You are on page 1of 3

FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES CURSO DE DIREITO

SRGIO DOUGLAS BARBOSA MACDO

Trabalho para Medida de Eficincia da disciplina de Filosofia do Direito sob orientao do Prof. Rodrigo Ferro.

MACEI ALAGOAS 2013

So Toms de Aquino

So Toms de Aquino (Roccasecca, 1225 Fossanova, 7 de Maro 1274) foi um frade dominicano, telogo, proclamado santo e cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Catlica. A filosofia de So Toms de Aquino encontra-se estrutural e visceralmente comprometida, por um lado com, os Sagrados Escritos, e por outro, com o pensamento aristotlico. Identifica-se na teoria tomista a preocupao com a razo prtica e com a tica, h que se dizer que a razo somente aufere conhecimento das coisas a partir da experincia sensvel com as coisas; da interao sensvel humana com os objetos de conhecimento que surge o conhecimento; a gnosiologia (teoria do conhecimento) tomista indica que o intelecto se constri a partir da experincia sensvel. Em outras palavras, utilizando-se da definio escolstica de conhecimento, pode-se dizer que nada est no intelecto que primeiro no tenha passado pelos sentidos. Em sntese, no homem, as sensaes so a forja do conhecimento, pois da apreenso concreta pelos sentidos das coisas que surge o conhecimento racional. Parte-se do material para que se alcance o abstrato, do particular para que se alcance o geral; da experincia ao conceito das coisas, o conhecimento constri-se pela interao com os prprios objetos de conhecimento. A atividade tica consiste exatamente em, por meio da razo prtica, discernir o mal do bem e executar o escolhido mediante a vontade, destinando-se atos e comportamentos para determinado fim, que o bem. O ato moral de escolha do bem, e de repdio do mal, consiste numa atividade racional medida que os melhores meios se escolhem pela experincia haurida, direcionando-se para a realizao do bem vislumbrado tambm pela razo. Para Toms de Aquino, a razo prtica naturalizada pelos homens, fazendo parte de seus hbitos, transformando-se em um conjunto de princpios ticos. O termo ethos (tica) deriva do grego e significa habitus. Isso ele chama de sindrese, que significa que os homens agem racionalmente a partir destas experincias acumuladas e habituais.

A justia no tem a ver com um exerccio do intelecto especulativo, puramente reflexivo; De forma contrria, a justia um hbito, uma prtica, que atribui a cada um o seu, e na medida em que cada um possui uma medida, e que nem todos so materialmente iguais. A justia tem a ver com uma atividade da razo prtica, de discernir o meu do seu, e o seu do meu. Portanto a justia no se guia pelas paixes interiores, que so objeto de outras virtudes; a justia fundamentalmente um hbito na proporo que pressupe a exterioridade do comportamento, ou seja, de um comportamento que sabe atribuir a cada qual o seu. Para Santo Toms, h trs espcies de leis, a lei eterna (de natureza divina, conhecida parcialmente pelo homem mediante suas manifestaes), a lei natural (conhecida pelo homem atravs da razo) e a lei humana (criada pelo prprio homem). As dimenses da teoria tomista sobre a justia so incrivelmente vastas. Abrangem-se, com suas concepes, a atividade do legislador, a atividade do juiz, o que pela natureza, por fora divina, e o que por fora de conveno. Mais que isso, todo este aparato de classificaes permite explorar com certeza e clareza o terreno terico elaborado por Toms de Aquino para o cultivo de suas ideias. Ou seja, para alm da letra do que concebeu como sendo o justo e o injusto, percebese a preocupao que transparece de sua teoria de recobrir com apuro os diversos espectros pelos quais se desdobra o problema. Com esta viso mais larga da iustitia, e, portanto, mais crtica, sua resposta aparece mais completa e racional. Sua contribuio reside em seu jus naturalismo, sendo que sua teoria admite uma lex naturalis mutvel, e que, portanto, no se encontra nos ombros estreitos do que absoluto. Sua concepo transcende para a lei divina, da qual faz derivar tudo o que foi gerado por fora da razo divina. Nesse sentido, todo contedo de direito positivo deve-se adequar s prescries que lhe so superiores e fontes de inspirao: o direito natural e o direito divino. Nesse sentido, o ius transcende lex scripta; a lei posta pela autoridade no exaure o Direito.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. 7. ed. So Paulo-SP: Atlas, 2009

You might also like