You are on page 1of 8

A Importncia do Culto ymi

Bem falarewi um pouco do que aprendi em relao ao culto a Iyami EGBE AYE Iyami Aye! a" #rande" re#uladora" da ener#ia terre"tre t$m "eu culto e"truturado em uma e#%e con&ecida como E#%e Aye ou em al#uma" parte" do Benin ! con&ecida como E#%e 'ana(o ) Iyami Aye re#uladora" da ener#ia terre"tre! re"pon"*ei" detentora" do "e! nome C+,E-I.+! relacionado ao culto))) Iyami Eleye con&ecida" como detentora" do poder do pa""aro)))) Iyami A#%a muita" *e/e" confundida com o culto a e#%e Gelede! Iyami a#%a! e"ta relacionado ao culto a ance"tralidade feminina) Iyami a0e con&ecedora" da ma#ia! tendo "ua" manife"ta1e" %a"icamente e"truturada" em 2 "e#mento" Iya 3unfun cultuada" principalmente com a finalidade de proteo e au4ilio pe""oal ou de uma comunidade) E nece""rio enfati/ar que muito mai" do que "e cultuar a ener#ia de Iyami funfun! de*e""e ter um profundo con&ecimento da" rela1e" de""a ener#ia com outra" di*indade"! uma *e/ que ao %u"carmo" "eu au4ilio para prote#er uma fam5lia "u0eita a uma epidemia e"tamo" %u"cando a" rela1e" de Iyami com +%aluwaye! ao pre"cre*ermo" uma oferenda! a no "er que faamo" u"o de +ri"a Apepe! in"trumento di*inat6rio relacionado ao culto a iyami! i""o "e torna po""5*el #raa" a "ua li#ao com +runmila! etc 7or8m! ape"ar de po""u5rem caracter5"tica" po"iti*a"! i""o no "i#nifica que! ao "erem manipulada" com a finalidade de proteo a" me"ma" no pre0udiquem quem quer que faa mal a uma comunidade ou a uma pe""oa em que"to! que e"te0a "o% "ua proteo) Iya 9udu Cultuada" principalmente com a finalidade de pre0udicar uma pe""oa ou uma comunidade! criam di"c6rdia"! confu"1e"! impedem que uma plantao po""a produ/ir! le*am a doena e a morte e muita" cat"trofe" aonde "o en*iada") 7or8m no*amente 8 nece""rio enfati/ar que! "em con&ecer a" rela1e" de""a caracter5"tica de ymi com outra" di*indade" "eu culto fica muito re"trito uma *e/ que "6 8 po""5*el manipul:la em con0unto com a di*indade re"pon"*el "o%re a ener#ia que pretendemo" que atue na *ida de uma pe""oa) e

Iya 7upa Cultuada" com a me"ma finalidade de ymi dudu! por8m muito mai" letai" e pre0udiciai"! qua"e nunca rece%em oferenda" para apa/i#u:la"! "endo praticamente impo""5*el impedir que cau"em dano a uma pe""oa ou fam5lia a que foi en*iada com e""a finalidade) ;uito %em! ap6" pa""armo" uma noo %"ica "o%re o que "eriam e""a" ener#ia"! entramo" em uma que"to que tem "ido moti*o de in<mero" de%ate" A pre"ena da ener#ia de ymi! muito mai" do que uma iniciao! manife"ta:"e como atri%uto" or#nico" inerente"! freq=entemente &erdado" e "omente " *e/e" adquirido" >iniciao?! por uma pe""oa) E"te" atri%uto" cont8m em "i a" caracter5"tica" da" manife"ta1e" da ener#ia em que"to e podem ! tra/er #rande au4ilio ou pro*ocar #rande" perda" ! a0udar ou pre0udicar um outro "er! independente da di"tncia que o me"mo "e encontra! por8m muita" *e/e"! ao o%"er*armo" uma pe""oa "omo" incapa/e" de perce%er "e tal caracter5"tica ou manife"tao ener#8tica encontra""e pre"ente! uma *e/ que ! ape"ar de muita" pe""oa" carre#arem e""a" ener#ia" ! a me"ma encontra""e ini%ida! tornando:"e nece""ria uma iniciao para que e""a" manife"ta1e" ener#8tica" "e apre"entem de forma continua e atuante na *ida do "er &umano) +utra" *e/e"! como eu di""e! e""a" manife"ta1e" e"to apena" repou"ando! "endo nece""rio apena" que a pe""oa "e0a "u%metida a uma forte pre""o! ou a um forte "entimento direcionado a al#u8m! "e0a ele &o"til ou %ene*olente para que e""a ener#ia de"perte e *en&a a tona) @endo a""im! a rai*a! o 6dio! o amor! a compai4o! o de"pre/o! "o "entimento" tanto ne#ati*o" como po"iti*o" que podem contri%uir para que e""a ener#ia de"perte na *ida de um "er &umano) 7or8m! ape"ar do culto a ymi! ter em primeiro in"tante uma conotao interli#ada a "entimento" e manife"ta1e" 8 nece""rio um profundo e"tudo e um #rande con&ecimento de "eu" +fo"! Adura"! I"ure"! Ewe"! Eyonu A#%a Aye e tam%8m de muito" rituai" e"pec5fico" para que po""amo" manipular e""a ener#ia de maneira correta! podendo a""im au4iliar ou pre0udicar um "er &umano! le*:lo a pro"peridade ou a perca! de acordo com a" caracter5"tica" que "e pretende de"pertar) Independente de uma pe""oa po""uir e""e" atri%uto" ou no! para que o me"mo po""a "er de"pertado 8 nece""rio que a me"ma "e0a "u%metida a uma medicina con&ecida como Imule! medicina e""a que tem como principal finalidade de"pertar e""a" ener#ia" em no""o interior) E preparada em rituai" e"pec5fico"! de*e "er tomada "emanalmente em um determinado &orrio e dia! com e4i#$ncia" pe""oai" e"pec5fica"! para que! depoi" de ter e""a ener#ia de"perta!

"er "u%metida rituai" de iniciao! "endo con&ecida como mem%ro de"ta e#%8) Ap6" anali"armo" o que foi e"crito acima! mai" uma du*ida de encontra pre"enteA @eria po""5*el que &omen" cultua""em ymiB A min&a re"po"ta e "im! ma" para que i""o no #ere pol$mica"! e nece""rio entendermo" o camin&o do me"mo dentro do If! e em que circun"tncia"! o me"mo ao "er "u%metido ao" mai" ri#oro"o" rituai"! po""a cultuar a me"ma) 7ara que um "acerdote "e0a con&ecido como A#%a awo! o me"mo de*e "er "u%metido a uma "erie de inicia1e"! e "e#uindo a determinao do" odu" que "ero o%tido" em cada uma dela"! o%tendo con&ecimento" e no*a" inicia1e" que daro ao me"mo um leque de po""i%ilidade" ener#8tica" para que o me"mo atue C? I"efa Em e0io#%e! If di/ que nin#u8m pode "e comprometer com o" a""unto" de If! ante" me"mo de "e comprometer com no""o de"tino pe""oal) E "a%ido por todo" que a" criana" na Dfrica "o "u%metido" a doi" rituai" di"tinto" c&amado" I"omorolu(o e i(omo0ade! um tem por finalidade &armoni/ar o rec8m na"cido com a" ener#ia" da nature/a! o outro o%ter o odu de na"cimento da me"ma! a""im como "eu nome e "ua relao com a di*indade que ali "e apre"enta) I""o nada mai" 8 que a C iniciao em If ) @a%emo" que If e Eni*er"al! "endo a""im! para que pe""oa" de outro" pa5"e" e ate me"mo africano" que ti*e""em tido uma iniciao em outra cultura ou reli#io pude""em "e auto con&ecer! Fr<nmGl colocou a no""a di"po"io e""a cerimHnia) + I"efa! credencia o iniciando a "er con&ecido como +mo :If! a con&ecer mai" "o%re "ua" capacidade" e limita1e"! a con&ecer "eu de"tino pe""oal e atra*8" dele e de "eu comprometimento indi*idual o%ter um alicerce "olido que permita ao me"mo e*oluir ante" de mai" nada a ni*el pe""oal) .ale re""altar que no i"efa! o +mo If rece%era informa1e" "omente "o%re "eu de"tino pe""oal! a maneira correta de cuidar de "eu If e de "eu I"J If! a "er re"pon"*el con"i#o me"mo ante" de "e re"pon"a%ili/ar pela *ida e de"tino do" outro")

K? I#%odu o#%emo Iniciao aonde "e e con&ecido o camin&o de "acerd6cio do +mo : Awo! "endo! portanto "acado um no*o odu! aonde ca"o "e0a da *ontade de If! o me"mo "er con&ecido como Awo:Ifa! ou 'e(ere: Awo! o pequeno que domina o "e#redo! iniciando a lon#a 0ornada de aprendi/ado dentro de If ))) E""e aprendi/ado con"i"te em con&ecer o" in"trumento" di*inat6rio"! o" Itan : If que 0u"tificam "ua utili/ao! "eu" +fo" de ati*ao! o%ter ace""o ao Corpu" ,iterrio de If! +7E,E @I@I! IB+ GBIGBA! I3A 'I'I! EB+ LILE! "endo iniciado a %otnica e ao con&ecimento da medicina tradicional! comeara a e"tudar a" formula" tradicionai"! aonde o%ter con&ecimento "o%re o" mai" di*er"o" preparado" m#ico: medicinai" como Epe! I"ora! Afo"e! A%ilu! Awure! Eyonu : Aye! etc))) preparando o me"mo a "er "u%metido a um ritual con&ecido como I(o : Ate ) Muando +0u#%ona e di"c5pulo concordam que o (e(ere:awo o%te*e con&ecimento "ati"fat6rio "o%re o" en"inamento"! o me"mo "er apre"entado a E#%e:Ba%alawo! "endo entre*i"tado pela me"ma! re"pondendo a" que"t1e" e"tando apena" amparado em "eu" con&ecimento" "o%re o Corpu" de If! e""e ritual tem como finalidade! te"tar o con&ecimento do awo! a""im como dar:l&e %oa" *inda" a e#%8 e tam%8m tra/er:l&e autoconfiana! uma *e/ que ao re"ponder a" que"t1e" de "eu" awo" mai" *el&o" o me"mo "e con"iderar um "acerdote to capa/ quanto o" que formularam a" que"t1e") E""e ritual! con&ecido em al#un" locai" como I(o : Ate e em outro" como No#%o : Ifa! como pode "er anali/ado e de importncia impar! uma *e/ que ali e determinado "e o Awo ifa poder "er "u%metido ao Itefa! ou Itelodu ou Ippanodu e con&ecido e apre"entado a todo" como Ba%alawo) 2? Itefa Ao "er "u%metido a e""e ritual! "er apurado um no*o odu! que #uiar a 0ornada do Ba%alawo! determinando quai" inicia1e" e a""entamento" o me"mo de*er po""uir! "er determinado "e o me"mo poder rece%er i#%a od<! "endo con&ecido como +luwo! "e poder preparar i#%a odu para outro" "endo con&ecido como Ba%alodu! ou al8m di""o! "er "u%metido a um ritual con&ecido na Oi#8ria como A"e: ifa e no Benin como -c&e : na awa 3a ! que alem de determinar que o "acerdote "e0a con&ecido como A#%a: Awo ! a%re a ele um leque de no*a" po""i%ilidade" )

Ao rece%er I#%a +du o "acerdote rece%e o direito de o%ter no*o" con&ecimento" como o preparo e recitao de Aya0o! +#ede! Ayeta ! Ifo Ba0e! Ifa : Ilu! al8m de n5*ei" adiantado" de e%o" ou etutu"! do preparo e a""entamento de +ri"a" e outra" di*indade" e medicina" ) P como A#%a : Awo! o me"mo e iniciado em "e#redo" que *o al8m de no""a compreen"o! e"tando di"pon5*ei" ao me"mo! no*o" n5*ei" de comunicao com "eu" "acerdote" e anci1e"! con&ecido como Iyere aro(o! "er iniciado em E#%e (ana(o e tendo e""a ener#ia de"perta %u"car o au4ilio do" a0o#un"! tra%al&ando 0unto ao" me"mo" na manuteno da ordem e tran"formao de ener#ia" em "e#mento" do" mai" *ariado" ! e um n5*el maior de con&ecimento" que no pode "er de"crito con&ecido como Afeeri) EGBE +L+ EGBE +L+ Equi*alente ma"culino de E#%e Aye! Ba%a +ro! "o o" #rande" re"pon"*ei" pela ener#ia pre"ente no +run! tendo o *ento como "eu men"a#eiro! "endo o me"mo con"iderado a *o/ de Ba%a +roA 7or "e tratar de um culto muito amplo! 8 uma e#%e e4tremamente e"truturada! po""uindo a" me"ma" di*i"1e" quanto a "ua" manife"ta1e" ener#8tica"))) BABA E,EYE Con&ecido como detentore" do poder do p""aro) BABA AGBA! ALA +LEO ance"tralidade ma"culina) 'IO'IO! +E BABA EGEO Culto a

BABA +@+ Equi*alente ma"culino de Iyami A0e! tendo tam%8m tr$" "u%di*i"1e" %"ica"! +"o 3unfun! 9udu e +"o 7upa) + "acerdote do culto a Ba%a +ro e con&ecido como Ad0ana ) EGBE +GB+OI ,i muita" coi"a" e"crita" a re"peito de e#%e +#%oni! "o%re a importncia do" Edan"! e o fato da me"ma ter conotao pol5tica e "ocial))) Al#un" di/em que E#%e +#%oni 8 apena" uma e#%e de conotao pol5tica e "ocial! outro" que e uma e#%e que cultua a terra e a""im por diante))) Al#un" di/em que e#%e +#%oni po""ui K edan" e que o" me"mo" repre"entam o principio ma"culino e feminino! outro" que e#%e o#%oni po""ui 2 edan" e que o" me"mo" repre"entam o C +luwo! o C Apena e a C Iya do culto! outro" que al8m di""o po""uem um yan#i e

que e""e no papel de +"e otura "e encarre#a de le*ar a -erra! a" "ua" oferenda" )))) %em informa1e" ampla"! ma" infeli/mente totalmente di"torcida" )))) Al#uma" *e/e" ou*i de iniciando" que +#%oni e o poder da ma#ia! outra" *e/e" o poder da noite! em%ora incompleto! i""o "im tem la "ua *erdade))) ma" o poder da noite e"ta mai" relacionado a Ba%a +ro ! uma *e/ que tudo que "e manife"ta a noite pertence a Ba%a +ro ))) Como iniciado em E#%e +#%oni! *i"itei *ariado" templo" de culto a me"ma! e po""o afirmar "em "om%ra de du*ida" que toda" a" e#%e" que cultuam +#%oni em "ua forma ind5#ena e primordial t$m "eu fundamento e"ta%elecido em 2 edan"! "endo K ma"culino" e um feminino e um yan#i ou uma ima#em de E"u de*idamente preparada ))) Com e4ceo da L+3! reformed o#%oni fraternity! que a%oliu certa" prtica" e fundamento"! tendo o "eu culto fundamentado apena" em K edan"! o principio ma"culino e feminino ))) Ento qual "eriam a" *erdadeira" repre"enta1e" de +#%oni! qual "eria o" "i#nificado" do" 2 edan"! porque e nece""rio a pre"ena de E"u e o porque e""a E#%e e to temida! tendo muito pre"ti#io pol5tico e "ocial BBB A *erdadeira repre"entao de E#%e +#%oni con"titui""e em 2 Edan"! e"truturado" em formato de um trian#ulo! plantado" na terra "endo C ? a ca%ea do trian#ulo! repre"entando E#%e +ro K? o lado ma"culino do trian#ulo repre"entando Ba%a +"o 2? o lado feminino do trian#ulo repre"entando Iyami A0e 7lantado" na -erra! repre"entao e""a de dua" di*indade"! Iyami Aye e tam%8m da 9eu"a da -erra! erroneamente c&amada de +nile! em outro" locai" de +mulale! em outro" ainda de Alale! "endo "eu nome correto Et5#%8re Q%Rn5 QdR))) Enquanto a#ente re#ulador e tendo papel deci"i*o no con"el&o ali repre"entado! e"u "empre "e encontra ao centro do trian#ulo)))) Apo" anali"armo" a *erdadeira con"tituio de E#%e +#%oni! entenderemo" a#ora o porque da me"ma "er to temida ))) 9e acordo com a co"mo#onia yoru%a! no +du +"alu#%e! ou +"a lu #%e E0o! con&ecido tam%8m como +"a a0o#un foram criado" por +lodunmare di*indade" que a C *i"ta "o *i"ta" como ne#ati*a"! ma" que "o e4ecutore" di*ino"! tendo a" me"ma" como finalidade" principai"! re#ular a" ener#ia"! e"ta%elecer o cao" e re"ta%elecer a ordem )))

E""a" ener#ia" "o con&ecida" como a0o#un"))) 9urante o lon#o per5odo que e"tudei a E#%e +#%oni! pude con"tatar que o" A0o#un" "o compo"to" por S ener#ia" principai" que "o

I(u A morte Arun A doena +fo 7erda E0o ou +ran" Confu"1e" e 7ro%lema" Epe maldio A0e + feitio I%anu0e alto" e %ai4o" ! incon"tncia )))) E"e um do" a0o#un" mai" podero"o"! relacionado" com a ener#ia 7upa re"pon"*ei" por "itua1e" da" mai" di*er"a" ! a""im como o aparecimento de no*o" e terr5*ei" male" ! como Aid" ! Cancer! E%ola ))))) e outra" coi"a" mai") Ainda de acordo com o +du +"a lu #%e e0o ! e""a" ener#ia" "e reuniam em um con"el&o ou "ociedade pre"idida por Ba%a +ro ! tendo como mem%ro" determinante"! E"u! Iyami Aye! para que "e0a a*aliada a conduta do" "ere" : &umano") Ap6" "erem determinado" por e""e con"el&o! Ba%a +ro e Iyami Aye determinam qual tipo de punio "er en*iada ao "er &umano em que"to e atra*8" de +"o e A0e! que po""uem e"treita relao com o" A0o#un" en*iam o a0o#un corre"pondente para que a mi""o "e0a e4ecutada)))) Et5#%8re Q%Rn5 QdR! a terra! tem papel fundamental ne""e con"el&o! uma *e/ que n6") @ere" &umano"! por mai" podero"o" que "e0amo"! 0amai" podemo" no" pri*ar de camin&ar "o%re a terra))) @endo a""im! podemo" concluir que e4i"tem dua" maneira" de um &omem cultuar a ener#ia de Iyami AyeA @endo um +luwo con&ecido como A#%a : Awo! fa/endo parte a""im da E#%e: Aye ou E#%e : 'ana(o! ou "endo iniciado no" "e#redo" da E#%e +#%oni ))) E"pero ter contri%u5do para o e"clarecimento L E A , de""e t6pico! me colocando a di"po"io para e*entuai" e"clarecimento"A

+luwo A%la ;e0i Ad0ana +"olola Emi 7upa Apo(e"i E#%e Ad0o %i Ewe

Cotonou : Benin

You might also like