ser assumida. Situar a no campo psicanaltico ainda situ-lo por meio de uma palavra verdadeira (LACAN, 1960, p. 288). proporo que a palavra verdadeira for sendo assumida e constituda, abre-se um espao no discurso para que um autntico encontro com o Simblico se realize. Nesse encontro, que se evidencia a partir do que causa claudicao, isto , alternncia de abertura e

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

84

Fabola Menezes de Arajo

fechamento, o Dasein da sexualidade tem lugar como falta a ser: ele ser na linha do discurso em que a castrao incide.

Concluso Tanto na analtica existencial quanto na psicanlise lacaniana a manifestao do ser, que permanece velada, se dar como uma experincia de desvelamento. Inaugurada a partir de uma variao no ritmo de abertura e fechamento do inconsciente, na dilacerao originria, essa experincia se torna explcita. Em uma anlise, as experincias nas quais esse ritmo se alterna e o prprio ser, o ser-a podem ser auscultados. A anlise, sob essa tica, funciona como uma base a partir da qual as experincias de dilacerao, ou simplesmente de manifestao do ser, podem servir conduo do tratamento, e, a posteriori, ao advento da fala verdadeira. Alm disso, o muro da linguagem, tal como referido na dinmica que rege a mquina ciberntica, torna possvel apreender o inconsciente enquanto este parte da alternncia de abertura e fechamento junto qual traado o vu do inconsciente. Lacan se pauta na concepo de circuito ciberntico para dar consistncia a essa noo de vu do inconsciente: o circuito que tem lugar na ciberntica formado por pequenos crculos ou anis que, interpondo-se, do origem ao vu em questo. Esse vu realizado por meio de ordenaes significantes. Essas ordenaes so constitudas por mensagens que, ao retornarem do Outro, perfazem determinados circuitos: ao se abrir, o circuito permite um momento de ausncia, mas ele, propriamente, s se constitui no momento em que abertura sucede um fechamento. Alm disso, na medida em que o circuito se abre, tende imediatamente a se fechar.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

85

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

Referncias CASSIRER, E. (1923). Filosofia das formas simblicas. So Paulo: Martins, 2004. FREUD, S. (1889). Publicaes pr-psicanalticas e esboos inditos: 1886-1889; Projeto de Psicologia Cientfica (1895) e Cartas a Fliess. In: Edio Standard Brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. I. HEIDEGGER, M. (1927). Ser e tempo. Parte I e II. Petrpolis: Vozes, 1986. ______. Lgos. Paris: La Psycanalyse, n.1, 1956. ______. Logos. 1. ed. Festschrift fr Hans Jantzen, Berlin, Geb. Mann, 1951; 2. ed. Vortrge und Aufstze, Pfullingen, Gunther Neske, 1954. LACAN, J. (1954-55) O Seminrio, Livro II: O eu na teoria de Freud e na tcnica psicanaltica. 2 ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. ______. (1955-56). O Seminrio, Livro III: As psicoses.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. ______. (1963-64). O Seminrio, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanlise. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. ______. (1953). Funo e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanlise. In: Escritos. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992, p. 101-187. ______. (1957). A Instncia da Letra no Inconsciente ou a Razo desde Freud. In. Escritos. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992, p. 223- 273. ______. (1960). Subverso do Sujeito e Dialtica do Desejo no Inconsciente Freudiano. In. Escritos. 3. ed., So Paulo: Perspectiva, 1992, p. 275- 311. ______. (1962-1963). Le Sminaire, Livre X: LAngoisse. Paris: Seuil, 2004. PLATO. Dilogos: O Banquete. Apologia de Scrates. 2. ed. Belm: EDUFPA, 2001.

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

86

Fabola Menezes de Arajo

DISCOVERY OF FAITH, CASTRATION AND DEATH ON THE CYBER MACHINE ABSTRACT: Lacan makes reference to an important dynamic in philosophical conceptions when he proposes the thesis of unconscious as structured as language: the concept of dialectics. The dialectic proposed by the psychoanalyst distinguishes from dialectic conceived in the framework of philosophy. The Lacanian dialectic takes place while a play of signifiers which alternates and intertwines with the possibility to combine both the plans the Symbolic, the Imaginary and the Real. One of the ways in which the analyst conceives the realization of the dialectic is as by exposing the mechanism of the cybernetic machine. Following the logic exposed through this metaphor, death, when disregarded, returns in the form of a symptom. We must give rise to speak so the symptom can be transformed into word and in a way that death can be inserted and passes to be realized as a destination. KEYWORDS: Cybernetic machine. Wall of language. Destination.

LA DECOUVERTE DE CIBLES, LA CASTRATION ET LA MORT LA MACHINE CYBERNTIQUE RSUM: Lacan fait rfrence dynamique propre de la philosophie avec la proposition de la thorie de l'inconscient structur comme langage: le concept de la dialectique. La dialectique propos par psychanalyste, cependant, diffre de la dialectique conu selon la philosophie. La dialectique lacanienne a lieu alors que le jeu des signifiants qui alternent et se mlent avec la possibilit de combiner bien les plans Symbolique, que de l'Imaginaire et du Rel. L'un des moyens par lesquels l'analyste expose la ralisation de la dialectique est par l'exposition du mcanisme en jeu dans la machine cyberntique. Suivant la logique expose par cette mtaphore, quand la mort est dedaign, elle revient, maintenant sous la forme de symptmes. Il faut donner la parole au sujet pour que le symptme peut tre transform en mot, de sorte que la mort est susceptible d'tre insre dans le devenir du sujet et passe tenir comme destination. MOTS-CLS: Machine cyberntique. Mur du langage. Destination.

Recebido em: 27-08-2012 Aprovado em: 15-09-2012

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

87

Descoberta de destino, castrao e morte na mquina ciberntica

2012 Psicanlise & Barroco em revista www.psicanaliseebarroco.pro.br Ncleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura UFJF/CNPq Programa de Ps-Graduao em Memria Social UNIRIO. Memria, Subjetividade e Criao. www.memoriasocial.pro.br/proposta-area.php revista@psicanaliseebarroco.pro.br www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista

Psicanlise & Barroco em revista v.10, n.2 : 74-88, dez.2012

88

You might also like