You are on page 1of 55

Manuteno Produtiva Total

Prof. M.Sc. Eng. verton R. Breitenbach evertonb74@hotmail.com dem2erb@joinville.udesc.br

Objetivos

Transmitir os conceitos da filosofia Manuteno Produtiva Total, com foco no pilar de Manuteno Autnoma.

Apresentar de forma conceitual metodologia de implementao.

Contedo
1.Conceitos Evoluo da Manuteno Tipos de Manuteno MPT MA Pilar da MPT 2. Implantao de MA Descrio das 7 etapas

3. Execuo das Etapas Plano de Ao e Acompanhamento 4.Bibliografia


3

Unidade 1 - Introduo
Necessidade da Existncia da Manuteno
Paradigma: um mal necessrio !!!!!.....????? Por definio, pode-se dizer que paradigma a maneira como voc olha para o seu mundo, de como o v e sente, quais so as suas referncias em relao a algo, quais so as suas crenas para determinado assunto. (Suely Souza Lima) Alguns paradigmas:

Em 20 de julho de 1969.....Neil Armstrong.... O homem nunca chegar Lua, independentemente de todos os futuros avanos cientficos - Dr. Lee de Forest, inventor da vlvula de udio e Pai do Rdio - 25 de Fevereiro de 1967. Em 6 de agosto de 1945..... Avies so brinquedos interessantes, mas no tm valor militar Marechal Ferdinando Foch - Estrategista militar francs e futuro Comandante na Primeira Guerra Mundial - 1911 .

1. Conceitos
Necessidade da Existncia da Manuteno
Paradigmas na rea de Manuteno

Paradigma do passado O homem de manuteno sente-se bem quando executa um bom reparo. Paradigma presente O homem de manuteno sente-se bem quando, tambm, evita a necessidade do trabalho, evita a quebra.

Paradigma do futuro O homem de manuteno sente-se bem quando ele no tem que fazer nenhum reparo, ou seja, quando conseguir evitar todas as quebras no planejadas. Ou seja: No mais aceitvel que o equipamento ou sistema pare de maneira no prevista.
5

1. Conceitos
Mudana de Paradigma
....na verdade o homem da manuteno do futuro precisa ser bastante "cabeudo", no no sentido de ser teimoso, mas no sentido de usar muito a cabea para evitar que os problemas aconteam; em contrapartida ter os braos "bem curtos" para interferir o menos possvel na planta.

Passado

Futuro
6

1. Conceitos
Evoluo da Manuteno nas Fbricas: janelas do tempo.

Sculo XIX No sculo XIX surgiram os primeiros teares


mecnicos, cujos fabricantes treinavam os novos operadores para manusearem e manterem os equipamentos. A manuteno tinha importncia secundria. O organograma das empresas era reduzido.

1. Conceitos
Primeira Guerra
Durante a Primeira Guerra, Henry Ford implanta a produo em srie em suas fbricas. Com isso, surgiu a necessidade das mquinas operatrizes serem reparadas no menor tempo possvel; devido a isto foram criadas equipes de manuteno, que inicialmente eram subordinadas operao.

Assim nasceu a Manuteno Corretiva, tambm chamada Manuteno Acidental ou Manuteno por Quebra, que se caracterizava por: Conserto aps a quebra; Indstria com baixo ndice de mecanizao; Equipamentos simples e super dimensionados; Tempo para conserto no era importante; 8 Rotinas: limpeza e lubrificao.

1. Conceitos
Dcada de 30
A Manuteno Corretiva permaneceu at a dcada de 30, quando, em funo da Segunda Guerra, a equipe de manuteno passou a executar, alm da manuteno corretiva, a preveno de quebras. Neste perodo, com o aumento da velocidade da produo, o tempo para conserto dos equipamentos passou a ser importante. Foram desenvolvidos processos de preveno de quebras, passando a realizar revises gerais nos equipamentos em intervalos fixos. Era o incio da Manuteno Preventiva Sistemtica, baseada no tempo. Neste momento, a Manuteno passou a ter um grau de importncia igual ao da Operao, deixando de subordinar-se a este rgo e passando a subordinar-se diretamente Diretoria Industrial 9.

1. Conceitos
Dcada de 50
Com o crescente avano da indstria eletrnica e da aviao comercial, a manuteno foi desmembrada em duas reas: Execuo de Manuteno e Engenharia de Manuteno. As atribuies de cada rea eram, respectivamente, planejamento e controle da manuteno e anlise das causas e efeitos das avarias.

10

1. Conceitos
Dcada de 60
A dcada de 60 foi marcada pela propagao do uso de computadores e pela sofisticao dos instrumentos de proteo e medio. Com a informatizao da Manuteno, a Engenharia de Manuteno passou a ter duas equipes: Planejamento e Controle da Manuteno: com atribuies de desenvolver, implantar e analisar os resultados, por meio dos sistemas informatizados de manuteno; Estudos de Ocorrncias Crnicas: com atribuies de anlise das falhas, seus efeitos e suas causas Incio de Engenharia da Confiabilidade.

11

1. Conceitos
Dcada de 70
A dcada de 70 marcada pela sofisticao dos instrumentos de proteo e medio e pela implantao de mtodos automatizados de Planejamento e Controle da Manuteno. Neste perodo, surge no Japo, na empresa Nippondenso, a Manuteno Produtiva Total MPT, que chega no Brasil apenas na dcada de 80. Nippondenso Co. parte do grupo automotivo Toyota e o maior fabricante de peas eltricas automotivas no Japo. As peas vo desde alternadores at sistemas de navegao e motores eltricos de carros hbridos.
12

1. Conceitos
Dcada de 80
Com o desenvolvimento dos computadores e o aumento da exigncia pela qualidade de produtos e servios, surge a Manuteno Preditiva e, posteriormente, a MCC Manuteno Centrada em Confiabilidade. Neste perodo, o PCPM (Planejamento e Controle da Produo e Manuteno) reconhecido pela influncia que tem na rea de produo e passa a ser o rgo de assessoramento superviso geral da produo, em algumas empresas.

13

1. Conceitos
Dcada de 90 A dcada de 90 marcada pela globalizao, que tem como uma das principais caractersticas o aumento da competitividade, que resultou na exigncia de proteo ao meio ambiente, por meio das certificaes ISO 9000, ISO14000, ISO18000. Com isso, passou-se a dar mais ateno conservao dos recursos naturais, anlise custo x benefcio e maximizao do valor agregado na operao dos bens industriais durante todo o ciclo de vida.
14

1. Conceitos
Atualmente
Manuteno tem assumido a responsabilidade de atividades mais especficas, como o PCM (Planejamento e Controle de Manuteno), os estudos de Confiabilidade e o LCC (Life Cycle Cost) ou Custo do Ciclo de Vida dos Equipamentos. Os operadores assumiram algumas atividades de manuteno (Manuteno Autnoma), tais como inspeo dos 4 sentidos, limpezas, lubrificaes e pequenos ajustes. Essas aes ocorreram devido necessidade de ampliao da capacidade produtiva e a garantia de qualidade dos produtos. As tendncias atuais so:

Aumento da automao; Aumento da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos; Reduo dos custos com manuteno; Reduo de interferncia no meio ambiente.
15

1. Conceitos
Sucesso na Implantao do Plano de Manuteno Manter equipamentos disponveis (zero falha) e confiveis (minimizar defeitos) > Anlise da criticidade.

16

1. Conceitos
DEFEITO - ocorrncia nos equipamentos que no impedem seu
funcionamento, mas que podem a curto ou longo prazo acarretar sua indisponibilidade (quebra) - A confiabilidade est comprometida.

Exemplos: 1- Amortecedor com baixo rendimento 2- Piv com folga 3 - Mola com baixa tenso mecnica

17

1. Conceitos
FALHA - ocorrncia nos equipamentos que impedem seu
funcionamento (indisponibilidade).

Exemplos: 1- Pneu furado


2- Quebra da barra de direo 3- Quebra do pino do amortecedor

18

1. Conceitos
Anlise da Criticidade
Classe A - Equipamento cuja parada provoca interrupo da produo (no tem reserva ou standby), ou provoca danos a pessoas ou meio ambiente;
Classe B - Equipamento cuja parada provoca perda parcial de produo; Classe C - Equipamento cuja parada no interfere na produo.

Exerccio: Classificar a criticidade da falha de 3 equipamentos da empresa. (Usar algoritmo).


19

1. Conceitos

20

1. Conceitos
Tipos de Manuteno: Manuteno corretiva: reparo aps quebra. Manuteno preventiva: baseado no tempo, evita quebra. Manuteno preditiva: baseada na condio, prev a quebra. MPT: baseada na reduo de custos, trabalho em equipe.
Existem vrias tcnicas preditivas, que devem ser adotadas de acordo com o cenrio e a criticidade do equipamento. As tcnicas mais conhecidas so: Anlise de vibraes; Anlise de leo; Ferrografia; Termografia; Ultrassonografia; Medio de espessura; Endoscopia; Cromatografia; Fluxo magntico; Lquido penetrante; Radiografias; Teste hidrosttico; Teste ultrassnico.
21

1. Conceitos
Os oito pilares da MPT

22

1. Conceitos
A aplicao da MPT
Segundo Pinto e Xavier (2001), o objetivo da MPT o aumento da eficcia da empresa atravs de melhorias nos equipamentos e qualificao dos funcionrios, sendo estes preparados para a conduo de fbricas com ndices crescentes de automao. No entendimento da aplicao da MPT, de que somente o departamento de manuteno no ser capaz de melhorar o desempenho e eficincia dos equipamentos. necessrio o envolvimento e cooperao de diversos setores da empresa, mas principalmente, da produo. O envolvimento dos operadores fundamental para a melhoria dos resultados.

23

1. Conceitos
Desdobramento de cada pilar da MPT
Manuteno Autnoma o processo de capacitao dos operadores, com o propsito de torn-los aptos a manter o seu ambiente de trabalho e propor mudanas que garantam altos nveis de produtividade.

Manuteno Planejada A Manuteno Planejada desenvolve os mantenedores de forma que os mesmos possam estabelecer um sistema de manuteno mais efetivo e, juntamente com o pessoal da operao, possam eliminar as perdas relativas s quebras e falhas, retrabalhos de manuteno, falhas de operao, produtos defeituosos e chokoteis (pequenas paradas). Manuteno Especfica - Tem como objetivo a eliminao das perdas existentes no sistema produtivo, obtendo, assim a 24 melhoria da eficincia da produo.

1. Conceitos
Desdobramento de cada pilar da MPT
Educao e Treinamento - O objetivo promover um sistema de capacitao de todas as pessoas, tornando-as aptas para o pleno desempenho de suas atividades e responsabilidades, dentro um clima transparente e motivador. Controle Inicial - Segundo a abordagem terotecnolgica, podemos dividir o ciclo de vida dos equipamentos em algumas fases: especificao, projeto, fabricao, instalao, comissionamento, operao e substituio. Pode-se entender como fase inicial o intervalo de tempo que compreende desde a fase de especificao at a fase de comissionamento ou partida, quando ao seu final o equipamento entregue ao departamento de produo para operao plena.
A Terotecnologia uma tcnica inglesa que determina a participao de um especialista em manuteno desde a concepo do equipamento at sua instalao e primeiras horas de produo. Com a terotecnologia, obtm-se equipamentos que facilitam a interveno dos mantenedores.

25

1. Conceitos
Desdobramento de cada pilar da MPT
Manuteno da Qualidade A reduo dos defeitos ocorre naturalmente, como reflexo das melhorias feitas nos equipamentos, medida que este vai tendo suas condies bsicas e operacionais estabelecidas, chegando em um determinado limite, logo aps o estabelecimento das condies bsicas e operacionais dos equipamentos. A partir desse momento, o desenvolvimento das atividades do pilar manuteno da qualidade se torna necessrio para dar continuidade reduo dos defeitos. reas Administrativas Estabelece um programa MPT nas reas administrativas, visando o aumento de sua eficincia.
Segurana, Higiene e Meio Ambiente O pilar SHE o responsvel pelo estabelecimento do sistema de gesto que proporcione empresa a oportunidade de atingir Acidente Zero, Doena Ocupacional Zero e Danos Ambientais Zero. 26

2. Implantao de MA
Manuteno Autnoma:
Conforme Pinto e Xavier (2001), basicamente, a manuteno autnoma uma estratgia simples e prtica para envolver os operadores dos equipamentos nas atividades de manuteno diria, tais como a inspeo, limpeza e lubrificao. De acordo com Xenos (2004), para o sucesso deste pilar, as equipes devero estar comprometidas consigo mesmas e com os equipamentos sob suas responsabilidades, que significam utilizar em sua plenitude os dois lemas da Manuteno Autnoma Limpeza e Inspeo.
27

2. Implantao de MA
Etapas para a Implantao da manuteno autnoma:
Primeira Etapa - Limpeza e Inspeo Segunda Etapa Medida contra origem de anomalias Terceira Etapa Elaborao dos Padres para manuteno autnoma Quarta Etapa Inspeo Geral do Equipamento Quinta Etapa Inspeo Autnoma Sexta Etapa Padronizao e Domnio do Instrumento Stima Etapa Rigor no Controle Autnomo

28

2. Implantao de MA
Primeira Etapa - Limpeza e Inspeo.
Busca consolidar o conceito e o mtodo de conduo da manuteno autnoma e de melhoria no equipamento. Para tanto necessrio que se faa uma limpeza inicial no equipamento. Atravs dessa limpeza realiza-se a inspeo por meio de contato com o equipamento, o que possibilita a identificao das diversas inconvenincias. importante tambm que os prprios executantes (operadores) da limpeza realizem as correes das anomalias, sempre que possvel.
29

2. Implantao de MA
Segunda Etapa Medida Contra Origem de Anomalias.
Esta etapa, tambm busca consolidar o conceito e o mtodo de conduo da manuteno autnoma e de melhoria no equipamento. Consiste em eliminar todas as fontes geradoras de sujeira e lixo, mantendo assim a limpeza do equipamento.
30

2. Implantao de MA
Terceira Etapa Elaborao dos Padres para manuteno autnoma.
Esta etapa busca propiciar ao operador o conhecimento das funes e da estrutura do equipamento. Nesta etapa dever ser elaborado um Programa de manuteno autnoma (procedimento operacional roteiro para a rotina) para cada equipamento. Define-se o programa de manuteno autnoma como sendo um conjunto de procedimentos de controle e restaurao que o prprio operador tenha habilidades e condies para executar.
31

2. Implantao de MA
Quarta Etapa Inspeo Geral do Equipamento
Esta etapa propicia ao operador o conhecimento das funes e da estrutura do equipamento, porm, com maior nvel de detalhe, sendo a inspeo e a restaurao de anormalidades do equipamento, executadas com o auxlio dos padres provisrios de inspees, elaborados, conforme a terceira etapa. Esta atividade alm de ser a rotina da produo, tem por objetivo, treinar as tarefas antes no executadas, e por isso deve ser realizada em conjunto com a equipe de manuteno.
32

2. Implantao de MA
Quinta Etapa Inspeo Autnoma
Nesta etapa busca-se fazer com que o operador assuma a responsabilidade pela conduo da operao e manuteno de primeiro nvel dos equipamentos (executadas pelos operadores), isto , passa a ter um comprometimento com o equipamento de modo a que se tenha a maior disponibilidade desejvel do mesmo.
33

2. Implantao de MA
Sexta Etapa Padronizao e Domnio do Instrumento
Nesta etapa est prevista a efetivao de todas as modificaes e melhorias introduzidas nos padres provisrios (PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS) e, eventualmente, na sistemtica de acompanhamento das Etiquetas de anomalias, a fim de se ter um padro consolidado pela equipe executante daquelas atividades de operao e manuteno. 34

2. Implantao de MA
Stima Etapa Rigor no Controle Autnomo.
O ponto principal desta etapa que o operador j possui domnio pleno de seu equipamento podendo realizar e consolidar anlises das anormalidades cuja restaurao de sua responsabilidade, e ainda sugerir melhorias para o incremento da eficincia do equipamento, contribuindo assim para que seja atingida uma meta de quebra zero.
35

2. Implantao de MA
Benefcios obtidos pela implantao da MA:
Treinamento da equipe nos procedimentos de higiene e segurana do trabalho; Classificao dos equipamentos de acordo com sua criticidade (A, B, C); Planos de manuteno consistentes, com adoo de tcnicas adequadas a cada equipamento em funo de sua criticidade; Padronizao das atividades crticas; Planejamento de sobressalentes, isto , estoque de peas de reposio; Controle de custo por manuteno em equipamento; Anlise de ocorrncias, anomalias e falhas nos equipamentos; Estabelecimento e acompanhamento de indicadores de desempenho; 36

2. Implantao de MA
Benefcios obtidos pela implantao da MA:
Manuteno de histricos atualizados dos equipamentos; Treinamento especfico e permanente para o pessoal de manuteno; Evidncias objetivas para anlise e tomada de decises.

37

3. Execuo das Etapas


Primeira Etapa - Limpeza e Inspeo.
A partir do contato com seu equipamento, o operador deve identificar as anomalias e prevenir contra falhas, atravs da utilizao dos quatro sentidos: tato (1), audio (2), viso (3), olfato (4), restaurando ou propondo melhorias para o equipamento.
Com o treinamento dessas tcnicas o operador torna-se hbil a detectar essas falhas ou anomalias, em virtude do conhecimento adquirido ao longo do tempo no seu equipamento, e com experincia no equipamento, o operador detecta anomalias como: vibrao, aquecimento (1), rudo (2), resduos de componentes (3), odor (4).(KARDEC e RIBEIRO, 2002)

38

3. Execuo das Etapas


Primeira Etapa - Limpeza e Inspeo.
As etiquetas de identificao de problemas (Fuguai): No processo de limpeza inicial da manuteno autnoma, os operadores podem usar no equipamento tanto quanto possvel. As etiquetas de identificao de problemas so classificadas em trs tipos, etiquetas vermelhas (solucionadas pela manuteno), etiquetas azuis (de responsabilidade da produo) e as etiquetas amarelas (etiquetas de segurana que so de responsabilidade de todos).

39

3. Execuo das Etapas


Exemplo de etiquetas

40

3. Execuo das Etapas


Para o preenchimento da etiqueta necessrio descrever:
- Etapa da Manuteno Autnoma que o grupo se encontra; - Prioridade da etiqueta: alta, mdia ou baixa; - Nome do equipamento, do membro do grupo que detectou a etiqueta e descrio da anomalia; - Tipo de inconvenincia: falhas nfimas (1), condies bsicas (2), locais de difcil acesso (3), fontes de sujeiras (4), fontes de problemas de qualidade (5), objetos desnecessrios e no urgentes (6) ou locais inseguros (7).

41

3. Execuo das Etapas


Detalhamento das inconvenincias

42

3. Execuo das Etapas

43

3. Execuo das Etapas

Este um modelo de uso das etiquetas. A aplicao das etiquetas deve ser adaptada para a realidade de cada empresa!

44

3. Execuo das Etapas

Segunda Etapa - Medida Contra Origem de Anomalias


Proceder pequenos reparos, buscando sanar em definitivo os problemas >>> eliminar a fonte do problema. Tratamento diferenciado dos locais de difcil acesso; Quadro de Etiquetas (MA), Quadro de O.S. (Manuteno Corretiva)

45

3. Execuo das Etapas


Exemplo de O.S.

46

3. Execuo das Etapas


Terceira Etapa Elaborao dos Padres para manuteno autnoma.
Padres de Inspeo, Limpeza e Lubrificao. Que atividades devero ser executadas. Por que necessrio execut-las. Onde so necessrias e em que extenso. Quem dever execut-las. Quando devero ser executadas e quanto tempo necessrio. Como devero ser executadas. Quais so os critrios de avaliao de cada atividade.

47

3. Execuo das Etapas


Resumo
Primeira etapa restaurar o equipamento na condio original ou adequada de trabalho.

Segunda etapa confeccionar quadro para etiquetas/OS. Sanar os problemas que forma levantados na etapa 1, estabelecer cronograma para limpar OSs
Terceira etapa elaborar os padres de limpeza, inspeo e lubrificao.

48

3. Execuo das Etapas

Quarta Etapa Inspeo Geral do Equipamento


Esta etapa propicia ao operador o conhecimento das funes e da estrutura do equipamento, porm, com maior nvel de detalhe, sendo a inspeo e a restaurao de anormalidades do equipamento, executadas com o auxlio dos padres provisrios de inspees, elaborados, conforme a terceira etapa. Esta atividade alm de ser a rotina da produo, tem por objetivo, treinar as tarefas antes no executadas, e por isso deve ser realizada em conjunto com a equipe de manuteno.

49

3. Execuo das Etapas


Quinta Etapa Inspeo Autnoma
Nesta etapa busca-se fazer com que o operador assuma a responsabilidade pela conduo da operao e manuteno de primeiro nvel dos equipamentos (executadas pelos operadores), isto , passa a ter um comprometimento com o equipamento de modo a que se tenha a maior disponibilidade desejvel do mesmo.
50

3. Execuo das Etapas


Sexta Etapa Padronizao e Domnio do Instrumento
Nesta etapa est prevista a efetivao de todas as modificaes e melhorias introduzidas nos padres provisrios (PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS) e, eventualmente, na sistemtica de acompanhamento das Etiquetas de anomalias, a fim de se ter um padro consolidado pela equipe executante daquelas atividades de operao e manuteno.

51

3. Execuo das Etapas


Stima Etapa Rigor no Controle Autnomo.
O ponto principal desta etapa que o operador j possui domnio pleno de seu equipamento podendo realizar e consolidar anlises das anormalidades cuja restaurao de sua responsabilidade, e ainda sugerir melhorias para o incremento da eficincia do equipamento, contribuindo assim para que seja atingida uma meta de quebra zero.

52

3. Execuo das Etapas


Resumo
Primeira etapa restaurar o equipamento na condio original ou adequada de trabalho.

Segunda etapa confeccionar quadro para etiquetas/OS. Sanar os problemas que forma levantados na etapa 1, estabelecer cronograma para limpar OSs
Terceira etapa elaborar os padres de limpeza, inspeo e lubrificao operador aprende sozinho

Quarta etapa aprendizagem de tcnicas de manuteno e cursos com fabricante operador aprende junto
53

3. Execuo das Etapas


Resumo
Quinta etapa operador assume o equipamento. Sexta etapa consolidao das melhorias ensina a fazer. operador

Stima etapa manuteno onde foi aplicada e ampliao da MA operador totalmente comprometido e motivado.

54

Bibliografia
KARDEC, Alan, RIBEIRO, Haroldo. Gesto Estratgica e Manuteno Autnoma. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymarck, 2002. LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. PINTO, Alan K., XAVIER, Jlio A. N. Manuteno Funo Estratgica. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymarck, 2001.

TAKAHASHI, Yoshikazu; TAKASHI, Osada. TPM/MTP: Manuteno Produtiva Total. So Paulo: Ed. Instituto IMAN, 1993.
VIANA, Herbert Ricardo Garcia. PCM, planejamento e controle da manuteno. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2002. XENOS, Harilaus G. Gerenciando a Manuteno Produtiva, Belo Horizonte: Ed. Desenolvimento Gerencial, 2004.

55

You might also like